VERBO Flávia Andrade
DEFINIÇÃO Verbo é a palavra que exprime ação, estado, mudança de estado, fenômeno natural e outros processos, flexionando-se em pessoa, número, modo, tempo e voz. a. Ação: andar, causou, comemorar, chamei, falou; b. Estado: seria, foi, estão; c. Mudança de estado: transformou; d. Fenômeno natural: choveu; e. Outros processos: começou, olhou, sabe. O substantivo também pode indicar ação, estado, fenômeno natural, etc. Compare: A troca de mensagens de texto... (troca > substantivo) Eles trocaram mensagens de texto... (trocaram > verbo)
FLEXÕES a. De tempo: troco, troquei, trocarei; b. De pessoa e número: eu troco, tu trocas, ele troca; c. De modo: Modo indicativo: Você trocou seu carro por um novo? Modo subjuntivo: Espero que você troque logo de carro. Modo imperativo: Troque seu carro velho por um zerinho. d. De voz: Voz ativa: Eles trocaram mensagens pelo celular. Voz passiva: Mensagens foram trocadas pelo celular. Voz reflexiva: Trocaram-se beijos ardentes.
TEMPO Localiza o fato no tempo em relação ao momento em que se fala. Os três tempos básicos são: 1. Presente a ação ocorre no momento em que se fala: Fecho os olhos, agito a cabeça. (Graciliano Ramos) 2. Pretérito a ação transcorreu num momento anterior àquele em que se fala: Fechava os olhos, agitava a cabeça. 3. Futuro a ação poderá ocorrer após o momento em que se fala: - Fecharei os olhos, agitarei a cabeça... O pretérito e o futuro admitem subdivisões, o que não ocorre com o presente. O presente do modo indicativo apresenta também um emprego atemporal: A gestação completa de um ser humano demora 9 meses. A Lua reflete a luz solar.
TEMPO E MODO Presente (falo) imperfeito (falava) INDICATIVO Pretérito perfeito (falei) Verbo: Falar mais-que-perfeito (falara) IMPERATIVO Fale! Não fale! Futuro do presente (falarei) do pretérito (falaria) Presente (fale) SUBJUNTIVO Pretérito imperfeito (falasse) perfeito (tenha falado) mais-que-perfeito (tivesse falado) Futuro (falar) FORMAS NOMINAIS infinitivo (falar) gerúndio (falando) particípio (falado)
VOZES Voz ativa sujeito agente: pratica a ação expressa pelo verbo O menino quebrou o vaso. Voz passiva sujeito paciente: sofre a ação expressa pelo verbo. O elemento que pratica a ação é o agente da passiva. O vaso foi quebrado pelo menino. Voz reflexiva sujeito agente e paciente da ação expressa pelo verbo O menino machucou-se. Reciprocidade: no plural, a voz reflexiva pode indicar reciprocidade. Insultaram-se no quarto do hospital. Apertaram-se as mãos.
LOCUÇÃO VERBAL É formada por um verbo auxiliar seguido de um verbo principal. O verbo auxiliar aparece conjugado e o principal numa das formas nominais. Começaram a cantar. Vou falar com o diretor. Estava indo na contramão. O que vocês andam pensando? Havíamos discutido no dia anterior. Fui demitido.
Uma forma verbal pode trazer em si diversas informações por meio de seus morfemas*. *Morfema: a menor unidade linguística que possui significado. Exemplo: TENTAVAM a. A ação de tentar: tent-; b. O tempo em que tal ação ocorre (pretérito imperfeito): -va; c. A pessoa gramatical que pratica essa ação (3ª pessoa do plural): -m; d. O modo como é encarada essa ação (modo indicativo, pois expressa um fato realmente ocorrido no passado ou seja, a tentativa ocorreu e foi no passado); e. Que o sujeito eles pratica a ação expressa pelo verbo (voz ativa).
QUESTÕES Preparação
Tempo verbal a. Se nos a fazer um esforço conjunto, teremos um país sério. (Propor) b. o televisor ligado, para te informares dos últimos acontecimentos. (Manter) c. Não havia programa que o povo após o último noticiário. (Entreter) Modos verbais: I. Modo verbal que expressa ideia de certeza, quando um fato é concluído como real; II. Modo verbal que expressa dúvida, incerteza, quando há poucas possibilidades de concretização da ação verbal; III. Modo verbal que pode estar na forma afirmativa ou na forma negativa. Expressa ideia de ordem, conselho ou pedido.
Dadas as seguintes possibilidades de uso: Presente narrativo ou histórico; Indica fato habitual; Expressa verdade científica; Indique o emprego do presente do indicativo nas frases: a. Amanhã envio as notícias do terceiro dia de evento. b. - Por favor, você me escreve o e-mail agora? c. Furacão atinge sul dos Estudos Unidos. d. Todas as quintas-feiras janto com meus pais. e. Por que as pessoas envelhecem se as células se renovam todos os dias?
Passe-as para a voz passiva. a. O garoto leu o livro. b. A professora ministrou a disciplina de Língua Portuguesa. c. Venderam muitos livros na mostra cultural. d. Marcou o dia da exposição. e. Ela desenvolverá um trabalho espetacular de pesquisa. f. Em breve eles irão demolir a casa. Apenas uma das frases admite a voz passiva. Assinale-a. a. Gosto de frutas. b. Milhares de pessoas assistiram ao jogo. c. Deus criou o mundo. d. Este ano foi quente.