O VERBO É A CLASSE QUE MAIS É FLEXIONADA A todo o momento estamos praticando uma ação, como ler, pular, brincar, passear.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O VERBO É A CLASSE QUE MAIS É FLEXIONADA A todo o momento estamos praticando uma ação, como ler, pular, brincar, passear."

Transcrição

1 O VERBO É A CLASSE QUE MAIS É FLEXIONADA A todo o momento estamos praticando uma ação, como ler, pular, brincar, passear. E durante esses momentos em que fazemos algo, manifestamos nossos sentimentos, nosso estado de espírito de diversas maneiras, tais como: alegres, tristes, cansados, eufóricos, entre outros. Para que possamos entender melhor sobre isto, analisaremos as devidas orações: Paulo soltou a pipa. A garota está contente. A primeira expressa uma ação soltar a pipa A segunda expressa um estado em que a garota se encontra feliz Agora se dissermos: Está chovendo muito hoje, a oração representa um fenômeno da natureza, que é chover. Logo, podemos definir o verbo como o termo que expressa ação, estado ou fenômeno da natureza. O verbo é o elemento que mais se flexiona. Para compreendermos sobre este termo, observe: Os artistas chegaram para a apresentação. Percebemos que o verbo está no plural, justamente para concordar com o substantivo artistas. Aprofundando nosso conhecimento sobre esta classe, é importantíssimo sabermos sobre os seguintes casos: AS PESSOAS DO VERBO: 1ª pessoa Quem fala- eu e nós 2ª pessoa - Quem ouve Tu e vós 3ª pessoa De quem se fala Ele/eles- Ela/elas OS NÚMEROS DO VERBO: Singular Eu, tu, ele Plural Nós, vós, eles OS TEMPOS: Presente hoje Indica que a ação está acontecendo no exato momento: Eu leio a história. Passado ou pretérito ontem indica que a ação já ocorreu: Meu irmão foi ao passeio. Futuro amanhã Indica uma ação que ainda vai acontecer: Mamãe fará minha festa. AS CONJUGAÇÕES DO VERBO:

2 1ª conjugação os verbos terminados em ar brincar, nadar, passear. 2ª conjugação São terminados em er vender, ler, correr. 3ª conjugação terminados em ir partir, sorrir, preferir. OS MODOS: Indicativo representa uma certeza: Nós vamos ao cinema. Subjuntivo Expressa uma dúvida: Se você fosse comigo, ficaria contente. Imperativo Expressa uma ordem: Não faças isto, pode se machucar. Além de todas estas particularidades, o verbo ainda possui as FORMAS NOMINAIS. São elas: Infinitivo É o verbo na sua forma original falar (-ar) Gerúndio Revela uma ação em continuidade falando (-ndo) Particípio Expressa uma ação passada falado (-do) Modo indicativo Presente No presente do modo indicativo, o verbo é empregado das seguintes formas: a) Exprime fato atual ou simultâneo ao momento da enunciação, podendo exprimir, também, fato recorrente: Eu gosto de ler os livros de Shakespeare. (verbo gostar; fato atual) Eu almoço no restaurante da esquina todos os dias. (verbo almoçar; fato recorrente) b) Pode aparecer nas narrações, como alternativa ao tempo pretérito (denominado presente histórico): Chove (=chovia) lá fora. A moça lê (=lia) um livro. Adentra (=adentrou) ao recinto um jovem, convidado de seu pai. Da janela, ele acena (=acenou) ao cocheiro para seguir viagem. c) Também pode ser empregado em alternativa ao futuro do presente: Amanhã vou (=irei) a Salvador. Pretérito imperfeito No pretérito imperfeito do indicativo, o verbo exprime fato não concluído, ação que se prolongou no passado. Também pode ser empregado em caso de ação habitual no passado: Pelas manhãs, enquanto eu preparava o almoço, observava o movimento da rua pela janela da cozinha. (verbos preparar e observar; ações prolongadas no passado) Sandro dormia escondido no depósito depois do almoço.

3 (verbo dormir; ação habitual) Pretérito perfeito O pretérito perfeito do indicativo exprime um fato completamente realizado, uma ação concluída: D. Pedro II proclamou a independência do Brasil às margens do rio Ipiranga. Pretérito-mais-que-perfeito O pretérito-mais-que-perfeito do indicativo exprime um fato passado, anterior a outro. Admite as formas simples e composta (mais usual): Chegou à cidade e se dirigiu à casa na qual vivera um ano antes. (forma simples) Chegou à cidade e se dirigiu à casa na qual tinha vivido um ano antes. (forma composta) Futuro do presente O futuro do presente do indicativo é empregado das seguintes maneiras: a) Indica ação posterior ao momento da enunciação; ação a ser realizada: Concluirei o curso de graduação no próximo ano. b) Em alguns contextos, pode indicar incerteza, dúvida, probabilidade: Ele terá 25 anos, no máximo. c) Também pode ser empregado com valor de imperativo, indicando ordem, imposição: Não matarás. Futuro do pretérito O futuro do pretérito do modo indicativo admite o emprego nas seguintes situações: a) Indicando fato futuro condicionado a outro fato futuro: Eu manteria o compromisso, se não chovesse. b) Exprimindo um fato futuro, porém com ocorrência no passado: Decidi, naquela tarde, que não faria a cirurgia. c) Indicando polidez no discurso: Poderia dizer-me que horas são?

4 d) Assim como no futuro do presente, pode exprimir dúvida, probabilidade: Ele assassinaria o próprio pai? Modo Subjuntivo O Modo Subjuntivo, assim como o indicativo, se caracteriza por um conceito semântico, é considerado o modo verbal que ao invés de expressar uma certeza expressará uma ideia de dúvida, exprime uma ação irreal, hipotética. Exemplos: Se tudo der certo, terminarei o trabalho esta semana. Talvez eu volte atrás na minha decisão. Os tempos existentes no modo subjuntivo são: presente, o pretérito imperfeito e o futuro. Apresentamos a seguir estas formas, baseando-nos na conjugação do verbo falar. Presente - indica uma possibilidade, um fato incerto no presente. Que eu - fale Que tu - fales Que ele - fale Que nós - falemos Que vós - faleis Que eles falem Pretérito imperfeito - indica a possibilidade de um fato ter acontecido ou não. Se eu - falasse Se tu - falasses Se ele - falasse Se nós - falássemos Se vós - falásseis Se eles falassem Futuro - indica a possibilidade de um fato vir a acontecer. Quando eu - falar Quando tu - falares Quando ele - falar Quando nós - falarmos Quando vós - falardes Quando eles - falarem Imperativo Na língua portuguesa, classificamos as formas verbais em três modos, segundo a maneira como expressam a ação: Modo Indicativo: quando o verbo indica uma certeza, uma realidade, algo que de fato acontece, aconteceu ou acontecerá.

5 Modo Subjuntivo: quando o verbo indica dúvida, possibilidade, ou seja, não exprime certeza de que realmente a ação verbal é um fato consumado. Modo Imperativo: quando o verbo indica uma ordem, um pedido, uma sugestão. Deter-nos-emos aqui em estudar o modo verbal chamado IMPERATIVO, que expressa uma ordem, pedido, recomendação, alerta, convite, conselho, súplica, etc. Vejamos alguns exemplos de verbos no modo imperativo para ficar mais claro o conceito deste modo verbal. Exemplos: Vamos, corram! Perdoe-me, eu lhe imploro. Por favor, diga-me onde fica esta praça. Organizem-se rapidamente. Faça o que digo, agora! Formação do imperativo O imperativo é formado de uma maneira diferente dos demais modos. Notem-se duas coisas: a) No imperativo, não existe a primeira pessoa do singular (eu). b) O imperativo é indeterminado em tempo. Supõe-se que, como se trata de uma ordem, a ação se dará no futuro. Imperativo Afirmativo: para tu pare você paremos nós parai vós parem vocês OBSERVAÇÕES: a) Na segunda pessoa (Tu ou Vós) usa-se o verbo conjugado nas segundas pessoas do singular e plural, respectivamente, pertencentes ao presente do indicativo cortando-se a letra s. A exceção é o verbo "ser": sê tu, sede vós. b) Para os pronomes você ou vocês usa-se o verbo conjugado na terceira pessoa do presente do subjuntivo. c) Na primeira pessoa do plural (nós), usamos o verbo conjugado na primeira pessoa do plural do modo subjuntivo. Imperativo Negativo: não pares tu

6 não pare você não paremos nós não pareis vós não parem vocês OBSERVAÇÃO: No imperativo negativo, todas as pessoas coincidem com a forma verbal do presente do subjuntivo. Que eu - fale Que tu - fales Que ele - fale Que nós - falemos Que vós - faleis Que eles - falem Pretérito imperfeito - indica a possibilidade de um fato ter acontecido ou não. Se eu - falasse Se tu - falasses Se ele - falasse Se nós - falássemos Se vós - falásseis Se eles - falássem Futuro - indica a possibilidade de um fato vir a acontecer. Quando eu - falar Quando tu - falares Quando ele - falar Quando nós - falarmos Quando vós - falardes Quando eles - falarem Outra característica desse modo verbal é a sua extrema dependência com outro verbo. O modo subjuntivo geralmente se apresenta nas orações subordinadas, onde sua utilização está ligada ao sentido que se pretende dar à ação verbal. Exemplos: Talvez ele possa me apresentar seus pais. (sentido de dúvida) Se todos chegassem mais cedo, a reunião terminaria antes do almoço. (sentido de hipótese) Pediria a todos que se dirigissem à recepção.(sentido de ordem, pedido)

Colégio Diocesano Seridoense Ensino Fundamental II 2º Bimestre. Verbo. Professora: Caliana Medeiros.

Colégio Diocesano Seridoense Ensino Fundamental II 2º Bimestre. Verbo. Professora: Caliana Medeiros. Colégio Diocesano Seridoense Ensino Fundamental II 2º Bimestre Verbo Professora: Caliana Medeiros. Verbo é a palavra que indica ação (física ou mental praticada ou sofrida pelo sujeito), fato (de que o

Leia mais

Verbos. Professora Fátima.

Verbos. Professora Fátima. Verbos Professora Fátima. VERBO É uma palavra que indica uma ação, estado ou fenômeno, situando-os no tempo. Podemos flexioná-lo em número, pessoa, tempo, modo e forma nominal. NÚMERO Há duas flexões:

Leia mais

VERBO. Flávia Andrade

VERBO. Flávia Andrade VERBO Flávia Andrade DEFINIÇÃO Verbo é a palavra que exprime ação, estado, mudança de estado, fenômeno natural e outros processos, flexionando-se em pessoa, número, modo, tempo e voz. a. Ação: andar, causou,

Leia mais

Conjugações verbais. Terceira conjugação pertencem a esta conjugação os verbos com infinitivo terminado em ir (V.T. -i): fugir, cair, dormir, etc.

Conjugações verbais. Terceira conjugação pertencem a esta conjugação os verbos com infinitivo terminado em ir (V.T. -i): fugir, cair, dormir, etc. Conjugações verbais Os verbos estão agrupados, de acordo com a vogal temática, em três conjugações: Primeira conjugação pertencem a esta conjugação os verbos com infinitivo terminado em ar (V.T. -a): desviar,

Leia mais

VERBO É A PALAVRA VARIÁVEL EM PESSOA, TEMPO, NÚMERO E MODO, QUE EXPRIME UM PROCESSO QUALQUER, SITUADO NO TEMPO

VERBO É A PALAVRA VARIÁVEL EM PESSOA, TEMPO, NÚMERO E MODO, QUE EXPRIME UM PROCESSO QUALQUER, SITUADO NO TEMPO VERBO É A PALAVRA VARIÁVEL EM PESSOA, TEMPO, NÚMERO E MODO, QUE EXPRIME UM PROCESSO QUALQUER, SITUADO NO TEMPO Verbo é a palavra que indica AÇÃO, praticada ou sofrida pelo sujeito; FATO de que o sujeito

Leia mais

Categorias morfossintáticas do verbo

Categorias morfossintáticas do verbo Categorias morfossintáticas do verbo A- Tempo O tempo identifica o momento em que se realiza a ação. Presente: situa a ação no momento da enunciação. Pretérito: situa a ação num momento anterior ao da

Leia mais

Desinência: são os elementos mórficos que se juntam ao radical para indicar a flexão do tempo, modo, número e pessoa.

Desinência: são os elementos mórficos que se juntam ao radical para indicar a flexão do tempo, modo, número e pessoa. AULA 04 GRAMÁTICA VERBO O verbo indica: Ação: Beijaram-se ininterruptamente. Estado (verbo de ligação): Estou livre Fenômenos naturais: Nevou durante três dias Ocorrências: Aconteceram acidentes no sábado.

Leia mais

Futuro do presente a) expressar fato posterior ao momento em que se fala: No final do trabalho, acertaremos o pagamento.

Futuro do presente a) expressar fato posterior ao momento em que se fala: No final do trabalho, acertaremos o pagamento. Futuro do presente a) expressar fato posterior ao momento em que se fala: No final do trabalho, acertaremos o pagamento. b) indicar correlação com o futuro do subjuntivo: Se ele fizer isso, ficarei feliz.

Leia mais

MODO PROFª MARIA CECÍLIA

MODO PROFª MARIA CECÍLIA MODO PROFª MARIA CECÍLIA Os modos verbais indicam a atitude de quem está falando diante dos fatos declarados: Indicativo certeza. Subjuntivo dúvida, desejo, hipótese. Imperativo ordem, pedido. O modo imperativo

Leia mais

Aluna: Lyvia Andrade Dantas Professora: Inglith Conceição Disciplina: Gramática / Série: 7ª (8º ano)

Aluna: Lyvia Andrade Dantas Professora: Inglith Conceição Disciplina: Gramática / Série: 7ª (8º ano) Aluna: Lyvia Andrade Dantas Professora: Inglith Conceição Disciplina: Gramática / Série: 7ª (8º ano) Observe as palavras nas frases: 1. Dois terços dos eleitores votaram nos partidos de oposição. votaram

Leia mais

Verbo é a palavra variável que:

Verbo é a palavra variável que: 1ª. PARTE pode vir precedida pelos pronomes pessoais retos: eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas, que representam as pessoas gramaticais ou pessoas verbais. Verbo é a palavra variável que: muda as terminações

Leia mais

Gramática Eletrônica. Vamos iniciar o nosso estudo, examinando as dúvidas mais freqüentes. indica tempo que já passou

Gramática Eletrônica. Vamos iniciar o nosso estudo, examinando as dúvidas mais freqüentes. indica tempo que já passou Lição 2 Dúvidas mais comuns Vamos iniciar o nosso estudo, examinando as dúvidas mais freqüentes. QUANDO USAR 1. A ou HÁ? 1. A Ela ou parou HÁ? de estudar há algum tempo. indica tempo que já passou Daqui

Leia mais

PRESENTE DO INDICATIVO:

PRESENTE DO INDICATIVO: PRESENTE DO INDICATIVO: - Fatos atuais, indica ações e estados permanentes, ação habitual. Estou no Casd agora. Ali é onde almoço sempre. Marcador temporal igual ao Tempo verbal = SENTIDO LITERAL DO TEMPO

Leia mais

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros Modo: indicativo O modo indicativo expressa um fato de maneira definida, real, no presente, passado ou futuro, na frase afirmativa, negativa ou interrogativa. Presente Presente Passado (=Pretérito) Pretérito

Leia mais

Verbos PROFESSORA CAMILLA

Verbos PROFESSORA CAMILLA Verbos PROFESSORA CAMILLA Conceituando Verbo é a classe de palavras que se flexiona em pessoa, número, tempo, modo e voz. Pode indicar, entre outros processos: ação; estado; fenômeno; ocorrência; desejo.

Leia mais

Português. Flexão Verbal de Tempo (Presente, Pretérito, Futuro) Professor Arthur Scandelari.

Português. Flexão Verbal de Tempo (Presente, Pretérito, Futuro) Professor Arthur Scandelari. Português Flexão Verbal de Tempo (Presente, Pretérito, Futuro) Professor Arthur Scandelari www.acasadoconcurseiro.com.br Português FLEXÃO VERBAL DE TEMPO (PRESENTE, PRETÉRITO, FUTURO) Tempos verbais 1.

Leia mais

Português. Tempos e Modos Verbais Verbos. Professor Carlos Zambeli.

Português. Tempos e Modos Verbais Verbos. Professor Carlos Zambeli. Português Tempos e Modos Verbais Verbos Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português TEMPOS E MODOS VERBAIS VERBOS Tempos verbais do Indicativo 1. Presente é empregado para expressar

Leia mais

FORMAS NOMINAIS. GERÚNDIO - indica uma ação verbal incompleta ou prolongada e possui a terminação -NDO.

FORMAS NOMINAIS. GERÚNDIO - indica uma ação verbal incompleta ou prolongada e possui a terminação -NDO. 3º ANO FORMAS NOMINAIS Para falarmos sobre as formas nominais do verbo, é importante sabermos o porquê desta denominação, ou seja, em certas circunstâncias, este verbo pode assumir o papel de um nome :

Leia mais

VERB VER O É A É A PAL PA AVR VR A VAR VA I R ÁVEL EM PESSOA, TEMPO, N Ú N MER MER E MODO D, Q UE EXPRI EXPR ME U ME M PRO PR CESSO UA U L A QUER

VERB VER O É A É A PAL PA AVR VR A VAR VA I R ÁVEL EM PESSOA, TEMPO, N Ú N MER MER E MODO D, Q UE EXPRI EXPR ME U ME M PRO PR CESSO UA U L A QUER VERBO É A PALAVRA VARIÁVEL EM PESSOA, TEMPO, NÚMERO E MODO, QUE EXPRIME UM PROCESSO QUALQUER, SITUADO NO TEMPO Verbo é a palavra que indica AÇÃO, praticada ou sofrida pelo sujeito; FATO de que o sujeito

Leia mais

4.2 Emprego de tempos e modos. verbais. O que é verbo? Os verbos flexionam-se em: número; pessoa; modo; tempo; voz.

4.2 Emprego de tempos e modos. verbais. O que é verbo? Os verbos flexionam-se em: número; pessoa; modo; tempo; voz. 4.2 Emprego de tempos e modos O que é verbo? Os verbos flexionam-se em: número; pessoa; modo; tempo; voz. verbais. As três conjugações: 1ª conjugação - ar: cantar, estudar, trabalhar 2ª conjugação - er:

Leia mais

Quero que vocês falem português! Falem comigo! O Presente do Subjuntivo no português

Quero que vocês falem português! Falem comigo! O Presente do Subjuntivo no português Quero que vocês falem português! Falem comigo! O Presente do Subjuntivo no português A Conjugação A origem: Eu - Presente do Indicativo ex. Falo, posso Retirar a terminação -o: Ex. Fal-, poss- Adicionar

Leia mais

a) Qual das formas verbais destacadas nas frases transmite a ideia de uma ação completamente concluída?

a) Qual das formas verbais destacadas nas frases transmite a ideia de uma ação completamente concluída? VERBO CONTINUAÇÃO III FLEXÃO DE TEMPO TEMPOS VERBAIS A) Modo Indicativo Leia esta piada: Chovia há três dias sem parar e o campo de futebol estava completamente inundado. Era domingo e sem futebol o pessoal

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Trabalho - A trajetória humana, suas produções e manifestações. 2 CONTEÚDOS

Leia mais

Artigo definido / artigo indefinido e seu emprego Nome Género Formação do feminino Formação do plural. Unidade 0

Artigo definido / artigo indefinido e seu emprego Nome Género Formação do feminino Formação do plural. Unidade 0 NÍVEL DE PROFICIÊNCIA LINGUÍSTICA A1/A2 COMPETÊNCIA COMUNICATIVA PARTE 1 PRAGMÁTICA LINGUÍSTICA Unidade 0 Vamos aprender Português! Identificar marcas da identidade cultural portuguesa / língua portuguesa

Leia mais

M O D O S V E R B A I S I N D I C A T I V O / S U B J U N T I V O / I M P E R A T I V O

M O D O S V E R B A I S I N D I C A T I V O / S U B J U N T I V O / I M P E R A T I V O Centro Educacional MENINO JESUS Aluno (a): Data: / / Professor (a): Disciplina: L. Portuguesa 6ª série / 7º ano: M O D O S V E R B A I S I N D I C A T I V O / S U B J U N T I V O / I M P E R A T I V O

Leia mais

ATENÇÃO! Material retirado da Internet, que eu considero de fonte segura e confiável. Os endereços estão no fim de cada assunto. Colocação pronominal A colocação dos pronomes pessoais oblíquos átonos na

Leia mais

2º Bimestre Aula 94 Revisão e avaliação de Linguagens

2º Bimestre Aula 94 Revisão e avaliação de Linguagens 2 MATEMÁTICA E HABILIDADES REVISÃO 1 REVISÃO 2 2º Bimestre Aula 94 Revisão e avaliação de Linguagens 3 MATEMÁTICA E HABILIDADES INTERATIVIDADE PRONOME PESSOAL DO CASO RETO E DE TRATAMENTO Pronome Pessoal

Leia mais

Os verbos amar e construir não têm sentido completo. A ação que eles expressam transita para um complemento. São verbos transitivos.

Os verbos amar e construir não têm sentido completo. A ação que eles expressam transita para um complemento. São verbos transitivos. ORELHAS E QUARTA CAPA: RESENHA (MÓDULO 13) pág. 6 a 16 LEITURA E INTERPRETÇÃO PREDICADO VERBAL (MÓDULO 14) pág. 17 a 26 SUJEITO E PREDICADO Sujeito é o elemento da oração sobre o qual se dá uma informação.

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO VERBAL

INTRODUÇÃO AO ESTUDO VERBAL INTRODUÇÃO AO ESTUDO VERBAL Prof. Dr. Antônio Jackson de Souza Brandão Verbo é a classe de palavra que possui a maior quantidade de flexões: tempo, modo, pessoa e número. Isso nos ajuda a identificá lo,

Leia mais

Prof. Eloy Gustavo. Derivação Verbal

Prof. Eloy Gustavo. Derivação Verbal Prof. Eloy Gustavo Derivação Verbal Derivação Verbal: Sabendo-se conjugar um verbo numa das formas primitivas, consegue-se obter também as que lhe são derivadas. Abaixo aparecem as três formas primitivas

Leia mais

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 4 por completo do livrotexto Muito Prazer Unidade 4 I Verbos regulares no futuro do presente simples indicativo Estar Ser Ir Eu estarei

Leia mais

11.º ano. Maria Serafina Roque

11.º ano. Maria Serafina Roque 11.º ano Maria Serafina Roque O aspeto é uma categoria gramatical que nos dá informação acerca do início, do curso e do fim da ação expressa pelo verbo. A categoria aspeto, apesar de se relacionar com

Leia mais

VERBOS. Profª Giovana Uggioni Silveira

VERBOS. Profª Giovana Uggioni Silveira VERBOS Profª Giovana Uggioni Silveira AÇÃO ESTADO FENÔMENOS DA NATUREZA FORMAS NOMINAIS DO VERBO Infinitivo (amar, fazer, partir, comemorar, por, ser, ir) terminados em AR - 1ª conjugação terminados em

Leia mais

Resoluções de Exercícios

Resoluções de Exercícios Resoluções de Exercícios 01 Compreensão da Ideia Central do Texto; o Estudo do Verbo: Conceito, Conjugação e Estrutura 01 1 a conjugação preciso, ficar, aguarde, treinar etc. 2 a conjugação deve, ser,

Leia mais

Classes de Palavras (Morfologia) Flexão Nominal e Verbal. Prof Carlos Zambeli

Classes de Palavras (Morfologia) Flexão Nominal e Verbal. Prof Carlos Zambeli Classes de Palavras (Morfologia) Flexão Nominal e Verbal Prof Carlos Zambeli A morfologia está agrupada em dez classes, denominadas classes de palavras ou classes gramaticais. São elas: Substantivo, Artigo,

Leia mais

Verbos Parte I. Apostila 4, Capítulo 12 Unidades 45 a 47 (pág. 343 a 354)

Verbos Parte I. Apostila 4, Capítulo 12 Unidades 45 a 47 (pág. 343 a 354) Verbos Parte I Apostila 4, Capítulo 12 Unidades 45 a 47 (pág. 343 a 354) Professora Simone 2 Verbo É uma palavra de forma variável, que exprime ação, estado ou fenômeno, indicando ainda, de acordo com

Leia mais

EXERCÍCIOS PARA RECUPERAÇÃO

EXERCÍCIOS PARA RECUPERAÇÃO COLÉGIO FRANCO-BRASILEIRO NOME: N : TURMA: PROFESSOR(A): ANO: DATA: / / 2014 EXERCÍCIOS PARA RECUPERAÇÃO TEXTO 1 O morcego sugeriu o radar Como vocês sabem, o morcego é um mamífero alado, de hábitos noturnos

Leia mais

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Próximo. Verbo II e advérbio. Caderno 5» Capítulo 2

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Próximo. Verbo II e advérbio. Caderno 5» Capítulo 2 LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Verbo II e advérbio Caderno 5» Capítulo 2 Formação dos tempos verbais Tempos primitivos Tempos derivados Presente do indicativo Presente do subjuntivo / Imperativo

Leia mais

Unidade II Cultura: a pluralidade na expressão humana Aula 18.2 Conteúdos:

Unidade II Cultura: a pluralidade na expressão humana Aula 18.2 Conteúdos: 2 Unidade II Cultura: a pluralidade na expressão humana Aula 18.2 Conteúdos: Modos Verbais; O conceito de Flexão Verbal. 3 Habilidades: Observar os usos dos modos verbais; Compreender o conceito de flexão

Leia mais

Centro Your logo Educacional Adventista do Gama. Verbos. Professora Eliene Lacerda

Centro Your logo Educacional Adventista do Gama. Verbos. Professora Eliene Lacerda Centro Your logo Educacional Adventista do Gama Verbos Professora Eliene Lacerda Significação Quanto ao significado, o verbo é uma palavra que comunica: 1. Uma ação: Cláudio plantou uma árvore. 2. Um estado:

Leia mais

PLURAL DOS COMPOSTOS. I) FAZEM O PLURAL COMO OS SUBSTANTIVOS SIMPLES QUANDO. Girassóis, pontapés, mandachuvas.

PLURAL DOS COMPOSTOS. I) FAZEM O PLURAL COMO OS SUBSTANTIVOS SIMPLES QUANDO. Girassóis, pontapés, mandachuvas. PLURAL DOS COMPOSTOS. I) FAZEM O PLURAL COMO OS SUBSTANTIVOS SIMPLES QUANDO NÃO LIGADOS POR HÍFEN. Girassóis, pontapés, mandachuvas. II) FLEXIONAM-SE OS DOIS ELEMENTOS NO CASO DE: substantivo + substantivo

Leia mais

Disciplina: Língua Portuguesa Data da realização: 26/09/2016. Pronomes Pessoais

Disciplina: Língua Portuguesa Data da realização: 26/09/2016. Pronomes Pessoais Ficha da semana 4º ano A e B Instruções: 1 Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue à professora no dia seguinte 2 As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno de

Leia mais

Conjugaça o de verbos

Conjugaça o de verbos Conjugaça o de verbos NÚMERO Singular e Plural PESSOA Eu, tu, ele/ela, nós vós, eles/elas TEMPOS VERBAIS Os tempos verbais indicam fatos que ocorrem no momento da fala, fatos conclusos, fatos não concluídos

Leia mais

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais.

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais. Uso do onde e aonde O advérbio é uma classe de palavras cuja função gramatical é acompanhar e modificar um verbo, exprimindo a circunstância da ação verbal, por isso o nome ad-vérbio, ou seja, a palavra

Leia mais

Prof. Eloy Gustavo. Derivação Verbal

Prof. Eloy Gustavo. Derivação Verbal Prof. Eloy Gustavo Derivação Verbal Derivação Verbal: Sabendo-se conjugar um verbo numa das formas primitivas, consegue-se obter também as que lhe são derivadas. Abaixo aparecem as três formas primitivas

Leia mais

REVISÃO DE ANÁLISE SINTÁTICA Período composto

REVISÃO DE ANÁLISE SINTÁTICA Período composto REVISÃO DE ANÁLISE SINTÁTICA Período composto Professora Melina 9º. Ano Relembrando... ORAÇÃO Enunciado organizado em torno de um verbo. Você abre a janela. PERÍODO SIMPLES frase formada por uma só oração.

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 7º Ano do Ensino Fundamental Disciplina: Português 1 Complete as orações, flexionando os verbos entre parênteses: a) Se eles logo, ainda dará tempo de ao cinema.

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 7º Ano do Ensino Fundamental Disciplina: Língua Portuguesa 1) Complete as orações, flexionando os verbos entre parênteses: a) Se eles logo, ainda dará tempo

Leia mais

18. Conjugação verbo vender (Aulas sobre verbos) Conjugação de todos os tempos e modos do verbo vender: Indicativo do verbo vender Presente do Indicativo eu vendo tu vendes ele vende nós vendemos vós vendeis

Leia mais

Tempos e modos verbais

Tempos e modos verbais Tempos e modos verbais Modo verbal é a forma como a ação é expressa: Indicativo: é o modo que dá uma indicação sobre o momento em que se desenvolve a ação. Ele permite situar o processo no tempo. Subjuntivo:

Leia mais

Prof. Eloy Gustavo. Derivação Verbal

Prof. Eloy Gustavo. Derivação Verbal Prof. Eloy Gustavo Derivação Verbal Derivação Verbal: Sabendo-se conjugar um verbo numa das formas primitivas, consegue-se obter também as que lhe são derivadas. Abaixo aparecem as três formas primitivas

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA P2-2º BIMESTRE 7º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Reconhecer a acentuação gráfica dos ditongos abertos; Trabalhar

Leia mais

Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe substantivo, verbo, Morfologia. Morfologia classes gramaticais

Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe substantivo, verbo, Morfologia. Morfologia classes gramaticais Língua Portuguesa Nesta bimestral você aprendeu sobre diversos conceitos como Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe, e partir desses conceitos vamos revisar os principais assuntos estudados. Quando falamos

Leia mais

VERBO CONJUGAÇÕES FLEXÕES PESSOA REFERE-SE ÀS PESSOAS DO DISCURSO (CONVERSA)

VERBO CONJUGAÇÕES FLEXÕES PESSOA REFERE-SE ÀS PESSOAS DO DISCURSO (CONVERSA) VERBO Classe gramatical que indica ação, estado ou fenômenos da natureza, situando-os no tempo. Podemos flexionar os verbos em número, pessoal, tempo, modo e voz. CONJUGAÇÕES 1ª CONJUGAÇÃO Verbos terminados

Leia mais

Verbo. Verbo. - é o elemento fundamental da oração não há orações sem verbo (explícito ou subentendido) - exprime um processo ou uma situação

Verbo. Verbo. - é o elemento fundamental da oração não há orações sem verbo (explícito ou subentendido) - exprime um processo ou uma situação Verbo Verbo - é o elemento fundamental da oração não há orações sem verbo (explícito ou subentendido) - exprime um processo ou uma situação 1 Orações sem predicado (verbo) Há muitas frases que não têm

Leia mais

FICHA DE PORTUGUÊS - REVISÃO

FICHA DE PORTUGUÊS - REVISÃO Albânia Nogueira 7º TEXTO I FICHA DE PORTUGUÊS - REVISÃO Leia o poema a seguir, de Mário Quintana, e responda às questões de 1 a 4. Ritmo Na porta a varredeira varre o cisco varre o cisco varre o cisco

Leia mais

Integrado Aulas 45 e 46 Apostila 6 Colocação Pronominal. Prof. Eloy Gustavo

Integrado Aulas 45 e 46 Apostila 6 Colocação Pronominal. Prof. Eloy Gustavo Integrado Aulas 45 e 46 Apostila 6 Colocação Pronominal Colocação Pronominal Definição: conjunto de regras que determinam a colocação dos pronomes oblíquos átonos. Pronomes Oblíquos Átonos: 1ª pessoa 2ª

Leia mais

Aula: 42 Tema: Ciências: o homem na construção do conhecimento

Aula: 42 Tema: Ciências: o homem na construção do conhecimento CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA I APRENDER 1 Aula: 42 Tema: Ciências: o homem na construção do conhecimento CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL

Leia mais

Fichas de Português. Bloco V. Estruturas Gramaticais. Números cardinais ; 101 a Количественные числительные... Numerale cardinale...

Fichas de Português. Bloco V. Estruturas Gramaticais. Números cardinais ; 101 a Количественные числительные... Numerale cardinale... Fichas de Português Bloco V Estruturas Gramaticais Números cardinais ; 101 a 1 000 000 000. Количественные числительные... Numerale cardinale... Preposição + pronomes pessoais. Пpeдлoг + мecтoимeниe. Prepoziţii

Leia mais

Disciplina: LLV 9005 Morfologia do Português FLEXÃO NOMINAL E FLEXÃO VERBAL

Disciplina: LLV 9005 Morfologia do Português FLEXÃO NOMINAL E FLEXÃO VERBAL Disciplina: LLV 9005 Morfologia do Português FLEXÃO NOMINAL E FLEXÃO VERBAL Prof. Felício Wessling Margotti Profa. Rita de Cássia Mello Ferreira Margotti Os vocábulos que se submetem aos processos de flexão

Leia mais

Pronomes pessoais do caso reto

Pronomes pessoais do caso reto 21 Pronomes pessoais do caso reto As borboletas Todos admiram as borboletas. Elas enfeitam a natureza. Estão sempre voando em busca de alimento e suas asas coloridas são uma alegria para os nossos olhos.

Leia mais

Exercícios complementares para R.O de Gramática

Exercícios complementares para R.O de Gramática Exercícios complementares para R.O de Gramática 1.Complete com eu ou mim : - eles chegaram antes de. - há algum trabalho para fazer? - há algum trabalho para? - ele pediu para elaborar alguns exercícios;

Leia mais

Português. Profa. Flávia Rita

Português. Profa. Flávia Rita Português Profa. Flávia Rita Pergunta da Aluna: Danny Unidade: Para de minas 1- você mencionou em uma de suas aulas sobre pronome que o SE (sendo pronome apassivador) segue a regra dos demais pronomes

Leia mais

Língua Portuguesa. Professoras: Fernanda e Danúzia

Língua Portuguesa. Professoras: Fernanda e Danúzia Língua Portuguesa Professoras: Fernanda e Danúzia Nesta bimestral você aprendeu sobre diversos conceitos como Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe, e partir desses conceitos vamos revisar os principais

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade IV Ciência- O homem na construção do conhecimento 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

PORTUGUÊS - 10.º Ano de escolaridade FICHA Nº 4 O VERBO

PORTUGUÊS - 10.º Ano de escolaridade FICHA Nº 4 O VERBO DEPARTAMENTO CURRICULAR DE LÍNGUAS PORTUGUÊS - 10.º Ano de escolaridade FICHA Nº 4 O VERBO Os verbos são palavras que exprimem um acontecimento, uma qualidade ou um estado, situando-os no tempo. (O aluno

Leia mais

AULA 11. Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA

AULA 11. Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA AULA 11 Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA Professor Marlus Geronasso Frase, período e oração Frase é todo enunciado suficiente por si mesmo para estabelecer comunicação. Expressa juízo,

Leia mais

MODULO NORMAS GRAMATICAIS DA LINGUA PORTUGUESA AULA 7: ELEGÂNCIA PALAVRAS E EXPRESSÕES QUE EXIGEM CUIDADO

MODULO NORMAS GRAMATICAIS DA LINGUA PORTUGUESA AULA 7: ELEGÂNCIA PALAVRAS E EXPRESSÕES QUE EXIGEM CUIDADO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOL DIRETORIA DE DESEMPENHO E DESENVOLVIMENTO COORDENADORIA DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROGRAMA DE GESTÃO EM SECRETARIADO

Leia mais

*SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA

*SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA PRONOME *SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI ALGUÉM BATEU À PORTA *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA ALGUMAS ALUNAS VIERAM À AULA PRONOMES

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Trabalho- A trajetória humana, suas produções e manifestações. 2 CONTEÚDOS

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU PLANIFICAÇÃO ANUAL

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU PLANIFICAÇÃO ANUAL ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU PLANIFICAÇÃO ANUAL Básico Disciplina: ESPANHOL Ano: 8.º Ano Lectivo. 2010/2011 COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ACTICIDADES/ ESTRATÉGIAS AULAS PREVISTAS INSTRUMENTOS

Leia mais

Pronome é a palavra variável que substitui ou acompanha o substantivo.

Pronome é a palavra variável que substitui ou acompanha o substantivo. Pronome é a palavra variável que substitui ou acompanha o substantivo. PESSOAS GRAMATICAIS Numa situação comunicativa há sempre três elementos envolvidos, chamados pessoas do discurso ou pessoas gramaticais,

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS 2016 Disciplina: LINGUA PORTUGUESA - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II

ROTEIRO DE ESTUDOS 2016 Disciplina: LINGUA PORTUGUESA - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II ROTEIRO DE ESTUDOS 2016 Disciplina: LINGUA PORTUGUESA - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes Dicas e roteiro de estudos para a avaliação 1. Faça a leitura da parte teórica e reveja os

Leia mais

A ESTRUTURA INTERNA DAS FORMAS VERBAIS RADICAL VOGAL TEMÁTICA DESINÊNCIA :- MODO-TEMPORAL - NÚMERO E PESSOA

A ESTRUTURA INTERNA DAS FORMAS VERBAIS RADICAL VOGAL TEMÁTICA DESINÊNCIA :- MODO-TEMPORAL - NÚMERO E PESSOA VERBO É a palavra que pode variar em número pessoa, modo, tempo e voz, indicando ações, processos, estados, mudanças de estado e manifestação de fenômenos da natureza. A ESTRUTURA INTERNA DAS FORMAS VERBAIS

Leia mais

Português. Colocação Pronominal. Professor Carlos Zambeli.

Português. Colocação Pronominal. Professor Carlos Zambeli. Português Colocação Pronominal Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português COLOCAÇÃO PRONOMINAL Número Pessoa Pronomes Retos Pronomes Oblíquos Singular Plural Primeira Eu Me, mim,

Leia mais

Linguagem Língua portuguesa. Preposição e sua construção de sentido

Linguagem Língua portuguesa. Preposição e sua construção de sentido Linguagem Língua portuguesa Preposição e sua construção de sentido Conceito Preposições: ligam palavras e orações, isoladamente NÃO possuem função sintática, possuem na frase um valor semântico. A função

Leia mais

Advérbios. Os advérbios modificam o sentido de um verbo, de um adjectivo, de outro advérbio ou de uma oração inteira.

Advérbios. Os advérbios modificam o sentido de um verbo, de um adjectivo, de outro advérbio ou de uma oração inteira. Advérbios Os advérbios modificam o sentido de um verbo, de um adjectivo, de outro advérbio ou de uma oração inteira. Advérbios de tempo: quando? agora, ainda, amanhã, antes, antigamente, cedo, dantes,

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves PRONOMES PRONOMES INDEFINIDOS Os pronomes indefinidos são palavras que se referem a 3ª pessoa gramatical de modo vago, sem precisão, indeterminado. Alguém telefonou para você. Algumas pessoas tumultuaram

Leia mais

Colocação pronominal

Colocação pronominal Sumário Visão geral... 3 Visão geral Próclise... 4 Visão geral Mesóclise... 5 CAPQN - Próclise - Visão geral... 6 CAPQN - acrônimo próclise - Palavras que atraem o pronome... 7 CAPQN - acrônimo próclise

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CAUSAIS Principais conjunções causais: porque, visto que, já que, uma vez que, como (= porque). Exemplos: - Não pude comprar o CD porque estava em falta. - Ele

Leia mais

Lista 3 - Língua Portuguesa 1

Lista 3 - Língua Portuguesa 1 Lista 3 - Língua Portuguesa 1 Frase, oração e período; sujeito e predicado LISTA 3 - LP 1 - FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO; SUJEITO E PREDICADO Frase, oração e período; sujeito e predicado Na fala ou na escrita,

Leia mais

Colocação Pronominal. Profªs.: Márcia Cavalcante e Lia Carvalho

Colocação Pronominal. Profªs.: Márcia Cavalcante e Lia Carvalho Colocação Pronominal Profªs.: Márcia Cavalcante e Lia Carvalho Colocação Pronominal Na utilização prática da língua, a colocação dos pronomes oblíquos é determinada pela eufonia, isto é pela boa sonoridade

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PROFª.: THAÍS

LÍNGUA PORTUGUESA PROFª.: THAÍS LÍNGUA PORTUGUESA PROFª.: THAÍS AULA 8 O VERBO E SEUS COMPLEMENTOS pág. 57 A ORAÇÃO E SUA ESTRUTURA BÁSICA Sujeito = o ser sobre o qual se declara alguma coisa. Predicado = o que se declara sobre o sujeito.

Leia mais

OFICINA GRAMATICAL: FUTURO DO CONJUNTIVO DE VERBOS IRREGULARES E MODO VERBAL EM ORAÇÕES CONDICIONAIS

OFICINA GRAMATICAL: FUTURO DO CONJUNTIVO DE VERBOS IRREGULARES E MODO VERBAL EM ORAÇÕES CONDICIONAIS OFICINA GRAMATICAL: FUTURO DO CONJUNTIVO DE VERBOS IRREGULARES E MODO VERBAL EM ORAÇÕES CONDICIONAIS Víctor Mércia Justino (2015) GUIÃO DE CORRECÇÃO SEQUÊNCIA DIDÁCTICA I: FUTURO DO CONJUNTIVO DE VERBOS

Leia mais

Curso FIC Espanhol Básico I, II, III e IV

Curso FIC Espanhol Básico I, II, III e IV Curso FIC Espanhol Básico I, II, III e IV Descrição do Curso O Curso tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades básicas de compreensão, conversação, leitura e escrita da língua espanhola, com o

Leia mais

01- De acordo com o texto, o que são "as coisas que saem da boca da gente"? R.: 02- O que quer dizer "correndo sempre pra frente"? R.

01- De acordo com o texto, o que são as coisas que saem da boca da gente? R.: 02- O que quer dizer correndo sempre pra frente? R. PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 5 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== AS COISAS QUE A GENTE FALA Ruth

Leia mais

PORTUGUÊS CIDA UNIDADE I I. PARTE. Pontuação Atividades: Micro: Prova: Total:

PORTUGUÊS CIDA UNIDADE I I. PARTE. Pontuação Atividades: Micro: Prova: Total: TIPO 2 PORTUGUÊS CIDA 7º UNIDADE I Orientações: Não será aceita a utilização de corretivo; não será permitido o empréstimo de material durante a avaliação; use somente caneta esferográfica azul ou preta;

Leia mais

CONCEITOS GRAMATICAIS PARA ESTUDO CARLA FRASE. FRASE VERBAL: é frase que apresenta verbo ou locução verbal.

CONCEITOS GRAMATICAIS PARA ESTUDO CARLA FRASE. FRASE VERBAL: é frase que apresenta verbo ou locução verbal. CONCEITOS GRAMATICAIS PARA ESTUDO CARLA FRASE É uma enunciado (uma mensagem) de sentido completo que estabelece comunicação. Toda frase deve ser pontuada. FRASE VERBAL: é frase que apresenta verbo ou locução

Leia mais

1. ARTIGO É uma palavra que determina outra classe de palavra chamada de substantivo. Divide-se em: - Artigo definido: o, a, os, as.

1. ARTIGO É uma palavra que determina outra classe de palavra chamada de substantivo. Divide-se em: - Artigo definido: o, a, os, as. CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 11/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS AULA: 06 CLASSES GRAMATICAIS Ementa Na aula de hoje serão abordados

Leia mais

CURSO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA

CURSO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA CURSO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA PROGRAMA TEMÁTICO NÍVEIS A1 A2 UNIDADES ÁREAS LEXICAIS / VOCABULÁRIO ÁREAS GRAMATICAIS COMPETÊNCIAS PRÁTICA ESPECÍFICA Chamar-se [chamo-me; chama-se] Identificar-se

Leia mais

Pronomes. Prof. Flaverlei A. Silva

Pronomes. Prof. Flaverlei A. Silva Pronomes Prof. Flaverlei A. Silva Pronomes São palavras que substituem ou acompanham outras palavras, principalmente os substantivos. Podem também remeter a palavras, orações e frases expressas anteriormente.

Leia mais

Próclise facultativa Há casos em que se pode usar indiferentemente próclise ou ênclise, próclise ou mesóclise. É o que se entende por próclise

Próclise facultativa Há casos em que se pode usar indiferentemente próclise ou ênclise, próclise ou mesóclise. É o que se entende por próclise Próclise facultativa Há casos em que se pode usar indiferentemente próclise ou ênclise, próclise ou mesóclise. É o que se entende por próclise facultativa ou optativa.._ Com os substantivos. Ex.: O garoto

Leia mais

Dicas de Português. Atrás, trás e traz Erros comuns de ortografia. Bianca Amorim

Dicas de Português. Atrás, trás e traz Erros comuns de ortografia. Bianca Amorim Dicas de Português Atrás, trás e traz Erros comuns de ortografia Bianca Amorim Atrás, trás e traz Atrás: Advérbio de lugar; Não necessita de preposição antecedente, pois já possui uma -- atrás; Indica

Leia mais

ateriais: elaboração e testagem

ateriais: elaboração e testagem M Formador: ateriais: elaboração e testagem Luís Fernando Pinto Salema Guião para elaboração de atividade (s) 1. Competência dominante a desenvolver: CEL (Conhecimento Explícito da Língua) 2. Destinatários

Leia mais

9 - (CESGRANRIO) Complete CORRETAMENTE as lacunas da seguinte frase: A obra de Huxley, se faz alusão no texto, descreve uma sociedade os atos dos

9 - (CESGRANRIO) Complete CORRETAMENTE as lacunas da seguinte frase: A obra de Huxley, se faz alusão no texto, descreve uma sociedade os atos dos 9 - (CESGRANRIO) Complete CORRETAMENTE as lacunas da seguinte frase: A obra de Huxley, se faz alusão no texto, descreve uma sociedade os atos dos indivíduos são controlados por um sistema de televisão.

Leia mais

Professor Jailton.

Professor Jailton. Professor Jailton www.professorjailton.com.br Pronomes Possessivos São aqueles que se referem às pessoas do discurso, indicando ideia de posse. número pessoa Pronomes possessivos singular (um possuidor)

Leia mais

Aula5 CONSTRUÇÕES INTERROGATIVAS. Lêda Corrêa

Aula5 CONSTRUÇÕES INTERROGATIVAS. Lêda Corrêa Aula5 CONSTRUÇÕES INTERROGATIVAS META Apresentar construções oracionais interrogativas da língua portuguesa; discriminar os tipos de construções interrogativas. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá:

Leia mais

*SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA

*SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA * AULA 07 PRONOME *SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI ALGUÉM BATEU À PORTA *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA ALGUMAS ALUNAS VIERAM À AULA

Leia mais

Conjunções Subordinativas

Conjunções Subordinativas Conjunções Subordinativas Conjunções Subordinativas São aquelas que ligam duas orações, sendo uma delas dependente da outra. A oração dependente, introduzida pelas conjunções subordinativas, recebe o nome

Leia mais

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina:Português Professor (a): Cris Souto Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais