RAIS RELAÇÃO ANUAL DE INFORMAÇÕES SOCIAIS O que é? A RAIS é um instrumento de coleta de dados utilizado pela gestão governamental do setor do trabalho, Instituída pelo Decreto nº 76.900, de 23/12/75, a RAIS tem por objetivo: o suprimento às necessidades de controle da atividade trabalhista no País, o provimento de dados para a elaboração de estatísticas do trabalho, a disponibilização de informações do mercado de trabalho às entidades governamentais. Os dados coletados pela RAIS constituem expressivos insumos para atendimento das necessidades da legislação da nacionalização do trabalho; de controle dos registros do FGTS ; dos Sistemas de Arrecadação e de Concessão e Benefícios Previdenciários; de estudos técnicos de natureza estatística e atuarial e de identificação do trabalhador com direito ao abono salarial PIS/PASEP. Quem deve declarar? São obrigados a entregar a declaração da RAIS: os inscritos no CNPJ com ou sem empregados (o estabelecimento que não possuiu empregados ou manteve suas atividades paralisadas durante o ano-base está obrigado a entregar a RAIS Negativa); todos os empregadores, conforme definidos na CLT ; todas as pessoas jurídicas de direito privado, inclusive as empresas públicas domiciliadas no País, com registro, ou não, nas Juntas Comerciais, no Ministério da Fazenda, nas Secretarias de Finanças ou da Fazenda dos governos estaduais e nos cartórios de registro de pessoa jurídica; empresas individuais, inclusive as que não possuem empregados; cartórios extrajudiciais e consórcios de empresas; empregadores urbanos pessoas físicas (autônomos e profissionais liberais) que mantiveram empregados no ano-base; órgãos da administração direta e indireta dos governos federal, estadual ou municipal, inclusive as fundações supervisionadas e entidades criadas por lei, com atribuições de fiscalização do exercício das profissões liberais; condomínios e sociedades civis; empregadores rurais pessoas físicas que mantiveram empregados no ano-base; filiais, agências, sucursais, representações ou quaisquer outras formas de entidades vinculadas à pessoa jurídica domiciliada no exterior.
O que é a Rais Negativa? É a declaração da Rais, na qual são fornecidos somente os dados cadastrais do estabelecimento, cadastrado com CNPJ, quando o mesmo não teve empregado durante o ano-base. A declaração da Rais Negativa pode ser informada somente para declarações do ano-base. Para declarações Negativas de anos anteriores, deve ser utilizado o programa GDRAIS Genérico e o transmissor RAISNET 2010. O que é GDRAIS? É programa que faz a transmissão da RAIS. O programa GDRAIS tem três finalidades: a)gerador da declaração da RAIS desenvolvido para o estabelecimento/entidade que não possui sistema próprio de folha de pagamento informatizado. Nesse caso, após a digitação das informações, o declarante deverá emitir os relatórios necessários para correção de erros e arquivamento, gerar o arquivo a ser entregue e gerar as cópias de segurança do estabelecimento, as quais devem ser mantidas à disposição da fiscalização. Recomenda-se fazer mais de uma cópia de segurança. b)analisador de arquivo RAIS desenvolvido para o estabelecimento/entidade que possui sistema próprio de folha de pagamento informatizado e gera o arquivo, conforme o layout do GDRAIS 2010, para verificar se o mesmo foi gerado corretamente e permitir a geração do arquivo de entrega. c)transmitir arquivo RAIS função que permite a transmissão do arquivo diretamente da base RAIS, necessitando para isso que o aplicativo RAISNET 2010 já esteja instalado no equipamento. Importante: O recibo da RAIS estará disponível na internet, na página governamental, 5 dias uteis após o envio da declaração. Para obter os recibos é necessário o CNPJ/CEI e o CREA. É possível obter o CREA utilizando o serviço Consulta Declaração RAIS, também através do site. EXPORTAÇÃO RAIS - APLICATIVO/SISTEMA DOMINIO Para gerar o arquivo da RAIS pelo sistema Domínio faz-se o seguinte caminho: menu Relatórios, submenu Informativos, opção Anuais RAIS. Será aberta a janela RAIS para que sejam realizadas as configurações necessárias, inclusive determinar se o tipo do informativo será normal ou genérico.
Com os campos devidamente preenchidos clica-se no botão Ok para gerar a declaração. Depois de gerar o arquivo no sistema Domínio e salvá-lo em um diretório (pasta) deve ser feita a exportação ao aplicativo da RAIS. Acessando o aplicativo deve-se fazer o seguinte caminho:
Na janela aberta, clique em localizar para que aplicativo permita a busca do arquivo: Após selecionar o arquivo, clique em Gravar na janela do Aplicativo, em seguida confirme as informações solicitados pelo GDRais. Para verificar o Relatório, clique em Visualizar Relatório
quando o aplicativo mostrar a seguinte janela: Com isso será demonstrado o Relatório de importação conforme demonstrado abaixo: Depois disso, para ver as informações referentes a empresa e empregados, clique na figura da pasta na barra de ferramentas do Aplicativo, conforme demonstrado a seguir:
Na janela aberta, com um clique duplo sobre o nome da empresa é possível visualizar o cadastro com os dados da mesma:
Clicando no botão vínculo da primeira janela, será aberta a janela com a lista de empregados ativos na empresa e clicando sobre o nome do empregado será demonstrado os dados de identificação do mesmo. Para realizar a transmissão da Declaração, na barra de ferramentas do aplicativo, clique no botão transmitir Declaração e informe os dados na janela aberta e clique em transmitir,
conforme demonstrado abaixo: