Professor: Leonardo Leódido
Sumário Conceitos Classificação Tipos
Conceitos Função: Elementos de vedação são peças que impedem a saída de fluido de um ambiente fechado. Evitar poluição do ambiente. Geralmente, localizam-se entre duas peças fixas ou em duas peças em movimento relativo. As peças móveis podem ser classificados em: Girantes Deslizantes
Conceitos Função: Elementos de vedação são peças que impedem a saída de fluido de um ambiente fechado. Evitar poluição do ambiente. Geralmente, localizam-se entre duas peças fixas ou em duas peças em movimento relativo. As peças móveis podem ser classificados em: Girantes Deslizantes No dia-a-dia
Conceitos Considerações específicas de trabalho e montagem: temperatura - no caso de se trabalhar em ambiente com temperatura muito elevada, a vedação torna-se mais difícil; acabamento das peças - uma boa vedação requer bom acabamento das superfícies a serem vedadas; pressão - quanto mais elevada for a pressão do fluido, tanto maior será a possibilidade de escapamento, ou seja, a vedação torna-se mais difícil; estado físico - os fluidos líquidos são mais fáceis de serem vedados do que os fluidos em estado gasoso.
Classificação Junções Fixas Junções Móveis
Junções Fixas Direta Elementos Intermediários
Junções Fixas Direta Ogiva: para baixas pressões - a vedação se efetua em uma superfície tronco-cônica com esfera.
Junções Fixas Direta Em faca: para médias pressões efetuada mediante a aproximação de uma coroa circular a um plano.
Junções Fixas Direta Cônica: para altas pressões é o melhor tipo de vedação e se efetua entre duas superfícies cônicas que têm geratrizes coincidentes.
Junções Fixas por Elementos Intermediários Guarnições: são peças flexíveis colocadas entre duas superfícies rígidas, geralmente planas. As guarnições podem ser feitas de borracha, cobre, cortiça ou amianto, e podem ter formatos variados. É mais fácil de montar que as junções diretas, uma vez que a guarnição se molda as peças devido a pressão. As guarnições para junções fixas de forma toroidal são chamadas anéis toroidais. Têm secção circular. Também são conhecidas como anéis O Ring (OR).
Junções Fixas por Elementos Intermediários Exemplos de Guarnição Plana
Junções Fixas por Elementos Intermediários O Ring Podem ser colocadas em cavidades de secção retangular, triangular ou quadrada.
Junções Fixas por Elementos Intermediários O Ring Podem ser colocadas em cavidades de secção retangular, triangular ou quadrada. As dimensões dessas cavidades dependem do diâmetro da secção da guarnição. Tabelas
Junções Fixas por Elementos Intermediários O Ring Podem ser colocadas em cavidades de secção retangular, triangular ou quadrada. As dimensões dessas cavidades dependem do diâmetro da secção da guarnição.
Junções Móveis Direta Elementos Intermediários
Junções Móveis Direta São de alto custo. São sensíveis às mudanças de temperatura e não funcionam com fluidos de alta viscosidade devido à interferência no deslocamento das peças. Pequenas perdas de energia por atrito
Junções Móveis por Elementos Intermediários A vedação com elementos intermediários ou guarnições pode ser dos seguintes tipos: em câmara de estopa, de contato circular, de contato plano frontal, sem contato, ou com movimentos alternados.
Junções Móveis por Elementos Intermediários Câmara de Estopa: Gaxetas (estopas trançadas) Seção quadrada ou trapezoidal Devem ser flexíveis de modo que, com uma leve pressão, elas e amoldem ao eixo e à caixa de guarnição. Entre o eixo e a guarnição sempre ocorre atrito. Mas o atrito será reduzido se for usada uma guarnição adequada e lubrificada corretamente.
Junções Móveis por Elementos Intermediários Câmara de Estopa: Gaxetas
Junções Móveis por Elementos Intermediários Contato Circular
Junções Móveis por Elementos Intermediários Contato Circular Anéis de Vedação Esses anéis são empregados em elementos de máquina em movimento, Servem para proteger os mancais contra sujeira decorrente do uso. Um dos mais usados é o anel de feltro de seção trapezoidal.
Junções Móveis por Elementos Intermediários Contato Circular Anéis de Vedação Esses anéis são empregados em elementos de máquina em movimento, Servem para proteger os mancais contra sujeira decorrente do uso. Um dos mais usados é o anel de feltro de seção trapezoidal. São colocados entre eixos e cárters (ou coberturas) a fim de conter o lubrificante e impedir a penetração de pó ou outras impurezas.
Junções Móveis por Elementos Intermediários Contato Circular Anéis de Vedação
Anéis Torodais O Ring (OR)
Anéis Torodais O Ring (OR) H Ring (HR)
Anéis Torodais O Ring (OR) H Ring (HR) Sustentação (BK)
Anéis Torodais O Ring (OR) H Ring (HR) Sustentação (BK) Ring-flon
Anéis Torodais O Ring (OR) H Ring (HR) Sustentação (BK) Ring-flon Anéis de vedação mecânica
O Ring (OR) O funcionamento dessas guarnições se baseia na deformação que elas sofrem após a montagem em uma sede, com dimensão inferior à da guarnição. A deformação do anel cria uma ação de vedação, mesmo se o fluido não estiver sob pressão. Os fabricantes dos anéis OR dispõem de tabelas com todas as dimensões dos anéis e suas sedes de alojamento. Informam os detalhes para execução das concordâncias das sedes e as tolerâncias respectivas.
O Ring (OR) Exemplo: Vedação de Válvula
O Ring (OR) Exemplo: Roscas externas métricas ISO
H Ring (HR) São semelhantes aos anéis OR, com exceção da forma da seção, que se parece com um H. A principal vantagem dos anéis HR consiste no fato de que a forma de seção impede seu dobramento, garantindo, portanto, a vedação mesmo em condições fora do comum.
Anéis de Sustentação (BK) Evitar a extrusão dos anéis OR, provocada pela pressão. Os anéis de sustentação BK são arruelas de resina sintética lubriflon, aplicadas bem próximas das guarnições No caso de pressão agindo de um só lado do anel O Ring, é suficiente um anel de sustentação BK (ilustração a seguir, à esquerda), ao passo que se o OR está sujeito, alternadamente, a pressões de ambos os lados, será necessário usar dois anéis BK.
Anéis de Sustentação (BK)
Anéis Ring-flon Funcionam unidos com os anéis OR, e servem para os casos de movimentos alternados. São constituídos de anéis de seção em forma de C. São fabricados em lubriflon e usados tanto interna como externamente. Seu emprego é especialmente indicado para obtenção de uma redução do atrito entre elementos em movimento axial (cilindros, pistões, hastes de válvulas etc).
Anéis Ring-flon
Anéis de vedação mecânica São utilizados em elementos cilíndricos giratórios para a vedação de fluidos lubrificantes, óleos de transmissão e óleos emulsionáveis para corte dos metais. Normalmente, são constituídos de um corpo de borracha sintética, em armadura metálica e mola de compressão para perfeita vedação. O anel deve ser posicionado de maneira correta e precisam de lubrificação adequada.
Anéis de vedação mecânica
Anéis de vedação mecânica ANGUS
Anéis de vedação mecânica Ex. Distanciador com furo e engraxadeira.
Anéis de vedação mecânica Aplicação do anel de vedação para coxinetes a roletes.
Anéis de vedação mecânica Anel de vedação com arruela de apoio que permite suportar pressões de 7 a 10 kgf/cm2.
Anéis de vedação mecânica Aplicações