1 PLANO DE AÇÃO ANO 2015 I Identificação da Entidade: Nome da Entidade: Grupo Cultural AfroReggae - GCAR Endereço da Entidade: Rua Santo Antônio, nº 11 Bairro: Vigário Geral CEP: 21.010-400 Telefone: 21 30957200 Email:Luciano.marques@afroreggae.org CNPJ: 73.322.240/0001-86 Data da Fundação: 20/07/1993 Técnica Responsável: Mariana Uchôa Circo Social Capacidade de Atendimento: 50 pessoas. Equipe: Coordenador, instrutores e monitores de Circo. O Circo Social articula as dimensões simbólicas, social e educativa das artes circenses, com uma proposta político-pedagógica aberta, baseada na categoria do diálogo na educação. As atividades estimulam o desenvolvimento das inteligências Múltiplas (Howard Gardne), cujo alcance é proporcionado por situações de aprendizagem que integra os fazeres educativo e artístico. Os processos envolvem os participantes em todas as fases, por meio de pesquisas, planejamentos e avaliações, praticando a habilidade de construir conhecimentos e valorizando a importância do trabalho coletivo.
2 Além das aulas que desenvolvem as práticas circenses de Acrobacia de Solo; Acrobacia Aérea; Malabarismo e Equilíbrio, que trabalham a consciência corporal, capacidade de deslocamento e de manipulação de objetos. Os alunos também são estimulados a participarem de mostras e exibições públicas que abordam campos como: possibilidades vs. limitações; capacidade de administrar suas emoções; comunicação interpessoal; percepção física e corporal. Editora AfroReggae Público Alvo: crianças, adolescentes, jovens. Capacidade de Atendimento: as publicações possuem alcance variado. Equipe: Coordenador Editorial, redatores e assistentes. A Editora AfroReggae tem como principio norteador o compartilhamento de conhecimento. Para fomentar a reflexão, contribuir com o debate a cerca de variados temas do cotidiano, lançamos diferentes publicações que acompanham a problemática da contemporaneidade. Coleção Conversas: a Coleção Conversas, nasce com o desejo de facilitar diálogos que muitas vezes podem parecer impossíveis. Conversar é entrar em mundos diferentes, conhecer novas opiniões e ceder nas suas próprias. Coleção Presta Atenção: A Coleção Presta Atenção é uma cartilha publicada mensalmente sobre temas do cotidiano dos brasileiros. De forma clara e lúdica, queremos chamar a atenção para que simples atitudes possam solucionar problemas que parecem impossíveis Todas as publicações/edições são divulgadas no site do AfroReggae, nas mídias sociais e enviadas para escolas e equipamentos socioassistenciais do Rio de Janeiro (RJ). Oficinas Culturais Capacidade de Atendimento: 650 pessoas. Equipe: Instrutor, monitor, agente de projeto e coordenador de núcleo. Não acreditamos que favela e arte andem separadas. Pelo contrário, elas caminham juntas. Onde os outros enxergam ausência, vemos potencial. E o projeto permite que esta forma de ver o
3 mundo seja multiplicada ao garantir que centenas de jovens despertem através da arte, cultura e educação. O objetivo é promover trocas de experiências sobre arte, cultura e liderança, garantindo o direito essencial de experimentação da arte pelo público. As oficinas socioculturais são espaços de lazer, entretenimento e vivência. São oferecidas oficinas de música, teatro, dança, circo e grafite nos Núcleos Comunitários de Cultura. As oficinas são gratuitas e abertas a toda a comunidade. Articulação, Capacitação e Multiplicação em todos esses processos estão imbuídos da palavra ação e acontecem mediante ao envolvimento dos alunos em todas as etapas, seja na divulgação das atividades (articulação), seja na construção conjunta das aulas (capacitação) e no trabalho de monitoria, e apresentação dos resultados das oficinas (multiplicação). Juventude e Dados Capacidade de Atendimento: ilimitado. Equipe: Coordenador Editorial, Redatores, Assistentes e pesquisadores. O site Juventude e Dados agrega informações diversas sobre a questão do jovem no Brasil, mediando informações estratégicas para trabalhadores e pesquisadores. O site vai se consolidando como uma referência importante para pesquisas sobre educação, saúde, violência e direitos sociais dos jovens. O espaço, está sendo reformulado e em 2015, ganhará ampla divulgação nas mídias sociais. Vídeos Educativos Capacidade de Atendimento: ilimitado. Equipe: Coordenador, Roteiristas, Assistentes e pesquisadores.
4 Depois de 21 anos de trabalho, o AfroReggae através de sua produtora de vídeos, decidiu criar vídeos capazes de despertar consciência crítica e fazer a diferença. Vídeos voltados para a área educativa, cultural e comunitária. III Acompanhamento Escolar e Familiar: O acompanhamento escolar é realizado através de parceria com as escolas do entorno dos núcleos comunitários de cultura e periodicamente solicitamos a declaração escolar de cada atendido. O acompanhamento familiar é realizado através de visitas domiciliares, atendimento psicossocial e encaminhamento das demandas recebidas. IV - Endereço de Execução do(s) serviço(s), programa(s), projeto(s) ou benefícios socioassistenciais; Sede Rua da Lapa, n 180 - Cobertura Centro Rio de Janeiro (RJ) - Brasil - CEP: 20.021-180. Núcleos Comunitários e de Cultura Arena de Circo Benjamim de Oliveira Rua Alberto de Campos - nº 12 - Ipanema (Cantagalo) Rio de Janeiro (RJ) - Brasil - CEP: 22411-030. Centro Cultural Waly Salomão (CCWS) Rua Santo Antônio, nº 11 - Vigário Geral Rio de Janeiro (RJ) Brasil - CEP: 21010-400.
5 Centro de Inteligência Coletiva Lorenzo Zanetti Rua Democracia, nº 17 - Parada de Lucas Rio de Janeiro (RJ) - Brasil - CEP: 21010-720. Núcleo Comunitário do Caju Rua Carlos Seidl, 1.281 Caju Rio de Janeiro (RJ) - Brasil - CEP: 20931-002. Rio de Janeiro, 29 de abril de 2015. Grupo Cultural AfroReggae - GCAR