UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA HISTÓRIA E CONCEITOS SOBRE A GINÁSTICA Prof. Drd. Daniel Bocchini
HISTÓRIA DA GINÁSTICA Compreender a ginástica nos dias atuais é uma tarefa muito difícil, sem não nos atermos a história. Sua definição sempre foi marcado pelos contextos que vão desde a expressão do corpo como arte até a busca de autosuperação.
HISTÓRIA DA GINÁSTICA A palavra pertence ao gênero feminino, porém ficou caracterizada pelos elementos ligados ao sexo masculino, como força, agilidade, virilidade e energia. (Machado, 1977)
HISTÓRIA DA GINÁSTICA A Ginástica entendida como a prática do exercício físico, vem da Pré-história afirma-se na Antigüidade, estaciona na Idade Média, fundamenta-se na Idade Moderna e sistematiza-se nos primórdios da Idade Contemporânea. Ramos (1982)
GINÁSTICA NA PRÉ-HISTÓRIA A história da ginástica acompanha e se transforma com a evolução da humanidade. Na pré-história a atividade física tinha papel relevante para a sobrevivência: atacar e defender era necessidade vital.
GINÁSTICA NA ANTIGUIDADE Os exercícios aparecem nas várias formas de luta, remo, natação, jogos, exercícios utilitários, rituais religiosos. Na Grécia nasceu o ideal de beleza humana. Atenas a prática do exercício físico era valorizada como educação corporal. Em Esparta como preparação para a guerra. O exercício físico em Roma tinha como objetivo a preparação militar, para a guerra e também para o espetáculo. Souza (2003)
GINÁSTICA NA IDADE MÉDIA VAI DO SÉC. V AO SÉC. XV Apesar de combatida pela igreja cristã as manifestações corporais eram muito praticadas. Durante as Cruzadas foi exigido que os cavaleiros possuíssem um preparo militar para o adestramento físico, prática de esgrima, equitação, arco e flexa, luta e corrida.
GINÁSTICA NA MODERNIDADE Durante a Idade Moderna, estudiosos e pedagogos contribuíram para a evolução do conhecimento na Educação Física. A atual Ginástica data do início do século XIX, quando surgiram as grandes escolas: Inglesa, Alemã, Sueca e Francesa. Langlade e Langlade (1970) A partir de 1800 com o surgimento dessas escolas a ginástica tem uma conotação de exercício físico.
GINÁSTICA NA MODERNIDADE Durante a Idade Moderna, estudiosos e pedagogos contribuíram para a evolução do conhecimento na Educação Física. A preocupação com a educação é aliado com a educação moral e intelectual A atual Ginástica data do início do século XIX, quando surgiram as grandes escolas: Inglesa, Alemã, Sueca e Francesa. Langlade e Langlade (1970) A partir de 1800 com o surgimento dessas escolas a ginástica tem uma conotação de exercício físico.
GINÁSTICA NA MODERNIDADE Esses movimentos ginásticos europeus possibilitaram uma nova maneira de ver a ginástica. Embora possuam suas especificidades, são constituídos por objetivos comuns: Regenerar a raça (devido ao grande número de morte e doenças) Promover a saúde Desenvolver a coragem, força, energia (para servir a pátria e a indústria) Desenvolver a moral
MOVIMENTOS GINÁSTICOS EUROPEUS ESCOLA CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS REPRESENTANTES ALEMÃ Corridas, saltos, arremessos e lutas BASEDOW (1723-1790) Exercícios ginásticos, trabalhos manuais e jogos sociais - Ginástica natural; Movimentos Rítmicos Jogos e Exercícios Utilização de Aparelhos Guths Muths (1759-1839) Friedrich Jahn (1778-1852) Exercícios militares com fins Adolph Spiess (1810-1858) pedagógicos integrados ao currículo escolar: eficiência corporal FRANCESA Exercícios militares Francisco Amoros (1770 1848) Exercícios físicos de caráter médico-higienista Georges Demeny (1850-1917) e Etiene j. Marey (1830-1904)
MOVIMENTOS GINÁSTICOS EUROPEUS ESCOLA CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS REPRESENTANTES SUECA INGLESA Ginástica e Literartura; Objetivos interdependentes: médico, militar, pedagógico e estético; Utilização de aparelhos: banco sueco e espaldar Jogos e esportes Per Henrik Ling (1776-1839) DINAMARQUESA Exercícios militares; Este país foi o primeiro a considerar a Educação Física como matéria escolar Franz Nachtegall (1777-1847)
Revolução Industrial A partir desta época, a Ginástica passou a desempenhar importantes funções na sociedade industrial, apresentando-se como capaz de corrigir vícios posturais oriundos das atitudes adotadas no trabalho, demonstrando assim, as suas vinculações com a medicina e, desse modo, conquistando status. Aspectos fisiológicos voltados para o Trabalhador industrial (hs de trabalho/dia) Soares (1994)
GINÁSTICA NA CONTEMPORÂNEIDADE É nesse período que surgem as primeiras sistematizações do exercício físico/ginástica. Além de objetivar a competição e o lazer, nos últimos anos eclodiu uma nova proposta de ginástica, essa pautada na indústria do músculo (Estética e halterofilismo)
GINÁSTICA NA CONTEMPORÂNEIDADE CONCEITO: A palavra Ginástica vem do grego Gymnastiké e significa a Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade. O conjunto de exercícios corporais sistematizados, para este fim, realizados no solo ou com auxílio de aparelhos e aplicados com objetivos educativos, competitivos, terapêuticos, etc. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (2009)
Entendemos por Ginástica a prática de uma ou várias habilidades com o objetivo de adquirir melhor eficiência motora e de resultados numa determinada performance, levando à capacitação. Gallardo (2008)
CAMPOS DE ATUAÇÃO DA GINÁSTICA Campo de atuação da ginástica Modalidade Ginástica de condicionamento Ginástica terapêutica Ginástica alternativa Ginástica competitiva Ginástica demonstrativa Musculação, hidroginástica, GAP, abdominais, ginástica aeróbica. Prevenção e tratamento de doenças (cardíacos e asmáticos) Visa a percepção corporal (RPG, eutonia, biotonia, bioenergética) Artística, rítmica, aeróbica, trampolim, acrobático. Ginástica para todos (ginástica geral) Ginástica laboral Em ambiente de trabalho, com intenção de profilaxia.
Souza (2003)