PROVA TEMÁTICA 2015 - A LUZ E SUAS TECNOLOGIAS 9 ANO / ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (LÍNGUA PORTUGUESA, REDAÇÃO, ARTES E LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA INGLÊS E ESPANHOL) Competência de Área 1 - Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos. Reconhecer nas diferentes linguagens os elementos integradores dos processos comunicativos em textos argumentativos, editorial e artigo de opinião. Dominar a norma culta da língua portuguesa, por meio dos conhecimentos construídos em sintaxe. Identificar a aplicabilidade das orações coordenadas e subordinadas em diferentes gêneros textuais. Reconhecer o modo como ocorre a pontuação em orações coordenadas sindéticas, assindéticas e as orações subordinadas. Comparar os diferentes discursos e aplicar os conhecimentos construídos em sintaxe para interpretá-los. Reconhecer a importância da análise linguística na percepção e na construção de uma visão crítica dos textos. Identificar as diferentes formas de tratar a mesma informação, comparando textos que apresentam o mesmo tema, nos diferentes modos de produção. Identificar a finalidade de textos que foram construídos em gêneros diferentes. Contrapor interpretações de um mesmo fato em diferentes textos. Inferir informações implícitas nos diferentes textos. Distinguir os diferentes recursos das linguagens, utilizados em diferentes sistemas de informação e de comunicação. Identificar referências intertextuais. Competência de Á rea 2 Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade. Reconhecer os elementos morfossintáticos próprios da língua materna. Compreender os efeitos de sentido resultante da utilização de variados recursos linguísticos. Relacionar a importância do conhecimento e do uso da linguagem, bem como seu efeito de sentido decorrente da estrutura morfológica.
Competência de Á rea 3 Analisar textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização e estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção. Interpretar informações dos gêneros textuais publicidade e propaganda. Fazer uso das ideias textuais para compreendê-las. Utilizar os conhecimentos da língua inglesa e espanhola e seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informações, tecnologias e culturas. Competência de Á rea 4 - Compreender diferentes informações em língua inglesa e os instrumentos necessários para sua interpretação. Associar vocábulos e expressões de um texto nas línguas inglesa e espanhola ao tema. Relacionar um texto nas línguas inglesa e espanhola às estruturas linguísticas, à sua função e ao seu uso social. Estudo do texto: gêneros textuais no sistema de comunicação e informação (reportagem, crônicas, tiras); Estudos dos aspectos linguísticos da língua portuguesa: diferentes linguagens na comunicação: linguagem poética na poesia e na prosa; coesão e coerência nos textos argumentativos e intertextualidade. Estudos sintáticos: orações subordinadas; período composto por coordenação e subordinação; concordância verbal e nominal. Produção e recepção de textos artísticos: modernismo; arte moderna no Brasil; arte contemporânea. Estudo do texto em línguas inglesa e espanhola: procedimentos de leitura (inferências, tema e finalidade de um texto), linguagem verbal e não verbal na compreensão de textos descritivos e dissertativos. MATRIZ DE REFERÊNCIA DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Competência de Área 1 Construir significados para os números naturais, inteiros e racionais. Aplicar conceitos matemáticos relacionados aos números inteiros e racionais, reconhecendo a sua construção e aplicações em operações numéricas e situações cotidianas. Competência de Área 2 - Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas, usando representações geométricas e algébricas. Aplicar o conhecimento algébrico para determinar os valores que tornam verdadeira uma sentença aberta do 1º grau. Compreender a linguagem dos gráficos no plano cartesiano para resolver problemas geométricos e algébricos. Resolver equações de 2º grau com uma incógnita, usando, quando possível, a propriedade do produto nulo ou a fatoração de polinômios. Aplicar o processo de Bháskara para a resolução de uma equação completa de 2º grau. Reconhecer problemas do cotidiano que recaem em equações de 2º grau.
Compreender, a partir de textos, gráficos, tabelas ou diagramas, funções particulares importantes na análise de atividades cotidianas. Reconhecer as funções constantes e afins, estabelecendo relações com as respectivas retas, que as representam num sistema cartesiano. Relacionar a expressão da lei de uma função afim com seu crescimento ou decrescimento. Conhecimentos numéricos: razão; proporção; regra de três; potenciação em ; Notação científica; Radiciação em ; Conhecimentos geométricos: medidas de dois segmentos; segmentos proporcionais; Teorema de Tales; radicais aritméticos; extração e inserção de fatores em radicais; equações irracionais; racionalização de denominadores; figuras planas semelhantes; semelhança de triângulos; teorema fundamental de semelhança de triângulos/casos de semelhanças de triângulos. Conhecimentos algébricos: equação do 2º grau/problemas que recaem em equações do 2º grau/relação entre os coeficientes e as raízes de uma equação do 2º grau; fatoração de uma equação do 2º grau; sistemas de equações do 2º grau; projeções ortogonais; relações métricas no triângulo retângulo; Teorema de Pitágoras; triângulo retângulo; relações trigonométricas no triângulo retângulo. Conhecimentos algébricos/geométricos: ângulos notáveis; gráficos no sistema de coordenadas cartesianas; produto cartesiano; relação binária; função constante/função polinomial de 1º grau; inequação do 1º grau com uma incógnita; sistemas de inequações do 1º grau com uma incógnita. MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS (BIOLOGIA, FÍSICA E QUÍMICA) Competência de área 1 Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade. Reconhecer características ou propriedades de fenômenos ondulatórios ou oscilatórios, relacionando-os a seus usos em diferentes contextos. Associar a solução de problemas de comunicação, transporte, saúde ou outro com o correspondente desenvolvimento científico e tecnológico. Confrontar interpretações científicas com interpretações baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas. Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da biodiversidade. Competência de área 2 Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos. Relacionar informações para compreender manuais de instalação ou utilização de aparelhos, ou sistemas tecnológicos de uso
comum. Selecionar testes de controle, parâmetros ou critérios para a comparação de materiais e produtos, tendo em vista a defesa do consumidor, a saúde do trabalhador ou a qualidade de vida. Competência de área 3 Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos. Identificar etapas em processos de obtenção, transformação, utilização ou reciclagem de recursos naturais, energéticos ou matérias-primas, considerando processos biológicos, químicos ou físicos neles envolvidos. Compreender a importância dos ciclos biogeoquímicos ou do fluxo de energia para a vida, ou da ação de agentes ou fenômenos que podem causar alterações nesses processos. Analisar perturbações ambientais, identificando fontes, transporte e/ou destino dos poluentes ou prevendo efeitos em sistemas naturais, produtivos ou sociais. Reconhecer benefícios, limitações e aspectos éticos da biotecnologia, considerando estruturas processos biológicos envolvidos em produtos biotecnológicos. Competência de área 4 Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais. Reconhecer mecanismos de transmissão da vida, prevendo ou explicando a manifestação de características dos seres vivos. Competência de área 5 Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos. Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica. Relacionar propriedades físicas, químicas ou biológicas de produtos, sistemas ou procedimentos tecnológicos às finalidades a que se destinam. Avaliar métodos, processos ou procedimentos das ciências naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social, econômica ou ambiental. Competência de área 6 Apropriar-se de conhecimentos da física para, em situações- problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas. Compreender fenômenos decorrentes da interação entre a radiação e a matéria em suas manifestações em processos naturais ou tecnológicos, ou em suas implicações biológicas, sociais, econômicas ou ambientais. Avaliar possibilidades de geração, uso ou transformação de energia em ambientes específicos, considerando implicações éticas, ambientais, sociais e/ou econômicas. Competência de área 7 Apropriar-se de conhecimentos da química para, em situações- problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas. Utilizar códigos e nomenclatura da química para caracterizar materiais, substâncias ou transformações químicas.
Caracterizar materiais ou substâncias, identificando etapas, rendimentos ou implicações biológicas, sociais, econômicas ou ambientais de sua obtenção ou produção. Avaliar implicações sociais, ambientais e/ou econômicas na produção ou no consumo de recursos energéticos ou minerais, identificando transformações químicas ou de energia envolvidas nesses processos. Avaliar propostas de intervenção no meio ambiente aplicando conhecimentos químicos, observando riscos ou benefícios. Competência de área 8 Apropriar-se de conhecimentos da biologia para, em situações- problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas. Associar características adaptativas dos organismos com seu modo de vida ou com seus limites de distribuição em diferentes ambientes, em especial em ambientes brasileiros. Interpretar experimentos ou técnicas que utilizam seres vivos, analisando implicações para o ambiente, a saúde, a produção de alimentos, matérias-primas ou produtos industriais. Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e à implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente. Ecologia e ciências ambientais: processo de transformação do lixo. Materiais, suas propriedades e usos: propriedade, características e estados físicos da matéria; substâncias químicas. Energia, trabalho e potência: geração e consumo de energia elétrica; energia solar. Ondulatória: fenômenos ondulatórios; características das ondas; ondas eletromagnéticas e radiação e seu uso. Termologia: irradiação do calor. Óptica: princípios da óptica; fontes de luz; meios de propagação; cor dos objetos; reflexão e espelhos planos; refração da luz; olho humano. MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS (HISTÓRIA, FILOSOFIA E GEOGRAFIA) Competência de Área 1 Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associandoas aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais. Identificar movimentos sociais, conflitos de classe e ideologias no desenvolvimento das sociedades urbano-industriais. Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas. Desenvolver a compreensão ética e política da sua vivência no mundo. Competência de Área 2 Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
Compreender a liberdade como ato de responsabilidade. Avaliar as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder. Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da liberdade e da responsabilidade, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade. Competência de Área 3 Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos geográficos. Identificar as transformações ocorridas no mundo com o avanço da globalização e estabelecer as suas principais características. Compreender o processo de globalização e seus efeitos nos campos, socioeconômicos e ambientais. Reconhecer as principais ações sociais e políticas japonesas que minimizar impactos ambientais no território. Compreender como as intensas atividades geológicas no Japão promovem consequências às atividades sociais e econômicas. Reconhecer as principais ações sociais e políticas chinesas que minimizar impactos ambientais no território. Avaliar as consequências negativas do crescimento industrial chinês para o meio ambiente local e global. Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade: Era Vargas; liberdade: a ética, a Moral e a responsabilidade; neofacismo, nacionalismo e sociedade capitalista. Características e transformações das estruturas produtivas: globalização; industrialização; leis trabalhistas; movimentos operários. Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado: movimentos sociais atuais no Brasil Geopolítica do pós-guerra; Japão; China; conflitos ideológicos no contexto pós-guerra e Guerra Fria. Material elaborado pela equipe de professores do ensino fundamental e médio do Coesi a partir das Matrizes de Referência do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem)/Ministério da Educação.