9 PROVA ESPECÍFICA Cargo 06 QUESTÃO 21 A parte da Segurança de Trânsito que procura estudar e caracterizar os acidentes de trânsito, suas causas e suas conseqüências é denominada: a) Transitologia. b) Acidentologia. c) Transitometria. d) Acidentometria. QUESTÃO 22 O sistema viário de um município desempenha funções além da circulação de pessoas e de bens. As alternativas indicam outras funções do sistema viário na organização e no planejamento municipal, EXCETO: a) nas demandas de viagens. b) como espaços livres e áreas verdes. c) como leito de infra-estruturas urbanas. d) nas políticas de uso e ocupação do solo. QUESTÃO 23 São diretrizes gerais da Política Nacional de Trânsito, EXCETO: a) Aumentar a segurança de trânsito. b) Promover a Educação para o trânsito. c) Garantir a mobilidade e a acessibilidade. d) Aprimorar o atendimento às vítimas de acidentes. QUESTÃO 24 Segundo a bibliografia recomendada, o número aproximado de municípios brasileiros integrados ao Sistema Nacional de Trânsito SNT, no período de 1997 a 2005, é: a) 717. b) 1.508. c) 3.031. d) 5.560.
10 QUESTÃO 25 A fórmula utilizada, em uma planilha eletrônica, para o cálculo do seno de um argumento em graus é representada CORRETAMENTE por: a) =SEN(ARGUMENTO/PI) b) =SEN(ARGUMENTO.PI) c) =SEN(ARGUMENTO*PI/180) d) =SEN(ARGUMENTO*PI()/180) INSTRUÇÃO: As questões 26 e 27 estão relacionadas ao desenho do perfil apresentado a seguir. Considere a distância entre duas estacas sucessivas igual a 20 metros. Cotas (m) 817,00 745,00 a 1 rampa PIV 1 a 2 rampa Inclinação: 1,00% Inclinação: -4,00% PIV 2 a 3 rampa PIV 3 a 4 rampa Inclinação: 2,00% Estacas [0+0,00] [60+0,00] [110+0,00] [160+0,00] [260+0,00] QUESTÃO 26 As cotas dos pontos PIV 1 e PIV 2 são, respectivamente: a) 751,00 m e 717,00 m. b) 757,00 m e 717,00 m. c) 765,00 m e 751,00 m. d) 775,00 m e 757,00 m.
11 QUESTÃO 27 O valor, em porcentagem, da inclinação da 3ª rampa é: a) 2,0. b) 2,5. c) 5,5. d) 6,0. QUESTÃO 28 São exemplos de medidas mitigadoras internas ao empreendimento normalmente adotadas no tratamento dos impactos negativos de pólos geradores de tráfego, EXCETO: a) adequação dos acessos de veículos e pedestres. b) aumento e redistribuição de vagas de estacionamento. c) implantação de alterações geométricas em vias públicas. d) acumulação e respectivos bloqueios (cancelas e guaritas). QUESTÃO 29 As medidas específicas de traffic calming podem ser divididas em categorias que contemplem: 1. a redução da velocidade dos veículos; 2. a criação de um ambiente que induza a um modo prudente de dirigir; 3. o aumento da largura da pista de rolamento.; 4. o aumento do raio de giro. São VERDADEIROS os itens: a) 1 e 2. b) 3 e 4. c) 1, 2 e 3. d) 2, 3 e 4. QUESTÃO 30 Em uma via urbana na qual a velocidade não pode ultrapassar 80 km/h, a distância máxima entre placas R-19 (velocidade máxima permitida) deve ser, de acordo com o Manual de Sinalização Vertical (DENATRAN), igual a: a) 1 km. b) 2 km. c) 4 km. d) 5 km.
12 QUESTÃO 31 Com base na figura abaixo, pode-se afirmar que a razão entre o desenvolvimento da curva C 1 e o desenvolvimento da curva C 2 é igual a: 90 0 C 1 C 2 B C A Curva Raio (m) D C1 C 2 500 1000 a) 2. b) 4. 1 c). 2 1 d). 4 QUESTÃO 32 As afirmativas abaixo estão relacionadas com os alinhamentos horizontais e/ou verticais das vias urbanas e rurais, EXCETO: a) A concordância horizontal pode ser projetada apenas com parábolas do 2º grau. b) Os greides máximos admissíveis em interseções dependem das velocidades de projeto. c) A descontinuidade da curvatura no ponto de passagem da tangente para a curva circular não é aceitável. d) O traçado dos alinhamentos horizontal e vertical deve ser realizado de forma integrada e harmônica.
13 QUESTÃO 33 A solução desta questão depende dos gráficos abaixo referentes às características do tráfego nas vias urbanas: Marque V ou F, para as afirmativas conforme sejam verdadeiras ou falsas: ( ) O gráfico I se refere ao Fluxo (eixo x) e à Velocidade (eixo y). ( ) O gráfico II se refere ao Fluxo (eixo x) e à Densidade (eixo y). ( ) O gráfico III se refere à Densidade (eixo x) e ao Fluxo (eixo y). ( ) Se a anterior for verdadeira, o ponto T no gráfico III representa a capacidade. A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é: a) V, V, F, F. b) V, F, V, V. c) F, V, V, F. d) F, F, V, V.
14 QUESTÃO 34 Considere uma interseção de duas vias, no mesmo nível, com quatro aproximações, cada uma delas com tráfego nos dois sentidos e com movimentos permitidos: seguir em frente, conversões à direita e à esquerda, conforme mostra a figura abaixo. Em relação ao número e tipos de conflitos possíveis entre os movimentos de tráfego, é CORRETO afirmar que existem: a) 08 do tipo cruzamento, 16 convergentes e 08 divergentes. b) 08 do tipo cruzamento, 12 convergentes e 12 divergentes. c) 12 do tipo cruzamento, 12 convergentes e 08 divergentes. d) 16 do tipo cruzamento, 08 convergentes e 08 divergentes.
15 QUESTÃO 35 Considerando a situação apresentada na questão anterior e de acordo com o Manual de Semáforos do DENATRAN, ao implantar a Sinalização Semafórica em tal interseção pelo Método de Webster, mantendo-se a liberdade para os movimentos, é CORRETO afirmar que será(ao) necessário(as): a) grau de saturação maior que 1. b) ciclo ótimo mínimo de 120 segundos. c) tempo de verde máximo de 30 segundos. d) quatro fases adequadas às demandas das aproximações. QUESTÃO 36 O número de passageiros transportados em uma determinada área de operação é de 6.000.000 pass/mês, 50% dos passageiros são transportados com desconto na tarifa de 50%. Marque a opção que corresponde ao número total de PASSAGEIROS EQUIVALENTES transportados no mês: a) 3.000.000. b) 4.500.000. c) 5.500.000. d) 6.000.000. QUESTÃO 37 Para o World Business Council for Sustainable Development, a mobilidade é a capacidade de atender as necessidades da sociedade em deslocar-se livremente. São aspectos da mobilidade urbana sustentável: 1. Equilíbrio e integração entre os diferentes modos de transporte; 2. Gerenciamento da demanda e redução da necessidade por transporte em sua origem; 3. Gerenciamento de oferta de transportes para controle do crescimento da demanda. Estão CORRETOS os itens: a) 1, 2 e 3. b) 1 e 2, apenas. c) 1 e 3, apenas. d) 2 e 3, apenas.
16 QUESTÃO 38 A quilometragem total percorrida pelas linhas pertencentes a uma área de operação soma 1.251.263 Km/mês. A frota veicular é formada por 184 veículos em operação e 32 veículos reservas. Marque a alternativa correspondente ao PMM da área de operação em estudo. a) 5.792. b) 6.800. c) 8.232. d) 9.101. QUESTÃO 39 Os resultados a serem alcançados no plano de Mobilidade são os objetivos. Nas definições abaixo, todos estão corretos, EXCETO: a) Causas explicação. b) Problema constatação. c) Objetivo geral Médio Prazo. d) Objetivos específicos Médio e Curto-Prazo. QUESTÃO 40 Os elementos dos quais podem ser retirados valores e princípios para o planejamento da Mobilidade Urbana no Brasil são: 1. Normas 2. Leis Federais 3. Plano Diretor Urbano 4. Doutrinas Estão CORRETOS os itens: a) 1 e 3 apenas. b) 2 e 3 apenas. c) 1, 2 e 3, apenas. d) 1, 2, 3 e 4.
17 QUESTÃO 41 O modelo de Ônibus Urbano, de uso exclusivo no transporte público dentro do município, possui as características abaixo, EXCETO: a) Duas ou mais portas para embarque/desembarque. b) Corredor interno mais largo e salão de passageiros. c) Altura diferenciada um ou dois pisos (double deck). d) Bancos duplos e/ou individuais sem reclinação, rígidos ou estofados. QUESTÃO 42 O Regulamento do Serviço de Táxi e de Transporte Escolar do Município de Betim dispõe que, no sistema de transporte individual de passageiros por Táxi, NÃO são admitidos veículos com as seguintes características ou equipamentos: a) Teto solar, bagageiro externo, protetor de pára-choque, defletor de ar frontal inferior e película escurecedora. b) Conversível, bagageiro externo, protetor de pára-choque, defletor de ar frontal inferior, turbo-compressor e rebaixamento de suspensão. c) Sem possibilidade de transporte seguro para cadeira de roda padrão, bagageiro externo, defletor de ar frontal inferior e turbo-compressor. d) Teto solar, conversível, película escurecedora, potência acima de 145 CV e indisponibilidade de mais que 40% do volume do bagageiro para o passageiro. QUESTÃO 43 Sobre o Regulamento de Operação do Serviço de Transporte Público de Baixa Capacidade do Município de Betim, é correto afirmar, EXCETO: a) É proibido aos permissionários dotar seus veículos de aparelhos de rádio transmissor/receptor. b) Os veículos deverão conter adesivos de identificação na traseira e na lateral de sua carroceria. c) São proibidos qualquer inscrição nas partes internas e externas dos veículos e o uso de película. d) Só serão aceitos veículos de transporte de passageiros com capacidade superior a 10 e inferior a 20 passageiros.
18 QUESTÃO 44 Segundo o Decreto n. 20.093, de 26 de maio de 2004, da Prefeitura Municipal de Betim, que dispõe sobre o Regulamento de Operação do Serviço Público Essencial do Transporte Coletivo Urbano de Betim, é obrigação do motorista, sem prejuízo deste regulamento e da legislação de trânsito: a) realizar procedimentos operacionais relativos ao sistema de bilhetagem eletrônica. b) atender ao sinal de parada feito pelos passageiros, quando solicitado, em qualquer local do itinerário. c) providenciar para que os objetos esquecidos no interior do veículo sejam entregues ao operador. d) esclarecer polidamente aos usuários sobre horários, preço de passagem e demais assuntos correlatos. QUESTÃO 45 Para Programação de uma Linha de Transporte Público, são utilizados diversos itens de análise, sendo que a velocidade comercial, o tempo de ciclo, o percurso médio anual, a manutenção da frota, o IPK, frota e a remuneração e depreciação impactam diretamente na Tarifa deste serviço. Marque a alternativa que relaciona de forma CORRETA os itens de análise e a tarifa. a) O itinerário sinuoso aumenta o IPK, a frota, o tempo de ciclo e o valor da tarifa. b) A elevação da quantidade de pontos de parada aumenta a frota, a velocidade comercial, o tempo de ciclo e o valor da tarifa. c) A elevação do tempo de terminal aumenta o tempo de ciclo, reduz o percurso médio anual, aumenta a frota e eleva a tarifa. d) A diminuição da idade média da frota reduz o custo de manutenção, não impacta na remuneração e a depreciação e eleva o valor da tarifa.
19 QUESTÃO 46 Em uma linha de Transporte Público, toda a frota é composta por veículos com 28 assentos e 9 m² de área útil e no horário de pico o volume de passageiros transportados no sentido dominante é de 470 e o nível de serviço especificado para o sistema é o E (conforme tabela abaixo). Nível de Densidade de Serviço Ocupação (pass/m²) A Só sentados B 0 a 1,5 C 1,5 a 3,0 D 3,0 a 4,5 E 4,5 a 6,0 F1 6,0 a 7,5 F2 7,5 a 9,0 F3 9,00 a 11,0 Nessas condições, a alternativa que corresponde, respectivamente, ao NÚMERO DE VIAGENS e ao INTERVALO para a especificação desta linha no horário de pico é: a) 5 e 12. b) 6 e 10. c) 7 e 9. d) 9 e 7. QUESTÃO 47 A Tabela abaixo demonstra a Tabulação de uma Pesquisa de embarque e desembarque. Linha: 503 Data: 28/02/08 Dia da Semana: Quinta-feira Hora: 6:40 Trecho 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 TOTAL Sobe 22 37 27 18 12 9 4 6 5 4 4 0 Desce 1 3 5 7 8 11 13 11 16 18 21 34 Ocupação Com base no resultado da Pesquisa, a alternativa que corresponde ao Trecho Crítico, Ocupação Crítica e Índice de Renovação, respectivamente, é: a) 2 / 37 / 3. b) 5 / 92 / 1,6. c) 6 / 90 / 1,7. d) 12 / 148 / 0,6.
20 QUESTÃO 48 Os sistemas de transporte coletivo municipal de duas cidades vizinhas possuem: a mesma quilometragem rodada; o mesmo volume de passageiros transportados; e uma frota em quantidade, características e idade média iguais. O percentual de taxas e impostos que incidem sobre a tarifa são iguais nos dois municípios e os insumos utilizados para o cálculo da tarifa têm preços idênticos nos dois municípios. Por fim, ambos adotam os mesmos índices da metodologia de cálculo de tarifa do GEIPOT. A partir dessas considerações marque a afirmativa CORRETA: a) As duas cidades praticam a mesma tarifa para o serviço. b) Não é possível fazer qualquer inferência sobre o valor da tarifa praticada. c) A cidade que possuir a melhor distribuição de passageiros por viagem terá a menor tarifa. d) Faltam as informações sobre a depreciação e a remuneração de capital para podermos fazer comparações entre o valor das duas tarifas. QUESTÃO 49 Para subsidiar a análise da demanda, quando da Programação da Operação de uma linha de transporte coletivo, faz-se necessária a coleta de algumas informações desta linha. A alternativa que apresenta as metodologias de pesquisa que devem ser utilizadas nesse levantamento é: a) Embarque e desembarque, Velocidade e retardamento e Levantamento de itinerário. b) Movimentação de Passageiros, Embarque e desembarque e Visual de Ocupação. c) Movimentação de Passageiros, Embarque e desembarque e Levantamento de itinerário. d) Movimentação de Passageiros, Visual de Ocupação e Velocidade e retardamento.
21 QUESTÃO 50 Para a seqüência de objetivos de metodologias de pesquisa apresentados abaixo, marque V para verdadeiro e F para falso. ( ) O objetivo da pesquisa de observância da sinalização é avaliar a eficiência da sinalização como indutora de comportamento do usuário. ( ) O objetivo da pesquisa de inventário viário é o de fornecer as informações preliminares e aproximadas dos cruzamentos urbanos. ( ) O objetivo da pesquisa de Contagem Classificada de Veículos é determinar a quantidade, a direção e a composição do fluxo de veículos que utilizam uma seção ou interseção de via, numa unidade de tempo qualquer. ( ) O objetivo da pesquisa de Velocidade e Retardamento é o de determinar a qual velocidade os veículos passam por um determinado ponto da via. ( ) O objetivo da pesquisa de ocupação de veículos é o de avaliar quantas pessoas são exatamente transportadas nos veículos analisados. A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é: a) (F) (V) (F) (V) (F) b) (F) (F) (V) (F) (V) c) (V) (F) (V) (F) (F) d) (V) (V) (F) (V) (V) ATENÇÃO COM SUA ESCRITA HABITUAL, TRANSCREVA, PARA O ESPAÇO RESERVADO PELA COMISSÃO, NA FOLHA DE RESPOSTAS, A SEGUINTE FRASE: Em tempos conflituosos, tensos e caóticos, o humor serve como instrumento para não cairmos no erro de levar a vida com seriedade exagerada, a ferro e fogo.