CARTILHA DO VOTO CONSCIENTE
|
|
|
- Airton Vasques Branco
- 10 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 CARTILHA DO VOTO CONSCIENTE ART. 1, 1 da Constituição Federal de 88: Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.
2 Voto consciente: um instrumento de mudança política e social No próximo dia 5 de outubro, mais de 142 milhões de brasileiros devem ir às urnas eleger seus representantes para os cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e estadual. É um momento em que todos brasileiros se tornam iguais: independente de sexo, raça, condição financeira, nível de escolaridade ou grupo social - o voto de cada cidadão tem o mesmo peso nas urnas. Mas nem sempre foi assim. Somente após a constituição de 1988 o voto passou a ser um direito universal no país e todos os cidadãos dentro das normas legais passaram a ter a prerrogativa de escolher seus representantes. Foi uma vitória da democracia, da participação popular. Essa conquista ganha ainda mais importância ao analisarmos a história política do país. Durante a Colônia e o Império, as votações eram restritas aos eleitores do sexo masculino, com mais de 25 anos, e que detinham certo poder financeiro, sendo estabelecida uma renda anual mínima para que a pessoa se tornasse eleitor. Com a Proclamação da República, aboliu-se a restrição de renda; os analfabetos perderam o direito ao voto; também foram impedidos de votar os menores de 21 anos; mulheres; mendigos; soldados rasos; indígenas e integrantes do clero. Aliás, as mulheres começaram a participar vida política nacional somente a partir de 1932, com a reforma do Código Eleitoral.
3 O Brasil viveu ainda momentos de restrição à participação popular, durante os períodos ditatoriais, entre 1937 e 1945 e entre 1964 e Tais fatos, que marcam a nossa história recente, fazem com que o sufrágio universal ou seja, o direito do cidadão escolher de forma livre seus representantes por meio do voto ganhe ainda mais relevância. Neste sentido, o voto é uma conquista. Um exercício de cidadania que caracteriza as sociedades democráticas. Para exercer de forma plena este direito não basta votar, é preciso votar de maneira consciente, procurando se informar a respeito das ideias e propostas dos candidatos e dos respectivos partidos políticos. Para que chegue às urnas certo e consciente de suas decisões, você encontrará nas próximas páginas dicas que irão ajudá-lo a exercer sua cidadania. Vote com consciência!
4 Compreendendo como funciona o sistema eleitoral brasileiro
5 Para que o eleitor faça sua opção de maneira consciente é importante, primeiramente, de que entenda como funciona processo eleitoral brasileiro, ou seja, o sistema por meio do qual os candidatos são eleitos. No Brasil, são utilizadas duas modalidades distintas de voto: majoritária e proporcional. Sistema majoritário É o sistema utilizado nas eleições para os cargos do Poder Executivo (presidente, governador e prefeito) e também para o Senado. Mas há diferenças: senadores e prefeitos de municípios com menos de 200 mil eleitores são eleitos por maioria simples. Ou seja, vence aquele que obtiver o maior número de votos apurados. Já o presidente da república, governadores de Estado, do Distrito Federal e prefeitos das demais cidades precisam obter mais da metade (50% mais um) dos votos válidos, o que exclui brancos e nulos. Caso isso não aconteça, deverá ser realizado segundo turno entre os dois candidatos mais votados. Sistema proporcional Utilizada para definir os representantes da Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa e Câmara dos Vereadores, a eleição proporcional leva em consideração o total de votos que cada partido ou coligação recebeu, somando os votos da legenda e dos candidatos que a compõe. Feito isso é calculado o quociente partidário, que indicará o número de cadeiras a serem ocupadas pelo partido político ou pela coligação. O próximo passo consiste em distribuir as vagas entre os candidatos mais votados de cada partido ou coligação. Fique atento! Pelo sistema proporcional adotado no Brasil, você não está votando apenas no candidato a deputado ou senador que escolheu, mas também no partido ou na coligação ao qual pertence. Por isso, é importante observar e conhecer também a ideologia e as propostas dos partidos políticos.
6 As atribuições de cada cargo Presidente - O Brasil adota o regime presidencialista. Isso faz com que o líder do Poder Executivo seja o presidente da República que é a maior autoridade do país. Sua função primordial é administrar os interesses públicos, de acordo com as leis previstas na Constituição Federal. O Presidente pode sugerir, rejeitar ou sancionar projetos de lei; cuidar da defesa do país; manter relações com Estados estrangeiros; planejar e investir na infraestrutura nacional; criar as políticas nacionais de saúde, educação e cultura; entre outras atribuições. Senadores O Poder Legislativo é representado no Brasil pelo Congresso Nacional que, por sua vez, é formado pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados, que compartilham funções em comum, como a elaboração de leis e a fiscalização dos atos do Poder Executivo. Nesse processo, cabe aos senadores defenderem os interesses do estado que representam ou do Distrito Federal. Entre as suas funções exclusivas está a competência para processar e julgar o presidente da República, vicepresidente, ministros do Supremo Tribunal Federal, comandantes das Forças Armadas, entre outros. Cada um dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal têm direito ao mesmo número de cadeiras no Senado, totalizando 81 senadores. Deputados Federais São os representantes do povo no Congresso Nacional. Compete a eles, juntamente com os senadores, elaborar leis e fiscalizar os atos do Poder Executivo, como votar o Orçamento da União, fiscalizar a aplicação adequada dos recursos públicos e discutir medidas provisórias editadas pelo Executivo. O número de deputados é proporcional à população de cada estado brasileiro, sendo que nenhuma das unidades da Federação pode ter menos de oito ou mais de setenta representantes. Ao todo, são 513 deputados. Governador É o chefe do Poder Executivo nos Estados da Federação. Comanda a segurança pública, administra presídios, nomeia e exonera secretários, gerencia os recursos do estado para que os municípios sejam beneficiados de maneira igual, pode vetar projetos de lei, cuida da rede estadual de ensino, entre outras atividades. Deputados Estaduais Sua função principal é legislar e fiscalizar as leis de seu Estado. Também tem como atribuição fiscalizar as ações do governador, contribuir para a definição do orçamento e sugerir a criação ou a extinção de impostos estaduais.
7 O mais importante: a escolha do candidato Antes de votar, pesquise o histórico de seu candidato, fatos de sua vida pública, como carreira política, vida profissional e sua postura e opinião diante de questões éticas. Só assim será possível saber se o seu discurso condiz com sua atuação. Analise suas propostas ou plano de governo, assim como as do partido ou coligação que representa. Cheque se suas promessas são compatíveis com o cargo que irá exercer e sua real viabilidade. Muitos candidatos já cumpriram anteriormente mandatos públicos. É primordial, então, saber como foi sua atuação. Em caso de ex-parlamentares, cheque seu percentual de faltas, emendas aprovadas, histórico de votações e projetos que apresentou. Também é importante saber se o candidato está envolvido em casos relacionados ao mau uso do dinheiro público ou outros tipos de crime. Lembrando sempre que o fato dele ser réu em um determinado processo não significa que seja culpado, uma vez que investigações ainda podem estar em curso e ele ser declarado inocente. Você consegue ter acesso a maioria destas informações a partir de serviços de busca da internet, sempre com o cuidado de pesquisar em sites oficiais. Se possível confira mais de uma fonte e esteja atento a notícias publicadas pelos meios de comunicação. Através da Lei Complementar Ficha Limpa, que entrou em vigor em 2010, o eleitor pode consultar se seu candidato tem ficha limpa, a partir de certidões criminais que podem ser consultadas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
8 De olho na web Na hora de definir quem merece ou não o seu voto, sites oficiais podem ser uma boa opção. Veja a seguir algumas sugestões de sites que podem ajudá-lo a conhecer mais sobre seu candidato: Justiça Eleitoral ( Apresenta informações detalhadas sobre todos os candidatos que pediram registro à Justiça Eleitoral, como relações de bens, propostas de governo, endereços eletrônicos, entre outros; Senado Federal ( Traz dados sobre a atuação dos senadores e projetos de lei; Câmara dos Deputados ( Permite a consulta a dados como presença dos deputados, como cada parlamentar votou em Plenário e nas comissões, projetos apresentados, entre outros; Quem quer Virar Excelência ( Criado pela ONG Transparência Brasil, traz informações sobre todos os parlamentares em exercício na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Os dados são recolhidos das próprias Casas legislativas, dos Tribunais de Justiça, dos Tribunais de Contas, de cadastros mantidos por ministérios e de outras fontes públicas. Projeto Brasil ( Criado por um grupo de jovens empreendedores, o Projeto Brasil oferece informações para que o eleitor possa conhecer, comparar e comentar as propostas dos candidatos à presidência. Disponibiliza ainda um teste cego, por meio do qual você pode descobrir se conhece realmente as propostas do seu candidato.
9 O dia da eleição: passo a passo Apresente-se à sua seção eleitoral, entre 8h e 17h, levando o título de eleitor e documento com foto. Caso esqueça o título de eleitor, não se preocupe. Você conseguirá votar normalmente desde que tenha consigo um documento oficial com foto que comprove sua identidade (carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou a carteira nacional de habilitação). Já dentro da seção, o mesário irá localizar seu nome no caderno de votação, checando-o com o documento apresentado. Comprovada sua identidade, será convidado a assinar ou colocar sua impressão digital no caderno de votação. Feito isso, será autorizado a votar. Na cabine de votação, digite os números correspondentes aos seus candidatos ou legenda, na seguinte sequência: 1º deputado estadual ou distrital; 2º deputado federal; 3º senador; 4º governador; 5º presidente da República. Cheque se a identificação do candidato está correta e aperte a tecla confirma. Caso esteja errada, aperte a tecla corrige e digite os dados novamente. Você pode corrigir a identificação do candidato quantas vezes forem necessárias. Para tornar essa tarefa mais simples e ágil, você pode levar a famosa cola, anotando os números de seus candidatos ou legendas em uma folha de papel. Lembre-se de que não pode consultar o celular durante o período em que estiver na cabine de votação. A mesma regra vale para máquinas fotográficas, filmadoras ou outros equipamentos que podem comprometer o sigilo do voto. Na tela da urna eletrônica, aparecerão apenas fotos correspondentes aos candidatos a senador, governador e presidente da República. Concluída a votação, não se esqueça de pegar os seus documentos e o comprovante de votação. Caso os candidatos a presidência e a governador não consigam obter mais da metade dos votos válidos, será realizado um segundo turno das eleições, no dia 26 de outubro, entre os dois candidatos mais votados.
10 Depois é só fiscalizar A responsabilidade do eleitor consciente não acaba nas urnas. Após apurado e divulgado o resultado das eleições, é papel do cidadão acompanhar e fiscalizar o desempenho dos candidatos eleitos, não transferindo essa tarefa apenas ao Ministério Público ou outros órgãos competentes. Mais uma vez, a internet pode auxiliá-lo neste processo, seja na busca de informações ou por meio do envio s e mensagens direitas aos políticos. Cobre o seu candidato e faça sugestões para ele.
11 Os 10 mandamentos do eleitor bom de voto 1. Vota de acordo com sua opinião. 2. Não vende seu voto, pois sabe que ele não tem preço. 3. Informa-se sobre as propostas dos candidatos. 4. Discute com sua família, seus amigos e colegas de trabalho as propostas dos candidatos. 5. Procura conhecer as verdadeiras intenções dos candidatos. 6. Vota sempre nas melhores propostas e ideias. 7. Não vota influenciado pelas pesquisas. 8. Sabe que seu voto pode mudar seu futuro, da sua família e o da sua comunidade. 9. Sabe que o voto é um direito seu de escolher quem quer para governar sua cidade, seu estado e seu país. 10. Nunca deixa de votar. Fonte: Tribunal Regional Eleitoral Tribunal Superior Eleitoral Movimento Nossa São Paulo Transparência Brasil Instituto Ethos A Cartilha do Voto Consciente é mais uma iniciativa de Responsabilidade Social Corporativa da Eurofarma. O material, que está em sua segunda edição, objetiva incentivar e mobilizar os colaboradores para práticas de cidadania.
12
Cartilha VOTE CONSCIENTE VOTE BEM
Cartilha VOTE VOTE BEM CONSCIENTE O mês de outubro marca a escolha de quem estará, durante os próximos anos, à frente do poder no Brasil. É um dos momentos mais significativos, pois é a hora de o brasileiro
Objetivos. Como conduzir meu voto de maneira consciente? Como funciona o cenário político?
Objetivos Como conduzir meu voto de maneira consciente? Como funciona o cenário político? Como desenvolver a consciência de que fazemos parte do sistema político? 1. O que eu tenho a ver com isso? O que
Reforma Política Democrática Eleições Limpas 13 de janeiro de 2015
Reforma Política Democrática Eleições Limpas 13 de janeiro de 2015 A Coalizão é uma articulação da sociedade brasileira visando a uma Reforma Política Democrática. Ela é composta atualmente por 101 entidades,
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO Escola Judiciária Eleitoral
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO Escola Judiciária Eleitoral Abril 2013 TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Presidente Desembargadora Letícia De Faria Sardas Corregedor
PROJETO: ELEIÇÕES 2014 E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA
PROJETO: ELEIÇÕES 2014 E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA Meu ideal político é a democracia, para que todo homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado. (Albert Einstein) JUSTIFICATIVA Estaremos vivenciando
SE Brasília/DF Jan./2013 24.000 ex. 10,5x29,7cm Editora MS/CGDI/SAA OS 2013/0124
1 12 SE Brasília/DF Jan./2013 24.000 ex. 10,5x29,7cm Editora MS/CGDI/SAA OS 2013/0124 SE Brasília/DF Jan./2013 24.000 ex. 10,5x29,7cm Editora MS/CGDI/SAA OS 2013/0124 12 Em 2013, o registro de dados no
AMAJUM. No próximo dia 7 de outubro, o povo brasileiro retorna às urnas, desta vez para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.
No próximo dia 7 de outubro, o povo brasileiro retorna às urnas, desta vez para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Produção: Ação conjunta: Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso Parceiro:
Em 2013, o registro de dados no SIOPS passará a ser obrigatório.
Em 2013, o registro de dados no SIOPS passará a ser obrigatório. Fique atento aos procedimentos e prazos estabelecidos pela Lei para declaração de despesas com saúde. art certificado digital-siops-10,5x29,7.indd
Maurício Piragino /Xixo Escola de Governo de São Paulo. [email protected]
Democracia Participativa e Direta: conselhos temáticos e territoriais (Conselhos Participativos nas Subprefeituras); Iniciativa Popular, Plebiscitos e Referendo" Maurício Piragino /Xixo Escola de Governo
PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA NACIONAL O ELEITOR E A REFORMA POLÍTICA
PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA NACIONAL O ELEITOR E A REFORMA POLÍTICA JUNHO DE 2007 Dados Técnicos Pesquisa Pesquisa de opinião pública nacional Universo Eleitores e potenciais eleitores brasileiros que
PROJETO TEMÁTICO INSTITUIÇÕES POLÍTICAS E GASTOS PÚBLICOS: UM ESTUDO COMPARATIVO DOS ESTADOS BRASILEIROS
FAQ PROJETO TEMÁTICO INSTITUIÇÕES POLÍTICAS E GASTOS PÚBLICOS: UM ESTUDO COMPARATIVO DOS ESTADOS BRASILEIROS Este FAQ está divido em três partes. A primeira trata de algumas dicas gerais; a segunda traz
TEMAS DEBATIDOS DECISÕES DA COMISSÃO 1- SUPLÊNCIA DE SENADOR. Foram aprovadas as seguintes alterações:
Senado Federal Comissão da Reforma Política TEMAS DEBATIDOS DECISÕES DA COMISSÃO 1- SUPLÊNCIA DE SENADOR a) Redução de dois suplentes de Senador para um; b) Em caso de afastamento o suplente assume; em
PARECER DO RELATOR * RELATÓRIO *
PARECER DO RELATOR (Sr. Rodrigo Maia) * RELATÓRIO * Em síntese, as propostas constitucionais ora em análise têm por escopo alterar o sistema político-eleitoral em vigor, de modo a ajustar o sistema eleitoral
Núcleo de Cidadania Digital. Apresentam
Apresentam Apresentação O que você gostaria de saber sobre a política do nosso país, mas sempre teve dificuldade de entender ou de encontrar? Com base nessa pergunta, feita aos eleitores brasileiros, alunos
Portaria nº 126 de 12 de março de 2014 DOU 13.03.14
Portaria nº 126 de 12 de março de 2014 DOU 13.03.14 Sistema Eletrônico de Informações SEI O que é o SEI? SEI Sistema Eletrônico de Informações é a plataforma adotada pelo Ministério das Comunicações para
Política, Democracia e Cidadania
Política, Democracia e Cidadania Por um jovem brasileiro atuante Por Floriano Pesaro Vereador, líder da bancada do PSDB na Câmara Municipal de São Paulo. Natural de São Paulo, Floriano é sociólogo formado
ONG S E ASSOCIAÇÕES. Aproveite bem todas as dicas, fotos e textos deste guia, pois eles são muito importantes.
ONG S E ASSOCIAÇÕES PARA COMEÇAR Você tem vontade de participar mais do que acontece ao seu redor, dar uma força para resolver questões que fazem parte da rotina de certos grupos e comunidades e colocar
O que fazer para reformar o Senado?
O que fazer para reformar o Senado? Cristovam Buarque As m e d i d a s para enfrentar a crise do momento não serão suficientes sem mudanças na estrutura do Senado. Pelo menos 26 medidas seriam necessárias
Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul Sistema de Comunicações da Justiça Eleitoral. Manual do Usuário
Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul Sistema de Comunicações da Justiça Eleitoral Manual do Usuário Mato Grosso do Sul Brasil Julho de 2014 Índice 1.COMUNICA...3 2.Habilitando o acesso ao
ELEIÇÕES REGIONAIS ELEIÇÃO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA
ELEIÇÕES REGIONAIS 2 0 1 5 ELEIÇÃO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA O que é uma eleição? Uma eleição é quando votamos para escolher quem nos vai representar e falar em nosso nome.
12. Assinale a opção correta a respeito da composição e do funcionamento das juntas eleitorais.
TRE-MT ANALIS. JUD. ADM CESPE 9. Assinale a opção correta com relação aos órgãos da justiça eleitoral. a) A justiça eleitoral é composta pelo Tribunal Superior Eleitoral ( TSE ), pelo TRE, na capital de
DIREITO CONSTITUCIONAL PODER LEGISLATIVO
DIREITO CONSTITUCIONAL PODER LEGISLATIVO Atualizado em 03/11/2015 PODER LEGISLATIVO No plano federal temos o Congresso Nacional composto por duas casas (Câmara dos Deputados e Senado Federal). No âmbito
SENSUS. Relatório CAMPANHA DE ESCLARECIMENTO DO TSE ELEIÇÕES 2010 FIELDS COMUNICAÇÃO TSE. 03 a 07 de Novembro de 2010
Pesquisa e Consultoria Relatório CAMPANHA DE ESCLARECIMENTO DO TSE ELEIÇÕES 2010 FIELDS COMUNICAÇÃO TSE 03 a 07 de Novembro de 2010 Rua Grão Pará 737, 4 andar Cep 30150-341 Belo Horizonte MG Tel. 31-33042100
Ir para elections.ca/register agora para verificar, atualizar ou completar seu registro. É fácil e poupará tempo quando você for votar.
Guia do Meu Eleitor Sobre o guia Este guia responde a perguntas sobre o processo de votação federal e permite que você saiba o que esperar quando você vai para votar. O que são eleições sobre? Quando uma
CARTILHA DO VOTO PELA INTERNET. www.votaenfermagem.org.br
CARTILHA DO VOTO PELA INTERNET www.votaenfermagem.org.br APRESENTAÇÃO O Conselho Federal de Enfermagem, no intuito de fortalecer cada vez mais o processo democrático, apresenta aos Profissionais de Enfermagem
TEMAS DA REFORMA POLÍTICA
TEMAS DA REFORMA POLÍTICA 1 Sistemas Eleitorais 1.1 Sistema majoritário. 1.2 Sistema proporcional 1.2 Sistema misto 2 - Financiamento eleitoral e partidário 3- Suplência de senador 4- Filiação partidária
Regulamento Interno da Associação dos Bolseiros de Investigação Científica
Regulamento Interno da Associação dos Bolseiros de Investigação Científica A Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) rege-se pelos seus estatutos, regulamento eleitoral e por um regulamento
GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO
Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e
Vem pra urna! Justiça Eleitoral. Cartório Eleitoral - ES. Cartilha educativa da. Justiça Eleitoral. sobreo poder do voto.
Vem pra urna! Justiça Eleitoral Cartório Eleitoral - ES www.tre-es.jus.br. #vempraurna Cartilha educativa da Justiça Eleitoral sobreo poder do voto. Material desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral
Aulas 1 e 2 de Direito Eleitoral Professor: Will
Aulas 1 e 2 de Direito Eleitoral Professor: Will 1) Mudanças que se sujeitam ao princípio da anualidade: a) mudança na lei partidária (filiação, convenção, coligações, número de candidatos etc). b) mudança
ESTATUTO DO GRÊMIO ESTUDANTIL
ESTATUTO DO GRÊMIO ESTUDANTIL CAPÍTULO I Do Nome, Sede, Fins e Duração. Art. 1º - O Grêmio Estudantil Bom Conselho abreviadamente, Grêmio, é uma instituição sem fins lucrativos constituída pelos alunos
COMO USAR SMS ADDITIONAL TEXT EM UMA CAMPANHA ELEITORAL?
COMO USAR SMS ADDITIONAL TEXT EM UMA CAMPANHA ELEITORAL? COMO USAR SMS EM UMA CAMPANHA ELEITORAL? Veja algumas dicas para engajar eleitores através do SMS Marketing De acordo com dados da Pnad (Pesquisa
Ministério da Educação Secretaria de Educação Superior Diretoria de Políticas e Programas de Graduação. Sistema de Seleção Unificada - SISU
Perguntas Frequentes Ministério da Educação Secretaria de Educação Superior Diretoria de Políticas e Programas de Graduação Sistema de Seleção Unificada - SISU 1 - O que é o Sistema de Seleção Unificada
Como votar nas Eleições Gerais da ABORL-CCF
Como votar nas Eleições Gerais da ABORL-CCF 1º PASSO A partir das 10h00 do dia 22 de outubro de 2012 até as 10h00 do dia 05 de novembro de 2012 serão realizadas as Eleições Gerais da ABORL-CCF, para votar
Eleição. para o Presidente da República
Eleição para o Presidente da República O que é uma eleição? Uma eleição é quando votamos na melhor pessoa para defender os nossos interesses. Podemos decidir votar numa pessoa porque concordamos com as
PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE NA MODALIDADE PRESENCIAL. Edital n.
PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE NA MODALIDADE PRESENCIAL Edital n.º 001/2015 A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico
Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing
Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Conteúdo A chegada da internet e a mudança no comportamento das pessoas Novo modelo de concorrência
1. As eleições do PEDEX 2011 serão realizadas em todo o Paraná no dia 28 de agosto de 2011 das 9 às 17 horas.
ORIENTAÇÕES AOS MUNICÍPIOS, SOBRE O PEDEX 2011 PROCESSO DE ELEIÇÕES DIRETAS EXTRAORDINÁRIAS 2011 I- NORMAS GERAIS DAS ELEIÇÕES 1. As eleições do PEDEX 2011 serão realizadas em todo o Paraná no dia 28 de
Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação
Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 27 DE JUNHO PALÁCIO DO PLANALTO BRASÍLIA
DECRETO N. 16.202, DE 20 DE SETEMBRO DE 2011. ( DOE N. 1820 de 20 DE SETEMBRO DE 2011)
DECRETO N. 16.202, DE 20 DE SETEMBRO DE 2011. ( DOE N. 1820 de 20 DE SETEMBRO DE 2011) Dispõe sobre critérios e condições para a realização de eleições às funções de Diretor e de Vice-Diretor de Escolas
MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 1.0
MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS Versão 1.0 1 >> 1º Passo: Para acessar o SalicWeb Para inscrever a sua iniciativa cultural nos editais do Ministério da Cultura acesse o Sistema SalicWeb no endereço
Solicitação de transferência do aluno
Solicitação de transferência do aluno 1 Conteúdo Conteúdo... 2 Introdução... 3 Solicitação de transferência de aluno... 4 Aba Solicitação de Transferência:... 5 Aba Acompanhamento de Solicitações:... 12
CARTILHA EDUCAÇÃO FINANCEIRA
CARTILHA EDUCAÇÃO FINANCEIRA ÍNDICE PLANEJANDO SEU ORÇAMENTO Página 2 CRÉDITO Página 12 CRÉDITO RESPONSÁVEL Página 16 A EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SEUS FILHOS Página 18 PLANEJANDO SEU ORÇAMENTO O planejamento
Subseção I Disposição Geral
Subseção I Disposição Geral Art. 59. O processo legislativo compreende a elaboração de: I - emendas à Constituição; II - leis complementares; III - leis ordinárias; IV - leis delegadas; V - medidas provisórias;
CARTILHA DO ORÇAMENTO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS
CARTILHA DO ORÇAMENTO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS Sumário - Apresentação... 3 -As três leis básicas... 3 - Como é elaborado o orçamento da União?... 3 Prazos... 4 Esferas... 4 - Quem é responsável pela elaboração
Consulta e Acompanhamento de Propostas
Consulta e Acompanhamento de Propostas 03 Consulta e Acompanhamento de propostas Posição de Propostas Análise da Proposta 07 10 17 Proposta Rejeitada 02 Consulta e Acompanhamento de Propostas No momento
REGULAMENTO DA INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES DA 14ª OFICINA DE PRODUÇÃO DE VÍDEO GERAÇÃO FUTURA
REGULAMENTO DA INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES DA 14ª OFICINA DE PRODUÇÃO DE VÍDEO GERAÇÃO FUTURA O Canal Futura acredita que a juventude brasileira tem um importante papel a desempenhar
Protocolo de Relacionamento Político dos Escoteiros do Brasil
Protocolo de Relacionamento Político dos Escoteiros do Brasil Protocolo de Relacionamento Político dos Escoteiros do Brasil Este guia pretende nortear os Grupos Escoteiros do Brasil a desenvolverem um
WWW.UJE.COM.BR. Fazendo a Diferença em 21 estados do Brasil. Sempre UNIDOS!
Assim que houver interesse em montar a UJE em sua cidade favor, solicitar orientações adicionais pelo E-mail/MSN: [email protected] WWW.UJE.COM.BR Fazendo a Diferença em 21 estados do Brasil. Sempre UNIDOS!
REGISTRO DE CANDIDATO
LEGISLAÇÃO APLICÁVEL - Constituição Federal - Código Eleitoral (Lei n. 4737/65) - Lei n. 9.504/97 (Lei das Eleições) - Lei Complementar n. 64/90 (Lei das Inelegibilidades) DISPOSIÇÕES GERAIS REGISTRO DE
PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS NOS CURSOS TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE NA MODALIDADE PRESENCIAL. Edital n.
Página 1 de 5 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS NOS CURSOS TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE NA MODALIDADE PRESENCIAL Edital n. 001/2015/PSA A secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico
PERGUNTAS E RESPOSTAS CONDUTORES DA TOCHA OLÍMPICA RIO 2016
PERGUNTAS E RESPOSTAS CONDUTORES DA TOCHA OLÍMPICA RIO 2016 1. Quando se dará o início da indicação de condutores? O início se dará às 10h00 do dia 10 de setembro de 2015. 2. Posso me indicar para ser
2.1.3.1 Atender aos requisitos de qualificação básica para membro da Diretoria;
POLÍTICA DE ELEIÇÕES DO PMI RIO I ABRANGÊNCIA Esta política se aplica ao processo de Eleições bianual promovido pelo PMI RIO em acordo com o Estatuto do chapter. II - REQUISITOS PARA O CREDENCIAMENTO:
MANUAL DA BOLSA FORMAÇÃO E CURSOS PRONATEC
FUNDAÇÃO ADOLPHO BÓSIO DE EDUCAÇÃO NO TRANSPORTE FABET FACULDADE DE TECNOLOGIA PEDRO ROGÉRIO GARCIA FATTEP CENTRO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA NO TRANSPORTE CETT MANUAL DA BOLSA FORMAÇÃO E CURSOS PRONATEC
Plano Municipal de Educação
Plano Municipal de Educação Denise Carreira I Encontro Educação para uma Outra São Paulo 30 de novembro de 2007 O Plano Municipal de Educação e as reivindicações dos movimentos e organizações da cidade
Você pode contribuir para eleições mais justas
Procuradoria Regional Eleitoral no Estado de SP Defesa da democracia, combate à impunidade. Você pode contribuir para eleições mais justas Os cidadãos e as cidadãs podem auxiliar muito na fiscalização
As oportunidades de utilização do SMS no marketing político
As oportunidades de utilização do SMS no marketing político "Dicas e oportunidades para mobilização de massas através de mensagens curtas de texto via SMS e marketing de permissão." por Rubem Didini e
PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2015
PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2015 As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos do 3º do art. 60 da Constituição Federal, promulgam a seguinte Emenda ao texto constitucional:
REGIMENTO INTERNO DAS ELEIÇÕES PARA DIRETORIA EXECUTIVA GESTÃO 2015-2018 TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
REGIMENTO INTERNO DAS ELEIÇÕES PARA DIRETORIA EXECUTIVA GESTÃO 2015-2018 TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - A Associação Nacional dos Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária - ANTEFFA
INFORMATIVO SOBRE ENTIDADES ESTUDANTIS
PRÓ- DE EXTENSÃO INFORMATIVO SOBRE ENTIDADES ESTUDANTIS Olá! Você já deve ter feito uma dessas perguntas: O que são entidades estudantis? Para que servem? Qual a diferença entre um CA e um DA? Como criar
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Renda de Cidadania
1) CONTRATAÇÃO DE PESSOAL PERGUNTA: Em relação ao IGD-M, pode se pagar hora extra, em casos de demandas do MDS, como revisão cadastral, BPC e outras? RESPOSTA DO MEDIADOR: Os recursos do IGD-M podem ser
VÄâux atätä. Figura 1 Menu principal do SVE
Instrução para utilização do Sistema de Votação Eletrônica I. Introdução O Sistema de Votação Eletrônica (SVE) do Clube Naval (CN) destina se a apoiar a eleição dos membros da Diretoria, Conselho Diretor
Processo Eleitoral para Coordenação do Diretório Acadêmico do Curso de Gastronomia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE GASTRONOMIA DIRETÓRIO ACADÊMICO DA GASTRONOMIA Processo Eleitoral para Coordenação do Diretório Acadêmico do Curso de Gastronomia da
PASSO A PASSO PARA EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL
PASSO A PASSO PARA EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL 1. Acesse http://siops.datasus.gov.br, opção Certificação Digital. 1.1. Acesse a 1ª ETAPA - Orientações Gerais e leia as informações para ter uma visão
Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo
Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Manual Cartão SUS Manual de Operação Julho/2011 Conteúdo Sumário...
EDITAL Nº 003/2013 ELEIÇÃO PARA CARGO DE DIRETOR ESCOLAR DAS UNIDADES EDUCATIVAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO PARA O BIÊNIO 2014/2015.
1 EDITAL Nº 003/2013 ELEIÇÃO PARA CARGO DE DIRETOR ESCOLAR DAS UNIDADES EDUCATIVAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO PARA O BIÊNIO 2014/2015. A Secretaria, através da Comissão Eleitoral Central, designada pela
Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT
Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?
OAB 2ª Fase Direito Constitucional Meta 4 Cristiano Lopes
OAB ª Fase Direito Constitucional Meta Cristiano Lopes 0 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. META LEITURA OBRIGATÓRIA Legislação: CF, arts. ; Doutrina: Poder legislativo
Obrigações Eleitorais
Obrigações Eleitorais Votação no Catar Inscrição eleitoral para residentes no Catar Documentação necessária para inscrição eleitoral no Catar Transferência do título de eleitor para o Catar Documentação
1. DOS OBJETIVOS E TEMA DO CONCURSO
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Setor de Formação Permanente Edital PROGEPE/DDP/DAFFP/ SFP 01/2015 CONCURSO FOTOGRÁFICO POR SEU OLHAR, SERVIDOR A Universidade
Projeto Educação para o Voto
Projeto Educação para o Voto São Paulo, Maio de 2008 Ipsos Empresa de pesquisa de mercado e opinião pública Fundada na França em 1975 Trabalha com as maiores empresas mundiais em todos os segmentos [[
ESTATUTO DAS LIGAS ACADÊMICAS Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários
ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE CITOLOGIA CLÍNICA Capítulo I Da Natureza e Finalidade Art. 1º. A Liga de Citologia Clínica é uma entidade sem fins lucrativos, com duração ilimitada, sob a supervisão da da
UNIVERSIDADE TIRADENTES UNIT CURSO DE DIREITO CAMPUS PROPRIÁ - SE PROJETO DE EXTENSÃO "CONHECENDO O PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL"
UNIVERSIDADE TIRADENTES UNIT CURSO DE DIREITO CAMPUS PROPRIÁ - SE PROJETO DE EXTENSÃO "CONHECENDO O PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL" PROPRIÁ SE 2013 ARIANE MARQUES DE MELO HÉLIO DARLAN MARTINS TORRES JOSEVALDO
REGULAMENTO ELEITORAL DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE BORBA. Artigo 1º (Promoção das Eleições)
REGULAMENTO ELEITORAL DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE BORBA Artigo 1º (Promoção das Eleições) 1 A promoção das eleições é da responsabilidade da Mesa da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia
PROJETO DE FINAL DE CURSO (PFC)
PROJETO DE FINAL DE CURSO (PFC) Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Aula inaugural 15-03-12 Prof. Conrado Rodrigues (Coordenador da disciplina) e-mail: [email protected] ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE
CAPÍTULO III DA REESTRUTURAÇÃO
LEI N 3934 DISPÕE SOBRE A REESTRUTURAÇÃO E REORGANIZAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICIPIO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E DÁ OUTRA PROVIDÊNCIAS. A Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim,
Associação Brasileira de Profissionais em Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar - ABIH
Código Eleitoral da Associação Brasileira de Profissionais em Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar - ABIH Art. 01 - O presente Código tem por objetivo assegurar a organização e o funcionamento
2. Princípios fundamentais. 3. Objetivos
CARTA DE PRINCÍPIOS DO FÓRUM NACIONAL DOS TRABALHADORES DO SISTEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL FTSUAS. Princípios norteadores de funcionamento do Fórum 1. Natureza O Fórum Nacional dos Trabalhadores do
A VERDADE SOBRE AS FUNERÁRIAS NO MUNICÍPIO DO RJ:
A VERDADE SOBRE AS FUNERÁRIAS NO MUNICÍPIO DO RJ: Quando Sérgio Arouca assumiu a Secretaria Municipal de Saúde do RJ, publicou um decreto colocando o sistema funerário para controle dos assistentes sociais.
O que são Direitos Humanos?
O que são Direitos Humanos? Por Carlos ley Noção e Significados A expressão direitos humanos é uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana. Sem esses direitos a pessoa não
A ferramenta, complementa as atividades já existentes no condomínio, somando valores e aproximando as pessoas.
Página 1 O que é a Assembleia Virtual? Assembleia virtual é uma nova forma de participar da gestão do seu condomínio, de fazer valer seu direito de voto e de manter-se informado sobre os assuntos do condomínio.
NÚCLEO DE MEDICINA INTERNA DOS HOSPITAIS DISTRITAIS ESTATUTOS CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, SEDE E OBJECTIVOS
ESTATUTOS CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, SEDE E OBJECTIVOS Art. 1 - O Núcleo de Medicina Interna dos Hospitais Distritais, também designado abreviadamente por N. M. I. H. D., é uma Associação sem fins lucrativos
MANUAL DE FISCALIZAÇÃO
MANUAL DE FISCALIZAÇÃO ELEIÇÕES 2010 1 I - FISCALIZAÇÃO DURANTE A VOTAÇÃO Número de Fiscais e Delegados Cada Partido ou Coligação poderá nomear dois (2) Delegados em cada Zona Eleitoral e dois (2) Fiscais
Curso de Regimento Interno da Câmara dos Deputados Prof. Gabriel Dezen Junior
Curso de Regimento Interno da Câmara dos Deputados Prof. Gabriel Dezen Junior Teste 1 1. ( ) É competência da Mesa da Câmara dos Deputados a decisão de reunião dessa Casa fora do Palácio do Congresso Nacional,
Estatuto do Direito de Oposição
Estatuto do Direito de Oposição Lei n.º 24/98, de 26 de Maio A Assembleia da República decreta, nos termos dos artigos 114.º, 161.º, alínea c), 164.º, alínea h), e 166.º, n.º 3, e do artigo 112.º, n.º
SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2
SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2
CAPÍTULO II: DA COMISSÃO ELEITORAL
EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÕES PARA A DIRETORIA DO CENTRO ACADÊMICO DO CURSO DE FÍSICA CAFÍS Edital 01/2012 A Comissão Eleitoral eleita em Assembleia Geral do Curso de Licenciatura em Física realizada
SONHOS AÇÕES. Planejando suas conquistas passo a passo
SONHOS AÇÕES Planejando suas conquistas passo a passo Todo mundo tem um sonho, que pode ser uma viagem, a compra do primeiro imóvel, tranquilidade na aposentadoria ou garantir os estudos dos filhos, por
1 Dicas para o profissional que vira chefe dos colegas
1 Dicas para o profissional que vira chefe dos colegas http://oglobo.globo.com/economia/emprego/dicas-para-profissional-que-vira-chefe-dos-colegas-13653201 Tudo depende da postura pessoal, mas clareza
