Orientação sobre Vacinação. Para proteger a criança contra as doenças contagiosas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Orientação sobre Vacinação. Para proteger a criança contra as doenças contagiosas"

Transcrição

1 31 Orientação sobre Vacinação Para proteger a criança contra as doenças contagiosas A cidade de Yokohama realiza vários tipos de vacinações, com a colaboração da Associação Médica de Yokohama. Antes de aplicar a vacina, leia com atenção as informações contidas neste livreto e as Orientação sobre vacinação distribuídas nos Centros de Saúde e Assistência Social (Fukushi Hoken Center). Se tiver alguma dúvida ou preocupação em relação à vacinação, consulte o Centro de Saúde e Assistência Social (Fukushi Hoken Center) ou uma instituição médica colaboradora para vacinas individuais.

2 Vamos Aplicar a Vacina A resistência às doenças contagiosas (imunidade) que o bebê recebeu da mãe ao nascer, vai desaparecendo naturalmente por volta de 1 ano e meio de idade. Por isso é necessário que se crie a sua própria imunidade após este período, para proteger-se contra as doenças contagiosas. A vacina é para ajudar este processo. Aplique a vacina na época adequada e proteja o seu bebê contra as doenças contagiosas. O que é a Vacinação? No ambiente em que vivemos, há várias doença contagiosas causadas por vírus ou bacilos. O objetivo da vacinação é criar uma vacina feita com o vírus ou bacilos, cuja toxidade foi enfraquecida, e através da aplicação desta vacina no corpo, criar uma resistência (imunidade) às doenças contagiosas. é possível criar-se vacinas para todas as doenças contagiosas, por isso depende da natureza do elemento patogênico. Atualmente, existem 8 tipos de vacinas de doenças contagiosas que podem ser aplicadas gratuitamente: difteria, coqueluche, tétano, poliomelite, sarampo, rubéola, encefalite japonesa, tuberculose (BCG). Através da vacinação, é possível conseguir-se uma imunidade satisfatória, sendo o ideal, terminar de aplicá-las antes da idade em que aumenta os contágios naturais. Por isso aplique as vacinas na época apropriada a cada idade. Antes de Aplicar a Vacina Na cidade de Yokohama, dependendo do tipo de vacina, são dividas em vacinas aplicadas nas Instiutições Médicas Colaboradoras de Vacinação Individuais (pg. 10) e nos de Centros de Saúde e Assistência Social (pg. 11). Quando a criança for receber a vacina, é recomendável que vá acompanhada pelo responsável que conheça bem o seu estado de saúde. A vacina deve ser aplicada em uma pessoa sadia, em estado saudável, pois o objetivo é prevenir o contágio do elemento patogênico, por isso, como regra geral, deve ser aplicada quando estiver em boas condições. Procure prestar atenção, na vida cotidiana, com a constituição física, o estado físico e as condições de saúde da criança. Se tiver alguma preocupação, consulte com antecedência o médico onde costuma levar a criança ou o Centro de Saúde e Assistência Social. Nos casos abaixo, a vacina não poderá ser aplicada:

3 Quando estiver claramente com febre (normalmente acima de 37,5 o C) Se estiver com uma doença aguda grave. Quando teve anafilaxia devido à substância contida dentro do líquido da vacina preventiva que foi aplicado no dia. No caso da BCG, quando já teve tuberculose ou ficou com quelóide devido a outras vacina, devido a ferimentos, etc. No caso da BCG, quando já teve tuberculose. No caso da poliomelite, quando estiver com diarréia grave. No caso da vacina com bacilos vivos atenuados, as pessoas que estão com doenças de anormalidade nos mecanismos de imunidade e que está em tratamento para controlar a imunidade. Outros, quando o médico avaliar que a situação não é adequada. Quando ficar com algumas das doenças citadas abaixo, como padrão, abra os seguintes intervalos para a vacinação. - Sarampo: Mais ou menos 4 semanas depois de sarar - Rubéola, catapora e caxumba: Aproximadamente de 2 a 4 semanas após sarar - Erupção cutânea repentina, doença da mão-pé-boca, eritema infeccioso, etc.: Aproximadamente de 1 a 2 semanas após sarar 32 Intervalos entre as Vacinações Para aplicar as vacinas de modo seguro e eficaz, é importante deixar um intevalo entre a vacina anteiror e a próxima, como está descrito abaixo. Vacinas aplicadas anteriormente Pólio *1 Mista Sarampo-rubéola Sarampo Rubéola BCG Caxumba Catapora Mais de 27 dias Deixar um intervalo de mais de 27 dias de uma vacina até a próxima vacina. Próxima Vacina Tríplice Vacina dupla Encefalite japonesa Hepatite tipo B Influenza próxima vacina. Mais de 6 dias Deixar um intervalo de mais de 6 dias de uma vacina até a 1 A Pólio deve ser aplicada 2 vezes, mais ou menos em abril e outubro. 2 As vacinas do período I da vacina tríplice, devem ser aplicadas por 3 vezes, abrindo um intervalo de 20 a 56 dias entre as vacinas. 3 As vacinas do período I da encefalite japonesa devem ser aplicada por 2 vezes, abrindo um

4 intervalo de 6 a 28 dias. Cuidados após a Vacinação Durante 30 minutos após a vacinação, permaneça na instituição médica observando o estado da criança ou em um situação em que possa entrar em contato imediato com o médico. Existe a possibilidade de ocorrer um efeito colateral repentino dentro deste período. Após a vacinação, tome cuidado com o aparecimento dos efeitos colaterais, durante 4 semanas no caso de vacinas com bacilos vivos atenuados (sarampo e rubéola mista, sarampo, rubéola, poliomelite e BCG) e 1 semana no caso da vacina inativa (tríplice, dupla, encefalite japonesa). Mantenha o local da vacinação limpa. há problemas de tomar banho, porém evite de esfregar o local da vacinação. Evite fazer exercícios físicos rigorosos no dia da vacinação. Após a vacinação, quando ocorrer alguma reação anormal no local da vacinação ou sentir alguma mudança no estado físico, consulte imediatamente o médico. Sintomas que podem ser observados Após a vacinação, podem ocorrer raramente os seguintes sintomas. é necessário se preocupar demais, mas quando os sintomas forem muito fortes ou sentir estes sintomas anormais, efetue imediatamente uma consulta médica e avise o Centro de Saúde e Assistência Social. Nome das vacinas Principais sintomas que podem ser vistos após a vacinação O local da vacinação pode ficar vermelha, dolorida ou esquentar, porém normalmente estes sintomas desaparecem em 2 ou 3 dias. E também, após a aplicação da vacina tríplice, pode ocorrer um endurecimento do local da Tríplice Encefalite japonesa vacina, mas desaparece naturalmente dentro de 2 ou 3 meses. Existe a ocorrência de 1 vez em 700 mil a 2 milhões de vezes de aplicação da vacina da encefalite japonesa, da ADEM (Encefalomielite Disseminada Aguda), com a ocorrência de febre, dor de cabeça, convulsão e deficiência no movimentos físicos. Vacina mista sarampo e rubéola Poliomelite Poderá aparecer entre 4 a 14 dias após a vacinação, sintomas tais como a febre, erupções cutâneas, avermelhamento do local da vacina, rinorréia e tosse, porém normalmente desaparecem em alguns dias. Quase nunca aparece algum sintoma especial. Após 2 a 3 semanas após a vacinação, aparecem pequenos inchaços BCG avermelhados do tamanho de uma bolha de espuma, e as vezes a ponta fica amarelado e depois é formado uma casca, que desaparece naturalmente dentro de 2 a 3 meses.

5 Vacinas Aplicadas nas Instituições Médicas Colaboradoras para Vacinas Individuais O modo de realizar a aplicação das vacinas difere dependendo da cidade ou bairro 33 Tipo Idade ideal para vacinação (Idade média de vacinação ) No. de vezes BCG 3 a 6 meses incompletos 1 Ano todo Tríplice Difteria Coqueluche Tétano Mista Sarampo- rubéola *1 Encefalite japonesa Fase I- Inicial: 3 vezes,num intervalo de 3 a 8 semanas, no período de 3 a 12 meses após o Fase I -Reforço: uma vez, após a vacina inicial, no período de 12 a 18 meses Fase I 1 vez no período de 12 a 24 meses incompletos Fase II 1 vez, durante 1 ano, na idade anterior ao ingresso escolar *3 Fase I- Inicial: aos 3 anos, num intervalo de 1 a 4 semanas, 2 vezes Fase I Reforço: 1 vez, aos 4 anos Época da vacinação Ano todo Ano todo (atualmente, devido à advertência do governo, a aplicação da vacina não é promovida ativamente, porém a vacina é aplicada para as pessoas que desejam) Limite da idade de vacinação gratuita (Idade ideal para vacinar) até 6 meses incompletos 3 a 90 meses incompletos Fase I : 12 a 24 meses incompletos Fase II : Durante 1 ano, na idade anterior ao ingresso escolar *2 6 a 90 meses incompletos 1 As pessoas que desejarem podem receber as vacinas separadas de sarampo e de rubéola. 2 Fase II : de 5 a 7 anos de idade, durante 1º de abril do ano anterior ao ingresso ao Shogakko a 31 de março do ano do ingresso escolar. Esta vacinação é realizada pelas Instituições Médicas Colaboradoras para Vacinas Individual da Cidade de Yokohama. Se o médico que vai sempre for um instituição médica colaboradora, procure aplicar a vacina nesta instituição médica. Consulte a Instituição Médica Colaboradora para Vacinas Individuais com antecedência, sobre o dia e o horário da vacinação. Antes de aplicar a vacina, medir a temperatura do corpo da criança, ler com atenção o Panfleto de Vacinação, e não esquecer de preencher os itens necessários no questionário pré-vacinação. Apresentar este questionário preenchido à instituição médica, sem separar do livrete. O Panfleto de vacinação é distribuído no Centro de Saúde e Assistência Social. Traga sem falta a Caderneta de Saúde de Mãe e Filho, para efetuarmos o registro das vacinas. Após a vacinação, leia com atenção os Cuidados após a Vacinação (Sesshugo-no Chui). Em caso de dúvida ou preocupação, consulte o Centro de Saúde e Assistência Social ou Instituição Médica Colaboradoras de Vacinas Individuais. O mais adequado é aplicar as vacinas dentro da idade ideal para a vacinação indicada dentro

6 da tabela. E também, quando passar do limite da idade de vacinação gratuita, os custos da vacinação deverão ser pagos.

7 Questionário de Pré-Vacinação da BCG (Idade adequada: 6 meses incompletos) BCG (:6 ) Cidade de Yokohama utilizável nas instituições fora da cidade. Endereço Nome da criança Nome do responsável bairro Temperatura antes da consulta (no local da vacinação) () Masc / Fem. Telefone nasciment o 34 Ficha de Vacinação Idade: anos e meses QUESTIONÁRIO RESPOSTAS COMENTÁRIO MÉDICO Você leu, sobre a vacina a ser aplicada hoje, nos informativos distribuídos pela cidade, tais como as Orientações sobre vacinação? Perguntas sobre o desenvolvimento da sua criança Peso ao nascer gramas Alguma anormalidade durante o parto? Alguma anormalidade após o parto? Foi informado de alguma anormalidade, durante algum exame de saúde do bebê? Há alguma parte do corpo que não está bem, hoje? Escreva concretamente quais são os sintomas Nome da doençadata do início do tratamento: Desde que nasceu, até agora, alguém ao seu redor, algum familiar teve tuberculose? Tipo da vacina, data da aplicação Desde que nasceu, até agora, teve alguma das doenças tais como: desordem congênita, doença do coração, do rim, do fígado, do sistema nervoso, doenças imunitárias, tuberculose ou outras e está em tratamento em um médico de família? Nome da doença ( ) Consultou o médico que trata da doença e teve permissão para aplicar a vacina de hoje? Já teve convulsão (espasmo) alugma vez? aos.meses ( ) Algum dos parentes próximos foi diagnosticado como o Síndrome de Imunodeficiência Congênita? Alguma vez até agora sentiu se mal após a aplicação da vacina? Tipo da vacina Algum dos parentes próximos passou mal após a aplicação da vacina BCG? BCG Há alguma pergunta relacionada à vacinação BCG de hoje? BCG Para ser preenchido pelo médico De acordo com o questionário pré vacinação e o exame médico, a vacinação de hoje será: ( aplicada / adiada) Nome do médico ou carimbo com nome Recebeu a consulta e explicação do médico, compreendeu sobre os efeitos da vacina e os efeitos colaterais que podem ocorrer e assim deseja que a vacina seja aplicada?, desejo que seja aplicada, não desejo que seja aplicada seja apresentada à repartição pública. Assinatura do próprio responsável Nome da vacina utilizada Lot No. Dosagem Aplicação percutânea de uma quantidade determinada com uma injeção tipo carimbo. Nome do médico, Instituição Médica e data da aplicação Local da aplicação da vacina Nome do médico Data da vacinação

8 36 Cuidados após a vacinação da BCG Cuidados a serem tomados após a vacinação 1 Permaneça na instituição médica observando o estado da criança ou em condições de poder entrar imediatamente com o médico durante 30 minutos após a vacinação. Existe a possibilidade de ocorrer um efeito colateral repentino durante este período. 2 Tome cuidado durante 4 semanas após a vacinação pois poderá aparecer algum efeito colateral. 3 Mantenha o local da vacinação limpo. existe problemas de tomar banho, mas evite esfregar o local da vacinação. 4 Consulte imediatamente o médico caso ocorra alguma mudança no estado físico ou alguma reação anormal no local da vacina, após a vacinação. Sobre as reações normais e o fenômeno de Koch 1 Reação normal Após cerca de 10 dias após a vacinação aparecem erupções avermelhadas no local da vacinação e às vezes ficam com um pouco de pus. Esta reação aparece mais fortemente cerca de 4 semanas após a vacinação e sara naturalmente até após 3 meses de vacinação. há necessidade de colar esparadrapo, etc., conserve o local limpo. 2 Fenômeno de Koch Quando de ter tido tuberculose, dentro de 10 dias, o local da vacinação fica vermelha, inchada ou os pontos das agulhas podem se inflamar. Esta reação é chamada de fenômeno de Koch. Mantendo o local da vacinação limpo, normalmente sara dentro de 2 a 4 semanas. Porém, quando observar o fenômeno de Koch, existe a necessidade de fazer os exames para ver ser não está contagiado da tuberculose, por isso consulte a instituição médica de vacinação ou o Centro de Saúde e Assistência Social do bairro onde mora. Efeitos colaterais da vacina BCG Por volta de 1 mês após a vacinação, raramente pode ocorrer do gânglio linfático debaixo do braço do l ado da vacinação inchar. Normalmente sara somente por ficar em observação, porém quando começar aassar, inflamar muito, infeccionar e rasgar naturalmente começando a sair pus, consulte um médico. Intervalo até a próxima vacinação Abra um intervalo de mais de 27 dias após a vacinação da BCG.

9 Questionário Pré-Vacinação da Tríplice Difteria, Coqueluche, Tétano Temperatura antes da vacinação (Idade adequada de vacinação: 3 meses até 90 meses (7anos e meio) incompletos) utilizável nas instituições fora da cidade. Endereço ku Telefone Nome da criança Nome do reponsável Masc Fem. Cidade de Yokohama 37 Ficha de Vacinação Fase I- Inicial-1 I 1 Idade : anos e. meses QUESTIONÁRIO RESPOSTAS Comentário Médico Você leu, sobre a vacina a ser aplicada hoje, nos informativos distribuídos pela cidade, tais como as Orientações sobre vacinação? Perguntas sobre o desenvolvimento da sua criança. Peso ao nascer: gramas Houve alguma anormalidade durante o parto? Houve alguma anormalidade após o parto? Foi dito no exame de saúde do bebê que há alguma anormalidade? Escreva concretamente quais são os sintomas Nome da doença, data em que iniciou o tratamento No espaço de um mês, alguém da família ou amigos de brincar tiveram sarampo, rubéola, catapora ou caxumba? Nome da doença Tipo de vacina, data da aplicação Desde que nasceu, até agora, já teve alguma das doenças: anomalia congênita, doença cardíaca, dos rins, do fígado, psíquica, de imunização, ou outros, da qual ainda está está em tratamento médico? Nome da doença: Consultou o médico que trata da doença e teve sua permissão para aplicar a vacina de hoje? Já teve convulsão (espasmo) alguma vez? (aos...anos) Algum dos parentes próximos, foi diagnosticado como Síndrome de Imunodeficiência Congênita? Tipo de vacina Algum dos parentes próximos, sentiu-se mal após aplicar alguma vacina? Nos últimos 6 meses, efetuou transfusão de sangue ou recebeu vacina de ganmablobina? -Para ser preenchido pelo médico Avalio que a vacinação de hoje (pode ser aplicada / é melhor ser adiada ) de acordo com o resultado do questionário acima e da consulta médica. Nome do médico ou carimbo com nome O bjetivo da vacina, entendi sobre a possibilidade de sérias reações colaterais e sobre o Sistema de Ajuda aos Danos de Saúde de Vacinação, e assim (Concordo / concordo) em receber a vacinação. Assinale com um círculo um dos itens de dentro do parênteses. seja apresentada à repartição pública. Assinatura do próprio responsável Nome da Vacina Lote No. Nome da Vacina Dosagem Nome do Médico, Instituição Médica e data da vacinação (aplicação sub-cutânea) Instituição Médica Nome do Médico Data da Vacinação ml A Ganmaglobulina é um produto derivado do sangue, injetado na pessoa para prevenção de doenças infecciosas como a hepatite tipo A e outras doenças infecciosas graves. Para as crianças que aplicaram ganmaglobulina no espaço de 3 a 6 meses há casos em que o efeito da vacinação de sarampo não seja suficiente.

10 Questionário Pré-Vacinação da Tríplice Difteria, Coqueluche, Tétano Temperatura antes da vacinação (Idade adequada de vacinação: 3 meses até 90 meses (7anos e meio) incompletos) utilizável nas instituições fora da cidade. Endereço ku Telefone Nome da criança Nome do reponsável Masc Fem. Cidade de Yokohama 39 Ficha de Vacinação Fase I- Inicial-2 I 2 Idade : anos e. meses QUESTIONÁRIO RESPOSTAS Comentário Médico Você leu, sobre a vacina a ser aplicada hoje, nos informativos distribuídos pela cidade, tais como as Orientações sobre vacinação? Perguntas sobre o desenvolvimento da sua criança. Peso ao nascer: gramas Houve alguma anormalidade durante o parto? Houve alguma anormalidade após o parto? Foi dito no exame de saúde do bebê que há alguma anormalidade? Escreva concretamente quais são os sintomas Nome da doença, data em que iniciou o tratamento No espaço de um mês, alguém da família ou amigos de brincar tiveram sarampo, rubéola, catapora ou caxumba? Nome da doença Tipo de vacina, data da aplicação Desde que nasceu, até agora, já teve alguma das doenças: anomalia congênita, doença cardíaca, dos rins, do fígado, psíquica, de imunização, ou outros, da qual ainda está está em tratamento médico? Nome da doença: Consultou o médico que trata da doença e teve sua permissão para aplicar a vacina de hoje? Já teve convulsão (espasmo) alguma vez? (aos...anos) Algum dos parentes próximos, foi diagnosticado como Síndrome de Imunodeficiência Congênita? Tipo de vacina Algum dos parentes próximos, sentiu-se mal após aplicar alguma vacina? Nos últimos 6 meses, efetuou transfusão de sangue ou recebeu vacina de ganmablobina? -Para ser preenchido pelo médico Avalio que a vacinação de hoje (pode ser aplicada / é melhor ser adiada ) de acordo com o resultado do questionário acima e da consulta médica. Nome do médico ou carimbo com nome O bjetivo da vacina, entendi sobre a possibilidade de sérias reações colaterais e sobre o Sistema de Ajuda aos Danos de Saúde de Vacinação, e assim (Concordo / concordo) em receber a vacinação. Assinale com um círculo um dos itens de dentro do parênteses. seja apresentada à repartição pública. Assinatura do próprio responsável Nome da Vacina Lote No. Nome da Vacina Dosagem Nome do Médico, Instituição Médica e data da vacinação (aplicação sub-cutânea) Instituição Médica Nome do Médico Data da Vacinação ml A Ganmaglobulina é um produto derivado do sangue, injetado na pessoa para prevenção de doenças infecciosas como a hepatite tipo A e outras doenças infecciosas graves. Para as crianças que aplicaram ganmaglobulina no espaço de 3 a 6 meses há casos em que o efeito da vacinação de sarampo não seja suficiente.

11 Questionário Pré-Vacinação da Tríplice Difteria, Coqueluche, Tétano Temperatura antes da vacinação (Idade adequada de vacinação: 3 meses até 90 meses (7anos e meio) incompletos) utilizável nas instituições fora da cidade. Endereço ku Telefone Nome da criança Nome do reponsável Masc Fem. Cidade de Yokohama 41 Ficha de Vacinação Fase I- Inicial-3 I 3 Idade : anos e. meses QUESTIONÁRIO RESPOSTAS Comentário Médico Você leu, sobre a vacina a ser aplicada hoje, nos informativos distribuídos pela cidade, tais como as Orientações sobre vacinação? Perguntas sobre o desenvolvimento da sua criança. Peso ao nascer: gramas Houve alguma anormalidade durante o parto? Houve alguma anormalidade após o parto? Foi dito no exame de saúde do bebê que há alguma anormalidade? Escreva concretamente quais são os sintomas Nome da doença, data em que iniciou o tratamento No espaço de um mês, alguém da família ou amigos de brincar tiveram sarampo, rubéola, catapora ou caxumba? Nome da doença Tipo de vacina, data da aplicação Desde que nasceu, até agora, já teve alguma das doenças: anomalia congênita, doença cardíaca, dos rins, do fígado, psíquica, de imunização, ou outros, da qual ainda está está em tratamento médico? Nome da doença: Consultou o médico que trata da doença e teve sua permissão para aplicar a vacina de hoje? Já teve convulsão (espasmo) alguma vez? (aos...anos) Algum dos parentes próximos, foi diagnosticado como Síndrome de Imunodeficiência Congênita? Tipo de vacina Algum dos parentes próximos, sentiu-se mal após aplicar alguma vacina? Nos últimos 6 meses, efetuou transfusão de sangue ou recebeu vacina de ganmablobina? -Para ser preenchido pelo médico Avalio que a vacinação de hoje (pode ser aplicada / é melhor ser adiada ) de acordo com o resultado do questionário acima e da consulta médica. Nome do médico ou carimbo com nome O bjetivo da vacina, entendi sobre a possibilidade de sérias reações colaterais e sobre o Sistema de Ajuda aos Danos de Saúde de Vacinação, e assim (Concordo / concordo) em receber a vacinação. Assinale com um círculo um dos itens de dentro do parênteses. seja apresentada à repartição pública. Assinatura do próprio responsável Nome da Vacina Lote No. Nome da Vacina Dosagem Nome do Médico, Instituição Médica e data da vacinação (aplicação sub-cutânea) Instituição Médica Nome do Médico Data da Vacinação ml A Ganmaglobulina é um produto derivado do sangue, injetado na pessoa para prevenção de doenças infecciosas como a hepatite tipo A e outras doenças infecciosas graves. Para as crianças que aplicaram ganmaglobulina no espaço de 3 a 6 meses há casos em que o efeito da vacinação de sarampo não seja suficiente.

12 Questionário Pré-Vacinação da Tríplice Difteria, Coqueluche, Tétano Temperatura antes da vacinação (Idade adequada de vacinação: 3 meses até 90 meses (7anos e meio) incompletos) utilizável nas instituições fora da cidade. Endereço ku Telefone Nome da criança Nome do reponsável Masc Fem. Cidade de Yokohama 43 Ficha de Vacinação Fase I- IReforço I Idade : anos e. meses QUESTIONÁRIO RESPOSTAS Comentário Médico Você leu, sobre a vacina a ser aplicada hoje, nos informativos distribuídos pela cidade, tais como as Orientações sobre vacinação? Perguntas sobre o desenvolvimento da sua criança. Peso ao nascer: gramas Houve alguma anormalidade durante o parto? Houve alguma anormalidade após o parto? Foi dito no exame de saúde do bebê que há alguma anormalidade? Escreva concretamente quais são os sintomas Nome da doença, data em que iniciou o tratamento No espaço de um mês, alguém da família ou amigos de brincar tiveram sarampo, rubéola, catapora ou caxumba? Nome da doença Tipo de vacina, data da aplicação Desde que nasceu, até agora, já teve alguma das doenças: anomalia congênita, doença cardíaca, dos rins, do fígado, psíquica, de imunização, ou outros, da qual ainda está está em tratamento médico? Nome da doença: Consultou o médico que trata da doença e teve sua permissão para aplicar a vacina de hoje? Já teve convulsão (espasmo) alguma vez? (aos...anos) Algum dos parentes próximos, foi diagnosticado como Síndrome de Imunodeficiência Congênita? Tipo de vacina Algum dos parentes próximos, sentiu-se mal após aplicar alguma vacina? Nos últimos 6 meses, efetuou transfusão de sangue ou recebeu vacina de ganmablobina? -Para ser preenchido pelo médico Avalio que a vacinação de hoje (pode ser aplicada / é melhor ser adiada ) de acordo com o resultado do questionário acima e da consulta médica. Nome do médico ou carimbo com nome O bjetivo da vacina, entendi sobre a possibilidade de sérias reações colaterais e sobre o Sistema de Ajuda aos Danos de Saúde de Vacinação, e assim (Concordo / concordo) em receber a vacinação. Assinale com um círculo um dos itens de dentro do parênteses. seja apresentada à repartição pública. Assinatura do próprio responsável Nome da Vacina Lote No. Nome da Vacina Dosagem Nome do Médico, Instituição Médica e data da vacinação (aplicação sub-cutânea) ml Instituição Médica Nome do Médico Data da Vacinação A Ganmaglobulina é um produto derivado do sangue, injetado na pessoa para prevenção de doenças infecciosas como a hepatite tipo A e outras doenças infecciosas graves. Para as crianças que aplicaram ganmaglobulina no espaço de 3 a 6 meses há casos em que o efeito da vacinação de sarampo não seja suficiente.

13 Ficha de Vacinação Questionário Pré-Vacinação da Vacina Mista (MR) Sarampo-Rubéola (Fase I) Fase I MR (Idade adequada: 12 a 24 meses incompletos) Cidade de Yokohama utilizável nas instituições fora da cidade. Temperatura antes da vacinação Endereço ku Telefone Nome da criança Nome do responsável Masc. Fem. 45 Idade: anos e meses QUESTIONÁRIO RESPOSTAS Comentário Médico Você leu, sobre a vacina a ser aplicada hoje, nos informativos distribuídos pela cidade, tais como as Orientações sobre vacinação?. Perguntas sobre o desenvolvimento da sua criança Peso ao nascer: gramas Houve alguma anormalidade durante o parto? Houve alguma anormalidade após o parto? Foi dito no exame de saúde do bebê que há alguma anormalidade? Escreva concretamente quais são os sintomas Nome da doença, data em que iniciou o tratamento No espaço de um mês, alguém da família ou amigos de brincar tiveram sarampo, rubéola, catapora ou caxumba? Nome da doença: Tipo de vacina, data da aplicação Desde que nasceu, até agora, já teve alguma das doenças: anomalia congênita, doença cardíaca, dos rins, do fígado, psíquica, de imunização, ou outros, da qual ainda está está em tratamento médico? Nome da doença: Consultou o médico que trata da doença e teve sua permissão para aplicar a vacina de hoje? Já teve convulsão (espasmo) alguma vez? Quando : (aos...anos) Algum dos parentes próximos, foi diagnosticado como Síndrome de Imunodeficiência Congênita? Tipo de vacina Algum dos parentes próximos, sentiu-se mal após aplicar alguma vacina? Nos últimos 6 meses, efetuou transfusão de sangue ou recebeu vacina de ganmablobina? -Para ser preenchido pelo médico Avalio que a vacinação de hoje (pode ser aplicada / é melhor ser adiada ) de acordo com o resultado do questionário acima e da consulta médica. O bjetivo da vacina, entendi sobre a possibilidade de sérias reações colaterais e sobre o Sistema de Ajuda aos Danos de Saúde de Vacinação, e assim (Concordo / concordo) em receber a vacinação. Assinale com um círculo um dos itens de dentro do parênteses. seja apresentada à repartição pública. Assinatura do próprio responsável Nome da Vacina Lote No. Nome da Vacina Dosagem Nome do Médico, Instituição Médica e data da vacinação (aplicação sub-cutânea) Instituição Médica Nome do Médico Data da Vacinação ml A Ganmaglobulina é um produto derivado do sangue, injetado na pessoa para prevenção de doenças infecciosas como a hepatite tipo A e outras doenças infecciosas graves. Para as crianças que aplicaram ganmaglobulina no espaço de 3 a 6 meses há casos em que o efeito da vacinação de sarampo não seja suficiente.

14 Questionário Pré-Vacinação da Vacina Mista (MR) Sarampo-Rubéola (Fase II) MR II (Idade adequada: a 7 anos incompletos, de 1º de abril do ano anterior do ingresso escolar até 31 de março do ano do ingresso escolar) utilizável nas instituições fora da cidade. Temperatura antes da vacinação Endereço ku Telefone Nome da criança Nome do responsável Masc. Fem. Cidade de Yokohama 47 Ficha de Vacinação Fase II II Idade: anos e meses QUESTIONÁRIO RESPOSTAS Comentário Médico Você leu, sobre a vacina a ser aplicada hoje, nos informativos distribuídos pela cidade, tais como as Orientações sobre vacinação?. Perguntas sobre o desenvolvimento da sua criança Peso ao nascer: gramas Houve alguma anormalidade durante o parto? Houve alguma anormalidade após o parto? Foi dito no exame de saúde do bebê que há alguma anormalidade? Escreva concretamente quais são os sintomas Nome da doença, data em que iniciou o tratamento No espaço de um mês, alguém da família ou amigos de brincar tiveram sarampo, rubéola, catapora ou caxumba? Nome da doença: Tipo de vacina, data da aplicação Desde que nasceu, até agora, já teve alguma das doenças: anomalia congênita, doença cardíaca, dos rins, do fígado, psíquica, de imunização, ou outros, da qual ainda está está em tratamento médico? Nome da doença: Consultou o médico que trata da doença e teve sua permissão para aplicar a vacina de hoje? Já teve convulsão (espasmo) alguma vez? Quando : (aos...anos) Algum dos parentes próximos, foi diagnosticado como Síndrome de Imunodeficiência Congênita? Tipo de vacina Algum dos parentes próximos, sentiu-se mal após aplicar alguma vacina? Nos últimos 6 meses, efetuou transfusão de sangue ou recebeu vacina de ganmablobina? -Para ser preenchido pelo médico Avalio que a vacinação de hoje (pode ser aplicada / é melhor ser adiada ) de acordo com o resultado do questionário acima e da consulta médica. O bjetivo da vacina, entendi sobre a possibilidade de sérias reações colaterais e sobre o Sistema de Ajuda aos Danos de Saúde de Vacinação, e assim (Concordo / concordo) em receber a vacinação. Assinale com um círculo um dos itens de dentro do parênteses. seja apresentada à repartição pública. Assinatura do próprio responsável Nome da Vacina Lote No. Nome da Vacina Dosagem Nome do Médico, Instituição Médica e data da vacinação (aplicação sub-cutânea) Instituição Médica Nome do Médico Data da Vacinação ml A Ganmaglobulina é um produto derivado do sangue, injetado na pessoa para prevenção de doenças infecciosas como a hepatite tipo A e outras doenças infecciosas graves. Para as crianças que aplicaram ganmaglobulina no espaço de 3 a 6 meses há casos em que o efeito da vacinação de sarampo não seja suficiente.

15 Questionário Pré-Vacinação da Encefalite Japonesa Cidade de Yokohama Temperatura antes da (Idade adequada de vacinação: 6 meses até 90 meses (7anos e meio) incompletos) vacinação utilizável nas instituições fora da cidade. Endereço ku Telefone Nome da criança Masc. Nome do reponsável Fem. Idade : anos e. meses QUESTIONÁRIO Você leu, sobre a vacina a ser aplicada hoje, nos informativos distribuídos pela cidade, tais como as Orientações sobre vacinação? Perguntas sobre o desenvolvimento da sua criança. Peso ao nascer: gramas Houve alguma anormalidade durante o parto? Houve alguma anormalidade após o parto? Foi dito no exame de saúde do bebê que há alguma anormalidade? Escreva concretamente quais são os sintomas Nome da doença, data em que iniciou o tratamento No espaço de um mês, alguém da família ou amigos de brincar tiveram sarampo, rubéola, catapora ou caxumba? Nome da doença: Tipo de vacina, data da aplicação Desde que nasceu, até agora, já teve alguma das doenças: anomalia congênita, doença cardíaca, dos rins, do fígado, psíquica, de imunização, ou outros, da qual ainda está está em tratamento médico? Nome da doença: Consultou o médico que trata da doença e teve sua permissão para aplicar a vacina de hoje? Já teve convulsão (espasmo) alguma vez? Quando : (aos...anos) Algum dos parentes próximos, foi diagnosticado como Síndrome de Imunodeficiência Congênita? Tipo de vacina Algum dos parentes próximos, sentiu-se mal após aplicar alguma vacina? Nos últimos 6 meses, efetuou transfusão de sangue ou recebeu vacina de ganmablobina? RESPOSTAS Comentário Médico -Para ser preenchido pelo médico Avalio que a vacinação de hoje (pode ser aplicada / é melhor ser adiada ) de acordo com o resultado do questionário acima e da consulta médica. Nome do médico ou carimbo com nome O bjetivo da vacina, entendi sobre a possibilidade de sérias reações colaterais e sobre o Sistema de Ajuda aos Danos de Saúde de Vacinação, e assim (Concordo / concordo) em receber a vacinação. Assinale com um círculo um dos itens de dentro do parênteses. seja apresentada à repartição pública. Assinatura do próprio responsável Nome da Vacina Lote No. Nome da Vacina Dosagem Nome do Médico, Instituição Médica e data da vacinação (aplicação sub-cutânea) ml Ficha de Vacinação Fase I- Inicial-1 I 1 Instituição Médica Nome do Médico Data da Vacinação A Ganmaglobulina é um produto derivado do sangue, injetado na pessoa para prevenção de doenças infecciosas como a hepatite tipo A e outras doenças infecciosas graves. Para as crianças que aplicaram ganmaglobulina no espaço de 3 a 6 meses há casos em que o efeito da vacinação de sarampo não seja suficiente. 49

16 Questionário Pré-Vacinação da Encefalite Japonesa Cidade de Yokohama Temperatura antes da (Idade adequada de vacinação: 6 meses até 90 meses (7anos e meio) incompletos) vacinação utilizável nas instituições fora da cidade. Endereço ku Telefone Nome da criança Masc. Nome do reponsável Fem. Idade : anos e. meses QUESTIONÁRIO Você leu, sobre a vacina a ser aplicada hoje, nos informativos distribuídos pela cidade, tais como as Orientações sobre vacinação? Perguntas sobre o desenvolvimento da sua criança. Peso ao nascer: gramas Houve alguma anormalidade durante o parto? Houve alguma anormalidade após o parto? Foi dito no exame de saúde do bebê que há alguma anormalidade? Escreva concretamente quais são os sintomas Nome da doença, data em que iniciou o tratamento No espaço de um mês, alguém da família ou amigos de brincar tiveram sarampo, rubéola, catapora ou caxumba? Nome da doença: Tipo de vacina, data da aplicação Desde que nasceu, até agora, já teve alguma das doenças: anomalia congênita, doença cardíaca, dos rins, do fígado, psíquica, de imunização, ou outros, da qual ainda está está em tratamento médico? Nome da doença: Consultou o médico que trata da doença e teve sua permissão para aplicar a vacina de hoje? Já teve convulsão (espasmo) alguma vez? Quando : (aos...anos) Algum dos parentes próximos, foi diagnosticado como Síndrome de Imunodeficiência Congênita? Tipo de vacina Algum dos parentes próximos, sentiu-se mal após aplicar alguma vacina? Nos últimos 6 meses, efetuou transfusão de sangue ou recebeu vacina de ganmablobina? RESPOSTAS Comentário Médico -Para ser preenchido pelo médico Avalio que a vacinação de hoje (pode ser aplicada / é melhor ser adiada ) de acordo com o resultado do questionário acima e da consulta médica. Nome do médico ou carimbo com nome O bjetivo da vacina, entendi sobre a possibilidade de sérias reações colaterais e sobre o Sistema de Ajuda aos Danos de Saúde de Vacinação, e assim (Concordo / concordo) em receber a vacinação. Assinale com um círculo um dos itens de dentro do parênteses. seja apresentada à repartição pública. Assinatura do próprio responsável Nome da Vacina Lote No. Nome da Vacina Dosagem Nome do Médico, Instituição Médica e data da vacinação (aplicação sub-cutânea) ml Ficha de Vacinação Fase I- Inicial-2 I 2 Instituição Médica Nome do Médico Data da Vacinação A Ganmaglobulina é um produto derivado do sangue, injetado na pessoa para prevenção de doenças infecciosas como a hepatite tipo A e outras doenças infecciosas graves. Para as crianças que aplicaram ganmaglobulina no espaço de 3 a 6 meses há casos em que o efeito da vacinação de sarampo não seja suficiente. 51

17 Questionário Pré-Vacinação da Encefalite Japonesa Cidade de Yokohama Temperatura antes da (Idade adequada de vacinação: 6 meses até 90 meses (7anos e meio) incompletos) vacinação utilizável nas instituições fora da cidade. Endereço ku Telefone Nome da criança Masc. Nome do reponsável Fem. Idade : anos e. meses QUESTIONÁRIO Você leu, sobre a vacina a ser aplicada hoje, nos informativos distribuídos pela cidade, tais como as Orientações sobre vacinação? Perguntas sobre o desenvolvimento da sua criança. Peso ao nascer: gramas Houve alguma anormalidade durante o parto? Houve alguma anormalidade após o parto? Foi dito no exame de saúde do bebê que há alguma anormalidade? Escreva concretamente quais são os sintomas Nome da doença, data em que iniciou o tratamento No espaço de um mês, alguém da família ou amigos de brincar tiveram sarampo, rubéola, catapora ou caxumba? Nome da doença: Tipo de vacina, data da aplicação Desde que nasceu, até agora, já teve alguma das doenças: anomalia congênita, doença cardíaca, dos rins, do fígado, psíquica, de imunização, ou outros, da qual ainda está está em tratamento médico? Nome da doença: Consultou o médico que trata da doença e teve sua permissão para aplicar a vacina de hoje? Já teve convulsão (espasmo) alguma vez? Quando : (aos...anos) Algum dos parentes próximos, foi diagnosticado como Síndrome de Imunodeficiência Congênita? Tipo de vacina Algum dos parentes próximos, sentiu-se mal após aplicar alguma vacina? Nos últimos 6 meses, efetuou transfusão de sangue ou recebeu vacina de ganmablobina? RESPOSTAS Ficha de Vacinação Fase I- IReforço I Comentário Médico -Para ser preenchido pelo médico Avalio que a vacinação de hoje (pode ser aplicada / é melhor ser adiada ) de acordo com o resultado do questionário acima e da consulta médica. Nome do médico ou carimbo com nome O bjetivo da vacina, entendi sobre a possibilidade de sérias reações colaterais e sobre o Sistema de Ajuda aos Danos de Saúde de Vacinação, e assim (Concordo / concordo) em receber a vacinação. Assinale com um círculo um dos itens de dentro do parênteses. seja apresentada à repartição pública. Assinatura do próprio responsável 53 Nome da Vacina Lote No. Nome da Vacina Dosagem Nome do Médico, Instituição Médica e data da vacinação (aplicação sub-cutânea) ml Instituição Médica Nome do Médico Data da Vacinação A Ganmaglobulina é um produto derivado do sangue, injetado na pessoa para prevenção de doenças infecciosas como a hepatite tipo A e outras doenças infecciosas graves. Para as crianças que aplicaram ganmaglobulina no espaço de 3 a 6 meses há casos em que o efeito da vacinação de sarampo não seja suficiente.

18 Vacinas Aplicadas nos Centros de Saúde e Assistência Social O modo de realização das vacinas podem diferir, dependendo das cidades e bairros. Idade recomendada para Limite de vacinação Nº de Tipos vacinação Época de vacinação gratuita (Idade ideal Vezes (Idade média de vacinação) para vacinar) Em abril e outubro Pólio de 3 a 18 meses 2 de 3 a 89 meses geralmente 55 O dia e horário da vacinação será comunicado através do Koho Yokohama, edição do bairro. Aplique a vacina quando as condições de saúde do bebê estiveram boas. No dia da aplicação da vacina, meça a temperatura do corpo da criança, certificando que está com a temperatura normal. Quando for aplicar a vacina, leia sem falta o Panfleto de Vacinação, preencha os itens do Questionário pré-vacinação, e leve consigo para o Centro de Saúde e Assistência Social. O Panfleto de Vacinação em japonês, é distribuído pelo Centro de Saúde e Assistência Social. se esqueça de trazer a Caderneta de Saúde de Mãe e Filho para registrar a vacina. Após a vacinação, leia com atenção os "Cuidados a tomar após a vacinação (Sesshugo no Chui)". Se tiver alguma dúvida ou preocupação, consulte o Centro de Saúde e Assistência Social. A vacina Pólio pode ser aplicada até 89 meses após o (7 anos e 5 meses), e a BCG até 5 meses, mas o ideal é aplicá-las de acordo com o quadro da idade ideal para vacinar

19 Questionário Pré-Vacinação da Pólio (Primeira Vez - Segunda Vez) (Crianças entre 3 a 89 meses (7 anos e 6 meses)) ( 3 90 [7 6 ]) Utilizável somente no Centro de Saúde e Assistência Nome da criança Nome do responsável Endereço bairro Cidade de Yokohama Temperatura antes da consulta (no local da vacinação) () Masc./ Fem Telefone 56 graus anos e meses completos QUESTIONÁRIO RESPOSTAS Comentário médico Você leu, sobre a vacina a ser aplicada hoje, nos informativos distribuídos pela cidade, tais como as Orientações sobre vacinação? Tipo de vacina, data da aplicação Perguntas sobre o desenvolvimento da criança Peso ao nascer: gramas O parto foi normal? Houve alguma anormalidade após o parto? Foi dito no exame de saúde do bebê que há alguma anormalidade? Escreva concretamente quais são os sintomas No espaço de um mês, alguém da família ou algum amigo teve sarampo, rubéola, catapora ou caxumba? Nome da doença: Nome da doença, data em que iniciou o tratamento Desde que nasceu, até agora, já teve alguma das doenças: anomalia congênita, doença cardíaca, dos rins, do fígado, psíquica, de imunização, ou outros, da qual ainda está está em tratamento médico? Nome da doença Consultou o médico responsável do tratamento desta doença e teve permissão para aplicar a vacina de hoje? Já teve convulsão (espasmo) alugma vez? Quando? (aos...anos) Algum dos parentes próximos foi diagnosticado como Síndrome de Imunodeficiência Congênita? Tipo de vacina Alguém dos parentes mais próximos, sentiu-se mal após aplicar alguma vacina? Nos últimos 6 meses, sofreu transfusão de sangue ou recebeu vacina de ganmoglobulina? -Para ser preenchido pelo médico Avalio que a vacinação de hoje (pode ser aplicada / é melhor ser adiada ) de acordo com o resultado do questionário acima e da consulta médica. Nome do médico ou carimbo com nome O bjetivo da vacina, entendi sobre a possibilidade de sérias reações colaterais e sobre o Sistema de Ajuda aos Danos de Saúde de Vacinação, e assim (Concordo / concordo) em receber a vacinação. Assinale com um círculo um dos itens de dentro do parênteses. seja apresentada à repartição pública. Assinatura do próprio responsável Nome da vacina Dosagem Nome do médico, Instituição Médica e data da vacinação Lot No. Aplicação oral da quantidade determinada de 0,05 ml Instituição Médica que realizou a vacinação Nome do médico 0.05ml Data da vacinação A Ganmaglobulina é um produto derivado do sangue, injetado na pessoa para prevenção de doenças infecciosas como a hepatite tipo A e outras doenças infecciosas graves. Para as crianças que aplicaram ganmaglobulina no espaço de 3 a 6 meses, há casos em que o efeito da vacinação de sarampo não seja suficiente.

20 Questionário Pré-Vacinação da Pólio (Primeira Vez - Segunda Vez) (Crianças entre 3 a 89 meses (7 anos e 6 meses)) ( 3 90 [7 6 ]) Utilizável somente no Centro de Saúde e Assistência Nome da criança Nome do responsável Endereço bairro Cidade de Yokohama Temperatura antes da consulta (no local da vacinação) () Masc./ Fem Telefone 57 graus anos e meses completos QUESTIONÁRIO RESPOSTAS Comentário médico Você leu, sobre a vacina a ser aplicada hoje, nos informativos distribuídos pela cidade, tais como as Orientações sobre vacinação? Tipo de vacina, data da aplicação Perguntas sobre o desenvolvimento da criança Peso ao nascer: gramas O parto foi normal? Houve alguma anormalidade após o parto? Foi dito no exame de saúde do bebê que há alguma anormalidade? Escreva concretamente quais são os sintomas No espaço de um mês, alguém da família ou algum amigo teve sarampo, rubéola, catapora ou caxumba? Nome da doença: Nome da doença, data em que iniciou o tratamento Desde que nasceu, até agora, já teve alguma das doenças: anomalia congênita, doença cardíaca, dos rins, do fígado, psíquica, de imunização, ou outros, da qual ainda está está em tratamento médico? Nome da doença Consultou o médico responsável do tratamento desta doença e teve permissão para aplicar a vacina de hoje? Já teve convulsão (espasmo) alugma vez? Quando? (aos...anos) Algum dos parentes próximos foi diagnosticado como Síndrome de Imunodeficiência Congênita? Tipo de vacina Alguém dos parentes mais próximos, sentiu-se mal após aplicar alguma vacina? Nos últimos 6 meses, sofreu transfusão de sangue ou recebeu vacina de ganmoglobulina? -Para ser preenchido pelo médico Avalio que a vacinação de hoje (pode ser aplicada / é melhor ser adiada ) de acordo com o resultado do questionário acima e da consulta médica. Nome do médico ou carimbo com nome O bjetivo da vacina, entendi sobre a possibilidade de sérias reações colaterais e sobre o Sistema de Ajuda aos Danos de Saúde de Vacinação, e assim (Concordo / concordo) em receber a vacinação. Assinale com um círculo um dos itens de dentro do parênteses. seja apresentada à repartição pública. Assinatura do próprio responsável Nome da vacina Dosagem Nome do médico, Instituição Médica e data da vacinação Lot No. Aplicação oral da quantidade determinada de 0,05 ml Instituição Médica que realizou a vacinação Nome do médico 0.05ml Data da vacinação A Ganmaglobulina é um produto derivado do sangue, injetado na pessoa para prevenção de doenças infecciosas como a hepatite tipo A e outras doenças infecciosas graves. Para as crianças que aplicaram ganmaglobulina no espaço de 3 a 6 meses, há casos em que o efeito da vacinação de sarampo não seja suficiente.

M F. Nome da vacina Dosagem Instituição/Nome do médico/data da administração Nome da vacina. Instituição: Nome do médico:

M F. Nome da vacina Dosagem Instituição/Nome do médico/data da administração Nome da vacina. Instituição: Nome do médico: Questionário de avaliação para vacinação de [ Endereço Nome da criança Nome do pai/mãe/responsável M F ポルトガル 語 版 Formulário 2 ] (bebês/crianças em idade escolar) Temperatura corporal antes da entrevista

Leia mais

IMPORTANTE. Os imunobiológicos devem ser mantidos no REFRIGERADOR com temperatura entre -2 e +8 C.

IMPORTANTE. Os imunobiológicos devem ser mantidos no REFRIGERADOR com temperatura entre -2 e +8 C. Administração de Imunobiológicos IMPORTANTE Os imunobiológicos devem ser mantidos no REFRIGERADOR com temperatura entre -2 e +8 C. Contra indicações gerais: Imunodeficiência congênita ou adquirida Neoplasias

Leia mais

Rede Pública ou Particular?

Rede Pública ou Particular? Vacinar seu filho na feito com carinho para você ganhar tempo! Rede Pública ou Particular? guia rápido das vacinas e principais diferenças Um guia de utilidade pública com as fichas de 10 vacinas para

Leia mais

A INTRODUÇÃO DA VACINA DPT - HEPATITE B

A INTRODUÇÃO DA VACINA DPT - HEPATITE B A INTRODUÇÃO DA VACINA DPT - HEPATITE B INFORMAÇÃO AO PESSOAL DE SAÚDE MAIO - 2001 Ministério da Saúde Departamento de Saúde da Comunidade 1 INFORMAÇÃO AO PESSOAL DE SAÚDE No mês de Julho de 2001, o Programa

Leia mais

Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite

Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite HEPATITE A hepatite é uma inflamação do fígado provocada na maioria das vezes por um vírus. Diferentes tipos de vírus podem provocar hepatite aguda, que se

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA REFERENTE AO CALENDÁRIO NACIONAL DE VACINAÇÃO POVOS INDÍGENAS

INSTRUÇÃO NORMATIVA REFERENTE AO CALENDÁRIO NACIONAL DE VACINAÇÃO POVOS INDÍGENAS INSTRUÇÃO NORMATIVA REFERENTE AO CALENDÁRIO NACIONAL DE VACINAÇÃO POVOS INDÍGENAS O presente instrumento estabelece as normatizações técnicas do Programa Nacional de Imunizações referentes ao Calendário

Leia mais

Cuidando da Minha Criança com Aids

Cuidando da Minha Criança com Aids Cuidando da Minha Criança com Aids O que é aids/hiv? A aids atinge também as crianças? Como a criança se infecta com o vírus da aids? Que tipo de alimentação devo dar ao meu bebê? Devo amamentar meu bebê

Leia mais

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS Leia o código e assista a história de seu Fabrício Agenor. Este é o seu Fabrício Agenor. Ele sempre gostou de comidas pesadas e com muito tempero

Leia mais

Instrumento Administrativo Política Institucional Nº 02.03 Política de Vacinação

Instrumento Administrativo Política Institucional Nº 02.03 Política de Vacinação Rev: 03 Data: 19/07/2010 Página 1 de 5 Anexo I - Rol de Vacinas cobertas por esta Política Vacina Nome da Droga Pré-requisitos para cobertura Documentação necessária Observação Crianças de 1 a 12 anos:

Leia mais

Vacinação para o seu filho do 6º ano do ensino básico (P6) Portuguese translation of Protecting your child against flu - Vaccination for your P6 child

Vacinação para o seu filho do 6º ano do ensino básico (P6) Portuguese translation of Protecting your child against flu - Vaccination for your P6 child Proteger o seu filho da gripe Vacinação para o seu filho do 6º ano do ensino básico (P6) Portuguese translation of Protecting your child against flu - Vaccination for your P6 child Proteger o seu filho

Leia mais

ALERGIA A INSETOS PICADORES (CHOQUE ANAFILÁTICO)

ALERGIA A INSETOS PICADORES (CHOQUE ANAFILÁTICO) ALERGIA A INSETOS PICADORES (CHOQUE ANAFILÁTICO) As abelhas do gênero Apis (abelha-europa ou abelha-africana), as vespas (marimbondos) e as formigas lava-pés são insetos do gênero dos himenópteros que

Leia mais

[cover] Depois de a sua criança ser vacinada

[cover] Depois de a sua criança ser vacinada [cover] Depois de a sua criança ser vacinada Vacinar a sua criança significa que tomou uma decisão importante para a proteger contra uma ou mais doenças infecciosas. Para que saiba o que esperar depois

Leia mais

Calendário de Vacinação do Prematuro e da Criança

Calendário de Vacinação do Prematuro e da Criança Calendário de Vacinação do Prematuro e da Criança Central de Atendimento: (61) 3329-8000 Calendário de Vacinação do Prematuro Vacinas BCG ID (intradérmica) Hepatite B (HBV) Pneumocócica conjugada Recomendações

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande FURG VACINAS AULA II. Prof. Edison Luiz Devos Barlem ebarlem@gmail.com

Universidade Federal do Rio Grande FURG VACINAS AULA II. Prof. Edison Luiz Devos Barlem ebarlem@gmail.com Universidade Federal do Rio Grande FURG VACINAS AULA II Prof. Edison Luiz Devos Barlem ebarlem@gmail.com Calendário de Vacinação Infantil 2011 1. BCG (contra Tuberculose); 2. Vacina contra Hepatite B;

Leia mais

AV2. Formulário 2. Autópsia verbal. Criança com um ano de idade ou mais e menos de 10 anos de idade

AV2. Formulário 2. Autópsia verbal. Criança com um ano de idade ou mais e menos de 10 anos de idade MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Análise de Situação de Saúde Formulário 2 Autópsia verbal Criança com um ano de idade ou mais e menos de 10 anos de idade AV2 IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Secretaria Regional da Saúde. Gripe A (H1N1) Informação para as Escolas, Colégios e ATL s

Secretaria Regional da Saúde. Gripe A (H1N1) Informação para as Escolas, Colégios e ATL s Secretaria Regional da Saúde Gripe A (H1N1) Informação para as Escolas, Colégios e ATL s Na sequência dos comunicados emitidos pela Direcção Regional da Saúde e atendendo à informação oficial disponível,

Leia mais

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade?

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Texto divulgado na forma de um caderno, editorado, para a comunidade, profissionais de saúde e mídia SBMFC - 2006 Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Não? Então, convidamos você a conhecer

Leia mais

Atividade 3 os anos Marcos/Juliano ago/09

Atividade 3 os anos Marcos/Juliano ago/09 Biologia Atividade 3 os anos Marcos/Juliano ago/09 Nome: Nº: Turma: Caríssimas e caríssimos! Dando continuidade ao nosso trabalho, mantida a distância corporal entre nós (prevenção), mas preservada a lembrança

Leia mais

Dia 3, 10, 17 e 24 (segunda-feira) das 10:00~11:30

Dia 3, 10, 17 e 24 (segunda-feira) das 10:00~11:30 BOLETIM KOHO Nº 25 resumido AISHO COLUNA DA SAÚDE...SEMANA DE VACINA PREVENTIVA DE CRIANÇAS SEGURO NACIONAL DE SAÚDE...NÃO ESQUEÇA DOS TRÂMITES AVISO...PARA GRAVIDEZ E PARTO SAUDÁVEL CENTRO DE SAÚDE...ATIVIDADE

Leia mais

Orientações gerais para as famílias. Ambulatório

Orientações gerais para as famílias. Ambulatório 2015 Orientações gerais para as famílias Ambulatório Orientações gerais para as famílias O Ambulatório do Colégio Albert Sabin dispõe de uma médica, uma enfermeira e uma auxiliar de enfermagem, para oferecer

Leia mais

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE GERÊNCIA DE IMUNIZAÇÕES E REDE FRIO GOIÁS EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DA VACINA INATIVADA POLIOMIELITE

Leia mais

Estes artigos estão publicados no sítio do Consultório de Pediatria do Dr. Paulo Coutinho. http://www.paulocoutinhopediatra.pt

Estes artigos estão publicados no sítio do Consultório de Pediatria do Dr. Paulo Coutinho. http://www.paulocoutinhopediatra.pt Estes artigos estão publicados no sítio do Consultório de Pediatria do Dr. Paulo Coutinho. Pág. 01 A varicela é a infecção que resulta do contacto pela primeira vez de um ser humano susceptível com o vírus

Leia mais

Directivas de gestão relativa às doenças transmissíveis colectivas crèches 2012.5.1

Directivas de gestão relativa às doenças transmissíveis colectivas crèches 2012.5.1 Directivas de gestão relativa às doenças transmissíveis colectivas crèches 2012.5.1 I. Directivas relativas às doenças transmissíveis colectivas crèches 1. Critérios de notificação crèche Quando as crianças

Leia mais

DÚVIDAS MAIS FREQUENTES NO BALCÃO DA FARMÁCIA

DÚVIDAS MAIS FREQUENTES NO BALCÃO DA FARMÁCIA DÚVIDAS MAIS FREQUENTES NO BALCÃO DA FARMÁCIA Neste módulo vamos tratar de situações que envolvem dúvidas quanto à melhor maneira de agir e as práticas permitidas ou não pela legislação, mas que, comumente,

Leia mais

Termo de Responsabilidade

Termo de Responsabilidade GERÊNCIA DE SAÚDE E PREVENÇÃO - GESPRE EXAME ADMISSIONAL Termo de Responsabilidade (Deverá ser preenchido pelo candidato com letra de forma legível) Eu, [nome completo do candidato] CPF n.º RG n.º. Candidato(a)

Leia mais

Saiba quais são os diferentes tipos de diabetes

Saiba quais são os diferentes tipos de diabetes Saiba quais são os diferentes tipos de diabetes Diabetes é uma doença ocasionada pela total falta de produção de insulina pelo pâncreas ou pela quantidade insuficiente da substância no corpo. A insulina

Leia mais

11.Saúde. (1)Ao engravidar. (2)Após o Nascimento da Criança

11.Saúde. (1)Ao engravidar. (2)Após o Nascimento da Criança 11.Saúde (1)Ao engravidar Engravidar - dar à luz significa adquirir uma grande responsabilidade sobre o bebê. É importante para o bem do casal e do bebê, que na medida do possível, a gestação e o parto

Leia mais

Guia de saúde da mãe e da criança 母 子 保 健 ガイド

Guia de saúde da mãe e da criança 母 子 保 健 ガイド Guia de saúde da mãe e da criança 母 子 保 健 ガイド Emissão da Caderneta e Guia de Saúde da Mãe e da Criança P.2 ( 母 子 健 康 手 帳 母 子 健 康 のしおりの 交 付 ) Exame de saúde para gestantes ( 妊 婦 の 健 康 診 査 ) P.3~P.4 Exame

Leia mais

VACINA PENTAVALENTE CADERNO DO TREINANDO

VACINA PENTAVALENTE CADERNO DO TREINANDO SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE GERÊNCIA DE IMUNIZAÇÕES E REDE DE FRIO Av. Anhanguera, 5195 Setor Coimbra Goiânia GO Fone: (62) 3201-4547/4543 FAX: (62) 3201-4545 E-mail: pnigoias@gmail.com VACINA

Leia mais

Política de Vacinação

Política de Vacinação Rol de s cobertas por esta Política Catapora ou Varicela contra Varicela Biken Crianças de 1 a 12 anos: esquema vacinal em dose única. Pacientes imunocomprometidos: portadores de leucemia linfóide aguda

Leia mais

Podem ser portadores e formar uma rede de transmissão. Não, porque contêm químicos e está clorada.

Podem ser portadores e formar uma rede de transmissão. Não, porque contêm químicos e está clorada. Influenza A H1N1 /GRIPE SUÍNA PERGUNTAS E RESPOSTAS: PERGUNTA 1. Quanto tempo o vírus da gripe suína permanece vivo numa maçaneta ou superfície lisa? 2. O álcool em gel é útil para limpar as mãos? 3. Qual

Leia mais

Orientações gerais para as famílias. Ambulatório

Orientações gerais para as famílias. Ambulatório Ambulatório O Ambulatório do Colégio Albert Sabin dispõe de uma médica, uma enfermeira e uma auxiliar de enfermagem para oferecer o primeiro atendimento aos alunos e funcionários. O primeiro atendimento

Leia mais

Perguntas e respostas sobre imunodeficiências primárias

Perguntas e respostas sobre imunodeficiências primárias Perguntas e respostas sobre imunodeficiências primárias Texto elaborado pelos Drs Pérsio Roxo Júnior e Tatiana Lawrence 1. O que é imunodeficiência? 2. Estas alterações do sistema imunológico são hereditárias?

Leia mais

As Ações de Imunizações e o Programa de Saúde da Família

As Ações de Imunizações e o Programa de Saúde da Família As Ações de Imunizações e o Programa de Saúde da Família 1º. a 3 de junho de 2004 lourdes.maia@funasa.gov.br PNI. Dados Históricos No Brasil, vacina-se desde 1804. 1973 foi criado um Programa Nacional

Leia mais

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Viva intensamente. Cuide-se DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Nossos órgãos internos HÁBITOS SAUDÁVEIS Para se ter qualidade com aumento da expectativa de vida,precisa-se manter hábitos saudáveis: Alimentação balanceada

Leia mais

AVALIAÇÃO PRÉ-ANESTÉSICA

AVALIAÇÃO PRÉ-ANESTÉSICA AVALIAÇÃO PRÉ-ANESTÉSICA ANEXAR AO PRONTUÁRIO DO PACIENTE CLÍNICA DE ANESTESIA - Equipe do Dr. MAURO PEREIRA DE AZEVEDO CRM-RJ 52.51600-9 Leia atentamente o questionário abaixo e o preencha usando letras

Leia mais

Gripe H1N1 ou Influenza A

Gripe H1N1 ou Influenza A Gripe H1N1 ou Influenza A A gripe H1N1 é uma doença causada por vírus, que é uma combinação dos vírus da gripe normal, da aviária e da suína. Essa gripe é diferente da gripe normal por ser altamente contagiosa

Leia mais

>>> Período de matrícula : A partir do dia 01 / 10 / 2010 ~ 15 / 10 / 2010 ( Exceto finais de semana e feriados )

>>> Período de matrícula : A partir do dia 01 / 10 / 2010 ~ 15 / 10 / 2010 ( Exceto finais de semana e feriados ) Os formulários para as matrículas estarão disponíveis nas creches, sub-prefeituras e centro de Atendimento ao Cidadão a partir do dia 15 de Setembro!!! >>> Período de matrícula : A partir do dia 01 / 10

Leia mais

CARTILHA BEM-ESTAR PATROCÍNIO EXECUÇÃO

CARTILHA BEM-ESTAR PATROCÍNIO EXECUÇÃO CARTILHA BEM-ESTAR PATROCÍNIO EXECUÇÃO Cartilha Informativa Alimentação saudável e atividade física: as bases essenciais para a construção de um organismo saudável Alimentos saudáveis associados à atividade

Leia mais

RECOMENDAÇÕES TÉCNICAS DA VACINA CONTRA FEBRE AMARELA

RECOMENDAÇÕES TÉCNICAS DA VACINA CONTRA FEBRE AMARELA RECOMENDAÇÕES TÉCNICAS DA VACINA CONTRA FEBRE AMARELA SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE SUPERITENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE GERÊNCIA DE IMUNIZAÇÃO E REDE FRIO ESQUEMA VACINAL NOTA INFORMATIVA Nº143/CGPNI/DEVIT/SVS/MS/18/122014

Leia mais

8,900 6,800 6,800 ( não é cobrado a cota sobre a renda anual ) corresponde a estes valores. C22

8,900 6,800 6,800 ( não é cobrado a cota sobre a renda anual ) corresponde a estes valores. C22 A partir do dia 1º. de Abril, haverá alterações no valor da mensalidade da creche. Foi feito a nova divisão D8, tendo assim alterações nos valores da divisão D7 e D8. Divisão da família da criança matriculada

Leia mais

VACINE-SE A PARTIR DE 1 DE OUTUBRO CONSULTE O SEU MÉDICO

VACINE-SE A PARTIR DE 1 DE OUTUBRO CONSULTE O SEU MÉDICO VACINE-SE A PARTIR DE 1 DE OUTUBRO CONSULTE O SEU MÉDICO Perguntas frequentes sobre a gripe sazonal O que é a gripe? É uma doença infecciosa aguda das vias respiratórias, causada pelo vírus da gripe. Em

Leia mais

Semana Europeia da Vacinação

Semana Europeia da Vacinação Diverte-te com esta Sopa de Letras sobre Vacinação: N A J I X S E B I G D F P O U M E R L H F S Q B I K R C W U O T A B H I G I E N E Y SAÚDE VACINA PREVENÇÃO BACTÉRIA IMUNIDADE CONTÁGIO HIGIENE INFEÇÃO

Leia mais

Gripe Proteja-se! Faça Chuva ou faça Sol, vacine-se a partir de Outubro e até ao final do Inverno. Consulte o seu médico

Gripe Proteja-se! Faça Chuva ou faça Sol, vacine-se a partir de Outubro e até ao final do Inverno. Consulte o seu médico Gripe Proteja-se! Faça Chuva ou faça Sol, vacine-se a partir de Outubro e até ao final do Inverno. Consulte o seu médico Gripe Perguntas Frequentes Perguntas frequentes sobre a gripe sazonal O que é a

Leia mais

SANVAL Comércio e Indústria Ltda. Indústria Farmacêutica

SANVAL Comércio e Indústria Ltda. Indústria Farmacêutica sulfato de neomicina + bacitracina Medicamento genérico lei n 9.787 de 1999 FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES: Pomada dermatológica - 1 e 50 Bisnagas com 10g. Pomada dermatológica - 1 e 50 Bisnagas

Leia mais

Informação para o paciente

Informação para o paciente Informação para o paciente Viramune - nevirapina 18355 BI Viramune brochure POR_V2.indd 1 14-12-11 14:19 Introdução Viramune é um medicamento para o tratamento do HIV. Este prospecto contém informação

Leia mais

Hepatites Virais 27/07/2011

Hepatites Virais 27/07/2011 SOCIEDADE DIVINA PROVIDÊNCIA Hospital Nossa Senhora da Conceição Educação Semana Continuada de Luta Contra em CCIH as Hepatites Virais 27/07/2011 Enfº Rodrigo Cascaes Theodoro Enfº CCIH Rodrigo Cascaes

Leia mais

O que é Hemofilia? O que são os fatores de coagulação? A hemofilia tem cura?

O que é Hemofilia? O que são os fatores de coagulação? A hemofilia tem cura? Volume1 O que é? O que é Hemofilia? Hemofilia é uma alteração hereditária da coagulação do sangue que causa hemorragias e é provocada por uma deficiência na quantidade ou qualidade dos fatores VIII (oito)

Leia mais

*É possível receber a caderneta de saúde materno infantil em idioma estrangeiro no Kenkou Suishinka.

*É possível receber a caderneta de saúde materno infantil em idioma estrangeiro no Kenkou Suishinka. 11.Saúde (1) Ao Engravidar Engravidar - dar à luz significa adquirir uma grande responsabilidade sobre o bebê. É importante para o bem do casal e do bebê, que na medida do possível, a gestação e o parto

Leia mais

TETMOSOL Sabonete sulfiram. Sabonete com 4 g de sulfiram em embalagem contendo 1 sabonete de 80 g.

TETMOSOL Sabonete sulfiram. Sabonete com 4 g de sulfiram em embalagem contendo 1 sabonete de 80 g. TETMOSOL Sabonete sulfiram I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO TETMOSOL Sabonete sulfiram APRESENTAÇÕES Sabonete com 4 g de sulfiram em embalagem contendo 1 sabonete de 80 g. USO TÓPICO USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Leia mais

!"#$%&'()*&%$)+#%&, M*/C@?B?=;!"#$%$#"&'()*(+*&$#"((((((((((!,+*-&'#(((((((%.-/'0"((((( ((( *** *!"#$%$#"&'()*(*&$#*-'1#$%'#(((((&$+'#( (

!#$%&'()*&%$)+#%&, M*/C@?B?=;!#$%$#&'()*(+*&$#((((((((((!,+*-&'#(((((((%.-/'0((((( ((( *** *!#$%$#&'()*(*&$#*-'1#$%'#(((((&$+'#( ( !"#$%&'()*&%$)+#%&, M*/C@?B?=;!"#$%$#"&'()*(+*&$#"((((((((((!,+*-&'#(((((((%.-/'0"((((( ((( *** *!"#$%$#"&'()*(*&$#*-'1#$%'#(((((&$+'#( ( ( ( ( %#(!&!+'%-.) 2+3#"!&0'4( (!"#$%$#"&'()*(+*&$#"(566756+17!"#$%$#"&'()*(*&$#*-'1#$%'#(85796+17(!"+*-&'#(5:57;6+17(%.-/'0"(

Leia mais

Mais de 1,2 milhão de visitantes únicos por mês, com mais de 3,5 milhões de visualizações mensais.

Mais de 1,2 milhão de visitantes únicos por mês, com mais de 3,5 milhões de visualizações mensais. Mais de 1,2 milhão de visitantes únicos por mês, com mais de 3,5 milhões de visualizações mensais. O Brasil é o único país com mais de 100 milhões de habitantes que assumiu o desafio de ter um Sistema

Leia mais

Informe Técnico - SARAMPO nº2 /2010 Atualização da Situação Epidemiológica

Informe Técnico - SARAMPO nº2 /2010 Atualização da Situação Epidemiológica 1 SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COORDENADORIA DE CONTROLE DE DOENÇAS CENTRO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA PROF. ALEXANDRE VRANJAC Av. Dr. Arnaldo, 351-6º andar SP/SP CEP: 01246-000 Fone: (11)3082-0957 Fax:

Leia mais

Responsável técnico: Dr. Roberto Azoubel, CREMEB 7340. Rua Baependi, 102, Ondina Salvador/BA. 71 3353-4422 www.nucleodamama.com.br

Responsável técnico: Dr. Roberto Azoubel, CREMEB 7340. Rua Baependi, 102, Ondina Salvador/BA. 71 3353-4422 www.nucleodamama.com.br Responsável técnico: Dr. Roberto Azoubel, CREMEB 7340. Aprenda a se cuidar Car tilha de Prevenção Rua Baependi, 102, Ondina Salvador/BA. 71 3353-4422 www.nucleodamama.com.br A informação é uma das principais

Leia mais

VAMOS FALAR SOBRE. AIDS + DSTs

VAMOS FALAR SOBRE. AIDS + DSTs VAMOS FALAR SOBRE AIDS + DSTs AIDS A AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) atinge indiscriminadamente homens e mulheres e tem assumido proporções assustadoras desde a notificação dos primeiros

Leia mais

LABIRIN. dicloridrato de betaistina APSEN. FORMA FARMACÊUTICA Comprimidos. APRESENTAÇÕES Comprimidos de 24 mg. Caixa com 30 comprimidos.

LABIRIN. dicloridrato de betaistina APSEN. FORMA FARMACÊUTICA Comprimidos. APRESENTAÇÕES Comprimidos de 24 mg. Caixa com 30 comprimidos. LABIRIN dicloridrato de betaistina APSEN FORMA FARMACÊUTICA Comprimidos APRESENTAÇÕES Comprimidos de 24 mg. Caixa com 30 comprimidos. USO ORAL USO ADULTO COMPOSIÇÃO Cada comprimido contém: 24 mg dicloridrato

Leia mais

Ministério da Saúde. Caderneta de. Saúde. Pessoa Idosa

Ministério da Saúde. Caderneta de. Saúde. Pessoa Idosa Ministério da Saúde Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa CADERNETA DE SAÚDE DA PESSOA IDOSA 1. APRESENTAÇÃO O Estatuto do Idoso representou uma grande conquista social e um marco na garantia de direitos.

Leia mais

Campanha para Atualização da Caderneta de Vacinação. Brasília - agosto de 2012

Campanha para Atualização da Caderneta de Vacinação. Brasília - agosto de 2012 Campanha para Atualização da Caderneta de Vacinação Brasília - agosto de 2012 18/08/2012 Atualização da Caderneta de Vacinação A campanha será realizada no período de 18 a 24 de agosto Dia da Mobilização

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL

A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL Programa BemVindo - www.bemvindo.org.br A OMS - Organização Mundial da Saúde diz que "Pré-Natal" é conjunto de cuidados médicos, nutricionais, psicológicos e sociais, destinados

Leia mais

Voluntário em Pesquisa: informe-se para decidir! Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados?

Voluntário em Pesquisa: informe-se para decidir! Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados? Ministério da Saúde Conselho Nacional de Saúde Voluntário em Pesquisa: O que é uma pesquisa, afinal de contas? Eu, um sujeito de pesquisa? Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados?

Leia mais

AISHO BOLETIM KOHO. População da cidade de Aisho...20.588 habitantes (à data 30 de abril de 2009)

AISHO BOLETIM KOHO. População da cidade de Aisho...20.588 habitantes (à data 30 de abril de 2009) BOLETIM KOHO Nº 40 resumido AISHO COLUNA DA SAÚDE...EXAME DE SAÚDE SEIKATSU SHUKAN-BYO VACINA INDIVIDUAL...TRÍPLICE, DÚPLICE, SARAMPO E RUBÉOLA AVISO...NOVA GRIPE SHINGATA INFURUENZA TRÂMITE...DECLARAÇÃO

Leia mais

Vacinação e a saúde infantil

Vacinação e a saúde infantil Vacinação e a saúde infantil Versão 2008 ポルトガル 語 版 Comitê de Revisão - Orientações sobre a Vacinação Divulgação: Fundação Centro de Pesquisa de Vacinação This publication was subsidized by JKA through

Leia mais

MARIOL INDUSTRIAL LTDA.

MARIOL INDUSTRIAL LTDA. PARACETAMOL GOTAS Medicamento genérico Lei n 9.787 de 1999 MARIOL INDUSTRIAL LTDA. Solução Oral (Gotas) 200 mg/ml PARACETAMOL paracetamol DCB: 06827 FORMA FARMACÊUTICA Solução Oral VIA DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

FLEET ENEMA. Tommasi Importação e Exportação Ltda. Solução Retal. Fosfato de Sódio Dibásico 0,06g/mL Fosfato de Sódio Monobásico 0,16 g/ml

FLEET ENEMA. Tommasi Importação e Exportação Ltda. Solução Retal. Fosfato de Sódio Dibásico 0,06g/mL Fosfato de Sódio Monobásico 0,16 g/ml FLEET ENEMA Tommasi Importação e Exportação Ltda Solução Retal Fosfato de Sódio Dibásico 0,06g/mL Fosfato de Sódio Monobásico 0,16 g/ml IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: Nome Comercial: Fleet Enema Denominação

Leia mais

Diabetes Gestacional

Diabetes Gestacional Diabetes Gestacional Introdução O diabetes é uma doença que faz com que o organismo tenha dificuldade para controlar o açúcar no sangue. O diabetes que se desenvolve durante a gestação é chamado de diabetes

Leia mais

QUESTIONÁRIO BIPOLAR AVALIAÇÃO DE FADIGA- QUESTIONÁRIO DO INÍCIO DA JORNADA DE TRABALHO

QUESTIONÁRIO BIPOLAR AVALIAÇÃO DE FADIGA- QUESTIONÁRIO DO INÍCIO DA JORNADA DE TRABALHO QUESTIONÁRIO DO INÍCIO DA JORNADA DE TRABALHO Nome: Horário: QUESTIONÁRIO DO MEIO DA JORNADA DE TRABALHO Dor nos braço, no punho QUESTIONÁRIO DO FINAL DA JORNADA DE TRABALHO Nome: Horário: Dor nos braço,

Leia mais

loratadina Laboratório Globo Ltda. Xarope 1 mg/ml

loratadina Laboratório Globo Ltda. Xarope 1 mg/ml loratadina Laboratório Globo Ltda. Xarope 1 mg/ml loratadina Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO: loratadina xarope 1 mg/ml. Embalagem contendo 1 frasco de 100

Leia mais

ACAMPAMENTOS. Todos os monitores são formados ou estão cursando cursos de Educação Física e/ou Lazer.

ACAMPAMENTOS. Todos os monitores são formados ou estão cursando cursos de Educação Física e/ou Lazer. ACAMPAMENTOS Informações Importantes Especificações quanto à Saúde devem ser encaminhadas juntamente à ficha, caso falte alguma informação relevante especifica à pessoa/criança. Todos momentos de atividades

Leia mais

Mulher, 35 anos, terceira gestação, chega em início de trabalho de parto acompanhada do marido que tossia muito e comentou com a enfermeira que

Mulher, 35 anos, terceira gestação, chega em início de trabalho de parto acompanhada do marido que tossia muito e comentou com a enfermeira que Mulher, 35 anos, terceira gestação, chega em início de trabalho de parto acompanhada do marido que tossia muito e comentou com a enfermeira que estava em tratamento para tuberculose. A mulher informa que

Leia mais

Para impedir a propagação da dengue, você deve primeiramente impedir a reprodução de seu transmissor, o mosquito Aedes aegypti.

Para impedir a propagação da dengue, você deve primeiramente impedir a reprodução de seu transmissor, o mosquito Aedes aegypti. Cartilha de Dengue Para impedir a propagação da dengue, você deve primeiramente impedir a reprodução de seu transmissor, o mosquito Aedes aegypti. Conhecendo o ciclo biológico do mosquito O Aedes aegypti

Leia mais

GUIA DO ATLETA PARA O PROGRAMA FORA DE COMPETIÇÃO DA IAAF

GUIA DO ATLETA PARA O PROGRAMA FORA DE COMPETIÇÃO DA IAAF MANTENHA O ATLETISMO LIMPO Proteja sua saúde e seu esporte GUIA DO ATLETA PARA O PROGRAMA FORA DE COMPETIÇÃO DA IAAF Tradução CBAt Alerta-se que em caso de divergências de interpretação, prevalece o texto

Leia mais

A importância do tratamento contra a aids

A importância do tratamento contra a aids dicas POSITHIVAS A importância do tratamento contra a aids Por que tomar os medicamentos (o coquetel) contra o HIV? A aids é uma doença que ainda não tem cura, mas tem tratamento. Tomando os remédios corretamente,

Leia mais

- Vacina monovalente contra a poliomielite (VIP)

- Vacina monovalente contra a poliomielite (VIP) VACINAÇÃO PERTENCENTE AO PNV - A Vacina contra a Tuberculose (BCG) Tipo de vacina: Vacina de bacilos vivos atenuados Mycobacterium bovis : Gravidez Imunodeficiência celular, congénita ou adquirida Tratamentos

Leia mais

Bursite do Olécrano ou Bursite do Cotovelo

Bursite do Olécrano ou Bursite do Cotovelo INTRODUÇÃO Bursite do Olécrano ou Bursite do Cotovelo Bursite do olécrano é a inflamação de uma pequena bolsa com líquido na ponta do cotovelo. Essa inflamação pode causar muitos problemas no cotovelo.

Leia mais

Entre o dia 2009/03/31~ 2010/03/30 A patir de 2010/04 ~ 2011/03

Entre o dia 2009/03/31~ 2010/03/30 A patir de 2010/04 ~ 2011/03 Àqueles que perderam o serviço involuntariamente, poderão ter o custo do imposto do seguro de saúde nacional ( Kokumin-Hoken ) reduzido!!! 非 自 発 的 失 業 者 に 対 して 国 民 健 康 保 険 税 が 軽 減 されます Para aqueles que

Leia mais

loratadina Merck S/A Comprimidos revestidos 10 mg

loratadina Merck S/A Comprimidos revestidos 10 mg loratadina Merck S/A revestidos 10 mg loratadina Medicamento genérico Lei nº 9.797, de 1999 APRESENTAÇÕES revestidos de 10 mg em embalagem com 12 comprimidos. USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE

Leia mais

EFEITOS ADVERSOS A MEDICAMENTOS

EFEITOS ADVERSOS A MEDICAMENTOS EFEITOS ADVERSOS A MEDICAMENTOS INTRODUÇÃO As informações contidas neste folheto têm a finalidade de orientar as pessoas que passaram ou que podem passar pela experiência não-desejada dos efeitos adversos

Leia mais

Informações ao Paciente

Informações ao Paciente Informações ao Paciente Introdução 2 Você foi diagnosticado com melanoma avançado e lhe foi prescrito ipilimumabe. Este livreto lhe fornecerá informações acerca deste medicamento, o motivo pelo qual ele

Leia mais

Informe sobre a gripe causada pelo novo vírus Influenza A/H1N1

Informe sobre a gripe causada pelo novo vírus Influenza A/H1N1 Informe sobre a gripe causada pelo novo vírus Influenza A/H1N1 DOCUMENTO PARA O PÚBLICO EM GERAL Coordenação: Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) Associação Médica Brasileira (AMB) Apoio e participação:

Leia mais

Calcium Sandoz F. Calcium Sandoz FF NOVARTIS BIOCIÊNCIAS S.A. Comprimido Efervescente. 500mg de cálcio. 1.000mg de cálcio

Calcium Sandoz F. Calcium Sandoz FF NOVARTIS BIOCIÊNCIAS S.A. Comprimido Efervescente. 500mg de cálcio. 1.000mg de cálcio Calcium Sandoz F Calcium Sandoz FF NOVARTIS BIOCIÊNCIAS S.A. Comprimido Efervescente 500mg de cálcio 1.000mg de cálcio Calcium Sandoz F Calcium Sandoz FF carbonato de cálcio + lactogliconato de cálcio

Leia mais

Febre Periódica, Estomatite Aftosa, Faringite e Adenite (PFAPA)

Febre Periódica, Estomatite Aftosa, Faringite e Adenite (PFAPA) www.printo.it/pediatric-rheumatology/br/intro Febre Periódica, Estomatite Aftosa, Faringite e Adenite (PFAPA) Versão de 2016 1. O QUE É A PFAPA 1.1 O que é? PFAPA significa Febre Periódica, Estomatite

Leia mais

FICHA DO ALUNO Grupo Ano:

FICHA DO ALUNO Grupo Ano: FICHA DO ALUNO Grupo Ano: A ficha deve ser preenchida (a mão/ em letra cursiva) por um dos genitores ou outro responsável pela criança. DADOS PESSOAIS DA CRIANÇA 1. Nome 2. Data de nascimento: / / 3. Local

Leia mais

O Sr. CELSO RUSSOMANNO (PP-SP) pronuncia o. seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores

O Sr. CELSO RUSSOMANNO (PP-SP) pronuncia o. seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores O Sr. CELSO RUSSOMANNO (PP-SP) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, transcorreram já mais de duas décadas desde que a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida

Leia mais

Ass. de Comunicação www.ptexto.com.br. Veículo: Correio Braziliense Data: 06/12/2009 Seção: Capa Pág.: 1 Assunto: Vacinação antes da viagem

Ass. de Comunicação www.ptexto.com.br. Veículo: Correio Braziliense Data: 06/12/2009 Seção: Capa Pág.: 1 Assunto: Vacinação antes da viagem Veículo: Correio Braziliense Data: 06/12/2009 Seção: Capa Pág.: 1 Assunto: Vacinação antes da viagem Veículo: Correio Braziliense Data: 06/12/2009 Seção: Saúde Pág.: 25 Assunto: Vacinação antes da viagem

Leia mais

Certificado Digital. Manual do Usuário

Certificado Digital. Manual do Usuário Certificado Digital Manual do Usuário Índice Importante... 03 O que é um Certificado Digital?... 04 Instalação do Certificado... 05 Revogação do Certificado... 07 Senhas do Certificado... 08 Renovação

Leia mais

HIPERTENSÃO ARTERIAL Que conseqüências a pressão alta pode trazer? O que é hipertensão arterial ou pressão alta?

HIPERTENSÃO ARTERIAL Que conseqüências a pressão alta pode trazer? O que é hipertensão arterial ou pressão alta? HIPERTENSÃO ARTERIAL O que é hipertensão arterial ou pressão alta? A hipertensão arterial ou pressão alta é quando a pressão que o sangue exerce nas paredes das artérias para se movimentar é muito forte,

Leia mais

HIPERTENSÃO ARTERIAL

HIPERTENSÃO ARTERIAL HIPERTENSÃO ARTERIAL O que é hipertensão arterial ou pressão alta? A hipertensão arterial ou pressão alta é quando a pressão que o sangue exerce nas paredes das artérias para se movimentar é muito forte,

Leia mais

O que esperar quando é colocado em quarentena CS255151B

O que esperar quando é colocado em quarentena CS255151B O que esperar quando é colocado em quarentena O que esperar quando é colocado em quarentena 1 A quarentena ajuda-nos a travar a transmissão do Ébola. Sabemos que pode ser difícil, mas é necessário para

Leia mais

8 passos da consulta da criança para o APE

8 passos da consulta da criança para o APE 8 passos da consulta da criança para o APE 1 Cumprimentar Perguntar a idade da criança 2-11 meses 1-5 anos Perguntar o que tem a criança Febre Diarreia Tosse Outro 1 2 Tem Sinais Gerais de perigo? SIM!

Leia mais

Sistema de Gestão de Freqüência. Manual do Usuário

Sistema de Gestão de Freqüência. Manual do Usuário Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Centro de Processamento de Dados Divisão de Projetos / SGF Sistema de Gestão de Freqüência Sistema de Gestão de Freqüência Manual do Usuário Descrição

Leia mais

Arquivo criado por RH VIDA. Entendendo ser importante, solicitamos e conseguimos autorização para sua divulgação.

Arquivo criado por RH VIDA. Entendendo ser importante, solicitamos e conseguimos autorização para sua divulgação. Arquivo criado por RH VIDA. Entendendo ser importante, solicitamos e conseguimos autorização para sua divulgação. Academia Snooker Clube Sorocaba - SP Paulo Dirceu Dias www.snookerclube.com.br paulodias@pdias.com.br

Leia mais

Protocolo. Vacinação em TCTH

Protocolo. Vacinação em TCTH Protocolo Vacinação em TCTH Versão eletrônica atualizada em Abril 2012 Este protocolo envolve: Vacinação em pacientes e familiares candidatos e tratados com transplante de células-tronco hematopoéticas

Leia mais

Guia Prático. PGRural. Adendo Livro Caixa Avançado

Guia Prático. PGRural. Adendo Livro Caixa Avançado Guia Prático PGRural Adendo Livro Caixa Avançado Índice Sobre o PGRural... 3 Conceito... 3 Configurando a empresa... 4 Plano de contas... 5 Conta padrão para participante... 6 Forçar vínculo... 6 Tela

Leia mais

Manual das planilhas de Obras

Manual das planilhas de Obras Manual das planilhas de Obras Detalhamento dos principais tópicos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 01. Pedidos... 3 Pedido de material detalhado;... 3

Leia mais

Tylemax Gotas. Natulab Laboratório SA. Solução Oral. 200 mg/ml

Tylemax Gotas. Natulab Laboratório SA. Solução Oral. 200 mg/ml Tylemax Gotas Natulab Laboratório SA. Solução Oral 200 mg/ml TYLEMAX paracetamol APRESENTAÇÕES Solução oral em frasco plástico opaco gotejador com 10, 15 e 20ml, contendo 200mg/mL de paracetamol. USO ADULTO

Leia mais

www.printo.it/pediatric-rheumatology/br/intro

www.printo.it/pediatric-rheumatology/br/intro www.printo.it/pediatric-rheumatology/br/intro Artrite de lyme Versão de 2016 1. O QUE É ARTRITE DE LYME 1.1 O que é? A artrite de Lyme é uma das doenças causadas pela bactéria Borrelia burgdorferi (borreliose

Leia mais