Assunto: Fundações Diretas Prof. Ederaldo Azevedo Aula 5 e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br
Introdução: Todo peso de uma obra é transferido para o terreno em que a mesma é apoiada. Os esforços produzidos pelo peso da construção deverão ser suportados pelo terreno em que esta se apóia, sem a ocorrência de recalques ou ruptura do mesmo. IMPORTÂNCIA ESTRUTURAL São as raízes do edifício
Conceito: são os elementos estruturais cuja função é transmitir ao terreno resistente as cargas de uma estrutura. IMPORTÂNCIA ECONÔMICA 4 a 10% do custo global
Classificação: a) fundações diretas; b) fundações indiretas. Sapata corrida Simples Armada Fundações Diretas Sapata isolada Simples(blocos) Armada Radier
Classificação: a) fundações Indiretas Profundas; Fundações Indiretas tubulões a céu aberto pneumático Obs.: existem alguns autores que classificam tubulões como fundações Diretas Profundas.
Classificação: b) fundações indireta ou profundas. de madeira Fundações Indiretas estacas de aço Pré-moldadas de concreto Moldadas in loco
Fundações diretas(rasas): São aquelas em que a carga da estrutura é transmitida ao solo de suporte diretamente pela fundação. Transmissão pela base: direta
Fundações diretas(rasas): O que caracteriza, principalmente uma fundação rasa ou direta é o fato da distribuição de carga do pilar para o solo ocorrer pela base do elemento de fundação, sendo que, a carga aproximadamente pontual que ocorre no pilar, é transformada em carga distribuída, num valor tal, que o solo seja capaz de suportá-la. Outra característica da fundação direta é a necessidade da abertura da cava de fundação para a construção do elemento de fundação no fundo da cava.
a) Sapata corrida: São fundações executadas à pequena profundidade, destinadas a absorver cargas de plano verticais. Seus tipos são vários.
a) Sapata corrida:
a) Sapata corrida: Sapata corrida em alvenaria: São maciços de alvenaria sob as paredes e em nível inferior ao do piso de andar térreo. Ficam semiembutidos no terreno, e possuem larguras maiores que o baldrame e as paredes, cujo objetivo é aumentar a superfície de contato no solo distribuindo mais as cargas concentradas.
a) Sapata corrida: Sapata corrida(fundação corrida) em concreto simples, armado ou ciclópico: São maciços de concreto simples, armado ou ciclópico(30% pedra preta) sob as paredes e em nível inferior ao do piso de andar térreo. Ficam semiembutidos no terreno, e possuem larguras maiores que o baldrame e as paredes, cujo objetivo é aumentar a superfície de contato no solo distribuindo mais as cargas concentradas.
a) Sapata corrida: Baldrames Trata-se de fundação corrida em concreto simples, pedra argamassada ou alvenaria indicada para pequenas cargas, distribuídas linearmente sobre terreno superficial de médio a bom (tensão admissível acima de 0,2 Mpa). O baldrame pode ser parte da fundação corrida, quando este apoia-se diretamente sobre a fundação corrida.
a) Sapata corrida: Vigas baldrame São vigas em concreto armado, situada sob o piso térreo, que tem a função de suportar as cargas verticais e horizontais e transferir para as fundações através de pilaretes no qual se apoiam. Viga baldrame
a) Sapata corrida: Baldrames vigas baldrame
b) Sapatas: b.1) Sapata isolada São maciços de concreto armado onde são utilizados armadura para resistir os esforços de tração e transmitir para o solo através da sua base a carga de um pilar. De espessura variável ou constante, com base quadrada ou retangular e formato de tronco pirâmide.
b) Sapatas: Sapata isolada
b) Sapatas: Sapata isolada
b) Sapatas :
b) Sapatas: b.2) Sapatas associadas São elementos utilizados quando as sapatas de dois ou mais pilares que estão próximos um do outro se superpõe. Sapatas associadas
b) Sapatas: b.2) Sapatas alavanca As sapatas de pilares de divisas ou próximos a obstáculos onde não seja possível fazer com que o centro de gravidade da sapata coincida com o centro de carga do pilar cria-se uma viga alavanca ou de equilibrio ligada entre duas sapatas, de modo que um pilar absorva o momento resultante da excentricidade da posição do outro pilar.
b) Sapatas: b.2) Sapatas alavanca
b) Sapatas: b.2) Sapatas alavanca Vigas de equilíbrio
b) Sapatas: b.2) Sapata excêntrica ou de divisa As sapatas de pilares de divisas, pelo fato de não poder penetrar no terreno vizinho, dá lugar a uma fundação excentrica, pois não é possível fazer com que o centro de gravidade da sapata coincida com o centro de carga do Pilar. Para uma carga pequena (até 20 ton) pode-se criar uma sapata excêntrica caso contrário somente a sapata alavanca.
b) Sapatas: b.2) Sapata excêntrica ou de divisa
c) Blocos: é o elemento de fundação de concreto simples, dimensionado de maneira que as tensões de tração nele produzidas possam ser resistidas pelo concreto, sem necessidade de armadura. O volume de concreto necessário para resistir uma determinada carga é maior no bloco do que na sapata isolada. Isto ocorre em razão das fundações em blocos não possuírem armadura, sendo necessário mais concreto para resistir as tensões de tração.
c) Blocos:
d) Radier: é um elemento de fundação(tipo uma laje armada), onde se descarregam todos os pilares ou outras cargas. funciona como se reunisse todas as sapatas num só elemento de fundação chamado de radier. É executado em concreto armado pois além de esforços de compressão, devem resistir a momentos provenientes de pilares diferencialmente carregados e as pressões de lençol freático(necessidade de armadura negativa).
d) Radier: São usados para viabilizar a solução de fundação direta, quando o terreno de boa resistência encontra-se a grande profundidade. O fato do radier ser uma peça inteiriça pode lhe conferir uma alta rigidez, evitando grandes recalques. Na estrutura de raider é necessário antes de sua concretagem a execução dos serviços enterrados como as instalações hidrosanitárias.
d) Radier:
Na estrutura de raider é necessário antes de sua concretagem a execução dos serviços enterrados como as instalações hidrosanitárias. Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP Fundações Indiretas Profundas: a) Tubulões: a.1) Tubulões a céu aberto: São usados para viabilizar a solução de fundação direta, quando o terreno de boa resistência encontra-se a grande profundidade. O fato do radier ser uma peça inteiriça pode lhe conferir uma alta rigidez, evitando grandes recalques.
Fundações Diretas Profundas: a) Tubulões: a.1) Tubulões a céu aberto: