Democracia: conceito, tipos e aplicação. Prof. Deivid deividcarneiro_gyn@hotmail.com
Teoria contemporânea da Democracia Três tradições históricas: Teoria clássica: divulgada como teoria aristotélica das formas de governo. Teoria medieval: de origem romana, apoiada na soberania popular, na qual há a contraposição entre uma concepção ascendente e uma descendente. Teoria moderna: conhecida como teoria de Maquiavel, nascida com o Estado moderno, monarquia ou república (democracia e aristocracia).
Democracia direta. Democracia Democracia indireta. Democracia semidireta.
Democracia Direta Uma democracia direta é qualquer forma de organização na qual todos os cidadãos podem participar diretamente no processo de tomada de decisão.
Democracia Direta Na democracia direta, os cidadãos não delegam o seu poder de decisão. As decisões são tomadas através de assembléias gerais. Caso haja necessidade de um representante, seus poderes são transmitidos pela assembléia, os quais podem ser revogados a qualquer momento.
Democracia Direta A democracia direta pura, como tal, não existe em nenhum país moderno. Para alguns analistas existe atualmente, apenas para decisões de caráter estritamente local.
Democracia Indireta Num sistema de democracia indireta (ou democracia representativa), os cidadãos elegem representantes, os quais serão responsáveis pela tomada de decisão em seu nome. Este é o processo mais comum de tomada de decisão nos governos democráticos, e por isto é também chamado de mandato político.
Democracia Semidireta Entretanto, o termo democracia direta também é usado para descrever sistemas mistos, em que democracia direta e indireta coexistem; seu nome mais correto é democracia semidireta. Nestes sistemas, além da existência de representantes eleitos que tomam a maior parte das decisões em nome dos cidadãos, estes também tem a oportunidade de influenciálas através de iniciativas populares, plebiscitos e referendos (ratificação de decisões de representantes).
1.Plebiscito: proposição levada diretamente para decisão do eleitor. 2.Referendo: proposição aprovada indiretamente por representantes e levada ao eleitor para confirmação ou rejeição. 3.Revogatório de mandato (Recall): o mandato de um representante legalmente eleito é resubmetido à votação direta dos eleitores, que decidem pela sua manutenção ou cassação. 4.Iniciativa popular: um número mínimo de eleitores apresenta proposição para aprovação direta dos demais eleitores. Poderes Básicos
Democracia Direta Outra forma de análise conceitua todas as democracias como diretas pois todo o poder emana do povo que o exerce diretamente com uma delegação condicionada a representantes (na suposição de que os representantes cumprirão seus programas pré-eleitorais pactuados com o cidadão, podendo ou não resultar em cassação de mandato através de ação na justiça) ou sem delegação condicionada.
Exemplos de Democracia Direta São exemplos: Sociedades autogestionadas (Comuna de Paris) e sindicatos anarcossindicalistas. Houve tentativa de democracia direta em diversas Revoluções Comunistas no intuito de suprimir formas mais autoritárias de organização social e/ou evitar seu surgimento.
Exemplos de Democracia Direta Algumas experiências oriundas do Brasil são: o Plebiscito sobre a forma e o sistema de governo; o Referendo do desarmamento; a implantação, em Porto Alegre, do Orçamento Participativo; e o Orçamento Participativo digital de Belo Horizonte, em que uma pequena parte do orçamento é votada diretamente via Internet, por região da cidade, e o eleitor pode escolher dentre um grupo de obras pré-determinadas pela prefeitura.
Exemplo de Democracia Direta No levante da EZLN no estado de Chiapas, México.
Democracia Semidireta Na Suíça, a maioria simples é suficiente nas cidades e estados. Já a nível nacional, podem ser necessárias "maiorias duplas", cuja intenção é confirmar qualquer lei criada por um cidadão. Maiorias duplas: aprovação pela maioria dos votantes e, posteriormente, a maioria dos estados em que a votação tenha sido aprovada.
Democracia Semidireta Contrastando com o conceito de plebiscito promovido por governos para obter suporte a uma política já estabelecida, como no caso das constituições da França e da Áustria (ou mesmo do Brasil), na democracia semidireta da Suiça não compete ao Governo nem ao Parlamento submeter qualquer matéria à decisão popular.
Indicações bibliográficas Guia do Estudantes - Atualidades 2010 Vestibular+ENEM. Editora Abril. Verbete Democracia in: Dicionário de Ciência Política. Norberto Bobbio, Nicola Matteucci e Gianfrancesco Pasquino. Edunb. 1993. Vol. 1.