PROJETO TERRA: BREVE NOTÍCIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO TERRA: BREVE NOTÍCIA"

Transcrição

1 PROJETO TERRA: BREVE NOTÍCIA Juraci Dórea O sertão é, para o Projeto Terra, a referência primeira. Trata-se de uma região árida, castigada por longas estiagens, onde o cotidiano das pessoas, muitas vezes, limita-se ao doloroso exercício da sobrevivência. Ainda assim, é um lugar que, por seu passado histórico e por seu rico imaginário popular, revela-se como uma das mais importantes facetas da cultura brasileira. O escritor Euclides da Cunha, que no final do século passado percorreu o território como correspondente de guerra, registra, já naquela época, as agruras dos sertões: Na plenitude das secas são positivamente o deserto. Mas quando estas não se prolongam ao ponto de originarem penosíssimos êxodos, o homem luta como as árvores, com as reservas armazenadas nos dias de abastança e, neste combate feroz, anônimo, terrivelmente obscuro, afogado nas solidões das chapadas, a natureza não o abandona de todo. Ampara-o muito além das horas de desesperança, que acompanham o esgotamento das últimas cacimbas 1. Esse amparo, no entanto, pouco significa, diante de condições ambientais tão adversas. No fundo, a vulnerabilidade, que decorre do clima rigoroso da região, incide de forma dramática sobre a vida do sertanejo, fazendo-a oscilar entre breves períodos de fartura e fases em que homens, mulheres e crianças ficam reduzidos à miséria quase absoluta. Do ponto de vista físico, o sertão não tem limites muito precisos. Por isso, qualquer tentativa de abordá-lo passa por obrigatório recuo no tempo, uma vez que suas origens remontam ao processo de colonização do Nordeste brasileiro. Num primeiro momento, essa colonização foi de caráter agrário e estava associada às áreas costeiras, ao massapê e à cultura da cana-de-açúcar. Em seguida, passou a ser de natureza pastoril e a estender-se para o interior, para as zonas chamadas de terra adentro 2, enfim, para o sertão. Foi, sem dúvida, o boi que provocou a descoberta do sertão, assinalando os 1 CUNHA, Euclides da, Os Sertões: campanha de Canudos, Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora S. A., 1989, p BRUNO, Ernani Silva, História do Brasil Geral e Regional, vol. III, São Paulo: Editora Cultrix Ltda, 1957, p. 53.

2 pontos cardeais da província com o rastro do seu passo vagaroso e constante 3, explica o escritor e poeta baiano Eurico Alves, no ensaio Fidalgos e Vaqueiros. De fato, na trilha das boiadas e dos currais surgiram, a partir de meados do século XVII, numerosos povoados, alargando o mapa da região e, em especial, configurando a nova ordem socieconômica do Brasil Colônia. Convém lembrar que existem ainda hoje diferenças consideráveis entre o Nordeste do litoral que nasceu da monocultura do açúcar e, consequentemente, teve em suas raízes fortes influências afro-européias, e o Nordeste sertanejo, que surgiu da civilização do couro, isto é, da labuta pioneira de vaqueiros e fazendeiros em busca de bons pastos para o rebanho. O sociólogo pernambucano Gilberto Freyre observa que dentro da unidade essencial, que nos une, há diferenças às vezes profundas 4. E mais: O Nordeste do massapê, da argila, do humus gorduroso é o que pode haver de mais diferente do outro, de terra dura, de areia seca 5. Geralmente associado a imagens desoladoras, secas e a agressivos mandacarus, o sertão, no entanto, tem o poder de cativar as pessoas. Não é à toa. Apesar dos problemas que o envolvem, sempre foi considerado, por seus valores históricos e culturais e mesmo pela poesia bruta de sua paisagem, como um lugar emblemático. Além disso, o isolamento da região, que deixa a maioria de seus habitantes à margem da vida moderna, como se fossem personagens suspensas no tempo, tem, paradoxalmente, contribuído para preservar relevantes aspectos de nossa brasilidade nordestina. São caminhos e contradições que emergem da contundente realidade sertaneja. Ou, como escreveu Guimarães Rosa: Ah, mas, no centro do sertão, o que é doideira às vezes pode ser a razão mais certa e de mais juízo! 6 É assim o sertão. Como um misterioso caderno de notas, seu território é feito de perguntas, desafios, solidão. Solidão que parece estar em todas as coisas, nas pedras, nos matos, nas noites de lua e até no coração dos homens. E são tantos os sertões, embora muito próximos, quase indivisíveis. Há, por exemplo, o do cinema de Glauber Rocha. Há o das canções de Elomar. Há o das letras, representado por nomes como João Cabral de Melo Neto, Graciliano Ramos, João 3 BOAVENTURA, Eurico Alves, Fidalgos e Vaqueiros, Salvador: Centro Editorial e Didático da UFBA, 1989, p FREYRE, Gilberto, Nordeste, Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1961, p Id., ibid. 6 ROSA, João Guimarães, Grande Sertão: Veredas, Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1968, p. 217.

3 Guimarães Rosa e Ariano Suassuna. E há, também, o do fogo e da guerra de Canudos, de Euclides da Cunha. Já o sertão do Projeto Terra é aquele que se inicia em Feira de Santana ( primeira cancela para o sertão baiano 7, no dizer do crítico de arte Ivo Vellame), cidade situada a 108 quilômetros da capital do Estado e que alcança lugares distantes como Euclides da Cunha, Monte Santo, Canudos e Raso da Catarina. Nessa região, cenário de minha infância e de minhas leituras, povoada por roceiros, vaqueiros, poetas populares, cantadores e, no passado, por beatos e cangaceiros, sempre encontrei as referências para o meu trabalho. Em 1981, por exemplo, comecei a desenvolver a série Terra. Composta por obras bidimensionais, em couro curtido e madeira, era inspirada numa cena ainda hoje comum na caatinga: os couros de boi espichados sobre varas e deixados ao tempo. Ao participar, no ano seguinte, de um concurso instituído pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, encaminhei uma proposta que, embora utilizando estruturas tridimensionais, dava seguimento a essa idéia. Intitulada de Projeto Terra, colocava em foco certas questões da arte contemporânea e optava por uma mudança radical no que diz respeito ao processo de veiculação das obras: elas não seriam mostradas em museus ou galerias de arte, mas no próprio espaço do sertão. A proposta foi uma das seis vencedoras do concurso e, em junho de 1982, comecei a construção da primeira escultura. O local escolhido foi um velho pasto da Tapera, fazenda localizada a poucos quilômetros de Feira de Santana. Em finais de 1983, o Projeto Terra recebeu nova bolsa de trabalho, agora concedida pelo Instituto Nacional de Artes Plásticas, órgão da Funarte, através do Concurso Ivan Serpa, realizado naquele ano com o objetivo de apoiar a produção de artistas plásticos contemporâneos. Com essa bolsa, o Projeto ampliou sua área de atuação, alcançando novos municípios do sertão baiano. Passou também a contar com dois momentos: um envolvendo esculturas e outro, pinturas. As esculturas, quase sempre de grandes dimensões, eram construídas em madeira e couro curtido. Apresentavam, como ainda hoje, conotação plástica abstrata, mas, nem por isso, afastavam-se das referências materiais e culturais da região. Já as pinturas executadas em carvão sobre madeira, e mostradas em exposições itinerantes pelo sertão, ou mesmo realizadas diretamente sobre as paredes 7 VELLAME, Ivo. In: DÓREA, Juraci, Terra 2, Salvador: Edições Cordel, 1988 (orelha).

4 das toscas casas da região, a exemplo do Mural da Casa de Edwirges (1984) também tinham como ponto de partida a cultura popular sertaneja. Nesse particular, as ilustrações dos folhetos de cordel, publicações singelas, que ainda hoje podem ser encontradas nas feiras do Nordeste. A recriação dessa faceta da nossa cultura está nas séries Histórias do Sertão e Fantasia Sertaneja e mereceu do crítico Eduardo Evangelista o seguinte comentário: Juraci Dórea apropria-se desse cabedal e o transmuda, pela sensibilidade, em novas configurações, recontando as estórias das gentes sertanejas com traços singulares, como verdadeiro protagonista da experiência estética, de modo radical e imprevisível 8. Em ambas as situações, a idéia era retirar a obra de arte do circuito urbano, ou seja, dos museus e das galerias de arte, e colocá-la ao alcance de um novo público, o homem do campo, que na maioria das vezes não havia freqüentado escolas e que dificilmente teria a oportunidade de conhecer as manifestações da arte atual. Isso invertia, de certa maneira, o mecanismo tradicional de circulação da obra de arte, delineando novas possibilidades para um itinerário que sempre se limitou às grandes cidades. Assim, ao invés de exposições nos espaços culturais urbanos, as obras passaram a ser mostradas em feiras livres, encruzilhadas, caminhos de boiadas, descampados, margens de rios e açudes, no meio da caatinga, enfim, no próprio sertão. Analisando a proposta, diz o crítico de arte brasileiro Frederico Morais: fazendo uma arte autenticamente regional, mas sem cair nos vícios de um folclorismo ou populismo para consumo erudito, Juraci Dórea vai dando sua versão de questões tão atuais e complexas como arte mural, arte pública, museu ao ar livre, participação do público e até mesmo da chamada arte conceitual 9. Todas as etapas do projeto vêm sendo documentadas, através de fotografias, vídeos e, sempre que possível, de gravações que registram o conceito que os sertanejos têm da arte. Trata-se de um material que, além do valor sociológico, tem permitido ao Projeto Terra participar de mostras de arte, no Brasil e no exterior, dentre as quais: Concurso de Projetos, Salvador (1983); Bolsa Ivan Serpa I, Rio de Janeiro (1986); 19ª 8 EVANGELISTA, Eduardo, catálogo da exposição Pintura e Escultura do Nordeste do Brasil, Espaço Oikos, Lisboa, l MORAIS, Frederico, Na arte de Dórea, sertão vira sertão, O Globo, Rio de Janeiro, , cad. 02, p. 3.

5 Bienal de São Paulo (1987); 43ª Bienal de Veneza (1988); 3ª Bienal de Havana (1989); e Pintura e Escultura do Nordeste do Brasil, Lisboa (1996). A partir da década de 90, sem que isso tenha sido uma atitude premeditada, as esculturas começaram a ganhar espaço no Projeto Terra. Por motivos práticos (entre eles a proximidade de Feira de Santana), a maioria delas passa, então, a ser realizada na região de São Gonçalo dos Campos e, em especial, na fazenda Tapera. Nessa fase, as ações do Projeto são menos numerosas que nos anos 80, limitando-se praticamente a uma ou duas intervenções por ano. Por outro lado, convém observar que o amplo acervo documental que circunda o Projeto Terra, e que, num primeiro plano, remete à proposta artística propriamente dita, vem se caracterizando também como sugestivo recorte da realidade sertaneja. Sistematizado e publicado aos poucos, esse material surpreende-nos, a cada dia, pelas múltiplas possibilidades de leituras, ultrapassando assim a mera expressividade plástica e deixando-se permear por novos conteúdos e novas percepções.

O UNIVERSO MUSEAL DO PROJETO TERRA

O UNIVERSO MUSEAL DO PROJETO TERRA O UNIVERSO MUSEAL DO PROJETO TERRA Selma Soares* A renovação dos conceitos museológicos tem sido, nas últimas décadas, um tema bastante discutido entre os especialistas, não só no Brasil como em outros

Leia mais

cenas nordestinas de Juraci Dórea

cenas nordestinas de Juraci Dórea Um passaporte para o Brasil: cenas nordestinas de Juraci Dórea Oscar D Ambrosio O universo da série Cenas brasileiras do artista plástico Juraci Dórea é um passaporte para o Nordeste. Vaqueiros, cantadores

Leia mais

CULTURA NORDESTINA: TRADIÇÃO DO VAQUEIRO E PEGA DE BOI NO MATO RESISTE NO SEMIÁRIDO

CULTURA NORDESTINA: TRADIÇÃO DO VAQUEIRO E PEGA DE BOI NO MATO RESISTE NO SEMIÁRIDO CULTURA NORDESTINA: TRADIÇÃO DO VAQUEIRO E PEGA DE BOI NO MATO RESISTE NO SEMIÁRIDO Autor (1); Maria Luíza Coelho Cavalcanti. Autor (2); Phablo Costa da Nóbrega Benício. Instituto Federal de Educação,

Leia mais

O SILÊNCIO QUE HABITA AS CASAS

O SILÊNCIO QUE HABITA AS CASAS O SILÊNCIO QUE HABITA AS CASAS Fotos e trechos inéditos do diário de trabalho do arquiteto e diretor de arte de cinema, Valdy Lopes Jn, revela um sertão que, apesar de conhecido, ainda é idealizado e esquecido

Leia mais

Projeto e os diversos experimentos artísticos desenvolvidos dos anos 60 para cá, a exemplo

Projeto e os diversos experimentos artísticos desenvolvidos dos anos 60 para cá, a exemplo 125 Mas, é difícil deixar de pensar nas aproximações entre as concepções desse Projeto e os diversos experimentos artísticos desenvolvidos dos anos 60 para cá, a exemplo da Arte Povera, da Land Art, da

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Pró-Reitoria de Extensão Universitária Editais PROEXT 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Pró-Reitoria de Extensão Universitária Editais PROEXT 2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Pró-Reitoria de Extensão Universitária Editais PROEXT 2014 Edital PROEXT/Cursos Livres UFBA/MAM-BA 2014 1. Finalidade: O Edital PROEXT/Cursos Livres UFBA/MAM-BA 2014 tem por

Leia mais

SESSÃO 5 LITERATURA E IDENTIDADE

SESSÃO 5 LITERATURA E IDENTIDADE SESSÃO 5 LITERATURA E IDENTIDADE ESQUECER, RECORDAR: A LITERATUA E A FORMAÇÃO IDENTITÁRIA NACIONAL Davi Santana de Lara 1 A presente comunicação se propõe fazer uma reflexão sobre o papel da memória no

Leia mais

(Enem 1999) ENEM 2013 C

(Enem 1999) ENEM 2013 C (Enem 1999) Leia o que disse João Cabral de Melo Neto, poeta pernambucano, sobre a função de seus textos: "FALO SOMENTE COMO O QUE FALO: a linguagem enxuta, contato denso; FALO SOMENTE DO QUE FALO: a vida

Leia mais

Aula 1 texto literário x texto não literário. 1. (Enem 1999)

Aula 1 texto literário x texto não literário. 1. (Enem 1999) Aula 1 texto literário x texto não literário 1. (Enem 1999) Leia o que disse João Cabral de Melo Neto, poeta pernambucano, sobre a função de seus textos: "FALO SOMENTE COMO O QUE FALO: a linguagem enxuta,

Leia mais

AS REGIÕES DO BRASIL: REGIÃO NORDESTE

AS REGIÕES DO BRASIL: REGIÃO NORDESTE AS REGIÕES DO BRASIL: REGIÃO NORDESTE APRESENTAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE NORDESTE: BREVE HISTÓRICO Compreende uma área que equivale a 18,3% do território nacional, onde vivem mais de 55 milhões de habitantes

Leia mais

Origem O gado foi introduzido, e passou a ser criado nos engenhos do Brasil em meados do século XVI, para apoiar a economia açucareira como força

Origem O gado foi introduzido, e passou a ser criado nos engenhos do Brasil em meados do século XVI, para apoiar a economia açucareira como força 1 Origem O gado foi introduzido, e passou a ser criado nos engenhos do Brasil em meados do século XVI, para apoiar a economia açucareira como força motriz, animais de tração e de transporte (animal de

Leia mais

JURACI DORÉA, UM OLHAR SOBRE A TERRA

JURACI DORÉA, UM OLHAR SOBRE A TERRA JURACI DORÉA, UM OLHAR SOBRE A TERRA Marialda Pinho. 1 EBA/UFBA marialda.22@gmail.com RESUMO: O presente artigo tem como objetivo principal, trazer uma abordagem sobre o trabalho do artista plástico baiano

Leia mais

Morre o escritor Ariano Suassuna aos 87 anos de idade

Morre o escritor Ariano Suassuna aos 87 anos de idade Terra - SP 23/07/2014-19:01 Morre o escritor Ariano Suassuna aos 87 anos de idade Da Redação Valter Campanato / Agência Brasil O escritor e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna morreu nesta quarta-feira

Leia mais

Cultura Popular. Profa. Consuelo Holanda

Cultura Popular. Profa. Consuelo Holanda Cultura Popular O que é Cultura popular: Cultura popular é uma expressão que caracteriza um conjunto de elementos culturais específicos da sociedade de uma nação ou região Profa. Consuelo Holanda consueloholanda2010@hotmail.com

Leia mais

Confira esta aula em: Professor Danilo Borges

Confira esta aula em:  Professor Danilo Borges Aula anterior... Os Movimentos Sociais Confira esta aula em: http://www.joseferreira.com.br/blogs/sociologia/ Professor Danilo Borges PARTICIPAÇÃO DO JOVENS NOS MOVIMENTOS SOCIAIS BRASILEIROS SÉCULO XIX

Leia mais

Avaliação Português 5º ano Unidade 5

Avaliação Português 5º ano Unidade 5 Parte A Texto FEIRA DE CARUARU, PE Em Caruaru, município de Pernambuco, conhecido como a capital do Agreste, realiza-se nas quartas-feiras e sábados uma das feiras livres mais completas e importantes do

Leia mais

4 O PROJETO TERRA: TERRA ADENTRO

4 O PROJETO TERRA: TERRA ADENTRO 4 O PROJETO TERRA: TERRA ADENTRO O homem dos sertões pelo que esboçamos mais do que qualquer outro está em função da terra. (CUNHA, 1998, p. 126) 4.1 CONCEPÇÃO, PROPOSTA E PROJEÇÕES Canclini (1998) salienta

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE HUMIDADES, ARTES E CIÊNCIAS PROFESSOR MILTON SANTOS MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES - PROFARTES

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE HUMIDADES, ARTES E CIÊNCIAS PROFESSOR MILTON SANTOS MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES - PROFARTES ANEXO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE HUMIDADES, ARTES E CIÊNCIAS PROFESSOR MILTON SANTOS MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES - PROFARTES JULIANE DO ROSÁRIO MELO PLANO DE ENSINO- SÍNTESE DOS ANOS

Leia mais

O Brasil é regionalizado em cinco regiões. Quem realizou essa divisão foi o IBGE. Essa divisão é baseada nas características culturais, políticas,

O Brasil é regionalizado em cinco regiões. Quem realizou essa divisão foi o IBGE. Essa divisão é baseada nas características culturais, políticas, Cap. 2 O Brasil é regionalizado em cinco regiões. Quem realizou essa divisão foi o IBGE. Essa divisão é baseada nas características culturais, políticas, econômicas e físicas. Foi a Primeira região a

Leia mais

Diálogo Poético de Formas Sertanejas: um estudo perceptual da obra escultórica de Juraci Dórea no âmbito do Projeto Terra

Diálogo Poético de Formas Sertanejas: um estudo perceptual da obra escultórica de Juraci Dórea no âmbito do Projeto Terra Diálogo Poético de Formas Sertanejas: um estudo perceptual da obra escultórica de Juraci Dórea no âmbito do Projeto Terra Resumo: A dissertação Diálogo poético de formas sertanejas um estudo perceptual

Leia mais

ARTES 7 ANO PROF.ª ARLENE AZULAY PROF. LÚCIA REGINA ENSINO FUNDAMENTAL

ARTES 7 ANO PROF.ª ARLENE AZULAY PROF. LÚCIA REGINA ENSINO FUNDAMENTAL ARTES 7 ANO PROF. LÚCIA REGINA ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ARLENE AZULAY CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Tecnologia: Corpo, movimento e linguagem na era da informação 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 1.2

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA MAGISTÉRIO SUPERIOR EDITAL Nº 01/2015 INCLUSÃO 05 BAREMAS PARA AVALIAÇÃO DAS PROVAS DE TÍTULOS

CONCURSO PÚBLICO PARA MAGISTÉRIO SUPERIOR EDITAL Nº 01/2015 INCLUSÃO 05 BAREMAS PARA AVALIAÇÃO DAS PROVAS DE TÍTULOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE BELAS ARTES Diretoria Av. Araújo Pinho, 212, Canela - Salvador / BA - CEP 40.110-150 Fone:(71) 3283 7916 E-mail: eba@ufba.br CONCURSO PÚBLICO

Leia mais

Guerra de Canudos foi uma revolta social ocorrida durante o governo de Prudente de Morais entre

Guerra de Canudos foi uma revolta social ocorrida durante o governo de Prudente de Morais entre Guerra de Canudos foi uma revolta social ocorrida durante o governo de Prudente de Morais entre 1893-1897 Onde aconteceu? Canudos um povoado no sertão da Bahia Arraial de Canudos Se a situação do Nordeste

Leia mais

NORDESTE: BREVE HISTÓRICO

NORDESTE: BREVE HISTÓRICO REGIÃO NORDESTE REGIÃO NORDESTE NORDESTE: BREVE HISTÓRICO Compreende uma área que equivale a 18,3% do território nacional, onde vivem mais de 55 milhões de habitantes Região onde mais se percebe traços

Leia mais

Confraria do Verso. Recital de Música e Poesia

Confraria do Verso. Recital de Música e Poesia VUVUVU Confraria do Verso Recital de Música e Poesia VUVUVU V Apresentação U A Confraria do Verso é uma intervenção de música e poesia realizada por artistas da palavra, atores e músicos para diversos

Leia mais

Aspectos físicos da região Nordeste

Aspectos físicos da região Nordeste Região Nordeste Aspectos físicos da região Nordeste Formada por 9 estados; Área 1 558 196 km² População 53 591 197 hab IBGE/2009 Área 18,25% do território nacional; Diferentes paisagens; Temperaturas elevadas;

Leia mais

CERTIFICADO. Profª. Dra. Marianne Louise Marinho Mendes Diretora UPE Campus Petrolina

CERTIFICADO. Profª. Dra. Marianne Louise Marinho Mendes Diretora UPE Campus Petrolina Certificamos que GEAM KARLO GOMES ministrou o minicurso Vertentes do Imaginário e Interdisciplinaridades no 4º Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão, realizado entre os dias

Leia mais

NORDESTE. by Your User Name

NORDESTE. by Your User Name NORDESTE by Your User Name Clima Semiárido Baixas médias de pluviosidade anual, com altas temperaturas. Clima semiárido A existência desse clima se deve a dois fatores: 1. A barreira orográfica

Leia mais

OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO O povoamento brasileiro, no século XVI, se limitou em territórios litorâneos próximos ao oceano Atlântico onde desenvolveram

OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO O povoamento brasileiro, no século XVI, se limitou em territórios litorâneos próximos ao oceano Atlântico onde desenvolveram A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO O povoamento brasileiro, no século XVI, se limitou em territórios litorâneos próximos ao oceano Atlântico onde desenvolveram inúmeras lavouras

Leia mais

MODERNISMO: POESIA E MÚSICA

MODERNISMO: POESIA E MÚSICA MODERNISMO: POESIA E MÚSICA ATIVIDADES DE ESTÁGIO: PORTUGUÊS E LITERATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA Prof. Dr. André Luís Rodrigues Nomes:André Toledo Giovana Maria Jeferson Paiva Suellen Carneiro O que é literatura;

Leia mais

AGENDA - novembro 2017

AGENDA - novembro 2017 AGENDA - novembro 2017 01/quarta 10h às 13h Escrita criativa : Lygia Fagundes Telles* 16h às 18h Imagens e imaginário da morte: da Idade Média ao século XIX* 19h às 21h30 O corpo como centro: considerações

Leia mais

Bárbara da Silva. Literatura. Modernismo II

Bárbara da Silva. Literatura. Modernismo II Bárbara da Silva Literatura Modernismo II Em 1930 tiveram início os 15 anos de ditadura da ditadura de Getúlio Vargas. Com o intuito de obter o apoio das massas, Vargas adota uma série de medidas populistas,

Leia mais

AcervoCom Especial Olhares sobre Os Sertoes Pernambucano (parceria BC/DCS - Unicap)

AcervoCom Especial Olhares sobre Os Sertoes Pernambucano (parceria BC/DCS - Unicap) Autor CALASANS, José X Livro Título Canudos na literatura de cordel. Vídeo Editor Ática Fita Cassete Ano 1984 Exs. 4 Série Vols. Slide Autor FERREIRA, José de Jesus X Livro Título Luiz Gonzaga, o rei do

Leia mais

Escultura do Pau-Pombo: Fazenda Tapera, a 6 de dezembro.

Escultura do Pau-Pombo: Fazenda Tapera, a 6 de dezembro. 117 Escultura 2 da Tapera. Figura 73 Escultura número 35 (1998) Escultura do Pau-Pombo: Fazenda Tapera, a 6 de dezembro. Figura 74 Escultura número 36 (1998) 118 Escultura do Catende: na Fazenda Catende,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A MATRIZ CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA 2 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - ARTE Artes visuais

Leia mais

Piatan Lube 30 anos VIANA-Espírito Santo- Brasil 2016

Piatan Lube 30 anos VIANA-Espírito Santo- Brasil 2016 Piatan Lube 30 anos VIANA-Espírito Santo- Brasil 2016 Currículo Caminho das Águas. 2008. (Realização de Intervenção, Vitória -ES). Bienal do Mar, 2008 Caminho das Águas. 2009-2010. (Realização de Intervenção

Leia mais

EUCLIDES DA CUNHA E O FAZER ANTROPOLÓGICO

EUCLIDES DA CUNHA E O FAZER ANTROPOLÓGICO EUCLIDES DA CUNHA E O FAZER ANTROPOLÓGICO Professor: Elson Junior Santo Antônio de Pádua, agosto de 2017 O AUTOR 1886-1909. Engenheiro, sociólogo, jornalista e historiador. Até a Campanha de Canudos, Euclides

Leia mais

DATA: 29 / 11 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: VALOR: 10,0

DATA: 29 / 11 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: VALOR: 10,0 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 29 / / 206 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 5.º ANO/EF UNIDADE: ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

MODERNISMO NO BRASIL. O modernismo no Brasil teve início com

MODERNISMO NO BRASIL. O modernismo no Brasil teve início com MODERNISMO MODERNISMO NO BRASIL O modernismo no Brasil teve início com a Semana da Arte Moderna em 1922. Época triste a nossa, em que é mais difícil quebrar um preconceito do que um átomo Albert Einsten

Leia mais

Biomas / Ecossistemas brasileiros

Biomas / Ecossistemas brasileiros GEOGRAFIA Biomas / Ecossistemas brasileiros PROF. ROGÉRIO LUIZ 3ºEM O que são biomas? Um bioma é um conjunto de tipos de vegetação que abrange grandes áreas contínuas, em escala regional, com flora e fauna

Leia mais

O dia nacional do folclore tem o mérito de lembrar a responsabilidade que pessoas e instituições devem ter com o patrimônio imaterial.

O dia nacional do folclore tem o mérito de lembrar a responsabilidade que pessoas e instituições devem ter com o patrimônio imaterial. 26 ENTREVISTA 1 O dia nacional do folclore tem o mérito de lembrar a responsabilidade que pessoas e instituições devem ter com o patrimônio imaterial. Doralice Alcoforado - Presidente da Comissão Baiana

Leia mais

Camerata Nova de Música Contemporânea da UFRN apresenta música armorial nordestina. Apresentação Artística

Camerata Nova de Música Contemporânea da UFRN apresenta música armorial nordestina. Apresentação Artística Camerata Nova de Música Contemporânea da UFRN apresenta música armorial nordestina Apresentação Artística Fellipe Teixeira Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Coordenação de Aperfeiçoamento

Leia mais

AS SUB-REGIÕES NORDESTINAS

AS SUB-REGIÕES NORDESTINAS Sub-regiões do Nordeste: podem-se distinguir quatro sub-regiões, que se diferenciam por aspectos naturais e econômicos. Zona da Mata Agreste Sertão Meio Norte Litoral oriental Clima tropical úmido ZONA

Leia mais

Da sociedade civil eleito para a Conferência Estadual: Eurico de Freitas Neto Gordo Neto (titular) Salvador (Metropolitana de Salvador)

Da sociedade civil eleito para a Conferência Estadual: Eurico de Freitas Neto Gordo Neto (titular) Salvador (Metropolitana de Salvador) CONFERÊNCIA SETORIAL 2013 Setor: Teatro Local: Faculdade de Arquitetura da UFBA (Salvador) Data da realização: 6 de outubro de 2013 Número de participantes: 32 Número de delegados eleitos: 5 DELEGADOS:

Leia mais

ARTISTAS EM RESIDÊNCIA

ARTISTAS EM RESIDÊNCIA MAR/2016 Residência Porta Aberta ARTISTAS EM RESIDÊNCIA Carlos Mensil Pedro Ferreira e Assunta Allegiani Catarina Azevedo e Karen Lacroix Alexandra Rafael Carlos Mensil Para mim, enquanto autor, preparar

Leia mais

Geo. Geo. Monitor: Marcus Oliveira

Geo. Geo. Monitor: Marcus Oliveira Geo. Professor: Claudio Hansen Monitor: Marcus Oliveira Território e Região RESUMO Território e Conceitos Território é um espaço que possui seus limites delimitados por e a partir de relações de poder

Leia mais

Prof.: Anderson José Soares (Unama) A Região Nordeste apresenta aspectos bem diferenciados no seu espaço geográfico, como...

Prof.: Anderson José Soares (Unama) A Região Nordeste apresenta aspectos bem diferenciados no seu espaço geográfico, como... GOIÂNIA, / / 2015 No Anhanguera você é Prof.: Anderson José Soares DISCIPLINA: Geografia SÉRIE:7º ALUNO (a): + Enem Lista de atividades P2 Bimestre:2 01 - O Nordeste é a região que possui a maior quantidade

Leia mais

Escrito por George W. Silva Sex, 11 de Julho de :42 - Última atualização Sáb, 12 de Julho de :22

Escrito por George W. Silva Sex, 11 de Julho de :42 - Última atualização Sáb, 12 de Julho de :22 Aracaju terá um dia dedicado à Literatura de Cordel e aos cordelistas. O projeto, de iniciativa do vereador Iran Barbosa, do PT, e construído em diálogo com os cordelistas da Capital, foi aprovado na Câmara

Leia mais

José Calasans, As Memórias do Dr. Albertazzi.

José Calasans, As Memórias do Dr. Albertazzi. Deve existir no Céu um protetor dos pesquisadores em geral e dos pesquisadores de História em particular. Ignoro seu santo nome, mas posso dar testemunho público de sua generosa proteção aos mariscadores

Leia mais

Flagelação de Cristo (Foto: Pintura: Caravaggio / Reprodução)

Flagelação de Cristo (Foto: Pintura: Caravaggio / Reprodução) O Barroco O Barroco foi um período do século XVI marcado pela crise dos valores Renascentistas, gerando uma nova visão de mundo através de lutas religiosas e dualismos entre espírito e razão. O movimento

Leia mais

Registro e obra: o processo criativo de Juraci Dórea no Projeto Terra 1. Carolina Cerqueira Lôbo 2 Cecília Almeida Salles 3

Registro e obra: o processo criativo de Juraci Dórea no Projeto Terra 1. Carolina Cerqueira Lôbo 2 Cecília Almeida Salles 3 Registro e obra: o processo criativo de Juraci Dórea no Projeto Terra 1 Carolina Cerqueira Lôbo 2 Cecília Almeida Salles 3 Pontifícia Universidade Católica São Paulo. Resumo Nosso artigo se constrói em

Leia mais

GEOGRAFIA. 2. Observe atentamente o mapa apresentado a seguir:

GEOGRAFIA. 2. Observe atentamente o mapa apresentado a seguir: GEOGRAFIA 1. O petróleo, recurso não-renovável, é a principal fonte de energia consumida no mundo. a) Aponte duas fontes alternativas de energia para a diminuição do consumo do petróleo. b) Quais as vantagens

Leia mais

As Cortinas do Tempo: Preservando exposições da Estação Ciência por meio da Internet

As Cortinas do Tempo: Preservando exposições da Estação Ciência por meio da Internet As Cortinas do Tempo: Preservando exposições da Estação Ciência por meio da Internet Marcos Matsukuma Francisco Bryan Estação Ciência Universidade de São Paulo Brasil Exposições na Estação Ciência A Estação

Leia mais

Exposição Almandrade INSTALAÇÃO E POEMAS VISUAIS

Exposição Almandrade INSTALAÇÃO E POEMAS VISUAIS Exposição Almandrade INSTALAÇÃO E POEMAS VISUAIS CASA DAS ROSAS Av. Paulista, 37 São Paulo / Sp. (até 27 de abril de 2014) De terça feira a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 18h.

Leia mais

A montagen é inspirada no livro Cansaço A Longa Estação de Luíz Bernardo Pericás. A caatinga do sertão brasileiro é o pano de fundo para contar as

A montagen é inspirada no livro Cansaço A Longa Estação de Luíz Bernardo Pericás. A caatinga do sertão brasileiro é o pano de fundo para contar as PUNARÉ & BARAÚNA RELEASE A montagen é inspirada no livro Cansaço A Longa Estação de Luíz Bernardo Pericás. A caatinga do sertão brasileiro é o pano de fundo para contar as histórias de Punaré e Baraúna,

Leia mais

O JOGO DA PINTURA Wagner Barja 1

O JOGO DA PINTURA Wagner Barja 1 ensaio visual Elyeser Szturm, criador do projeto gráfico da Revista UFG, é artista plástico. Nascido em Goiânia, 1958, vive e trabalha em Brasília onde é professor da UnB. Principais prêmios: Prêmio de

Leia mais

Expansão do território brasileiro

Expansão do território brasileiro Expansão do território brasileiro O território brasileiro é resultado de diferentes movimentos expansionistas que ocorreram no Período Colonial, Imperial e Republicano. Esse processo ocorreu através de

Leia mais

Memórias e Identidades sertanejas na arte de Juraci Dórea

Memórias e Identidades sertanejas na arte de Juraci Dórea Resumo: Memórias e Identidades sertanejas na arte de Juraci Dórea Mestranda Rozenn Guérois 1 No contexto atual de globalização existe uma forte tendência de releitura e reafirmação das identidades culturais

Leia mais

Arte - 9º ano do EF Responda

Arte - 9º ano do EF Responda Arte - 9º ano do EF- 2017 Conteúdos: Performance e happening Arte efêmera e arte híbrida Vanguardas européias Responda 1- Defina o termo vanguarda e contextualize o período na arte apontando características

Leia mais

ITINERÂNCIA POÉTICA. Guilherme Salgado

ITINERÂNCIA POÉTICA. Guilherme Salgado ITINERÂNCIA POÉTICA Guilherme Salgado Itinerância Poética é um projeto autônomo, solidário e colaborativo idealizado pelo poeta e educador popular Guilherme Salgado. Desde 2013 este movimento circula por

Leia mais

SUPERVISOR: Fátima Edília BOLSISTAS: Jusciana do Carmo Marta Claudino

SUPERVISOR: Fátima Edília BOLSISTAS: Jusciana do Carmo Marta Claudino UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) ESCOLA ESTADUAL MASCARENHAS

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral EF2

Plano de Recuperação Semestral EF2 Série/Ano: 7º ANO GEOGRAFIA Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o semestre nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 7 o - Ensino Fundamental Professora: Cristiane Mattar Geografia Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 5 / 2018 Aluno(a):

Leia mais

No elevador penso na roça, na roça penso no elevador. (Carlos Drummond)

No elevador penso na roça, na roça penso no elevador. (Carlos Drummond) FIGURAS DE LINGUAGEM No elevador penso na roça, na roça penso no elevador. A roda anda e desanda, e não pode parar. Jazem no fundo, as culpas: morrem os justos, no ar. (Cecília Meireles) Ganhei (perdi)

Leia mais

Barro vermelho e a luz de Aveiro, Luís Delgado Aradas Diário de Aveiro, p.2, de 6 de Novembro de 1997.

Barro vermelho e a luz de Aveiro, Luís Delgado Aradas Diário de Aveiro, p.2, de 6 de Novembro de 1997. PERIODICALS: Newspaper s Articles Barro vermelho e a luz de Aveiro, Luís Delgado Aradas Diário de Aveiro, p.2, de 6 de Novembro de 1997. Câmara Municipal de Oeiras Diário de Notícias, p.35, de 13 de Outubro

Leia mais

IMAGENS DO SERTÃO PARA CLARINETA EM Bb E VIOLÃO

IMAGENS DO SERTÃO PARA CLARINETA EM Bb E VIOLÃO 970 IMAGENS DO SERTÃO PARA CLARINETA EM Bb E VIOLÃO Marcelo Alves Brazil brazilmar@gmail.com Universidade Federal da Bahia O presente texto relata o processo de criação de uma composição original para

Leia mais

CADERNO DE FÍSICA DA UEFS

CADERNO DE FÍSICA DA UEFS CADERNO DE FÍSICA DA UEFS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA: Reitor: Prof a. José Onofre Gurjão Boavista da Cunha Vice-Reitora: Profa. Évila de Oliveira Reis Santana Pró-Reitor de Ensino de Graduação:

Leia mais

Grupo de Teatro Finos Trapos

Grupo de Teatro Finos Trapos O Grupo trabalha no desenvolvimento de um trabalho continuado, atuando na criação de repertório de espetáculos, atividades de pesquisa prática e teórica, produção e fomento das Artes Cênicas na Bahia.

Leia mais

BH - HORIZONTES HISTÓRICO

BH - HORIZONTES HISTÓRICO BH - HORIZONTES HISTÓRICO Organizadora: Eliana de Freitas Dutra Editora: C/ Arte Ano: 1996 Páginas: 344 Resumo: ''BH - Horizontes Históricos'' vem complementar a historiografia de Belo Horizonte durante

Leia mais

Ensaio sobre a casa brasileira do século XIX

Ensaio sobre a casa brasileira do século XIX Ensaio sobre a casa brasileira do século XIX pós-doutorado de Solange de Aragão 2 a edição copyright by Solange de Aragão 1 a edição: 2011 2 a edição: 2017 Todos os direitos reservados pela Editora Edgard

Leia mais

Luiz Ney, Mestre em Artes Visuais, entrevista Juraci Dórea.

Luiz Ney, Mestre em Artes Visuais, entrevista Juraci Dórea. 1 Luiz Ney, Mestre em Artes Visuais, entrevista Juraci Dórea. LUIZ NEY (LN): Gostaria que falasse um pouco sobre a sua infância e adolescência. O que essas fases representaram em sua vida? A minha infância

Leia mais

A BELO HORIZONTE DOS MODERNISTAS

A BELO HORIZONTE DOS MODERNISTAS A BELO HORIZONTE DOS MODERNISTAS Autora: Luciana Teixeira Andrade Editora: C/Arte Ano: 2004 Páginas: 208 Resumo: Destacam-se, nas últimas décadas, duas modalidades novas de textos sobre o modernismo literário

Leia mais

BEM-VINDO AO ESPAÇO DO PROFESSOR. interação e inter-relação que esperamos potencializar.

BEM-VINDO AO ESPAÇO DO PROFESSOR. interação e inter-relação que esperamos potencializar. BEM-VINDO AO ESPAÇO DO PROFESSOR interação e inter-relação que esperamos potencializar. Tendo como ponto de partida algumas obras expostas na 29ª Bienal, pretendemos tecer uma rede de ideias enquanto refletimos

Leia mais

LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES

LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES Trabalho em Evento Trabalho em evento completo de natureza internacional 3.00 Trabalho em Evento Trabalho em evento completo de natureza local 1.00 Trabalho em Evento Trabalho em evento completo de natureza

Leia mais

Inauguração da exposição individual. alheava_a criação do mar. de Manuel Santos Maia. Curadoria de Baltazar Torres

Inauguração da exposição individual. alheava_a criação do mar. de Manuel Santos Maia. Curadoria de Baltazar Torres Inauguração da exposição individual alheava_a criação do mar de Manuel Santos Maia Curadoria de Baltazar Torres 28 Setembro na SEEA - Sala de Exposições da Escola das Artes da Universidade Católica do

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA Disciplina: SOCIOLOGIA BRASILEIRA Código: 134082 (Ementa provisória) Docente: Prof. Sergio B. F. Tavolaro sergiotavolaro@unb.br

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ARTES VISUAIS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ARTES VISUAIS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ARTES VISUAIS 990101-COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO EMENTA: A leitura como vínculo leitor/texto, através da subjetividade contextual, de atividades de integração

Leia mais

TÉO AZEVEDO: UM ARTISTA NORTE MINEIRO 1

TÉO AZEVEDO: UM ARTISTA NORTE MINEIRO 1 TÉO AZEVEDO: UM ARTISTA NORTE MINEIRO 1 Pedro Bruno Fróis VASCONCELOS 2 Orientador: Prof. Esp. Elpidio Rodrigues da Rocha NETO 3 Faculdades Integradas do Norte de Minas, Funorte, Montes Claros, MG Resumo

Leia mais

Família fazendo arte! inscreva-se. sobrinhos e amigos! Palestra Oficinas Vídeo Web Site Exposição*

Família fazendo arte! inscreva-se. sobrinhos e amigos! Palestra Oficinas Vídeo Web Site Exposição* Palestra Oficinas Vídeo Web Site Exposição* A CRIANÇA EM VOCÊ irá fazer Arte junto com seus filhos, netos, sobrinhos e amigos! Família fazendo arte! inscreva-se novas turmas } Arte na InfânciA http://www.imagozoi.com.br/avonetoarte.html

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF 2016 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

Mestres de Nome: Antônio. Pinto Fernandes. Nome Artístico: Mestre Antônio. Data de Nasc.: 12/05/1924

Mestres de Nome: Antônio. Pinto Fernandes. Nome Artístico: Mestre Antônio. Data de Nasc.: 12/05/1924 Mestres de 2006 Pinto Fernandes Nome: Antônio Nome Artístico: Mestre Antônio Data de Nasc.: 12/05/1924 Tradição Cultural Desenvolvida: Construtor de Rabecas "Rabequeiro Instrumentista que toca uma espécie

Leia mais

Cultura religiosa muda paisagens urbanas e rodovias

Cultura religiosa muda paisagens urbanas e rodovias Cultura religiosa muda paisagens urbanas e rodovias Símbolos em barro, cimento e madeira molduram duramente os caminhos da população Camila Cardoso A imagem de capelinhas de oração e cruzes margeando as

Leia mais

Políticas Estruturantes para a Música Brasileira 2010_2011. Ministério da Cultura

Políticas Estruturantes para a Música Brasileira 2010_2011. Ministério da Cultura Políticas Estruturantes para a Música Brasileira 2010_2011 CONSELHO DO FUNDO SETORIAL DA MÚSICA 3 MinC + 3 colegiado setorial 1 SNC + 2 notórios saberes CENTRO DE MÚSICA FUNARTE/MinC FEIRA MÚSICA BRASIL

Leia mais

Programação - A ideia

Programação - A ideia Programação - A ideia Como celebrar os 150 anos do nascimento de Raul Brandão? Estruturar um ano de actividades capaz de envolver todo o concelho e que culminasse num festival literário que celebre a vida

Leia mais

Plano de Ensino Componente Curricular: Curso: Período: Carga Horária: Docente: Ementa Objetivos Gerais Específicos

Plano de Ensino Componente Curricular: Curso: Período: Carga Horária: Docente: Ementa Objetivos Gerais Específicos Plano de Ensino Componente Curricular: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira III Curso: Técnico em Química (Integrado) Período: 3º ano Carga Horária: 80 h/a 67 h/r Docente: Rosa Lúcia Vieira Souza

Leia mais

Obs. Todas as disciplinas relacionadas já são registradas e codificadas. Pertencem ao DFCH com Carga Horária - 60 horas Créditos: 2T1P.

Obs. Todas as disciplinas relacionadas já são registradas e codificadas. Pertencem ao DFCH com Carga Horária - 60 horas Créditos: 2T1P. Anexo DISCIPLINAS OPTATIVAS DO CURSO A) Disciplinas Optativas do Eixo da Formação Científico-Cultural FCH358 - Antropologia do Imaginário: Analisar a constituição do imaginário social, a partir de uma

Leia mais

I - Justificativa. de Comunicação Social.

I - Justificativa. de Comunicação Social. I - Justificativa Apesar de fatos e apontamentos de importância histórica, o Nordeste, e principalmente o sertão brasileiro, até meados do século XX, eram tidos como exóticos, uma terra e um povo perdidos

Leia mais

Matéria: literatura Assunto: pintura - tarsila do amaral Prof. IBIRÁ

Matéria: literatura Assunto: pintura - tarsila do amaral Prof. IBIRÁ Matéria: literatura Assunto: pintura - tarsila do amaral Prof. IBIRÁ Literatura TARSILA DO AMARAL Introdução Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes pintoras brasileiras do movimento modernista.

Leia mais

Canudos Luiz Antonio Aguiar PROJETO DE LEITURA. Romance histórico. O autor. Ficha Autor: Quadro sinóptico

Canudos Luiz Antonio Aguiar PROJETO DE LEITURA. Romance histórico. O autor. Ficha Autor: Quadro sinóptico Canudos Luiz Antonio Aguiar PROJETO DE LEITURA 1 O autor Luiz Antonio Aguiar nasceu em 1955, no Rio de Janeiro. Mestre em Literatura Brasileira, pela PUC-RJ, com tese sobre leitura na cultura de massas,

Leia mais

CANUDOS SANTOS E GUERREIROS EM LUTA NO SERTÃO

CANUDOS SANTOS E GUERREIROS EM LUTA NO SERTÃO PROJETO PEDAGÓGICO CANUDOS SANTOS E GUERREIROS EM LUTA NO SERTÃO Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP CEP 05051-000 DIVULGAÇÃO ESCOLAR (11) 3874-0884 divulga@melhoramentos.com.br www.editoramelhoramentos.com.br

Leia mais

FVCB Canal do Educador nº86. Fundação Vera Chaves Barcellos

FVCB Canal do Educador nº86. Fundação Vera Chaves Barcellos FVCB Canal do Educador nº86 Efrain Almeida, Cariri, 2009. Fundação Vera Chaves Barcellos Entre os segmentos temáticos da exposição Humanas Interlocuções o que mais tem suscitado debates e questionamentos

Leia mais

SOBRE A ARTE BRASILEIRA DA PRÉ-HISTÓRIA AOS ANOS 1960 Fabiana Werneck Barcinski (org.). Edições Sesc/WMF Martins Fontes. São Paulo, 2015, 365 p. Il.

SOBRE A ARTE BRASILEIRA DA PRÉ-HISTÓRIA AOS ANOS 1960 Fabiana Werneck Barcinski (org.). Edições Sesc/WMF Martins Fontes. São Paulo, 2015, 365 p. Il. SOBRE A ARTE BRASILEIRA DA PRÉ-HISTÓRIA AOS ANOS 1960 Fabiana Werneck Barcinski (org.). Edições Sesc/WMF Martins Fontes. São Paulo, 2015, 365 p. Il. Resenha: Paulo Martin Souto Maior 1 pmsmaior@yahoo.com

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA CULTURA

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA CULTURA ATENÇÃO ARTISTAS, GRUPOS, PRODUTORES CULTURAIS E DEMAIS REALIZADORES! FORAM LANÇADOS OS EDITAIS PROAC 2014. ACOMPANHE AS NOVIDADES DESTA EDIÇÃO! Ficha de inscrição online: disponível no site da Secretaria

Leia mais

voo solo Voo_Solo_155x180cm.indd 3 22/06/15 15:52

voo solo Voo_Solo_155x180cm.indd 3 22/06/15 15:52 voo solo 2015. Todos os direitos desta edição reservados para Entrelinhas Editora. Edição e projeto gráfico Tratamento de imagens e finalização Revisão de textos Produção gráfica Assistentes na edição

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS.  FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS Professor Dr. Isaac A. Camargo Apoio Pedagógico: AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: www.artevisualensino.com.br

Leia mais

PLANO DE CLASSIFICAÇÃO DO FUNDO MST NÚMERO DE CAIXA

PLANO DE CLASSIFICAÇÃO DO FUNDO MST NÚMERO DE CAIXA GRUPO PLANO DE CLASSIFICAÇÃO DO FUNDO MST NÚMERO DE CAIXA GRUPO: DIREÇÃO (Reuniões Nacionais; Orientação e Organização interna do movimento; Análise e Ação Política) SUBGRUPO: Congressos e Encontros Nacionais

Leia mais

apresenta LIVRO DIDÁTICO Especial para Escolas

apresenta LIVRO DIDÁTICO Especial para Escolas apresenta LIVRO DIDÁTICO Especial para Escolas Trata-se de valioso registro audiovisual apresentado com um inestimável valor histórico e cultural, visto que Stockinger marcou a arte produzida no Brasil

Leia mais

Vol.2, N.1 Jan. - Abr

Vol.2, N.1 Jan. - Abr Vol.2, N.1 Jan. - Abr. 2014 www.feminismos.neim.ufba.br 165 Nascida em Salvador, Fátima começou sua carreira artística aos 16 anos, desenhando, fazendo aquarelas, ilustrando livros e revistas. Em 1979

Leia mais

T a í s C a b r a l. S ã o P a u l o, B r a s i l

T a í s C a b r a l. S ã o P a u l o, B r a s i l T a í s C a b r a l S ã o P a u l o, B r a s i l M a p e a m e n t o s, o c u p a ç ã o r e a l i z a d a n o A t e l i ê A m a r e l o, e m 2 0 0 6. F o r a m u t i l i z a d o s v á r i o s m a t e r

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 7º Ensino Fundamental Professora: Cristiane Mattar Geografia Atividades para Estudos Autônomos Data: 9 / 10 / 2018 Aluno(a): Nº:

Leia mais