Legislação e Ética Profissional



Documentos relacionados
Responsabilidade Civil

O PAPEL DO CONSELHEIRO DE ADMINISTRAÇÃO DEVERES E RESPONSABILIDADES. APIMEC SUL Valéria Kasabkojian Schramm POA, junho de 2009

Espelho Administrativo Peça

7. Tópicos Especiais em Responsabilidade Civil. Tópicos Especiais em Direito Civil

CONTRATOS ELETRÔNICOS RESPONSABILIDADE CIVIL. Ana Amelia Menna Barreto

Responsabilidade por danos ao meio ambiente e instituições financeiras. Ana Maria Nusdeo Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo

A RESPONSABILIDADE CIVIL OBJETIVA DO EMPREGADOR NO ACIDENTE DE TRABALHO


ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL

Prof. Adilson Crepaldi

A responsabilidade civil do engenheiro eletricista na atualidade

DIREITO ADMINISTRATIVO

Conceito. Responsabilidade Civil do Estado. Teorias. Risco Integral. Risco Integral. Responsabilidade Objetiva do Estado

ATENÇÃO PARA O TERMO DE REFERÊNCIA ABAIXO. AVISO DE LICITAÇÃO COTAÇÃO ELETRÔNICA nº 82/2009

Dano Moral no Direito do Consumidor. HÉCTOR VALVERDE SANTANA hvs tm ail.c o m

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

A inserção injusta causa às pessoas / consumidores danos de ordem moral e em algumas vezes patrimonial, que, reconhecida gera o direito à reparação.

A Responsabilidade civil objetiva no Código Civil Brasileiro: Teoria do risco criado, prevista no parágrafo único do artigo 927

NEXO CAUSAL PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES

Gestão Aplicada I. Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha / Site:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS

O CONSUMIDOR POR EQUIPARAÇÃO E O DIREITO DE AÇÃO EM FACE DE TERCEIROS

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

BTG PACTUAL PARTICIPATIONS, LTD. POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES RELEVANTES E PRESERVAÇÃO DE SIGILO

FATO TÍPICO CONDUTA. A conduta é o primeiro elemento integrante do fato típico.

RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR O DANO MORAL

CONCURSO CULTURAL PRATIQUE GENTILEZA NO MEIO AMBIENTE REGULAMENTO

RESPONSABILIDADE DO EMPREENDEDOR E DA EQUIPE

INDENIZAÇÕES POR ACIDENTE DO TRABALHO OU DOENÇA OCUPACIONAL

NOVA LEI ANTICORRUPÇÃO

ESTADO DE MATO GROSSO CÂMARA MUNICIPAL DE ITIQUIRA

RESOLUÇÃO CFFa nº 446, de 26 de abril de 2014 (*)

RESPONSABILIDADE CIVIL POR ERRO MÉDICO EM CIRURGIA PLÁSTICA

FERIADO DA MINHA CIDADE

RESPONSABILIDADE DOS ATORES POLÍTICOS E PRIVADOS

CÓDIGO DE ÉTICA DA SOMMA INVESTIMENTOS

Sumário. Apresentação Prefácio da Obra... 23

ANEXO A FERTILIZANTES HERINGER S.A. CNPJ/MF / POLITICA DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES RELEVANTES E PRESERVAÇÃO DE SIGILO

CONCESSIONÁRIA RODOVIAS DO TIETÊ S.A. CNPJ/MF Nº / NIRE Nº

36) Levando-se em conta as regras da Lei 8.112/90, analise os itens abaixo, a respeito dos direitos e vantagens do servidor público federal:

ANIVERSÁRIO CIDADES VIZINHAS REGULAMENTO

Auditoria de Segurança e Saúde do Trabalho da SAE/APO sobre Obra Principal, Obras Complementares, Obras do reservatório e Programas Ambientais

Lista de verificação de aspectos de relevância para o gerenciamento de contratos de gestão na Administração Pública

ANIVERSÁRIO DA MINHA CIDADE

RESPONSABILIDADE CIVIL NO DIREITO AMBIENTAL

ASSESSORIA JURÍDICA. PARECER N 7/AJ/CAM/2002 Brasília (DF), 11 de junho de Senhora Presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN)

FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS FACIC FACULDADE VISCONDE DE CAIRU FAVIC NÚCLEO DE EXTENSÃO PROJETO DE MONITORIA DO CURSO DE CIENCIAS CONTÁBEIS

MARCO REGULATÓRIO DAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL

ASPECTOS JURÍDICOS ASSÉDIO MORAL


DEVERES DOS AGENTES PÚBLICOS

Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site:

Regulamento de Estágios ORIENTAÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIO DOCENTE (PED) CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTE SERRAT UNIMONTE

a) Órgãos Superiores Conselho de governo, servindo para assessorar ao Presidente da República sobre assuntos que tratam do Meio Ambiente.

CONSULTA DE ENFERMAGEM E SEUS ASPECTOS ÉTICOS E LEGAIS. Prof. Ms. Naldiana Cerqueira

REGULAMENTO PARA A REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Atribuições dos Tecnólogos

REGULAMENTO PROMOÇÃO "Casa com Carro"

CONTRATUAL Obrigação de meio X Obrigação de Resultado. EXTRACONTRATUAL (ex. direito de vizinhança, passagem, águas, etc)

Responsabilidade Objetiva dos Administradores

À guisa de prefácio (à 1a edição), xvii. 1 Âmbito do direito das obrigações, 1 1 Generalidades, 1 2 Âmbito, 2 3 Quadro da matéria, 3

Faixa Financiamento Número de projeto Financiados A Até R$ 2.000,00 6

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL PARA GESTÃO E REMEDIAÇÃO DE ÁREAS CONTAMINADAS

Aula 5 Pressupostos da responsabilidade civil (Culpa).

DIAGNÓSTICOS DA AMÉRICA S/A CNPJ/MF n.º / NIRE n.º Companhia Aberta

EDITAL DE CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO NA UFSCAR PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016

FRAUDE PRATICADA PELA PARTE NO MOMENTO DA IDENTIFICAÇÃO E REPRESENTAÇÃO NA REALIZAÇÃO DOS ATOS NOTARIAIS

Lei /13 Lei Anticorrupção - Aplicação para casos tributários. Camila Abrunhosa Tapias ctapias@tozzinifreire.com.

Regulamento Concurso Cultural Vem pra FAE - Curitiba

Osvaldo Albuquerque Sousa Filho Presidente do Coren-CE

POLÍTICA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO DO BANRISUL

ESCOLA DE ENFERMAGEM REGIMENTO

ELABORAÇÃO DE PROJETOS

2. Os clientes PARTICIPANTES receberão números da sorte para concorrer na promoção, de acordo com os seguintes critérios:

RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR EM ACIDENTE DE TRABALHO

O presente anúncio no sítio web do TED: Anúncio de concurso

O Art. 5º, Inciso II da Constituição Federal da República Federativa do Brasil:

RESOLUÇÃO N.º 001, de 07 de dezembro de 2001.

Política de Divulgação de Atos ou Fatos Relevantes da Quality Software S.A. ( Política de Divulgação )

Transcrição:

Legislação e Ética Profissional Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site: www.veniciopaulo.com Formação e ficha profissional: Graduado em Analises e Desenvolvimento de Sistemas Pregoeiro / Bolsa de Valores (Modalidade: Pregão Eletrônico) Analista de Sistemas / Secretaria do Planejamento e Gestão Instrutor / Escola de Gestão do Estado do Ceará - EGPCE Professor de Lógica de Programação / CEPEP Professor de Informática Aplicada / CEPEP Professor de Gestão Aplicada / CEPEP Professor de Legislação e Ética Profissional / CEPEP

IV - RESPONSABILIDADE SUBJETIVA A responsabilidade própria, fundada na culpa ou no dolo*, é denominada responsabilidade subjetiva. Para sua caracterização é imprescindível a ocorrência de uma conduta ilícita, praticada com culpa ou dolo por alguém, e cujo resultado tenha causado dano à vítima. *Ato criminoso cometido consciente e deliberadamente. Astúcia ou artifício empregado para enganar e prejudicar alguém; fraude; má-fé; logro.

IV - RESPONSABILIDADE SUBJETIVA No âmbito das profissões da área tecnológica, fiscalizadas pelo Sistema CONFEA/CREA s, são os casos de imprudência, negligência e imperícia que caracterizam a culpa do agente.

IV - RESPONSABILIDADE SUBJETIVA A responsabilidade subjetiva se relaciona à existência de dolo ou culpa por parte do causador do dano. Trata-se de hipótese ampla de responsabilidade, de forma que sempre que a vítima puder demonstrar a existência de um desses elementos, poderá impelir o agente à reparação pelos danos sofridos.

IV - RESPONSABILIDADE SUBJETIVA Esta caracterização se dá na hipótese, por exemplo, da construção de uma usina geradora de energia, em que o profissional não observa as regras de segurança do trabalho e ocorre a morte de uma pessoa. A ação imprudente gera a culpa e a conseqüente responsabilização.

IV - RESPONSABILIDADE SUBJETIVA Outra situação que demonstra a caracterização da culpa, por ação negligente é a falta de acompanhamento efetivo do profissional com relação às atividades técnicas que não supervisiona como deveria, realizadas, por exemplo, numa empresa de armazenamento de grãos, quando estes perecem.

V - RESPONSABILIDADE OBJETIVA A responsabilidade objetiva diz respeito a determinadas situações em que, independentemente da existência de dolo ou culpa, determinado agente também possa ser impelido à reparação pelos danos sofridos. Essas hipóteses decorrem de leis específicas ou de situações em que a própria atividade exercida pelo agente implique em risco para terceiros.(continua)

V - RESPONSABILIDADE OBJETIVA Em geral, considera-se que as pessoas jurídicas de direito público e pessoas jurídicas de direito privado prestadoras de serviço público respondem de forma objetiva.

Para vítimas e familiares, o enquadramento da situação em hipótese de responsabilidade subjetiva ou objetiva é fundamental, podendo desonerá-las de demonstrar o dolo ou a culpa por parte do agente.

VI - RESPONSABILIDADE CONTRATUAL E EXTRACONTRATUAL A Responsabilidade Civil Contratual, como o nome mesmo já sugere, ocorre pela presença de um contrato existente entre as partes envolvidas, agente e vítima. (continua)

VI - RESPONSABILIDADE CONTRATUAL E EXTRACONTRATUAL Assim, o contratado ao unir os quatro elementos da responsabilidade civil (ação ou omissão, somados à culpa ou dolo, nexo e o conseqüente dano) em relação ao contratante, em razão do vínculo jurídico que lhes cerca, incorrerá na chamada Responsabilidade Civil Contratual.

VI - RESPONSABILIDADE CONTRATUAL E EXTRACONTRATUAL Em relação à Responsabilidade Civil Extracontratual, também conhecida como aquiliana, o agente não tem vínculo contratual com a vítima, mas, tem vínculo legal, uma vez que, por conta do descumprimento de um dever legal, o agente por ação ou omissão, com nexo de causalidade e culpa ou dolo, causará à vítima um dano.

VI - RESPONSABILIDADE CONTRATUAL E EXTRACONTRATUAL Ambas as figuras de responsabilidade civil estão fundamentadas, genericamente, nas palavras do artigo 186 do Código Civil, in verbis : Art. 186. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.

VI - RESPONSABILIDADE CONTRATUAL E EXTRACONTRATUAL Desse modo, pode-se verificar que a única diferença entre as duas figuras de responsabilidade civil encontra-se no fato de a primeira existir em razão de um contrato que vincula as partes e, a segunda surge a partir do descumprimento de um dever legal.