Farmacêutica, egressa do curso de Farmácia do CEULJI/ULBRA,

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Farmacêutica, egressa do curso de Farmácia do CEULJI/ULBRA,"

Transcrição

1 1 AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DO EXTRATO AQUOSO DE FOLHAS DE JAMBO (Syzygiummalaccense (L.)) Lisiane Marculino Costa 1, Anatiele Pigoli Siqueira 2, Wesley Pimenta Cândido 3, Natália Vallejo Malavasi 4 RESUMO O Syzygiummalaccense (Myrtaceae), conhecido popularmente como jambeiro vermelho, é uma árvore frutífera, geralmente empregada de forma ornamental e também utilizada como planta medicinal. No Brasil a espécie é encontrada na região Norte, Nordeste e regiões quentes do Sudeste, onde o chá de folhas da planta é utilizado no tratamento de diabetes, hipertensão, infecções, inflamações e várias enfermidades. Estudos apontaram que o S. malaccenseapresentou atividade antibacteriana, antiviral, antinflamatória, dentre outras. O objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade antibacteriana do extrato aquoso de folhas de S. malaccense frente às cepas de Escherichia coli, Salmonella spp., Shigella e Staphylococcus aureus,através da técnica de difusão em disco. Como controles positivos foram utilizados antibióticos específicos para cada bactéria. Os resultados demonstraram que o extrato aquoso de S. malaccense não apresentou atividade antibacteriana relevante sobre S. aureus, no entanto, frente à Escherichia coli, Salmonella spp. e Shigella, apresentou atividade altamente significativa. Dessa forma, comprova-se que a planta realmente pode exercer um efeito terapêutico, assegurando o uso etnofarmacológico do S. malaccense pela população. Palavras-chave: Syzygiummalaccense, atividade antimicrobiana, extrato aquoso. 1 Farmacêutica, egressa do curso de Farmácia do CEULJI/ULBRA, (lisi.marc@hotmail.com) 2 Farmacêutica, egressa do curso de Farmácia do CEULJI/ULBRA, (natypigoli@gmail.com) 3 Discente do curso de Biomedicina do CEULJI/ULBRA, (wesleyeletrotec17@gmail.com) 4 Biomédica e Doutora em Tecnologia Nuclear- Aplicações, Docente do CEULJI/ULBRA (natmalavasi@bol.com.br)

2 2 INTRODUÇÃO De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) cerca de 80% da população mundial já utilizou algum tipo de planta na busca de alívio de alguma sintomatologia dolorosa ou desagradável. No Brasil, grande parte da população faz o uso de plantas medicinais. Algumas das espécies utilizadas têm exclusivamente a função terapêutica, outras, são árvores frutíferas, que através do conhecimento etnofarmacológico, também são empregadas para o tratamento de diversos processos patológicos (Martins et al., 1998). Nos últimos anos, a resistência de micro-organismos patogênicos a múltiplos fármacos tem aumentado devido ao uso indiscriminado de antimicrobianos, comumente comercializados e empregados no tratamento de doenças infecciosas. Essa situação tem forçado os cientistas à busca de novos medicamentos, sendo que os vegetais são uma excelente opção, tendo em vista que a diversidade molecular dos produtos naturais é muito superior àquela derivada dos processos de síntese química (Novais et al., 2003). O jambeiro-vermelho (Syzygiummalaccense (L.)) originário do continente asiático, da Índia e de algumas ilhas da Malásia, pode ser encontrado na região Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil (Silva, 2001; Donadio et al., 1998). No Brasil, diversas partes da planta são utilizadas como medicamentos para constipação, diabetes, diarreia, tosse, catarro pulmonar, inflamações, dor de cabeça, entre outras doenças. Frutos sem sementes, sementes, cascas e folhas tem demonstrado atividade antibacteriana e exercem algum efeito sobre a pressão arterial e a respiração (Santos, 2013). As espécies da família Myrtaceae são uma rica fonte de compostos fenólicos biologicamente ativos. Na espécie S. malaccense, estudos têm demonstrado o efeito antiviral e antibacteriano (Locher et al., 1995). Em estudos fitoquímicos foi comprovada a presença de taninos, ácidos, flavonoides e xantonas, compostos que apresentam atividade antioxidante, antinflamatória, antitumoral e anticarcinogênica (Reynertson et al., 2008). Sendo o S. malaccense utilizado pela população como planta medicinal para diversos fins, dentre eles para infecções, considerando a biodiversidade vegetal da região Norte e a necessidade da descoberta de novas moléculas bioativas, é de grande relevância o estudo do potencial antimicrobiano de plantas dessa região.

3 3 O objetivo deste trabalho foi analisar a atividade antibacteriana do extrato aquoso de folhas de S. malaccense em diferentes concentrações frente às cepas de Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Salmonella spp. e Shigella, utilizando o método de Kirby-Bauer (método de disco-difusão), técnica laboratorial empregada para medir a sensibilidade in vitro das bactérias aos agentes antimicrobianos. Método recomendado e padronizado pelo documento do ClinicalandLaboratory Standards Institute CLSI/NCCLS (M2-A8) (Bauer et al., 1966). MATERIAL E MÉTODOS Material vegetal e preparo do extrato e diluições As folhas foram coletadas sempre no período da manhã, durante os meses de agosto e setembro, na cidade de Ji-Paraná, Estado de Rondônia, Brasil. O material foi submetido aos processos de herborização e identificado pela botânica Josiane Bessa. Uma exsicata do espécime Syzygiummalaccensefoi incorporada, sob o número 251, ao acervo do herbário Antônio Dalla Martha (JPCU) da Instituição de Ensino Superior Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná. O extrato aquoso das folhas foi preparado segundo dados da medicina popular, de acordo com a concentração geralmente utilizada pela população. O chá é feito por decocção, utilizando cerca de 20 folhas verdes (~150,5 g) de S. malaccense em 2 litros de água, o decocto é mantido em processo de fervura até que evapore metade do volume de água, obtendo uma concentração final de 0,15 g/ml. Partindo do extrato de maior concentração (1,2g/mL), foram feitas diluições seriadas à razão de 2, dessa forma, totalizando 7 diferentes concentrações: 1,2g/mL, 0,6g/mL, 0,3g/mL, 0,15g/mL, 0,075g/mL, 0,037g/mL, 0,018 g/ml. Preparo dos discos Os discos foram devidamente esterilizados em autoclave, assim como todo material utilizado. Foram utilizados discos de papel filtro Quanty faixa azul de 6 mm de diâmetro, que foram embebidos individualmente com 10 μl da concentração correspondente e mantidos em dessecador durante 48 horas. Após este período, foram armazenados em recipientes estéreis e mantidos a 2ºC até a utilização.

4 4 Microrganismos As linhagens bacterianas utilizadas neste estudo foram, uma cepa Gram-positiva, a Staphylococcus aureus, e três Gram-negativas, Salmonella spp. e Shigella e Escherichia coli (ATCC 25922), as cepas foram obtidas a partir da bacterioteca do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná - CEULJI/ULBRA. Foram transferidas para meio líquido BHI (infuso cérebro coração Brain Heart Infusion) e a suspensão bacteriana foi ajustada de acordo com a turvação em água destilada e estéril até a escala de 0,5 de Mac Farland (aproximadamente 1,5 x 10 6 UFC/mL). Ensaios de atividade antibacteriana Foram dispensados 80 μl de cada suspensão de bactérias, convenientemente diluídas, em placas de Petri contendo o meio ágar Müeller-Hinton. Com o auxílio da alça de Drigalski a suspensão foi espalhada uniformemente por toda superfície do ágar, aguardado 5 minutos, de maneira que o excesso de líquido presente na superfície fosse absorvido antes da aplicação dos discos (CLSI/NCCLS). Com uma pinça de metal estéril, os discos, contendo as diferentes concentrações, foram colocados sobre o ágar, e a seguir as placas foram incubadas em estufa a 37ºC durante 24 horas. Para verificar a sensibilidade bacteriana foram utilizados discos de amoxicilina (20 μg) para S. aureus, ciprofloxacino (5μg) para Salmonella spp. e Shigella, e ceftriaxona (30μg) para E. coli, e como controle negativo (água destilada estéril). Os ensaios foram realizados em triplicatas. Após o período de incubação foi realizada a leitura, observando os halos de inibição de crescimento bacteriano, quantificados em milímetros com o auxílio de uma régua. Halos com diâmetro maior que 6 mm foram considerados com ação antibacteriana positiva (Bona et al., 2014). Os dados foram tabulados utilizando o software Microsoft Office Excel 2007, as análises estatísticas foram realizadas com programa GraphpadPrism 5.01, com análise de variância ANOVA seguida do teste de Tukey com análise de significância para p<0,05. RESULTADOS E DISCUSSÃO Na Tabela 1, observa-se os resultados do teste da atividade antimicrobiana com diferentes concentrações do extrato aquoso de folhas de S. malaccense frente à cepa de Escherichia coli. Houve formação de halo de inibição em seis das sete concentrações

5 5 testadas, sendo a diluição de maior concentração (1,2 g/ml) a única que não apresentou halo. As concentrações entre 0,6 e 0,075 g/ml demonstraram halos com valores acima de 6 mm diâmetro que quando foram submetidos a análise de variância não apresentaram diferença significativa, no entanto, segundo Bona et al. (2014), quando ocorre a formação de um halo de inibição maior que 6 mm de diâmetro a atividade antimicrobiana é considerada positiva. TABELA 1. Médias dos diâmetros dos halos de inibição do crescimento bacteriano (mm), obtidos a partir de diferentes concentrações do extrato aquoso de folhas de Syzygiummalaccense frente à cepa de Escherichia coli. (-) não houve formação de halo de inibição. *** p<0,0001 (Teste de Tukey ANOVA). Nas concentrações de 0,6, 0,3, 0,15 e 0,075 g/ml, as médias dos diâmetros dos halos tiveram um crescimento inversamente proporcional às diluições, quanto menor a concentração, maior foi o tamanho do halo (6,33, 6,67, 7,33 e 7,67 mm, respectivamente), demonstrando a ocorrência de atividade antibacteriana. Nas duas menores concentrações (0,037 e 0,018 g/ml) as médias dos halos foram iguais, com 9,33 mm de diâmetro, evidenciando um resultado altamente significativo em relação ao controle negativo (p<0,0001). Diâmetros dos halos (mm) Controle negativo - H2O 1,2 - Diferentes 0,6 6,33 ± 0,58 0,3 6,67 ± 0,58 concentrações 0,15 7,33 ± 0,58 (g/ml) 0,075 7,67 ± 1,15 0,037 9,33 ± 0,58 *** 0,018 9,33 ± 0,58 *** Controle positivo Ceftriaxona 13,00 ± 0,00 A atividade antibacteriana do extrato aquoso de folhas de S. malaccense frente a E. coli verificada no presente estudo apresentou halos de inibição relevantes, corroborando com os resultados encontrados por Loguercio e colaboradores (2005), que avaliaram a atividade antimicrobiana de extrato hidroalcoólico de Syzygiumcumini (Myrtaceae), o qual apresentou atividade antibacteriana significante sobre esta mesma

6 6 bactéria. No entanto, diferindo dos resultados mencionados por Melo (2009), no qual ensaios com o extrato aquoso de folhas de S. malaccense submetido à E. coli demonstrou atividade insatisfatória, e da avaliação feita por Silva et al. (2007), que também analisou a atividade antimicrobiana de extrato hidroalcoólico de Syzygiumcumini, porém não ocorreu formação de halos frente à E. coli. A ação antimicrobiana expressiva demonstrada pelo extrato aquoso de S. malaccense pode estar relacionada à presença de compostos terpenoides. Nos vegetais, sabe-se que desempenham numerosos papéis vitais na fisiologia, exercendo um papel de comunicação, defesa e evolução nas plantas. Porém, o mecanismo de ação dos terpenoides ainda não foi totalmente esclarecido, entretanto, supõe-se que envolve o rompimento da membrana celular por compostos lipofílicos (Cowan, 1999), dado que pode confirmar a atividade exercida sobre a E. coli, espécie que possui parede celular com alto teor lipídico. Observa-se na Tabela 2 as médias dos diâmetros dos halos de inibição do crescimento microbiano frente à cepa de Salmonella spp. A partir das diferentes concentrações do extrato aquoso de folhas de S. malaccense, obteve-se a formação de halos que variam de 6,33 a 9,67 mm de diâmetro. TABELA 2. Médias dos diâmetros dos halos de inibição do crescimento bacteriano (mm), obtidos a partir de diferentes concentrações do extrato aquoso de folhas de Syzygiummalaccense frente à cepa de Salmonella spp. Diâmetros dos halos (mm) Controle negativo - H2O 1,2 9,00 ± 0,00 *** Diferentes 0,6 7,00 ± 1,00 0,3 6,33 ± 0,58 concentrações 0,15 6,33 ± 0,58 (g/ml) 0,075-0,037 9,67 ± 1,15 *** 0,018 - Controle positivo Ciprofloxacino 13,00 ± 0,00 (-) não houve formação de halo de inibição. *** p<0,0001 (Teste de Tukey ANOVA).

7 7 As concentrações 0,3 e 0,15 g/ml, ambas demonstraram halos de 6,33 mm, a diluição de 0,6 g/ml apresentou halo de 7,0 mm, demonstrando a presença de atividade antibacteriana. As concentrações 1,2 e 0,037 g/ml apresentaram halos de inibição de 9,0 e 9,67 mm de diâmetros, respectivamente, sendo as diluições que expressaram resultados mais significativos frente à Salmonella spp. Os resultados obtidos assemelham-se aos encontrados por Loguercio et al. (2005), nos quais o extrato hidroalcoólico de Syzygiumcumini revelou atividade antimicrobiana bastante significativa quando submetido à Salmonellaspp, tal atividade pode ter ocorrido devido à presença de flavonoides como a miricetina, mearnsetina, quercitina, quercitrina e rutina, os quais foram isolados do S. malaccense (Reynertson et al., 2008; Oliveira et al. 2006). Os flavonoidespossuem a capacidade de modular a atividade enzimática e de afetar sistemas biológicos, sendo as principais razões atribuídas às diferentes atividades destes compostos (Flambó, 2013). Na Tabela 3, constata-se a ação antibacteriana do extrato de folhas de S. malaccense, em diversas concentrações, sobre a bactéria Shigella. Podendo ser observada a formação de halos de inibição maiores do que 6 mm de diâmetro. TABELA 3. Médias dos diâmetros dos halos de inibição do crescimento bacteriano (mm), obtidos a partir de diferentes concentrações do extrato aquoso de folhas de Syzygiummalaccense frente à cepa de Shigella. Diâmetros dos halos (mm) Controle negativo - H2O 1,2 9,00 ± 0,00 *** Diferentes 0,6 6,33 ± 0,58 0,3 - concentrações 0,15 - (g/ml) 0,075 8,00 ± 1,00 *** 0,037-0,018 - Controle positivo Ciprofloxacino 23,00 ± 0,00 (-) não houve formação de halo de inibição. *** p<0,0001 (Teste de Tukey ANOVA).

8 8 De sete diluições testadas frente à Shigella, somente três apresentaram atividade antimicrobiana, na qual a concentração 0,06 g/ml apresentou halo de 6,33 mm, e as diluições de 0,075 g/ml e 1,2 g/ml demonstraram halos com resultados altamente significativos, 8,0 e 9,0 mm de diâmetro, respectivamente. Dessa forma, reforçando os estudos realizados por Silva e colaboradores (2007), que testaram o extrato hidroalcoólico de Syzygiumcumini frente à Shigella, o qual apresentou atividade antibacteriana considerável, resultando em médias de halos de inibição de 8,3 mm de diâmetro, bem parecidas com as médias apresentadas nesse estudo. Pressupõe-se que atividade antibacteriana demonstrada sobre a Shigella seja devido a compostos presentes no S. malaccense como catequinas (Noreen et al., 1998), flavonoides (Oliveira et al., 2006; Melo, 2009), taninos (Melo, 2009) e terpenos (Melo, 2009). Os resultados das médias dos diâmetros dos halos de inibição do crescimento bacteriano frente à cepa de Staphylococcus aureus não demonstrou atividade antibacteriana, tendo em vista que os halos variaram entre 6,33 e 7,33 mm de diâmetro, não obtendo diferença significativa em relação ao controle negativo. Resultado este que não corrobora com a avaliação feita por Melo (2009), o qual demonstrou atividade antibacteriana altamente significativa sobre à cepa de S. aureus. No estudo de Melo (2009) foram isolados flavonoides e taninos do extrato aquoso. O termo tanino refere-se a um grupo de substâncias que tem propriedades de adstringência e são encontradas na maioria dos órgãos vegetais, muitas atividades fisiológicas humanas tem sido atribuídas a ação dos taninos (Cowan, 1999). Mediante a diferença observada entre este estudo e o de Melo (2009), deve-se considerar possíveis variações nos compostos químicos da espécie devido a fatores geográficos (clima, localidade, estação do ano). Este estudo apontou que o extrato aquoso de folhas de S. malaccense apresentou atividade relevante em três cepas bacterianas das quatro testadas, constatando que a espécie realmente apresenta ação antibacteriana e pode ser uma opção terapêutica através de seu uso como planta medicinal, no entanto, em concentrações adequadas. O uso irracional de antimicrobianos tem constituído nas últimas décadas, uma das maiores causas de surgimento de micro-organismos multirresistentes, diante deste fato, se torna indispensável a constante busca por novas opções terapêuticas, neste

9 9 cenário plantas de uso etnofarmacológico são fontes promissoras para o desenvolvimento de novos medicamentos derivados de vegetais (Cowan, 1999). CONCLUSÕES O extrato aquoso de folhas da planta Syzygiummalaccense (L.) (jambo), utilizando a metodologia de difusão em disco, não apresentou halos considerados significativos, quando comparados ao controle negativo, sobre a Staphylococcus aureus. Porém, houve a formação de halos de inibição de crescimento bacteriano frente às cepas de Escherichia coli, Salmonella spp. e Shigella, demonstrando atividade antibacteriana relevante. Tais dados indicam que o S. malaccense pode ser uma opção considerável no tratamento de enfermidades causadas por essas espécies de bactérias. No entanto, estudos in vivo, estudos para determinar uma concentração ótima e que avaliem o mecanismo de ação dos compostos fitoquímicos presentes no S. malaccense são necessários para melhor entendimento de suas propriedades antimicrobianas e terapêuticas. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BAUER, A.W. et al. Antibiotic susceptibility testing by a standardized single disk method. American Journal of Clinical Pathology, v.45, n.4, p , Disponívelem: < Acesso em: 09 out BONA, E.A.M. et al. Comparação de métodos para avaliação da atividade antimicrobiana e determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM) de extratos vegetais e aquosos e etanólicos. Arquivos do Instituto Biológico. v.81, n.3, p , Disponível em: < Acesso em: 25 set ClinicalLaboratory Standards Institut CLSI. Padronização dos Testes de Sensibilidade a Antimicrobianos por Disco-difusão: Norma Aprovada - 8ª ed. M2- A8. v.23, n.1. Substitui a Norma M2-A7, v.20, n.1, COWAN, M.M. Plant products as antimicrobial agents. Clinical Microbiology Reviews, v.12, n.4, p , Disponível em: < Acesso em: 09 out DONÁDIO, L.C.; NACHTIGAL, J.C.; SACRAMENTO, C.K. Frutas Exóticas. Jaboticabal: Funep, p.

10 10 FLAMBÓ, D.F.A.L.P. Atividades Biológicas dos Flavonoides: Atividade Antimicrobiana p. Dissertação (Mestrado - Área de Concentração em Ciências Farmacêuticas) - Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Fernando Pessoa, Porto. LOCHER, C.P. et al. Anti-microbial activity and anti-complement activity of extracts obtained from selected Hawaiian medicinal plants. JournalofEthnopharmacology, v.49, n.1, p.23-32, Disponível em: < Acesso em: 21 ago LOGUERCIO, A.P. et al. Atividade antibacteriana de extrato hidro-alcoólico de folhas de jambolão (Syzygiumcumini (L.) Skeels). Ciência Rural, v.35, n.2, p , Disponível em: < Acesso em: 15 jul MARTINS, E.R. et al. Plantas Medicinais. Viçosa: UFV, p. MELO, R.R. Perfil fitoquímico, avaliação da atividade antimicrobiana e biocompatibilidade de Syzygiummalaccense(L.) Merr. & L. M. Perry (Myrtaceae) p. Dissertação (Mestrado - Área de Produtos Naturais) - Departamento de Farmácia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife. NOREEN, Y. et al. Flavan-3-ols isolated from some medicinal plants inhibiting COX-1 and COX-2 catalysed prostaglandin biosynthesis. Planta Medica, v.64, n.6, p.520-4, Disponível em: < Acesso em: 09 out NOVAIS, T.S. et al. Atividade antibacteriana em alguns extratos de vegetais do semiárido brasileiro. Revista Brasileira de Farmacognosia, v.13, n.2, p.05-8, Disponível em: < Acesso em: 15 jul OLIVEIRA, A.M. et al. Estudo fitoquímico e avaliação das atividades moluscicida e larvicida dos extratos da casca do caule e folha de Eugenia malaccensis L. (Myrtaceae). Revista Brasileira de Farmacognosia, v.16, n.0, p , Disponível em: < Acessoem: 15 jul REYNERTSON, K.A. et al. Quantitative analysis of antiradical phenolic constituents from fourteen edible Myrtaceae fruits. FoodChemistry, v.109, n.4, p , Disponível em: < Acesso em: 21 ago SANTOS, M.H.F. Estudo químico e avaliação biológica das espécies ByrsonimacoccolobifoliaKunth. (Malpighiaceae) e Eugenia malaccensis L.

11 11 (Myrtaceae) p. Dissertação (Mestrado - Área de concentração em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal de Goiás, Catalão. SILVA, M.L.A. et al. Antimicrobial activity of Syzygiumcumini (Myrtaceae) leaves extract. BrazilianJournalofMicrobiology, v.38, n.2, p.381-4, Disponível em: < Acesso em: 27 jul SILVA, Silvestre P. Frutas no Brasil. 4.ed. São Paulo: Nobel, p.

Determinação de sensibilidade bacteriana aos antimicrobianos

Determinação de sensibilidade bacteriana aos antimicrobianos Determinação de sensibilidade bacteriana aos antimicrobianos Prof. Adj. Ary Fernandes Junior Departamento de Microbiologia e Imunologia Instituto de Biociências UNESP Tel. 14 3880.0412/0413 ary@ibb.unesp.br

Leia mais

Maria Eugênia Silveira da Rosa 1 ; Sheila Mello da Silveira 2 INTRODUÇÃO

Maria Eugênia Silveira da Rosa 1 ; Sheila Mello da Silveira 2 INTRODUÇÃO FRACIONAMENTO DOS EXTRATOS HIDROALCOÓLICOS DE Campomanesia eugenioides (GUABIROBA) E Parapiptadenia rigida (ANGICO VERMELHO) E DETERMINAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA Maria Eugênia Silveira da Rosa 1

Leia mais

Introdução. Graduando do Curso de Engenharia Química FACISA/UNIVIÇOSA. gmail.com. 2

Introdução. Graduando do Curso de Engenharia Química FACISA/UNIVIÇOSA.   gmail.com. 2 ANÁLISE DO POTENCIAL ANTIBACTERIANO E TEORES DE TANINOS DE EXTRATOS FOLIARES DE PIPTADENIA GONOACANTHA (PAU-DE-JACARÉ) André Vinícius Acipreste Ribeiro 1, Lucas Resende Gonçalves Silva 2, Camilo Amaro

Leia mais

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DE Eugenia caryophyllata E Croton rhamnifolioides pax e hoffm

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DE Eugenia caryophyllata E Croton rhamnifolioides pax e hoffm AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DE Eugenia caryophyllata E Croton rhamnifolioides pax e hoffm Nathália Ventura de Almeida ITAPARICA 1, Sofia Suely Ferreira Brandão RODRIGUES

Leia mais

PERDA POR SECAGEM, TRIAGEM FITOQUÍMICA E ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE MYRCIARIA CAULIFLORA. Natália Cristina Alves 1 ; Áurea Welter 2

PERDA POR SECAGEM, TRIAGEM FITOQUÍMICA E ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE MYRCIARIA CAULIFLORA. Natália Cristina Alves 1 ; Áurea Welter 2 PERDA POR SECAGEM, TRIAGEM FITOQUÍMICA E ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE MYRCIARIA CAULIFLORA Natália Cristina Alves 1 ; Áurea Welter 2 1 Aluno do Curso de Nutrição; Campus de Palmas; e-mail: nataliaalves@outlook.com

Leia mais

ESTUDO DA EFICIÊNCIA DE ANTIBIOTICOS CONTRA BACTÉRIAS PATOGÊNICAS

ESTUDO DA EFICIÊNCIA DE ANTIBIOTICOS CONTRA BACTÉRIAS PATOGÊNICAS ESTUDO DA EFICIÊNCIA DE ANTIBIOTICOS CONTRA BACTÉRIAS PATOGÊNICAS Alessandra Maria Stefani NOGUEIRA Franceline Gravielle Bento PEREIRA Lisliana Garcia BELCHIOR Leizer Cordeiro da Silva FREITAS Discentes

Leia mais

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR 1

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR 1 1 AVALIAÇÃO IN VITRO DO POTENCIAL ANTIMICROBIANO DO DECOCTO DA AMEIXA DO MATO (Ximenia americana) EM BACTÉRIAS ISOLADAS DO COTO UMBILICAL DE CAPRINOS Khaled Salim Dantas Aby FARAJ¹, Thamis Thiago RIBEIRO²,

Leia mais

Eixo Temático ET Biologia Aplicada. POTENCIAL ANTIMICROBIANO DO EXTRATO DE CASCA DE AROEIRA (Schinus

Eixo Temático ET Biologia Aplicada. POTENCIAL ANTIMICROBIANO DO EXTRATO DE CASCA DE AROEIRA (Schinus 305 Eixo Temático ET-09-021 - Biologia Aplicada POTENCIAL ANTIMICROBIANO DO EXTRATO DE CASCA DE AROEIRA (Schinus terebenthifolius RADDI) Makyson Roberto Silva Leal¹, Manoel Lucas Bezerra de Lima², Elaine

Leia mais

Testes manuais e automatizados para detecção de resistência bacteriana a antibióticos

Testes manuais e automatizados para detecção de resistência bacteriana a antibióticos Testes manuais e automatizados para detecção de resistência bacteriana a antibióticos Dr. Maria Teresa Destro Dir. Assuntos Científicos P I O N E E R I N G D I A G N O S T I C S COMPROMISO FAMILIAR HISTÓRICO

Leia mais

ESTUDO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO EXTRATO DE FOLHAS DE LOURO (LAURUS NOBILIS L) EM BACTÉRIAS CAUSADORAS DE TOXINFECÇÃO ALIMENTAR

ESTUDO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO EXTRATO DE FOLHAS DE LOURO (LAURUS NOBILIS L) EM BACTÉRIAS CAUSADORAS DE TOXINFECÇÃO ALIMENTAR ESTUDO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO EXTRATO DE FOLHAS DE LOURO (LAURUS NOBILIS L) EM BACTÉRIAS CAUSADORAS DE TOXINFECÇÃO ALIMENTAR Santos, D. D. M. dos 1 ; Coelho, A. F. S. 2 1 Aluna do Curso de Engenharia

Leia mais

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO ÓLEO ESSENCIAL DAS FOLHAS DE Croton rhamnifolioides

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO ÓLEO ESSENCIAL DAS FOLHAS DE Croton rhamnifolioides AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICOBIANA DO ÓLEO ESSENCIAL DAS FOLHAS DE Croton rhamnifolioides Anallu SANTOS (1); Sofia Suely Ferreira Brandão ODIGUES (2); Eduardo José Alécio de OLIVEIA (3) (1) Instituto

Leia mais

EFICÁCIA ANTIMICROBIANA DA TINTURA DE TANSAGEM CONTRA STAPHYLOCOCCUS AUREUS E STREPTOCOCCUS PYOGENES

EFICÁCIA ANTIMICROBIANA DA TINTURA DE TANSAGEM CONTRA STAPHYLOCOCCUS AUREUS E STREPTOCOCCUS PYOGENES EFICÁCIA ANTIMICROBIANA DA TINTURA DE TANSAGEM CONTRA STAPHYLOCOCCUS AUREUS E STREPTOCOCCUS PYOGENES Emiliana Sullamita de Santana Genovez (1); Iraneide da Silva Pereira (1); Júlia Beatriz Pereira de Souza

Leia mais

TÍTULO: AVALIAÇÃO DO PODER INIBITÓRIO DE EXTRATO DE CASCA DE PEPINO (CUCUMIS SATIVUS) FRENTE A ESCHERICHIA COLI

TÍTULO: AVALIAÇÃO DO PODER INIBITÓRIO DE EXTRATO DE CASCA DE PEPINO (CUCUMIS SATIVUS) FRENTE A ESCHERICHIA COLI TÍTULO: AVALIAÇÃO DO PODER INIBITÓRIO DE EXTRATO DE CASCA DE PEPINO (CUCUMIS SATIVUS) FRENTE A ESCHERICHIA COLI CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE

Leia mais

INFLUÊNCIA DOS COMPONENTES DE UM SABONETE LÍQUIDO SOBRE A AÇÃO ANTIBACTERIANA DO EXTRATO DE PAU-DE- JACARÉ (PIPTADENIA GONOACANTHA)

INFLUÊNCIA DOS COMPONENTES DE UM SABONETE LÍQUIDO SOBRE A AÇÃO ANTIBACTERIANA DO EXTRATO DE PAU-DE- JACARÉ (PIPTADENIA GONOACANTHA) INFLUÊNCIA DOS COMPONENTES DE UM SABONETE LÍQUIDO SOBRE A AÇÃO ANTIBACTERIANA DO EXTRATO DE PAU-DE- JACARÉ (PIPTADENIA GONOACANTHA) Whebert Dueli Rosse 1, Adriane Jane Franco 2 Resumo: A planta conhecida

Leia mais

RESISTÊNCIA AOS ANTIBIÓTICOS: TESTES DE SENSIBILIDADE

RESISTÊNCIA AOS ANTIBIÓTICOS: TESTES DE SENSIBILIDADE RESISTÊNCIA AOS ANTIBIÓTICOS: TESTES DE SENSIBILIDADE Em 1928, Alexander Fleming observou a inibição do crescimento de S. aureus ao redor das colônias de um fungo (Penicillium notatum) que havia contaminado

Leia mais

Revista Eletrônica de Biologia

Revista Eletrônica de Biologia REB Volume 1 (3):2-7, 2008 ISSN 1983-7682 Revista Eletrônica de Biologia Verificação de atividade antimicrobiana de extratos de plantas silvestres André H.O.Carvalho 1 ; Kelly N. S. S. Santos 2 ; Nereida

Leia mais

ANÁLISE DA EFICÁCIA DO DECOCTO DA FOLHA DE CAJÁ (Spondias mombin L) COMO ANTISSÉPTICO NATURAL

ANÁLISE DA EFICÁCIA DO DECOCTO DA FOLHA DE CAJÁ (Spondias mombin L) COMO ANTISSÉPTICO NATURAL ANÁLISE DA EFICÁCIA DO DECOCTO DA FOLHA DE CAJÁ (Spondias mombin L) COMO ANTISSÉPTICO NATURAL Camila Fernandes Leonêz (1); Tayná Moura Matos (1); Marcos Saulo Patrício de Sousa (2); Gardênia Silvana de

Leia mais

ATIVIDADE ANTAGONISTA DE BACTÉRIAS LÁCTICAS DE LEITES FERMENTADOS COMERCIALIZADOS EM VIÇOSA, MG

ATIVIDADE ANTAGONISTA DE BACTÉRIAS LÁCTICAS DE LEITES FERMENTADOS COMERCIALIZADOS EM VIÇOSA, MG 81 ATIVIDADE ANTAGONISTA DE BACTÉRIAS LÁCTICAS DE LEITES FERMENTADOS COMERCIALIZADOS EM VIÇOSA, MG Natália Parma Augusto de Castilho 1, Adriano França da Cunha 2, Felício Alves Motta 1, Gilmara Cláudia

Leia mais

ESTUDO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO EXTRATO HIDROALCOÓLICO DE ERVA-MATE (ILEX PARAGUARIENSIS ST. HIL.).

ESTUDO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO EXTRATO HIDROALCOÓLICO DE ERVA-MATE (ILEX PARAGUARIENSIS ST. HIL.). V EPCC Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 23 a 26 de outubro de 2007 ESTUDO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO EXTRATO HIDROALCOÓLICO DE ERVA-MATE (ILEX PARAGUARIENSIS ST. HIL.). Roseli

Leia mais

ANALISE DA ATIVIDADE ANTIBACTERIANA E ANTIFUNGICA DE MIMOSA PUDICA L

ANALISE DA ATIVIDADE ANTIBACTERIANA E ANTIFUNGICA DE MIMOSA PUDICA L ANALISE DA ATIVIDADE ANTIBACTERIANA E ANTIFUNGICA DE MIMOSA PUDICA L Klécius Eufrasio Xavier 1 ; Áurea Welter 2 ; Ana Kleiber Pessoa Borges 3 1 Aluno do Curso de Enfermagem; Campus de Palmas; e-mail: klecioseufrazzio@gmail.com

Leia mais

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: DIAGNÓSTICO MICROBIOLÓGICO PARA PESQUISA DE CARBAPENEMASE. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES ANTIMICROBIANA DOS EXTRATOS DE TABEBUIA ALBA E MYRACRODRUON URUNDEUVA

AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES ANTIMICROBIANA DOS EXTRATOS DE TABEBUIA ALBA E MYRACRODRUON URUNDEUVA AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES ANTIMICROBIANA DOS EXTRATOS DE TABEBUIA ALBA E MYRACRODRUON URUNDEUVA Gardênia Silvana de Oliveira Rodrigues; Nilza Dutra Aves; Marcos Saulo Patrício de Sousa; Camila Fernandes

Leia mais

PLANTAS E ESPECIARIAS

PLANTAS E ESPECIARIAS PLANTAS E ESPECIARIAS PROPRIEDADES Na história da humanidade, as especiarias foram a causa de explorações e conquistas. Marco Polo, Cristóbal Colón, Magalhães e tantos outros navegantes recorreram o mundo

Leia mais

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR 1 RESISTÊNCIA AOS ANTIMICROBIANOS IN VITRO DE MICRORGANISMOS CAUSADORES DE MASTITE BOVINA NA REGIÃO DE UBERLÂNDIA- MG 1 SILVIA CASSIMIRO BRASÃO 1, ANDREIA ZAGO CIUFFA 1, DAYANE OLÍMPIA GOMES 1, GABRIELA

Leia mais

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA IN VITRO DO ALHO (ALLIUM SATIVUM) IN NATURA

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA IN VITRO DO ALHO (ALLIUM SATIVUM) IN NATURA AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA IN VITRO DO ALHO (ALLIUM SATIVUM) IN NATURA Helena Luisa de Arruda Milani 1 Adriana Xavier Viana Teixeira 2 Elizabeth Cardoso de Sousa 3 Valdemir Aparecido de Abreu

Leia mais

Anais do Conic-Semesp. Volume 1, Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN

Anais do Conic-Semesp. Volume 1, Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: EFEITO ANTIMICROBIANO DO ALHO (ALLIUM SATIVUM) SOBRE CEPAS DE STAPHYLOCOCCUS AUREUS E ESCHERICHIA

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS DISCOS DE ANTIMICROBIANOS PARA TESTE DE DISCO-DIFUSÃO PRODUZIDOS NO BRASIL

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS DISCOS DE ANTIMICROBIANOS PARA TESTE DE DISCO-DIFUSÃO PRODUZIDOS NO BRASIL AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS DISCOS DE ANTIMICROBIANOS PARA TESTE DE DISCO-DIFUSÃO PRODUZIDOS NO BRASIL Luiz Antônio Ximenes O antibiograma ou teste de suscetibilidade a antimicrobianos é um teste de grande

Leia mais

ATIVIDADE BIOCIDA DE EICHORNIA CRASSIPES E PISTIA STRATIOTES EM ISOLADOS MICROBIANOS DA FERMENTAÇÃO ETANÓLICA

ATIVIDADE BIOCIDA DE EICHORNIA CRASSIPES E PISTIA STRATIOTES EM ISOLADOS MICROBIANOS DA FERMENTAÇÃO ETANÓLICA 164 ATIVIDADE BIOCIDA DE EICHORNIA CRASSIPES E PISTIA STRATIOTES EM ISOLADOS MICROBIANOS DA FERMENTAÇÃO ETANÓLICA BIOCIDE ACTIVITY OF EICHORNIA CRASSIPES AND PISTIA STRATIOTES IN ISOLATED MICROBIAL OF

Leia mais

ESTUDO ETNOFARMACOLÓGICO DE PLANTAS MEDICINAIS: ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE EXTRATOS DE COSTUS SPIRALIS (CANA DO BREJO) E PLECTRANTHUS BARBATUS

ESTUDO ETNOFARMACOLÓGICO DE PLANTAS MEDICINAIS: ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE EXTRATOS DE COSTUS SPIRALIS (CANA DO BREJO) E PLECTRANTHUS BARBATUS ESTUDO ETNOFARMACOLÓGICO DE PLANTAS MEDICINAIS: ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE EXTRATOS DE COSTUS SPIRALIS (CANA DO BREJO) E PLECTRANTHUS BARBATUS (HORTELÃ GRAÚDA) Thamires Lacerda Dantas 1, Beatriz Dantas

Leia mais

ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO EXTRATO DO SANATIVO SOBRE BACTÉRIAS GRAM-POSITIVAS E GRAM-NEGATIVAS

ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO EXTRATO DO SANATIVO SOBRE BACTÉRIAS GRAM-POSITIVAS E GRAM-NEGATIVAS ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO EXTRATO DO SANATIVO SOBRE BACTÉRIAS GRAM-POSITIVAS E GRAM-NEGATIVAS Luanda Bárbara Ferreira Canário de Souza (1); Thereza Marinho Lopes de Oliveira (2); Maria José de Britto

Leia mais

Antibacterial effect of Camellia sinensis on human pathogens

Antibacterial effect of Camellia sinensis on human pathogens 65Cadernos UniFOA Efeito antibacteriano de Camellia sinensis sobre patógenos humanos Antibacterial effect of Camellia sinensis on human pathogens ISSN 1809-9475 Luiz Eduardo Souza da Silva Irineu 1 Kelly

Leia mais

Allium sativum: UMA NOVA ABORDAGEM FRENTE A RESISTÊNCIA MICROBIANA: UMA REVISÃO

Allium sativum: UMA NOVA ABORDAGEM FRENTE A RESISTÊNCIA MICROBIANA: UMA REVISÃO Allium sativum: UMA NOVA ABORDAGEM FRENTE A RESISTÊNCIA MICROBIANA: UMA REVISÃO Aniele Larice de Medeiros Felix, Iara Luíza Medeiros Francinalva Dantas de Medeiros Universidade Federal de Campina Grande

Leia mais

ANÁLISE DAS PROPRIEDADES ANTIOXIDANTES E ANTIMICROBIANAS DO BAGAÇO DA UVA

ANÁLISE DAS PROPRIEDADES ANTIOXIDANTES E ANTIMICROBIANAS DO BAGAÇO DA UVA ANÁLISE DAS PROPRIEDADES ANTIOXIDANTES E ANTIMICROBIANAS DO BAGAÇO DA UVA F. B. SOARES¹, A. B. B. CARMO², A. C. CHESCA 3 1,2,3 Universidade de Uberaba, Departamento de Engenharia Química RESUMO O objetivo

Leia mais

Gabrieli Senger 1 ; Henriquy Aguiar Coelho 2 ; José Hilton Bernardino de Araújo 3 INTRODUÇÃO

Gabrieli Senger 1 ; Henriquy Aguiar Coelho 2 ; José Hilton Bernardino de Araújo 3 INTRODUÇÃO DETERMINAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE, ANTIFÚNGICA, ANTIBACTERIANA E IDENTIFICAÇÃO DE COMPOSTOS FENÓLICOS DE EXTRATOS DE DIVERSAS VARIEDADES DE PLANTAS VISANDO SUA INCORPORAÇÃO NA PRODUÇÃO DE COSMÉTICOS:

Leia mais

RESISTÊNCIA ANTIMICROBIANA DE BACTÉRIAS ISOLADAS DE AMOSTRAS DE CÃES E GATOS ATENDIDOS EM HOSPITAL VETERINÁRIO

RESISTÊNCIA ANTIMICROBIANA DE BACTÉRIAS ISOLADAS DE AMOSTRAS DE CÃES E GATOS ATENDIDOS EM HOSPITAL VETERINÁRIO 1 RESISTÊNCIA ANTIMICROBIANA DE BACTÉRIAS ISOLADAS DE AMOSTRAS DE CÃES E GATOS ATENDIDOS EM HOSPITAL VETERINÁRIO TATIANE KOHL 1, GIANE HELENITA PONTAROLO 2, DANIELA PEDRASSANI 2 1 Acadêmica do curso de

Leia mais

TÍTULO: ATIVIDADE ANTIMICROBIANA IN VITRO DO ÓLEO DE COPAÍBA MULTIJULGA EM GRAM-POSITIVOS E GRAM-NEGATIVOS

TÍTULO: ATIVIDADE ANTIMICROBIANA IN VITRO DO ÓLEO DE COPAÍBA MULTIJULGA EM GRAM-POSITIVOS E GRAM-NEGATIVOS TÍTULO: ATIVIDADE ANTIMICROBIANA IN VITRO DO ÓLEO DE COPAÍBA MULTIJULGA EM GRAM-POSITIVOS E GRAM-NEGATIVOS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: Farmácia INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO

Leia mais

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE Miconia prasina (Sw) DC

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE Miconia prasina (Sw) DC AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE Miconia prasina (Sw) DC Leite, T.C.C. (1) ; Santos, R.H.S. (2) ; Borba, E.F.O. (1) ; Nerys, L. L. A. (1) ; Chagas, E.C.O. (3) ; Sena, A.R. (2) ; Silva, T.G. (1)

Leia mais

Estudo do efeito antimicrobiano de diferentes concentrações de extrato de própolis.

Estudo do efeito antimicrobiano de diferentes concentrações de extrato de própolis. Revista da Jopic, v.1, n.1, 2016 Estudo do efeito antimicrobiano de diferentes concentrações de extrato de própolis. Study of the antimicrobial effect of different propolis extract concentrations. Emanuela

Leia mais

Avaliação do efeito fungicida e larvicida do óleo essencial do capim citronela

Avaliação do efeito fungicida e larvicida do óleo essencial do capim citronela Avaliação do efeito fungicida e larvicida do óleo essencial do capim citronela Kamilla Pires da Silva 1 ; Henrique Guilhon de Castro 2 ; Dione Pereira Cardoso 3 1 Aluno do Curso de agronomia PIBIC/CNPq;

Leia mais

Aluna do Curso de Graduação em Medicina Veterinária da UNIJUÍ, bolsista PIBIC/UNIJUÍ; 3

Aluna do Curso de Graduação em Medicina Veterinária da UNIJUÍ, bolsista PIBIC/UNIJUÍ; 3 PERFIL MICROBIOLÓGICO DO LEITE BOVINO DA REGIÃO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL COM OS ANTIMICROBIANOS COMUMENTE UTILIZADOS NAROTINA DO LABORATÓRIO E DETERIMINAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA IN VITRO 1

Leia mais

ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DOS EXTRATOS HIDROALCOÓLICOS DOS FRUTOS DO CERRADO Genipa americana L., Dipteryx alata Vog. E Vitex cymosa Bert.

ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DOS EXTRATOS HIDROALCOÓLICOS DOS FRUTOS DO CERRADO Genipa americana L., Dipteryx alata Vog. E Vitex cymosa Bert. FABIOLA BRANDÃO DOS SANTOS ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DOS EXTRATOS HIDROALCOÓLICOS DOS FRUTOS DO CERRADO Genipa americana L., Dipteryx alata Vog. E Vitex cymosa Bert. CAMPO GRANDE-MS 2015 FABIOLA BRANDÃO

Leia mais

EFEITO ANTIFÚNGICO DE ÓLEO ESSENCIAL DE FOLHAS E SEMENTES DE JAMBOLÃO (Syzygium cumini)

EFEITO ANTIFÚNGICO DE ÓLEO ESSENCIAL DE FOLHAS E SEMENTES DE JAMBOLÃO (Syzygium cumini) EFEITO ANTIFÚNGICO DE ÓLEO ESSENCIAL DE FOLHAS E SEMENTES DE JAMBOLÃO (Syzygium cumini) C. D. L. Ucker¹, E. J. Dierings², N. R. Carvalho³, C. D. Borges 4, F. N. Victoria 5, E. A. Gandra 6 1 - Programa

Leia mais

Ação antibacteriana de extratos vegetais no desenvolvimento de Listeria monocytogenes.

Ação antibacteriana de extratos vegetais no desenvolvimento de Listeria monocytogenes. Ação antibacteriana de extratos vegetais no desenvolvimento de Listeria monocytogenes. Fellipe Kennedy Alves Cantareli 1 (IC), Nayra Rodrigues de Alcântara 1* (PQ), Matheus Nogueira Santos 1 (IC), Nayane

Leia mais

Estudo farmacológico do óleo essencial de vários tipos de pimentas.

Estudo farmacológico do óleo essencial de vários tipos de pimentas. Estudo farmacológico do óleo essencial de vários tipos de pimentas. J. M. ROSA 1, L. MARTINELLI 1, C. S. BRAGINE 1, M. H. OKURA 2 e A. C. G. MALPASS 1 1 Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Faculdade

Leia mais

ESTABILIDADE TÉRMICA DE BACTERIOCINA PRODUZIDA POR Lactobacillus sakei

ESTABILIDADE TÉRMICA DE BACTERIOCINA PRODUZIDA POR Lactobacillus sakei ESTABILIDADE TÉRMICA DE BACTERIOCINA PRODUZIDA POR Lactobacillus sakei CONTESSA, C. R.¹, SOUZA, N. B.¹, GONÇALO, G. B.¹, ALMEIDA, L.¹, MANERA, A. P.¹, MORAES, C. C.¹ 1 Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Leia mais

EFEITO DE ANTIBIÓTICOS SOBRE A BACTÉRIA ESCHERICHIA COLI RESPONSÁVEL PELA CISTITE

EFEITO DE ANTIBIÓTICOS SOBRE A BACTÉRIA ESCHERICHIA COLI RESPONSÁVEL PELA CISTITE EFEITO DE ANTIBIÓTICOS SOBRE A BACTÉRIA ESCHERICHIA COLI RESPONSÁVEL PELA CISTITE Luana Goularte Silva (1) ; Grace Kelly Arruda Rodrigues (2) ; Eriton Ronaldo M. Freitas (3) ; Melissa kayser (4) (1) Discente;

Leia mais

ESTUDO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DE ALFAVACA (OcimumgratissimumL.) E HORTELÃ (Mentha x villosa).

ESTUDO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DE ALFAVACA (OcimumgratissimumL.) E HORTELÃ (Mentha x villosa). ESTUDO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DE ALFAVACA (OcimumgratissimumL.) E HORTELÃ (Mentha x villosa). Ranieli Paiva Lopes¹, Luciana Alves Parreira 2, Luciano Menini¹ ¹Instituto Federal

Leia mais

Revista Científica UMC

Revista Científica UMC ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE ÓLEO ESSENCIAL DE Citrus aurantium L. ssp. Bergamia ASSOCIADO A ANTIBIÓTICOS Victória Mello Avelar Costa 1 ; Paula Sena da Mata 2 ; Kátia Cristina Ugolini Mugnol 3 1. Estudante

Leia mais

ESTUDO DAS PROPRIEDADES ANTIOXIDANTES E ANTIMICROBIANAS DE TRÊS ESPÉCIES DA FAMÍLIA DAS EUPHORBIACEAES.

ESTUDO DAS PROPRIEDADES ANTIOXIDANTES E ANTIMICROBIANAS DE TRÊS ESPÉCIES DA FAMÍLIA DAS EUPHORBIACEAES. ESTUDO DAS PROPRIEDADES ANTIOXIDANTES E ANTIMICROBIANAS DE TRÊS ESPÉCIES DA FAMÍLIA DAS EUPHORBIACEAES. Hellen Mariana Ferreira 1 ; Josiane Bovi Françóia 1 ; José Hilton Bernardino De Araújo 2 1. Aluna

Leia mais

PERFIL DE SENSIBILIDADE DE AGENTES CAUSADORES DE MASTITE BOVINA NA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PERFIL DE SENSIBILIDADE DE AGENTES CAUSADORES DE MASTITE BOVINA NA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PERFIL DE SENSIBILIDADE DE AGENTES CAUSADORES DE MASTITE BOVINA NA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL GOMES, Paula 1 ; BAPTAGLIN, Mariane 1 ; SPEROTTO, Vitor R. 2 ; ZANATTA, Liliane 1 ; Palavras-chave:

Leia mais

I FLUÊ CIA DA SAZO ALIDADE SOBRE ATIVIDADE A TIBACTERIA A DE ÓLEO ESSE CIAL DE Croton urticifolius Lam. (EUPHORBIACEAE)

I FLUÊ CIA DA SAZO ALIDADE SOBRE ATIVIDADE A TIBACTERIA A DE ÓLEO ESSE CIAL DE Croton urticifolius Lam. (EUPHORBIACEAE) I FLUÊ CIA DA SAZO ALIDADE SOBRE ATIVIDADE A TIBACTERIA A DE ÓLEO ESSE CIAL DE Croton urticifolius Lam. (EUPHORBIACEAE) Maíra Honorato de Moura Silva 1 ; Divanize Batista Sales Barros 2 ; Antônio Fernando

Leia mais

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE FRUTOS, FOLHAS E GALHOS DE Eugenia pyriformis Cambess. RESUMO

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE FRUTOS, FOLHAS E GALHOS DE Eugenia pyriformis Cambess. RESUMO AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE FRUTOS, FOLHAS E GALHOS DE Eugenia pyriformis Cambess. Raíssa C. FERREIRA 1 ; Sindynara FERREIRA 2 ; Wallace R. CORRÊA² RESUMO O uso e a importância das plantas

Leia mais

TÍTULO: ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE PLANTAS MEDICINAIS DO CERRADO NA INIBIÇÃO DE MICROORGANISMOS DA CAVIDADE ORAL

TÍTULO: ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE PLANTAS MEDICINAIS DO CERRADO NA INIBIÇÃO DE MICROORGANISMOS DA CAVIDADE ORAL Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE PLANTAS MEDICINAIS DO CERRADO NA INIBIÇÃO DE MICROORGANISMOS DA

Leia mais

Resistência bacteriana as drogas antimicrobianas

Resistência bacteriana as drogas antimicrobianas Resistência bacteriana as drogas antimicrobianas Variação permanente resultante de Mutação tempo 1. População de uma bactéria em processo de multiplicação minutos, horas, dias, meses 5. Os mutantes continuam

Leia mais

ABORDAGEM FITOQUÍMICA E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE PLANTAS DO PANTANAL MATO GROSSO DO SUL

ABORDAGEM FITOQUÍMICA E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE PLANTAS DO PANTANAL MATO GROSSO DO SUL ABORDAGEM FITOQUÍMICA E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE PLANTAS DO PANTANAL MATO GROSSO DO SUL Adriana Oliveira de Sousa (PIBIC/CNPq-UNIDERP), e-mail: adrianadrica77@gmail.com. Rosemary Matias

Leia mais

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DOS DECOCTOS DE Spondias mombin e Mimosa tenuiflora RESUMO

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DOS DECOCTOS DE Spondias mombin e Mimosa tenuiflora RESUMO AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DOS DECOCTOS DE Spondias mombin e Mimosa tenuiflora Alanna Oliveira Cortez¹; Manoel Marcelino da Silva²; Caio Sérgio Santos³; Francisco Marlon Carneiro Feijó 4 ¹Universidade

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DOS EXTRATOS HIDROALCOÓLICO E ALCOÓLICO DE Eugenia uniflora L. COMO AGENTE ANTIBACTERIANO

A UTILIZAÇÃO DOS EXTRATOS HIDROALCOÓLICO E ALCOÓLICO DE Eugenia uniflora L. COMO AGENTE ANTIBACTERIANO A UTILIZAÇÃO DOS EXTRATOS HIDROALCOÓLICO E ALCOÓLICO DE Eugenia uniflora L. COMO AGENTE ANTIBACTERIANO Alexandre Tourino MENDONÇA 1 Amanda Rosa CARVALHO 2 Maristela Costa FERREIRA 3 Maurício Cezar RESENDE

Leia mais

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO ÓLEO E EXTRATOS DE PINUS PINASTER SOBRE STREPTOCOCCUS SP

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO ÓLEO E EXTRATOS DE PINUS PINASTER SOBRE STREPTOCOCCUS SP AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO ÓLEO E EXTRATOS DE PINUS PINASTER SOBRE STREPTOCOCCUS SP Ellen Bernardi, Giancarlo Melchior do Prado, Sandra Inês Agnes (Orientador/UNICS), e-mail pequena_don@hotmail.com

Leia mais

ESTUDO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO EXTRATO DE FOLHAS DE LOURO (LAURUS NOBILIS L) EM BACTÉRIAS CAUSADORAS DE TOXINFECÇÃO ALIMENTAR

ESTUDO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO EXTRATO DE FOLHAS DE LOURO (LAURUS NOBILIS L) EM BACTÉRIAS CAUSADORAS DE TOXINFECÇÃO ALIMENTAR ESTUDO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO EXTRATO DE FOLHAS DE LOURO (LAURUS NOBILIS L) EM BACTÉRIAS CAUSADORAS DE TOXINFECÇÃO ALIMENTAR Santos, D. D. M. dos 1 ; Coelho, A. F. S. 2 1 Aluna do Curso de Engenharia

Leia mais

AVALIAÇÃO in vitro DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO ÓLEO ESSENCIAL DE ALECRIM-PIMENTA (Lippia sidoides Cham.)

AVALIAÇÃO in vitro DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO ÓLEO ESSENCIAL DE ALECRIM-PIMENTA (Lippia sidoides Cham.) AVALIAÇÃO in vitro DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO ÓLEO ESSENCIAL DE ALECRIM-PIMENTA (Lippia sidoides Cham.) J. M. S. Araujo 1*, A.F. Blank 2, L.C.L.A. Santana 1 1-Programa de Pós-Graduação em Ciência e

Leia mais

Anais do Conic-Semesp. Volume 1, Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN

Anais do Conic-Semesp. Volume 1, Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA IN VITRO DOS EXTRATOS HIDROALCÓOLICO DE CYMBOPOGON CITRATUS,

Leia mais

ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DOS EXTRATOS DAS SEMENTES DE GRANADILLA (Passiflora ligularis)

ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DOS EXTRATOS DAS SEMENTES DE GRANADILLA (Passiflora ligularis) ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DOS EXTRATOS DAS SEMENTES DE GRANADILLA (Passiflora ligularis) T. R. J. Santos 1*, L. C. L. A. Santana 1 1- Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos- Laboratório

Leia mais

DIÁRIO DE BORDO. Título do projeto: Efeito da UV em CSB como medida de biossegurança. Código do projeto: 378

DIÁRIO DE BORDO. Título do projeto: Efeito da UV em CSB como medida de biossegurança. Código do projeto: 378 DIÁRIO DE BORDO Título do projeto: Efeito da UV em CSB como medida de biossegurança. Código do projeto: 378 A pesquisa intitulada Efeito da UV em CSB como medida de biossegurança teve como objetivo avaliar

Leia mais

Eficácia Antimicrobiana do extrato de Psidium guajava, no controle de periodontopatógenos em Labradores, Alegre- ES.

Eficácia Antimicrobiana do extrato de Psidium guajava, no controle de periodontopatógenos em Labradores, Alegre- ES. 1 Eficácia Antimicrobiana do extrato de Psidium guajava, no controle de periodontopatógenos em Labradores, Alegre- ES. Antimicrobial efficacy of the extract of Psidium guajava, in the control of periodontium

Leia mais

Fighting bacteria using selective drugs for membranes

Fighting bacteria using selective drugs for membranes Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências Departamento de Química e Bioquímica Fighting bacteria using selective drugs for membranes Versão Pública Susana Filipa Almeida Dias Dissertação Mestrado em

Leia mais

TÍTULO: PERFIL ANTIMICROBIANO DE EXTRATOS HIDROALCOÓLICO DE PLANTAS NATIVAS NO CONTROLE DE BACTÉRIAS PATOGÊNICAS

TÍTULO: PERFIL ANTIMICROBIANO DE EXTRATOS HIDROALCOÓLICO DE PLANTAS NATIVAS NO CONTROLE DE BACTÉRIAS PATOGÊNICAS TÍTULO: PERFIL ANTIMICROBIANO DE EXTRATOS HIDROALCOÓLICO DE PLANTAS NATIVAS NO CONTROLE DE BACTÉRIAS PATOGÊNICAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA VETERINÁRIA INSTITUIÇÃO:

Leia mais

Wilma Raianny Vieira da Rocha (1); Harley da Silva Alves (2); Luanne Eugênia Nunes (3); Raïssa Mayer Ramalho Catão (4)

Wilma Raianny Vieira da Rocha (1); Harley da Silva Alves (2); Luanne Eugênia Nunes (3); Raïssa Mayer Ramalho Catão (4) ATIVIDADE ANTIBACTERIANA E EFEITO INTERATIVO in vitro DE EXTRATOS E FASES PARTICIONADAS DE Piper montealegreanum YUNCKER FRENTE A MICRO-ORGANISMOS GRAM-NEGATIVOS Wilma Raianny Vieira da Rocha (1); Harley

Leia mais

TÍTULO: PERFIL ANTIMICROBIANO DE EXTRATOS HIDROALCOÓLICO DE PLANTAS NATIVAS E EXÓTICAS NO CONTROLE DE ASPERGILLUS NIGER

TÍTULO: PERFIL ANTIMICROBIANO DE EXTRATOS HIDROALCOÓLICO DE PLANTAS NATIVAS E EXÓTICAS NO CONTROLE DE ASPERGILLUS NIGER TÍTULO: PERFIL ANTIMICROBIANO DE EXTRATOS HIDROALCOÓLICO DE PLANTAS NATIVAS E EXÓTICAS NO CONTROLE DE ASPERGILLUS NIGER CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA VETERINÁRIA

Leia mais

EMERGÊNCIA DE Salmonella RESISTENTE A QUINOLONAS NO ESTADO DE SÃO PAULO

EMERGÊNCIA DE Salmonella RESISTENTE A QUINOLONAS NO ESTADO DE SÃO PAULO EMERGÊNCIA DE Salmonella RESISTENTE A QUINOLONAS NO ESTADO DE SÃO PAULO Monique Ribeiro Tiba*, Josefa Maria Lopez da Silva, Carolina Amorim, Carlos Henrique Camargo, Sueli Aparecida Fernandes INSTITUTO

Leia mais

Ana Paula L. de Souza, Aluna do PPG Doenças Infecciosas e Parasitarias (ULBRA);

Ana Paula L. de Souza, Aluna do PPG Doenças Infecciosas e Parasitarias (ULBRA); Anais Expoulbra 20 22 Outubro 2015 Canoas, RS, Brasil ISOLAMENTO DE Pseudomonas spp EM AMOSTRAS DE SWABS OTOLÓGICOS DE PACIENTES DO HOSPITAL VETERINÁRIO ULBRA CANOAS E SEU PERFIL DE SENSIBILIDADE ANTIMICROBIANA

Leia mais

MÚLTIPLA RESISTÊNCIA ANTIMICROBIANA DE BACTÉRIAS ISOLADAS DE MÃO PELADA (Procyon cancrivorus, CUVIER, 1798)

MÚLTIPLA RESISTÊNCIA ANTIMICROBIANA DE BACTÉRIAS ISOLADAS DE MÃO PELADA (Procyon cancrivorus, CUVIER, 1798) 1 MÚLTIPLA RESISTÊNCIA ANTIMICROBIANA DE BACTÉRIAS ISOLADAS DE MÃO PELADA (Procyon cancrivorus, CUVIER, 1798) GIANE HELENITA PONTAROLO 1, MAYSA MOTTA AGOSTINI NUNES EL-KOUBA 1, MARGARETH CRISTINA IAZZETTI

Leia mais

ESTUDO DO EFEITO ANTIMICROBIANO DO EXTRATO BRUTO DAS FOLHAS DE Pereskia aculeata Mill. SOBRE PATÓGENOS BUCAIS

ESTUDO DO EFEITO ANTIMICROBIANO DO EXTRATO BRUTO DAS FOLHAS DE Pereskia aculeata Mill. SOBRE PATÓGENOS BUCAIS ESTUDO DO EFEITO ANTIMICROBIANO DO EXTRATO BRUTO DAS FOLHAS DE Pereskia aculeata Mill. SOBRE PATÓGENOS BUCAIS Ariane Giachini dos Santos 1 ; Bruna Hypolito Garcia 1 ; Claudenice Francisca Providelo Sartor

Leia mais

EFICÁCIA ANTIMICROBIANA DA TINTURA DE JATOBÁ CONTRA A Escherichia coli.

EFICÁCIA ANTIMICROBIANA DA TINTURA DE JATOBÁ CONTRA A Escherichia coli. EFICÁCIA ANTIMICROBIANA DA TINTURA DE JATOBÁ CONTRA A Escherichia coli. Iraneide da Silva Pereira (1); Júlia Beatriz Pereira de Souza (2). Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Centro de Educação

Leia mais

ATIVIDADE SANIFICANTE DO ÓLEO ESSENCIAL DE CYMBOPOGON FLEXUOSOS CONTRA BIOFILMES SIMPLES FORMADOS POR PSEUDOMONAS AERUGINOSA

ATIVIDADE SANIFICANTE DO ÓLEO ESSENCIAL DE CYMBOPOGON FLEXUOSOS CONTRA BIOFILMES SIMPLES FORMADOS POR PSEUDOMONAS AERUGINOSA ATIVIDADE SANIFICANTE DO ÓLEO ESSENCIAL DE CYMBOPOGON FLEXUOSOS CONTRA BIOFILMES SIMPLES FORMADOS POR PSEUDOMONAS AERUGINOSA PENNO, Taciara do Amaral 1 ; SHUCH, Vanessa 1 ; GRIS, Claudia Regina 1 ; SILVEIRA,

Leia mais

Aluna do Curso de Graduação em Medicina Veterinária da UNIJUÍ, bolsista PIBIC/UNIJUÍ; 3

Aluna do Curso de Graduação em Medicina Veterinária da UNIJUÍ, bolsista PIBIC/UNIJUÍ; 3 DETERIMINAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA IN VITRO DO ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA (LAVANDULA DENTATA L.) E MANJERICÃO (OCIMUM BASILICUM L.) SOBRE STAPHYLOCOCCUS AUREUS 1 DETERMINATION OF ANTIMICROBIAL ACTIVITY

Leia mais

RESUMOS DE PROJETOS

RESUMOS DE PROJETOS 181 RESUMOS DE PROJETOS... 182 RESUMOS DE PROJETOS 182 ATIVIDADE ANTIPARASITÁRIA DE BYRSONIMA INTERMEDIA SOBRE FORMAS EPIMASTIGOTAS DE TRYPANOSOMA CRUZI... 183 EFEITO IN VITRO DE INIBIDORES DE PROTEASES

Leia mais

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Atividade antimicrobiana de extratos da Mangabeira (Hancornia speciosa GOMES)

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Atividade antimicrobiana de extratos da Mangabeira (Hancornia speciosa GOMES) PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Atividade antimicrobiana de extratos da Mangabeira (Hancornia speciosa GOMES) Thaís Gomes Carrazza 1 ; Hudson Armando Nunes Canabrava 2 ; Leonardo

Leia mais

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO ENSAIOS BIOLÓGICOS. Teste de Esterilidade pelo método de filtração em membrana.

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO ENSAIOS BIOLÓGICOS. Teste de Esterilidade pelo método de filtração em membrana. ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC 17025 ENSAIO Norma de Origem: NIT-DICLA-016 Folha: 1 Total de Folhas: 5 RAZÃO SOCIAL/DESIGNAÇÃO DO LABORATÓRIO BCQ CONSULTORIA E QUALIDADE SOCIEDADE SIMPLES LTDA.

Leia mais

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS TÍTULO: AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA PÓS DESINFECÇÃO DE ENDOSCÓPIOS E COLONOSCÓPIOS DE UM HOSPITAL DA CIDADE DE SÃO PAULO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: BIOMEDICINA INSTITUIÇÃO:

Leia mais

atividade antimicrobiana do JaMbolão ( SyzygIuM CuMInI

atividade antimicrobiana do JaMbolão ( SyzygIuM CuMInI ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO JAMBOLÃO (Syzygium cumini), ATRAVÉS DA TÉCNICA DE DIFUSÃO EM AGAR Mariana Luiza Silva de LIMA ¹* Paula Maria BARCELLOS ¹ Rafaela de Oliveira JUNQUEIRA¹ Gilmárcio Zimmermann

Leia mais

AVALIAÇÃO DO IMPACTO DE DIFERENTES MÉTODOS DE SECAGEM DE ERVAS AROMÁTICAS NO POTENCIAL ANTIOXIDANTE

AVALIAÇÃO DO IMPACTO DE DIFERENTES MÉTODOS DE SECAGEM DE ERVAS AROMÁTICAS NO POTENCIAL ANTIOXIDANTE AVALIAÇÃO DO IMPACTO DE DIFERENTES MÉTODOS DE SECAGEM DE ERVAS AROMÁTICAS NO POTENCIAL ANTIOXIDANTE Nádia Rodrigues Sena 1 Fernando Henrique Veloso² 1 Universidade Federal de Alfenas/Instituto de Ciências

Leia mais

Avalição do efeito genotóxico do extrato aquoso de sementes e da casca de Bowdichia virgilioides kunth. Em teste de Allium cepa L.

Avalição do efeito genotóxico do extrato aquoso de sementes e da casca de Bowdichia virgilioides kunth. Em teste de Allium cepa L. Avalição do efeito genotóxico do extrato aquoso de sementes e da casca de Bowdichia virgilioides kunth. Em teste de Allium cepa L. Bruna Stefhane Santos¹* (IC), Anne Martins Silva¹ (IC), Aparecido Alves

Leia mais

AVALIAÇÃO ANTIMICROBIANA DE DIVERSAS SUBSTÂNCIAS UTILIZADAS NA DESINFECÇÃO DE SUPERFÍCIE

AVALIAÇÃO ANTIMICROBIANA DE DIVERSAS SUBSTÂNCIAS UTILIZADAS NA DESINFECÇÃO DE SUPERFÍCIE AVALIAÇÃO ANTIMICROBIANA DE DIVERSAS SUBSTÂNCIAS UTILIZADAS NA DESINFECÇÃO DE SUPERFÍCIE ANTIMICROBIAL EVALUATION OF SEVERAL SUBTANCES USED IN SURFACE DISINFECTION Silvane Nascimento e Silva 1 Emilio Carlos

Leia mais

ENUMERAÇÃO DE BACTÉRIAS LÁCTICAS DE LEITES FERMENTADOS COMERCIALIZADOS EM VIÇOSA, MG

ENUMERAÇÃO DE BACTÉRIAS LÁCTICAS DE LEITES FERMENTADOS COMERCIALIZADOS EM VIÇOSA, MG 171 ENUMERAÇÃO DE BACTÉRIAS LÁCTICAS DE LEITES FERMENTADOS COMERCIALIZADOS EM VIÇOSA, MG Natália Parma Augusto de Castilho 1, Adriano França da Cunha 2, Felício Alves Motta 1, Eduardo Nogueira Fernandes

Leia mais

Pesquisa de bioativos com atividade antimicrobiana nos extratos hidroetanólicos do fruto, folha e casca de caule do Zizyphus joazeiro mart

Pesquisa de bioativos com atividade antimicrobiana nos extratos hidroetanólicos do fruto, folha e casca de caule do Zizyphus joazeiro mart doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2012.102.4351 Pesquisa de bioativos com atividade antimicrobiana nos extratos hidroetanólicos do fruto, folha e casca de caule do Zizyphus joazeiro mart Maria do Socorro

Leia mais

PERFIL DE RESISTÊNCIA ANTIMICROBIANA DE Escherichia coli ISOLADA DA CARNE DE FRANGO COMERCIALIZADA EM MERCADOS PÚBLICOS MARANHENSES

PERFIL DE RESISTÊNCIA ANTIMICROBIANA DE Escherichia coli ISOLADA DA CARNE DE FRANGO COMERCIALIZADA EM MERCADOS PÚBLICOS MARANHENSES PERFIL DE RESISTÊNCIA ANTIMICROBIANA DE Escherichia coli ISOLADA DA CARNE DE FRANGO COMERCIALIZADA EM MERCADOS PÚBLICOS MARANHENSES GILCIMARA DA SILVA TAVARES 1, REJEANA MÁRCIA SANTOS LIMA 2, DANIELA AGUIAR

Leia mais

de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia Anais do I Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia ATIVIDADE ANTIBACTERIANA IN VITRO DO BARBATIMÃO E DA MANGABEIRA CONTRA BACTÉRIAS RELACIONADAS ÀS INFECÇÕES DO TRATO

Leia mais

TÍTULO: AVALIAÇÃO DO PODER INIBITORIO DO BRONZE FRENTE À LEVEDURA SACCHAROMYCES CEREVISIAE

TÍTULO: AVALIAÇÃO DO PODER INIBITORIO DO BRONZE FRENTE À LEVEDURA SACCHAROMYCES CEREVISIAE 16 TÍTULO: AVALIAÇÃO DO PODER INIBITORIO DO BRONZE FRENTE À LEVEDURA SACCHAROMYCES CEREVISIAE CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE TECNOLOGIA

Leia mais

ESTUDO DO EFEITO ANTIMICROBIANO DO EXTRATO DA GOIABEIRA (Psidium guajava LINN) SOBRE STAPHYLOCOCCUS AUREUS MULTIRRESISTENTES

ESTUDO DO EFEITO ANTIMICROBIANO DO EXTRATO DA GOIABEIRA (Psidium guajava LINN) SOBRE STAPHYLOCOCCUS AUREUS MULTIRRESISTENTES AGROPECUÁRIA CIENTÍFICA NO SEMI-ÁRIDO ISSN 1808-6845 ESTUDO DO EFEITO ANTIMICROBIANO DO EXTRATO DA GOIABEIRA (Psidium guajava LINN) SOBRE STAPHYLOCOCCUS AUREUS MULTIRRESISTENTES Rodrigo Rafael Maia PIBIC,

Leia mais

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS TÍTULO: MICROBIOTA EM MATA ATLÂNTICA DA PRAIA GRANDE CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: BIOMEDICINA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

Leia mais

ESTUDO FITOQUÍMICO E ATIVIDADE ANTIBACTERIANA de extratos de FOLHAS DE Acanthospermum australe (LOERFL.) KUNTZE

ESTUDO FITOQUÍMICO E ATIVIDADE ANTIBACTERIANA de extratos de FOLHAS DE Acanthospermum australe (LOERFL.) KUNTZE ESTUDO FITOQUÍMICO E ATIVIDADE ANTIBACTERIANA de extratos de FOLHAS DE Acanthospermum australe (LOERFL.) KUNTZE André Fazolo Bonella 1, Vinicius Dornellas Natalli 1, Luciana de Matos Camizão 2, Flávio

Leia mais

Atividade Antimicrobiana Do Extrato de Açoita-cavalo (Luehea sp.)

Atividade Antimicrobiana Do Extrato de Açoita-cavalo (Luehea sp.) Atividade Antimicrobiana Do Extrato de Açoita-cavalo (Luehea sp.) Activity Antimicrobiana Of The Extract of Açoita-cavalo (Luehea sp.) MONTOVANI, P.A.B.; GONÇALVES JÚNIOR, A.C.;MORAES,A. ; FIORENTINI,

Leia mais

PROPRIEDADES ANTIOXIDANTES E ANTIMICROBIANAS DOS FRUTOS DA AROEIRA (Schinus terebenthifolius Raddi).

PROPRIEDADES ANTIOXIDANTES E ANTIMICROBIANAS DOS FRUTOS DA AROEIRA (Schinus terebenthifolius Raddi). CLÁUDIA HELENA DEGÁSPARI PROPRIEDADES ANTIOXIDANTES E ANTIMICROBIANAS DOS FRUTOS DA AROEIRA (Schinus terebenthifolius Raddi). Tese apresentada ao Curso de Pós Graduação ao nível de Doutorado para o Programa

Leia mais

DO EFEITO ANTIMICROBIANO DO ÓLEO ESSENCIAL DE

DO EFEITO ANTIMICROBIANO DO ÓLEO ESSENCIAL DE AVALIAÇÃO in vitro DO EFEITO ANTIMICROBIANO DO ÓLEO ESSENCIAL DE Origanum vulgare FRENTE À Staphylococcus aureus E POTENCIAL USO COMO CONSERVANTE DE ALIMENTOS M.E.T. Silva 1, K.P.S. Corrêa 1, L.F. Moreira

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DOS COMPOSTOS FENÓLICOS E DETERMINAÇÃO DO POTENCIAL ANTIMICROBIANO, ANTIOXIDANTE E ANTIFÚNGICO DOS EXTRATOS DE FOLHAS E FLORES DE

IDENTIFICAÇÃO DOS COMPOSTOS FENÓLICOS E DETERMINAÇÃO DO POTENCIAL ANTIMICROBIANO, ANTIOXIDANTE E ANTIFÚNGICO DOS EXTRATOS DE FOLHAS E FLORES DE IDENTIFICAÇÃO DOS COMPOSTOS FENÓLICOS E DETERMINAÇÃO DO POTENCIAL ANTIMICROBIANO, ANTIOXIDANTE E ANTIFÚNGICO DOS EXTRATOS DE FOLHAS E FLORES DE Allamanda cathartica L. Henriquy Aguiar Coelho 1 ; Luiz Henrique

Leia mais

RELATÓRIO S0BRE A PESQUISA DAS ACTIVIDADES ANTI-BACTERIAIS E ANTI- FÚNGICAS DA PREPARAÇÃO "Herba Sept Strong"

RELATÓRIO S0BRE A PESQUISA DAS ACTIVIDADES ANTI-BACTERIAIS E ANTI- FÚNGICAS DA PREPARAÇÃO Herba Sept Strong Instituto de Pesquisas Biológica "Sinisa Stankovic" Universidade em Belgrado Bul. despota Stefana 142 Diretor; 011-2078-399 Tel: 011-2078-300 Fax: 011-2078-433 www.ibiss.bg.ac.rs No. 01-318_ INSTITUTE

Leia mais

ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE MÉIS COMERCIALIZADOS NA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS - PARANÁ

ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE MÉIS COMERCIALIZADOS NA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS - PARANÁ 48 ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE MÉIS COMERCIALIZADOS NA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS - PARANÁ ANTIMICROBIAL ACTIVITY OF MARKETED HONEYS FROM REGION OF CAMPOS GERAIS - PARANÁ BORSATO, Débora Maria 1, CRUZ, Michele

Leia mais

ESTUDO DO POTENCIAL ANTIOXIDANTE E ANTIMICROBIANO DE EXTRATO NATURAL DE FOLHAS DE OLIVEIRA EM VEGETAIS (VMP s)

ESTUDO DO POTENCIAL ANTIOXIDANTE E ANTIMICROBIANO DE EXTRATO NATURAL DE FOLHAS DE OLIVEIRA EM VEGETAIS (VMP s) ESTUDO DO POTENCIAL ANTIOXIDANTE E ANTIMICROBIANO DE EXTRATO NATURAL DE FOLHAS DE OLIVEIRA EM VEGETAIS (VMP s) Rauschkolb, Jean 1 ; Dacroce, Dorli 2 ; Dalla Rosa, Andréia 1 ; Fronza, Nei 1, Vargas Junior,

Leia mais

Tecnologia de Bioprocesso e Biotecnologia. Uso do hipoclorito de sódio como agente antimicrobiano nas escovas de dente

Tecnologia de Bioprocesso e Biotecnologia. Uso do hipoclorito de sódio como agente antimicrobiano nas escovas de dente Tecnologia de Bioprocesso e Biotecnologia Uso do hipoclorito de sódio como agente antimicrobiano nas escovas de dente Fernanda Piccinin Soares Orientador Carlos Barbosa INTRODUÇÃO Foi descoberta, após

Leia mais