A distribuição de notas por questão do exame de mestrado, em geral, foi mais assimétrica:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A distribuição de notas por questão do exame de mestrado, em geral, foi mais assimétrica:"

Transcrição

1 O edital de seleção de 2015 seguiu os moldes dos outros dois editais anteriores. A bibliografia recomendada para a prova do mestrado seguiu sendo um livro de Ecologia geral em nível de graduação. Para a prova do doutorado, novamente as questões foram basadas em artigos publicados em revistas da área de Biodiversidade. Neste ano porém, não foi permitido consultar os artigos durante a prova. Nesta 3a seleção, houve grande procura pelos orientadores do PPG. Vinte e sete candidatos se inscreveram para o mestrado e 20 para o doutorado. Dois candidatos não compareceram ao local de prova e dois não obtiveram nota mínima na prova de inglês. A prova de mestrado foi composta por 6 questões (veja cópia da prova no final do texto). Os candidatos podiam escolher 5 questões para serem respondidas cada uma com valor máximo de 2 pontos. A prova do doutorado foi composta por 4 questões, cada uma com valor máximo igual a 2.5 pontos. No exame de mestrado, 9 candidatos (de um total de 24; taxa de aprovação igual a 37.5%) obtiveram nota igual ou superior a 5 no exame de Ecologia e foram aprovados. A média das notas finais foi ingual a 4 e a mediana igual a 4.1. A distribuição das notas segue uma distribuição normal (Shapiro-Wilk W=0.9, P=0.45), o que, apesar do N baixo, sugere uma prova com nível de dificuldade médio. A distribuição de notas por questão do exame de mestrado, em geral, foi mais assimétrica:

2 No exame de doutorado, 15 candidatos (de um total de 19; taxa de aprovação igual a 79%) obtiveram nota igual ou superior a 5 no exame de Ecologia e foram aprovados. A média das notas finais foi ingual a 5.85 e a mediana igual a 6.2. A distribuição das notas também segue uma distribuição normal (Shapiro-Wilk W=0.93, P=0.19). A distribuição de notas por questão do exame de doutorado, foi mais simétrica e com valores de média similares:

3 Nível Mestrado ATENÇÃO! Instruções para realização da prova de Mestrado a) Deixe todos os seus objetos pessoais aos cuidados dos fiscais de prova b) Não inicie a prova antes de autorizado c) A prova terá duração máxima de 4 horas, a partir da autorização de início d) Não é permitido nenhum tipo de consulta, seja material impresso, eletrônico ou a outras pessoas e) Não identifique nenhuma das folhas com pelo seu nome ou qualquer número de identidade f) Escolha apenas CINCO questões para serem respondidas

4 Nível Mestrado Questão 1 A teoria da evolução por seleção natural é uma teoria ecológica. Ela foi primeiramente elaborada por Charles Darwin em 1859 e publicada em seu famoso livro A Origem das Espécies por Meio da Seleção Natural ou a Preservação de Raças Favorecidas na Luta pela Vida. Esta teoria baseia-se em uma serie de proposições: a) Quais são estas proposições? b) Como a seleção natural atua na evolução das espécies? c) O que é adaptação evolutiva?

5 Nível Mestrado Questão 2 Como você faria o delineamento de um experimento para testar a existência de cascata trófica (um controle top-down) em um sistema composto por lagartos predadores, insetos herbívoros e plantas? Especificamente, qual seria o delineamento experimental (não poupe detalhes), o que você mediria sobre o sistema e o que você esperaria encontrar se a cascata trófica estiver operando?

6 Nível Mestrado Questão 3 Em 1975, Murdoch e colaboradores fizeram um experimento com lebistes variando a abundância relativa dos recursos alimentares oferecidos. A figura abaixo mostra os resultados relativos a um dos recursos oligoquetas da família Tubificidae em que a proporção do recurso encontrada na dieta do peixe (eixo y) variou em função da proporção do recurso disponível (eixo x). A curva contínua foi ajustada aos dados do experimento (pontos), enquanto que a reta tracejada representa o padrão esperado caso os peixes se alimentassem oportunisticamente. O que podemos observar é que o consumo foi desproporcionalmente menor do que o esperado quando a abundância do recurso era baixa e desproporcionalmente maior do que o esperado quando a abundância do recurso era alta. Explique um possível mecanismo que poderia explicar este tipo de comportamento alimentar na natureza.

7 Nível Mestrado Questão 4 Padrões existentes em comunidades podem moldar severamente o funcionamento dos ecossistemas, afetando especialmente a produtividade primária bruta. Baseado na figura abaixo, discuta a importância da riqueza das espécies na produção primária bruta e estruturação dos ecossistemas.

8 Nível Mestrado Questão 5 A figura abaixo mostra e a relação entre biomassa e produtividade primária líquida (NPP Net Primary Productivity em inglês) em diferentes ecossistemas do planeta. Por que a NPP em áreas de cultivo (CL) é equivalente à de áreas de savana (S, WS) e até de mesmo de alguns tipos de floresta (BF, TDF) embora CL tenha uma biomassa consideravelmente menor que esses outros ecossistemas? Dica: pense na distribuição da biomassa nas várias partes de um ecossistema (raízes, troncos, galhos, folhas, serapilheira, etc).

9 Nível Mestrado Questão 6 A competição é um importante fator determinante da dinâmica populacional. Os indivíduos podem competir entre si por recursos numa população (competição intraespecífica) ou competir com indivíduos de outra espécie (competição interespecífica). Tendo em vista os modelos de competição de Lotka-Volterra: a) Aponte as equações utilizadas para compreender o modelo de competição intraespecífico e interespecífico, explicando cada parâmetro. Explique as diferenças básicas entre o modelo de competição inter- e intraespecífica b) Por que a taxa de crescimento populacional é igual a zero quando duas espécies competidoras estão em equilíbrio?

10 Nível Doutorado ATENÇÃO! Instruções para realização da prova de Doutorado a) Deixe todos os seus objetos pessoais aos cuidados dos fiscais de prova b) Não inicie a prova antes de autorizado c) A prova terá duração máxima de 4 horas, a partir da autorização de início d) Não é permitido nenhum tipo de consulta, seja material impresso, eletrônico ou a outras pessoas e) Não identifique nenhuma das folhas com pelo seu nome ou qualquer número de identidade

11 Nível Doutorado Questão 1 Texto: Arnegard, Matthew E., et al. "Genetics of ecological divergence during speciation." Nature (2014). Populações expostas a ambientes contrastantes geralmente se toram fenotipicamente diferenciadas e podem se dividir em espécies isoladas reprodutivamente. Com base no artigo de Arnegard et al. 2014, responda: a) Quais foram os objetivos deste trabalho? b) Descrevas a metodologia utilizada para a obtenção das amostras analisadas no trabalho. c) Qual foi o(s) principal(is) achado(s) deste estudo?

12 Nível Doutorado Questão 2 Texto: Dornelas, Maria, et al. "Assemblage time series reveal biodiversity change but not systematic loss." Science (2014): a) Defina diversidade alfa e beta no espaço e no tempo. Você concorda que a diversidade beta pode ser uma medida mais informativa que a alfa em estudos sobre efeito de mudanças climáticas e de perda de habitat sobre a biodiversidade? Explique. b) Imagine duas áreas quaisquer dentre as usadas por Dornelas et al. (2014), cada uma delas com 30 espécies. Em que condições a diversidade beta entre essas áreas seria alta e em que condições seria baixa? c) Dornelas et al. (2014) encontraram, surpreendentemente, que não há mudança no número de espécies ao longo do tempo quando se considera a relação global, isto é, todos os conjuntos de dados simultaneamente. Entretanto, os autores demonstraram que em regiões temperadas houve um aumento na diversidade alfa. Como você explicaria esses resultados considerando também que houve diminuição da similaridade de Jaccard ao longo do tempo na escala global?

13 Nível Doutorado Questão 3 Texto: Godoy, Oscar, Nathan JB Kraft, and Jonathan M. Levine. "Phylogenetic relatedness and the determinants of competitive outcomes." Ecology letters (2014). a) Segundo Darwin, devemos esperar que espécies mais distantes filogeneticamente tenham maior facilidade em coexistir localmente do que espécies mais próximas. Explique essa hipótese, se possível, com exemplos. b) Qual foi o principal problema investigado por Godoy et al. (2014) em seu artigo Phylogenetic relatedness and the determinants of competitive outcomes? E as suas principais conclusões? c) A figura abaixo, retirada de Godoy et al. (2014), demonstra a estrutura filogenética da habilidade competitiva das espécies analisadas. As melhores competidoras estão agrupadas entre os clados que incluem Plantago erecta e Hemizonia congesta. Cite um par de espécies em que você esperaria exclusão competitiva de uma das espécies e explique por que. O que deveria acontecer para que este mesmo par que você citou pudesse coexistir? UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Nível Doutorado

14 Questão 4 Texto: Miller, Adam D., Stephen H. Roxburgh, and Katriona Shea. "How frequency and intensity shape diversity disturbance relationships." Proceedings of the National Academy of Sciences (2011). a) Represente graficamente a hipótese do distúrbio intermediário. b) Qual o papel atribuído à competição interespecífica na hipótese do distúrbio intermediário? c) Por que a taxa de crescimento populacional é um parâmetro importante no modelo proposto no trabalho? d) De que forma intensidade e freqüência do distúrbio interagem entre si para determinar a diversidade de espécies em uma dada comunidade?

Universidade Federal de Goiás Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução. Prova de Seleção 2012 ATENÇÃO!

Universidade Federal de Goiás Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução. Prova de Seleção 2012 ATENÇÃO! Universidade Federal de Goiás Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução Prova de Seleção 2012 ATENÇÃO! Instruções para realização da prova a) Deixe todos os seus

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE Processo seletivo PPGECB - 2013 Prova de conhecimentos em Ecologia e Evolução CPF do candidato: MS ( ) DR ( ) Instruções para a prova: 1) Não coloque NOME nas folhas de prova em hipótese alguma. Sua única

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS Processo Seletivo 2017 MESTRADO. Nome:... Assinatura:...

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS Processo Seletivo 2017 MESTRADO. Nome:... Assinatura:... Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical -PPGBIO Mestrado e Doutorado UNIFAP / EMBRAPA-AP / IEPA / CI -BRASIL PROVA DE

Leia mais

Universidade Federal de Goiás Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução. Prova de Seleção 2012 ATENÇÃO!

Universidade Federal de Goiás Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução. Prova de Seleção 2012 ATENÇÃO! Universidade Federal de Goiás Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução Prova de Seleção 2012 ATENÇÃO! Instruções para realização da prova a) Deixe todos os seus

Leia mais

Exame de Ingresso no Doutorado Programa de Pós-graduação em Ecologia - USP

Exame de Ingresso no Doutorado Programa de Pós-graduação em Ecologia - USP Exame de Ingresso no Doutorado Programa de Pós-graduação em Ecologia - USP Antes de iniciar a prova, leia atentamente as instruções abaixo e também todas as questões. Instruções gerais: 1. A prova tem

Leia mais

SELEÇÃO DE MESTRADO 2014

SELEÇÃO DE MESTRADO 2014 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E EVOLUÇÃO INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCANTARA GOMES/UERJ PROVA ESPECÍFICA ECOLOGIA E EVOLUÇÃO SELEÇÃO DE MESTRADO 2014 A PROVA POSSUI ONZE QUESTÕES. CADA UMA

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA PPGE/UFRJ. Seleção de Ingressos nos Cursos de Mestrado e Doutorado 2011/1. Prova de Ecologia

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA PPGE/UFRJ. Seleção de Ingressos nos Cursos de Mestrado e Doutorado 2011/1. Prova de Ecologia PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA PPGE/UFRJ Seleção de Ingressos nos Cursos de Mestrado e Doutorado 2011/1 Prova de Ecologia Instruções Gerais: 1) Assinale a lista de presença; 2) Identifique TODAS

Leia mais

Biodiversidade: Conceitos gerais e estudos sobre a coexistência

Biodiversidade: Conceitos gerais e estudos sobre a coexistência Biodiversidade: Conceitos gerais e estudos sobre a coexistência Por que a diversidade biológica é tão alta em florestas tropicais? Uma visão pessoal e uma experiência pessoal Biodiversidade alta significa

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ECOLOGIA Rua do Matão - Travessa 14 nº 321 - CEP 558-9 Cidade Universitária - São Paulo - Brasil http://www.ib.usp.br Instruções Gerais: 1) Responda às questões

Leia mais

Competição e neutralidade

Competição e neutralidade 1 Competição e neutralidade Paulo R. Guimarães Jr (Miúdo) www.guimaraes.bio.br Os quatro processos fundamentais: 1. Seleção 2. Dispersão 3. Deriva ecológica 4. Especiação Competição interespecífica

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA COMPETIÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA COMPETIÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA Disciplina: BIE 5786 Ecologia de Populações Aluno: Santiago Montealegre Quijano Modelo em Tempo Discreto COMPETIÇÃO

Leia mais

Ecologia de ecossistemas: aula de revisão

Ecologia de ecossistemas: aula de revisão Ecologia de ecossistemas: aula de revisão Profa. Mariana Bender Departamento de Ecologia e Evolução Laboratório de Macroecologia e Conservação Marinha O QUE SÃO ECOSSISTEMAS? energia matéria O QUE SÃO

Leia mais

Aula 7 PRODUTIVIDADE DOS ECOSSISTEMAS

Aula 7 PRODUTIVIDADE DOS ECOSSISTEMAS PRODUTIVIDADE DOS ECOSSISTEMAS Aula 7 META Apresentar produtividade primária nos ecossistemas terrestres, os fatores limitantes da produtividade e os padrões de produção primária nos ecossistemas aquáticos.

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre. Processo de Seleção de Mestrado 2015 Questões Gerais de Ecologia

Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre. Processo de Seleção de Mestrado 2015 Questões Gerais de Ecologia Questões Gerais de Ecologia a. Leia atentamente as questões e responda apenas 3 (três) delas. identidade (RG) e o número da questão. 1. Como a teoria de nicho pode ser aplicada à Biologia da Conservação?

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE A PROVA DISCURSIVA

ORIENTAÇÕES SOBRE A PROVA DISCURSIVA IF SUDESTE MG REITORIA Av. Francisco Bernardino, 165 4º andar Centro 36.013-100 Juiz de Fora MG Telefax: (32) 3257-4100 ORIENTAÇÕES SOBRE A PROVA DISCURSIVA O sorteio do tema da prova discursiva ocorrerá

Leia mais

Metapopulação. Evolução. Espécie chave por Robert Paine (1966) Interações complexas, cascatas tróficas 05/12/2013

Metapopulação. Evolução. Espécie chave por Robert Paine (1966) Interações complexas, cascatas tróficas 05/12/2013 Revisão Geral de Conceitos Ecologia de Populações e Comunidades Metapopulação Interações complexas, cascatas tróficas Conjunto de sub - populações Espécie chave por Robert Paine (1966) É uma espécie que

Leia mais

05/10/ Conceito de Nicho ecológico. Conceito de nicho segundo Joseph Grinnell (1924) Nicho ecológico inclui: Espaço Físico + Organismos

05/10/ Conceito de Nicho ecológico. Conceito de nicho segundo Joseph Grinnell (1924) Nicho ecológico inclui: Espaço Físico + Organismos Unidade 3 - Nicho ecológico e competição; Unidade 3 - Nicho ecológico e competição 3.1 Introdução; 3.2 Conceitos de Nicho ecológico; 3.3 Tipos de nicho ecológico; 3.4 Sobreposição de nichos; 3.5 Nicho

Leia mais

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICA

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICA UNIDADE 7 Ecologia NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICA O estudo da Ecologia é muito abrangente, ele envolve fatores bióticos e abióticos. Fatores bióticos: interação entre os seres vivos, sejam eles da mesma

Leia mais

PROCESSOS HISTÓRICOS E BIOGEOGRÁFICOS

PROCESSOS HISTÓRICOS E BIOGEOGRÁFICOS PROCESSOS HISTÓRICOS E BIOGEOGRÁFICOS PROCESSOS HISTÓRICOS E BIOGEOGRÁFICOS 1. O ECLIPSE DA HISTÓRIA E A BAGUNÇA EM ECOLOGIA DE COMUNIDADES Contingências históricas Lawton 1999, Simberloff 2004 2. O POOL

Leia mais

ECOLOGIA DE POPULAÇÕES AULA 2: COMO ELABORAR SEU RELATÓRIO

ECOLOGIA DE POPULAÇÕES AULA 2: COMO ELABORAR SEU RELATÓRIO ECOLOGIA DE POPULAÇÕES AULA 2: COMO ELABORAR SEU RELATÓRIO ESTRUTURA DO RELATÓRIO QUAIS PARTES DEVEM COMPOR UM RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA? EXEMPLO DE ATIVIDADE PRÁTICA Local: Jardim Botânico da UFSM Disciplina

Leia mais

Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho (UESPI)

Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho (UESPI) Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho (UESPI) Por que um biólogo precisa saber Bioestatística? ou Para que serve a bioestatística na Biologia? Aplicações mais comuns Área de saúde: definição de políticas

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA EXAME DE CONHECIMENTOS EM ECOLOGIA DOUTORADO ECOLOGIA TERRESTRE

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA EXAME DE CONHECIMENTOS EM ECOLOGIA DOUTORADO ECOLOGIA TERRESTRE Instruções 1. Responda às questões de maneira clara, lógica e fundamentada na teoria ecológica. 2. Responda às questões a caneta, nas folhas de resposta fornecidas. 3. A prova está dividida em três partes.

Leia mais

SELEÇÃO DE MESTRADO 2017 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E EVOLUÇÃO INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCANTARA GOMES/UERJ

SELEÇÃO DE MESTRADO 2017 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E EVOLUÇÃO INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCANTARA GOMES/UERJ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E EVOLUÇÃO INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCANTARA GOMES/UERJ PROVA ESPECÍFICA ECOLOGIA E EVOLUÇÃO SELEÇÃO DE MESTRADO 2017 NOME: NÚMERO DE INSCRIÇÃO ASSINATURA: 1)As

Leia mais

SELEÇÃO DE MESTRADO 2013 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E EVOLUÇÃO INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCANTARA GOMES/UERJ

SELEÇÃO DE MESTRADO 2013 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E EVOLUÇÃO INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCANTARA GOMES/UERJ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E EVOLUÇÃO INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCANTARA GOMES/UERJ PROVA ESPECÍFICA ECOLOGIA E EVOLUÇÃO SELEÇÃO DE MESTRADO 2013 NOME: NÚMERO DE INSCRIÇÃO ASSINATURA: BOA

Leia mais

1) Na teia alimentar esquematizada a seguir, identifique o nível trófico das algas, da tartaruga e do jacaré.

1) Na teia alimentar esquematizada a seguir, identifique o nível trófico das algas, da tartaruga e do jacaré. Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 6º Ano E.F. Data: /12/2017 Trabalho Recuperação Professor(a): Gel Matéria: Ciências Valor: 30,0 Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não use corretivo.

Leia mais

BLABLABLABLABLABLA. Blablabla. Blablabla. Blablabla. Blablabla. Blablabla. ERN.702 UFSCar - Marco A.R. Mello

BLABLABLABLABLABLA. Blablabla. Blablabla. Blablabla. Blablabla. Blablabla. ERN.702 UFSCar - Marco A.R. Mello BLABLABLABLABLABLA Blablabla Blablabla Blablabla Blablabla Blablabla ERN.702 UFSCar - Marco A.R. Mello Introdução 1. Os níveis de organização 2. Indivíduos e populações 3. Diversidade: comunidades e ecossistemas

Leia mais

Funções e valores da Biodiversidade. Conservação da Biodiversidade 2017

Funções e valores da Biodiversidade. Conservação da Biodiversidade 2017 Funções e valores da Biodiversidade Conservação da Biodiversidade 2017 Sistemas complexos: partes (subsistemas) + relações = propriedades emergentes s escalas não lineares não são conseqüência das partes

Leia mais

SELEÇÃO DE MESTRADO 2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E EVOLUÇÃO INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCANTARA GOMES/UERJ

SELEÇÃO DE MESTRADO 2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E EVOLUÇÃO INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCANTARA GOMES/UERJ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E EVOLUÇÃO INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCANTARA GOMES/UERJ PROVA ESPECÍFICA ECOLOGIA E EVOLUÇÃO SELEÇÃO DE MESTRADO 2016 NOME: NÚMERO DE INSCRIÇÃO ASSINATURA: BOA

Leia mais

3-0-4 Carga horária: 36 horas Aula prática: N Campus: SA e SBC. Turma: BC&T Turno: Diurno e Quadrimestre: 3º Ano: 2018

3-0-4 Carga horária: 36 horas Aula prática: N Campus: SA e SBC. Turma: BC&T Turno: Diurno e Quadrimestre: 3º Ano: 2018 Código da disciplina: Créditos (T-P-I): Código da turma: Docente(s) responsável(is): Caracterização da disciplina BCL0306-15 Nome da Biodiversidade: Interações entre Organismos e Ambiente disciplina: 3-0-4

Leia mais

PPGECB / IB / UFMT Prova de Seleção para o Curso de Mestrado Turma 2014

PPGECB / IB / UFMT Prova de Seleção para o Curso de Mestrado Turma 2014 PPGECB / IB / UFMT Prova de Seleção para o Curso de Mestrado Turma 2014 Questão 1 A figura abaixo mostra uma árvore filogenética que reflete as relações de parentesco entre alguns animais da ordem Perissodactyla,

Leia mais

SELEÇÃO DE MESTRADO 2018 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E EVOLUÇÃO INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCANTARA GOMES/UERJ

SELEÇÃO DE MESTRADO 2018 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E EVOLUÇÃO INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCANTARA GOMES/UERJ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E EVOLUÇÃO INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCANTARA GOMES/UERJ PROVA ESPECÍFICA ECOLOGIA E EVOLUÇÃO SELEÇÃO DE MESTRADO 2018 NOME: NÚMERO DE INSCRIÇÃO ASSINATURA: Questão

Leia mais

SELEÇÃO DE MESTRADO 2015 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E EVOLUÇÃO INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCANTARA GOMES/UERJ

SELEÇÃO DE MESTRADO 2015 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E EVOLUÇÃO INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCANTARA GOMES/UERJ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E EVOLUÇÃO INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCANTARA GOMES/UERJ PROVA ESPECÍFICA ECOLOGIA E EVOLUÇÃO SELEÇÃO DE MESTRADO 2015 NOME: NÚMERO DE INSCRIÇÃO ASSINATURA: BOA

Leia mais

Ecologia de Populações e Comunidades

Ecologia de Populações e Comunidades Ecologia de Populações e Comunidades Profa. Isabel Belloni Schmidt Dept. Ecologia UnB isabels@unb.br Biogeografia O que é Ecologia? O que é Biogeografia Estudo de padrões de distribuição e abundância de

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Prova escrita de mestrado 10/10/2016

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Prova escrita de mestrado 10/10/2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Prova escrita de mestrado 10/10/2016 Instruções gerais: 1) Responda as questões de maneira clara, lógica e fundamentada

Leia mais

Competição e a estrutura de comunidades

Competição e a estrutura de comunidades 1 Competição e a estrutura de comunidades 1. Interações ecológicas e comunidades 2. Competição: definição, pressupostos e previsões 3. Evidências 4. Quebrando os pressupostos 5. Resumo 6. Para saber mais

Leia mais

Bio. Semana 3. Rubens Oda Alexandre Bandeira (Rebeca Khouri)

Bio. Semana 3. Rubens Oda Alexandre Bandeira (Rebeca Khouri) Semana 3 Rubens Oda Alexandre Bandeira (Rebeca Khouri) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

Leia mais

DIVERSIDADE. Priscila Rosa PGECOL Outubro 2007

DIVERSIDADE. Priscila Rosa PGECOL Outubro 2007 DIVERSIDADE Priscila Rosa PGECOL Outubro 2007 O QUE É DIVERSIDADE? Número de espécies encontradas em uma comunidade -RIQUEZA UNIFORMIDADE medida da distribuição no número de indivíduos entre as espécies

Leia mais

COMPLEXIBILIDADE E ESTABILIDADE DE COMUNIDADES. META Nessa aula é importante aprender sobre o conceito de complexidade e estabilidade de comunidades

COMPLEXIBILIDADE E ESTABILIDADE DE COMUNIDADES. META Nessa aula é importante aprender sobre o conceito de complexidade e estabilidade de comunidades COMPLEXIBILIDADE E ESTABILIDADE DE COMUNIDADES Aula 8 META Nessa aula é importante aprender sobre o conceito de complexidade e estabilidade de comunidades OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá:

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Prova escrita de mestrado 15/10/2015

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Prova escrita de mestrado 15/10/2015 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Prova escrita de mestrado 15/10/2015 Instruções gerais: 1) Responda as questões de maneira clara, lógica e fundamentada

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina BIO131 Ecologia Básica

Programa Analítico de Disciplina BIO131 Ecologia Básica 0 Programa Analítico de Disciplina BIO11 Ecologia Básica Departamento de Biologia Geral - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga

Leia mais

Ecologia. Fluxo de matéria e energia. Prof. Bruno Uchôa

Ecologia. Fluxo de matéria e energia. Prof. Bruno Uchôa Ecologia Fluxo de matéria e energia Prof. Bruno Uchôa Estudo das relações entre os seres vivos, e destes com o meio em que vivem. ECOLOGIA Ernest Haeckel (1869) Oikos = casa Logos = estudo Importância

Leia mais

Biologia. Rubens Oda e Alexandre Bandeira (Hélio Fresta) Ecologia

Biologia. Rubens Oda e Alexandre Bandeira (Hélio Fresta) Ecologia Ecologia Ecologia 1. Uma pequena quantidade da levedura Saccharomyces cerevisae foi inoculada em um tubo de ensaio, contendo meio apropriado. O desenvolvimento dessa cultura está representado no gráfico

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO 1) A ciclomorfose é um fenômeno natural em que indivíduos de uma mesma população apresentam mudanças morfológicas temporalmente cíclicas. Tal fenômeno aparenta ser mais frequente em organismos aquáticos

Leia mais

BIOLOGIA. aula Sucessão ecológica

BIOLOGIA. aula Sucessão ecológica BIOLOGIA aula Sucessão ecológica SUCESSÃO ECOLÓGICA É a sequência de mudanças pelas quais uma comunidade passa ao longo do tempo. É a substituição sequencial de espécies em uma comunidade. Durante esse

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS Processo Seletivo 2016 MESTRADO. Nome:... Assinatura:...

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS Processo Seletivo 2016 MESTRADO. Nome:... Assinatura:... Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical - PPGBIO Mestrado e Doutorado UNIFAP / EMBRAPA-AP / IEPA / CI - BRASIL PROVA

Leia mais

9 o ANO E. FUNDAMENTAL II / Recuperação de Biologia. Ecologia. Prof. Cecil Fazolato

9 o ANO E. FUNDAMENTAL II / Recuperação de Biologia. Ecologia. Prof. Cecil Fazolato 9 o ANO E. FUNDAMENTAL II / 2017 Recuperação de Biologia Ecologia Prof. Cecil Fazolato Recuperação de Biologia Assuntos Fundamentos básicos da Ecologia Fluxo de Energia no Ecossistema Segunda-feira Terça-feira

Leia mais

Are communities saturated? On the relationship between α, β and γ diversity

Are communities saturated? On the relationship between α, β and γ diversity Are communities saturated? On the relationship between α, β and γ diversity Ana Clara Corsi, Mariana Citta Aguiar, Sirlene Rodrigues e Tatiana Orli Milkewitz Sandberg Michel Loreau Ecol. Lett., 3, 73 76.

Leia mais

CORREÇÃO ROTEIRO SUCESSÃO ECOLÓGICA, RELAÇÕES ECOLÓGICAS E DINÂMICA DE POPULAÇÃO APOSTILA 11 PROVA MENSAL 4º. BIMESTRE

CORREÇÃO ROTEIRO SUCESSÃO ECOLÓGICA, RELAÇÕES ECOLÓGICAS E DINÂMICA DE POPULAÇÃO APOSTILA 11 PROVA MENSAL 4º. BIMESTRE CORREÇÃO ROTEIRO SUCESSÃO ECOLÓGICA, RELAÇÕES ECOLÓGICAS E DINÂMICA DE POPULAÇÃO APOSTILA 11 PROVA MENSAL 4º. BIMESTRE 1º. O que podemos entender por sucessão ecológica e quais seus tipos? PROCESSO GRADUAL

Leia mais

Origem, genética e evolução das plantas daninhas

Origem, genética e evolução das plantas daninhas Origem, genética e evolução das plantas daninhas 1. Introdução ü entender as relações das plantas daninhas com o ambiente é importante na escolha das técnicas de manejo na agricultura ü conceitos básicos

Leia mais

Diversidade Biológica e Energia. Anna Kobayashi, Denise Ferreira, José Augusto R. Manhani, Lucas Arantes

Diversidade Biológica e Energia. Anna Kobayashi, Denise Ferreira, José Augusto R. Manhani, Lucas Arantes Diversidade Biológica e Energia Anna Kobayashi, Denise Ferreira, José Augusto R. Manhani, Lucas Arantes Andrew Clarke Kevin J. Gaston Revisão dos estudos que tentam explicar o gradiente latitudinal de

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação Ciências 7 o ano Unidade 2 5 Unidade 2 Nome: Data: 1. As cores das flores e o período do dia em que elas abrem são duas adaptações importantes das plantas e que facilitam a sua

Leia mais

Exame de Ingresso no Doutorado outubro de 2015 Programa de Pós-graduação em Ecologia - USP

Exame de Ingresso no Doutorado outubro de 2015 Programa de Pós-graduação em Ecologia - USP Exame de Ingresso no Doutorado outubro de 2015 Programa de Pós-graduação em Ecologia - USP Código de identificação: Antes de iniciar a prova, leia atentamente as instruções abaixo e também todas as questões.

Leia mais

Exame de Ingresso no Doutorado Programa de Pós-graduação em Ecologia - USP

Exame de Ingresso no Doutorado Programa de Pós-graduação em Ecologia - USP Exame de Ingresso no Doutorado Programa de Pós-graduação em Ecologia - USP Antes de iniciar a prova, leia atentamente estas instruções e todas as questões. Instruções gerais: 1. A prova tem duração máxima

Leia mais

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros ECOLOGIA 1. Definição Ecologia Do grego "oikos", que significa casa, e "logos", estudo. Estudo da distribuição e abundância das diferentes formas de vida

Leia mais

Comunidade é a assembléia de populações de várias espécies que vivem no mesmo lugar.

Comunidade é a assembléia de populações de várias espécies que vivem no mesmo lugar. Comunidade é a assembléia de populações de várias espécies que vivem no mesmo lugar. Interações interespecíficas = relações entre espécies em uma comunidade Exemplos: competição, predação, herbivoria,

Leia mais

Introdução - Ecologia II

Introdução - Ecologia II Introdução - Ecologia II Paulo R. Guimarães Jr (Miúdo) www.guimaraes.bio.br Avisos Avisos 1. Horário, presença e etiqueta Avisos 1. Horário, presença e etiqueta 2. Estrutura do curso : dois blocos (tempo

Leia mais

Exercícios no estilo da prova do dia 08 de Dezembro!!! Wednesday, November 29, 17

Exercícios no estilo da prova do dia 08 de Dezembro!!! Wednesday, November 29, 17 Exercícios no estilo da prova do dia 08 de Dezembro!!! Defina Defina Extinção em massa Defina Extinção em massa Taxas muito elevadas, acima das taxas de fundo (background), com uma grande magnitude, mais

Leia mais

BIOLOGIA PROF(A). MARCUS ALVARENGA

BIOLOGIA PROF(A). MARCUS ALVARENGA BIOLOGIA PROF(A). MARCUS ALVARENGA // QUESTÃO 01 O gráfico abaixo apresenta a curva de crescimento de uma população em função do tempo. // QUESTÃO 01 A curva de potencial biótico (CPB) difere da curva

Leia mais

Pergunta-se: a) Por que a produção primária é maior nas florestas secundárias em relação às florestas primárias?

Pergunta-se: a) Por que a produção primária é maior nas florestas secundárias em relação às florestas primárias? QUESTÃO 1 Um estudo publicado em maio de 2016 na revista Science Advances mostra que as florestas tropicais secundárias podem contribuir para mitigar as mudanças climáticas globais. Um grupo de pesquisadores

Leia mais

PROCESSOS HISTÓRICOS E BIOGEOGRÁFICOS

PROCESSOS HISTÓRICOS E BIOGEOGRÁFICOS PROCESSOS HISTÓRICOS E BIOGEOGRÁFICOS PROCESSOS HISTÓRICOS E BIOGEOGRÁFICOS 1. O ECLIPSE DA HISTÓRIA E A BAGUNÇA EM ECOLOGIA DE COMUNIDADES Contingências históricas Lawton 1999, Simberloff 2004 2. O POOL

Leia mais

Introdução - Ecologia II

Introdução - Ecologia II Introdução - Ecologia II Paulo R. Guimarães Jr (Miúdo) www.guimaraes.bio.br Avisos Avisos 1. Horário, presença e etiqueta Avisos 1. Horário, presença e etiqueta 2. Estrutura do curso : dois blocos Avisos

Leia mais

Projetos Intervales. Modificado de:

Projetos Intervales. Modificado de: Projetos Intervales Modificado de: http://www.geografia.fflch.usp.br/mapas/atlas_intervales/oparque.html 1. Variação da diversidade de aracnídeos ao longo de um gradiente altitudinal no Parque Estadual

Leia mais

Exame de Ingresso no Doutorado Junho de 2015 Programa de Pós-graduação em Ecologia - USP

Exame de Ingresso no Doutorado Junho de 2015 Programa de Pós-graduação em Ecologia - USP Exame de Ingresso no Doutorado Junho de 2015 Programa de Pós-graduação em Ecologia - USP Código de identificação: Antes de iniciar a prova, leia atentamente as instruções abaixo e também todas as questões.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO PROCESSO SELETIVO 2012.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO PROCESSO SELETIVO 2012. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO PROCESSO SELETIVO 2012.2 Instruções: Leia atentamente cada questão antes de respondê-las

Leia mais

Simulado Plus 1. PAULINO, W. R. Biologia Atual. São Paulo: Ática, (SOARES, J.L. Biologia - Volume 3. São Paulo. Ed. Scipione, 2003.

Simulado Plus 1. PAULINO, W. R. Biologia Atual. São Paulo: Ática, (SOARES, J.L. Biologia - Volume 3. São Paulo. Ed. Scipione, 2003. 1. (G1 - cftsc 2008) O conhecimento das cadeias e teias alimentares é fundamental para entendermos o delicado equilíbrio que existe na natureza. Esse conhecimento nos permite propor medidas racionais de

Leia mais

Teias tróficas, complexidade e estabilidade. Profa. Cristina Araujo

Teias tróficas, complexidade e estabilidade. Profa. Cristina Araujo , complexidade e estabilidade Profa. Cristina Araujo Ecólogos entender a organização das comunidades ecológicas; Importante para manejo áreas impactadas e protegidas; Mudanças indesejadas nas comunidades

Leia mais

Questão 01 A figura abaixo ilustra uma célula eucariota. Analise-a e responda:

Questão 01 A figura abaixo ilustra uma célula eucariota. Analise-a e responda: BIOLOGIA (Cada questão desta prova vale até cinco pontos) Questão 01 A figura abaixo ilustra uma célula eucariota. Analise-a e responda: 2 1 a) A estrutura indicada em 1 é formada por microtúbulos, constituintes

Leia mais

ECOLOGIA. Introdução Cadeias alimentares Pirâmides ecológicas

ECOLOGIA. Introdução Cadeias alimentares Pirâmides ecológicas ECOLOGIA Introdução Cadeias alimentares Pirâmides ecológicas Ecologia É a parte da Biologia que estuda as relações dos seres vivos entre si e destes com o meio. O termo, que foi usado pela primeira vez

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO - ANO LETIVO DE 2019/1º SEMESTRE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E EVOLUÇÃO

EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO - ANO LETIVO DE 2019/1º SEMESTRE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E EVOLUÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO - ANO LETIVO DE 2019/1º SEMESTRE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E EVOLUÇÃO A Universidade Federal de São Paulo torna pública a abertura de inscrições

Leia mais

Ecologia. -Sucessão Ecológica -Dinâmica das populações -Magnificação e eutrofização Luciana Ramalho

Ecologia. -Sucessão Ecológica -Dinâmica das populações -Magnificação e eutrofização Luciana Ramalho Ecologia -Sucessão Ecológica -Dinâmica das populações -Magnificação e eutrofização Luciana Ramalho - 2018 Sucessão Ecológica Alteração das comunidades ao longo do tempo Sucessão Ecológica Sequência de

Leia mais

MODELO DE PLANO DE ENSINO FICHA N o 2 (variável)

MODELO DE PLANO DE ENSINO FICHA N o 2 (variável) MODELO DE PLANO DE ENSINO FICHA N o 2 (variável) Disciplina: Ecologia Aplicada Código: TT019 Natureza: ( X ) obrigatória ( ) optativa Semestral ( X ) Anual ( ) Modular ( ) Pré-requisito: Não há Co-requisito:

Leia mais

Modelagem de Ecossistemas TX-770 (2012/01)

Modelagem de Ecossistemas TX-770 (2012/01) (EDITAL) a Lista de Eercícios Prof. Marcelo Risso Errera, Ph.D. Departamento de Engenharia Ambiental tel: (4)336-3030 e-mail: marcelo.errera@yahoo.com.br Modelagem de Ecossistemas TX-770 (202/0) OBJETIVOS:

Leia mais

BIZ0304 Diversidade, História Natural e Conservação de Vertebrados na América do Sul

BIZ0304 Diversidade, História Natural e Conservação de Vertebrados na América do Sul BIZ0304 Diversidade, História Natural e Conservação de Vertebrados na América do Sul Carolina de Seixas Couto Leite Fernanda Riera Paschotto Tatiane Valença Thiago Camargo Corrêa Retomando as ideias abordadas...

Leia mais

BIOLOGIA RASCUNHO. Transfira a versão final para o formulário próprio

BIOLOGIA RASCUNHO. Transfira a versão final para o formulário próprio BIOLOGIA 01) Faça um diagrama da raiz de uma planta angiosperma dicotiledônea, indicando as regiões (zonas) constituintes com suas respectivas funções. 02) No processo evolutivo, existem fatores que tendem

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA - IB- USP

PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA - IB- USP PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA - IB- USP Prova escrita de Mestrado 2014 (13/10/2014) 1 Instruções Gerais: 1) Responda às questões de maneira clara, lógica e fundamentada na teoria ecológica. 2)

Leia mais

Domínio: TERRA UM PLANETA COM VIDA

Domínio: TERRA UM PLANETA COM VIDA SISTEMA TERRA: DA CÉLULA À BIODIVERSIDADE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Planificação

Leia mais

VALOR AMBIENTAL DA BIODIVERSIDADE

VALOR AMBIENTAL DA BIODIVERSIDADE VALOR AMBIENTAL DA BIODIVERSIDADE BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO Estudo científico de como preservar a diversidade da vida. # Análise das causas de ameaça e extinção. # Produção de medidas que visem preservar

Leia mais

BIOLOGIA - MÓDULO III (triênio )

BIOLOGIA - MÓDULO III (triênio ) BIOLOGIA - MÓDULO III (triênio 2001-2003) QUESTÕES OBJETIVAS 01. Em uma população de borboletas, a maioria dos indivíduos produz uma substância que os torna impalatáveis a seus predadores, enquanto um

Leia mais

ECOLOGIA DEFINIÇÃO: ESTUDO DAS RELAÇÕES DOS SERES VIVOS ENTRE SI E COM O MEIO AMBIENTE. IMPORTÂNCIA DA ECOLOGIA

ECOLOGIA DEFINIÇÃO: ESTUDO DAS RELAÇÕES DOS SERES VIVOS ENTRE SI E COM O MEIO AMBIENTE. IMPORTÂNCIA DA ECOLOGIA ECOLOGIA DEFINIÇÃO: ESTUDO DAS RELAÇÕES DOS SERES VIVOS ENTRE SI E COM O MEIO AMBIENTE. IMPORTÂNCIA DA ECOLOGIA RACIONALIZAÇÃO DOS DESMATAMENTOS E DA EXPLORAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS CONTROLE DA POLUIÇÃO

Leia mais

Climate, energyanddiversitydiversity

Climate, energyanddiversitydiversity Gabriel Kayano e Victor Chaves Climate, energyanddiversitydiversity Andrew Clarke and Kevin J. Gaston 2006 The Royal Society Padrões de distribuição das espécies Gradiente latitudinal de diversidade Quais

Leia mais

Hipótese de Gaia. Com o fenômeno do aquecimento global e a crise climática no mundo, a hipótese de Gaia tem ganhado credibilidade entre cientistas.

Hipótese de Gaia. Com o fenômeno do aquecimento global e a crise climática no mundo, a hipótese de Gaia tem ganhado credibilidade entre cientistas. Hipótese de Gaia A Hipótese de Gaia, também denominada como Teoria de Gaia (James E. Lovelock 1969). A vida na Terra teria capacidade de controlar e manter constantes certas condições físicas e químicas

Leia mais

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Fundamental

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Fundamental Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Fundamental C1 Reconhecer a ciência como atividade humana que fundamenta os processos de construção e aplicação do conhecimento científico.

Leia mais

Antagonismos e a estrutura de comunidades

Antagonismos e a estrutura de comunidades 1 Antagonismos e a estrutura de comunidades 1. Antagonismos: definição e aspectos-chave 2. Características da vítima/presa 3. Características do explorador 4. Características da comunidade ecológica 5.

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 27 SUCESSÃO ECOLÓGICA

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 27 SUCESSÃO ECOLÓGICA BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 27 SUCESSÃO ECOLÓGICA Alterações nas condições ambientais Substrato aberto Organismos se estabelecem Novos organismos se estabelecem Estabilização da comunidade e das condições

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO Campus Universitário de Sinop ECOLOGIA GERAL ECOLOGIA DE POPULAÇÕES (DINÂMICA POPULACIONAL E DISPERSÃO)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO Campus Universitário de Sinop ECOLOGIA GERAL ECOLOGIA DE POPULAÇÕES (DINÂMICA POPULACIONAL E DISPERSÃO) UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO Campus Universitário de Sinop ECOLOGIA GERAL ECOLOGIA DE POPULAÇÕES (DINÂMICA POPULACIONAL E DISPERSÃO) Profº D.Sc. Evaldo Martins Pires SINOP, MT 2011 Aula de hoje

Leia mais

EXAME DE SELEÇÃO MESTRADO

EXAME DE SELEÇÃO MESTRADO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS Centro de Ciências Biológicas e da Saúde PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E RECURSOS NATURAIS Via Washington Luiz, Km. 235 - Caixa Postal 676 Telefax: (016) 3351-8305

Leia mais

Módulo: Biodiversidade

Módulo: Biodiversidade Módulo: Biodiversidade Paulo Cesar de Paiva 2016!1 Aula 1 O que é Biodiversidade? Diversidade, Riqueza e Biodiversidade Biodiversidade é uma palavra que tem sido incorporada ao vocabulário regular, não

Leia mais

ECOSSISTEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA

ECOSSISTEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA ECOSSISTEMA Prof.: Dr. ORIEL HERRERA Monitores: John David & Giuliane Sampaio Fortaleza/CE Versão 2010 ECOSSISTEMA

Leia mais

CORREÇÃO ROTEIRO CAPÍTULO 21: ECOLOGIA CONCEITOS E FLUXO DE MATÉRIA E ENERGIA

CORREÇÃO ROTEIRO CAPÍTULO 21: ECOLOGIA CONCEITOS E FLUXO DE MATÉRIA E ENERGIA CORREÇÃO ROTEIRO CAPÍTULO 21: ECOLOGIA CONCEITOS E FLUXO DE MATÉRIA E ENERGIA 1 Resumidamente explique com suas palavras a importância do conhecimento da Biologia para mudanças efetivas em sua percepção

Leia mais

27/02/2011. OIKOS Casa LOGOS Estudo. Ciência que estuda as relações entre os seres vivos e desses com o ambiente.

27/02/2011. OIKOS Casa LOGOS Estudo. Ciência que estuda as relações entre os seres vivos e desses com o ambiente. Aula 01 Professor Gustavo Simas gustavosimas@gmail.com Ecologia OIKOS Casa LOGOS Estudo Ciência que estuda as relações entre os seres vivos e desses com o ambiente. Meio Ambiente Conjunto de condições

Leia mais

Universidade Estadual do Ceará UECE Centro de Ciências da Saúde CCS Curso de Ciências Biológicas Disciplina de Ecologia.

Universidade Estadual do Ceará UECE Centro de Ciências da Saúde CCS Curso de Ciências Biológicas Disciplina de Ecologia. Universidade Estadual do Ceará UECE Centro de Ciências da Saúde CCS Curso de Ciências Biológicas Disciplina de Ecologia Biodiversidade P r o fe s s or D r. O r i e l H e r re ra B o n i l l a M o n i to

Leia mais

Ecologia de Populações e Comunidades

Ecologia de Populações e Comunidades Ecologia de Populações e Comunidades Profa. Isabel Belloni Schmidt Dept. Ecologia UnB isabels@unb.br Efeito na espécie 1 Efeito na espécie 2 Consumidorrecurso Competição Mutualismo 0 Comensalismo 0 Amensalismo

Leia mais

Exemplos de melhores e piores respostas do Processo Seletivo 2016/1

Exemplos de melhores e piores respostas do Processo Seletivo 2016/1 Exemplos de melhores e piores respostas do Processo Seletivo 2016/1 Uma boa resposta é aquela que é compreensível ao leitor e vai direto ao assunto, sem rodeios. A regra de ouro é: quem define se é compreensível

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2014

PROCESSO SELETIVO 2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE ANIMAL - PPGBAN INSTRUÇÕES (LEIA ATENTAMENTE) PROCESSO SELETIVO 2014 PROVA

Leia mais

Ecossistemas. Engenharia Ambiental DEBIO/UFOP Prof. Dr. Roberth Fagundes

Ecossistemas. Engenharia Ambiental DEBIO/UFOP Prof. Dr. Roberth Fagundes Ecossistemas Engenharia Ambiental DEBIO/UFOP Prof. Dr. Roberth Fagundes roberthfagundes@gmail.com BIODIVERSIDADE PROCESSOS SERVIÇOS PROCESSOS SERVIÇOS BIODIVERSIDADE Mineração de bauxita Fase inicial Fase

Leia mais

5) Use caneta azul ou preta para responder. Respostas a lápis não serão consideradas.

5) Use caneta azul ou preta para responder. Respostas a lápis não serão consideradas. Instruções para prova: 1) Não insira seu NOME nas folhas de prova. Sua única identificação será o número do CPF. 2) Esta prova é composta por 13 questões. Responda APENAS 10 (DEZ) questões (1.0 ponto cada).

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS Processo Seletivo 2015 MESTRADO. Nome:... Assinatura:...

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS Processo Seletivo 2015 MESTRADO. Nome:... Assinatura:... Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical - PPGBIO Mestrado e Doutorado UNIFAP / EMBRAPA-AP / IEPA / CI - BRASIL PROVA

Leia mais

QUESTÃO 03 - Esquematize duas cadeias alimentares em que você participe como consumidor primário e terciário, respectivamente.

QUESTÃO 03 - Esquematize duas cadeias alimentares em que você participe como consumidor primário e terciário, respectivamente. Disciplina: CIÊNCIAS Valor: Segmento: ENS. FUND. II Série: 6º Turma: 5,0 Pontos Assunto: Roteiro de Estudos Para Recuperação da 1ª Etapa/2018 Aluno (a): Nº: Nota: Professor: Waldemar Ernani Martins Querido

Leia mais