Garden-Cities Movement

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Garden-Cities Movement"

Transcrição

1 Garden-Cities Movement Na Europa da segunda metade do século XIX, ao mesmo tempo em que eram implementadas as iniciativas práticas do URBANISMO NEOCONSERVADOR, surgiram os modelos utópicos de comunidades urbanas alternativas. De todos apresentados, o que mais teve repercussão e possibilidades de aplicação foi a proposta, de bases culturalistas, de integração entre cidade e natureza, representada pelas GARDEN-CITIES ou cidades-jardim.

2 Social Cities Diagram (1898) Ebenezer Howard ( ) Essas cidades ideais foram idealizadas pelo britânico Ebenezer Howard ( ), que acreditava que todas as vantagens da vida mais ativa no meio urbano e toda a beleza e delícias do meio rural poderiam estar combinadas de modo satisfatório, através de uma nova forma de planejamento.

3 Em 1898, Howard publicou Amanhã: um caminho pacífico para a verdadeira reforma, mais tarde reeditado como Cidadesjardim de amanhã (1902), em que defendia a integração entre campo e cidade considerados como imãs, através da proposta de cidades para habitantes, com área aproximada de 400 ha e um cinturão agrícola de ha, com autonomia econômica.

4 Suas características seriam: a malha de anéis concêntricos, recortados por vias radiais; as demarcações precisas de setores e limites por meio de cinturões verdes; e a eliminação da especulação através do arrendamento dos terrenos, além de ter sua expansão controlada, já que seria fundada uma nova comunidade, ligada como satélite a um centro maior, quando a população máxima fosse atingida.

5 Martin Wagner ( ) Em 1899, Howard fundou a Garden City Association, procurando aplicar na prática seus conceitos, os quais não passavam de esquemas teóricos. Martin Wagner ( ) e Ernest May ( ) podem ser considerados seguidores de Howard na Alemanha, assim como Henri Sellier ( ) na França. Henri Sellier ( )

6 Na Inglaterra, os arquitetos Raymond Unwin ( ) & Barry Parker ( ), cuja empresa durou de 1896 a 1914, foram responsáveis pela criação de várias cidades-jardim, como a primeira delas, LETCHWORTH, implantada em 1903, a cerca de 56 km de Londres, para uma população de habitantes, além do subúrbio londrino de HAMPSTEAD GARDEN SUBURB (1905). Letchworth (1903, London GB)

7 Raymond Unwin ( ) Residences Housing layout Letchworth (1903, London GB) Unwin & Parker Plan

8 Vistas aéreas de Letchworth (1903, London GB) Unwin & Parker

9 Hampstead Garden Suburb (1905, North London Inglaterra) Unwin & Parker

10 Em 1919, Louis de Soissons ( ) fundou a célebre cidade-jardim de WELWYN, localizada a 15 km de Letchworth, na Inglaterra, tendo sido projetada para habitantes, com previsão de expansão para no máximo de pessoas.

11 Welwyn (1919, London GB)

12 Jardim América (1916, São Paulo SP) Unwin & Parker O modelo das cidades-jardim foi um dos mais profícuos no início do século XX, sendo aplicado em protótipos urbanos na Europa e nos EUA, assim como no Brasil, sendo aqui exemplificados pelos bairros paulistanos da Vila Buarque (1891), Bairro Higienópolis (1898) e, principalmente, Jardim América (1916), de Unwin & Parker (SEGAWA, 2000).

13 Urbanismo Progressista Somente no final do século XIX e nas primeiras décadas do XX que as bases do URBANISMO MODERNO se assentaram com propostas mais realistas, embora algumas ainda esbarrassem nas suas condições de implementação. CHOAY (1992) considera os urbanistas progressistas aqueles que se interessaram pelo rendimento máximo do sistema capitalista, através da eficiência que seria conseguida por meio da melhoria da situação espacial dos trabalhadores (habitação e infra-estrutura).

14 Arturo Soria y Mata ( ) foi um engenheiro espanhol que idealizou a proposta da CIUDAD LINEAL, que, ao contrário dos outros utopistas, abandonava a configuração circular e adotava o formato linear como mecanismo para a resolução de problemas como especulação imobiliária, congestionamentos e marginalização da população. Ciudad Lineal (1882/92, Madri Espanha)

15 Publicado em 1882 pelo jornal madrileno El progreso e implementado a partir de 1890, o modelo previa a mecanização dos transportes e a melhoria das condições higiênicas, propondo a realização de um distrito alongado em 5,2 km nos arredores orientais de Madri, tomando como elemento estruturante a linha de bonde elétrico (ferrocarril).

16 Ciudad Lineal (1882/92, Madri Espanha) A CIDADE LINEAR eliminava a distinção entre centro e periferia, pois definia um único e contínuo cinturão urbano, paralelo às linhas de transporte, para ligar os centros históricos mais antigos ( cidades-ponto ), ou seja, uma cidade-rua de largura média de 500 m, que podia ser prolongada indefinidamente, devendo a superfície interna às triangulações ser destinada às atividades agrícola e industrial.

17 Já o arquiteto francês Tony Garnier ( ) desenvolveu, entre 1901 e 1904, o plano da CITÈ INDUSTRIELLE, publicado em 1917, o qual previa o modelo de implantação de uma cidade para habitantes, onde preconizava o zoneamento funcional e o emprego dos materiais modernos, além de preocupações sanitárias e paisagísticas. Cité Industrielle (1901/04-17, Paris França)

18 Complexo industrial Vista geral Estação central A proposta exibia características lineares em planta, em que se distinguia pelo espaço verde, que separava a zona residencial da comercial; pela distribuição ordenada de atividades, o que setorizava a cidade em áreas distintas; e ainda por seu sistema de transportes, que caracterizava os eixos de ligação por meio de avenidas.

19 Cité Industrielle (1901/04-17) Cidade antiga 6 Escolas profissionais 2 Estação central 7 Sanatório/ C. Repouso 3 Bairros residenciais 8 Complexo industrial 4 Centro da cidade 9/10 Cemitério/ Parque 5 Escolas primárias 11/12 Ferrovia/ Matadouro

20 Entretanto, o maior nome do urbanismo racionalista foi o do arquiteto francosuíço Le Corbusier ( ), responsável por alguns planos fundamentais no início do século passado, insuperáveis tanto em termos ideológicos como formais (traçados geométricos e princípios funcionalistas). Une ville contemporaine (1922)

21 Em 1922, Le Corbusier apresentou o modelo utópico para Une ville contemporaine; um centro urbano para habitantes dividido em três setores distintos, que seriam delimitados por cinturões verdes e interligados por uma eficiente rede de transportes.

22 Plan Voisin (1925, Paris) Le Corbusier ( ) Com o Plan Voisin (1925), para Paris; e os planos para Montevidéu, Buenos Aires, São Paulo e Rio de Janeiro, propostos entre 1929 e 1931, Le Corbusier formulou a hipótese teórica mais elevada da urbanística moderna, culminando com as experiências do Plan Obus (1931), para Argel; e da proposta para La Ville Radieuse (1935).

23 Plan Voisin (1925, Paris França)

24 Plano do Rio de Janeiro RJ (1936, Brasil) Plano Obus (1931, Argel Argélia)

25 La Ville Radieuse (1935) Área residencial 2 Área comercial 3 Escolas 4 Indústrias 5 Indústrias pesadas

26 Proposta para Blocos residenciais Finalmente, as propostas urbanas do alemão Ludwig Hilberseimer ( ) não muito distantes dos pressupostos universais da Bauhaus (1919/33), não eram mais que espaços abstratos, em que a apreensão da natureza passava a ser de apenas mais um elemento superficial de composição urbana, de justificativas exclusivamente higienistas e/ou estéticas. Proposta p/a Cidade Vertical Hochhausstadt N-S e L-O (1925)

27 Proposta p/a Cidade Residencial em Grosstadtarchitekture (1927) Ludwig Hilberseimer ( )

Cidade Linear. Arturo Soria y Mata

Cidade Linear. Arturo Soria y Mata Cidade Linear Arturo Soria y Mata Pontifícia Universidade Católica de Goiás Arquitetura e Urbanismo _ 2016/2 Teoria, Crítica e História da Arquitetura e Urbanismo III Professora: Ana Paula de Oliveira

Leia mais

Origens da. Cidade Moderna. Tony Garnier. Arturo Soria. Ebenezer Howard

Origens da. Cidade Moderna. Tony Garnier. Arturo Soria. Ebenezer Howard Pontifícia Universidade Católica de Goiás Curso de Arquitetura e Urbanismo Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo III TH3 Profa. Ana Paula de Oliveira Zimmermann as cidades modernas Origens da Tony

Leia mais

Urbanismo Culturalista

Urbanismo Culturalista Urbanismo Culturalista Com uma abordagem urbana mais nostálgica e preocupando-se mais com as questões morais, especialmente ligadas às relações sociais, os urbanistas culturalistas fizeram propostas de

Leia mais

Arquitetos do Urbanismo Progressista e Culturalista

Arquitetos do Urbanismo Progressista e Culturalista Arquitetos do Urbanismo Progressista e Culturalista Pontifícia Universidade Católica de Goiás Curso de Arquitetura e Urbanismo Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo III TH3 Profa. Ana Paula de Oliveira

Leia mais

IVAIPORÃ, MARINGÁ E A IDEIA DE CIDADE - JARDIM

IVAIPORÃ, MARINGÁ E A IDEIA DE CIDADE - JARDIM IVAIPORÃ, MARINGÁ E A IDEIA DE CIDADE - JARDIM Gabriela de Oliveira Bragança (PIBIC/CNPq-FA/UEM), Renato Leão Rego (Orientador), e-mail: gabraganca.arq@gmail.com. Universidade Estadual de Maringá / Centro

Leia mais

Da Cidade Compacta à Megalópolis Nebulosa

Da Cidade Compacta à Megalópolis Nebulosa Da Cidade Compacta à Megalópolis Nebulosa Jorge Gonçalves 13 de julho de 2016 A cidade compacta Elementos transversais É uma cidade de desenvolvimento centrípeto. Parece um conceito recente pois tem sido

Leia mais

Arquitetos do Urbanismo Progressista e Culturalista

Arquitetos do Urbanismo Progressista e Culturalista Arquitetos do Urbanismo Progressista e Culturalista Pontifícia Universidade Católica de Goiás Curso de Arquitetura e Urbanismo Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo III TH3 Profa. Ana Paula de Oliveira

Leia mais

Prof. RAQUEL ROLNIK REGULAÇÃO URBANISTÍCA E ZONEAMENTO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO AGOSTO 2011

Prof. RAQUEL ROLNIK REGULAÇÃO URBANISTÍCA E ZONEAMENTO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO AGOSTO 2011 FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO REGULAÇÃO URBANISTÍCA E ZONEAMENTO ORIGENS (EUROPÉIA E NORTE AMERICANA E SUA DISSEMINAÇÃO NA AMERICA LATINA) Prof. RAQUEL ROLNIK AGOSTO 2011

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA DA ARQUITECTURA URBANA Ano Lectivo 2017/2018

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA DA ARQUITECTURA URBANA Ano Lectivo 2017/2018 Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA DA ARQUITECTURA URBANA Ano Lectivo 2017/2018 1. Unidade Orgânica Arquitectura e Artes (1º Ciclo) 2. Curso Arquitectura 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA DA ARQUITECTURA URBANA Ano Lectivo 2012/2013

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA DA ARQUITECTURA URBANA Ano Lectivo 2012/2013 Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA DA ARQUITECTURA URBANA Ano Lectivo 2012/2013 1. Unidade Orgânica Arquitectura e Artes (1º Ciclo) 2. Curso Arquitectura 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA: A&U SI PROFª DRª. ANA PAULA GURGEL PENSAMENTO URBANÍSTICO NA VIRADA DO SÉC. XX

CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA: A&U SI PROFª DRª. ANA PAULA GURGEL PENSAMENTO URBANÍSTICO NA VIRADA DO SÉC. XX CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA: A&U SI PROFª DRª. ANA PAULA GURGEL PENSAMENTO URBANÍSTICO NA VIRADA DO SÉC. XX ARQUITETURA E URBANISMO - A&U SI - PROFª DRª. ANA PAULA GURGEL Sumário 1. Contextualização

Leia mais

Urbanismo Moderno. Antonio Castelnou

Urbanismo Moderno. Antonio Castelnou Urbanismo Moderno Antonio Castelnou Introdução O MOVIMENTO MODERNO (1915/45) deu-se paralelamente a um gradativo empenho tecnológico, quando se consolidaram os princípios do funcionalismo e do urbanismo

Leia mais

CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA: A&U SI PROFª ME. ANA PAULA GURGEL PENSAMENTO URBANÍSTICO NA VIRADA DO SÉC. XX

CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA: A&U SI PROFª ME. ANA PAULA GURGEL PENSAMENTO URBANÍSTICO NA VIRADA DO SÉC. XX CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA: A&U SI PROFª ME. ANA PAULA GURGEL PENSAMENTO URBANÍSTICO NA VIRADA DO SÉC. XX ARQUITETURA E URBANISMO - A&U SI - PROFª ME. ANA PAULA GURGEL Sumário 1. Contextualização

Leia mais

Plano de Paris. Universidade Federal do Paraná Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação 20º EVINCI Outubro Antonella Arcoverde Gobbo

Plano de Paris. Universidade Federal do Paraná Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação 20º EVINCI Outubro Antonella Arcoverde Gobbo Universidade Federal do Paraná Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação 20º EVINCI Outubro 2012 Antonella Arcoverde Gobbo INICIAÇÃO CIENTÍFICA PESQUISA VOLUNTÁRIA 2012 Plano de Paris Contribuições para

Leia mais

SUPORTE TEÓRICO O PROBLEMA DA HABITAÇÃO 06/04/2016 ORIGENS DA QUESTÃO HABITACIONAL BRASILEIRA

SUPORTE TEÓRICO O PROBLEMA DA HABITAÇÃO 06/04/2016 ORIGENS DA QUESTÃO HABITACIONAL BRASILEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Arquitetura e Urbanismo DPHT ORIGENS DA QUESTÃO HABITACIONAL BRASILEIRA Prof. Dra. Luciane Tasca SUPORTE TEÓRICO A questão habitacional é um dos temas

Leia mais

3. AGENTES E PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO

3. AGENTES E PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO Vítor Oliveira 3. AGENTES E PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO Aulas de Morfologia Urbana Agentes e processos de transformação 1. Agentes responsáveis pela transformação urbana 2. Processos de transformação urbana

Leia mais

Desenhos e formas Urbanas no séc. XIX: A cidade pós-liberal

Desenhos e formas Urbanas no séc. XIX: A cidade pós-liberal Desenhos e formas Urbanas no séc. XIX: A cidade pós-liberal Teoria e História do Urbanismo II Prof. Me. Roberto D Alessandro [adap. de Fritsch, Noemi Yolan N.] Panorama Histórico Napoleão III (1852-1870)

Leia mais

PLANO DE ENSINO I - EMENTA

PLANO DE ENSINO I - EMENTA PLANO DE ENSINO CURSO: Arquitetura e Urbanismo SÉRIE: 5 o /6º Semestre DISCIPLINA: Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo (ARQ E URB IV) CARGA HORÁRIA SEMANAL: 1.5 Horas/aula 30 Horas/aula sem HORÁRIOS:

Leia mais

A Gênese do Urbanismo Moderno

A Gênese do Urbanismo Moderno Teorias Urbanas Pontifícia Universidade Católica de Goiás Curso de Arquitetura e Urbanismo Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo III TH3 Profa. Ana Paula de Oliveira Zimmermann A Gênese do Urbanismo

Leia mais

BREVES NOTAS SOBRE O PLANEJAMENTO FÍSICO-TERRITORIAL. Prof. Leandro Cardoso Trabalho Integralizador Multidisciplinar 1 (TIM-1) Engenharia Civil

BREVES NOTAS SOBRE O PLANEJAMENTO FÍSICO-TERRITORIAL. Prof. Leandro Cardoso Trabalho Integralizador Multidisciplinar 1 (TIM-1) Engenharia Civil BREVES NOTAS SOBRE O PLANEJAMENTO FÍSICO-TERRITORIAL Prof. Leandro Cardoso Trabalho Integralizador Multidisciplinar 1 (TIM-1) Engenharia Civil PLANEJAMENTO URBANO O planejamento urbano é o processo de

Leia mais

Urbanismo Organicista

Urbanismo Organicista Urbanismo Organicista O conflito entre o modernismo e os regimes autoritários de alguns países centro-europeus acabou por isolar as experiências funcionalistas, chegando à total supressão destas (Alemanha

Leia mais

A BIOGRAFIA PROFISSIONAL ENQUANTO TEMA NA CULTURA URBANÍSTICA: O urbanista Jorge de Macedo Vieira ( ), graduado engenheiro civil pela Escola

A BIOGRAFIA PROFISSIONAL ENQUANTO TEMA NA CULTURA URBANÍSTICA: O urbanista Jorge de Macedo Vieira ( ), graduado engenheiro civil pela Escola A BIOGRAFIA PROFISSIONAL ENQUANTO TEMA NA CULTURA URBANÍSTICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. ROSANA STEINKE O urbanista Jorge de Macedo Vieira (1894-1978), graduado engenheiro civil pela Escola Politécnica

Leia mais

MUNICÍPIO DE LONDRINA Plano Municipal de Saneamento Básico Relatório de Diagnóstico da Situação do Saneamento

MUNICÍPIO DE LONDRINA Plano Municipal de Saneamento Básico Relatório de Diagnóstico da Situação do Saneamento 2 CARACTERIZAÇÃO GERAL DO MUNICÍPIO 2.1 INSERÇÃO DE LONDRINA NO CONTEXTO REGIONAL Londrina está localizada na Macrorregião Sul do Brasil, na mesorregião Norte Central Paranaense em uma posição geoeconômica

Leia mais

MOTIVO DA URBANIZAÇÃO:

MOTIVO DA URBANIZAÇÃO: URBANIZAÇÃO CONCEITO: É a transformação de espaços naturais e rurais em espaços urbanos, concomitantemente à transferência em larga escala da população do campo para a cidade êxodo rural em razão de diversos

Leia mais

Origens da. Cidade Moderna. Tony Garnier. Arturo Soria. Ebenezer Howard

Origens da. Cidade Moderna. Tony Garnier. Arturo Soria. Ebenezer Howard AS CIDADES MODERNAS Pontifícia Universidade Católica de Goiás Curso de Arquitetura e Urbanismo Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo III TH3 Profa. Ana Paula de Oliveira Zimmermann Origens da Tony

Leia mais

Programa de Residência em Arquitetura e Urbanismo : Planejamento e Gestão Urbana. Disciplina. Processos, Planos e Projetos urbanísticos de São Paulo.

Programa de Residência em Arquitetura e Urbanismo : Planejamento e Gestão Urbana. Disciplina. Processos, Planos e Projetos urbanísticos de São Paulo. Programa de Residência em Arquitetura e Urbanismo : Planejamento e Gestão Urbana Disciplina. Processos, Planos e Projetos urbanísticos de São Paulo. Coord. Profa. Dra. Maria Cristina da Silva Leme 2 a

Leia mais

Jardim América, o subúrbiojardim em versão brasileira

Jardim América, o subúrbiojardim em versão brasileira Jardim América, o subúrbiojardim em versão brasileira Jardim América, Brazilian version of the garden suburb neighbourhood TITO FLÁVIO RODRIGUES DE AGUIAR Arquiteto. Doutorando em História, UFMG Resenha

Leia mais

PLANOS URBANOS MOVIMENTO MODERNO CONGRESSOS INTERNACIONAIS

PLANOS URBANOS MOVIMENTO MODERNO CONGRESSOS INTERNACIONAIS Universidade Paulista Curso de Arquitetura e Urbanismo História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo (Urbanismo I) PLANOS URBANOS MOVIMENTO MODERNO CONGRESSOS INTERNACIONAIS Surge o campo disciplinar URBANISMO

Leia mais

METODOLOGIA DE ANÁLISE DE PROJETO

METODOLOGIA DE ANÁLISE DE PROJETO METODOLOGIA DE ANÁLISE DE PROJETO construindo o discurso pela análise gráfica leitura de projeto REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS SUJESTÃO DE CONSULTA: REIS, Antônio T. Repertório, Análise e síntese: Uma introdução

Leia mais

Exercício 02 Projeto de Paisagem Forma urbana e espaços livres.

Exercício 02 Projeto de Paisagem Forma urbana e espaços livres. Exercício 02 Projeto de Paisagem Forma urbana e espaços livres. Objetiva desenvolver a reflexão e o projeto de espaços livres urbanos de modo a desenvolver e aprofundar o conhecimento adquirido anteriormente

Leia mais

LEGISLAÇÃO URBANÍSTICA PLANEJAMENTO URBANO EM JUIZ DE FORA

LEGISLAÇÃO URBANÍSTICA PLANEJAMENTO URBANO EM JUIZ DE FORA LEGISLAÇÃO URBANÍSTICA PLANEJAMENTO URBANO EM JUIZ DE FORA LEGISLAÇÃO URBANÍSTICA O QUE É É um conjunto de normas (leis,decretos, portarias - federais, estaduais e municipais) que regulamentam as atividades,

Leia mais

Crescim ento dem ográfico da cidade de Huam bo

Crescim ento dem ográfico da cidade de Huam bo Apresentação sobre: Proposta de estratégia para loteamento de áreas peri-urbanas e Reservas Fundiárias Dia Mundial do Habitat Apresentado por: Development Workshop - Angola 5 Outubro 2009 Introdução Esta

Leia mais

Bibliografia. Tópicos principais. Tópicos principais. O processo de urbanização. O processo de urbanização. Cidade na história e o urbanismo

Bibliografia. Tópicos principais. Tópicos principais. O processo de urbanização. O processo de urbanização. Cidade na história e o urbanismo 1 2 Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Construção Civil Bibliografia PCC 3350 - PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL Processo de urbanização no mundo e no Brasil Urbanismo

Leia mais

Desenvolvimento urbano e revitalização urbana das Zonas Leste e Oeste de São Paulo a partir da construção da Linha 3 Vermelha.

Desenvolvimento urbano e revitalização urbana das Zonas Leste e Oeste de São Paulo a partir da construção da Linha 3 Vermelha. Desenvolvimento urbano e revitalização urbana das Zonas Leste e Oeste de São Paulo a partir da construção da Linha 3 Vermelha. Diamantino Augusto Sardinha Neto Doutor em Ciências Sociais PUC/SP Guilherme

Leia mais

Laboratório de Cultura Arquitectónica Contemporânea

Laboratório de Cultura Arquitectónica Contemporânea Laboratório de Cultura Arquitectónica Contemporânea PORTELA um modelo na difusão da periferia Índice de imagens Página 5, 37, 39 Fotografias do Autor Página 9, 25, 53, 59 - Fotografia aérea Portela. Fonte:

Leia mais

BREVES NOTAS SOBRE O PLANEJAMENTO FÍSICO-TERRITORIAL. Prof. Leandro Cardoso Trabalho Integralizador Multidisciplinar 1 (TIM-1) Engenharia Civil

BREVES NOTAS SOBRE O PLANEJAMENTO FÍSICO-TERRITORIAL. Prof. Leandro Cardoso Trabalho Integralizador Multidisciplinar 1 (TIM-1) Engenharia Civil BREVES NOTAS SOBRE O PLANEJAMENTO FÍSICO-TERRITORIAL Prof. Leandro Cardoso Trabalho Integralizador Multidisciplinar 1 (TIM-1) Engenharia Civil PLANEJAMENTO URBANO O planejamento urbano é o processo de

Leia mais

ANTEPROJETO DE LEI N / 2015

ANTEPROJETO DE LEI N / 2015 ANTEPROJETO DE LEI N / 2015 Lei Complementar nº Institui o Macrozoneamento Municipal, parte integrante do Plano Diretor de Organização Físico-territorial de Jaraguá do Sul e dá outras providências. O PREFEITO

Leia mais

A Cidade do Movimento Moderno

A Cidade do Movimento Moderno A Cidade do Movimento Moderno 1: 1.000. 000 A cidade tradicional Londres depois da II Guerra A cidade moderna (desenhada a partir da década de 40) A cidade moderna/ Vista aérea de???? Princípios: 1) Circular

Leia mais

Inserção de sistemas de construção industrializados de ciclo aberto estruturados em aço no mercado da construção civil residencial brasileira

Inserção de sistemas de construção industrializados de ciclo aberto estruturados em aço no mercado da construção civil residencial brasileira Inserção de sistemas de construção industrializados de ciclo aberto estruturados em aço no mercado da construção civil residencial brasileira Ana Beatriz de Figueiredo Oliveira anabeatrizfig@yahoo.com.br

Leia mais

Cidades, urbanismo e lazer

Cidades, urbanismo e lazer Curso: Tecnologia em Gestão Desportiva e do Lazer Disciplina: Planejamento de equipamentos e espaços de lazer Professora: Andréa Costa Cidades, urbanismo e lazer Como são as nossas cidades hoje? Elas sempre

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PUC-GOIÁS ESCOLA DE ARTES E ARQUITETURA

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PUC-GOIÁS ESCOLA DE ARTES E ARQUITETURA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PUC-GOIÁS ESCOLA DE ARTES E ARQUITETURA PLANO DE ENSINO 2016/2 Ramo: Teoria e História da Arquitetura THAU - 3 Disc.: Teoria, História e Crítica da Arquitetura

Leia mais

CIDADES JARDINS E SUSTENTABILIDADE: O SIGNIFICADO DO VERDE

CIDADES JARDINS E SUSTENTABILIDADE: O SIGNIFICADO DO VERDE CONGRESSO NOVOS DIREITOS Cidades em crise? 5, 6 e 7 de março de 2015. CIDADES JARDINS E SUSTENTABILIDADE: O SIGNIFICADO DO VERDE RIBEIRO; Rochele (1); GONÇALVES; Luciana (2) (1) UFSCar/Departamento de

Leia mais

11/11/2011. Luciane Tasca. Tese de Doutorado UFRJ/IPPUR AS CONTRADIÇÕES E COMPLEMENTARIDADES NAS LEIS URBANAS DE JUIZ DE FORA

11/11/2011. Luciane Tasca. Tese de Doutorado UFRJ/IPPUR AS CONTRADIÇÕES E COMPLEMENTARIDADES NAS LEIS URBANAS DE JUIZ DE FORA Luciane Tasca AS CONTRADIÇÕES E COMPLEMENTARIDADES NAS LEIS URBANAS DE JUIZ DE FORA Dos Planos aos Projetos de Intervenção Tese de Doutorado UFRJ/IPPUR 2010 2 INTRODUÇÃO 1. JUIZ DE FORA: HISTÓRICO DO SEU

Leia mais

Escola de Artes e Arquitetura Curso de Arquitetura e Urbanismo

Escola de Artes e Arquitetura Curso de Arquitetura e Urbanismo Escola de Artes e Arquitetura Curso de Arquitetura e Urbanismo PLANO DE ENSINO Curso de Arquitetura e Urbanismo Ramo: Teoria e História da Arquitetura Disc.: Teoria, História e Crítica da Arquitetura e

Leia mais

Modernismo. Rafaela Fiorini, Francisco Miguez e Tatiana Scholz 2ºA

Modernismo. Rafaela Fiorini, Francisco Miguez e Tatiana Scholz 2ºA Modernismo Rafaela Fiorini, Francisco Miguez e Tatiana Scholz 2ºA O Modernismo Cidade limpa, sintética, funcional e racional; construções como ferramenta social econômica. Negação do ornamento; rejeição

Leia mais

Profa. Dra. Deusa Maria R. Boaventura. Projeto 1 A FORMA DA CIDADE E OS SEUS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS.

Profa. Dra. Deusa Maria R. Boaventura. Projeto 1 A FORMA DA CIDADE E OS SEUS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS. Profa. Dra. Deusa Maria R. Boaventura. Projeto 1 A FORMA DA CIDADE E OS SEUS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS. 1. DIMENSÕES ESPACIAIS NA MORFOLOGIA URBANA. 1.1. A forma urbana: A noção de forma aplica-se a conjuntos

Leia mais

Nighthawks (1942) Edward Hopper( ) The Simpsons

Nighthawks (1942) Edward Hopper( ) The Simpsons Nighthawks (1942) Edward Hopper(1882-1967) The Simpsons De seus estudos, conclui-se que o habitante da metrópole seria uma espécie de estrangeiro que vive na sociedade, sem lhe pertencer, mantendo certa

Leia mais

Da cidade tradicional à cidade-jardim: modernidade em. Pelotas na primeira metade do século XX

Da cidade tradicional à cidade-jardim: modernidade em. Pelotas na primeira metade do século XX UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO TEORIA, HISTÓRIA, PATRIMÔNIO E CRÍTICA DA ARQUITETURA E URBANISMO DISSERTAÇÃO DE

Leia mais

ÁREA 1- Perímetro Preferencial Limites e potencialidades

ÁREA 1- Perímetro Preferencial Limites e potencialidades ÁREA 1- Perímetro Preferencial Limites e potencialidades Limites definidos por barreiras físicas significativas como a av Farrapos, av Castelo Branco, a linha do TRENSURB e a av Sertório. Presença de patrimônio

Leia mais

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL CAMPUS DA UNIVERSIDADE DO AMAZONAS Autor: Severiano Mário Vieira de Magalhães Porto As diretrizes iniciais partiram do estudo de toda a área do campus, a procura de um local que pudesse propiciar a construção

Leia mais

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: INFLUÊNCIAS URBANÍSTICAS INTERNACIONAIS SOBRE O PROJETO

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: INFLUÊNCIAS URBANÍSTICAS INTERNACIONAIS SOBRE O PROJETO MEMÓRIA URBANA DE PALMASTO: INFLUÊNCIAS URBANÍSTICAS INTERNACIONAIS SOBRE O PROJETO Odisséia Aguiar Campos¹ Ana Beatriz Araújo Veslasques² 1 Aluna do Curso de Arquitetura e Urbanismo; Campus de Palmas;

Leia mais

A Criação de Espaços Particulares

A Criação de Espaços Particulares A Criação de Espaços Particulares dos jardins aos espaços condominiais Verticalização Sílvio Soares MACEDO PAISAGISMO BRASILEIRO (São Paulo, 2012) EDUSP e EDUNICAMP Corredores verticais de Curitiba PR.

Leia mais

Macro. Localização. Corredor T5. Terreno. Taquara. Largo da Taquara Pechincha. Freguesia. Curicica Cidade de Deus. Anil. Camorim.

Macro. Localização. Corredor T5. Terreno. Taquara. Largo da Taquara Pechincha. Freguesia. Curicica Cidade de Deus. Anil. Camorim. Realização Localização Localização Macro Taquara Largo da Taquara Pechincha Terreno Freguesia Curicica Cidade de Deus Linha Amarela Anil Camorim Av. Emb. Abelardo Bueno Itanhangá Avenida das Américas Recreio

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL NOVA VENEZA

PREFEITURA MUNICIPAL NOVA VENEZA ANTEPROJETO - PARCELAMENTO DO SOLO ALTERA A LEI MUNICIPAL Nº 1.705, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2004, QUE DISPÕE SOBRE O PARCELAMENTO DE OCUPAÇÃO E USO DO SOLO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO MUNICIPAL

Leia mais

JOUBERT FORTES FLORES FILHO

JOUBERT FORTES FLORES FILHO PAINEL 3 DESAFIOS DA OPERAÇÃO DE SISTEMAS METROFERROVIÁRIOS EM GRANDES EVENTOS JOUBERT FORTES FLORES FILHO DIRETOR DE OPERAÇÕES METRÔ - SP DESAFIOS DA OPERAÇÃO DE SISTEMAS METROFERROVIÁRIOS EM UM CENÁRIO

Leia mais

TÂNIA DANIELA MONTEIRO ALVES A ESTRUTURA ECOLÓGICA URBANA NO MODELO DA REDE ESTRUTURANTE DA CIDADE

TÂNIA DANIELA MONTEIRO ALVES A ESTRUTURA ECOLÓGICA URBANA NO MODELO DA REDE ESTRUTURANTE DA CIDADE Aveiro Secção Autónoma de Ciências Sociais, Jurídicas e 2009 Políticas TÂNIA DANIELA MONTEIRO ALVES A ESTRUTURA ECOLÓGICA URBANA NO MODELO DA REDE ESTRUTURANTE DA CIDADE Aveiro Secção Autónoma de Ciências

Leia mais

CASA BARRA DO UNA. Figura 2: Declividade do terreno e implantação da Casa Barra do Una SIAA Arquitetos Fonte: RODRIGUES, Web G. P., 2015.

CASA BARRA DO UNA. Figura 2: Declividade do terreno e implantação da Casa Barra do Una SIAA Arquitetos Fonte: RODRIGUES, Web G. P., 2015. CASA BARRA DO UNA Local: Barra do Una - São Sebastião, SP. Ano: 2004 Escritório: SIAA Autores: Web Gabner P. Rodrigues, Wilton Medeiros e Ana Elísia da Costa Implantação e Partido Formal Localizada na

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mestrado em Urbanismo

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mestrado em Urbanismo PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mestrado em Urbanismo V SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA CIDADE E DO URBANISMO Cidades: temporalidades em confronto Uma perspectiva

Leia mais

Tema 9 -O Papel do Arquiteto na Gestão de Águas Urbanas

Tema 9 -O Papel do Arquiteto na Gestão de Águas Urbanas Universidade de São Paulo Escola Politécnica PHD - Departamento de Hidráulica e Sanitária Disciplina PHD 2537 Águas em Sistemas Urbanos Tema 9 -O Papel do Arquiteto na Gestão de Águas Urbanas Prof. Kamel

Leia mais

Tensões no Solo Exercícios

Tensões no Solo Exercícios Tensões no Solo Exercícios 1. Dado o perfil geotécnico abaixo, calcule: a) as tensões devidas ao peso próprio do solo σ e σ e as pressões neutras; ( ) V V b) adotando o valor de k 0 = 0,5 para todas as

Leia mais

Planejamento Urbano. Prof. Marcos Aurélio Tarlombani da Silveira

Planejamento Urbano. Prof. Marcos Aurélio Tarlombani da Silveira Planejamento Urbano Prof. Marcos Aurélio Tarlombani da Silveira Definindo alguns conceitos que, pelo menos em parte, se sobrepõem: 1. Cidade e Município; cidade e campo 2. Planejamento urbano e planejamento

Leia mais

SUMÁRIO. Informação ao Leitor... TÍTULO I DOS FUNDAMENTOS DO DIREITO URBANÍSTICO Capítulo I Do Regime Jurídico da Atividade Urbanística

SUMÁRIO. Informação ao Leitor... TÍTULO I DOS FUNDAMENTOS DO DIREITO URBANÍSTICO Capítulo I Do Regime Jurídico da Atividade Urbanística SUMÁRIO Informação ao Leitor... TÍTULO I DOS FUNDAMENTOS DO DIREITO URBANÍSTICO Capítulo I Do Regime Jurídico da Atividade Urbanística 1. Questão de ordem... 2. A cidade e a metrópole... 3. O conceito

Leia mais

A função de ligar a produção ao consumo; A evolução do sistema de transporte está associada às mudanças econômicas do Brasil;

A função de ligar a produção ao consumo; A evolução do sistema de transporte está associada às mudanças econômicas do Brasil; Geografia A dimensão territorial do país; A função de ligar a produção ao consumo; A evolução do sistema de transporte está associada às mudanças econômicas do Brasil; Segunda metade do século XX: contradição

Leia mais

Workshop Internazionale Equinox 2016 Atelier de Criação Urbana- Wellbeing and Creative City Ascoli Piceno, Itália settembre 2016

Workshop Internazionale Equinox 2016 Atelier de Criação Urbana- Wellbeing and Creative City Ascoli Piceno, Itália settembre 2016 Workshop Internazionale Equinox 2016 Atelier de Criação Urbana- Wellbeing and Creative City Ascoli Piceno, Itália 12-24 settembre 2016 Apresentação POLÍTICA HABITACIONAL E PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO NA

Leia mais

Piet Mondrian ( )

Piet Mondrian ( ) 7 de Março de 1872 nasceu em Amersfoort, na Holanda. Entre 1907 e 1920 na sua obra, propõe a abstracção e a redução dos elementos da realidade a uma linguagem formal estritamente geométrica, limitada à

Leia mais

LOTEAMENTO FONTE NOVA MEMÓRIA DESCRITIVA E JUSTIFICATIVA

LOTEAMENTO FONTE NOVA MEMÓRIA DESCRITIVA E JUSTIFICATIVA LOTEAMENTO FONTE NOVA MEMÓRIA DESCRITIVA E JUSTIFICATIVA ÍNDICE I. INTRODUÇÃO 3 II. LOCALIZAÇÃO 3 III. ENQUADRAMENTO PDM 3 VII. CEDÊNCIAS E INFRAESTRUTURAS 3 V. PROPOSTA 3 VI. ÍNDICES URBANÍSTICOS 4 VII.

Leia mais

Mesa 1: URBANISMO, CIRCULAÇÃO E DESENHO URBANO Apresentação: Carlos Teixeira de Campos Júnior (UFES)

Mesa 1: URBANISMO, CIRCULAÇÃO E DESENHO URBANO Apresentação: Carlos Teixeira de Campos Júnior (UFES) Mesa 1: URBANISMO, CIRCULAÇÃO E DESENHO URBANO Apresentação: Carlos Teixeira de Campos Júnior (UFES) Armando de Godoy e sua atuação no planejamento urbano de Goiânia - O caso do Setor Sul: concepção urbanística

Leia mais

PROCESSO DE REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA DE ESTRANGEIRO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

PROCESSO DE REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA DE ESTRANGEIRO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PROCESSO DE REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA DE ESTRANGEIRO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PROVA DE PLANEJAMENTO E PROJETO URBANOS Realizada em 30/11/2016 QUESTÕES PAISAGÍSTICAS E AMBIENTAIS Esta é uma prova de

Leia mais

Lista de Revisão Prova Mensal de Física 3 o Bimestre Professor Fábio Matos 3 o EM

Lista de Revisão Prova Mensal de Física 3 o Bimestre Professor Fábio Matos   3 o EM Lista de Revisão Prova Mensal de Física 3 o Bimestre Professor Fábio Matos https://matematicaeafins.com.br/aulas/aliadojg/ 3 o EM Entrega dia 30/08/2018; A atividade deverá ser resolvida em papel almaço

Leia mais

Loteamento da Quinta de S. Martinho

Loteamento da Quinta de S. Martinho Loteamento da Quinta de S. Martinho Memória descritiva e Justificativa 3ª alteração O loteamento da Quinta de S. Martinho foi aprovado em reunião de Câmara de 16/02/2000. Em reunião de Câmara de 02/05/2001

Leia mais

Reserva Jardins. Bairro planejado completo.

Reserva Jardins. Bairro planejado completo. Reserva Jardins. Bairro planejado completo. Mais de 6 Milhões de m² de bom gosto, qualidade de vida e funcionalidade Os moradores do Jardins Coimbra contarão com toda a infra estrutura do Reserva Jardins,

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Jeanne Marie Ferreira Freitas 1 Rita de Cássia Lucena Velloso 2

APRESENTAÇÃO. Jeanne Marie Ferreira Freitas 1 Rita de Cássia Lucena Velloso 2 APRESENTAÇÃO Jeanne Marie Ferreira Freitas 1 Rita de Cássia Lucena Velloso 2 O número 35 dos Cadernos de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas reúne um conjunto de textos que bem espelha a diversidade da

Leia mais

TRÂNSITOS NA CIDADE MODERNA LATINO-AMERICANA: UMA POSSÍVEL APROXIMAÇÃO

TRÂNSITOS NA CIDADE MODERNA LATINO-AMERICANA: UMA POSSÍVEL APROXIMAÇÃO TRÂNSITOS NA CIDADE MODERNA LATINO-AMERICANA: UMA POSSÍVEL APROXIMAÇÃO Pedro H. A. de Morais NPGAU/UFMG pedromorais.arquiteto@gmail.com Sempre considerei o passado não como algo morto, mas sim como uma

Leia mais

CIDADES INTELIGENTES CIDADES INTELIGENTES

CIDADES INTELIGENTES CIDADES INTELIGENTES CIDADES INTELIGENTES CASO: Estratégia Regional Santiago Cidade Inteligente e protótipo Smart City Santiago PAÍS: Chile CIDADE: Santiago, Região Metropolitana POPULAÇÃO: 7.314.176 CIDADES INTELIGENTES CONTEXTO

Leia mais

PRESENÇA E PERMANÊNCIA DO IDEÁRIO DA CIDADE- JARDIM EM SÃO PAULO: O BAIRRO DO PACAEMBU. Oswaldo Antônio Ferreira Costa

PRESENÇA E PERMANÊNCIA DO IDEÁRIO DA CIDADE- JARDIM EM SÃO PAULO: O BAIRRO DO PACAEMBU. Oswaldo Antônio Ferreira Costa UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO PRESENÇA E PERMANÊNCIA DO IDEÁRIO DA CIDADE- JARDIM EM SÃO PAULO: O BAIRRO

Leia mais

Guarapiranga. Imagens A represa de Guarapiranga foi criada em 1906, quando a companhia elétrica Light fez uma barragem no rio.

Guarapiranga. Imagens A represa de Guarapiranga foi criada em 1906, quando a companhia elétrica Light fez uma barragem no rio. 63 Guarapiranga No extremo sul da cidade, loteamentos irregulares crescem no violento distrito do Jardim São Luís. Ao lado vivendo numa península da represa, os moradores da Riviera Paulista zelam pela

Leia mais

Áreas contaminadas no contexto urbano

Áreas contaminadas no contexto urbano Áreas contaminadas no contexto urbano O desafio da revitalização de áreas contaminadas como instrumento da gestão sustentável do solo urbano Andreas Marker Evolução das políticas voltadas a Proteção do

Leia mais

CASA BIOVILLA PATIO. (b) (c)

CASA BIOVILLA PATIO. (b) (c) CASA BIOVILLA PATIO Local: Jaboticatubas - MG Ano: 2012 Escritório Arquitetos Associados Autoras: Brenda Wolffenbüttel e Ana Elísia da Costa Implantação e Partido Formal A Biovilla Patio é uma residência

Leia mais

URBANIZAÇÃO DAS BARRIADAS EM LIMA/PERU JOHN TURNER

URBANIZAÇÃO DAS BARRIADAS EM LIMA/PERU JOHN TURNER URBANIZAÇÃO DAS BARRIADAS EM LIMA/PERU JOHN TURNER UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE ARQUITETURA DOCENTES: Thais rosa Gabriela gaia DISCENTES: Isis Pitanga, Margarida Miranda, Rita Cecília Queiroz,

Leia mais

Guimarães Rosa Urbanização. Prof. Rita Martins

Guimarães Rosa Urbanização. Prof. Rita Martins Guimarães Rosa Urbanização Prof. Rita Martins Urbanização é um processo de afastamento das características rurais de uma localidade ou região para características urbanas. AVENIDA PAULISTA, SÃO PAULO

Leia mais

sistema de transportes

sistema de transportes O município de Coimbra apresenta um sistema rodoviário estruturante que se caracteriza por uma estrutura do tipo rádio-concêntrica. Os principais eixos radiais correspondem às vias pertencentes à rede

Leia mais

Saneamento e Meio ambiente para Arquitetura Edificações Sustentáveis Análise E1. G10. Brunieli Mori Juliana Oliveira Mayara Serra

Saneamento e Meio ambiente para Arquitetura Edificações Sustentáveis Análise E1. G10. Brunieli Mori Juliana Oliveira Mayara Serra Saneamento e Meio ambiente para Arquitetura Edificações Sustentáveis Análise E1 G10. Brunieli Mori Juliana Oliveira Mayara Serra Introdução A partir da análise do Edifício E1, entende-se que é papel do

Leia mais

Resolução n o. 16/CONPRESP/2002

Resolução n o. 16/CONPRESP/2002 Prefeitura do Município de São Paulo Secretaria Municipal de Cultura Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo - CONPRESP Resolução n o. 16/CONPRESP/2002

Leia mais

Arquitetura e Sustentabilidade. Antonio Castelnou PARTE V

Arquitetura e Sustentabilidade. Antonio Castelnou PARTE V Arquitetura e Sustentabilidade Antonio Castelnou PARTE V CASTELNOU Mundo Industrial A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (1750-1830) caracterizou-se pelo conjunto de transformações econômicas, políticas, sociais, culturais

Leia mais

Chegada da Família Real: Mudanças Academia de Belas Artes (atual Museu Nacional de Belas Artes), a Imprensa Régia, o Banco do Brasil, a Biblioteca Rea

Chegada da Família Real: Mudanças Academia de Belas Artes (atual Museu Nacional de Belas Artes), a Imprensa Régia, o Banco do Brasil, a Biblioteca Rea Chegada da Família Real: Mudanças Academia de Belas Artes (atual Museu Nacional de Belas Artes), a Imprensa Régia, o Banco do Brasil, a Biblioteca Real (hoje, Biblioteca Nacional), a Casa da Moeda, o Jardim

Leia mais

CONJUNTO HABITACIONAL MANGUETOWN

CONJUNTO HABITACIONAL MANGUETOWN UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO CTC CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO PROJETO ARQUITETÔNICO IV PROF THEMIS FAGUNDES, PROF JOSÉ KÓS. ANA LUÍZA CARTANA, CAIO SABBAGH,

Leia mais

STRATG. arquitetura e design

STRATG. arquitetura e design STRATG arquitetura e design Fundada em 2003 nossa empresa vem aprimorando e acompanhando o desenvolvimento tecnológico com profissionalismo e criatividade. Dirigida pela arquiteta Alice Rebollo vem acumulando

Leia mais

Nome: Francielly C. Holanda Ra: B006ib-2 Turma: AU10P39

Nome: Francielly C. Holanda Ra: B006ib-2 Turma: AU10P39 Nome: Francielly C. Holanda Ra: B006ib-2 Turma: AU10P39 fonte: https://www.google.com.br/maps/place/etec+parque+da+juventude/@-23.5073889,- 46.6221286,779m/data=!3m1!1e3!4m6!1m3!3m2!1s0x0:0x1a5cbf253e6fc07e!2sETEC+Parque+da+Juventude!3m1!1s0x0:0x1a5cbf253e6fc07e

Leia mais

AULA 11 URBANISMO EDI 64 ARQUITETURA E URBANISMO_ Profa. Dra. Giovanna M. Ronzani Borille

AULA 11 URBANISMO EDI 64 ARQUITETURA E URBANISMO_ Profa. Dra. Giovanna M. Ronzani Borille AULA 11 URBANISMO Profa. Dra. Giovanna M. Ronzani Borille EDI 64 ARQUITETURA E URBANISMO_ 2015 Cavernas Abrigos artificiais Agricultura Guerras Revolução Industrial CIDADE A Revolução Industrial = um conjunto

Leia mais

IT 1819 R.4 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PARCELAMENTO DO SOLO

IT 1819 R.4 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PARCELAMENTO DO SOLO IT 1819 R.4 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PARCELAMENTO DO SOLO Notas: Aprovada pela Deliberação CECA nº 872 de 08 de maio de 1986. Publicada no DOERJ de 17 de junho de 1986. 1. OBJETIVO

Leia mais

IDEALIZAÇÕES MODERNAS NA CIDADE DE SALVADOR

IDEALIZAÇÕES MODERNAS NA CIDADE DE SALVADOR Joelma Araújo Silva da Palma IDEALIZAÇÕES MODERNAS NA CIDADE DE SALVADOR 1935-1960 Com o advento da industrialização (final do século XIX), as cidades passaram por transformações intensificadas pelo processo

Leia mais

Origens do Movimento Moderno: O URBANISMO EM QUESTÃO

Origens do Movimento Moderno: O URBANISMO EM QUESTÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE URBANISMO - ENGENHARIA CIVIL Origens do Movimento Moderno: O URBANISMO EM

Leia mais

MEMÓRIA DESCRITIVA. A presente memória descritiva refere-se a um loteamento a implementar em São Teotónio.

MEMÓRIA DESCRITIVA. A presente memória descritiva refere-se a um loteamento a implementar em São Teotónio. MEMÓRIA DESCRITIVA Descrição e justificação da solução proposta A presente memória descritiva refere-se a um loteamento a implementar em São Teotónio. A pretensão incide sobre um terreno propriedade do

Leia mais

Analisando a trajetória das metrópoles industriais às cidades-jardins: os ideais utópicos transformados em cidades-dormitórios

Analisando a trajetória das metrópoles industriais às cidades-jardins: os ideais utópicos transformados em cidades-dormitórios arquiteturarevista Vol. 10, n. 2, p. 46-58, jul/dez 2014 2014 by Unisinos - doi: 10.4013/arq.2014.102.01 Analisando a trajetória das metrópoles industriais às cidades-jardins: os ideais utópicos transformados

Leia mais

Instituição: Colégio Mauá Professor: Marcelo Tatsch Disciplina: Geografia

Instituição: Colégio Mauá Professor: Marcelo Tatsch Disciplina: Geografia Otawa - Canadá Washington D.C Cidade do México - México Instituição: Colégio Mauá Professor: Marcelo Tatsch Disciplina: Geografia ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA URBANIZAÇÃO E POPULAÇÃO - formação das metrópoles

Leia mais

Huambo Case Study. Land rights. Experience of Development Workshop (DW) in "Urbanization" Moises Festo. Rede de Terra - Angola.

Huambo Case Study. Land rights. Experience of Development Workshop (DW) in Urbanization Moises Festo. Rede de Terra - Angola. Huambo Case Study Land rights Experience of Development Workshop (DW) in "Urbanization" Apresentado por: Moises Festo IANRA Workshop Mombasa 29 Junho 2011 Forma de concessão em Angola, duração e direito

Leia mais

1/5. Unidade Habitacional Permear. Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Disciplina: ARQ Projeto Arquitetônico IV

1/5. Unidade Habitacional Permear. Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Disciplina: ARQ Projeto Arquitetônico IV Parque Urbano A escolha do terreno levou em consideração as casas já existentes, optando pelo menor número de desapropriações, com a ideia de que possa existir a troca do terreno por uma ou mais habitações.

Leia mais

PESQUISA MENSAL DE VALORES DE LOCAÇÃO RESIDENCIAL CIDADE DE SÃO PAULO ABRIL DE 2014

PESQUISA MENSAL DE VALORES DE LOCAÇÃO RESIDENCIAL CIDADE DE SÃO PAULO ABRIL DE 2014 PESQUISA MENSAL DE VALORES DE LOCAÇÃO RESIDENCIAL CIDADE DE SÃO PAULO ABRIL DE 2014 A partir de agora, a Pesquisa Mensal de Valores de Locação Residencial passa a divulgar dados de um bairro específico

Leia mais

AEAMESP 21ª. Avaliação do potencial mercadológico de empreendimentos ferroviários SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA

AEAMESP 21ª. Avaliação do potencial mercadológico de empreendimentos ferroviários SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA Avaliação do potencial mercadológico de empreendimentos ferroviários Diego Daniel Rodrigues Orlando Gonçalves Faya Junior Renata Marie Miyasaki 21ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA AEAMESP TRABALHO

Leia mais