Cartografia Geral Mapas e Isolinhas Geografia Física Material 7 Livro 1 Prof. Eduardo Silva
Mapas Representação de parte da superfície da Terra; Tamanho reduzido; Esfera Plano; Cada mapa possui uma finalidade, logo nenhum mapa retrata todos elementos.
Elementos de um mapa
Histórico da Cartografia
Antigos, com uma aparência mais rústica; Imprecisos, mas muito importantes em suas respectivas épocas; São muito utilizados, atualmente, para descobrir como as pessoas em outros tempos concebiam o seu espaço.
Mapas Físicos Representar o espaço físico de um determinado ambiente; Apresenta informações como os rios, o relevo, a vegetação, a altitude, entre outros elementos.
Mapas Econômicos Representam as atividades produtivas e financeiras; Informações e dados socioeconômicos, como a pobreza, a fome, entre outros fatores. Distribuição das indústrias, matérias-primas, entre outros temas.
Mapas Políticos Representam a distribuição dos territórios nacionais, com as fronteiras que delimitam os países e as divisas entre os estados, cidades ou províncias.
Mapas Demográficos Utilizados para representar temas referentes às populações; Número de habitantes, concentração de moradias, divisão de agrupamentos étnicos e densidade demográfica.
Mapas Quantitativos Tamanho dos círculos são proporcionais ao número absoluto do fenômeno representado; Relação direta entre tamanho do círculo e tamanho do fenômeno.
Mapas Quantitativos Dinâmicos Relação direta entre a espessura da seta e o volume do fluxo que ela está representando; As setas ligam áreas, expressando movimentofluxo-dinâmica.
Mapas Qualitativos Relacionam uma variável ao mapa; Cores variando sem hierarquia.
Curvas de Nível Linha imaginária que une todos os pontos de igual altitude de uma região representada. É chamada de "curva" pois normalmente a linha que resulta do estudo das altitudes de um terreno são em geral manifestadas por curvas. Hipsométricas ou isoípsas
Lembrar!!! Quanto mais próximas as linhas topográficas, mais acidentado será o relevo (maior o desnível).
isoietas
isóbatas
isotermas
isóbatas
(UFMG) Os mapas topográficos, 1, 2 e 3, representam, por meio de curvas de nível, diferentes configurações da superfície terrestre. Os perfis topográficos, X, Y, e Z, foram elaborados a partir das linhas traçadas nos mapas e representam as configurações da superfície terrestre ao longo das seções indicadas. Assinale a sequência correta dos mapas que corresponde, respectivamente, à sequência dos perfis X, Y e Z. a) 1, 2, 3. b) 2, 1, 3. c) 2, 3, 1. d) 3, 1, 2. e) 3, 2, 1.
2. (PUCRS) Responda à questão com base no desenho, que representa uma área de relevo em curvas de nível, preenchendo os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso). ( ) Os mapas topográficos utilizam curvas de nível, para representar diferentes altitudes. ( ) As curvas de nível da vertente do lado A do traço indicam um relevo mais íngreme do que as curvas de nível do lado B do traço. ( ) O relevo representado por essas curvas de nível é uma depressão com 250m de profundidade. ( ) A área representada nesse desenho pode ser considerada um divisor de águas. ( ) A direção do traço de A para B, neste desenho, é nordeste-sudoeste.
3. (ENEM) Um determinado município, representado na planta abaixo, dividido em regiões de A a I, com altitudes de terrenos indicadas por curvas de nível, precisa decidir pela localização das seguintes obras: 1. Instalação de um parque industrial. 2. Instalação de uma torre de transmissão e recepção. Considerando impacto ambiental e adequação, as regiões onde deveriam ser, de preferência, instaladas indústrias e torres, são, respectivamente: a) E e G b) H e A c) I e E d) B e I. e) E e F.
4. (UFPEL) Examine, com atenção, a figura a seguir. Ela nos permite afirmar que: ( ) nela estão representadas, esquematicamente, linhas que unem pontos os quais possuem a mesma pressão atmosférica. ( ) a situação A corresponde a uma topografia colinosa e simétrica. ( ) nas situações A e B estão representadas linhas que unem pontos que têm a mesma cota. ( ) a declividade de um terreno pode ser indicada pelas chamadas "curvas de nível". ( ) a situação B indica uma colina assimétrica, com área de convergência de fluxos d'água