MENÇÃO HONROSA - PARATY Autor(es): B.AC Backheuser Arquitetura e Cidade, Arq. João Pedro Backheuser, Alonso Balaguer Riera Brasil Arquitetos Associados, Ignasi Riera Mas. INTRODUÇÃO A proposta para o Centro Cultural, de Eventos e de Exposições no município de Paraty, localizado estrategicamente a aproximadamente 2Km do Centro Histórico de Paraty ao Norte e próximo a BR101, surge da análise precisa do Programa de Necessidades apresentado no Termo de Referência do concurso assim como do entendimento da sua importância cultural, social e econômica para a cidade de Paraty. O projeto do entendimento da morfologia urbana local e é guiado pela ideia central de criação do que denominamos uma grande PRAÇA CULTURAL, um local de encontro, vivência e promoção da cultura. DISTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA O programa de necessidades apresentado no Termo de Referência do concurso pode ser agrupado em 5 tipologias de uso: Convenções e Exposições / Pequenas Reuniões / Grandes Reuniões / Restaurante / Serviços e Administração O programa foi compartimentado em volumes autônomos dispostos sob uma grande cobertura rodeando a área aberta central, a PRAÇA CULTURAL. Toda circulação interna se dá no perímetro desta área central promovendo assim a troca e a convivência entre os diferentes públicos. O restaurante, somado à praça, é o principal ponto de encontro do conjunto. Pensado como uma grande varanda o espaço do restaurante faz a ligação entre a PRAÇA interna e a área externa. A área verde da praça atravessa o restaurante surgindo novamente junto à rua.
A disposição dos volumes ao redor da praça possibilita visadas de dentro para fora e viceversa garantindo assim uma importante integração entre o que se passa no interior do edifício e o que acontece no espaço público externo. O EDIFÍCIO Além do entendimento da importância e impacto direto da implantação do programa no terreno, temos também o entendimento claro da importância da imagem do conjunto edificado para a promoção cultural, social e econômica decorrentes do programa PRODETUR. O projeto aqui proposto se, de um lado, a partir da escala de sua cobertura e colunata procura estabelecer a escala da importância da promoção cultural, por outro, por sua opção pela utilização de material simples e consagrados em nossa cultura construtiva, além da simplicidade na sua forma e implantação, busca também uma relação direta com a cidade e sociedade em que está inserido. A cobertura disposta a aproximadamente 7 metros de altura cria o que denominamos da GRANDE VARANDA. A varanda tradicional da casa brasileira muda de escala e passa a ser o elemento espacial que, junto com a praça, define o partido arquitetônico do conjunto. O programa, assim como as circulações, está disposto nesta VARANDA ao redor da PRAÇA.
Pranchas
Faça o donwload das pranchas aqui
Ficha Técnica Autor(es): o João Pedro Backheuser o B. AC Backheuser Arquitetura e Cidade o Alonso Balaguer Riera Brasil Arquitetos Associados o Ignasi Riera Mas Colaboradores: o Antonio Soler o Daniel Espigado o Marcos Dornelles Colaboradores: o João Pedro Backheuser Arquitetura o Daniel Espigado Sistemas Construtivos o Felipe Decourt Segurança e Proteção contra Incêndio o João Luis Casagrande Estruturas o Rodrigo G. Martins Instalações Hidrossanitárias o Mozart Barboza Geotecnia o Ricardo Khon Meio Ambiente o Augusto José de M. Calvete Conforto Ambiental o Roberto Thompson Motta Acústica o Monica Rio Branco Luminotécnica o Danilo Werneck Instalações eletromecânicas o Luiz Carlos Herculano Ferreira Geração de energia o Thiago Falcão Automação o Álvaro Catanhede Resíduos sólidos o Floriano Marques Torres Tecnologia da informação e telefonia o Valéria Grevy Comunicação visual