Características gerais Organismos eucariontes, unicelulares ou pluricelulares; Podem ser de vida livre ou não; Podem ser encontrados nos mais variados ambientes, preferencialmente em lugares úmidos;
Característica exclusivas Estrutura corporal: Micélio vegetativo e Micélio reprodutivo Corpo de frutificação Micélio: rede de hifas Hifas: células
Alimentação São exclusivamente heterotróficos por absorção, para se alimentarem secretam enzimas digestivas sobre o substrato.
Podem manter três tipos de relacionamento: 1) saprófitos quando fazem decomposição de organismos ou tecidos mortos; 2) parasitas quando alimentam-se de tecidos ainda vivos; 3) mutualistas quando vivem associados com outros seres.
Importância Excelentes fermentadores: Saccharomyces cerevisiae (Levedo da cerveja ou fermento utilizado na panificação). Desempenham importante papel Ecológico (Decompositores, destruindo cadáveres e restos de plantas e animais).
Fungos e a produção de alimentos O Agaricus campestris muito utilizado na alimentação humana por ser rica fonte de proteínas,vitaminas e sais minerais (baixo teor de lipídios). Outros cogumelos também são utilizados na culinária como: Morchela e shiitake.
Fungos produzindo antibióticos O fungo Penicillium notatum produtor da penicilina (Antibiótico). Descobridor: Alexander Fleming (Prêmio Nobel de Medicina em 1945).
Fungos que causam doenças Nos vegetais: ferrugem do café e a vassoura de bruxa. No ser humano: pé de atleta ou frieira e candidiase.
Fungos venenosos Os cogumelos brancos da espécie Amanita plalloides pode matar uma pessoa.
Os cogumelos como Amanita muscaria, produzem efeitos semelhantes ao LSD,que causa sérios danos ao sistema nervoso.
Assexuada : Brotamento; Esporulação
Os esporos são células de parede espessa especializadas na dispersão, são produzidos aos milhões e transportados pelo vento, até atingirem um substrato favorável. Estes esporos são geralmente libertados explosivamente e podem permanecer viáveis durante longos períodos de tempo.
ZIGOMICETOS São fungos bastante simples; Crescem sobre a matéria orgânica; O exemplo mais conhecido é o bolor negro do pão.
ASCOMICETOS São fungos muito abundantes na natureza; A maioria se encontra nos líquens; O exemplo mais conhecido é o fermento utilizado na fabricação do pão, vinho, cerveja e álcool combustível.
BASIDIOMICETOS Neste grupo encontramos fungos encontrados em matas úmidas; Possuem características própria do grupo: suas hifas fixam-se nos solos ricos em matéria orgânica. Os exemplos mais conhecidos são os comestíveis e os venenosos: champignon e Amanita Agaricus bisphorus Amanita muscaria
Liquens Os liquens são associações mutualísticas entre Fungos e algas. As hifas (Células dos fungos)revestem e protegem as gonídias(células das algas),formando um conjunto tão homogênio e harmonioso que dá ao liquen o aspecto de um único organismo. A alga fornece ao fungo alimento e o fungo fornece a alga umidade e sais minerais.
Relação dos fungos com os seres vivos Micorrizas: Associação mutualística entre fungos e raízes de plantas angiospermas. O fungo obtém das raízes açúcares,aminoácidos e outras substâncias orgânicas,das quais se nutre.por outro lado, o fungo aumenta a capacidade de a raiz absorver minerais escassos no solo.
O fungo Phytophthora infestans foi responsável pela destruição das plantações de batata na década de 1840,na Irlanda.Na ocasião,800 mil pessoas morreram de fome e mais de 1 milhão migrou para os Estados Unidos.
O Aspergillus flavus produz um grupo de toxinas as aflatoxinas- que parecem ter notável papel desencadeador de tumores neoplásicos (Cânceres ) de fígado e de outros órgãos.