NA CIRANDA DA EDUCAÇÃO POPULAR
O QUE É A RECID É uma articulação de diversos atores sociais, entidades, movimentos populares e Governo Federal que assumem solidariamente i amissão de realizar um processo sistemático de sensibilização, mobilização e educação popular, através do diálogo e da participação ativa na promoção dos direitos humanos e superação da miséria, afirmando e propondo um projeto popular, democrático e soberano de nação.
CONTEXTO ATUAL A Recid está presente nos 26 estados da Federação e no DF. Tem 186 educadores/as contratados/as e cerca de 600 voluntários/as. Juntos planejam, executam e avaliam os processos educativos em articulação com os movimentos e organizações populares e sociais que compõem a Recid em todo Brasil. Macrorregião Qtde. organizações articuladas Norte 171 Nordeste 200 Centro-oeste 119 Sudeste 112 Sul 70 Total 672 Fonte: Sistematização 2007 a 2010 - Recid (2011)
DINÂMICA ORGANIZATIVA DA RECID A Recid é uma experiência nova na história da educação popular brasileira, na medida em que o Governo Federal constitui uma equipe de assessores/as, conhecida como Talher Nacional que, democrática e colegiadamente coordena e acompanha, com a sociedade civil, a realização das ações educativas desenvolvidas para promoção e vivência dos direitos humanos e do exercício da cidadania.
DINÂMICA ORGANIZATIVA DA RECID Dentro dos princípios de horizontalidade, diálogo e respeito às experiências e conhecimentos populares que caracterizam a Educação Popular Crítico- freireana, a Recid está organizada e desenvolve seus processos pedagógicos a partir de uma dinâmica que flui da base dos movimentos, organizações populares e municípios i onde ocorrem suas ações educativas. Estes processos são sistematizados nos coletivos estaduais e macrorregionais e, finalmente, são encaminhados na sua instância deliberativa maior o Encontro Nacional.
PLANEJAMENTO 2011: - DESDOBRAMENTOS - Oficinas de base realizadas em 2011 As oficinas de formação configuram a ação da Recid que é desenvolvida diretamente junto aos grupos de base. Região Número de municípios Oficinas locais realizadas Na região Alcançados pela Recid Qtde. Participantes Norte 449 121 510 12.103 Nordeste 1.575 217 724 16.435 C-Oeste 491 99 320 8.666 Sudeste 1.747 93 398 7.852 Sul 1.191 71 296 7.357 Total 5.453 601 2.248248 52.413 Fonte: Camp e IPF (2011)
DINÂMICA ORGANIZATIVA DA RECID DF e Entorno A Recid DF E é composta por 5 educadores(as) contratados t (as) com trajetória tó e experiência i emeducação popular e educadores(as) voluntários(as) que promovem mobilização e formação junto aos movimentos sociais, coletivos, associações de moradores, etc. As ações da Recid DF E são realizadas nas principais RA do DF como: Santa Maria, São Sebastião, Paranoá, Estrutural, Samambaia, Ceilândia, Itapoã e em municípios do Entorno Norte( Valparaíso, Luziania, C. Ocidental), e na cidade de Águas Lindas de Goiás.
PLANEJAMENTO 2011: DESDOBRAMENTOS Dentro da grande área temática EDUCAÇÃO POPULAR PARA CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS, as principais CATEGORIAS TEMÁTICAS nas oficinas e encontros são: Cidadania e Direitos Humanos Economia solidária Relações de Gênero Estado e Sociedade Metodologia e planejamento Comunicação Segurança Alimentar e Nutricional Políticas Públicas Crianças e Adolescentes Gestão e organicidade Organização popular Rural/Urbano - Povos Tradicionais Juventude Sustentabilidade e meio ambiente
AVANÇOS E EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS A Escola de Educação Popular é um resultado concreto da experiência de formação vivenciada no Distrito Federal e Entorno. Começou a ser desenhada na ciranda de educação popular realizada em Canoas (RS), em janeiro de 2010, pelos educadores que participaram desse encontro, depois de muito acúmulo e anseio em multiplicar a experiência aqui no Distrito Federal e Entorno, os educadores e educadoras da Rede de Educação Cidadã do Distrito Federal e Entorno mobilizaram a realização dessa escola, e articularam com vários movimentos que trabalham a com educação popular do DF e no Entorno.
AVANÇOS E EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS Em março, dias 09,10e11,, foi realizado o primeiro modulo deste ano de 2012, Nas cirandas da Vida ruma a transformação, em que estiveram presentes 41 educadores e educadoras das diversas regiões administrativas do DF e Entorno, na oportunidade foi realizado aprofundamento teórico a cerca do tema: Educação Popular Conceitos e Princípios Metodológicos bem como planejamento da EEP de 2012. Realização de Concurso de Redação em Escolas de Ensino Médio com o tema Criminalização da pobreza e extermínio da juventude, de 10 deabril bila 15 demaio, nos municípios: i Águas Lindas/GO, Formosa/GO, Planaltina de Goiás/GO, Novo Gama/GO, Valparaíso/GO, Santo Antônio do Descoberto/GO, Luziânia/GO e nas cidades do DF, Ceilândia/DF, Santa Maria/DF, São Sebastião/DF, Samambaia/DF. O Seminário interestadual dia 26/05/2012 das 8hs as 19hs, câmara Municipal de Luziânia, Praça Nirson Carneiro Lobo nº 34, Centro.
GRUPOS SOCIAIS ATINGIDOS: - Famílias em condições de vulnerabilidade social; - Beneficiários do Programa Bolsa-Família; - Quilombolas, afro-descendentes e indígenas; - Coletores de material reciclável, membros de assentamentos e acampamentos; -Grupos de mulheres, crianças e jovens; - Migrantes, desempregados, moradores da periferia; - População Urbana e sem-teto. t
REDE DE EDUCAÇÃO CIDADÃ Contato: Rede de Educação Cidadã DF E SDS - Ed. Miguel Badya Bloco L Sala 113 Brasília DF. Tel.: 3458-1195. Site da rede: www.recid.org.br Contato: 61 3411 3890 E-mail: talher.nacional@planalto.gov.br. l@ l lt É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática. (Paulo Freire)