EPR01 1 de 5 ROTINA Data de Emissão: Histórico de Revisão / Versões Data Versão/Revisões Descrição Autor 1.00 Proposta inicial ATN 1 Objetivo A presente rotina visa estabelecer o método de controle das Manutenções Preventivas que se fazem necessárias para equipamentos segundo o julgamento do Gerenciamento de Risco do Departamento da Manutenção da Casa de Saúde Santa Rita S.A. 2 Abrangência Elevadores, Geradores de Energia Emergencial, Caldeiras, Compressores de Ar, Bombas de Vácuo, Cabine Primária, Sistemas de Climatização e Refrigeração, Reservatórios de Água e Purificadores de Água. 3 Referências Normativas NBR 15.848 : 2.010...Requisitos para Manutenção em Ar Condicionado... ; Portaria 3523-GM : 1.998...Qualidade do Ar em Ambientes Climatizados... ; RE 09 : 2.003...Padrões de Referências de Qualidade do Ar Interior em Ambientes Climatizados... ; RE 176 : 2.000...padrões para qualidade do ar interior... ; Portaria 2914 : 2011 Controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade ; NBR 13.534 : 1995... Instalações Elétricas em Estabelecimentos Assistências a Saúde... ; NBR 5410 : 1997... Instalações Elétricas em Baixa Tensão... ; NBR 5419 : 2000... Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas... ; NBR 14.039 : 2003... Instalações Elétricas em Média Tensão... ; NR 10 : 2004 Norma Regulamentadora Segurança em Serviços de Eletricidade e NR 13 : 2011 Norma Regulamentadora Caldeiras e Vasos sob Pressão.
EPR01 2 de 5 ROTINA Data de Emissão: 4 Descrição Manutenção Preventiva é a atividade técnica aplicada ao equipamento ou instalação que visa diminuir ou evitar paralisações no objeto a que foi aplicada, visa também prevenir evento de risco que possa ocorrer por mau estado de conservação e de operação do equipamento ou instalação a que a mesma é implantada. As atividades de manutenção preventiva indicadas no Mapa de Preventivas visam basicamente atender as diretrizes preconizadas nas normas e portarias aqui explicitas, são eles: Purificadores de água; Geradores de energia emergencial; Cabina primária; Caldeiras e aquecedores por acumulação; Potabilidade da água; Limpeza e Desinfecção de Reservatórios; e, Ar Condicionado - Qualidade do Ar Ambiente. Tais manutenções podem ter execução com Equipe Própria, ou Terceirizada, obedecendo o cronograma estabelecido pelo Mapa de Preventivas em anexo, e o fluxograma conforme abaixo. 5 Fluxograma Vide Anexo IV
EPR01 3 de 5 ROTINA Data de Emissão: 6 Descrição de Responsabilidades Engenheiro de Manutenção é responsável pela definição do Mapa de Preventivas conforme as normas específicas ou diretrizes da Diretoria, elaboração de Check List e Memorial Descritivo para contratação de serviços de terceiros e controle da qualidade do trabalho e anotações no Mapa. Assistente Administrativo e Estagiário de Engenharia dar apoio administrativo nas contratações e compras de materiais, contato com fornecedores e acompanhamento conforme deliberação do Engenheiro. Colaborador da manutenção predial ou fornecedor envolvido será o executante das ações planejadas, conforme o Check List desenvolvido e cronograma proposto, ambos devem ter por objetivo a execução do trabalho com qualidade e organização. Cliente final é responsável por avaliar em conjunto com a Engenharia a eficácia e direcionar a análise crítica para melhoria continua do seu processo em particular, este na maioria das vezes será o Setor onde foi aplicada cada Manutenção Preventiva. 7 Monitoramento O monitoramento do cronograma de preventiva é semanal, e serão observadas as oito semanas a frente da data de análise, para promover eventuais contratações ou aquisições de materiais. A avaliação das manutenções será feita por amostragem, e se possível por fornecedor, ou por colaborador executante, bem como a verificação de re-trabalhos executados conforme histórico disponível. A análise crítica com os setores envolvidos deve ser feita também por amostragem sempre observando os setores mais críticos, como exemplo Centro Cirúrgico; CME; UTI; Pronto Socorro e Alas de Internação.
EPR01 4 de 5 ROTINA Data de Emissão: 8 Documentos de Apoio e Registros Planilha de Mapa de Preventivas; Livros de preventivas da manutenção; Formulários de ordens de serviços de fornecedores; Livros Ata de equipamentos; e, Normas citadas no item 3.
EPR01 5 de 5 ROTINA Data de Emissão: 9 Assinaturas Adriano Tadeu Neves Engenheiro de Manutenção Elaboração Magda J. Ribeiro Gerência de Gerência Médica do SCIH Coord. Qualidade Enfermagem Administrativa Aprovação Adriano Tadeu Neves Engenheiro de Manutenção Gerente de Monitoramento