Período: 1840 1889 Golpe da Maioridade deu início ao Segundo Reinado
CONSOLIDAÇÃO DO ESTADO As Eleições do Cacete Disputa eleitoral entre: Partido Conservador e Partido Liberal Nessas eleições aconteceram muita violência física, compra de voto, troca de urnas, manipulação de resultados A coisa foi tão escandalosa que as eleições foram anuladas e os Conservadores assumiram o poder.
CONSOLIDAÇÃO DO ESTADO A Pacificação do Maranhão Pôs fim a Balaiada foram reprimidos pelo Duque de Caxias em 1841
CONSOLIDAÇÃO DO ESTADO A Pacificação do Rio Grande do Sul Foi concedido vários privilégios aos farroupilhas (atendida algumas das exigências) Tais exigências foram atendidas pois a Revolta Farroupilha foi a única feita exclusivamente pela Elite local.
CONSOLIDAÇÃO DO ESTADO A Revolta Liberal de 1842 Com a anulação das Eleições do Cacete houve uma revolta dos liberais em São Paulo e Minas. Os Líderes foram presos, mas anistiados para resguardar a coesão da elite.
POLÍTICA INTERNA Liberais luzias Conservadores saquaremas Ambos defendiam os mesmos princípios A divergência entre eles resumia-se na disputa pelos cargos e Conservadores política centralizada / Liberais política descentralizada.
POLÍTICA INTERNA PARLAMENTARISMO ÀS AVESSAS O Parlamentarismo é o sistema onde apesar da existência de um Rei ou presidente, quem administra o país é um Primeiro Ministro. O Parlamentarismo brasileiro foi inspirado no Parlamentarismo Inglês;
POLÍTICA INTERNA PARLAMENTARISMO INGLÊS
POLÍTICA INTERNA MINISTÉRIO DA CONCILIAÇÃO Procura minimizar as tensões (brigas) entre os Partidos Conservador e Liberal, fazendo um revezamento do poder. Desta forma, também minimizava a crescente influência dos setores urbanos no cenário político.
POLÍTICA INTERNA REVOLUÇÃO PRAIEIRA - 1848 Foi a última revolta liberal do Segundo Reinado Revolução feita pelos liberais radicais de Pernambuco ligados ao Partido da Praia Questionavam os grandes latifundiários (donos dos engenhos da região) e o comerciantes portugueses que manipulavam o comércio na região. A Revolta foi contida pelo governo federal muito rapidamente.
O Café e suas transformações Vai um cafezinho aí?
O Café e suas transformações Origem: Kaffa Etiópia Chegou ao Brasil em 1727 Final do séc. XVIII passou a ser cultivado próximo do Rio de Janeiro Baixada Fluminense e Vale do Paraíba. Dessa região, passou a expandir para o interior.
O Brasil se tornou o principal produtor mundial de café, quando a ilha de Java e o Haiti passaram por problemas e deixaram de exportar o produto. A Economia cafeeira não mudou os parâmetros da economia colonial, ou seja, permaneceu fundamentada nas quatro bases: Latifúndio, monocultura, escravocrata e exportador
No lugar dos Senhores de Engenho, surgem agora os grandes BARÕES DO CAFÉ Com a decadência do café no Vale do Paraíba a região Oeste (Campinas, Ribeirão Preto, e Itu) passarão a ser os maiores produtores do país. Posteriormente o café expande suas fronteiras para outras regiões de São Paulo, Minas Gerais e Paraná
Transformações à sombra do Café Mão de obra escrava foi sendo substituída por imigrantes europeus assalariados; Novas tecnologias foram introduzidas no Brasil;
Fim do Tráfico Negreiro
Fim do Tráfico Negreiro Desde o início do Sec. XIX, a Inglaterra vinha fazendo pressão para que o trafico de escravos e consequentemente a abolição dos mesmos ocorressem no Brasil; Essa pressão aumentou em 1845 Lei Bill Aberdeen direito dos ingleses de aprisionar navios negreiros no Atlântico.
Fim do Tráfico Negreiro Em 1850, o Império brasileiro assina a Lei Euzébio de Queirós, abolindo o Tráfico Internacional de Escravos.
Indústria e Transporte A produção de café no Brasil proporcionou o aparecimento de muitas Indústrias e a melhoria no sistema de transporte. O surto industrial foi favorecido pela TARIFA ALVES BRANCO elevou as taxas de importação para 30% até 60%. (proteção dos produtos internos)
Indústria e Transporte Um dos maiores investidores, e que se tornou um grande industrial no séc. XIX no Brasil foi: Irineu Evangelista de Souza, o BARÃO DE MAUÁ. Contudo o surto industrial, pela estrutura da economia brasileira, não suportou por muito tempo.
Monopólio da Terra Lei de Terras (1850) Lei que regulamenta a posse de terras no Brasil. A partir daquele momento as terras deveriam ser adquiridas (compradas) do governo ou de terceiros. Foi criado para: não permitir que os imigrantes tomassem posse de terra e fossem trabalhar para os Grandes fazendeiros. os escravos libertos também ingressassem no mercado de trabalho.
Monopólio da Terra A lei de Terras criou um problema que até os dias atuais temos: A questão agrária no Brasil.