AMBIENTE E SAÚDE Ensino básico Em articulação com os conteúdos programáticos das disciplinas de Ciências, desenvolvem-se atividades de estudo, monitorização e caracterização de parâmetros relacionados com a Saúde Alimentar, Saúde Ambiental e Ecologia Urbana. Os alunos tornam-se cientistas no terreno e, ao longo de 3 sessões anuais, geram dados para serem validados por investigadores, no âmbito de parcerias estabelecidas com entidades de investigação e ensino superior. As aulas são orientadas por monitores com formação nas áreas da Biologia, Engenharia do Ambiente, Engenharia Agrícola e Ciências Agrárias. Orientação: Mundo Científico, Lda. Lotação: 15 alunos (mínimo)/30 alunos (máximo) Acesso: Fundação de Serralves, Rua Bartolomeu Velho, 141 Funcionamento: 2h duração/uma sessão por período/ 2,50 /aluno Escola-Amiga - 2,00 /aluno Escolas sediadas em Autarquias Fundadoras - 2,00 /aluno A entidade responsável pelo grupo visitante poderá solicitar, fundamentando por escrito, gratuitidade na participação de: - crianças e jovens oriundos de contextos socialmente desfavorecidos; - instituições de solidariedade social; A Fundação de Serralves analisará, caso a caso, os pedidos recebidos. As sessões realizam-se no Parque de Serralves, de 2ª a 6ª, das 10h00-12h00 ou das 14h00-16h00. Cada professor deve escolher horários e datas pretendidos, indicando na ficha de pré-marcação três opções, por ordem de preferência, para cada sessão. As inscrições são aceites por ordem de chegada. É possível inscrever mais de uma turma por escola (sujeito às vagas existentes). Para inscrição nesta atividade preencher a Ficha de Pré-Marcação - Oficinas Ambiente (em articulação com os currículos escolares).
ESTUDO DO MEIO 1º ANO DE ESCOLARIDADE natural: cores, sons e cheiros da natureza As cores e sabores dos alimentos: 1. Testar os sabores de vários alimentos da Horta (teste do paladar); 2. Identificar aromas de folhas, frutos e flores comestíveis; 3. Extrair corantes naturais de algumas plantas tintureiras presentes na Horta. natural: os seres vivos do seu A compostagem na Quinta: 1. Visitar o compostor da Quinta; 2. Realizar testes simples de análise na pilha de composto; 3. Efetuar pequenas tarefas de manutenção da pilha de composto; 4. Construir um mini compostor. natural: os seres vivos do seu O ciclo de vida das borboletas: 1. Observar as várias fases do ciclo de vida das borboletas no borboletário da Quinta; 2. Capturar borboletas no Parque; 3. Montar um caderno de registo sobre o ciclo de vida das borboletas. 2º ANO DE ESCOLARIDADE À descoberta de si mesmo/à descoberta do natural A saúde do seu corpo/ Os seres vivos do seu A alimentação saudável: 1. Realizar pequenos desafios de escolhas alimentares corretas; 2. Conhecer a diversidade de plantas da Horta e identificar os órgãos que têm função alimentar; 3. Realizar testes simples de nutrientes e aditivos em alimentos. natural Os aspetos físicos do meio local As estações meteorológicas da Quinta: 1. Visitar as Estações Meteorológicas da Quinta; 2. Registar alguns parâmetros meteorológicos atmosféricos; 3. Construir um catavento e um anemómetro. natural Os seres vivos do seu Os animais da Quinta: 1. Capturar animais na Horta; 2. Identificar as suas características externas e o seu modo de vida; 3. Construir alimentadores de aves granívoras.
3º ANO DE ESCOLARIDADE natural Os seres vivos do próximo Floresta A reprodução nas plantas: 1. Experimentar técnicas de multiplicação vegetativa (estacaria, enxertia, alporquia) e reprodução por sementes em plantas; 2. Testar a reprodução por sementes em plantas; 3. Construir uma coleção de sementes. Os fogos florestais: 1. Demonstrar, através de experiências simples, como ocorre um fogo florestal - triângulo do fogo; 2. Visitar o Parque e identificar espécies vegetais com diferentes riscos de combustibilidade; 3. Realizar experiências para testar as propriedades isolantes da cortiça; 4. Construir objectos de cortiça. A agricultura A horta biológica da Quinta: 1. Realizar um percurso de exploração da horta; 2. Recolher algumas pragas comuns das plantas da horta e observar à lupa; 3. Produzir um pesticida biológico. 4º ANO DE ESCOLARIDADE Principais atividades produtivas nacionais Qualidade do Qualidade do Os produtos da Quinta: 1. Explorar como se organizam as abelhas nas colmeias do Laboratório da Quinta; 2. Realizar tarefas de manutenção das colmeias (montagem e limpeza de quadros); 3. Observar à lupa partes de plantas do Parque utilizadas na produção do mel; 4. Fazer uma prova de mel. O ciclo da água: 1. Realizar experiências simples para compreender as mudanças de estado que ocorrem no ciclo da água; 2. Explorar maquetas funcionais do ciclo natural da água; 3. Visitar a mina de água do Parque. 4. Construir um mini ciclo da água. Os morcegos no Parque: 1. Conhecer as espécies de morcegos de conservação prioritária em Portugal; 2. Identificar abrigos naturais de morcegos no Parque; 3. Demonstrar experimentalmente como estes animais comunicam (ecolocalização).
CIÊNCIAS DA NATUREZA 5º ANO DE ESCOLARIDADE Diversidade dos seres vivos e suas interações com o meio Diversidade nos animais Os indícios de presença dos animais: 1. Observar as aves do Parque ao longo de um trilho; 2. Recolher e identificar indícios de presença de animais; 3. Analisar Egagrópilas para estudo da alimentação de aves de rapina; 4. Realizar pegadas de micromamíferos do Parque. Diversidade dos seres vivos e suas interações com o meio Plantas Simbioses e adaptações das plantas: 1. Percorrer vários habitats do Parque e observar adaptações das plantas; 2. Analisar líquenes à lupa, de forma a compreender a sua função como bioindicadores da qualidade do ar. A água, o ar, as rochas e o solo As rochas, o solo e os seres vivos O solo: 1. Observar um perfil de solo no Parque e identificar os vários horizontes; 2. Realizar testes simples de propriedades do solo (permeabilidade, temperatura, acidez e humidade); 3. Experimentar uma chave dicotómica para identificar rochas comuns da região; 4. Construir uma coleção de rochas. 6º ANO DE ESCOLARIDADE Processos vitais comuns aos seres vivos Trocas nutricionais entre o organismo e o meio As propriedades dos alimentos: 1. Verificar o efeito antibiótico de alguns alimentos (condimentos, alho, vinagre) teste de antibiogramas. Processos vitais comuns aos seres vivos Trocas nutricionais entre o organismo e o meio Sistemas vitais dos animais: 1. Dissecar órgãos de vertebrados; 2. Comparar a anatomia interna dos animais analisados e relacionar a sua função/adaptação aos vários habitats; 3. Construir modelo funcional da ventilação pulmonar. Processos vitais dos seres vivos Trocas nutricionais entre o organismo e o meio O metabolismo das plantas: 1. Observar vasos condutores das plantas ao microscópio; 2. Realizar testes da taxa de transpiração foliar, variando o calor e a humidade; 3. Realizar um peddy paper temático.
CIÊNCIAS NATURAIS 7º ANO DE ESCOLARIDADE Terra no espaço Terra um planeta com Vida Terra em transformação Dinâmica interna da Terra A vida no solo: 1. Recolher amostras de solo do Parque; 2. Analisar a diversidade de seres vivos presentes no solo, recorrendo ao funil de Berlise. Manifestações do Interior da Terra: 1. Demonstrar experimentalmente a formação de correntes de convecção; 2. Testar laboratorialmente vários tipos de erupções vulcânicas; 3. Simular vários tipos de ondas sísmicas, recorrendo a um sismógrafo didático. Terra em transformação Dinâmica externa da Terra A geologia do Parque: 1. Realizar um percurso geológico no Parque; 2. Realizar testes in loco de parâmetros do solo; 3. Testar propriedades de vários tipos de rochas (magmáticas, sedimentares e metamórficas). 8º ANO DE ESCOLARIDADE Sustentabilidade na terra Recursos naturais/ Utilização e consequências Os ecossistemas aquáticos: 1. Analisar a comunidade biótica dos lagos do Parque; 2. Utilizar os macroinvertebrados para estabelecer um índice de qualidade da água. Sustentabilidade na terra Recursos naturais/ Utilização e consequências Tratamento de águas residuais: 1. Analisar parâmetros de uma água residual, recorrendo a sondas multiparamétricas e outros equipamentos próprios. Gestão sustentável dos recursos Proteção e conservação da natureza A avifauna do Parque: 1. Observar as aves comuns no Parque; 2. Capturar sons de aves e identificar as espécies pela vocalização.
9º ANO DE ESCOLARIDADE Saúde individual e comunitária Indicadores do estado de saúde de uma população A imagem corporal: 1. Realizar testes biométricos, recorrendo a aparelhos próprios; 2. Analisar a imagem corporal projetada, real e desejada dada pelo índice de massa corporal. Transmissão da vida Noção básica de hereditariedade O DNA: 1. Realizar testes de introdução à genética; 2. Extrair DNA de células vegetais; 3. Experimentar a técnica de eletroforese. Ciência e tecnologia e qualidade de vida Biotecnologia vegetal: 1. Realizar testes de introdução à biotecnologia vegetal; 2. Experimentar a técnica de cultura de tecidos para crescimento de plantas.