Resistores 3 Lei de ohms
O resistor é um componente eletrônico usado para oferecer resistência a passagem dos elétrons em um circuito. Os resistores mais comuns são os resistores de carbono também chamados de resistores de carvão. Existem basicamente dois tipos de resistores, os fixos cuja resistência oferecida não se altera e os variáveis onde é possível modificar a resistência oferecida dentro de uma escala pré-estipulada. Vamos iniciar nosso estudo com os resistores fixos. Observe a figura abaixo: O resistor ao lado é identificado por quatro faixas coloridas, no seu corpo. Precisamos saber identificar o significado destas cores para podermos saber qual a resistência oferecida pelo componente à passagem dos elétrons. As duas primeiras cores formam um numero a terceira cor é o agente multiplicador e a quarta cor é a tolerância do resistor. Tolerância é na verdade uma margem de erro, neste caso se o resistor possui tolerância de 5% e sua resistência é de 10 ohms ele pode variar entre 9,5 e 10,5 ohms de resistência à passagem dos elétrons.
Vamos imaginar que estamos montando um circuito e precisamos de um resistor que ofereça resistência à passagem dos elétrons de 4.500 ohms. Como identificar este componente? Já sabemos que o primeiro e segundo anéis são para a formação dos números, então devemos procurar as cores no primeiro anel que represente o número quatro e no segundo anel à cor que represente o número cinco. Observe que só os dois primeiros anéis se relacionam com os números. Ao olhar à tabela ao lado vamos encontrar a cor AMARELA para o número QUATRO e a cor VERDE para o numero CINCO formando assim o número 45. Precisamos agora encontrar o multiplicador que em nosso exemplo é 100. 45x100 = 4.500 e na tabela notaremos que a cor referente ao multiplicado 100 é o VERMELHO. Como nosso circuito não exige precisão podemos usar tolerância de 10% e a cor referente é o PRATEADO. O resistor que precisamos usa as seguintes cores, AMARELO, VERDE, VERMELHO e PRATA.
É importante observar que em alguns casos existe a necessidade do uso de resistores precisos, e para estes casos são usados resistores de filme ou resistores de precisão, equipamentos de medição usam este tipo de resistores. Para identificar a resistência destes componentes é usada uma identificação semelhante aos resistores normais a única diferença está no número de anéis. Os resistores de precisão possuem de cinco a seis anéis para sua identificação, mas o procedimento de identificação é o mesmo acrescentando apenas um terceiro anel para a formação do número. Lembre-se: Resistores normais dois anéis formam os números em um total de quatro. Resistores de precisão três anéis formam os números em um total de cinco ou seis. A tabela ao lado serve tanto para os resistores normais como os de precisão, na parte superior da tabela vemos o esquema de funcionamento para os resistores normais e na parte inferior para os de precisão.
No inicio desta aula comentamos que existem dois tipos de resistores, fixos e variáveis. Até o momento estudamos os resistores fixos e nas próximas linhas vamos dar uma estudada nos resistores variáveis. Resistores variáveis possuem seus funcionamentos baseados em um contato móvel que se desloca por uma base de carbono aumentando ou diminuindo a resistência conforme a posição do contato, alavanca ou haste. Um bom exemplo são os botões usados nas caixas de som para baixar o volume, estes são resistores que variando a resistência à passagem dos elétrons modificam a potencia enviada ao autofalante, aumentando ou diminuindo a intensidade do som (volume). Simbolo do RESISTORvariavel Simbolo do RESISTOR fixo
Para montarmos qualquer circuito independente de sua complexidade teremos de lidar com três fenômenos, são eles: 1- Resistência elétrica.(r) 2- Tensão do gerador ou Tensão elétrica.(e) 3- Corrente elétrica.(i) Resistência elétrica, é a dificuldade que o meio condutor oferece na passagem do elétron e sua unidade de medida é o ohm representado pela letra grega Em todos os tratados de eletrônica a resistência elétrica é representada pela letra R. Tensão elétrica, é a força que impulsiona os elétrons por um condutor e sua unidade de medida é o Volt representado pela letra V. Em todos os tratados de eletrônica a tensão elétrica é representada pela letra E. Também pode ser chamada de Voltagem ou Força Eletromotriz. Corrente elétrica, é o fluxo de elétrons em um circuito elétrico e sua unidade de mediada é o Ampere representado pela letra A. Em todos os tratados de eletrônica a corrente elétrica é representada pela letra I. Vamos imaginar o circuito de uma lanterna, este possui um gerador de energia (pilha) o meio condutor (fios) e o componente elétrico (lâmpada). Neste circuito o gerador empurra os elétrons com uma força (tensão) de 1,5 volts e passam pelo condutor o fluxo de elétrons de 0,5 Amperes enfrentando uma resistência elétrica de 3 ohms.
Sempre que montamos um circuito estas três situações ocorrem, naturalmente que os valores mudam conforme o circuito, mas SEMPRE estarão presentes estas três medidas elétricas. Resistência, Voltagem e Amperagem. Grave a frase: O REI sempre está no circuito. R= Resistência E= Tensão I= Corrente Outra questão muito importante que deve ser bem compreendida pelo aluno é o funcionamento da Resistência de um condutor. Podemos afirmar que a resistência de qualquer condutor depende diretamente de: 1- Seu comprimento: Quanto maior for o comprimento de um condutor, maior será a sua resistência. Afirmamos então que a resistência é diretamente proporcional ao comprimento do condutor. 2- Sua Largura: Quanto maior for a largura do condutor menor será a sua resistência. Afirmamos que a resistência do condutor é inversamente proporcional a sua largura ou em outras palavras quanto mais grosso for o condutor menor é a sua resistência.
3- Natureza do material: Conforme a estrutura do material ele terá maior ou menor resistência à passagem dos elétrons, esta característica é chamada de resistividade. O ouro é melhor condutor de eletricidade que o cobre e a prata estes por sua vez são melhores condutores que o alumínio. Se pegarmos dois fios do mesmo tamanho sendo um de ouro e outro de cobre e compararmos os dois, iremos observar que o fio de ouro possui menor resistência à passagem do elétron em relação ao fio de cobre. 4- Temperatura do material: Na maioria dos materiais quanto mais alta a temperatura, maior a resistência que ele apresenta. Qualquer dúvida com esta aula não deixe de consultar seu instrutor, esta é uma etapa importante para o completo domínio das questões eletrônicas. Lembre-se: 1-Resistência é medida em Ohms. 2-Tensão é medida em Volts. 3-Corrente é medida em Ampere. Resistividade é a característica que toda a matéria possui e está relacionado à capacidade de oferecer resistência na passagem dos elétrons.
LEI DE OHMS A lei de ohms é basicamente uma formula para se calcular o funcionamento de um determinado circuito, é de grande importância o domínio destas regras para o entendimento da eletrônica. São três os procedimentos adotados para o calculo de uma das grandezas citadas, veja abaixo: 1 sabendo qual o valor da Voltagem(E), e o valor da Resistência(R) calculamos a Amperagem(I) então podemos afirmar que I = E/R. Lembre-se: Amperagem(I) é igual a Voltagem(E) dividida pela Resistência(R) I = E / R 2 - sabendo qual o valor da Voltagem(E) e o valor da Amperagem(I) calculamos a Resistência(R), então podemos afirmar que R = E/I. Lembre-se: Resistência(R) é igual à Voltagem(E) dividida pela Amperagem(I) R = E / I
3 - sabendo qual o valor da Resistência(R) e o valor da Amperagem(I) calculamos a Voltagem(E), então podemos afirmar que E = R * I. Lembre-se: Voltagem(E) é igual à Resistência(R) Multiplicada pela Amperagem(I) E = R * I Ao ler o texto acima pode parecer um pouco complicado aplicar a lei de ohms, mas existe uma maneira mais clara e prática de visualizar a aplicação desta formula. Se desenharmos um triangulo e colocarmos a palavra REI dentro do mesmo, teremos a formula da lei de ohms expressa em apenas um símbolo conforme abaixo:
Observe que depois de memorizar esta imagem, fica muito fácil aplicar a lei de ohms bastando colocar em evidencia a grandeza que pretendemos descobrir. Coloque o dedo sobre a letra dentro do triangulo que representa a grandeza que deseja descobrir e a formula que deve ser aplicada irá aparecer. Queremos saber a resistência de um determinado componente, então tapamos a letra R e vai aparecer a formula E / I. O resultado da divisão da Corrente pela Amperagem será o valor da resistência do circuito. Queremos saber a Amperagem de um determinado Circuito, tapamos a letra I e teremos a formula E / R. O resultado da divisão da Corrente pela Resistência é o valor da Amperagem.
Queremos saber a Corrente de um determinado circuito, tapamos a letra E, vai surgir a formula R * I. Onde o resultado da Resistência multiplicado pela Amperagem vai nos dar a corrente (voltagem) do circuito. Exercício: 1- Em um circuito que circula uma tensão de 12 Volts e possui um resistor de 2 ohms, qual é a Amperagem? 2 - Tendo 30 Amper e 120 Volts, qual é a resistência ohmica? 3 - Sabemos que em um determinado circuito existem 3 Amperes e 2 Ohms, qual é a Voltagem? 4 - Ao medir a corrente constatamos 35 volts e 2 Amperes, qual a resistência? 5 - Ao aplicar 6 Amperes em uma lampada cuja a resistência é de 12 Ohms, qual a voltagem? 6 - Descreva o significado de CORRENTE ELÉTRICA.
7 - O que é força eletromotriz e qual é a sua unidade de medida? 8 - Qual a diferença de resistência elétrica para resistor? 9 - O que é a resistividade? 10 - Qual é a resistência de um resistor de cores amarelo-verde-laranja e prata? 11 - A corrente elétrica é medida em 12 - A unidade de medida da resistência é chamada de 13 - Qual o símbolo do resistor variável em um desenho técnico? 14 - Como representar um resistor fixo em um desenho técnico? 15 - Identifique no desenho ao lado o resistor variável.