Curso Básico de Fotografia Científica
INTRODUÇÃO -A palavra fotografia vem do Grego e significa escrever com a luz. -A luz é o elemento mais importante, aliada a outros elementos como: o assunto, a câmera, o filme ou sensor, o processamento e o próprio fotógrafo. -Outras características ligadas ao assunto também são importantes como dinâmica da foto, composição, planos de focagem, perspectiva, movimento, que traduzem a linguagem fotográfica.
HISTÓRICO -Com todos os avanços da fotografia, o princípio da captação da imagem continua o mesmo. http://prezi.com/ulqtqldgc-ga/historia-dafotografia/
O QUE É UMA CÂMERA Distância Focal É a distância entre a objetiva e o plano focal. Quanto maior a distância focal, menor o ângulo de visão e a objetiva registra uma secção menor da cena à sua frente.
TIPOS DE CÂMERAS Câmera compacta básica Câmera compacta de luxo
TIPOS DE CÂMERAS Câmera reflex básica Câmera reflex profissional
TIPOS DE CÂMERAS -Câmera Reflex de uma objetiva (Reflex SLR (Single Lens Reflex) -Permite enxergar a mesma imagem projetada pela objetiva; -Permite troca das objetivas; -Apresenta mais recursos; -Permite maior controle sobre os recursos; -Maior qualidade da imagem. 1- Lentes 2- Espelho 3- Shutter 4- Sensor 5- Tela de foco 6- Lente Condensadora 7- Pentaprisma 8- Visor
TIPOS DE CÂMERAS -Câmera Reflex de duas objetivas (médio formato)
TIPOS DE CÂMERAS -Câmera de estúdio (grande formato)
VELOCIDADE DO FILME OU SENSIBILIDADE DO SENSOR A norma ISO (International Standards Organization) indica a velocidade do filme, ou seja, a sensibilidade à luz. Quanto maior for esse número, mais sensível é o filme ou se torna o sensor. ASA (American Standards Association) DIN (Deutsche Industrie Norm) Associação Alemã de Normas Industriais.
VELOCIDADE DO OBTURADOR A velocidade controla quanto tempo a cortina do obturador da câmera ficará aberta. Quanto maior o tempo de exposição (ou seja, mais baixa a velocidade) mais luz atingirá o filme ou sensor. As velocidades são indicadas em segundos e em frações de segundos (1 segundo, 1/2, 1/4, 1/8, 1/15, 1/30, 1/60, 1/125, 1/250, 1/500, 1/1000 de segundo). Mudar a velocidade para um ponto acima ou abaixo dobra exposição ou diminui-a pela metade.
ABERTURA DO DIAFRAGMA É o tamanho da abertura do mecanismo de diafragma da lente, Quanto maior for a abertura, mas luz entrará para sensibilizar o sensor em um determinado tempo. Um valor menor de diafragma (f/) indica uma abertura maior, um valor maior indica uma abertura menor. Cada um representa um ponto ( stop ), que duplica ou divide pela metade a área de abertura.
PROFUNDIDADE DE CAMPO f/8.0 f/5.6 f/2.8
PROFUNDIDADE DE CAMPO
PROFUNDIDADE DE CAMPO
FOTOMETRIA As câmeras normalmente possuem um fotômetro para indicar a quantidade de luz ideal em qualquer situação. O sistema avalia a luminosidade da cena e indica qual a melhor regulagem.
BALANÇO DE BRANCO O balanço de branco (em inglês 'White Balance' ou WB) é o processo de remoção de cores não reais, de modo a tornar brancos os objetos que aparentam ser brancos para os nossos olhos.
BALANÇO DE BRANCO 400 450 500 550 600 650 700 Comprimento de Onda (nm) Temperatura de Cor Fonte de Luz 1000-2000 K Luz de velas 2500-3500 K Lâmpada de Tungstênio (as mais comuns em casas) 3000-4000 K Nascer/Pôr-do-sol (céu limpo) 4000-5000 K Lâmpadas Fluorescentes 5000-5500 K Flash 5000-6500 K Luz do dia com céu claro (sol a pino) 6500-8000 K Céu levemente nublado 9000-10000 K Sombra ou céu muito nublado
BALANÇO DE BRANCO Balanço de Branco Automático Balanço de Branco Personalizado De longe a melhor solução para fazer o balanço de branco é fotografar utilizando o formato RAW, já que através dele é possível fazer o balanço *depois* que a foto foi tirada. Arquivos RAW também permitem que o balanço seja feito com uma maior gama de valores de temperaturas de cor.
COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA O princípio básico da composição é saber como influenciar a maneira com a qual a imagem será percebida. Importante valorizar os pontos que conduzem à leitura da imagem. Sentido de Leitura (importante analisar todos os elementos que vão atrair o olhar do observador).
COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA Pontos de interesse -Seres Vivos
COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA Pontos de interesse -Elementos Escritos
COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA Pontos de interesse -Elementos Escritos
COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA Pontos de interesse -Elementos de Destaque e Contraste
COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA Pontos de interesse -Elementos de Destaque e Contraste
COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA Disposição e Hierarquia dos Elementos
COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA Disposição e Hierarquia dos Elementos A Regra dos Terços
COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA Disposição e Hierarquia dos Elementos A Regra dos Terços
COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA Disposição e Hierarquia dos Elementos A Regra dos Terços
COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA Disposição e Hierarquia dos Elementos Linhas
COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA Disposição e Hierarquia dos Elementos Olhares
COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA Disposição e Hierarquia dos Elementos Olhares
COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA Disposição e Hierarquia dos Elementos
FOTOGRAFIA CIENTÍFICA -A Fotografia Científica se caracteriza pela aquisição e utilização de imagens no processo de produção científica. -Seu uso é constante e em larga escala como forma de apoio às diversas esferas da pesquisa, mas a fotografia científica não se limita somente à ciência. Ela é utilizada na educação, em empresas, em operações militares, nas artes e outras.
TIPOS DE FOTOGRAFIA CIENTÍFICA
www.fotocientifica.com BLOG
FLICKR www.flickr.com/photos/belzclick http://www.flickr.com/groups/fotocientifica/