Ciências da Natureza Os alimentos como veículo de nutrientes Trabalho realizado por: Ana Moreira nº2 6ºD Disciplina de: Ciências da Natureza Professora: Sandra Freitas Fajões, Dezembro,2011
Introdução Com este trabalho que elaborei espero não só melhorar os meus conhecimentos sobre o tema Trocas nutricionais entre o organismo e o meio dos animais, mas também espero entender a importância de saber e ter uma boa alimentação. Rua Professor Veiga Simão 3700-355 Fajões Telefone: 256 850 450 Fax: 256 850 452 www.agrupamento-fajoes.pt E-mail: geral@agrupamento-fajoes.pt
A roda dos alimentos O que é a Roda dos Alimento? A Roda dos Alimentos é uma representação da quantidade de alimentos que devemos consumir, a roda dos alimentos é constituída por 7 setores de alimentos com propriedades nutricionais semelhantes.
Alimentação saudável O que é uma alimentação saudável? Para termos uma alimentação saudável é necessário que esta seja: completa, variada e equilibrada.
Uma alimentação saudável Alimentação completa Ingerir alimentos de cada setor e beber água frequentemente. Alimentação variada Comer alimentos de diferentes grupos, variando diariamente. Alimentação equilibrada Ingerir diariamente o número de porções recomendadas, de acordo com a roda dos alimentos.
A Importância da leitura do rótulo Qual importância da leitura do rótulo para o consumidor? A leitura do rótulo é sempre importante porque é através dessa leitura que o consumidor consegue obter a informação nutricional do alimento, como as condições de conservação, o período de validade e os aditivos que o alimento contém.
A Importância da leitura do rótulo O que são aditivos alimentares? Aditivos alimentares são substâncias adicionadas aos alimentos para conservar as características próprias do alimento, não alterando o seu valor nutritivo.
Higiene alimentar O que é a higiene alimentar? A higiene alimentar é um conjunto de medidas necessárias para garantir que os alimentos ao serem consumidos estejam em condições apropriadas.
Higiene alimentar Para garantir que os alimentos estão a ser ingeridos corretamente devemos: -Cuidadosamente lavar os alimentos, principalmente os que são ingeridos crus, para eliminar todos os micróbios existentes no alimento; -A lavagem das mãos é fundamental para os micróbios não passarem para o alimento, que logo será ingerido;
Órgãos do sistema digestivo humano Na boca os alimentos sofrem as primeiras alterações, por ação dos dentes é realizada a trituração do alimento, com a ajuda das glândulas salivares forma-se o bolo alimentar.
Órgãos do sistema digestivo humano As paredes do esófago contraem-se e empurram o bolo alimentar para o estômago.
Órgãos do sistema digestivo humano No estômago, as glândulas do estômago originam o suco gástrico, este em conjunto com o bolo alimentar forma o quimo.
Órgãos do sistema digestivo humano O quimo com a ajuda da bílis, produzida pelo fígado que em conjunto com suco pancreático, produzido pelo pâncreas, o suco intestinal produzido pelas glândulas do intestino delgado, formam o quilo.
Órgãos do sistema digestivo humano A Absorção é a passagem dos nutrientes para o sangue e para a linfa através das vilosidades do intestino delgado.
Órgãos do sistema digestivo humano O intestino grosso recebe o quilo com as substâncias que não foram absorvidas nem digeridas, que são os resíduos sólidos. Essas substâncias, são transformadas em floras intestinais, e as fezes vão sendo empurradas ao longo do intestino grosso, para depois serem expulsas pelo ânus.
A digestão como processo de obtenção de nutrientes Ao longo do tubo digestivo, os alimentos sofrem transformações, essas podem ser : químicas ou físicas. As transformações químicas : os alimentos vão sendo decompostos pelos sucos digestivos. As transformações físicas : estas transformações são realizadas pelos movimentos do tubo digestivo.
A digestão como processo de obtenção de nutrientes O que é a assimilação? A assimilação é a utilização dos nutrientes pelas células de acordo com a sua função: Energética, plástica ou reguladora.
A constituição do dente Esmalte Dentina Gengiva Coroa Colo Polpa Vasos sanguíneos Raiz Cimento Osso
Sistema digestivo dos animais O sistema digestivo dos animais, varia consoante o seu regime alimentar. Alguns animais apresentam estômago composto, que esta dividido em várias partes com diferentes funções, como os ruminantes e as aves. O comprimento do intestino dos mamíferos herbívoros é maior do que o intestino dos carnívoros.
O sistema digestivo dos ruminantes O estômago dos herbívoros ruminantes, tal como o boi e o carneiro esta dividido em quatro partes: pança, barrete, folhoso e coelheira. O seu sistema digestivo está composto por boca, esófago, estômago composto, intestino delgado, intestino grosso e ânus.
O sistema digestivo dos ruminantes
O sistema digestivo das aves Nas aves, os alimentos entram na boca e passam para o esófago, de seguida para o papo. E do papo para o estômago, que é constituído pelo proventrículo, e daí para a moela. O produto da digestão passa para o intestino e as fezes saem pela cloaca.
Sistema digestivo das aves
Conclusão Com este trabalho concluo que consegui melhorar as minhas aprendizagens. Como já referi ao longo do trabalho é muito importante, ter e possuir uma alimentação saudável e por isso devemos refletir um pouco.
Bibliografia http://www.ahiva.info/gifs-animados/alimentos/platanos/platanos-24.gif http://3.bp.blogspot.com/_sjrmbdjwf_4/srf- AzAQJiI/AAAAAAAAASA/0ccKqilpvvE/s400/piramide02.jpg http://4.bp.blogspot.com/_ejmcndf6mty/to5thqeqwni/aaaaaaaaaag/nfqbyssjbb4/s1600/r uminante_sistema_digestivo.jpg http://profs.ccems.pt/palma/ciencias/6%c2%baano/sistema%20digestivo/animal/jmatch1/diges tivo%20das%20aves.jpg http://thumbs.dreamstime.com/thumblarge_165/1184774658kwo233.jpg Motta, Lucinda; VIANA, Maria; ISAÍAS, Emílio Viva a Terra!. Porto, Porto Editora, 2011, 224 pág. ISBN 978-972-0-20683-1. Rua Professor Veiga Simão 3700-355 Fajões Telefone: 256 850 450 Fax: 256 850 452 www.agrupamento-fajoes.pt E-mail: geral@agrupamento-fajoes.pt
Rua Professor Veiga Simão 3700-355 Fajões Telefone: 256 850 450 Fax: 256 850 452 www.agrupamento-fajoes.pt E-mail: geral@agrupamento-fajoes.pt