MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS JOINVILLE DEPARTAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO COORDENAÇÃO ACADÊMICA EletroEletronica Aula 2:Normas Regulamentadoras Fonte: Prof. Luis S. B. Marques
Normas Regulamentadoras para esta disciplina NR 1 - Disposições Gerais NR 4 - Servições especializados NR 5 - CIPA NR 6 - EPI NR 7 - Programa controle NR 10 - Segurança em Instalações e serviços em eletricidade NR 11 - Transporte, NR 12 - Segurança no NR 15 - Insalubridade NR 16 - Periculosidade NR 17 - Ergonomia NR 23 - Proteção NR 24 - Condições sanitárias NR 26 - Sinalização NR28 - Fiscalização
NR 1 - Disposições Gerais As normas regulamentadoras são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos poderes legislativo e judiciário que possuam empregados regidos pela Consolidação das leis do trabalho (CLT). A Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (SSST) é o órgão de âmbito nacional competente para coordenar, orientar, controlar e supervisionar as atividades relacionadas com a segurança e medicina do trabalho.
Medicina do trabalho Medicina do trabalho é a especialidade médica que lida com as relações entre homens e mulheres trabalhadores e seu trabalho, visando não somente a prevenção dos acidentes e das doenças do trabalho, mas a promoção da saúde e da qualidade de vida.
NR 1 - Disposições Gerais A Delegacia Regional do Trabalho (DRT) é o órgão regional competente para executar as atividades relacionadas com a segurança e medicina do trabalho.
Delegacia Regional do Trabalho (DRT) Adota medidas para que sejam observados os preceitos legais sobre segurança e medicina do trabalho. Impõe penalidades por descumprimento dos preceitos legais sobre segurança e medicina do trabalho. Embarga obras, interdita estabelecimentos, setor de serviço, etc.. Notifica as empresas e estipula prazos para eliminação e/ou neutralização de condição insalubre. Atende requisições judiciais para realização de perícias nas localidades onde não houver médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho registrado no MTb.
Definições Básicas Empregador: empresa individual ou coletiva que admite, assalaria e dirige prestação de serviço. Equipara-se a empregador os profissionais liberais, põe exemplo. Empregado: pessoa física que presta serviços sistematicamente a um empregador. Empresa: Estabelecimento, canteiro de obra, frente de trabalho, locais de trabalho, etc. Estabelecimento: cada uma das unidades da empresa. Setor de serviço: menor unidade administrativa ou operacional do estabelecimento. Canteiro de obra : área de trabalho fixa ou temporária onde se desenvolvem operações de apoio e execução à construção. Frente de trabalho : área de trabalho móvel e temporária onde se desenvolvem operações de apoio e execução à construção.
Cabe ao empregador C u m p r i r e f a z e r c u m p r i r a s d i s p o s i ç õ e s l e g a i s e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho. Elaborar ordens de serviço sobre segurança e saúde no trabalho, dando ciência aos empregados Informar aos trabalhadores sobre: 1. os riscos nos postos de trabalho 2. os meios para previnir e limitar tais riscos 3. os resultados dos exames médicos e de diagnósticos 4. os resultados das avaliações dos ambientes de trabalho Permitir que representantes dos trabalhadores acompanhem as fiscalizações. Determinar os procedimentos em caso de acidente ou doença.
Cabe ao empregado Cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho. Usar o EPI fornecido pelo empregador Submeter-se aos exames médicos previstos nas normas regulamentadas. Colaborar com a empresa na aplicação das normas regulamentadas.