Nome Nº Turma 1A2AC Nome do Professor Claudia Figueiredo /12/17 Nome da Disciplina: QUÍMICA Trabalho de Recuperação Final 2017 Valor do trabalho: de zero a dois pontos. Conteúdo Ap 5- Eletroquímica e Isomeria Ap 6- Estequiometria dos processos eletroquímicos, Reações orgânicas I Ap 7- Radioatividade, Combustíveis e Reações Orgânicas II Ap8 - Polímeros Instruções: os exercícios deverão ser resolvidos no seu espaço, claramente e em ordem, resposta final a tinta. 1- (MACK) Uma cela eletroquímica é constituída pelas semicelas Cr // Cr+3 e Ag // Ag+ cujos valores potenciais são: Cr(s) Cr+3(aq) + 3e- Ag(s) Ag+(aq) + e- E = +0,75 volts E = -0,80 volts Quando a cela está em funcionamento, á FALSA a afirmação de que: Justifique a) O eletrodo, onde ocorre oxidação é o ânodo da cela. b) A voltagem da cela é de 1,55 volts. c) O cromo metálico reage e forma Cr+3. d) Os íons negativos e positivos se movimentam através da solução, mas em direções opostas. e) Os elétrons passam através do voltímetro, da prata para o cromo.
2- O alumínio (Al) é obtido, eletroliticamente, a partir de alumina (Al 2 O 3 ) fundida. Durante a eletrólise, o íon Al +3 é reduzido, no cátodo, a Al. Supondo-se uma célula eletrolítica funcionando por 30h, na qual circulou uma corrente de 50 A (constante de Faraday = 96500 C), qual a massa (g) de alumínio depositada no eletrodo? 3-(Ufpe 96) Na questão a seguir escreva nos parênteses a letra (V) se a afirmativa for verdadeira ou (F) se for falsa. Considere os seguintes compostos orgânicos: A: CH 3 - CH 2 - CH 2 - CH 2 Br B: CH 3 - CH 2 - CH = CH 2 C: CH 3 - CH = CH - CH 3 D: CH 3 - CH 2 - CH Br - CH 3 É possível afirmar que o(s) composto(s): Justifique ( ) A e D são isômeros estruturais. ( ) C pode ser obtido a partir de D através de uma reação de eliminação. ( ) A apresenta atividade óptica. ( ) B e C apresentam isomeria cis-trans. ( ) A pode ser obtido pela adição de HBr a C. 4- (ENEM/2012) Suponha que você seja um consultor e foi contratado para assessorar a implantação de uma matriz energética em um pequeno país com as seguintes características: região plana, chuvosa e com ventos constantes, dispondo de poucos recursos hídricos e sem reservatórios de combustíveis fósseis. De acordo com as características desse país, a matriz energética de menor impacto e risco ambientais é a baseada na energia a) dos biocombustíveis, pois tem menos impacto ambiental e maior disponibilidade. b) solar, pelo seu baixo custo e pelas características do país favoráveis à sua implantação. c) nuclear, por ter menos risco ambiental a ser adequada a locais com menor extensão territorial, d) hidráulica, devido ao relevo, à extensão territorial do país e aos recursos naturais disponíveis. e) eólica, pelas características do país e por não gerar gases do efeito estufa nem resíduos de operação.
5-- (UEPG-PR) Em relação ao petróleo, assinale a alternativa incorreta. a) A composição do petróleo não é constante, diferindo de acordo com a região de onde é extraído. b) O processo de cracking possibilita extrair do petróleo maior quantidade de gasolina. c) O GLP (gás liquefeito de petróleo) é uma fração de destilação formada essencialmente de metano. d) O gás natural, que precede a saída do petróleo, é constituído principalmente por metano. e) O petróleo é produto da decomposição da matéria orgânica e ocorre em bolsões aprisionados por rochas impermeáveis. 6- (UNEB-BA) Do petróleo podem ser separadas diversas frações contendo substâncias de pontos de ebulição distintos. O processo utilizado para a separação dessas frações do petróleo é: a) centrifugação. b) decantação. c) filtração. d) destilação. e) sifonação. 7-(Anhembi Morumbi-SP) Combustível é uma substância que produz energia a partir de uma reação controlada. Os combustíveis mais comuns formam CO2(g) e H2O quando completamente queimados no ar. Os combustíveis fósseis são os gerados pela decomposição de animais e vegetais há milhões de anos, como o petróleo, a hulha e o gás natural. Os combustíveis artificiais podem ser produzidos a partir dos combustíveis naturais. A tabela apresentada a seguir mostra a classificação de algumas frações típicas do petróleo em relação ao número de átomos de carbono em uma cadeia, e o ponto de ebulição de cada uma delas. O que se pode afirmar, em relação à variação do ponto de ebulição destas frações, com o número de átomos de carbono nas cadeias? a) O número de átomos de carbono nas cadeias não influencia o ponto de ebulição. b) Quanto maior o número de átomos de carbono nas cadeias, mais leves são as frações do petróleo, portanto, o ponto de ebulição é maior. c) Os gases naturais não apresentam combustão completa por ter uma grande cadeia carbônica. d) Quanto maior o número de átomos de carbono nas cadeias, mais pesadas são as frações do petróleo, portanto, o ponto de ebulição é maior. e) O número de átomos de carbono nas cadeias não influencia na classificação das substâncias.
8-(Passo Fundo-RS) O gás engarrafado (GLP), usualmente consumido como combustível em fogões, é: a) produzido em laboratório, pela reação entre hidrogênio e carbono. b) também chamado de gás dos pântanos. c) uma mistura constituída, essencialmente, de propano e butano, gases inodoros. d) uma mistura de hidrocarbonetos de alta massa molecular, cujo cheiro se deve a substâncias adicionadas especificamente para tal. e) uma substância quimicamente pura.. 9- (UNIFEI-MG) O petróleo é classificado quimicamente como: a) um composto. b) uma substância. c) um elemento. d) uma mistura. 10- (Unioeste 2012) A respeito das propriedades físicas e químicas dos combustíveis (gasolina e álcool), e da interação destes com a água, são feitas as seguintes afirmações: I. A gasolina é composta principalmente por hidrocarbonetos saturados contendo de 5 a 12 carbonos na cadeia; II. O álcool é miscível na água devido às interações por ligações de hidrogênio existentes entre ambos compostos; III. A densidade da água é menor do que a densidade da gasolina; IV. O álcool, denominado etanol pela IUPAC, não é um combustível renovável; V. A gasolina, derivada do petróleo, é um combustível fóssil assim como o carvão mineral. São corretas as afirmativas a) I, II e III. b) III, IV e V. c) I, IV e V. d) II, III e IV. e) I, II e V 11-( Fgv)As propriedades radioativas de 14 C usualmente são empregadas para fazer a datação de fósseis. Sabe-se que a meia-vida deste elemento é de aproximadamente 5.730 anos. Sendo assim. Qual a idade de um fóssil que apresenta uma taxa de 14 C em torno de 6,25% da normal.
12- Com relação à sequência de emissões radioativas naturais propostas a seguir, quais as radiações ou emissões presentes no processo 92U 238 90 Th 234 91 Pa 234... 84 Po 210 84 Pb 206 13- Uma amostra de 128g de um radioisótopo sofreu desintegração e sobraram apenas 2g. Sabendo que sua meia-vida é de 30 minutos, quanto tempo se passou? 14-Unirio-RJ) O elemento radioativo natural 90 Th 232, após uma série de emissões alfa e beta, isto é, por decaimento radioativo, converte-se em um isótopo não-radioativo, estável, do elemento chumbo, 82 Pb 208. Qual o número de partículas alfa e beta, emitidas após o processo. 15-- (ENEM/2012) Há milhares de anos o homem faz uso da biotecnologia para a produção de alimentos como pães, cervejas e vinhos. Na fabricação de pães, por exemplo, são usados fungos unicelulares, chamados de leveduras, que são comercializados como fermento biológico. Eles são usados para promover o crescimento da massa, deixando-a leve e macia. O crescimento da massa do pão pelo processo citado é resultante da a) liberação de gás carbônico. b) formação de ácido lático. c) formação de água. d) produção de ATP. e) liberação de calor