Expressionismo
Arte Pós-Impressionismo A cada movimento de arte, podemos notar transformações estéticas que demonstram a necessidade de o homem expressar a sua visão de mundo em épocas diferentes. Durante vários séculos, os artistas se preocuparam em retratar com a maior fidelidade possível as formas da realidade, assim como nossos olhos vêem:
fosse realizando um retrato, Retrato de Joseph Baretti, 1774. Joshua Reynolds.
criando um ilusão de profundidade, As Colheteiras, 1857. Jean-François Millet.
de movimento, Fantasia Árabe, 1833. Eugene Delacroix.
reproduzindo cores exatamente como na natureza... As Montanhas Gigantes, 1835. Caspar David Friedrich.
Arte Moderna Expressionismo A partir da descoberta da fotografia, a arte perdeu o compromisso de retratar fielmente a realidade. Os artistas passaram a expressar suas emoções e suas verdades internas, frente aos acontecimentos sociais. Surgiu, no final do século XIX, o movimento de arte denominado Expressionismo.
O Expressionismo foi uma corrente artística concentrada especialmente na Alemanha, entre os anos de 1905 e 1930, em um momento em que o país atravessava um período de guerra. Esses artistas tentaram transmitir a sua arte, utilizando uma forma psicológica por meio da qual pudessem expressar seus sentimentos mais íntimos em relação ao mundo exterior. É uma pintura pessoal e intensamente apaixonada.
O principal precursor desse movimento foi o pintor holandês Vincent van Gogh que, com um estilo único, já manifestava, através de sua arte, os primeiros sinais do Expressionismo. Vincent acreditava muito no significado emocional das cores: Tentei expressar por meio do vermelho e do verde as terríveis paixões da humanidade. Há, em toda parte, choque e contraste dos vermelhos e verdes mais díspares nas figuras dos desordeiros adormecidos; na sala vazia, lúgubre, violeta e azul.
Olha... Chega de intelectualizar as coisas. Onde fica o sentimento, a emoção.que pintura realista que nada; eu quero é manchar uma tela, usar imagens distorcidas pra vê se me liberto dessas angústias. Poxa! Vocês só tratam de temas patéticos, trágicos e sombrios. Sei não hein!! Mó depressivo...
No Expressionismo o artista utiliza a tela como um meio de comunicação para manifestar suas emoções. As cores utilizadas são fortes, chegando a ser irreais. As pinceladas eram rápidas, demonstrando enorme vitalidade.
Seu marco ocorreu na Alemanha, onde atingiu vários pintores num momento em que o país atravessava um período de guerra. As obras de arte expressionistas mostram o estado psicológico e as denúncias sociais de uma sociedade que se considerava doente e na carência de um mundo melhor. Principais artistas e obras
O maior pintor norueguês e mais importante inspirador do movimento expressionista alemão foi Edvard Munch ( 1863-1944 ). Munch foi sempre um marginal, pensativo e melancólico, que chamava seus quadros de "filhos " ( "não tenho mais ninguém, dizia"). Sua neurose tem origem numa infância traumática: a mãe e a irmã mais velha morreram de tuberculose quando era pequeno e ele foi criado pelo pai, que era um fanático religioso. Internado por depressão num sanatório, Munch descobriu que seus problemas psicológicos eram catalisadores de sua arte. Edvard Munch 1863-1944 "Eu não dispensaria minha doença, pois há muito em minha arte que devo a isso".
Características Munch se especializou em pintar emoções extremas como ciúme, desejo sexual e solidão. Foi um dos primeiros artistas do século XX que conseguiu conceder às cores um valor simbólico e subjetivo, longe das representações realistas.
Obras MADONA EDVARD MUNCH1894/5. óleo sobre tela. 91 cmx71 cm. Nasjonalgalleriet, Oslo O GRITO ( 1893 ) EDVARD MUNCH
Depois da morte do pai, Schiele iniciou seus estudos na Academia de Viena, apesar da oposição da mãe, que pretendia que o filho seguisse os passos do pai na estrada de ferro. Seus quadros foram realmente confiscados e ele foi parar na cadeia várias vezes devido à obscenidade de suas representações.no entanto, seu sucesso foi estrondoso. No início de 1913, foi aceito na prestigiosa liga de Artistas da Áustria, cujo presidente era exatamente Klimt, o seu mestre EGON SCHIELE 1890-1918 inspirador. Suas obras começaram a percorrer as salas mais famosas da Europa, e ele era considerado o sucessor do mestre, apesar das diferenças conceituais. Suas obras mais importantes estão nos museus de Viena e da Suíça e em importantes coleções particulares. Erótico? É, acho que sim!!
Características Suas obras apresentam seres humanos transfigurados pelo desespero e pela morte, amantes nus revirados em amontoados de lençóis brancos, mulheres desfiguradas e auto-retratos provocantes Além de seus nus e auto-retratos, Schiele fez uma série de paisagens e quadros de residências burguesas, nos quais exibe um estilo cuidadoso e elegante, de traços bordados, com fortes contrastes entre ocres e cores primárias.
Obras
.Precursor do Expressionismo: Vincent van Gogh (1853-1890) - buscou recriar a beleza dos seres humanos e da natureza através da cor, que para ele era o elemento fundamental da pintura. Foi uma pessoa solitária. Interessouse pelo trabalho de Gauguin, artista por ele admirado, por sua maneira de simplificar as formas dos seres, reduzir os efeitos de luz e usar zonas de cores bem definidas. Em 1888, deixou Paris e foi para Arles, cidade do sul da França, onde passou a pintar ao ar livre.
20
Os Comedores de Batatas, 1885. Vincent van Gogh.
O Quarto em Arles, 1888. Vincent van Gogh.
O sol intenso da região mediterrânea interferiu em sua pintura, e ele libertou-se completamente de qualquer naturalismo no emprego das cores, declarando-se um colorista arbitrário. Apaixonou-se então pelas cores intensas e puras, sem nenhuma matização, pois elas tinham para ele a função de representar emoções.
12 Girassóis, 1888. Vincent van Gogh.
Girassóis, 1888. Vincent van Gogh.
Café Noturno, 1888. Vincent van Gogh.
Campo de Milho e Ciprestes, 1889. Vincent van Gogh.
Entretanto ele passou por várias crises nervosas e, depois de internações e tratamentos médicos, dirigiu-se, em maio de 1890, para Anvers, uma cidade tranqüila ao norte da França. Nessa época, em três meses apenas, pintou cerca de oitenta telas com cores fortes e retorcidas. Em julho do mesmo ano, ele suicidou-se, deixando uma obra plástica composta por 879 pinturas, 1756 desenhos e dez gravuras. Enquanto viveu não foi reconhecido pelo público nem pelo críticos, que não souberam ver em sua obra os primeiros passos em direção à arte moderna, nem compreender o esforço para libertar a beleza dos seres por meio de uma explosão de cores.
Noite Estrelada, 1889. Vincent van Gogh.
Auto-retrato, 1890. Vincent van Gogh.
Auto-retrato sem Orelha,1890. Vincent van Gogh.
Campo de Trigo com Corvos, 1890. Vincent van Gogh.
MODELOS A SEREM FEITOS 33
MODELOS A SEREM FEITOS 34
MODELOS A SEREM FEITOS 35