Investigação Patrimonial 1º Curso de Formação Continuada em Estratégias de Investigação Patrimonial em Execução Trabalhista ENAMAT 02.09.2015
Objetivo: Apresentar aspectos práticos sobre as técnicas de investigação patrimonial e análise financeira com foco na investigação de lavagem de dinheiro.
TIPIFICAÇÃO DO CRIME Art. 1º Ocultar ou dissimular a natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de infração penal. (Redação dada pela Lei nº 12.683, de 2012) (...) Pena: reclusão de três a dez anos e multa.
TIPOLOGIAS MECANISMOS UTILIZADOS NA LAVAGEM DE DINHEIRO
OCULTAÇÃO COM O USO DE ESTRUTURAS EMPRESARIAIS MESCLA OU COMMINGLING controle direto ou indireto da empresa pelo criminoso com o objetivo de mesclar recursos de atividades lícitas com os recursos ilícitos.
UTILIZAÇÃO DE EMPRESAS LEGÍTIMAS Utilização de empresas legítimas, de terceiros, para operações financeiras visando a lavagem, com ou sem o conhecimento do proprietário
UTILIZAÇÃO IDENTIDADES OU DOCUMENTOS FALSOS, TESTAS DE FERRO E DE LARANJAS testas de ferro pessoas cooptadas pelos criminosos para emprestar seus nomes para abertura e movimentação de contas corrente. Têm conhecimento da utilização de seus nomes, recebendo uma comissão; laranjas em regra, pessoas humildes que emprestam seus nomes em troca de pequenas quantias em dinheiro ou pessoas que perderam seus documentos, não tendo conhecimento da utilização de seus nomes.
Estruturação de operações (SMURFING) MJ - DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL
FRAUDES COM PROPRIEDADE IMOBILIÁRIA Operações de compra e venda de imóveis com valor abaixo ou acima do mercado, com objetivo de justificar ingresso de valores.
EXPLORAÇÃO DE ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS BOI PIRATA: animais criados em fazendas clandestinas sem controle de origem ou destino, a fim de garantir o anonimato do proprietário. VACA DE PAPEL: simulação de nascimento, compra, vacinação ou venda de gado que não existe. SUPERFATURAMENTO EM LEILÃO
DOLEIROS
UTILIZAÇÃO DE OFFSHORES OFFSHORE: empresas constituídas em paraísos fiscais, geralmente com regras rígidas de sigilo fiscal e sigilo bancário. Via de regra não possuem qualquer função operacional, sendo responsáveis por participação acionária em outras empresas ou atuando em investimentos ao redor do mundo.
ATIVIDADES COMERCIAIS INTERNACIONAIS SUBFATURAMENTO SUPERFATURAMENTO SIMULAÇÃO DE OPERAÇÕES
Os dois aspectos do combate à criminalidade: combate ao crime (investigação criminal) investigação com base na evidência ou na comprovação do ato criminoso. O objetivo é identificar os autores e comprovar a responsabilidade pelo cometimento do crime. combate ao resultado financeiro gerado (investigação financeira) o suspeito é conhecido, os fatos são presumidos (desvios de dinheiro, fraudes, evasão fiscal, lavagem de dinheiro, corrupção, etc.). O enfoque consistirá em provar criminalmente a autoria dos atos delitivos e a responsabilidade do suspeito no cometimento desses atos. (CICAD/OEA)
O investigador financeiro Competência e habilidade do investigador criminal (técnicas de investigação criminal). Conhecimento das práticas comerciais e profissionais específicas (práticas e produtos bancários e financeiros, licitações públicas, funcionamento das empresas do ramo financeiro/econômico, comércio internacional, etc.) Técnicas de Investigação Financeira Técnicas de análise financeira Técnicas de análise bancária Técnicas de análise Fiscal Técnicas de análise contábil
Técnicas de Análise Financeira Análise Financeira Individual Objetivo geral Demonstrar a incompatibilidade entre a variação patrimonial e as fontes legais e comprovar, de forma indireta, a origem ilegal do patrimônio do indivíduo. Objetivos específicos Estabelecer a situação financeira e material de uma pessoa física. Comprovar a lavagem Encontrar o produto do delito ou seus rastros. Avaliar o total dos lucros procedentes de atuações fraudulentas. Viabilizar o seqüestro, o bloqueio e a apreensão.
OBRIGADA ERIKA MIALIK MARENA Delegada de Polícia Federal erika.emm@dpf.gov.br