Compartilhando arquivos com o samba Para compartilhar arquivos em uma rede local windows, a microsoft utiliza o protocolo smb (server message block). O samba foi criado para que máquinas linux possam compartilhar dados com máquinas windows baseados nesse protocolo. O samba permite os seguintes compartilhamentos: windows < > linux e linux < > linux. Neste artigo vamos mostrar como fazer uma configuração básica do samba. Essa configuração é viável para pequenas redes locais, como redes domésticas, onde o fator segurança não merece tratamento especial. Trataremos aqui, dos seguintes tópicos: 1 Instalação do samba; 2 Criação da pasta a ser compartilhada; 3 Configurando o samba; 4 Dicas. 1 Instalação do samba Se você está utilizando uma distribuição com 3 ou 4 cds, o samba estará em um deles. Utilize o instalador do seu sistema para fazer a instalação. Se não, você poderá baixá lo de um repositório, na internet, da sua distribuição utilizando o yum ou o apt. Com certeza você vai encontrar o samba empacotado para a sua distribuição. 2 Criação da pasta a ser compartilhada Vamos criar a pasta compartilha no diretório home, parar isso vamos utilizar um terminal, portanto abra um terminal como root e digite: # cd /home (indo para o diretório home) # mkdir compartilha (cria a pasta compartilha) #chmod 777 compartilha (determina as permissões de acesso à pasta) Lembrete: Permissões 0 : nenhuma permissão 1 : somente execução 2 : somente escrita 3 : escrita e execução 4 : somente leitura 5 : leitura e execução 6 : leitura e escrita 7 : Leitura, escrita e execução DONO USUÁRIOS DO MESMO GRUPO OUTROS USUÁRIOS 7 7 7 Obs: você pode alterar as permissões da pasta compartilha a qualquer momento. Por exemplo: chmod R 744 compartilha, altera as permissões para total p/dono e somente leitura para os demais usuários. O parâmetro R atribui essas permissões, recursivamente, aos diretórios/subdiretórios e seus conteúdos.
3 Configurando o samba O arquivo de configuração do samba, smb.conf, fica no endereço /etc/samba, portanto: (no terminal) #cd /etc/samba (indo para o diretório samba) #cp smb.conf smb.conf_original (fazendo uma cópia do arquivo original) #vi smb.conf (abrindo o arquivo de configuração) smb.conf_original: fazer uma cópia do arquivo de configuração é conveniente, pois você pode se perder nas alterações, e tendo uma cópia podese recuperar o arquivo original. vi smb.conf: aqui eu estou utilizando o editor de texto vi, mas pode ser usado qualquer editor de texto. itens, veja: Como queremos uma configuração básica, alteraremos poucos Este é o nome do seu grupo, pode ser alterado para o nome que desejar... Troque para security = share security = share: permite que qualquer usuário da sua rede acesse o seu compartilhamento. No final do arquivo, acrescente o seguinte:
#======== Compartilhamento de arquivos =========== [compartilha] comment = Pasta Compartilha path = /home/compartilha public = yes writeable = yes create mask = 0777 #================ Fim ================== Comment: descreve o compartilhamento. path: endereço da pasta compartilhada. public: define o acesso ao compartilhamento dos demais usuários da rede. writeable: permissão de escrita e exclusão de arquivos do seu diretório Obs: Para que os usuários da rede não possam deletar arquivos da sua pasta de compartilhamento, troque writeable = yes para read only = yes. Após essas alterações, salve e feche o arquivo smb.conf. Agora é necessário iniciar ou reiniciar o serviço smb. Para isso no terminal digite: #/etc/rc.d/init.d/smb start (iniciando o serviço smb) Geralmente existe uma interface gráfica para que se possa gerenciar os serviços a serem executados em sua máquina. Veja um exemplo: Marque o smb para que ele inicie quando sua máquina for ligada.
Para visualizar o seu compartilhamento abra um gerenciador de arquivos, o nautilus ou konqueror, veja: Nesse caso você está vendo a sua pasta compartilhada na sua própria máquina, mas o procedimento é o mesmo em uma máquina cliente. Obs: Os compartilhamentos na sua rede local podem ser vistos, também, utilizando a linha de comando. Mas o processo é significativamente mais trabalhoso, e envolve o conceito de montagem de dispositivos. 4 Dicas I) No gerenciador de arquivos (nautilus ou konqueror), o comando smb:/// rastreia todos os compartilhamentos disponíveis na rede, veja figura:
II) Caso os compartilhamentos na rede não sejam exibidos, pode se acessar uma máquina específica com o comando smb://nome_da_máquina, veja: III) Caso não se consiga acessar compartilhamentos com os procedimentos I ou II, verifique se o firewall está ativo, caso esteja ativo desative o, e tente novamente. O firewall iptables por padrão não permite compartilhamentos via samba.