Configurando o Sistema Operacional TC-OS O TC-OS é o Sistema Operacional das soluções Thin Clients da ThinNetworks. Foi desenvolvido especialmente para servir a thin clients possibilitando-os se conectar através de vários protocolos como o RDP 5.1, Citrix ICA 9.0, XDMCP, VNC e Tarantella. Sua configuração é simples e como entrar na tela de configuração será explicada posteriormente. Após inicializar o TC-OS pela primeira vez ele irá carregar a seguinte tela: Clique em Iniciar no canto inferior esquerdo da tela surgirá um menu, neste, clique em Sair. Uma pequena janela aparecerá e a opção Configurar o sistema deve ser escolhida logo após clica-se em OK
Em seguida aparecerá uma janela entre com login e senha. Todos os aparelhos saem da ThinNetworks com login padrão administrador e senha padrão 123. Obs: Nas versões onde o idioma está em inglês, o login é administrator e a senha é 123. Criando uma conexão Para criar uma conexão, dê um clique duplo no ícone Meu Computador : Aparecerá uma janela com algumas opções: Clique no ícone Painel de Controle.
Clique no ícone Gerenciador de Conexões na parte inferior direita da janela conforme próxima imagem. Na seguinte janela pode-se gerenciar todas as funcionalidades de sua conexão. Clique no botão Nova para criar uma nova conexão e na próxima janela escolha o protocolo adequado. A seguir será apresentada a criação fictícia de uma conta em um servidor Windows. Tela de escolha de protocolo:
Na próxima tela escolha entre os vários protocolos suportados, no exemplo, foi escolhido o RDP e conectaremos no servidor de terminais WinConnect Server. Na tela são mostradas as principais configurações da conexão RDP. O campo Nome: poderá ser preenchido por qualquer nome. Ele servirá apenas para identificar a conexão, podendo deixar várias conexões diferentes préconfiguradas e alterná-las para qual deverá ser usada. É possível conectar-se em vários servidores simultaneamente e o processo será descrito em Configuração Avançada do TC-OS. Na opção Servidor: coloca-se o IP ou o nome do seu servidor de terminais caso haja um servidor de nomes na sua rede. As demais opções dessa página só devem ser alteradas se o usuário for experiente, realmente souber do que se trata e como configurá-las em seu servidor (no manual Configuração Avançada do TC-OS o usuário poderá ver mais detalhes sobre todas as funcionalidades de cada página de configuração). As opções, como estão configuradas, atendem às necessidades básicas para a configuração de uma conexão, utilizada na maioria dos casos. Ao termino deste passo, basta clicar em OK. Na tela principal serão mostradas todas as conexões criadas. Para selecionar alguma, basta clicar na conexão e depois clicar no botão conectar na parte inferior à esquerda desta mesma janela como mostra a figura a seguir.
A imagem abaixo mostra 2 conexões, uma XDMCP e outra RDP apenas para exemplificar. Caso seja necessário que o thin client vá direto para a tela de login do seu servidor de terminais, pedindo ao usuário que entre com o login e a senha, clique em cima da sua conexão que se deseja auto-iniciar e selecione o botão auto-iniciar no topo da janela como mostra a imagem a seguir. Para certificar-se que está tudo certo verifique se existe um sim na coluna Auto do grid onde se encontram as conexões. Mapeamento de discos O sistema TC-OS permite que se mapeie dispositivos de armazenamento IDE e USB possibilitando ao usuário do thin client utilizar estas mídias para leitura e escrita (excedendo-se pelos CDs pois não suporta gravação em CD).
Para mapear um ou mais discos CD Rom, CD Rom USB, HD ou Pen-Drive entre como administrador do sistema TC-OS, vá ao menu Meu Computador, Painel de Controle. Clique em Gerenciador de Conexões e marque a conexão que desejar utilizar, o redirecionamento, e em seguida clique na opção Editar : Ao clicar em Editar uma nova janela se abrirá, clique na aba Mapeamento.
Ative a opção Habilitar Redirecionamento de Disco, essa opção vai criar um novo driver de disco no ambiente de trabalho no servidor de terminais. Quando fizer a conexão com o servidor de terminais estará disponível um driver Z (é possível trocar a letra representativa do dispositivo bastando para isso, clicar no botão à esquerda do botão de habilitar redirecionamento). Ao abrir o gerenciador de arquivos (logado no sistema do servidor de terminais) verá que existe um novo Driver, representado por Z (ou pela letra designada). Clicando nesse dispositivo aparecerão as pastas C, CDROM, USB-CDROM e USB-DISK que são os locais representativos dos dispositivos ligados aos thin clients como mostra a imagem a seguir:
Instalando uma impressora Configurando impressora local em um terminal O primeiro passo é entrar na área de configuração do TC-OS (veja como em Entrando no modo configuração ). No modo configuração conecte a impressora no seu thin client e após ter conectado clique em Testar Impressora na sua área de trabalho. Aparecerá uma caixa de diálogo onde deverá escolher LPT (porta paralela) ou USB, ao confirmar, uma página de teste será impressa caso a marca e modelo seja suportada. Algumas impressoras não têm memória interna e nesse caso a página de teste não será impressa. Para uma configuração definitiva entre em Meu Computador, Painel de Controle, Gerenciador de Conexões. A seguinte tela será mostrada: Clique na conexão (caso não tenha nenhuma, verifique no inicio do manual como criar uma conexão) logo após clique em Impressora para entrar na sessão de configuração de impressoras. Nessa tela o usuário deve escolher fabricante e modelo. Habilite a opção Habilitar redirecionamento de impressão para que sua impressora local fique disponível. Após esta ação, basta instalar a impressora no servidor para que todos os computadores da rede possam ter acesso a esta impressora. Lembre-se que a impressora deve ser instalada no seu servidor de terminais.
OBS: Se esta impressora estiver habilitada, o terminal sempre a tomará como padrão. Ao fazer uma conexão com o servidor e logar no sistema, entre em Iniciar, Painel de Controle, Impressoras e aparelhos de fax e na janela será mostrada a impressora com a definição do número da sessão ao qual a estação está associada. Usando o navegador Iniciar o sistema e aguardar ate a área de usuário estar pronta para uso, como mostra a imagem a seguir. Abra o navegador Phoenix clicando em seu ícone no lado esquerdo da tela.
Na barra de endereços, entre com o endereço de um site qualquer, para demonstrar a funcionalidade mostamos o site do Banco do Brasil e charges.com.br cujos recursos java e flash podem ser visualizados sem nenhum problema. Note que o teclado virtual java, aparece normalmente no site do BB, normalmente pode ficar um tempo e aparecer apenas uma chícara (logo do java) no canto, aguarde alguns segundos ou clique no ícone e ele ficará ativo. A funcionalidade flash pode ser visualizada normalmente, entretanto se a apresentação flash for muito grande o fluxo da apresentação pode ser descontínuo.
Usando o JAVA Inicie o sistema e aguarde até que a área de usuário esteja pronta para uso. Abra o navegador Phoenix Na barra de endereços, entre no site do Banco do Brasil: www.bb.com.br.
No canto direito clique em acesse sua conta. Aguardar enquanto o navegador carrega o site, ao final, o que deverá ser mostrado é um teclado virtual. Como ouvir Mp3 Após iniciar o computador, espere até que a tela de usuário esteja pronta.
Direcione o ponteiro do mouse até o ícone MP3 e execute um duplo clique com o botão esquerdo do mouse para abrir o player. Com o player aberto, direcione o mouse até o campo PL (Play List). Após clicar em PL uma nova janela se abrirá, nela será possível adicionar vários arquivos, criando assim uma lista. Para adicionar musicas à lista, clique no botão + FILE e arraste o cursor até o botão + DIR.
Selecione o diretório onde se encontram os arquivos de música e clique em Ok. Após a adição à playlist, selecione o arquivo desejado e clique em PLAY. Como usar FLASH Inicie a máquina e aguarde até que a tela de usuário esteja pronta para uso.
Abra o navegador Phoenix. Entre em qualquer site, no exemplo usamos o site www.charges.com.br; aguarde o carregamento do arquivo, se tudo correr bem, o botão play.aparecerá. Clique no botão Play e o vídeo deverá ser executado.