PROGRAMA DE PATROCÍNIO DA COELBA Guia Básico do Proponente Resumo das diretrizes e critérios da Coelba/ Grupo Neoenergia para patrocínios a projetos socioculturais e ambientais.
1 Índice Introdução 2 1. Da Inscrição 3 2. Da Seleção 4 3. Da Contratação 5 4. Premissas para seleção dos projetos 6 5. Princípios de Sustentabilidade 7 6. Compromissos voluntários assumidos pela Coelba/Grupo Neoenergia 8 7. Leitura Complementar 9
2 PROGRAMA DE PATROCÍNIOS COELBA GUIA BÁSICO DO PROPONENTE Introdução O presente Guia tem como objetivo orientar e auxiliar os produtores e proponentes de projetos socioculturais sobre as etapas do processo seletivo de propostas para incentivos do Programa de Patrocínio da Coelba Edição 2016.1. Os projetos apresentados devem ter prazo de execução até agosto de 2016, as propostas devem contemplar a capital e/ou as cidades do interior do Estado. Buscando contribuir para a participação democrática dos mais diferentes públicos e de permitir maior compreensão dos critérios e documentação básica para o processo de seleção e contratação, serão explicitadas a seguir as etapas e os passos para a submissão das propostas de patrocínio. Destacamos a importância da leitura prévia das diretrizes de responsabilidade social empresarial e sustentabilidade do Grupo Neoenergia, inseridas nos capítulos 4 a 6, que norteiam o programa de patrocínios da empresa, em complemento às instruções para inscrição das propostas. A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida. Nestes mesmos termos, ocupa a primeira posição entre as concessionárias do Norte Nordeste. Controlada pelo Grupo Neoenergia, um dos maiores investidores do setor elétrico brasileiro, a Coelba está presente em 415 dos 417 municípios da Bahia, atendendo a mais de 14 milhões de habitantes em uma área de concessão de 563 mil km². Hoje, a empresa conta com mais de 5,6 milhões de clientes, sendo 88% destes, clientes residenciais. Neoenergia - Maior grupo privado do setor elétrico do Brasil em número de clientes, a Neoenergia tem 10,4 milhões de unidades consumidoras atendidas por suas três distribuidoras: Coelba (BA), Celpe (PE) e Cosern (RN). Isso representa 48,3% do consumo de energia de todo o Nordeste. Presente em 12 estados, o grupo atua em toda a cadeia de energia: geração, transmissão, distribuição e comercialização. É o 43º maior grupo empresarial do Brasil, de acordo com o anuário Melhores e Maiores 2015 da revista Exame.
3 1 Das inscrições Etapas para inscrição e submissão de projetos para o Programa de Patrocínios COELBA 2016.1: Inscrição do Projeto Anexos relacionados Envio da documentação à Coelba Confirmação da inscrição 1.1 Para inscrever um projeto no Programa de Patrocínios Coelba 2016.1 o interessado deverá realizar as seguintes etapas: a) Inscrever o seu projeto por meio da Ficha de Inscrição, disponibilizada no site da empresa, na área de Sustentabilidade; b) Preencher dados gerais da pessoa jurídica proponente e do responsável pelo projeto, anexando cópia do documento de identificação (CNPJ); c) Anexar à Ficha de Inscrição os documentos de habilitação do projeto (projeto básico em editor de texto com especificação, plano de divulgação, cronograma, orçamento físico-financeiro e certificado de incentivo fiscal vigente caso exista), conforme declarados na respectiva Ficha de Inscrição; d) Enviar a Ficha de Inscrição à Coelba e a apresentação da proposta, por meio do e-mail institucional patrocinio.coelba@neoenergia.com, devidamente preenchida e assinada, juntamente com os anexos citados nos itens b e c acima. 1.2 A documentação relacionada ao processo de inscrição deve ser obrigatoriamente enviada por meio eletrônico, em formato PDF. 1.3 As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por meio eletrônico, via e-mail institucional acima indicado, no período 01 de dezembro a 15 de janeiro de 2016. Caso os anexos passem dos 10mb, os arquivos devem ser disponibilizados através de link na nuvem (Dropbox, Google Drive, Sendspace). 1.4 As inscrições serão confirmadas pelo Departamento de Comunicação Institucional da Coelba, por meio de mensagem eletrônica, encaminhada do e-mail patrocinio.coelba@neoenergia.com, para o endereço de correio eletrônico do proponente, informado na Ficha de Inscrição do projeto. 1.5 O descumprimento dessas etapas desqualificará o projeto no processo de inscrição.
4 2 Da Seleção Critérios, divulgação do resultado e método para seleção técnica de projetos no Programa de Patrocínios Coelba Edição 2016..1 Avaliação, seleção e classificação das propostas conforme 6 critérios básicos: 1. Aderência à estratégia de negócio: alinhamento à estratégia de atuação do Grupo Neoenergia e da Coelba; 2. Aderência às práticas sustentáveis: considera interesses públicos, alinhados aos compromissos voluntários do Grupo Neoenergia com o Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) (capítulo 7 deste Guia) para o desenvolvimento social e a preservação ambiental; 3. Valorização da identidade cultural: promove a cultura e a disseminação dos valores e vocações socioculturais da região; 4. Democratização e Acessibilidade: amplia o acesso aos produtos/serviços do projeto, oferece contrapartida social, alcance popular, abrangência regional; 5. Inovação social: colabora para o desenvolvimento de iniciativas que proporcionem a inclusão social, geração de trabalho e renda ou qualidade de vida do público alvo. 6. Disseminação dos Valores do Grupo: aderência aos valores segurança, sustentabilidade, respeito ao indivíduo, inovação e empreendedorismo. (Consulte nossos valores). Divulgação do resultado da seleção: O resultado da seleção será divulgado no site da Coelba (www.coelba.com.br) e comunicado ao proponente do projeto selecionado, ao endereço de correio eletrônico informado na Ficha de Inscrição em até 30 dias. MÉTODO a) Avaliação de cada projeto pelo Comitê de Comunicação da Coelba, em relação às diretrizes, premissas e critérios básicos aqui apresentados. A avaliação é realizada e validada considerando a presença da maioria simples dos integrantes do Comitê à reunião; b) Análise e classificação conforme o estágio obtido pelo projeto, a partir da soma total dos critérios atendidos entre os seis critérios básicos acima destacados; c) Seleção final dos projetos para a aprovação da Diretoria, pelo Departamento de Comunicação Institucional, conforme a classificação final atribuída pelo Comitê, tendo como parâmetro mínimo para submissão do projeto sua classificação no estágio 2 de aderência aos critérios. d) Validação da Presidência e Superintendências da Coelba e aprovação em Reunião de Diretoria da Neoenergia.
5 3 Da Contratação Procedimentos para efetivação do patrocínio: Homologação do patrocínio Negociação das contrapartidas e Plano Básico de Identidade Visual Ajustes do Plano de Trabalho e cronograma Assinatura do Contrato de Patrocínio Liberação dos recursos aprovados Os projetos selecionados pelo Programa de Patrocínio Coelba 2016.1, habilitados quanto a sua documentação, estarão aptos à contratação, observando-se os seguintes procedimentos: 3.1 O projeto será contratado por intermédio do proponente cadastrado na Ficha de Inscrição prevista no capítulo 1 deste Guia. 3.2 O proponente deverá comparecer à empresa, na data de convocação comunicada por e- mail Convite para: a) Apresentar a documentação correspondente à homologação do patrocínio na respectiva Lei de Incentivo caso exista; b) Negociar as contrapartidas de imagem, social, ambiental e negocial oferecidas pelo projeto, bem como, o Plano Básico de Identidade Visual em conformidade com o Manual da Marca patrocinadora. Todo material será aprovado previamente pelo Departamento de Comunicação; da c) Ajustar o Plano de Trabalho conjunto objetivando as práticas de relacionamento da Patrocinadora com a comunidade, conforme as atividades previstas pelo projeto, d) Formalizar a assinatura do Contrato de Patrocínio e aderir às diretrizes de responsabilidade social da patrocinadora, para execução das práticas do projeto. 3.3 O proponente terá o prazo de máximo de (15) quinze dias úteis, a contar da convocação, para consolidar a documentação de homologação do patrocínio destacada no idem 3.2. 3.4. Projetos via Lei de Incentivo que não apresentarem a documentação de homologação do patrocínio no prazo citado, serão automaticamente desabilitados ao patrocínio. 3.5. A liberação do recurso ocorrerá em cota única ou em parcelas, conforme previsto no contrato, em até 30 dias após a assinatura do Contrato de Patrocínio.
6 4 Premissas para seleção dos projetos Os projetos selecionados expressam os direcionamentos da Coelba/Grupo Neoenergia e atendem preferencialmente: Às Leis de Incentivos fiscais; À região em que a empresa atua; O foco na educação, comportamento seguro, cultura e meio ambiente; A inclusão social Aos princípios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Alinhada aos princípios e valores do Grupo Neoenergia, a Coelba assume o compromisso de contribuir para o desenvolvimento sustentável da região onde atua baseada ainda na consciência de que o sucesso empresarial está atrelado ao desenvolvimento da sociedade. Sob essas perspectivas e buscando a integração da empresa com a sociedade, a Coelba investe em projetos socioculturais e ambientais em comunidades do entorno do negócio. A seleção dos projetos considera como princípio básico a aderência com a missão, visão e valores do Grupo e com o planejamento estratégico da empresa para o ciclo. Observadas as diretrizes corporativas relacionadas e os critérios dos normativos internos, a implementação dos projetos aprovados pelo Programa de Patrocínios da Coelba está pautada no respeito aos costumes e culturas locais, no desenvolvimento da educação e na disseminação de valores socioambientais como agente de transformação do contexto social, caracterizados como pilares que norteiam a estratégia e as práticas de investimento social da empresa. O processo de seleção dos projetos conta com a participação do Comitê de Comunicação Institucional e Sustentabilidade da Coelba, composto por 05 representantes da empresa. Ref.: Política de Patrocínios do Grupo Neoenergia e Guia de Patrocínios COELBA.
7 5 Princípios de Sustentabilidade Diretrizes essenciais para o planejamento e execução do investimento social privado da Coelba Condução do crescimento e da operação em um contexto sustentável, com base em 8 princípios: 1 Saúde Financeira 2 Matriz Energética Renovável 3 Clareza quanto aos Impactos 4 Engajamento com Stakeholders 5 Valorização das Pessoas 6 Desenvolvimento de Comunidades 7 Satisfação dos Clientes 8 Relações com Fornecedores Em todas as suas iniciativas, o Grupo Neoenergia é inspirado por seus valores. E Sustentabilidade é o valor que guia para as tomadas de decisões socialmente justas, ambientalmente corretas e economicamente viáveis. Incorporando a responsabilidade social e sustentabilidade como macro estratégia do negócio, as empresas do Grupo Neoenergia adotam mecanismos de diálogo com seus diferentes públicos buscando: Expressar a sua identidade (Princípios e Valores); Considerar os interesses legítimos desses públicos em planos e práticas de negócio; Promover melhoria da sua performance nas dimensões econômica, social e ambiental; Articular redes de parceiros em torno da criação de valor socioambiental; Consolidar a reputação de uma gestão moderna e competente, capaz de gerar resultados relevantes nas dimensões econômicas, sociais e ambientais.
8 6 Compromissos voluntários assumidos pela Coelba/Grupo Neoenergia PRINCÍPIOS DO PACTO GLOBAL DA ONU Direitos Humanos Trabalho Meio Ambiente Contra a Corrupção 1. As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente; 2. Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos; 3. As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva; 4. A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório; 5. A abolição efetiva do trabalho infantil; 6. Eliminar a discriminação no emprego; 7. As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais; 8. Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental; 9. Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis. 10. As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina. OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
9 7 Leitura complementar As premissas para o investimento social externo do programa de responsabilidade social da Coelba/Grupo Neoenergia, destacadas neste Guia, foram elaboradas considerando diretrizes conceituais e melhores práticas referenciadas pelo mercado, entre outros temas estratégicos para o negócio e para a região de atuação das empresas do Grupo. Para auxiliar na compreensão dos conceitos e práticas de responsabilidade social empresarial e sustentabilidade adotadas pela Coelba/Grupo Neoenergia para a definição da estratégia de atuação A compreensão do processo de construção da estratégia de atuação da responsabilidade social empresarial do Grupo pode ser ampliada na consulta aos documentos e sites aqui sugeridos: Responsabilidade Social Investimento Social Cultura e Desenvolvimento sustentável Pacto Global Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Sobre as parcerias e as práticas de responsabilidade social da COELBA, consulte nosso Relatório de Sustentabilidade: (Clique aqui)
10 Departamento de Comunicação Institucional e Sustentabilidade Coelba - Grupo Neoenergia Contatos: (71) 3370-6943 ou 3370-5091 E-mail: patrocinio.coelba@neoenergia.com www.coelba.com.br