01) Comitê Social Grupo Fischer; 02) Escolha das Entidades; 03) Informação aos funcionários; 04) Sensibilização dos funcionários e esclarecimentos de dúvidas; 05) Disponibilização Informe de Rendimentos e Planilha para Cálculo de IR Devido; 06) Funcionário autoriza a contribuição e indica entidades; 07) Empresa efetua o pagamento junto aos Fundos e/ou Conselhos Municipais; 08) Disponibiliza comprovantes de destinação aos contribuintes para Declaração Anual; 09) Empresa informa as entidades sobre o valor destinado; 10) Controla o ressarcimento do valor adiantado, revertendo ao Departamento de Comunicação Social Corporativo do Grupo Fischer; 11) Projetos Sociais do Grupo Fischer.
O Grupo Fischer entende que a responsabilidade social é uma forma de estimular o desenvolvimento do cidadão, e de fomentar a cidadania individual e coletiva. Entende ainda, que a ação social é uma forma de prestação de contas junto à sociedade onde está inserido..
1) Comitê Social Grupo Fischer; 1.1) O que é o Comitê Social do Grupo Fischer? Criado em 2.003 com representantes das principais empresas do Grupo Fischer, tem como objetivo realizar a gestão corporativa dos programas sociais, filantrópicos e a priorização de verbas. 1.2) Projeto I. R. Solidário O Comitê atento às necessidades das entidades sociais onde está inserido, visando fomentar a cidadania e respaldado pela legislação vigente, aprovou a campanha em 2005 entendendo que a maioria dos funcionários não realiza a destinação, por desconhecimento e/ou principalmente por ter que desembolsar o valor a ser destinado até 31 de dezembro.
2) A escolha da(s) entidade(s) a serem beneficiada(s) é feita pelo próprio funcionário/colaborador. Ele recebe uma relação de entidades aptas a serem beneficiadas e faz a sua escolha.
3) A informação aos funcionários; Por meio de Informativo enviado via e-mail e afixado em quadros de avisos, o Depto de Comunicação Social Corporativo divulga no mês de dezembro a todos os funcionários e colaboradores o inicio da Campanha. Ver informativo Documento do Microsoft Word
4) Sensibilização dos funcionários e esclarecimentos de dúvidas; São realizadas pessoalmente por profissionais da Comunicação Social, RH, área Tributária e também pela nossa consultoria PricewaterhouseCoopers, que disponibiliza profissionais para dirimir dúvidas dos funcionários.
5) Empresa disponibiliza Informe de Rendimentos Parcial e Planilha para Cálculo de IR Devido; Visando apurar o Imposto de Renda Devido para destinação, a empresa disponibiliza informe de Rendimentos (1ª versão), bem como planilha para cálculo. Ver Planilha para Cálculo Planilha do Microsoft Excel
6) Funcionário autoriza a contribuição e indica entidades; Preenchendo um formulário desenvolvido com o apoio da Divisão Jurídica, o funcionário autoriza a contribuição aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e posterior restituição a empresa. Ver Formulário Documento do Microsoft Word
7) Empresa consolida as contribuições e efetua o pagamento junto aos Fundos e/ou Conselhos Municipais; Com base nas autorizações recebidas, a empresa consolida as contribuições em Formulário específico, e efetua recolhimento, considerando o CPF do doador.
8) Disponibiliza comprovante de destinação aos contribuintes Para Declaração de Ajuste Anual; Observadas as formalidades legais juntos aos Fundos e/ou Conselhos Municipais, empresa disponibiliza guias Darf para a Declaração Anual de Ajuste - Imposto Renda.
9) Empresa informa as entidades, o valor final arrecadado; Encaminha as entidades, relação nominal com os respectivos valores destinados. Ver Resumo de Destinações Planilha do Microsoft Excel
10) O R.H. controla o ressarcimento do valor adiantado, revertendo ao Depto de Comunicação Social Corporativo. a) Funcionário com Imposto a Pagar na Declaração Anual: tem até 31 de julho Para ressarcir o valor, mediante depósito em conta corrente da empresa, sem qualquer correção. b) Funcionário com Imposto a Receber na Declaração Anual: tem até o mês da restituição, ou até 31 de dezembro para devolver o valor, mediante depósito em conta corrente da empresa, sem qualquer correção.
Principais Projetos Sociais Grupo Fischer 11) Principais Projetos Sociais Grupo Fischer. a) Pescar b) Bom de Bola Bom na Escola c) Dr. Saúde I e II d) Proerd e) PAF Programa Atleta Futuro SESI
Principais Projetos Sociais Grupo Fischer a) Pescar: Franquia social através da Fundação Projeto Pescar de Porto Alegre, objetivando a inclusão social, pela formação profissional. Atualmente possui 07 unidades (Matão, Nova Europa, Macaé, Niterói, Bebedouro, Limeira e Iaras) com inicio de atividades em 2.003, tendo disponibilizado para o mercado 379 jovens entre 16 a 21 anos. A partir de 2.005, reconhecido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o que possibilitou a inserção como Jovem Aprendiz, no programa de cotas.
Principais Projetos Sociais Grupo Fischer b) Bom de Bola Bom na Escola: Projeto próprio, objetivando a inclusão social pelo esporte. Atende 110 crianças e jovens, na faixa etária de 07 a 16 anos.
Principais Projetos Sociais Grupo Fischer c) Dr. Saúde : Projeto social na área da saúde, é um ônibus (unidade móvel) itinerante, que leva campanhas de prevenção na área médica, odontológica e nutricional. Através de parcerias com Universidades, Uniodonto etc, atendemos a população nas cidades e no entorno das unidades do Grupo Fischer. O projeto atende em média a 20.000 pessoas/ano, desde sua criação em 2005 já atendeu a mais de 120.000 pessoas, nos estados de: SP, RJ, SC e MG. Dr. Saúde II : Recentemente entrou em operação no Rio de Janeiro a nova unidade que acabamos de adquirir.
Principais Projetos Sociais Grupo Fischer d) Proerd: Programa educacional de resistência às drogas e à violência. Desenvolvido pela polícia militar nas escolas junto aos alunos da 5ª série do ensino fundamental. Recebe o patrocínio de camisetas, certificados e cartilhas educativas usadas durante o programa. São atendidas cerca de 15.000 crianças por ano através dessa parceria. Comunidades envolvidas: Matão, Limeira, Santos e Bebedouro no estado de São Paulo e Fraiburgo no estado de Santa Catarina.
Principais Projetos Sociais Grupo Fischer e) PAF: Programa Atleta do Futuro em parceria com o SESI de Matão. O PAF proporciona a 550 (quinhentos e cinquenta) menores de ambos os sexos, com idade entre 06 (seis) e 17 (dezessete) anos, o desenvolvimento de exercícios físicos na iniciação pré-desportiva de diversas categorias, nas modalidades de futebol, futsal, natação, atletismo, basquete, vôlei etc.