Sistema Operacionais II. Aula: Virtualização

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistema Operacionais II. Aula: Virtualização"

Transcrição

1 Sistema Operacionais II Aula: Virtualização

2 Objetivos Entender o que é uma máquina virtual. Instalar várias máquinas virtuais em um mesmo computador usando o VirtualBox. Aprender os modos de rede suportados pelas máquinas virtuais criadas com o VirtualBox. . mlnascimento2006@yahoo.com.br

3 Virtualização É comum se precisamos utilizar dois sistemas operacionais ao mesmo tempo utilizarmos duas maquinas independente. Com a evolução dos hardwares dos computadores e o aumento do poder de processamento das maquinas, boa parte dos recursos ficam ociosos. Para aproveitar esses recursos que ficam ociosos, foi criado um mecanismo que permite executar mais de um sistema operacional em um mesmo computador

4 Virtualização virtualização é a simulação de uma plataforma de hardware, sistema operacional, dispositivo de armazenamento ou recursos de rede. É uma forma de esconder as características físicas de uma plataforma computacional dos utilizadores, mostrando outro hardware virtual

5 Máquinas Virtuais Cada sistema operacional se comporta como se fosse uma maquina física separada; Os sistemas operacionais não sabem que estão compartilhando o mesmo hardware.

6 Máquinas Virtuais A forma usual de utilizarmos o esquema acima é com um software de virtualização sobre o qual os outros sistemas operacionais são executados. No exemplo acima o software de virtualização é ele próprio, um sistema operacional.

7 Máquinas Virtuais No exemplo abaixo o software de virtualização é apenas um software a mais que está instalado no seu sistema operacional.

8 Aplicações Aplicações Aplicações Linux Windows Windows Camada de hardware virtual Aplicações Máquina Virtual Aplicações Sistema Operacional Software Processador Periférico Disco Disquete Camada de hardware físico

9 Máquinas Virtuais Se existe essa versão que eu posso instalar sobre o meu sistema operacional, por que alguém iria usar a outra, que requer a instalação de um sistema operacional específico?

10 Máquinas Virtuais Desempenho; Gerenciamento de Recursos. Então: Se você quer criar várias máquinas virtuais utilize a versão que funciona como S.O. Se você vai criar poucas maquinas virtuais e que não possuem um uso intenso utilize a versão que executa sobre outro sistema.

11 Vantagens (1) Facilita o aperfeiçoamento e testes de novos sistemas operacionais. Possibilita a comparação de vários sistemas operacionais utilizando o mesmo equipamento. Executa diferentes sistemas operacionais sobre o mesmo hardware, simultaneamente. Simula alterações e falhas no hardware para testes ou reconfiguração de um sistema operacional, provendo confiabilidade e escalabilidade para as aplicações.

12 Vantagens(2) Diminuição de custos com hardware. Facilidades no gerenciamento, migração e replicação de computadores, aplicações ou sistemas operacionais. Confiança e disponibilidade: A falha de um software não prejudica os demais serviços.

13 Desvantagens Gerenciamento: Os ambientes virtuais necessitam ser, monitorados, configurados e salvos Desempenho: Atualmente, não existem métodos consolidados para medir o desempenho de ambientes virtualizados.

14 Virtual Box Vamos abordar aqui a instalação do VirtualBox, sendo um software ele roda sob o sistema operacional já instalado. Podemos utilizar qualquer versão da serie 4.X Máquina host = Máquina real onde o sistema operacional principal está. È ela quem receberá a máquina guest; Máquina guest = É a máquina convidada que vai rodar dentro da maquina host(software virtualização). A máquina host será responsável por reservar parte dos seus recursos para cada máquina convidada, e essa reserva é feita no momento da criação dessas máquinas. Apesar de serem especificados no momento da criação da máquina guest, esses recursos podem ser alterados posteriormente.

15 Virtual Box(Instalação) Para instalar vamos utilizar o seguinte comando. marcelo@ubuntuserver:~$ sudo apt-get update marcelo@ubuntuserver:~$ sudo apt-get install virtualbox

16 Virtual Box Após a instalação teremos algo parecido com a tela abaixo. Para criar um VM clique no botão Nova.

17 Virtual Box (Criando uma VM) Na tela abaixo clique em próximo.

18 Virtual Box (Criando uma VM) Defina um nome para a Máquina Virtual e Selecione o Sistema Operacional que vai ser instalado e a versão.

19 Virtual Box (Criando uma VM) Informe a quantidade de memória ram para a máquina virtual Requisitos Mínimos: Processador: Pentium 4, 1GHz Memória RAM: 512MB Disco: 5GB Placa de vídeo: qualquer placa de vídeo! Requisitos Recomendados: Processador: Pentium 4, 1GHz Memória RAM: 1GB Disco: 15GB Procure não alocar mais de 50% da memória real Placa de vídeo: qualquer placa de vídeo!

20 Virtual Box (Criando uma VM) Para nosso aprendizado nessa tela não precisamos modificar nada. Clique em próximo.

21 Virtual Box (Criando uma VM) Nessa tela também não precisamos modificar nada. Clique em próximo.

22 Virtual Box (Criando uma VM) Nada a modificar. Clique em próximo.

23 Virtual Box (Criando uma VM) Aqui vamos alterar o tamanho do disco virtual para 20GB. Clique em próximo.

24 Virtual Box (Criando uma VM) Nas telas de resumo bastar clicar em Criar.

25 Virtual Box (Iniciando a VM) Ao iniciar a máquina virtual será apresentado a tela abaixo. Clique em Próximo.

26 Virtual Box (Iniciando a VM) Na tela abaixo, selecione o local onde está a imagem ISO. Clique em Próximo.

27 Virtual Box (Iniciando a VM) Clique em Iniciar.

28 Virtual Box (Modos de Rede) Na tela principal do VirtualBox, clique no botão Configurações e depois em Rede, para que apareça a tela mostrada abaixo.

29 Virtual Box (Modos de Rede) Na tela principal do VirtualBox, clique no botão Configurações e depois em Rede, para que apareça a tela mostrada abaixo.

30 Virtual Box (Modos de Rede) Não conectado. Neste modo sua placa de rede estará desconectada de qualquer rede. Fazendo uma analogia, imagine uma máquina real que possui uma placa de rede Ethernet, mas que não possui nenhum cabo de rede conectado nela. Você pode até colocar um endereço IP nesta placa, mas não terá como se comunicar com nenhuma outra máquina.

31 Virtual Box (Modos de Rede) NAT. Neste modo é como se existisse uma rede entre a placa de rede da máquina convidada e a placa de rede da máquina host, e a máquina host realizasse NAT. A máquina host fornece a configuração IP da máquina convidada através de um servidor DHCP que a máquina host executa. Este modo permite que a máquina convidada acesse as máquinas da rede onde a máquina host está. Além disso, se a máquina host tiver acesso à Internet, a máquina convidada também terá.

32 Virtual Box (Modos de Rede) Placa em Modo Bridge. Este modo é semelhante ao NAT, pois é como se existisse uma rede entre a máquina host e a máquina convidada. Porém, ao invés da máquina host realizar NAT, ela atua como se fosse uma bridge (ponte) entre a rede da máquina host e a rede da máquina convidada. A diferença é que a configuração IP da máquina convidada não será fornecida pela máquina host. Deve ser configurada manualmente ou fornecida pelo servidor DHCP da rede onde a máquina host se encontra. A máquina convidada pode acessar as máquinas da rede da máquina host, e a Internet, caso esse acesso esteja disponível para aquelas máquinas.

33 Virtual Box (Modos de Rede) Rede Interna. Neste modo você cria redes completamente isoladas da rede real e da máquina host. Quando você seleciona este modo aparece uma caixa de texto chamada Nome. Isso é o nome da rede à qual a máquina pertencerá. Coloque qualquer nome que desejar. Depois que colocar um nome uma vez, ele aparecerá no menu quando for configurar outras máquinas neste mesmo modo (Rede Interna). Todas as máquinas que possuírem o mesmo nome neste campo conseguirão se comunicar. É como se estivessem ligadas em um mesmo hub. Obs..: Uma máquina de uma rede não pode se comunicar com nenhuma máquina da outra rede.

34 Administração Sistema Operacional de Sistema II Operacionais II Virtualização Virtual Box (Modos de Rede) Placa de rede exclusiva de hospedeiro (Host-Only). Neste modo a máquina convidada pode se comunicar apenas com a máquina host.

35 Administração Sistema Operacional de Sistema II Operacionais II Virtualização Atividade (2,0 pontos 1ª Nota) 1. O que é virtualização? 2. Quais os benefícios em utilizar a virtualização? 3. Existem desvantagens na utilização de recursos virtualizados? Explique. 4. Se existe uma versão de software para virtualização que eu posso instalar sobre o meu sistema operacional, por que alguém iria usar a outra, que requer a instalação de um sistema operacional específico? 5. Mudamos o boot para o CD, mas o sistema depois de instalado não necessitará mais de iniciar pelo CD, certo? Como faríamos para alterar para o boot pelo disco? 6. Pense no caso de você não ter o sistema operacional queimado no CD, mas sim uma iso, ou seja, uma imagem do sistema em sua máquina. Como faríamos para instalar a partir da *.iso? 7. Qual o modo de rede suportado pelo virtual Box que permite a comunicação apenas entre as máquinas virtuais? 8. Quais os modos de rede suportados pelo virtual Box?

36 Sistema Operacionais II Aula: Virtualização

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede À medida que os hardwares dos computadores evoluiram, cada máquina passou a ter capacidade de processamento muito grande. No entanto

Leia mais

Virtualizando Sistema Operacional

Virtualizando Sistema Operacional INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE PROFESSOR: RHAVY MAIA GUEDES DATA: 11/05/2011 DISCIPLINA: INFORMÁTICA BÁSICA EXERCÍCIO PRÁTICO Leia com atenção todo o

Leia mais

Particionamento, formatação de discos rígidos, testes de desempenho e estresse do sistema no Windows 7

Particionamento, formatação de discos rígidos, testes de desempenho e estresse do sistema no Windows 7 Particionamento, formatação de discos rígidos, testes de desempenho e estresse do sistema no Windows 7 1 Introdução Para a realização de todos os testes foi usado uma máquina virtual com as seguintes configurações:

Leia mais

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Instalando e Utilizando o VirtualBox

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Instalando e Utilizando o VirtualBox Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Instalando e Utilizando o VirtualBox No vídeo anterior, apresentei as vantagens de se utilizar uma máquina virtual, e mostrei como utilizar o VMware, virtualizador

Leia mais

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Kali Linux

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Kali Linux Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Kali Linux O Kali Linux é um sistema operacional de código aberto baseado em Debian, voltada para hacking. É uma distribuição destinada a análise de vulnerabilidades,

Leia mais

Instalação do Oracle VM Virtual Box

Instalação do Oracle VM Virtual Box 1 de 14 09/08/2012 12:56 Instalação do Oracle VM Virtual Box Após fazer download do Oracle VM VirtualBox o próximo passo é a instalação. Seguindo este tutorial passo-a-passo não haverá qualquer dificuldade

Leia mais

INSTALAÇÃO PRINTERTUX. Tutorial

INSTALAÇÃO PRINTERTUX. Tutorial INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial 2 1. Download 1 Efetue o download acessando o endereço: https://www.hesolucoes.com.br/iso/printertux-2.1.iso MD5SUM: 844d318e9672fdbffec0ad354b642d5b 2. Pré-Requisitos (Hardware)

Leia mais

Operations Research Serviços de Redes

Operations Research Serviços de Redes Serviços de Redes 3º Ano / 1º Semestre 2017 lvilanculos@up.ac.mz Curso de Informática Docente: Luís Vilanculos 1 Virtualização Para entender perfeitamente o conceito da tecnologia, deve-se traçar um paralelo

Leia mais

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho)

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 1. Informações Gerais Os procedimentos deste manual mostram

Leia mais

Clicando nesse botão aparecerá um menu no qual deve ser selecionada a porta serial em que o Rasther está ligada. Depois clique em OK.

Clicando nesse botão aparecerá um menu no qual deve ser selecionada a porta serial em que o Rasther está ligada. Depois clique em OK. Requisitos básicos do sistema - Windows 98 ou milenium. - Pentium II 300 MHz (no mínimo). - 64 MB RAM. - Porta serial disponível. - 15 MB de espaço livre no HD. - Resolução de vídeo de 800X600 mode 16

Leia mais

Configuração VM Virtual Box

Configuração VM Virtual Box Configuração VM Virtual Box Instalando o disco virtual. Clique em Novo. Na tela seguinte, nomeie o seu DS Starview e coloque o sistema operacional em Linux, escolha uma versão com 32-bit e avance para

Leia mais

Meios de Comunicação de Dados.

Meios de Comunicação de Dados. Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Instalação do ELASTIX Configurando a Máquina Virtual Abra o VirtualBox e clique em novo no canto superior esquerdo. Depois selecione conforme na imagem

Leia mais

MÁQUINAS VIRTUAIS EM SISTEMAS DISTRIBUÍDOS. Luiz C. Vieira

MÁQUINAS VIRTUAIS EM SISTEMAS DISTRIBUÍDOS. Luiz C. Vieira EM SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Luiz C. Vieira Origem na Virtualização de Mainframes IBM, 1960 Executar várias aplicações e processos ao mesmo tempo. Otimização de recursos M44/44X 7044 Máquinas virtuais Em 1980

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão 2017.10 Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Etapa 1: Instalação do Sisloc... 4 Passo a passo...4 3. Etapa 2: Configurando acesso

Leia mais

Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão SERVIDOR

Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão SERVIDOR Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão 22.4.0 SERVIDOR Índice I INTRODUÇÃO... 3 II INSTALAÇÃO DO SOFTWARE... 4 III UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE... 6 ANEXO 1 GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA... 16 ANEXO 2 SOLUÇÕES

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO SERVIDOR

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO SERVIDOR MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO 22.4.0 SERVIDOR SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. INSTALAÇÃO DO SOFTWARE 4 3. UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE 6 ANEXO 1 GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA 17 ANEXO 2 SOLUÇÕES

Leia mais

Este documento consiste em 21 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010.

Este documento consiste em 21 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010. Manual de Configuração Este documento consiste em 21 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010. Impresso no Brasil. Sujeito a alterações técnicas. A reprodução deste

Leia mais

Instalar Kubuntu IMPORTANTE. Pré-Requisito. Preparando o CD. Instalando. Tabela de conteúdo. De Wiki

Instalar Kubuntu IMPORTANTE. Pré-Requisito. Preparando o CD. Instalando. Tabela de conteúdo. De Wiki Instalar Kubuntu 18.04 De Wiki Tabela de conteúdo 1 IMPORTANTE 2 Pré-Requisito 3 Preparando o CD 4 Instalando 5 Instalação para Acesso Remoto IMPORTANTE Este manual está levando em consideração que o computador

Leia mais

INTRODUÇÃO. Curso de Introdução ao Windows Server 2012 R2, configurando em rede e instalando o serviço ADDS (Active Directory)

INTRODUÇÃO. Curso de Introdução ao Windows Server 2012 R2, configurando em rede e instalando o serviço ADDS (Active Directory) SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 Aula 1 Sobre o Windows Server 2012.... 3 Aula 2 Instalando o VirtualBox... 6 Aula 3 Criando a máquina virtual do Windows Server... 11 Aula 4 Instalando o Windows Server... 15 Aula

Leia mais

Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão GUICHÊ

Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão GUICHÊ Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão 22.2.0 GUICHÊ Índice I INTRODUÇÃO... 3 II INSTALAÇÃO DO SOFTWARE... 4 III UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE... 6 ANEXO 1 GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA... 9 ANEXO 2 SOLUÇÕES

Leia mais

Aprenda a instalar o FreeBSD 10 passo a passo

Aprenda a instalar o FreeBSD 10 passo a passo Aprenda a instalar o FreeBSD 10 passo a passo Date : 24 de Janeiro de 2014 O FreeBSD é considerado por muitos como sendo um dos melhores sistemas operativos até à data. O Projecto FreeBSD é um dos mais

Leia mais

Criando o ambiente para o Curso Avaliação Genômica por Single Step

Criando o ambiente para o Curso Avaliação Genômica por Single Step Criando o ambiente para o Curso Avaliação Genômica por Single Step A parte prática do curso será executada em ambiente Linux. Para aqueles que não utilizam Linux, elaboramos um passo-a-passo para a instalação

Leia mais

Centro Paula Souza TUTORIAL PARA INSTALAÇÃO DO BOCA

Centro Paula Souza TUTORIAL PARA INSTALAÇÃO DO BOCA TUTORIAL PARA INSTALAÇÃO DO BOCA 1) Baixe e instale a última versão da VM Virtualbox da Oracle: https://www.oracle.com/technetwork/server-storage/virtualbox/downloads/index.html 2) Baixe a ISO do Linux

Leia mais

Perguntas e respostas

Perguntas e respostas Autodesk Revit Autodesk Revit LT Perguntas e respostas Este documento fornece perguntas e respostas sobre como usar o software Autodesk Revit ou Autodesk Revit LT com o Boot Camp, parte do Mac OS X que

Leia mais

Instale e configurar a gerente de rede de FindIT e a ponta de prova da rede de FindIT no gerente VM VirtualBox do Oracle

Instale e configurar a gerente de rede de FindIT e a ponta de prova da rede de FindIT no gerente VM VirtualBox do Oracle Instale e configurar a gerente de rede de FindIT e a ponta de prova da rede de FindIT no gerente VM VirtualBox do Oracle Objetivo O Gerenciamento de redes de Cisco FindIT fornece as ferramentas que o ajudam

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO GUICHÊ

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO GUICHÊ MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO 22.2.0 GUICHÊ SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. INSTALAÇÃO DO SOFTWARE 4 3. UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE 6 ANEXO 1 GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA 9 ANEXO 2 SOLUÇÕES

Leia mais

Aprenda a usar o VMware Parte 1

Aprenda a usar o VMware Parte 1 Materiais de Apoio Curso: Hardware Descrição/Objetivo: Instalação de maquina virtual. Aula: Elaborador: Bruno A, Gonçalves Unidade: Nova Granada SP. Data: Aprenda a usar o VMware Parte 1 Imagine você,

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 4. Instalação... 5 4.1. Instalação no servidor... 5 4.1.1. Instalação da base de dados MSDE

Leia mais

O Linux Possui varias características que diferenciam dos outros sistemas operacionais e que aproximam do UNIX, sendo um dos motivos da sua escolha

O Linux Possui varias características que diferenciam dos outros sistemas operacionais e que aproximam do UNIX, sendo um dos motivos da sua escolha O Linux Possui varias características que diferenciam dos outros sistemas operacionais e que aproximam do UNIX, sendo um dos motivos da sua escolha em várias aplicações nas quais são necessárias estabilidade

Leia mais

Criando laboratórios de teste e cobaias virtuais

Criando laboratórios de teste e cobaias virtuais 1 de 5 09/08/2012 12:57 Criando laboratórios de teste e cobaias virtuais A instalação do sistema operacional na máquina virtual segue o mesmo procedimento de uma instalação em máquina real. O VirtualBox

Leia mais

INSTALAÇÃO DO CLIENTE LOTUS NOTES ROTEIRO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

INSTALAÇÃO DO CLIENTE LOTUS NOTES ROTEIRO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO INSTALAÇÃO DO CLIENTE LOTUS NOTES 9.0.1 ROTEIRO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO Agosto de 2018 2 Sumário Obtendo o Software Cliente Notes... 3 Requisitos para instalação... 4 Instalando o Cliente Notes versão

Leia mais

2. Preencher o nome da máquina, selecionar o tipo e a versão (de acordo com o SO que irá instalar) e clicar no botão continuar:

2. Preencher o nome da máquina, selecionar o tipo e a versão (de acordo com o SO que irá instalar) e clicar no botão continuar: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN Campus: Natal Central Curso: Técnico em Informática para Internet Disciplina: Instalação e Configuração de Servidores Professor: Thiago Dutra T

Leia mais

Manual de Instalação Flex

Manual de Instalação Flex Manual de Instalação Flex Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação... 5 4.1. Instalação do Group Cobrança

Leia mais

Apresentação. Prezado Cliente, A Newness Broadcast agradece por você se tornar um usuário do N-Map Server.

Apresentação. Prezado Cliente, A Newness Broadcast agradece por você se tornar um usuário do N-Map Server. Apresentação Prezado Cliente, A Newness Broadcast agradece por você se tornar um usuário do N-Map Server. O desenvolvimento de um software como esse demanda muito planejamento, trabalho e testes, e fazemos

Leia mais

ATIVIDADE EXTRA COMPONENTE CURRICULAR (AEC)

ATIVIDADE EXTRA COMPONENTE CURRICULAR (AEC) FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS FUDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES Isadora Mesquita Julia Gabriella ATIVIDADE EXTRA COMPONENTE CURRICULAR (AEC) Professora: Lúcilia Ribeiro GOIÂNIA, 2016 Isadora Mesquita

Leia mais

Manual de instalação

Manual de instalação Manual de instalação Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação no servidor... 5 4.1.1. Instalação do

Leia mais

Sistemas Operacionais de Redes Windows. Ricardo Kléber

Sistemas Operacionais de Redes Windows. Ricardo Kléber Sistemas Operacionais de Redes Windows Ricardo Kléber ricardo.galvao@ifrn.edu.br Objetivos Instalar e configurar e manter o Sistema Operacional Windows Server; Montar na prática uma rede cliente-servidor

Leia mais

COLOCANDO A REDE PARA FUNCIONAR

COLOCANDO A REDE PARA FUNCIONAR COLOCANDO A REDE PARA FUNCIONAR INTRODUÇÃO Para que uma rede de computadores exista precisamos preencher alguns requisitos tais como: 1 Devem existir 2 ou mais computadores ou então não seria necessária

Leia mais

ASPSOFT TECNOLOGIA (SIAE- SISTEMA INTEGRADO DE AUTOMAÇÃO ESCOLAR ) Site: -

ASPSOFT TECNOLOGIA (SIAE- SISTEMA INTEGRADO DE AUTOMAÇÃO ESCOLAR ) Site:  - Guia de Instalação do SIAE Site: http://www.aspsoft.com.br - Email: suporte@aspsoft.com.br Pág: 1 Requisitos para Instalação do SIAE CONFIGURAÇÃO HARDWARE Processador: A partir de 1 Ghz Memória RAM: 4

Leia mais

Instalando o Ponto Secullum 4.0

Instalando o Ponto Secullum 4.0 Instalando o Ponto Secullum 4.0 Prerrequisitos e configurações do Sistema Operacional Primeiramente, precisamos de uma máquina com uma configuração adequada para trabalharmos com rapidez e segurança com

Leia mais

Servidores. Um Servidor, em redes de computadores, nada mais é que um host da rede capaz de oferecer um determinado serviço a outros hosts da redes.

Servidores. Um Servidor, em redes de computadores, nada mais é que um host da rede capaz de oferecer um determinado serviço a outros hosts da redes. Roitier Campos Gonçalves Iporá, GO, 02 Maio de 2017 Introdução As redes de computadores são uma necessidade da humanidade para o seu desenvolvimento. Entretanto, esse desenvolvimento é relativo, tendo

Leia mais

Linha de Sistemas Folhamatic

Linha de Sistemas Folhamatic Manual de instalação Linha de Sistemas Folhamatic Procedimento Manual Americana 2014 1 ÍNDICE DOWNLOAD DO INSTALADOR/MIGRADOR CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES REQUISITOS MÍNIMOS REQUISITOS ESSENCIAIS ARQUIVOS

Leia mais

Manual de instalação

Manual de instalação Manual de instalação Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 3 4. Instalação no servidor... 4 4.1.1. Instalação do sistema... 6 4.1.2. Instalação do mdac_typ...

Leia mais

Criar uma máquina virtual para o Red Hat Enterprise Linux 6 no VirtualBox

Criar uma máquina virtual para o Red Hat Enterprise Linux 6 no VirtualBox Criar uma máquina virtual para o Red Hat Enterprise Linux 6 no VirtualBox Na tela inicial, clique em Novo : Escolha um nome para a máquina virtual, selecione o tipo Linux e a versão Red Hat (64 bit) :

Leia mais

Manual de instalação Condomínio21 Operacional Standard

Manual de instalação Condomínio21 Operacional Standard Manual de instalação Condomínio21 Operacional Standard Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação no

Leia mais

Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML

Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML 1 Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML 1. Conceitos e termos importantes XML Empresarial: é um sistema web (roda

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS VALDIR MARTINS DA SILVA JUNIOR JONAS PIRES DE CAMPOS NETO SERVIDOR DE

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS VALDIR MARTINS DA SILVA JUNIOR JONAS PIRES DE CAMPOS NETO SERVIDOR DE FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS VALDIR MARTINS DA SILVA JUNIOR JONAS PIRES DE CAMPOS NETO SERVIDOR DE E-MAIL Goiânia 2017 OBJETIVO O Objetivo deste trabalho é criar um servidor de e-mail (MTA) com

Leia mais

P o r : D i e g o B o n f i m C u r s o : S i s t e m a d e I n f o r m a ç ã o D i s c i p l i n a : S i s t e m a s O p e r a c i o n a i s P r o f

P o r : D i e g o B o n f i m C u r s o : S i s t e m a d e I n f o r m a ç ã o D i s c i p l i n a : S i s t e m a s O p e r a c i o n a i s P r o f P o r : D i e g o B o n f i m C u r s o : S i s t e m a d e I n f o r m a ç ã o D i s c i p l i n a : S i s t e m a s O p e r a c i o n a i s P r o f e s s o r : A d o n a i M e d r a d o http://7art-screensavers.com/screens/alien-magical-matrix-3d/find-yourself-in-the-endless-pseudo-matrix-3d-alien-tunnels-spinning-and-wirling-around-to-change-your-perception-of-the-earth-environment.jpg

Leia mais

INSTALANDO O HYPER-V EM SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS

INSTALANDO O HYPER-V EM SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS INSTALANDO O HYPER-V EM SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS 1 Índice INSTALANDO O HYPER-V EM UM S.O. WINDOWS...3 Passo 1: Habilite a virtualização na BIOS do computador...3 Passo 2: Instalando o Hyper-V...3

Leia mais

SPED EFD DAS CONTRIBUIÇÕES. Geração e transmissão do SPED fiscal- EFD PIS/COFINS no pva. Walison de Paula Silva

SPED EFD DAS CONTRIBUIÇÕES. Geração e transmissão do SPED fiscal- EFD PIS/COFINS no pva. Walison de Paula Silva Geração e transmissão do SPED fiscal- EFD PIS/COFINS no pva Walison de Paula Silva Agenda Instalação do Programa Navegação Exemplo Prático Requisitos mínimos para instalação (Hardware) Microcomputador

Leia mais

Instale e configurar a gerente de rede de FindIT e a ponta de prova da rede de FindIT em uma máquina virtual de VMware

Instale e configurar a gerente de rede de FindIT e a ponta de prova da rede de FindIT em uma máquina virtual de VMware Instale e configurar a gerente de rede de FindIT e a ponta de prova da rede de FindIT em uma máquina virtual de VMware Objetivo O Gerenciamento de redes de Cisco FindIT fornece as ferramentas que o ajudam

Leia mais

Segurança Informática e nas Organizações. Guiões das Aulas Práticas

Segurança Informática e nas Organizações. Guiões das Aulas Práticas Segurança Informática e nas Organizações Guiões das Aulas Práticas André Zúquete 1 e Hélder Gomes 2 1 Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática 2 Escola Superior de Tecnologia e Gestão

Leia mais

Oracle VM VirtualBox

Oracle VM VirtualBox Oracle VM VirtualBox O programa VirtualBox serve para virtualização, ou seja, permite que você rode um sistema dentro de outro, compartilhando o hardware para as operações de cada máquina, uma máquina

Leia mais

Aula pratica 2 Configurações de Rede Ethernet com Protocolo TCP/IP

Aula pratica 2 Configurações de Rede Ethernet com Protocolo TCP/IP 1 Aula pratica 2 Configurações de Rede Ethernet com Protocolo TCP/IP Objetivo: Esta aula tem como objetivo apresentar aos alunos como configurar equipamentos em redes Ethernet com os protocolos TCP/IP.

Leia mais

Manual de Instalação do pacote SICWEB

Manual de Instalação do pacote SICWEB Manual de Instalação do pacote SICWEB A instalação do pacote SICWEB é simples, porém deve ser feita exatamente de acordo com as instruções deste manual. A instalação no servidor é diferente da instalação

Leia mais

Manual de Migração do Banco de Dados Paradox para Firebird

Manual de Migração do Banco de Dados Paradox para Firebird Pagina 1 Titulo do Manual [Parâmetros Gerais] Elaboração [Ricardo Francisco Mizael] Versão 1.0 Data Elaboração 27/10/2011 Paginas 21 Data Revisão 22/11/2011 Pagina 2 Conteúdo do Manual Apresentação...3

Leia mais

CLUSTER DE ALTA DISPONIBILIDADE EM UM SISTEMA DE GESTÃO HOSPITALAR

CLUSTER DE ALTA DISPONIBILIDADE EM UM SISTEMA DE GESTÃO HOSPITALAR CLUSTER DE ALTA DISPONIBILIDADE EM UM SISTEMA DE GESTÃO HOSPITALAR REICHL, Jacob 1 jacobdeimling@gmail.com RESUMO Este artigo tem o objetivo de apresentar uma solução de cluster para o sistema de gestão

Leia mais

Tutorial de Instalação LINUX EDUCACIONAL versão 4.0 Este tutorial foi elaborado a partir do material de autoria de Rafael Nink.

Tutorial de Instalação LINUX EDUCACIONAL versão 4.0 Este tutorial foi elaborado a partir do material de autoria de Rafael Nink. Tutorial de Instalação LINUX EDUCACIONAL versão 4.0 Este tutorial foi elaborado a partir do material de autoria de Rafael Nink. 12 de maio de 2011 Tutorial de Instalação Linux Educacional Este tutorial

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM HYPER-V

GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM HYPER-V GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM HYPER-V GUIA DE INSTALAÇÃO NETDEEP SECURE COM HYPER-V 1- Visão Geral Neste manual você aprenderá a instalar e fazer a configuração inicial do seu firewall Netdeep

Leia mais

Criar uma máquina virtual

Criar uma máquina virtual Criar uma máquina virtual Date : 19 de Janeiro de 2007 Uma forma de termos na nossa máquina sistemas operativos paralelos sem necessidade de mexer nas partições do disco é usufruir da "virtualização" de

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO CMA DESKTOP

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO CMA DESKTOP MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO CMA DESKTOP Versão 1.0 Sumário INTRODUÇÃO... 3 INSTALAÇÃO... 3 CONFIGURAÇÃO DO SERVIDOR DE VIDEOCONFERÊNCIA... 6 UTILIZAÇÃO DO CMA DESKTOP... 7 INTRODUÇÃO Este manual tem por objetivo

Leia mais

Manual de Instalação Condomínio21 Operacional Corporate

Manual de Instalação Condomínio21 Operacional Corporate Manual de Instalação Condomínio21 Operacional Corporate Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação no

Leia mais

Manual de Instalação do NB-TV 100

Manual de Instalação do NB-TV 100 Manual de Instalação do NB-TV 100 Conteúdo Versão 2.0 Capítulo 1 : Instalação da placa Cardbus do NB-TV 100...2 1.1 Conteúdo da Embalagem...2 1.2 Exigências do Sistema...2 1.3 Instalação do Hardware...2

Leia mais

Tutorial de Instalação Linux Mint 19 Tara

Tutorial de Instalação Linux Mint 19 Tara Tutorial de Instalação Linux Mint 19 Tara (Cléber Ribas dos Santos e Nataly Pozzer Aloy Krentkowski) Introdução: Este tutorial tem por objetivo auxiliar, passo a passo, na instalação do sistema operacional

Leia mais

VIRTUALIZAÇÃO CORPORATIVA

VIRTUALIZAÇÃO CORPORATIVA VIRTUALIZAÇÃO CORPORATIVA O modelo de virtualização corporativa utilizando o sistema Xen Server sera demostra novamente com o uso da ferramente virtual box de forma que, seja possível a demostração dos

Leia mais

Tutorial Windows Server 2016

Tutorial Windows Server 2016 Tutorial Windows Server 2016 1 2 Introdução O Windows Server 2016 apresenta melhorias em segurança que irão reduzir os riscos nos negócios; maior flexibilidade em software para reduzir custos; e uma plataforma

Leia mais

Aprenda a instalar o Windows 10 no VirtualBox

Aprenda a instalar o Windows 10 no VirtualBox Aprenda a instalar o Windows 10 no VirtualBox Date : 1 de Outubro de 2014 Depois de muitos artigos escritos sobre o (virtual) Windows 9, a Microsoft decidiu saltar para o Windows 10 e durante o dia de

Leia mais

WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE

WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE Painel de Controle é uma ferramenta na qual podemos ajustar todas as configurações do sistema operacional Windows 7. No painel de controle encontramos vários ícones, cada qual

Leia mais

Tutorial de Instalação Linux Ubuntu LTS

Tutorial de Instalação Linux Ubuntu LTS Tutorial de Instalação Linux Ubuntu 16.04.2 LTS (Cléber Ribas dos Santos) Introdução: Este tutorial tem por objetivo auxiliar, passo a passo, na instalação do sistema operacional Linux Ubuntu 16.04.2 LTS

Leia mais

IT LOG 80 Datalogger. Manual do Usuário. Rua Fernandes Vieira, 156 Belenzinho - São Paulo/S.P CEP:

IT LOG 80 Datalogger. Manual do Usuário. Rua Fernandes Vieira, 156 Belenzinho - São Paulo/S.P CEP: IT LOG 80 Datalogger Manual do Usuário Rua Fernandes Vieira, 156 Belenzinho - São Paulo/S.P CEP: 03059-023 Tel: (55 11) 3488-0200 Fax:(55 11) 3488-0208 vendas@instrutemp.com.br www.instrutemp.com.br Registrador

Leia mais

Winstep Nexus Dock Guia de Instalação e utilização básica. Desenvolvido por: Leonardo Marques dos Santos

Winstep Nexus Dock Guia de Instalação e utilização básica. Desenvolvido por: Leonardo Marques dos Santos Winstep Nexus Dock Desenvolvido por: Leonardo Marques dos Santos leonardo.marques.dos.santos@hotmail.com Índice: 1. Objetivos deste manual [Pág. 2] 2. Processo de download e instalação[pág. 3 à 2.1 Requisitos

Leia mais

Gestão de Sistemas Operacionais

Gestão de Sistemas Operacionais Gestão de Sistemas Operacionais Prof. Guilherme Nonino Rosa guinonino@gmail.com http://proguilherme.wordpres.com Aula 1 Como usar o Hyper-V para fazer virtualização. Pré-requisitos Sistema operacional

Leia mais

Guia de instalação UEG Linux LTS 1. Apresentação

Guia de instalação UEG Linux LTS 1. Apresentação 1. Apresentação Gerência de Inovação Tecnológica - GIT O UEG Linux 16.04 LTS é um sistema operacional baseado em Linux e derivado do Ubuntu, customizado pela Gerência de Inovação Tecnológica da Universidade

Leia mais

Introdução aos Sistemas Operacionais. Ricardo Ramos de Oliveira

Introdução aos Sistemas Operacionais. Ricardo Ramos de Oliveira Introdução aos Sistemas Operacionais Ricardo Ramos de Oliveira E-mail: ricardo.ramos@ifsuldeminas.edu.br Cadastro Wiki USP Endereço: http://garapa.intermidia.icmc.usp.br/mediawiki Objetivos Conceituar

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta. CST em Redes de Computadores

Fundamentos de Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta. CST em Redes de Computadores Fundamentos de Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta CST em Redes de Computadores Introdução Computadores Computadores são compostos, basicamente, de CPU, memória e dispositivos de entrada e saída

Leia mais

Manual de Instalação de Software SoapAdmin3.5

Manual de Instalação de Software SoapAdmin3.5 Manual de Instalação de Software SoapAdmin3.5 Versão 0.1 Data 02/01/2016 Sumário 1. Apresentação... 3 2. Observações Gerais.... 3 2.1 Pré Requisitos e Requisitos Recomendados.... 3 2.2 Requisitos de configuração....

Leia mais

Sumário REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000 REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000

Sumário REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000 REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000 Versão 1.04 Março de 2010. Sumário As informações contidas neste manual estão sujeitas a alterações sem prévio aviso e não representam compromisso por parte do fabricante. As imagens aqui reproduzidas

Leia mais

Manual de Instalação do DVB-T 300U

Manual de Instalação do DVB-T 300U Manual de Instalação do DVB-T 300U Conteúdo V2.0 Capítulo 1 : Instalação da TV Box do DVB-T 300U...2 1.1 Conteúdo da Embalagem...2 1.2 Exigências do Sistema...2 1.3 Instalação do Hardware...2 Capítulor

Leia mais

Guia de Instalação UEG Linux LTS

Guia de Instalação UEG Linux LTS Guia de Instalação UEG Linux 16.04 LTS 1. Apresentação O UEG Linux 16.04 LTS é um sistema operacional baseado em Linux e derivado do Ubuntu, customizado pela Gerência de Inovação Tecnológica da Universidade

Leia mais

Linux Conectiva 10. Linux Conectiva 10-1-

Linux Conectiva 10. Linux Conectiva 10-1- Linux Conectiva 10-1- Copyright 2005 Todos os direitos reservados e protegidos pela lei 5.988 de 14/12/1973. Nenhuma parte desta publicação poderá ser produzida ou transmitida, sejam quais forem os meios

Leia mais

Instale e configurar a gerente de rede de FindIT e a ponta de prova da rede de FindIT no gerente hyper-v de Microsoft

Instale e configurar a gerente de rede de FindIT e a ponta de prova da rede de FindIT no gerente hyper-v de Microsoft Instale e configurar a gerente de rede de FindIT e a ponta de prova da rede de FindIT no gerente hyper-v de Microsoft Objetivo O Gerenciamento de redes de Cisco FindIT fornece as ferramentas que o ajudam

Leia mais

Alunos: Ana Cristina Almeida, José Matheus, Wagner zanuzzi. Professor: Lucília. Data: 22\11\2016

Alunos: Ana Cristina Almeida, José Matheus, Wagner zanuzzi. Professor: Lucília. Data: 22\11\2016 Alunos: Ana Cristina Almeida, José Matheus, Wagner zanuzzi Professor: Lucília Data: 22\11\2016 Instalação Linux Ubuntu via VirtualBox Sumário Introdução; Instalação Linux Ubuntu via VirtualBox Baixando

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso

Trabalho de Conclusão de Curso Trabalho de Conclusão de Curso Container Linux, uma Implementação Web Amigável Marco Otávio Duarte de Almeida Brivaldo Alves da Silva Junior Motivação Fornecer aos usuários um ambiente seguro e rápido

Leia mais

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CNCGRAF PRO 7 WINDOWS 7 / 8 / 8.1 / 10

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CNCGRAF PRO 7 WINDOWS 7 / 8 / 8.1 / 10 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CNCGRAF PRO 7 WINDOWS 7 / 8 / 8.1 / 10 PASSO 1: Certifique-se que sua Máquina de Corte Router esteja LIGADA e o CABO USB da mesma conectado ao seu computador/notebook

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO 1 SUMÁRIO INSTALAÇÃO A PARTIR DO ARQUIVO RPM...3 Passo 1: Requisitos mínimos...3 Passo 2 (opcional): Configurando a rede no CentOS...3 Passo 3: Download do Arquivo...5 Passo 4: Instalação...5

Leia mais

Visão geral. CNPJ: / I.E.: / Brasília-DF

Visão geral.  CNPJ: / I.E.: / Brasília-DF Visão geral ASTER é um programa (e apenas um programa!) Que permite criar alguns locais de trabalho na base de um único PC. É um software multi terminal para Windows XP / 7/8/10. O ASTER não utiliza nenhum

Leia mais

ROTEIRO: DUAL BOOT. Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual.

ROTEIRO: DUAL BOOT. Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual. ROTEIRO: DUAL BOOT IMPLANTANDO OS SISTEMAS OPERACIONAIS LINUX E WINDOWS. OBJETIVO Conhecer as funcionalidades do software VMware Player implantando dois sistemas operacionais em uma mesma máquina virtual.

Leia mais

Instalação do SQL Server 2008

Instalação do SQL Server 2008 Instalação do SQL Server 2008 Segue abaixo um manual prático de instalação do SQL Server 2008. Antes de instalar este software, o mesmo requer alguns programas básicos para execução. Para o correto funcionamento

Leia mais

Instalando o Ubuntu 9.10

Instalando o Ubuntu 9.10 Instalando o Ubuntu 9.10 A Configuração Mínima para instalação do Ubuntu 9.10 é: Pentium ou AMD 1GHz, 256MB RAM e 7GB HD, após verificarmos se possuímos a configuração necessária podemos dar inicio a instalação.

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SOFTWARE

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SOFTWARE 1 WSAuto MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SOFTWARE CFC-B 2 INTRODUÇÃO O WSauto é o mais novo sistema de gerenciamento de CFC-B, foi criado pela empresa S MARQUES INFORMÁTICA LTDA ME, e lançado o seu primeiro modulo

Leia mais

O Terminal Server nos fornece a possibilidade de vários usuários utilizarem o mesmo sistema ao mesmo tempo.

O Terminal Server nos fornece a possibilidade de vários usuários utilizarem o mesmo sistema ao mesmo tempo. Manual para instalação e configuração do Terminal Server no Windows Server 2003. Terminal Server. O Terminal Server nos fornece a possibilidade de vários usuários utilizarem o mesmo sistema ao mesmo tempo.

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO 1 SUMÁRIO REQUISITOS MÍNIMOS... 3 INSTALAÇÃO A PARTIR DO ARQUIVO RPM...4 Download do Arquivo...4 Instalação pela linha de comando...4 Regras de Firewall...4 Acessando o Monsta...5

Leia mais

Localizador de Defeitos

Localizador de Defeitos Manual de Instalação Rev. 4 Índice Índice...2 1 - Software...3 1.1 - Instalação...3 2 - Driver de comunicação...5 2.1 - Windows XP...5 2.2 - Windows Vista...7 2.3 - Windows 7...10 2.4 - Windows 8...13

Leia mais

Trabalho pratico de Sistemas Operativos

Trabalho pratico de Sistemas Operativos Instituto Politécnico Superior Metropolitano de Angola Trabalho pratico de Sistemas Operativos Docente: Macamba Pedro Discente: Inocêncio Osvaldo Ângelo Turma: LCC2N Luanda Angola 2012 Índice Introdução...

Leia mais

Aprenda. Formatação de Notebooks e Computadores Luiz Varginha-MG

Aprenda. Formatação de Notebooks e Computadores Luiz Varginha-MG Aprenda Alcohol 52% Introdução O Alcohol 52% é um programa que emula imagens de CD e DVD, vou ser mais claro, é um programa que você pode passar todo conteúdo de um CD ou DVD para o computador, de forma

Leia mais

Tutorial para criar um servidor Linux

Tutorial para criar um servidor Linux Tutorial para criar um servidor Linux Introdução Este tutorial tem como por objetivo ensinar os alunos do ensino médio técnico de informática a criarem um servidor Linux utilizando uma máquina virtual.

Leia mais

Copyright 2016 HP Development Company, L.P.

Copyright 2016 HP Development Company, L.P. Guia do Usuário Copyright 2016 HP Development Company, L.P. AMD é uma marca comercial registrada da Advanced Micro Devices, Inc. 2012 Google Inc. Todos os direitos reservados. Google é uma marca comercial

Leia mais