Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS"

Transcrição

1 Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Neste inicio de curso de Formação em Coaching e Mentoring do Sistema ISOR, eu quero fazer a seguinte pergunta: o que vocês mais querem da vida hoje? Alguém pode começar? Alguém fala: Eu quero ser vizinha da Elis Regina, eu quero uma casa no campo. Sérgio: O que eu quero é procurar ser feliz, não que eu seja infeliz, mas no fundo todos nós estamos buscando a felicidade e talvez procurar me aperfeiçoar e manter minha atividade no sentido de auxiliar as pessoas a se auto-transformarem. Acredito que este termo prestadio que você nos trouxe no inicio do curso veio muito bem a calhar e isso também contribuirá para eu me tornar feliz. Marcos: Quem mais? Alguém fala: Eu também, o que eu mais quero hoje é ser feliz, não que eu seja infeliz, mas em minha opinião a felicidade ajuda a obter resultados e a colher frutos. Então quanto mais você fizer as suas atividades e viver com felicidade, melhor o proveito que tiramos, inclusive das coisas materiais, principalmente quando não nos apegamos tanto a estas. Alguém fala: Eu busco aqui me desenvolver profissionalmente e pessoalmente. Alguém fala: Eu busco equilíbrio na minha vida. Eu acho que o equilíbrio vai me ajudar a ser mais feliz e também sei que se eu conseguir aprender a ajudar os outros a melhorar mais eu vou me sentir feliz também. Alguém fala: Eu busco aqui um autoconhecimento e também aprender um pouco mais sobre essa questão do Coaching, conhecer um pouco mais sobre essa questão de relacionamentos, essa é minha meta atual. Busco mais o autoconhecimento para obter um aperfeiçoamento. Alguém fala: Eu busco equilíbrio e crescimento. Acho que as pessoas aqui é que fazem a diferença e esse curso de Coaching vai fazer com que eu conheça as pessoas para ter um relacionamento melhor e isso vai me levar a um

2 sucesso que vai me fazer bem tanto material quanto espiritual. Para minha carreira representará uma mudança. Alguém fala: Eu na verdade quero os dois, o material e o espiritual. Eu acho que é isso que faz o fluxo da vida porque eu trabalho muito com mudança e acredito na mudança, se você não estiver num processo conectado com o material e o espiritual simultaneamente, você viverá contra o fluxo. Quero me aperfeiçoar e trabalhar neste fluxo maior. Marcos fala: Hoje para mim é ter a oportunidade de continuar fazendo esse trabalho. Meu desejo atual é ter vida longa, saúde e capacidade de continuar esse trabalho de Formação de Coaches que faço. Então vejam: cada um quer uma coisa, cada um falou das suas aspirações, materiais ou espirituais, que incluem a abundância, equilíbrio, uma casa no campo, longevidade ou coisas parecidas. O importante é desdobrarmos isso. E o que é desdobrar? Ver o que está por trás, qual é a motivação básica disso, então eu poderia dizer assim: Por que eu quero uma casa no campo? Por que eu quero equilíbrio? O que está por trás disso? Por que eu quero abundância ou, por que eu quero sucesso profissional? Qual é a grande busca? Marcos: Maria Inês, peço licença para desdobrar sua resposta. Você falou em querer uma casa no campo.. Se isto acontecer, o que vais obter com isto? Maria Inês: Vou ter tranqüilidade, sossego. Marcos: E se você tiver tranqüilidade e sossego, você vai obter o que? Maria Inês: Vou ter paz. Marcos: E se você tiver paz, você vai obter o que? Eu quero saber o por quê. Maria Inês: Para ir lá de vez em quando. Marcos: E se você for lá de vez em quando, o que você vai ganhar? Maria Inês: Vou poder esvaziar e carregar as energias. Marcos: E então, o que irá acontecer? Maria Inês: Vou ser um ser humano melhor, vou me tranqüilizar. Marcos: E quando você tiver mais equilíbrio e tranqüilidade, o que vai acontecer? (silencio...) Alguém responde: Bom, na prática eu espero estar mais tempo com minha família, com meus amigos e ter mais tempo para pensar na vida.

3 Marcos: Se você tiver mais tempo com seus amigos e com a sua família o que você acredita que vai acontecer? Resposta: Eu vou estar mais feliz, vou me sentir mais firme, com mais base para prosseguir naquilo que eu quero prosseguir e mais força para ir adiante. Marcos: Clara, e quando tiver mudança, o que vai acontecer? Clara: Eu vou sentir que eu posso multiplicar todas as coisas que eu quiser. Marcos: E quando você conseguir fazer isso como é que você vai se sentir? Clara: Um ser melhor. Marcos: Vocês podem ver que tudo o que nós queremos é a mesma coisa. Se olharmos mais profundamente, veremos que existe uma motivação básica, ou inicial, e esta é igual para todas as pessoas. No fundo qual é a motivação básica de todo ser humano? É ser feliz. Qualquer pergunta de desdobramento que você fizer para qualquer pessoa, você sempre chegará na motivação básica. É como descascar uma cebola, chegaremos ao cerne que é: eu quero ser feliz. Alguém fala: Marcos, é interessante que muitas vezes as pessoas se equivocam na motivação. Eu mesmo. Pra ser feliz em algum momento anterior da minha vida seria chegar onde eu estou hoje. Agora descubro que chegar onde eu estou hoje não é o que me faz feliz, e por isto que estou redirecionando para outro lugar. Marcos: Nós fazemos sempre as nossas melhores escolhas. É que a vida muda, a vida é dinâmica e nós vivemos em diferentes ciclos da vida e passamos por fases de transição de um ciclo para outro, e que muitas vezes são fases de grandes mudanças e de grandes questionamentos. Mas devemos ter em mente que sempre fazemos o nosso melhor, e isto é também o teu melhor. O que eu quero dizer são duas coisas básicas: todos os seres humanos querem ser felizes e se livrar do sofrimento. O seu coachee quando vem para tratar de uma questão, como por exemplo, eu quero ganhar mais dinheiro, no fundo ele quer ser mais feliz e isso você não pode perder de vista. O coachee, assim como todas as pessoas, está buscando a felicidade o tempo todo, incessantemente.

4 Por que você fez um curso de psicologia, administração, marketing, ou engenharia, ou seja, qual curso for? Tudo o que fez até hoje na vida foi bem impulsionado pela busca de felicidade e afastamento do sofrimento. No meu caso, sou formado em engenharia, pois acreditava que se eu tivesse um diploma de engenheiro e trabalhasse numa multinacional eu seria muito mais feliz!! Em tenho trabalhado em alguns órgãos públicos e lá as pessoas dizem: eu fiz um concurso público porque eu queria ter estabilidade e eu acreditava que tendo estabilidade eu seria mais feliz. Repito: tudo o que você fez até hoje foi em busca da felicidade. Você casou para ser feliz, você quer descasar para ser feliz, quer estar com os amigos para estar mais feliz, e isso é comum a todos os seres humanos e inclusive nos animais, nós estamos sempre procurando a felicidade. Se você observar bem todos nós queremos ser felizes. Então o seu coachee, quando chega para você, ele busca algo que vai fazê-lo mais feliz. Muitas vezes este processo não é claro, não é explicito, pois se situa em camadas ou regiões mais profundas da mente, geralmente não é algo consciente. Por que você veio para este curso aqui? Vamos desdobrar isso. Cada um de nós, no fundo, tem uma crença de que se eu fizer esse curso de Coaching isso vai me ajudar na vida profissional e a me desenvolver e aí eu vou obter isto ou aquilo etc., o que no final das contas me deixará mais feliz. A idéia é você ser mais feliz e não sofrer. Agora precisamos entender em maior profundidade esta felicidade. Classificamos dois tipos de felicidade: 1 - Felicidade condicionada, que depende de condições, por exemplo, de passar no vestibular, ser promovido, ter uma boa profissão, então depende de uma condição externa, algo que tem que acontecer para obtenção desta felicidade. Essa felicidade, condicionada, como a própria palavra já diz, depende de condições. E quando essas condições não existirem mais, ficamos infelizes. Toda felicidade condicionada, dependente de alguma coisa externa, é perigosa. Ela não é má nem feia e é importante que a busquemos, mas que saibamos que estamos lidando num campo perigoso, porque as condições mudam. Eu sou feliz porque comprei um carro novo.

5 Alguém fala: Talvez você esteja alegre ou contente. Marcos: Um pouco mais feliz, mas estamos em um terreno perigoso porque o carro pode bater na esquina, ser roubado, pegar fogo, ou alguém pode riscar o carro, e mesmo que nada disso aconteça daqui a um ano e meio eu já quero outro um carro novo. Então vejamos bem, nós estamos condicionados a buscar sempre a felicidade em algo externo. Então eu quero casar, ou eu quero ter filhos, ou eu quero me livrar daquela esposa que depois de um ano descobri que é um monstro: sempre questões externas. 2- Felicidade interna. Nós conhecemos muito pouco dela, dessa felicidade que já é inerente à vida e que não depende de condições externas, é uma felicidade que é da Vida, que está no seu coração, que nunca foi criado e nunca vai morrer e está sempre à sua disposição. Você não precisa criar essa felicidade, apenas deixá-la fluir. E se houver as condições necessárias, ela fluirá livremente a partir do seu coração. Essa é a felicidade perene e mais profunda, não condicionada, não fabricada. Os seus coachees virão para você dizendo que querem realizar um determinado objetivo, portanto uma felicidade condicionada ou externa. Claro que auxiliamos neste sentido, mas também sabemos que podemos ir mais fundo e também ajudá-lo a obter aquilo que ele mais precisa: a felicidade não condicionada, a felicidade não construída ou dependente, a felicidade incondicional da Vida. Você pode conscientizar o coachee da existência desta felicidade perene, onde entra a atividade prestadia do Coach, imbuído de elevada motivação de beneficiar o outro. Esta felicidade do coração e incondicional está encoberta por uma espessa camada de pensamentos, de conceitos, de deveres, de pré-conceitos, lixos mentais e um monte de coisas que não nos permite acessar essa sabedoria dentro de nós. Como as nuvens que obscurecem o sol. E mesmo que o sol esteja obscurecido, ele continua no mesmo lugar, forte e brilhante. Mas quando começamos a atuar prestadiamente, é como se nos livrássemos do lixo e do ego comum - do eu isso e eu aquilo - e de repente aquela felicidade vai

6 começar a fluir. Simplesmente ficamos mais felizes e nem sabermos do por que. Mas é porque você não dependente mais de algo ou uma ação externa.