Índice Geral 1. Aditivos para concreto 1.1 Plastificantes Plastificantes de Pega Normal Plastificantes Retardadores

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Índice Geral 1. Aditivos para concreto 1.1 Plastificantes Plastificantes de Pega Normal Plastificantes Retardadores"

Transcrição

1

2

3

4

5 Índice Geral Histórico...5 Introdução...6 Definição...7 Cimento.Portland...7 Concreto...13 Classificação.dos.aditivos...16 Generalidades Aditivos para concreto Plastificantes...23 Plastificantes de Pega Normal CEMIX CEMIX CEMIX CEMIX FAZGRAUTH.VEDACIT Plastificantes Retardadores CEMIX CEMIX.SR Superplastificantes...35 Superplastificantes Tipo I ADIMENT ADIMENT.MC ADIMENT.SUPER ADIMENT.SUPER.MC MAITI Superplastificantes Tipo II ADIMENT.PREMIUM ADIMENT.PREMIUM.FAST Superplastificantes Retardadores Tipo I ADIMENT.SUPER.RD ADIMENT.SUPER.RDR Incorporadores de Ar...49 CEMIX-AIR MIX-OIL Retardadores...55 RETARD RETARD RETARD.CCR RETARD.SP RETARD.VZ... 61

6 4 RETARD.VZ.EM.PÓ Aceleradores...65 Aceleradores de pega VEDACIT.RAPIDÍSSIMO VEDACIT.RAPIDÍSSIMO VEDACIT.RAPIDÍSSIMO VEDACIT.RAPIDÍSSIMO.EM.PÓ VEDACIT.RAPIDÍSSIMO.EM.PÓ.LOW Aceleradores de Resistência VEDACIT.RAPIDÍSSIMO VEDACIT.RÁPIDO.CL Impermeabilizantes...77 VEDACIT VEDACIT.TAMP Polímeros...87 VEDAFIX VEDAFIX.SBR VEDAFIX.SBR Aditivos para Argamassa...93 ALVENARIT BIANCO CEMIX.AG CONCENTRADO.OBE EXPANSOR REBOCOL TRICOSAL VEDALIT Produtos Complementares CERA.DESMOLDANTE.OTTO CURING CURING.PAV DESMOL DESMOL.BETONEIRA DESMOL.CD DESMOL.RD TRI-CURING Anexos Concreto.X.Aditivos Primeiros.Socorros Filiais.e.Assistência.Técnica...121

7 Histórico Os romanos já empregavam em suas obras o uso do concreto simples, como material estrutural, em centenas de quilômetros de rodovias, pavimentos e no Panteão, na antiga Roma (Fig. 01), obras estas existentes até hoje. Usavam neste concreto certas substâncias que hoje chamaríamos de aditivos: albumina (sangue e clara de ovos) e álcalis (cal). No Brasil, possuímos obras históricas, igrejas e pontes, ainda em bom estado de conservação. Em muitas delas foi usado óleo de baleia na argamassa de assentamento das pedras com o intuito de plastificá-la, no entanto, o desenvolvimento dos aditivos só foi efetivo a partir da descoberta do cimento Portland. Figura 02 Joseph Aspdin Figura 01 Panteão de Roma Em 1824, o inglês Joseph Aspdin (Fig. 02) patenteou um cimento artificial obtido pela calcinação de um calcário argiloso, o qual foi denominado cimento Portland, devido à sua semelhança, após a pega, com uma pedra utilizada para construções existente na ilha Portland. Em 1873 esse produto começou a ser aditivado com gesso cru e cloreto de cálcio, visando regular o seu tempo de pega. No fim do século, na Alemanha e França, misturavase ao cimento graxa de cal, a qual atuava como plastificante e hidrófugo. Depois de pesquisas feitas com uma grande variedade de materiais, chegou-se a certos aditivos, tais como impermeabilizantes, aceleradores e retardadores, que começaram a ser comercializados no início do século passado. Desde então, a tecnologia dos aditivos tem se desenvolvido, acompanhando o ritmo crescente do setor da construção civil e permitindo soluções inovadoras e práticas.

8 6 Introdução Hoje os aditivos são largamente empregados no preparo de concretos, argamassas e caldas de cimento. Podem até mesmo ser considerados como o quarto componente do concreto, além da água, do cimento e dos agregados. Em países altamente desenvolvidos como os Estados Unidos, Japão e Alemanha, quase 80% do concreto é aditivado, visando a maior qualidade, economia e racionalização da produção. Por essa aceitação, os aditivos são constantemente pesquisados e aperfeiçoados. No Brasil, tem-se o número de aproximadamente 15 % dos concretos aditivados. Com este Manual Técnico visamos levar o conhecimento dos aditivos e disseminar a tecnologia a fim de aumentar este índice. Figura 03 Foto Aérea de São Paulo É preciso, porém, esclarecer que os aditivos não transformam um concreto mal dosado e mal manuseado em um concreto bom. Eles aprimoram certas características positivas do concreto acabado, adequando-o às exigências da obra e do projeto. Transformam um concreto bom, em um concreto ainda melhor. O uso dos aditivos deve ser criterioso. Recomenda-se sempre um estudo prévio para cada traço e para cada situação. O comportamento varia de acordo com a natureza, a dosagem e o tipo de cimento e dos agregados. Depende também da temperatura ambiente e dos processos de lançamento, adensamento, cura, etc. É necessário que os profissionais conheçam bem as características dos produtos existentes: seu desempenho, modo de usar, bem como suas contra indicações. Assim, pode-se tirar o máximo proveito dos grandes benefícios proporcionados pelos aditivos.

9 Definição Aditivos são produtos empregados em pequenas quantidades (geralmente entre 0,1 a 1,5% sobre a massa do cimento) na elaboração de concretos, argamassas e caldas de cimento para modificar certas propriedades no estado fresco ou endurecido, tornandoos mais fáceis de manusear e incrementando sua resistência diante das solicitações físico-químicas. Os aditivos, conforme suas características, são classificados conforme o efeito do seu uso, proporcionando ao concreto algumas vantagens como: aumento da trabalhabilidade, sem aumento do consumo de água; redução do consumo de água, mantendo a mesma trabalhabilidade, trazendo assim maior resistência; redução da água e do cimento, na mesma proporção, mantendo a mesma trabalhabilidade e a mesma resistência original; redução da exsudação; redução do coeficiente de permeabilidade; redução da segregação; penetração do concreto em ferragens densas; possibilidade de concretagens em temperaturas elevadas, melhor acabamento, melhor aspecto e redução do custo unitário do concreto. As substâncias ativas de suas formulações podem ser orgânicas ou inorgânicas, distribuídas num veículo líquido, pastoso ou sólido. Pertencem aos seguintes grupos: sais minerais, sais de ácidos orgânicos, resinas, tensoativos, dispersores, umectantes e emulsionantes. Cimento Portland Para se entender melhor o comportamento dos aditivos, principalmente os de ação química, é necessário adentrar na química do cimento Portland, o mais difundido dos aglomerantes hidráulicos (Fig. 04). Composição Figura 04 Cimento Portland O cimento Portland é, basicamente, o produto de uma mistura de calcário e argila, sem considerar os constituintes secundários, como: óxido de magnésio, fosfatos, álcalis, etc. A mistura proporcionada dos constituintes principais, além de outros - areia, cinza de pirita, etc. - é sintetizada em alto-forno à temperatura próxima de 1500 C. Obtém-se, então, novas composições químicas, cuja mistura formam nódulos de 5 a 25 mm de diâmetro denominado de clínquer. Após sofrer resfriamento, o clínquer é moído juntamente com gesso (gipsita) (CaSO 4. 2H 2 O) numa porcentagem de 1 a 5% para, assim, formar o cimento Portland. A tabela 1 indica sua composição média com as respectivas abreviações e porcentagens.

10 Os cimentos CP III e CP IV são obtidos, respectivamente, misturando-se escória de alto-forno e pozolana ao cimento. Abreviação Fórmula/Denominação Proporção % C 3 S 3CaO.SiO 2 Silicato tricálcico C 2 S 2CaO.SiO 2 Silicato dicálcico C 3 A 3CaO.Al 2 O 3 Aluminato tricálcico C 4 AF 4CaO.Al 2 O 3.Fe 2 O 3 Ferroaluminato tetracálcico 8-7 Outros Gesso, magnésio, CaO, silicato de cálcio, <12 aluminato de cálcio, etc. C = CaO S = SiO 2 A = Al 2 O 3 F = Fe 2 O 3 Tabela 01 - Composição do Clínquer Componentes do cimento e suas propriedades Os silicatos são os principais responsáveis pelas características mecânicas medidas na pasta de cimento. Esses silicatos, C 3 S e C 2 S, perfazem cerca de 75% da massa de cimento e formam o gel de tobermorite, o mais importante componente do aglomerante. Na reação com a água, os componentes ricos em CaO (óxido de cálcio - cal pura) reagem e desenvolvem calor (Reação Exotérmica): C 3 S + H 2 O = gel de tobermorite + hidróxido de cálcio cal/g C 2 S + H 2 O = gel de tobermorite + hidróxido de cálcio + 60 cal/g Parte dos componentes restantes, embora pouco representativos para o desenvolvimento das resistências mecânicas, necessita estar presente no cimento por razões práticas e econômicas. Primeiramente pelo fato de haver grande dificuldade de se obter grandes quantidades de calcário e areia isentos de óxido férrico e óxido de alumínio, além de permitir que a temperatura de sintetização seja menos elevada, minimizando os custos do processo. E, junto aos demais constituintes secundários, formam produtos de hidratação que desprendem forte calor: C 3 A + H 2 O + gesso parte do cimento hidratado cal/g C 4 + H 2 O + Ca(OH) 2 parte do cimento hidratado cal/g MgO + H 2 O Mg(OH) cal/g CaO + H 2 O Ca(OH) cal/g As propriedades inerentes aos principais componentes do cimento Portland, quando hidratado, são as seguintes: Hidratação dos Silicatos: C 3 S - alta resistência inicial e forte desprendimento de calor de hidratação. C 2 S - lento e constante desenvolvimento de resistência e baixo desenvolvimento de calor. C 2 S+C 3 S+H 2 O - silicatos de cálcio hidratados, responsáveis pela resistência final do cimento Portland. Ca (OH) - durabilidade à água ácida e sulfáticas reduzida. 2 O uso de pozolanas pode remover o excesso de hidróxido de cálcio.

11 Hidratação dos Aluminatos: C 3 A - pega rápida e forte desenvolvimento de calor de hidratação. Principal responsável pela retração, que pode ser minimizada com a adição de gesso. Pouco interfere no desenvolvimento das resistências mecânicas. Apresenta baixa resistência ao ataque de sulfatos. C 4 AF - lento desenvolvimento de resistência. Baixa resistência mecânica e ao ataque de sulfatos. Etringita - agulhas prismáticas, cristaliza-se durante a primeira hora de hidratação. Contribui para o enrijecimento (perda da consistência) e desenvolvimento da resistência inicial. Após o sulfato ter sido consumido, a etringita torna-se instável e é convertida em monossulfato, que é o produto final da hidratação dos cimentos Portland (placas hexagonais delgadas). Na tabela abaixo segue um resumo das características citadas acima: Propriedades mecânicas Componentes do cimento Portland C3S CS C3A C4AF Resistência em baixa idade Boa Fraca Boa Fraca Resistência em alta idade Boa Boa Fraca Fraca Velocidade de reação com água (hidratação) Média Lenta Rápida Rápida Quantidade de calor gerado na hidratação Média Pequena Grande Média Resistência a água agressivas Média Boa Fraca Fraca Tabela 02 - Componentes do Cimento e suas Propriedades Pelo quadro apresentado, conclui-se que, devido às variações nas respectivas composições, cada cimento possui características próprias: tempo de pega, resistências (Fig. 05), etc. Tipos de Cimento Figura 05 - Resistência à Compressão x Tempo No Brasil, as normas de cimento permitem e estabelecem o uso em percentual de adições no processo de moagem durante a fabricação do cimento com materiais pozolânicos, escórias granuladas de alto-forno e materiais carbonáticos.

12 10 Outro fator representativo são as classes de resistências mínimas exigidas à compressão na idade de 28 dias, em MPa. Estas resistências denominam as classes 25, 32 e 40. O quadro abaixo apresenta os tipos e classes de cimentos disponíveis no mercado brasileiro, cada um com uma certa particularidade e um conjunto de características que, inclusive, os diferenciam entre si. Tipo Norma Sigla Classe de resistência (MPa) CP comum NBR 5732 CP I 25 / 32 / 40 CP I-S 25 / 32 / 40 CP II-E 25 / 32 / 40 CP composto NBR CP II-Z 25 / 32 / 40 CP II-F 25 / 32 / 40 CP de alto forno NBR 5735 CP III 25 / 32 / 40 CP de pozolana NBR 5734 CP IV 32 CP de alta resistência inicial NBR 5733 CP V-ARI * CP resistência a sulfatos NBR 5737 RS * CP branco NBR CP B 25 / 32 / 40 Tabela 03 - Tipos e Classes de Cimento Com estas particularidades, dependendo do campo de aplicação, é sugerido o uso de determinados tipos de cimento para atender às solicitações técnicas e econômicas. Segundo o quadro abaixo, seguem alguns exemplos de aplicação e usos destes cimentos: Aplicação Tipo de cimento Portland CP I CP I-S CP II-E CP II-Z CP II-F CP III CP IV CP V RS CP B Argamassa revestimento e assentamento x x x x x x Argamassa/concreto em meios agressivos x x x x Concreto simples x x x x x x x Concreto magro x x x x x x x Concreto armado estrutural x x x x x x x x x Concreto protendido (fresco) x x x x x x x Concreto protendido (endurecido) x x x x x x x x x Concreto armado com cura rápida x x x x x x x x x Pré-moldados x x x x x x x x x Pavimento de concreto x x x x x x x Piso industrial x x x x x x x x Concreto arquitetônico x Solo cimento x x Concreto massa x x Concreto com agregados reativos x x x x x x x Tabela 04 - Campo de Aplicação dos Cimentos

13 Gel de tobermorite Visando simplificar o estudo da hidratação do cimento, é usual substituir o complexo sistema água-cimento pelo sistema água-silicatos. A substituição é aceitável, tendo em vista que os silicatos são os constituintes mais atuantes e estão presentes em maior proporção na composição do cimento. Os hidrossilicatos, cuja formulação química é C y H x, têm forma de partículas fibrosas com dimensões de alguns mícrons e recobrem os grãos dos silicatos anidros. Tendo configuração bem semelhante à do mineral denominado tobermorite, o hidrossilicato é conhecido por gel de tobermorite. Durante a hidratação, os microcristais desse gel, como pequenos filamentos de um feltro, surgem na superfície do cimento e cristalizam-se. No final da hidratação, formam uma superfície específica total com cerca de cm²/g (Fig. 06). Para melhor aquilatar a magnitude desse número, basta compará-lo com a superfície específica do cimento anidro, que é de cm²/g. O extraordinário crescimento superficial do gel de tobermorite provoca forças que determinam forte aglomeração na fase de hidratação e, conseqüentemente, cristalização do gel de cimento. Dada a natureza da superfície de cristalização, os microcristais aderem-se entre si e entrelaçam-se, aderindo também aos cristais do agregado e formam, assim, uma estrutura sólida: argamassa ou concreto. Vide figura abaixo. Figura 06 Pega e endurecimento A pega do cimento Portland depende, fundamentalmente, da hidratação dos aluminatos, principalmente do C 3 A e também do C 3 S, em menor escala. O gesso é adicionado durante a moagem do clínquer para controlar o início de pega, visto que retarda a hidratação dos aluminatos. Um resfriamento inadequado do clínquer

14 1 durante o processo de fabricação pode transformar o gesso adicionado em hemidrato (CaSO 4. ½H 2 O), ocasionando a falsa pega (perda súbita de plasticidade do concreto). Mediante vibração enérgica, geralmente a mistura readquire sua trabalhabilidade, pois são rompidas as fracas ligações ocorridas por ocasião da hidratação do hemidrato. Já o endurecimento da pasta, como foi visto, depende quase que exclusivamente da hidratação dos silicatos. A matriz do gel hidratado, incluindo cristais oriundos da hidratação dos demais componentes do cimento, é denominada gel de cimento. O gel de cimento apresenta uma estrutura porosa, constituída de poros de gel (0,001 a 0,01µ) e poros capilares (0,1 a 10µ). Os poros de gel absorvem moléculas de água pelas forças de atração de suas paredes internas e, depois da pasta endurecida, tornam-se impermeáveis. Figura 07 - Hidratação do Cimento Os poros capilares tornam a argamassa permeável e reduzem sua resistência mecânica. Provêm da evaporação da água que foi utilizada apenas para proporcionar trabalhabilidade à mistura (Fig. 07). Para hidratar, o cimento necessita, teoricamente, de 42% de sua massa em água. Desse total, 23% é consumido nas reações de hidratação e 19% na saturação dos poros do gel. A partir daí, praticamente toda a água se constituirá em excesso, acarretando efeitos indesejáveis, devido à formação de poros capilares em excesso. Essa é a justificativa para sempre se adotar o mínimo fator água/cimento possível ao se fazer um concreto (Fig. 08). Figura 08 - Relação água/cimento

15 Concreto Neste manual, o termo genérico concreto designa, também, as argamassas e pastas. Para começarmos, o concreto é constituído basicamente de Cimento, Agregado Miúdo (areia natural ou artificial), Agregado Graúdo (britas) e Água. Porém, dependendo da solicitação desejada pela obra, este concreto poderá receber outros materiais, que são chamados de adições (metacaulim, sílica, fly ash, pó de pedra) ou aditivos (líquidos ou em pó). Basicamente, a especificação do concreto é dada pelo seu fck, diâmetro máximo do agregado graúdo e consistência. Podemos ter outras especificações complementares, mais particulares como: resistência do concreto à tração na flexão, módulo de deformação e consumo mínimo de cimento. Também é necessário entender algumas denominações que são usadas no dia a dia. Que são elas: fck: resistência característica do concreto. É um dos ítens mais importantes para definir qual concreto a ser fornecido. Ele é estipulado pelos projetistas para que os requisitos gerais de qualidade da estrutura sejam atendidos. Com o valor do fck, saberemos qual é a classe do concreto que será definido: C25 MPa, C30 MPa. Esta unidade de medida de tensão é chamada de Mega Pascal, na qual corresponde a 10 kg/cm². Esta resistência normalmente refere-se à idade de 28 dias, que é uma idade na qual praticamente o concreto já atingiu toda sua resistência ao longo da vida. Dimensão máxima do agregado graúdo: valor máximo de diâmetro em relação ao espaçamento das barras da estrutura. Segundo a NBR 6118 esta dimensão do espaçamento deverá ser 1,2 vezes o diâmetro do agregado. Agregados graúdos: Brita 0 - diâmetro máximo de 9,5 mm Brita 1 - diâmetro máximo de 19,0 mm Brita 2 - diâmetro máximo de 32,0 mm Consistência: a consistência será definida pelo tipo de transporte do concreto dentro da obra, tipo de peça a ser concretada, dificuldade da aplicação do concreto, complexidade da fôrma, quantidade de armadura. Normalmente temos a consistência medida pelo abatimento do tronco de cone (NBR NM 67) e é medida em milímetros. "Slump" 20 ± 10 - concreto seco, utilizado em extrusora de concreto. "Slump" 40 ± 10 - concreto para piso, aplicação com vibro-acabadoras. "Slump" 60 ± 10 - concreto convencional. "Slump" 100 ± 20 - concreto bombeável. "Slump" 120 ± 20 - concreto bombeável para distâncias pequenas.

16 14 "Slump" 150 ± 10 - concreto bombeável para distâncias médias, concreto aparente. "Slump" 200 ± 30 - concreto bombeável para distâncias grandes, parede diafragma. Para concreto auto-adensável, NBR 15823, existem ensaios específicos de determinação do espalhamento, tempo de escoamento e habilidade passante. Influência da temperatura do concreto nos aditivos O controle da temperatura do concreto fresco é de suma importância para o bom desempenho dos aditivos, pois a temperatura influencia significamente a reologia do concreto. Quando a temperatura do concreto fresco, após a mistura de todos os componentes constituintes for alta (acima dos 28 C), a hidratação do cimento se torna mais rápida impactando diretamente na condição de trabalhabilidade, o que poderá comprometer o transporte e o lançamento adequado, aumento no risco de fissuração ou no caso de uso de aditivo, ocorrerá um aumento na dosagem ou a necessidade de redosagem até o final do lançamento. Em contra partida se a temperatura do concreto fresco, após a mistura de todos os componentes constituintes for baixa (abaixo dos 10 C), a hidratação do cimento se torna mais lenta, dificultando o ganho de resistências iniciais, comprometendo o atraso de desforma e até de todo o processo de construção, ou no caso de uso de aditivo, poderá ocorrer deficiência devido a um aumento na viscosidade do mesmo o que prejudica a dispersão das partículas de cimento. A temperatura ideal para uso com a melhor eficiência do concreto fresco é na faixa de 15 a 25 C, tendo como aceitável entre 10 a 15 C e 25 a 28 C. Nas demais temperaturas que não compreende as citadas, a incidência de surgir problemas reológicos são mais comuns, ocorrendo a necessidade de empregar alguns artifícios como, por exemplo, trabalhar com gelo no caso de concreto com temperatura alta, ou com água aquecida ou cura térmica para temperaturas baixas. Cálculo básico para traço de concreto Para começarmos um traço de concreto é necessário que se conheça o peso (massa) específico aparente (unitário) e peso específico absoluto (real). Dado (Tabela 05): Composição concreto Peso (massa) específico aparente (unitário) Peso (massa) específico absoluto (real) Cimento * 3,10 kg/l Areia 1,3 a 1,6 kg/l 2,62 kg/l Britas 1,5 a 1,7 kg/l 2,65 kg/l Água 1 kg/l 1,00 kg/l Tabela 05 Obs.: os valores transcritos na tabela para cálculo do traço são indicativos, diferindo os agregados em cada região, portanto, só devem ser utilizados como parâmetro, após testes laboratoriais comprobatórios.

17 PESO (massa) ESPECÍFICO APARENTE (unitário) é a relação entre peso (massa) de um certo volume total de agregado e este volume, no estado natural sem compactar e é utilizado para cálculo racional de dosagem do concreto, transformando um traço em massa ou vice versa. EXEMPLO: seja o traço em massa de um concreto com materiais secos. Cimento: 1,0 kg Areia: 3,5 kg Brita: 5,6 kg Peso Específico Aparente: Areia: 1,4 kg/l Brita: 1,6 kg/l Dado o peso específico, calculamos o traço em peso (massa) para volume: Cimento: 1,0 kg Areia: 3,5 kg / 1,4 kg/l= 2,5 L Brita: 5,6 kg / 1,6 kg/l= 3,5 L Obs.: na dosagem racional o cimento será dado sempre em peso (massa), quer no traço em volume ou massa. Caso se queira passar do traço em volume para peso (massa): Cimento: 1,0 kg Areia: 2,5 L x 1,4 kg/l= 3,5 kg Brita: 3,5 L x 1,6 kg/l= 5,6 kg PESO (massa) ESPECÍFICO ABSOLUTO (real) é a relação entre o peso (massa) e o volume de grãos do agregado compactado, servindo para o cálculo de dosagem racional de concreto calculando o consumo dos materiais em m³ de concreto. EXEMPLO: seja o traço em massa de um concreto com materiais secos. Cimento: 1,0 kg Areia: 3,5 kg Brita: 5,6 kg Água: 0,7 kg Peso Específico Absoluto dos materiais: Cimento: 3,10 kg/l Areia: 2,62 kg/l Brita: 2,65 kg/l Água: 1,00 kg/l Teremos então: Cimento: 1,0 kg / 3,10 kg/l = 0,32 L absolutos Areia: 3,5 kg / 2,62 kg/l = 1,34 L absolutos Brita: 5,6 kg / 2,65 kg/l = 2,11 L absolutos Água: 0,7 kg / 1,00 kg/l = 0,70 L absolutos 4,47 L de concreto para 1,00 kg de cimento

18 16 Com 1,00 kg de cimento obtemos 4,47 L de concreto utilizando as quantidades de areia e brita especificada para 1 m³ (1000 L de concreto) serão necessários: Cimento: 1,0 kg x 1000 L / 4,47 L = 224 kg Areia: 3,5 kg x 1000 L / 4,47 L = 783 kg Brita: 5,6 kg x 1000 L / 4,47 L = 1253 kg 2260 kg/m³ Obs.: a definição do tipo de concreto a ser utilizado e sua eficiência comprovada é o que garante o sucesso de uma obra. Classificação dos aditivos Os aditivos são classificados pela sua função principal, embora devam ser mencionadas também suas funções secundárias que, muitas vezes, são desejáveis. Na classificação, são excluídos determinados aditivos sólidos que são adicionados ao cimento, geralmente em grandes quantidades, como é o caso da pozolana, escória e gesso, que na verdade, são considerados adições. Os fenômenos ligados à hidratação do cimento - formação de grande superfície cristalina, densidade da pasta, intensidade do calor desenvolvido e períodos das reações - foram os critérios básicos que levaram ao desenvolvimento dos aditivos. Embora tais ocorrências não sejam perfeitamente controláveis, podem ser influenciadas positivamente pela ação dos aditivos. A ABNT, através da NBR-11768, estabelece a seguinte classificação para os aditivos: Aditivo redutor de água; plastificante aditivo que, sem modificar a consistência do concreto no estado fresco, permite reduzir o conteúdo de água de um concreto; ou que, sem alterar a quantidade de água, modifica a consistência do concreto, aumentando o abatimento e a fluidez; ou, ainda, aditivo que produz esses dois efeitos simultaneamente. Nesta classificação o aditivo não apresenta função secundária sobre a pega Aditivo de alta redução de água; superplastificante tipo I (convencional) aditivo que, sem modificar a consistência do concreto no estado fresco, permite elevada redução no conteúdo de água de um concreto; ou que, sem alterar a quantidade de água, aumenta consideravelmente o abatimento e a fluidez do concreto; ou, ainda, aditivo que produz esses dois efeitos simultaneamente. Nesta classificação o aditivo não apresenta função secundária sobre a pega

19 Aditivo de alta redução de água; superplastificante tipo II aditivo que, sem modificar a consistência do concreto no estado fresco, permite uma elevadíssima redução no conteúdo de água de um concreto; ou que, sem alterar a quantidade de água, aumenta consideravelmente o abatimento /e a fluidez do concreto; ou, ainda, aditivo que produz esses dois efeitos simultaneamente. Nesta classificação o aditivo não apresenta função secundária sobre a pega Aditivo incorporador de ar aditivo que permite incorporar, durante o amassamento do concreto, uma quantidade controlada de pequenas bolhas de ar, uniformemente distribuídas, que permanecem no estado endurecido Aditivo acelerador de pega aditivo que diminui o tempo de transição do estado plástico para o estado endurecido do concreto Aditivo acelerador de resistência aditivo que aumenta a taxa de desenvolvimento das resistências iniciais do concreto, com ou sem modificação do tempo de pega Aditivo retardador de pega aditivo que aumenta o tempo de transição do estado plástico para o estado endurecido do concreto Aditivo redutor de água e retardador de pega; plastificante retardador aditivo que combina os efeitos de um aditivo redutor de água / plastificante (função principal) e os efeitos de um aditivo retardador de pega (função secundária) Aditivo de alta redução de água e retardador de pega; superplastificante retardador tipo I e II aditivo que combina os efeitos de um aditivo redutor de água de elevada performance / superplastificante (função principal) e os efeitos de um aditivo retardador de pega (função secundaria) Aditivo redutor de água e acelerador de pega; plastificante acelerador aditivo que combina os efeitos de um aditivo redutor de água / plastificante (função principal) e os efeitos de um aditivo acelerador de pega (função secundária)

20 1 Aditivo de alta redução de água e acelerador de pega; superplastificante acelerador tipo I e II aditivo que combina os efeitos de um aditivo redutor de água / superplastificante (função principal) e os efeitos de um aditivo acelerador de pega (função secundária) Generalidades Armazenamento e Dosagem Os aditivos devem ser armazenados protegidos das intempéries e do sol e também das variações bruscas de temperatura ou das contaminações.a maior parte dos aditivos é fornecida na forma líquida, para serem adicionados à água de amassamento. Assim, obtém-se uma perfeita distribuição do produto na massa de concreto. O volume do aditivo deve ser incluído no volume total de água a ser utilizada. Em casos específicos, como na projeção por via seca, a adição é feita em forma de pó. A dosagem do aditivo pode ser feita por massa ou volume, dependendo dos recursos disponíveis no canteiro, sendo o primeiro o mais preciso. Há dosadores automáticos, para grandes centrais de concreto, ou manuais. Em ambos os casos, porém, é aconselhável que seja feito simultaneamente um controle visual para eliminar o risco de superdosagem (Fig. 09). Os dosadores funcionam pelo sistema de ar comprimido ou injeção direta. Possuem sistema de bloqueio que evita dosagens múltiplas. Em caso de obras menores, os fabricantes fornecem um copo metálico graduado que permite dosagens com relativa precisão. Compatibilidade Figura 09 Dosador automático de aditivos para concreto Existem situações nas quais é necessária a utilização de mais de um aditivo para se obter um concreto com determinadas características. O mais habitual é o emprego de plastificantes/superplastificantes, associados a incorporadores de ar, no concretomassa das hidrelétricas. Plastificantes/superplastificantes associados a aceleradores no

21 concreto projetado via úmida. Nessas ocasiões é preciso testar a compatibilidade entre eles, sendo ainda o mais recomendável consultar os respectivos fabricantes e ter uma empresa de controle tecnológico gerenciando o teste.

22 0

23 Plastificantes de Pega normal CEMIX CEMIX CEMIX CEMIX FAZGRAUTH.VEDACIT Plastificantes retardadores CEMIX CEMIX.SR... 32

24

25 1.1 Plastificantes São elaborados a partir de lignosulfonatos, ácidos hidroxi-carboxílicos ou polímeros hidroxilados. Mas, geralmente, contém componentes secundários, necessários para melhorar as suas características. Melhoram a deformabilidade dos concretos frescos quando submetidos a um meio de compactação, eliminando a formação dos flóculos provocados pelas forças de atração de Van der Waal. Ou seja, reduzem o coeficiente de atrito dinâmico entre a fase líquida e os materiais sólidos em suspensão. Essa redução, junto à característica tixotrópica do gel de cimento (propriedade que todo gel tem de modificar sua viscosidade quando submetido à movimentação), resulta na plasticidade. Certas substâncias tensoativas são as responsáveis pela ação de tais aditivos. Elas reduzem a tensão superficial da água, fazendo com que as moléculas de água tenham menor coesão e, portanto, capacidade de aumentar sua superfície de contato (maior molhabilidade) e poder de penetração no gel do cimento. As moléculas desses tensoativos são orgânicas, possuindo uma extremidade hidrófoba e outra hidrófila, geralmente aniônica. Isso faz com que a molécula tensoativa translade automaticamente sobre a superfície da água, pois a extremidade hidrófoba afasta-se, embora continue ligada a ela pela extremidade hidrófila. Sua energia superficial substitui a energia superficial da água. Tendo a água como veículo, as moléculas dos produtos orgânicos são absorvidas nas superfícies dos grãos em dezenas de camadas moleculares. O radical hidrófilo aniônico faz com que os grãos finos se afastem (as cargas são iguais), resultando na dispersão do cimento e dos finos de tamanho equivalente. Também, torna hidrófilos os grãos de cimento, permitindo que absorvam água rapidamente, determinando o início da formação dos géis (Fig. 10). Figura 10 - Ação dos plastificantes no cimento A dispersão dos finos e a aceleração na formação do gel de cimento reduzem o esforço de cisalhamento necessário para movimentar e deslizar as partículas ao se lançar e adensar o concreto. O efeito dispersante expõe maior superfície de cimento ao contato com a água, resultando uma melhor hidratação. A coesão entre a pasta de finos e os agregados também aumenta, evitando a segregação. Os tensoativos orgânicos têm a propriedade, em maior ou menor escala, de formar pequenas bolhas de ar estáveis, com diâmetros variando entre 0,01 e 0,25 mm, que são responsáveis também pela plastificação.

ADITIVOS. Reforçar ou introduzir certas características. Em pequenas quantidades (< 5%). Pode ou não ser lançado diretamente na betoneira

ADITIVOS. Reforçar ou introduzir certas características. Em pequenas quantidades (< 5%). Pode ou não ser lançado diretamente na betoneira ADITIVOS 1. OBJETIVO Reforçar ou introduzir certas características 2. UTILIZAÇÃO Em pequenas quantidades (< 5%). Pode ou não ser lançado diretamente na betoneira 3. FUNÇÕES BÁSICAS DOS ADITIVOS CONCRETO

Leia mais

Propriedades do Concreto

Propriedades do Concreto Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais Propriedades do Concreto EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO Profa. Nívea Pons PROPRIEDADES DO CONCRETO O concreto fresco é assim considerado até

Leia mais

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ADITIVOS PARA O CONCRETO 1) Definição : NBR 11768 (EB-1763/92) - Aditivos para concreto de Cimento Portland. Produtos que adicionados em pequena quantidade a concreto de Cimento Portland modificam algumas

Leia mais

CIMENTO. 1.5 Tipos de Cimento Portland produzidos no Brasil. - Cimento Branco. - Cimentos resistentes a sulfato

CIMENTO. 1.5 Tipos de Cimento Portland produzidos no Brasil. - Cimento Branco. - Cimentos resistentes a sulfato CIMENTO 1.5 Tipos de Cimento Portland produzidos no Brasil - Cimento Branco - Cimentos resistentes a sulfato 1.6. Composição química do clínquer do Cimento Portland Embora o cimento Portland consista essencialmente

Leia mais

Ficha Técnica de Produto

Ficha Técnica de Produto Ficha Técnica de Produto GLENIUM 3400 NV Aditivo hiperplastificante. GLENIUM 3400 NV é um aditivo com alto índice de redução de água, pronto para o uso. O GLENIUM 3400 NV é uma nova geração de aditivos

Leia mais

Aditivos para argamassas e concretos

Aditivos para argamassas e concretos Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil Aditivos para argamassas e concretos Materiais de Construção II Professora: Mayara Moraes Introdução Mehta: Quarto componente do concreto ; Estados

Leia mais

Definição. laje. pilar. viga

Definição. laje. pilar. viga Definição É a rocha artificial obtida a partir da mistura, e posterior endurecimento, de um aglomerante (normalmente cimento portland), água, agregado miúdo (areia quartzoza), agregado graúdo (brita),

Leia mais

CURSO DE AQUITETURA E URBANISMO

CURSO DE AQUITETURA E URBANISMO 1- Generalidades PROPRIEDADES DO CONCRETO FRESCO Todas as misturas de concreto devem ser adequadamente dosadas para atender aos requisitos de: Economia; Trabalhabilidade; Resistência; Durabilidade. Esses

Leia mais

CONSTRUÇÕES RURAIS: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO. Vandoir Holtz 1

CONSTRUÇÕES RURAIS: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO. Vandoir Holtz 1 Vandoir Holtz 1 ARGAMASSA Classificação das argamassas: Segundo o emprego: Argamassas para assentamento de alvenarias. Argamassas para revestimentos; Argamassas para pisos; Argamassas para injeções. DOSAGEM

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS UFBA-ESCOLA POLITÉCNICA-DCTM DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS ROTEIRO DE AULAS CONCRETO FRESCO Unidade III Prof. Adailton de O. Gomes CONCRETO FRESCO Conhecer o comportamento

Leia mais

Aditivos para argamassas e concretos

Aditivos para argamassas e concretos Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil Aditivos para argamassas e concretos Materiais de Construção II Professora: Mayara Moraes Introdução Mehta: Quarto componente do concreto ; Estados

Leia mais

BIANCO é uma resina sintética de alto desempenho que proporciona excelente aderência das argamassas aos mais diversos substratos.

BIANCO é uma resina sintética de alto desempenho que proporciona excelente aderência das argamassas aos mais diversos substratos. Descrição BIANCO é uma resina sintética de alto desempenho que proporciona excelente aderência das argamassas aos mais diversos substratos. BIANCO confere maior elasticidade e, assim, maior resistência

Leia mais

VEDAJÁ é um revestimento impermeável de alta aderência e de fácil aplicação.

VEDAJÁ é um revestimento impermeável de alta aderência e de fácil aplicação. Descrição VEDAJÁ é um revestimento impermeável de alta aderência e de fácil aplicação. Pode ser aplicado sobre concreto, alvenaria e argamassa. VEDAJÁ proporciona impermeabilidade, mesmo com a ocorrência

Leia mais

CONCRETO Componentes AGLOMERANTES. AGLOMERANTES Classificação. AGLOMERANTES Requisitos importantes. AGLOMERANTES Propriedades fundamentais CIMENTO

CONCRETO Componentes AGLOMERANTES. AGLOMERANTES Classificação. AGLOMERANTES Requisitos importantes. AGLOMERANTES Propriedades fundamentais CIMENTO CONCRETO Componentes Fase contínua Pasta de cimento endurecida Zona de transição Interface entre a pasta e o agregado Fase descontínua Agregados Componente cuja principal característica é endurecer quando

Leia mais

e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br

e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br Disciplina: Materiais de Construção I Assunto: Concreto II Prof. Ederaldo Azevedo Aula 5 e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br A trabalhabilidade é influenciada pela consistência e pela coesão. As principais

Leia mais

VEDATOP é um revestimento modificado com polímeros acrílicos, de alta aderência e impermeabilidade.

VEDATOP é um revestimento modificado com polímeros acrílicos, de alta aderência e impermeabilidade. Descrição VEDATOP é um revestimento modificado com polímeros acrílicos, de alta aderência e impermeabilidade. Adere perfeitamente ao concreto, à alvenaria e à argamassa. VEDATOP não é tinta de acabamento,

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL. M.Sc. Arq. Elena M. D. Oliveira

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL. M.Sc. Arq. Elena M. D. Oliveira MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL M.Sc. Arq. Elena M. D. Oliveira GESSO É um aglomerante natural resultante da queima do CaSO4 2H2O (gipsita). Também chamado de gesso de estucador, gessoparisougessodepegarápida.

Leia mais

Adições Minerais ao Concreto Materiais de Construção II

Adições Minerais ao Concreto Materiais de Construção II Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil Adições Minerais ao Concreto Materiais de Construção II Professora: Mayara Moraes Adições Minerais Fonseca, 2010: Aditivos químicos ASTM C125

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS UFBA-ESCOLA POLITÉCNICA-DCTM DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS ROTEIRO DE AULAS CONCRETO Unidade III Prof. Adailton de O. Gomes II Materiais de Construção CONCRETO Definição:

Leia mais

CORROSÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO. Prof. Ruy Alexandre Generoso

CORROSÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO. Prof. Ruy Alexandre Generoso CORROSÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO Prof. Ruy Alexandre Generoso É um dos materiais mais importantes de engenharia usado em construções. É usado nos mais variados tipos de construções tais como: barragens,

Leia mais

Faculdade de Tecnologia e Ciências Curso de Engenharia Civil Materiais de Construção Civil II. Dosagem de concreto. Prof.ª: Rebeca Bastos Silva

Faculdade de Tecnologia e Ciências Curso de Engenharia Civil Materiais de Construção Civil II. Dosagem de concreto. Prof.ª: Rebeca Bastos Silva Faculdade de Tecnologia e Ciências Curso de Engenharia Civil Materiais de Construção Civil II Dosagem de concreto Prof.ª: Rebeca Bastos Silva Histórico - Egípcios e os etruscos empregava argamassa na construção

Leia mais

e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br

e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br Assunto: Tecnologia de Concreto e Argamassas Prof. Ederaldo Azevedo Aula 8 e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br 8. Tecnologia do Concreto e Argamassas 8.1. Concreto: 8.1. Concreto: Concreto é a mistura

Leia mais

FICHA TÉCNICA - MASSA LEVE -

FICHA TÉCNICA - MASSA LEVE - FICHA TÉCNICA - MASSA LEVE - Massa Leve é um aditivo capaz de produzir concreto poroso de baixa massa especifica aparente, com ótima estabilidade, isto é, com reduzida queda de volume na aplicação. Características

Leia mais

Goiânia GO. Daniel da Silva ANDRADE Danillo de Almeida e SILVA André Luiz Bortolacci GAYER

Goiânia GO. Daniel da Silva ANDRADE Danillo de Almeida e SILVA André Luiz Bortolacci GAYER O comportamento do concreto de alto desempenho com sílica ativa e metacaulim como adições químicas minerais quanto à sua resistência à compressão utilizando agregados provenientes da região metropolitana

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil. Professora: Mayara Moraes

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil. Professora: Mayara Moraes Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil Professora: Mayara Moraes Consistência; Textura; Trabalhabilidade; Integridade da massa / Segregação Poder de retenção de água / Exsudação Massa

Leia mais

BIANCO. Preparo do substrato As superfícies devem estar limpas, porosas, isentas de pó ou oleosidade e serem umedecidas antes da aplicação.

BIANCO. Preparo do substrato As superfícies devem estar limpas, porosas, isentas de pó ou oleosidade e serem umedecidas antes da aplicação. Produto é uma resina sintética, de alto desempenho, que proporciona excelente aderência das argamassas aos mais diversos substratos. Confere maior plasticidade e, assim, maior resistência ao desgaste e

Leia mais

CONTROLE TECNOLÓGICO DO CONCRETO MCC2001 AULA 6 (parte 1)

CONTROLE TECNOLÓGICO DO CONCRETO MCC2001 AULA 6 (parte 1) CONTROLE TECNOLÓGICO DO CONCRETO MCC2001 AULA 6 (parte 1) Disciplina: Materiais de Construção II Professora: Dr. a Carmeane Effting 1 o semestre 2015 Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Engenharia

Leia mais

MIRA TM. Aditivo para Concreto. Aditivo Plastificante Polifuncional Redutor de Água

MIRA TM. Aditivo para Concreto. Aditivo Plastificante Polifuncional Redutor de Água Aditivo para Concreto MIRA TM Aditivo Plastificante Polifuncional Redutor de Água DESCRIÇÃO A linha MIRA TM é uma linha de aditivos redutores de água polifuncional, desenvolvida como aditivo redutor de

Leia mais

CIMENTO PORTLAND: NOMENCLATURA

CIMENTO PORTLAND: NOMENCLATURA Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil Prof.: Mayara Moraes CIMENTO PORTLAND: NOMENCLATURA TIPO CP XXX RR Cimento Portland Composição Classe - Resistência aos 28 dias(mpa) SIGLA Ex.:

Leia mais

Concreto de Cimento Portland

Concreto de Cimento Portland Definição: é o material resultante da mistura, em determinadas proporções, de um aglomerante - cimento Portland - com um agregado miúdo - geralmente areia lavada -, um agregado graúdo - geralmente brita

Leia mais

PROCEDIMENTOS RECOMENDADOS DA QUALIDADE DE CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND

PROCEDIMENTOS RECOMENDADOS DA QUALIDADE DE CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND PROCEDIMENTOS RECOMENDADOS PARA O CONTROLE TECNOLÓGICO E DA QUALIDADE DE CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND Engº.. Roberto José Falcão Bauer JUNHO / 2006 SUMÁRIO 1. DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO 2. PREMISSAS VISANDO

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO 2. Apoio às aulas práticas

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO 2. Apoio às aulas práticas MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO 2 Apoio às aulas práticas Joana de Sousa Coutinho FEUP 2002 MC2 0 MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO 2 Calda de cimento Argamassa Betão Cimento+água (+adjuvantes) Areia+ Cimento+água (+adjuvantes)

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇAO. DECIV EM UFOP Aglomerantes Cimento Portland

MATERIAIS DE CONSTRUÇAO. DECIV EM UFOP Aglomerantes Cimento Portland MATERIAIS DE CONSTRUÇAO DECIV EM UFOP Aglomerantes Cimento Portland Cimento Portland Cimento Portland 3 Cimento Portland Aglomerante hidráulico produzido a partir da moagem do clínquer constituído por

Leia mais

BLOCOS, ARGAMASSAS E IMPORTÂNCIA DOS BLOCOS CARACTERÍSTICAS DA PRODUÇÃO CARACTERÍSTICAS DA PRODUÇÃO. Prof. Dr. Luiz Sérgio Franco 1

BLOCOS, ARGAMASSAS E IMPORTÂNCIA DOS BLOCOS CARACTERÍSTICAS DA PRODUÇÃO CARACTERÍSTICAS DA PRODUÇÃO. Prof. Dr. Luiz Sérgio Franco 1 Escola Politécnica da USP PCC 2515 Alvenaria Estrutural BLOCOS, ARGAMASSAS E GRAUTES Prof. Dr. Luiz Sérgio Franco IMPORTÂNCIA DOS BLOCOS! DETERMINA CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES DA PRODUÇÃO! peso e dimensões

Leia mais

PROPRIEDADES DO CONCRETO FRESCO

PROPRIEDADES DO CONCRETO FRESCO PROPRIEDADES DO CONCRETO FRESCO Consistência Textura Trabalhabilidade Integridade da massa Segregação Poder de retenção de água Exsudação Massa específica TRABALHABILIDADE É a propriedade do concreto fresco

Leia mais

ESTUDO DE CARACTERÍSTICA FÍSICA E MECÂNICA DO CONCRETO PELO EFEITO DE VÁRIOS TIPOS DE CURA

ESTUDO DE CARACTERÍSTICA FÍSICA E MECÂNICA DO CONCRETO PELO EFEITO DE VÁRIOS TIPOS DE CURA ESTUDO DE CARACTERÍSTICA FÍSICA E MECÂNICA DO CONCRETO PELO EFEITO DE VÁRIOS TIPOS DE CURA AUTORES : Engº Roberto J. Falcão Bauer (Diretor técnico) Engº Rubens Curti (Gerente técnico) Engº Álvaro Martins

Leia mais

Concreto Definições. Concreto Durabilidade. Concreto Definições. Concreto Definições. Produção do concreto ANGELO JUST.

Concreto Definições. Concreto Durabilidade. Concreto Definições. Concreto Definições. Produção do concreto ANGELO JUST. UNICAP Curso de Arquitetura e Urbanismo EXECUÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO: Mistura, transporte, lançamento, adensamento e cura. MATERIAIS E TECNOLOGIA CONSTRUTIVA 1 Prof. Angelo Just da Costa e Silva

Leia mais

VEDAPREN cobre a estrutura com uma membrana impermeável e elástica.

VEDAPREN cobre a estrutura com uma membrana impermeável e elástica. Descrição VEDAPREN cobre a estrutura com uma membrana impermeável e elástica. Características Densidade: 1,02 g/cm 3 Aparência: Cor preta Composição básica: emulsão asfáltica modificada com elastômeros

Leia mais

Materiais de Construção AGREGADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Materiais de Construção AGREGADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL Materiais de Construção AGREGADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL Agregados para concreto Os agregados constituem um componente importante no concreto, contribuindo com cerca de 80% do peso e 20% do custo de concreto

Leia mais

21/08/2012. Disciplina: Materiais de Construção II DOSAGEM

21/08/2012. Disciplina: Materiais de Construção II DOSAGEM Disciplina: Materiais de Construção II DOSAGEM 1 Importância A dosagem do concreto: É o processo de obtenção da combinação correta de cimento, agregados, águas, adições e aditivos Os efeitos da dosagem

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II TECNOLOGIA DA ARGAMASSA E DO CONCRETO

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II TECNOLOGIA DA ARGAMASSA E DO CONCRETO SEÇÃO DE ENSINO DE ENGENHARIA DE FORTIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II TECNOLOGIA DA ARGAMASSA E DO CONCRETO Definição de concreto hidráulico e de argamassa. Componentes; indicação das proporções

Leia mais

Aditivos para Concreto

Aditivos para Concreto Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana Universidade Estadual de Maringá Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Civil Aditivos para Concreto Referência desta aula Mehta & Monteiro (1994),

Leia mais

Novas Tecnologias em Cimentos para Construção e Reparos de Pisos Industriais

Novas Tecnologias em Cimentos para Construção e Reparos de Pisos Industriais HOLCIM (BRASIL) S/A Novas Tecnologias em Cimentos para Construção e Reparos de Pisos Industriais Eng. JOSÉ VANDERLEI DE ABREU Patologias Comuns em Pisos Patologias pisos industriais com problemas superficiais

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II TECNOLOGIA DA ARGAMASSA E DO CONCRETO

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II TECNOLOGIA DA ARGAMASSA E DO CONCRETO SEÇÃO DE ENSINO DE ENGENHARIA DE FORTIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO MAJ MONIZ DE ARAGÃO MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II TECNOLOGIA DA ARGAMASSA E DO CONCRETO Idade do concreto. Verificação da resistência. Módulo de

Leia mais

DOSAGEM DE CONCRETO AUTO- ADENSÁVEL PARA APLICAÇÃO EM PAREDES DE CONCRETO MOLDADAS NA OBRA

DOSAGEM DE CONCRETO AUTO- ADENSÁVEL PARA APLICAÇÃO EM PAREDES DE CONCRETO MOLDADAS NA OBRA DOSAGEM DE CONCRETO AUTO- ADENSÁVEL PARA APLICAÇÃO EM PAREDES DE CONCRETO MOLDADAS NA OBRA Alessandra L. de Castro; Rafael F. C. dos Santos; Givani Soares de Araújo 54º Congresso Brasileiro do Concreto

Leia mais

PROPRIEDADES DO CONCRETO NO ESTADO FRESCO

PROPRIEDADES DO CONCRETO NO ESTADO FRESCO DO CONCRETO NO ESTADO FRESCO COMPORTAMENTO FÍSICO No estado fresco inicial Suspensão de partículas diversas pasta de cimento agregados aditivos ou adições Endurecimento progressivo na fôrma produtos da

Leia mais

Presa. Difícil de determinar o instante em que se dá a passagem do estado líquido ao estado sólido

Presa. Difícil de determinar o instante em que se dá a passagem do estado líquido ao estado sólido LIGANTES HIDRÓFILOS CIMENTOS Propriedades físicas e mecânicas do cimento Presa Métodos de definição do início de presa: condutibilidade eléctrica viscosidade desenvolvimento de calor, etc. Difícil de determinar

Leia mais

FAQ - Frequently Asked Questions (Perguntas Frequentes)

FAQ - Frequently Asked Questions (Perguntas Frequentes) FAQ - Frequently Asked Questions (Perguntas Frequentes) 1- Qual tipo de aço da vigota e qual a sua norma? São produzidas com aço estrutura ZAR 345, com revestimento Z275, no qual segue as prescritivas

Leia mais

CONSUMO DE CIMENTO EM CONCRETOS DE CIMENTO PORTLAND: A INFLUÊNCIA DA MASSA ESPECÍFICA DOS AGREGADOS

CONSUMO DE CIMENTO EM CONCRETOS DE CIMENTO PORTLAND: A INFLUÊNCIA DA MASSA ESPECÍFICA DOS AGREGADOS CONSUMO DE CIMENTO EM CONCRETOS DE CIMENTO PORTLAND: A INFLUÊNCIA DA MASSA ESPECÍFICA DOS AGREGADOS Vicente Coney Campiteli (1); Sérgio Luiz Schulz (2) (1) Universidade Estadual de Ponta Grossa, vicente@uepg.br

Leia mais

Aditivos Para concretos e Argamassas.

Aditivos Para concretos e Argamassas. Aditivos Para concretos e Argamassas. E Suas Aplicações. Histórico Os romanos e os incas já empregavam em suas obras algumas substancias que hoje chamaríamos de aditivos. Albumina: (sangue e clara de ovos)

Leia mais

VENCENDO OS DESAFIOS DAS ARGAMASSAS PRODUZIDAS EM CENTRAIS DOSADORAS argamassa estabilizada e contrapiso autoadensável

VENCENDO OS DESAFIOS DAS ARGAMASSAS PRODUZIDAS EM CENTRAIS DOSADORAS argamassa estabilizada e contrapiso autoadensável VENCENDO OS DESAFIOS DAS ARGAMASSAS PRODUZIDAS EM CENTRAIS DOSADORAS argamassa estabilizada e contrapiso autoadensável Juliano Moresco Silva Especialista em Tecnologia do Concreto juliano.silva@azulconcretos.com.br

Leia mais

A Durabilidade das Estruturas de Concreto e o Cimento Egydio Hervé Neto 1

A Durabilidade das Estruturas de Concreto e o Cimento Egydio Hervé Neto 1 A Durabilidade das Estruturas de Concreto e o Cimento Egydio Hervé Neto 1 Num passado recente nossas estruturas correntes usavam concretos com resistências da ordem de 135, 150, no máximo 180 kgf/cm2.

Leia mais

CONCRETO AUTO-ADENSÁVEL: AVALIAÇÃO DO EFEITO

CONCRETO AUTO-ADENSÁVEL: AVALIAÇÃO DO EFEITO CONCRETO AUTO-ADENSÁVEL: AVALIAÇÃO DO EFEITO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS EM SUBSTITUIÇÃO À AREIA (PARTE 1) SELF-COMPACTING CONCRETE: EVALUATION OF INDUSTRIAL WASTES REPLACING THE SAND (PART 1) Silva, Cláudia

Leia mais

Usos A linha MIRA pode ser usada com uma ampla gama de dosificações. É adequada as seguintes aplicações:

Usos A linha MIRA pode ser usada com uma ampla gama de dosificações. É adequada as seguintes aplicações: MIRA Aditivo Plastificante Polifuncional Redutor de Água Descrição A linha MIRA são aditivos polifuncionais para concreto com bom poder de redução de água e com aplicações múltiplas e isento de cloretos.

Leia mais

Quanto aos esforços: compressão, tração e flexão; Flexibilidade de formas; Durabilidade; Transmissão de calor

Quanto aos esforços: compressão, tração e flexão; Flexibilidade de formas; Durabilidade; Transmissão de calor 1. CONCEITO: Produto resultante da associação íntima entre um aglomerante mais um agregado miúdo, mais um agregado graúdo e água (+ ferragens). 2. CARACTERÍSTICAS Quanto aos esforços: compressão, tração

Leia mais

Tecnologia da Construção I CRÉDITOS: 4 (T2-P2)

Tecnologia da Construção I CRÉDITOS: 4 (T2-P2) UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E REGISTRO GERAL DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS PROGRAMA ANALÍTICO DISCIPLINA CÓDIGO: IT836

Leia mais

Leia estas instruções:

Leia estas instruções: Leia estas instruções: 1 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. Caso se identifique em qualquer outro local deste

Leia mais

Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais DOSAGEM DO CONCRETO EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO. Profa.

Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais DOSAGEM DO CONCRETO EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO. Profa. Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais DOSAGEM DO CONCRETO EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO Profa. Nívea Pons Dosar um concreto é compor os materiais constituintes em proporções convenientemente

Leia mais

Ficha Técnica de Produto Biomassa Piso e Azulejo Rápido Código: APR001

Ficha Técnica de Produto Biomassa Piso e Azulejo Rápido Código: APR001 1. Descrição: A é mais uma argamassa inovadora, de alta tecnologia e desempenho, que apresenta vantagens econômicas e sustentáveis para o assentamento e sobreposição de pisos, azulejos e pastilhas. O principal

Leia mais

a) 0:1:3; b) 1:0:4; c) 1:0,5:5; d) 1:1,5:7; e) 1:2:9; f) 1:2,5:10

a) 0:1:3; b) 1:0:4; c) 1:0,5:5; d) 1:1,5:7; e) 1:2:9; f) 1:2,5:10 ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO CIVIL PCC 2435 - TECNOLOGIA DE CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS I DEFINIÇÃO E DOSAGEM DE ARGAMASSAS PARA ASSENTAMENTO DE

Leia mais

Concreto de Cimento Portland

Concreto de Cimento Portland Concreto de Cimento Portland Concreto é uma mistura de agregados miúdos e graúdos, cimento e água. Estes três materiais, reunidos e bem misturados, constituem uma massa plástica que endurece no fim de

Leia mais

Materiais e Processos Construtivos. Materiais e Processos Construtivos. Concreto. Frank Cabral de Freitas Amaral 1º º Ten.-Eng.º.

Materiais e Processos Construtivos. Materiais e Processos Construtivos. Concreto. Frank Cabral de Freitas Amaral 1º º Ten.-Eng.º. Concreto Frank Cabral de Freitas Amaral 1º º Ten.-Eng.º Instrutor Março/2005 1 Programação SEMANA DATA TÓPICOS 1 2 3 4 5 6 7 8 06/mar 09/mar 13/mar 16/mar 20/mar 23/mar 27/mar 30/mar 3/abr 6/abr 10/abr

Leia mais

Dosagem de Concreto INTRODUÇÃO OBJETIVO. Materiais Naturais e Artificiais

Dosagem de Concreto INTRODUÇÃO OBJETIVO. Materiais Naturais e Artificiais Dosagem de Concreto INTRODUÇÃO Atualmente, no Brasil, são produzidos cerca de 20 milhões de m3 de concreto/ano em Centrais de Concreto, denominadas Empresas de Serviços de Concretagem. Uma economia de

Leia mais

O que é durabilidade?

O que é durabilidade? DURABILIDADE DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO Profa. Eliana Barreto Monteiro 1 Conceito de Durabilidade O que é durabilidade? A durabilidade é a capacidade que um produto, componente ou construção possui

Leia mais

FISSURAS NO CONCRETO: PRINCIPAIS CAUSAS E COMO PREVENIR

FISSURAS NO CONCRETO: PRINCIPAIS CAUSAS E COMO PREVENIR FISSURAS NO CONCRETO: PRINCIPAIS CAUSAS E COMO PREVENIR COMITÊ GO 12.211 FISSURAÇÂO DO CONCRETO Coordenador: José Dafico Alves Membro: Luciano Martin Teixeira INTRODUCÃO As fissuras são eventos importantes

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA CURA NO DESEMPENHO DAS ARGAMASSAS IMPORTÂNCIA DA CURA NO DESEMPENHO DAS ARGAMASSAS

IMPORTÂNCIA DA CURA NO DESEMPENHO DAS ARGAMASSAS IMPORTÂNCIA DA CURA NO DESEMPENHO DAS ARGAMASSAS Universidade Federal da Bahia Escola Politécnica Departamento de Ciência e Tecnologia dos Materiais IMPORTÂNCIA DA CURA NO DESEMPENHO DAS ARGAMASSAS Prof.Dra Vanessa Silveira Silva 1 IMPORTÂNCIA DA CURA

Leia mais

Informativo técnico SIO2

Informativo técnico SIO2 Informativo técnico SIO2 INFORMATIVO TÉCNICO Sílica Ativa ASTM C494 Active Silic é um produto decorrente do processo de fabricação do sílico metálico ou do ferro sílico, de onde é gerado o gás SiO, que

Leia mais

Concretos de retração controlada e de pós reativos: características, aplicações e desafios.

Concretos de retração controlada e de pós reativos: características, aplicações e desafios. e de pós reativos: características, aplicações e desafios. Wellington L. Repette, Prof. Dr., Eng. Civil (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC) Retração! Fissuras 1 Estruturas novas Reparo H2O

Leia mais

Sumário. 1 Cimento Portland 1

Sumário. 1 Cimento Portland 1 Sumário 1 Cimento Portland 1 Histórico 1 Fabricação do cimento Portland 2 Composição química do cimento Portland 8 Hidratação do cimento 13 Silicatos de cálcio hidratados 14 Aluminato tricálcico hidratado

Leia mais

DURABILIDADE DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO

DURABILIDADE DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO Objetivo Assegurar que a estrutura satisfaça, durante o seu tempo de vida, os requisitos de utilização, resistência e estabilidade, sem perda significativa de utilidade nem excesso de manutenção não prevista

Leia mais

CONCRETO SUSTENTÁVEL: SUBSTITUIÇÃO DA AREIA NATURAL POR PÓ DE BRITA PARA CONFECÇÃO DE CONCRETO SIMPLES

CONCRETO SUSTENTÁVEL: SUBSTITUIÇÃO DA AREIA NATURAL POR PÓ DE BRITA PARA CONFECÇÃO DE CONCRETO SIMPLES 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CONCRETO SUSTENTÁVEL: SUBSTITUIÇÃO DA AREIA NATURAL POR PÓ DE BRITA PARA CONFECÇÃO DE CONCRETO SIMPLES Prof Dr.Jorge Creso Cutrim Demetrio OBJETIVOS 1. Analisar a viabilidade

Leia mais

AULA 4 AGLOMERANTES continuação

AULA 4 AGLOMERANTES continuação AULA 4 AGLOMERANTES continuação Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dra. Carmeane Effting 1 o semestre 2014 Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Engenharia Civil O que tem em comum

Leia mais

PROPRIEDADES DO CONCRETO FRESCO E ENDURECIDO MCC2001 AULA 2 e 3

PROPRIEDADES DO CONCRETO FRESCO E ENDURECIDO MCC2001 AULA 2 e 3 PROPRIEDADES DO CONCRETO FRESCO E ENDURECIDO MCC2001 AULA 2 e 3 Disciplina: Materiais de Construção II Professora: Dr. a Carmeane Effting 1 o semestre 2014 Centro de Ciências Tecnológicas Departamento

Leia mais

5. Limitações: A argamassa Matrix Assentamento Estrutural não deve ser utilizada para assentamento de blocos silicocalcário;

5. Limitações: A argamassa Matrix Assentamento Estrutural não deve ser utilizada para assentamento de blocos silicocalcário; A argamassa Matrix Assentamento Estrutural é uma mistura homogênea de cimento Portland, agregados minerais com granulometria controlada e aditivos químicos. 3. Indicação: Excelente para assentamento de

Leia mais

DOSAGEM E CONTROLE TECNOLÓGICO DO CONCRETO

DOSAGEM E CONTROLE TECNOLÓGICO DO CONCRETO DOSAGEM E CONTROLE TECNOLÓGICO DO CONCRETO A dosagem do concreto tem por finalidade determinar as proporções dos materiais a empregar de modo a atender duas condições básicas: 1 Resistência desejada; 2

Leia mais

ABNT NBR 12.655:2015 Concreto de cimento Portland Preparo, controle, recebimento e aceitação Procedimento

ABNT NBR 12.655:2015 Concreto de cimento Portland Preparo, controle, recebimento e aceitação Procedimento ABNT NBR 12.655:2015 Concreto de cimento Portland Preparo, controle, recebimento e aceitação Procedimento Eng.º Evaldo Penedo Brascontec Engenharia e Tecnologia Ltda Sinduscon-ES, 19 de março de 2015 ABNT

Leia mais

Propriedades do Concreto

Propriedades do Concreto Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana Universidade Estadual de Maringá Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Civil Propriedades do Concreto Referência desta aula Agosto - 2008 1 Propriedades

Leia mais

Concreto: O que utilizar nas diversas Tipologias?

Concreto: O que utilizar nas diversas Tipologias? Seminário: Concreto: O que utilizar nas diversas Tipologias? EngºArcindo A. Vaquero y Mayor Wish List Veloz Durável Prático (com racionalização) Econômico Baixo Desperdicio Confortável (Desempenho Termico

Leia mais

1. CONCEITO: 2. CLASSIFICAÇÃO: AGLOMERANTES. Ativos. Inertes. Aéreos. Hidráulicos. Endurecem por secagem Ex.: argila (barro cru)

1. CONCEITO: 2. CLASSIFICAÇÃO: AGLOMERANTES. Ativos. Inertes. Aéreos. Hidráulicos. Endurecem por secagem Ex.: argila (barro cru) 1. CONCEITO: É um material ativo (pulverulento), que promove a ligação entre os grãos do material inerte (agregado). Exemplos: gesso, cal e cimento). São usados para a fabricação de: Pastas: aglomerante

Leia mais

Ensacado - A Argila Expandida pode ser comprada em sacos de 50l, sendo transportada da mesma maneira. Cada 20 sacos equivalem a 1m 3.

Ensacado - A Argila Expandida pode ser comprada em sacos de 50l, sendo transportada da mesma maneira. Cada 20 sacos equivalem a 1m 3. Argila Expandida A argila expandida é um agregado leve que se apresenta em forma de bolinhas de cerâmica leves e arredondadas, com uma estrutura interna formada por um a espuma cerâmica com micro poros

Leia mais

VEDAPREN cobre a estrutura com uma membrana impermeável, elástica e de grande durabilidade.

VEDAPREN cobre a estrutura com uma membrana impermeável, elástica e de grande durabilidade. Descrição VEDAPREN cobre a estrutura com uma membrana impermeável, elástica e de grande durabilidade. Aplicação Campos de Aplicação - Impermeabilização de:. lajes de cobertura;. terraços;. calhas de concreto;.

Leia mais

MÓDULO 2 PROPRIEDADES E DOSAGEM DO CONCRETO

MÓDULO 2 PROPRIEDADES E DOSAGEM DO CONCRETO MÓDULO 2 PROPRIEDADES E DOSAGEM DO CONCRETO Engº Rubens Curti DOSAGEM DEFINIÇÃO DOSAGEM é o proporcionamento adequado e mais econômico de materiais: cimento, água, agregados, adições e aditivos 2 DOSAGEM

Leia mais

TRAÇOS DE CONCRETO PARA OBRAS DE PEQUENO PORTE

TRAÇOS DE CONCRETO PARA OBRAS DE PEQUENO PORTE 1 TRAÇOS DE CONCRETO PARA OBRAS DE PEQUENO PORTE Marcos R. Barboza Paulo Sérgio Bastos UNESP, Faculdade de Engenharia de Bauru, Departamento de Engenharia Civil Resumo Este trabalho surgiu de duas necessidades

Leia mais

Conceitos de Projeto e Execução

Conceitos de Projeto e Execução Pisos Industriais: Conceitos de Projeto e Execução Públio Penna Firme Rodrigues A Importância do Pavimento Industrial Conceituação Piso - Pavimento Quanto à fundação Fundação direta (sobre solo ou isolamento

Leia mais

Concreto Convencional

Concreto Convencional TIPOS DE CONCRETO Concreto Convencional Pode-se dizer que o Concreto Convencional é aquele sem qualquer característica especial e que é utilizado no dia a dia da construção civil. Seu abatimento (Slump)

Leia mais

E.C.S. Thomaz - Susana L.S.Costa - Claudia A. Rocha MICROSÍLICA

E.C.S. Thomaz - Susana L.S.Costa - Claudia A. Rocha MICROSÍLICA E.C.S. - Susana L.S.Costa - Claudia A. Rocha 1 / MICROSÍLICA Microsilica (SiO 2 ) é um sub-produto da fabricação do silício metálico e das ligas de ferrosilício em fornos elétricos a temperaturas de 2000

Leia mais

CONCRETOS ESPECIAIS MCC2001 AULA 7 (parte 1)

CONCRETOS ESPECIAIS MCC2001 AULA 7 (parte 1) CONCRETOS ESPECIAIS MCC2001 AULA 7 (parte 1) Disciplina: Materiais de Construção II Professora: Dr. a Carmeane Effting 1 o semestre 2015 Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Engenharia Civil

Leia mais

DOSAGEM DE CONCRETO AUTO-ADENSÁVEL PELO MÉTODO DE TU- TIKIAN E DAL MOLIN

DOSAGEM DE CONCRETO AUTO-ADENSÁVEL PELO MÉTODO DE TU- TIKIAN E DAL MOLIN DOSAGEM DE CONCRETO AUTO-ADENSÁVEL PELO MÉTODO DE TU- TIKIAN E DAL MOLIN Daniele Kochem (PIBIC/Fundação Araucária-UNIOESTE), Jeferson Marinho Camboin, Lennon Biancato Runke, Maxer Antonio da Rosa, Giovanna

Leia mais

CURSO TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES. Disciplina: Projeto de Estruturas. Aula 7

CURSO TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES. Disciplina: Projeto de Estruturas. Aula 7 AULA 7 CURSO TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES Disciplina: Projeto de Estruturas CLASSIFICAÇÃO DAS ARMADURAS 1 CLASSIFICAÇÃO DAS ARMADURAS ALOJAMENTO DAS ARMADURAS Armadura longitudinal (normal/flexão/torção) Armadura

Leia mais

ARG. COLANTE REVESTIMENTO REJUNTE COMPONENTES DO REVESTIMENTO

ARG. COLANTE REVESTIMENTO REJUNTE COMPONENTES DO REVESTIMENTO TECNOLOGIA DE REVESTIMENTO Componentes do sistema BASE CHAPISCO Base Características importantes: Avidez por água - inicial e continuada Rugosidade EMBOÇO ARG. COLANTE REVESTIMENTO REJUNTE Chapisco Função:

Leia mais

CONCRETO E ARGAMASSAS JAQUELINE PÉRTILE

CONCRETO E ARGAMASSAS JAQUELINE PÉRTILE CONCRETO E ARGAMASSAS JAQUELINE PÉRTILE Concreto O concreto é um dos produtos mais consumidos no mundo, perdendo apenas para a água, o que o torna muito importante para a construção civil. Ele não é tão

Leia mais

ADJUVANTES PARA AS ARGAMASSAS OU BETÕES

ADJUVANTES PARA AS ARGAMASSAS OU BETÕES 1.1. OBJECTO Os adjuvantes para as argamassas ou betões devem obedecer às condições técnicas gerais relativas a materiais e elementos de construção e ainda aos vários documentos que lhe são aplicáveis.

Leia mais

ÁGUA PARA CONCRETOS. Norma alemã - DIN EN 1008 Edição 2002. http://beton-technische-daten.de/5/5_0.htm

ÁGUA PARA CONCRETOS. Norma alemã - DIN EN 1008 Edição 2002. http://beton-technische-daten.de/5/5_0.htm 1 / 11 ÁGUA PARA CONCRETOS Norma alemã - DIN EN 1008 Edição 2002 Cimento Heidelberg Catálogo : Dados Técnicos do Concreto Edição 2011 http://beton-technische-daten.de/5/5_0.htm Comentários de Eduardo :

Leia mais

Blocos de. Absorção de água. Está diretamente relacionada à impermeabilidade dos produtos, ao acréscimo imprevisto de peso à Tabela 1 Dimensões reais

Blocos de. Absorção de água. Está diretamente relacionada à impermeabilidade dos produtos, ao acréscimo imprevisto de peso à Tabela 1 Dimensões reais Blocos de CONCRETO DESCRIÇÃO: Elementos básicos para a composição de alvenaria (estruturais ou de vedação) BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO SIMPLES COMPOSIÇÃO Cimento Portland, Agregados (areia, pedra, etc.)

Leia mais

ADESIVO ACRÍLICO PARA CHAPISCO E ARGAMASSA

ADESIVO ACRÍLICO PARA CHAPISCO E ARGAMASSA ADESIVO ACRÍLICO PARA CHAPISCO E ARGAMASSA Adesivo acrílico em emulsão aquosa PROPRIEDADES DA ARGAMASSA Excelente plasticidade Boa impermeabilidade Minimiza retração após secagem A mistura permanece homogênea,

Leia mais

O cimento é um aglomerante hidráulico produzido a partir de uma mistura de rocha calcária e argila.

O cimento é um aglomerante hidráulico produzido a partir de uma mistura de rocha calcária e argila. Cimento Portland O cimento é um aglomerante hidráulico produzido a partir de uma mistura de rocha calcária e argila. A calcinação dessa mistura dá origem ao clinker, um produto de natureza granulosa, cuja

Leia mais

17/04/2015 AGLOMERANTES HIDRÁULICOS PARA PAVIMENTAÇÃO REFERÊNCIAS CAL HIDRÁULICA. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Centro de Tecnologia

17/04/2015 AGLOMERANTES HIDRÁULICOS PARA PAVIMENTAÇÃO REFERÊNCIAS CAL HIDRÁULICA. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Centro de Tecnologia UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Civil e Ambiental Laboratório de Geotecnia e Pavimentação (LAPAV) AGLOMERANTES HIDRÁULICOS PARA PAVIMENTAÇÃO Prof. Ricardo

Leia mais

Universidade Federal do Ceará. Curso de Engenharia Civil. Aulas 1 e 2: Aglomerantes Cal, Gesso e Cimento. Prof. Eduardo Cabral

Universidade Federal do Ceará. Curso de Engenharia Civil. Aulas 1 e 2: Aglomerantes Cal, Gesso e Cimento. Prof. Eduardo Cabral Universidade Federal do Ceará Curso de Engenharia Civil Aulas 1 e 2: Aglomerantes Cal, Gesso e Cimento Prof. Eduardo Cabral Definições Aglomerantes É o material ligante, ativo, geralmente pulverulento,

Leia mais

Análise de diferentes ligantes na formulação de argamassas industriais de reabilitação

Análise de diferentes ligantes na formulação de argamassas industriais de reabilitação Análise de diferentes ligantes na formulação de argamassas industriais de reabilitação Coimbra, 29 e 30 de Março 2012 Índice Enquadramento Norma NP EN 459 Matérias primas Composição Características Produto

Leia mais

MÉTODO DE DOSAGEM EPUSP/IPT

MÉTODO DE DOSAGEM EPUSP/IPT Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana Universidade Estadual de Maringá Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Civil MÉTODO DE DOSAGEM EPUSP/IPT Bibliografia de Referência Manual de Dosagem

Leia mais