Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil. Professora: Mayara Moraes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil. Professora: Mayara Moraes"

Transcrição

1 Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil Professora: Mayara Moraes

2 Consistência; Textura; Trabalhabilidade; Integridade da massa / Segregação Poder de retenção de água / Exsudação Massa específica.

3 É a propriedade do concreto fresco que identifica sua maior ou menor aptidão para ser empregado com determinada facilidade sem perda de sua homogeneidade. É caracterizada pela medida da consistência do concreto.

4 Fatores internos: Consistência; Traço do concreto; Granulometria do concreto; Forma do grão do agregado; Aditivos; Fatores externos: Mistura; Transporte; Lançamento; Adensamento; Características da peça.

5 (José A. Freitas Jr.)

6 (Granato, BASF)

7 Nova ponte Benicia-Martinez, São Francisco Califórnia - EUA

8 Várias formas de medida: Deformação causada a uma massa de concreto fresco, pela aplicação de uma força; Esforço necessário a ocasionar, em uma massa de concreto fresco, uma deformação pré-estabelecida.

9 NBR NM 67

10 NBR NM 67 Preencher em 3 camadas, compactar com 25 golpes e medir em 8 a 12 seg. (Mehta e Monteiro, 2006)

11 ,5 3, Verdadeiro Cisalhado Desmoronado

12 Manômetro instalado na betoneira, indica a pressão no interior do balão possibilitando assim a identificação (aproximada) do abatimento do concreto.

13 Concretos comuns: % ar = 1 a 2% do volume total Vazios com ar são incorporados devido a: - Mistura na betoneira - Transporte - Outras formas naturais - Aditivos químicos incorporadores de ar (IAR)

14

15 Separação dos componentes da mistura. Razão principal: dimensões e massas específicas diferentes dos constituintes da mistura; Segregação interna (as partículas maiores e mais pesadas tendem a se assentar na parte inferior da estrutura durante a secagem); Segregação externa (as partículas maiores tendem a separar da mistura durante o lançamento); Conseqüências da segregação: Heterogeneidade do concreto endurecido; Alterações nas relações agregado/cimento e água/cimento dentro do material.

16 Quantidade de água Concretos muitos secos ou úmidos facilitam a segregação; Adições ou aditivos A adição de finos, particularmente em misturas pobres reduz segregação; A incorporação de ar tem efeito análogo: as bolhas de ar funcionam como material fino; Aditivos superfluidificantes produzem concretos fluidos e não segregáveis pela elevada redução da água de amassamento, especialmente nas misturas ricas.

17 Peça com concreto segregado carência de argamassa

18 Concreto segregado falha de adensamento

19 Concreto não segregado Concreto segregado

20 Exsudação é a tendência da água de amassamento vir à superfície do concreto recém lançado, devido ao sua densidade (1g/cm³) ser menor que a dos agregados ( 2,4g/cm³) e a do cimento ( 3,1g/cm³). O fenômeno faz com que o fator a/c da superfície fique enorme, reduzindo a resistência mecânica na região.

21 Forma particular de segregação Ascensão da água de amassamento à superfície do concreto; Caracterização quantitativa da exsudação: Profundidade da lâmina d'água; Velocidade em que a exsudação ocorre; Duração da exsudação; Tipos de exsudação Por canais: típica de misturas pobres em agregados finos; Normal: ocorre uniformemente em toda a superfície do concreto.

22 Dentro de certos limites, é benéfica Diminui a relação a/c inicial; Em geral prevalecem as conseqüências negativas da exsudação agregado graúdo barra de aço pasta de cimento agregado miúdo água de exsudação

23 Relação a/c maior devido à exsudação da água do 2º lançamento. 2º lançamento Água exsudada do 1º lançamento retida pelo lançamento seguinte. 1º lançamento

24 O aumento da relação cimento/agregado reduz a velocidade de exsudação, mas aumenta a água exsudada; Incorporadores de ar e pozolanas reduzem a velocidade e o teor de água exsudada, principalmente em misturas pobres; Aditivos retardadores ampliam a duração e intensidade de exsudação. O contrário ocorre com aditivos aceleradores; Aditivos plastificantes e superfluidificantes diminuem a relação a/c e, conseqüentemente, a exsudação.

25

26

27 A água utilizada na mistura do concreto, deve ser isenta de teores prejudiciais de substâncias estranhas, tais como óleo, ácidos, sais matéria orgânica e outras que possam interferir nas reações da hidratação do cimento, prejudicar a durabilidade e afetar a coloração final do concreto; Água do mar contém sais como: sulfato de cálcio, sulfato de magnésio e cloreto de sódio; Água de rios e represas urbanas podem estar contaminadas por resíduos industriais e água servida residencial.

28 Girica para transporte manual

29 Concreto bombeável Características: Boa trabalhabilidade, abatimento superior a 70mm (normalmente entre 90 e 100mm); Teor de argamassa maior que nos concretos convencionais produzidos com os mesmos agregados, para lubrificar a tubulação; Recomendável britas de DMC no máximo 25mm; Quanto maior a altura e a distância, serão necessários maiores abatimentos, teor de argamassa e menor a DMC da brita.

30 (J. A. Freitas Jr.) Bomba com lança acoplada

31 (J. A. Freitas Jr.)

32 (J. A. Freitas Jr.)

33

34

35

36 Correia transportadora Pequenas distâncias sem segregar (José Marques Filho)

37 Previamente, assegurar formas limpas Verificar excessos nas armaduras ou defeitos nas formas que possam bloquear a passagem do concreto. Molhar e aplicar desmoldante nas formas. Cuidadosa inspeção: Lama? Pontas de madeira? Sabotagem?

38 (Granato, Basf) (Granato, Basf) ADENSAMENTO MAL FEITO

39 Recomendações para o lançamento: Lançar concreto mais próximo da sua posição final; Não acumular concreto em pontos da forma; Altura não deve ser superior a 2m (NBR 6118) ; Alturas >2 m janelas laterais, trombas, calhas, funis; Cuidados sob temperaturas < 10ºC e > 35ºC; Transporte horizontal inferior a 60m segregação; Carrinhos e jericas c/ pneus com câmara de ar; Abatimento de acordo com a necessidade ;

40 Concretagem de uma peça estrutural de grande altura.

41 Finalidade: Preencher os cantos das formas completamente, retirar o excesso de ar e eliminar os vazios do concreto. Vibrador de imersão ou agulha Vibrador de formas

42 Modo correto de usar vibrador de agulha de imersão: Inserir e retirar o mais na vertical possível; Inserções a cada ±15 cm; Não vibrar as armaduras; Não fazer o concreto caminhar com a vibração.