Lavagem à Detalhe 2ª Parte No seguimento da 1ª parte do artigo sobre as lavagens à Detalhe, depois de termos visto tudo o que precisamos, vamos agora ver quais são as técnicas correctas do processo.» Técnicas de lavagem à Detalhe Agora que temos todo o material, vamos começar a lavar o carro. O primeiro passo é lavar as jantes, devemos sempre começar por aí! As jantes estão sempre muito sujas com ferodo, logo lavar o carro e no fim ir às jantes, com os salpicos da água, acabavamos por sujar a pintura de novo com ferodo. Jantes Assim sendo vamos primeiro às jantes. Começem por passar àgua pelas mesmas e aplicam o produto de limpeza. Depois do produto aplicado devem espalha-lo com um pincel normal. O pincel deve ser de plástico, ou se tiver partes metálicas, estas devem ser protegidas com fita isoladora para que não corram o risco de riscar a jante. Depois do produto bem aplicado pela jante, devem enxaguar e repetir todo o processo se necessário. Para o interior da jante, se quiserem lavar o mesmo, existem escovas próprias como esta: Esta é própria para o interior, com cerdas suaves para não riscar e bastante flexível para chegar a todos os cantos. Basta borrifar o produto no interior da jante, esfregar com a escova e enxaguar no fim.
Visto que neste post pretendo essencialmente explicar o processo de lavagem da carroçaria, esta é apenas uma explicação resumida para a lavagem correcta das jantes. Para um tutorial completo carregue aqui Pré-Lavagem sim ou não? Algumas pessoas começam a lavagem efectuando uma pré-lavagem (mesmo antes de lavar as jantes, sequer). Surge então a questão é indispensável? Há muitas pessoas que não fazem pré-lavagem. No entanto, se estivermos a falar de um carro bastante sujo, com 2 ou 3 semanas de sujidade, chuvas, etc na pintura a quantidade de poeiras e sujidade na pintura vai ser enorme, o que aumenta significativamente o risco de riscarmos a pintura ao lavarmos, mesmo usando uma luva de pelo de ovelha. Assim sendo, nestes casos de carros muito sujos, o ideal é começar por uma boa pré-lavagem. Numa pré-lavagem, habitualmente são usados utensílios como as foam gun ou foam lance. Basicamente estamos a falar de um reservatório que se adapta à mangueira ou à ponta da máquina depressão, onde é feita uma mistura entre o champô e a água a alta pressão, permitindo aplicar sobre o carro uma camada semelhante a espuma, contendo uma elevada concentração de champô. Após esta aplicação deve-se esperar alguns minutos até enxaguarmos o carro. Dada a elevada concentração de champô existente, aliada ao tempo de espera, este método dissolve bastante a quantidade de sujidade presente, permitindo que a maioria desta seja eliminada pelo exaguamento. Lavagem com luva e dois baldes Depois das jantes lavadas, e após a realização da pré-lavagem (opcional), passamos então ao método de lavagem à Detalhe propriamente dito. Antes de começarmos a falar da técnica, vamos abordar algo extremamente importante,os dois baldes. Porquê dois baldes? A explicação é simples. Um balde contém água e champô, o outro contém apenas água limpa. Vejamos quando passamos com a luva com champô no carro o que acontece? A luva fica com sujidade, como é óbvio. Se a seguir a formos mergulhar
de novo no balde com champô, toda a sujidade passa par ao balde e ao fim de algumas passagens estamos apenas a passar água suja no carro. Assim sendo, após cada passagem no carro, a luva deve ser lavada no balde com água limpa e só depois pode ser mergulhada no balde com champô. Passando à lavagem propriamente dita. Durante este processo temos de nos lembrar sempre desta regra: lavar sempre de cima para baixo! As partes baixas são sempre as partes mais sujas, logo se lavarmos de baixo para cima estamos a levar toda a sujidade para a parte mais limpa e a correr mais riscos. Assim sendo, lavamos o tejadinho, vidros, mala e capot e só depois as laterais. Os parachoques e a parte inferior das laterais deverão ficar para o fim por serem mais sujas. Vamos em primeiro lugar passar água no carro todo e começamos a lavar o tejadilho, sempre em movimento longitudinais (no sentido do vento). Lavamos 1/4 do tejadilho e lavamos a luva na água limpa. Voltamos a molhar no champô e lavamos outro 1/4. Se forem rápidos podem ainda lavar metade dos vidros, do capot e da mala sem enxaguar. Senão devem ir enxaguando para que o champo não seque e não fiquem marcas.
Depois é lavar as laterais com o mesmo sistema (sem esquecer, sempre do topo do carro para baixo). E por fim os prachoques e a parte inferior das laterais. Mais uma vez chamo a atenção, se a luva for baixo, não volta para cima! No final depois de todo lavado, basta secar com a toalha WW. Esta toalha usa-se da seguinte forma: estica-se sobre o carro e puxa-se pelas pontas. Por fim vamos ao vidros. Aplica-se 1 ou 2 borrifos do produto no pano Microfibras, limpa-se o vidro e no fim passa-se outro pano Microfibras limpo para secar e tirar alguma marca que fique. Os panos Microfibras devem ir sendo virados de modo a ter sempre uma superfície limpa. Usam-se dobrados em 4 e depois é ir virando, dá para usarem 8 superfícies limpas. Limpar mosquitos sem riscar a pintura Quem já não se percebeu como é difícil retirar os mosquitos que ficam na frente e nos vidros do carro, principalmente quando ficam lá alguns dias? Normalmente o que se faz para retirar esses verdadeiros fósseis? Esfrega-se mais ou passa-se a unha certo? Errado! Com isto só estão a riscar o verniz da pintura. Nunca, mas mesmo nunca se deve deve esfregar a pintura de um carro, sob o risco de criar swirls na pintura.
Felizmente a Car Care Europe comercializa diversos produtos para resolver este problema, por exemplo o Anti-insectos da 1Z: Este produto é super simples de aplicar. Borrifa-se a área com os mosquitos e espera-se cerca de 1 minuto. Vai começar a fazer espuma, é o produto a dissolver os mosquitos. Depois é só lavar normalmente com a luva como indicado acima, é simples! Os mosquitos vão estar amolecidos e sairão mais facilmente. Atenção que se deve lavar a luva mais frequentemente no 2º balde, pois a cada passagem a luva vai ficar muito suja. No caso de ainda restarem alguns mosquitos, repetir a operação e sairá tudo. Mais uma vez relembro, nunca esfregar para tirar os mosquitos mais incrustados! Se pretender uma explicação mais pormenorizada da remoção de mosquitos clique aqui.