Etapa 1-2017
HARDWARE PARTE FÍSICA DA MÁQUINA
HARDWARE
HARDWARE
HARDWARE
SOFTWARE PARTE LÓGICA DA MÁQUINA
SOFTWARE
INTERMEDIÁRIO ENTRE O HARDWARE E O SOFTWARE
PRINCIPAL PROGRAMA DO COMPUTADOR
Um sistema operacional é apenas um conjunto de rotinas executado pelo processador, de forma semelhante aos programas dos usuários. Sua principal função é controlar o funcionamento de um computador, gerenciando a utilização e o compartilhamento dos seus diversos recursos, como processadores, memórias e dispositivos de entrada e saída.
O que aconteceria se não tivéssemos o Sist. Operacional instalado no computador??
Para um usuário para interagir com o computador deveria conhecer profundamente diversos detalhes sobre hardware do equipamento.
PROBLEMA?? Tornaria seu trabalho lento e com grandes possibilidades de erros.
FUNÇÕES: GERENCIAMENTO DO PROCESSADOR GERENCIAMENTO DE MEMÓRIA
CPU Cérebro do computador
HD
HD Armazenamento de forma PERMANENTE. Acesso mais LENTO.
MEMÓRIA RAM
MEMÓRIA RAM ARMAZENAMENTO TEMPORÁRIO. ACESSO RÁPIDO.
Exemplo prático: Usuário abre o Word, isto é, dá 2 cliques e abre o programa.
Exemplo prático: É FEITA UMA CÓPIA DELE PARA A MEMÓRIA RAM que tem acesso mais RÁPIDO.
O QUE O SISTEMA OPERACIONAL FAZ NESSE MOMENTO? FAZ O GERENCIAMENTO DE PROCESSADOR.
Exemplo prático: Quando um programa está armazenado na memória RAM, ele passa a se chamar PROCESSO.
Exemplo prático: O que é PROCESSO? É um programa em EXECUÇÃO. Programa que está sendo usado no momento.
Chamadas de Sistema Forma pelas quais os programas solicitam serviços ao SO.
Chamadas de Sistema A parte do SO responsável por implementar as chamadas de sistema é normalmente chamada de núcleo ou kernel.
Chamadas de Sistema Os principais componentes do kernel de qualquer SO são: a gerência do processador, a gerência de memória, o sistema de arquivos e a gerência de entrada e saída.
Chamadas de Sistema Em função da complexidade interna de um kernel, muitos SO são implementados em camadas. Primeiro, um pequeno componente de SW chamado microkernel implementa os serviços mais básicos associados a SO. Em cima do microkernel, usando os seus serviços, o kernel propriamente dito implementa os demais serviços.
Chamadas de Sistema
Programas de Sistema São programas executados fora do kernel do SO. O mais importante programa de sistema é o interpretador de comandos, pois este é ativado pelo SO sempre que um usuário inicia sua sessão de trabalho. Sua tarefa é receber comandos do usuário e executá-los.
Tipos de Sistemas Operacionais Os tipos de sistemas operacionais e a sua evolução estão relacionados diretamente com a evolução do hardware e das aplicações por ele suportados. Estão amplamente relacionados com a história dos sistemas operacionais. São eles: Sistemas Monoprogramáveis/Monotarefa Sistemas Multiprogramáveis/Multitarefa Sistemas com Múltiplos Processadores
Tipos de Sistemas Operacionais Sistemas Monoprogramáveis/Monotarefa Os primeiros sistemas operacionais eram tipicamente voltados para a execução de um único programa. Qualquer outra aplicação, para ser executada, deveria aguardar o término do programa corrente. Caracterizam-se por permitir que o processador, a memória e os periféricos permaneçam exclusivamente dedicados à execução de um único programa. Neste tipo de sistema, enquanto um programa aguarda por um evento, como a digitação de um dado, o processador permanece ocioso, sem realizar qualquer tipo de processamento. A memória é subutilizada caso o programa não a preencha totalmente, e os periféricos, como discos e impressoras, estão dedicados a um único usuário, nem sempre utilizados de forma integral.
Tipos de Sistemas Operacionais Sistemas Monoprogramáveis/Monotarefa
Tipos de Sistemas Operacionais Sistemas Monoprogramáveis/Monotarefa
Tipos de Sistemas Operacionais Sistemas Multiprogramáveis/Multitarefa São uma evolução dos sistemas monoprogramáveis. Os recursos computacionais são compartilhados entre os diversos usuários e aplicações. Ou seja, várias aplicações compartilham esses mesmos recursos.
Tipos de Sistemas Operacionais Sistemas Multiprogramáveis/Multitarefa Vantagem: redução do tempo de resposta das aplicações processadas no ambiente e de custos, a partir do compartilhamento dos diversos recursos do sistema entre as diferentes aplicações. Os sistemas multiprogramáveis ou multitarefa podem ser classificados pela forma com que suas aplicações são gerenciadas, podendo ser divididos em sistemas batch, de tempo compartilhado ou de tempo real. Um sistema operacional pode suportar um ou mais desses tipos de dependendo de sua implementação. processamento,
Tipos de Sistemas Operacionais