Primeiros cuidados logo após nascimento

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Primeiros cuidados logo após nascimento"

Transcrição

1 Instituto Politécnico de Educação Profissional do Ceará Disciplina Enfermagem em Saúde da Criança, do Adolescente e da Mulher Aula 13: Primeiros cuidados logo após nascimento Profa. Karine Moreira de Melo

2 Objetivos Descrever os principais tipo de cuidados pela equipe de enfermagem na assistência ao recém-nascido.

3 Cuidados após o nascimento Os primeiros cuidados ao recém-nascido (RN) são prestados logo após o nascimento, ainda na sala de parto; Esses cuidados são necessários para garantir a melhor sobrevivência RN; São indispensáveis aos profissionais de enfermagem o conhecimento de dados fisiológicos básicos: Muitas vezes os procedimentos são feitos no próprio bloco operatório ou no berçário.

4 Cuidados após o nascimento Recém-nascido (RN): compreende o período do nascimento até 28º dia. Apgar: imediatamente após o parto, o RN recebe uma nota, dada pelo pediatra, que avalia as condições em que ele nasceu. A nota de Apgar é dada no 1º e no 4º minutos de vida.

5 Cuidados ao Recém-nascido (RN) São aqueles cuidados prestados ao RN logo após o nascimento, nas primeiras horas após o parto. São eles: Secagem e aquecimento: Colocar o RN sob fonte de calor radiante (aquecimento), secálo e remover os campos úmidos. Desobstrução das vias aéreas superiores: promoção de limpeza e manutenção da respiração (vias aéreas: nariz e boca. Função: aspirar o suco aminiótico). Pinçamento e secção do cordão umbilical: clampear 6 a 8 cm do abdome e realizar curativo com álcool 70%. Identificação do RN: dados e pulseira no antebraço e tornozelo.

6 Cuidados ao Recém-nascido (RN)

7 Cuidados ao Recém-nascido (RN)

8 Cuidados ao Recém-nascido (RN)

9 Cuidados ao Recém-nascido (RN) Medidas antropométricas: Peso e altura

10 Cuidados ao Recém-nascido (RN)

11 Cuidados ao Recém-nascido (RN)

12 Cuidados ao Recém-nascido (RN) Vitamina K: RN vai receber 01 dose dessa vitamina, sob a forma injectável, na coxa. Esse procedimento acontece para evitar o risco de doença hemorrágica do recém nascido, caracterizada por sangramentos anormais. Conjutivite neonatal: é comum os RN pegarem uma forma de conjutivite, provocada pela contaminação dos olhinhos por microrganismos presentes no canal de parto. Instala-se 01 gota de nitrato de prata a 1% (colírio) nos olhos dos olhos do RN a fim de evitar oftalmia gonocócica, transmitida verticalmente. Este colírio pode ter a cor amarelada, por isso não estranhe se o RN estiver com a pele ao redor dos olhos pouco manchada.

13 Cuidados ao Recém-nascido (RN)

14 Cuidados ao Recém-nascido (RN) Índice de Apgar: imediatamente após o parto, o RN recebe uma nota, dada pelo pediatra, que avalia as condições em que ele nasceu; A nota de Apgar é dada no 1º e no 5º minutos de vida; Se persistir baixa nota de avaliação deve ser repetido no 10º minuto. Sinal Frequência cardíaca Ausente Lenta (<100 bpm) Rápida (>100 bpm) 2. Respiração Ausente Lenta, irregular Forte, choro 3. Tônus muscular Flácido Flexão nas extremidades Movimento ativo 4. Ativo/ reativo à manipulação Sem resposta Careta Tosse, espirro 5. Cor da pele Cianose central/palidez Corpo rosado, cianose nas extremidades Corpo e extremidades rosados

15 O primeiro banho Caso o RN estando estável segue-se para o banho. Alguns hospitais realizam o banho. Esse banho também busca Estimular o contato da família com a criança; Retirar uma camada de gordura que fica ao redor do RN- Vérnix caseoso (não tem necessidade de ser retido todo durante o banho);

16 A primeira mamada Representa mais papel de vínculo (mãe-filho) do que papel nutricional; Nem sempre essa adaptação é fácil (vida fetal par vida pós-parto). Encaminhada ao berçário.

17 Berçário Cuidado com a temperatura do RN; Cuidados com a pele: não é preciso usar hidrantes; Exame físico completo; Perda de peso no início; Cuidado com o coito umbilical: Teste do olhinho: Teste do ouvido: Teste do pezinho:

18 Coloração anormal na pele do RN Icterícia:

19 Os cuidados em casa com o RN No 1º mês, a rotina do RN é bem metódica (mama e dorme); O NR comunica-se por meio do choro; Chorar forte pode ser fome, sono, irritação, manhoso, entediado; Posição de costas (de barriga para cima); Posição de lado não se usa mais; Não é mais recomendado colocar-se apoios para o RN; Não agasalhar excessivamente o RN (pode levar a uma depressão respiratória ); Deve ser colocado no berço ainda acordado (hábito).

20 Os cuidados em casa com o RN A posição correta de colocar o RN para dormir é de costa.

21 Os cuidados em casa com o RN Como saber se o RN está com frio ou calor? Qual o sentido mais estimulado do RN? Evitar que o RN seja tocado por muitas pessoas nos primeiros dias de vida.

22 Os cuidados em casa com o RN A rotina do bebê em casa inspira cuidados especiais. Mantenha o ambiente em harmonia, coloque uma música suave, cuidar do seu bebê é um momento muito especial; Retire anéis, pulseiras, relógio e lave as mãos e antebraços antes de colocar o bebê no colo; Separe o material: roupas, toalhas, fraldas, sabonete, algodão, cotonetes, álcool absoluto, etc.

23 O banho do RN em casa Melhor horário do banho: das 11h às 14h; Melhor local: ambiente sem correntes de ar e com temperatura acima de 26º C; Banheira limpa com água e sabão e de uso exclusivo do bebê; Melhor sabonete: neutro, líquido, próprio para recém-nascido; Use água filtrada e fervida até a queda do coto umbilical ; Temperatura ideal da água: 37º C; Não use termômetro de mercúrio (risco de intoxicação), use termômetro digital; Iniciar o banho com a limpeza do rosto e depois corpo e membros; Finalizar pela limpeza da cabeça; Secar primeiro a cabeça com toalha fralda; Atenção especial para ouvidos e dobrinhas: Para secar o pavilhão externo do ouvido use a toalha fralda, nunca o cotonete.

24 O banho do RN em casa

25 Higiene Íntima Remover todo o resíduo de fezes e urina com bastante água; Na menina: faça a limpeza no sentido da vagina para o ânus; No menino: a pele do prepúcio deve ser tracionada com delicadeza, sem forçar; Enxaguar bem; Secar com toalha fralda; Utilizar sabonete uma vez ao dia.

26 Como Prevenir Assaduras Trocar a fralda sempre que estiver suja; Fazer higiene íntima adequada e secar bem com tecido de algodão; Colocação de brincos, uma questão cultural para refletirmos; O ato de furar as orelhas do bebê provoca dor; O uso de brincos pode favorecer uma inflamação e/ou infecção local e pode causar desconforto interferindo na conciliação do sono; Por se tratar de objeto muito pequeno, o brinco pode ser deslocado da orelha, ingerido ou aspirado pela criança, sendo mais seguro o seu uso a partir dos três anos de idade; Considerando esses fatos, não consentimos o procedimento de colocação de brincos dentro do hospital.

27 Como Prevenir Assaduras

28 Curativo do Coto Umbilical Quando fazer: após o banho e a cada troca de fraldas; Quantas vezes: mínimo de 6 vezes por dia; Como fazer: cotonete embebido em álcool absoluto ou a 70% - limpar no sentido da base para cima, até retirar o cotonete limpo.

29 O Guarda-Roupa O bebê precisa, acima de tudo, sentir-se confortável; Lave as mãos antes de manusear a roupa limpa; Escolha roupas feitas com tecido de puro algodão, folgadas, fáceis de vestir e adequadas para a estação do ano; Use toalhas de fralda de algodão e toalhas de puro algodão, felpudas, bem macias; Separe baldes, bacias e sabão de côco em barra, para uso exclusivo das roupas do bebê; Enxague bem para retirar todo o resíduo de sabão de côco; Não use amaciante, goma ou perfume. Passe a roupa com ferro bem quente e guarde-a em lugar limpo, arejado e exclusivo.

30 Amamentação

31 Aleitamento materno exclusivo

32 Aleitamento materno exclusivo Recomendações: Aleitamento materno exclusivo até os 06 meses de idade; Não deve dar nenhum outro alimento complementar como chá, sopinhas ou bebidas; A partir dos 6 meses de idade, introduzir alimentos gradativamente (sopas, frutas, legumes) e manter o aleitamento materno de maneira complementar; As crianças devem continuar a ser alimentadas, pelo menos, até os 02 anos de idade.

33 Regurgitamento Regurgitamento: significa o retorno de um pouco de leite após a mamada, quando o bebê arrota, ou mesmo um tempo depois em forma de queijinho ; Trata-se de um tipo de refluxo fisiológico que acontece em algumas ou todas as mamadas; Nesse caso, até um arroto mais intenso traz o líquido de volta; Regurgitar não tem nenhuma consequência para o bebê e não causa desconforto. Não há remédio que faça o esfíncter amadurecer mais rápido. O amadurecimento do sistema gastrointestinal do bebê acontece entre os 6 meses e 1 ano ; Posição para fazer o RN arrotar

34 Dicas Gerais Converse com o seu filho enquanto cuida dele; Coloque músicas suaves para ele ouvir; Saudade do colo da mamãe e do papai, fome, sono, frio, calor, roupas apertadas, barulho, fralda suja e dor podem ser as causas de choro do bebê; Não coloque o bebê para dormir de barriga para baixo nem de lado; Quando o bebe estiver acordado, deve ser colocado de barriga para baixo, desde que tenha a permanente supervisão de um adulto; Evite prolongar demais o banho, pois a água esfria; Não use talco nem perfume; Limpe o quarto do bebê e toda a casa com pano úmido embebido com água e sabão neutro; Não use vassoura, espanador e escovas na limpeza; Ventiladores só deverão ser usados em ambiente que sejam limpos diariamente com pano úmido, pois assim como as vassouras, ocasionam suspensão de partículas de poeira que podem agredir as vias respiratórias do bebê.

35

Recomendações Para Gestantes e Recém-natos

Recomendações Para Gestantes e Recém-natos Recomendações Para Gestantes e Recém-natos Amamentar é um ato de amor e carinho Protege o bebê contra infecções, tanto por ser rico em fatores de defesa, como por não necessitar de bicos artificiais que

Leia mais

Controle de Qualidade de Alimentos 1º Módulo

Controle de Qualidade de Alimentos 1º Módulo VIVIAN PUPO DE OLIVEIRA MACHADO Nutricionista (Unoeste) Especialista em Saúde Coletiva (UEL) Especialista em Educação Inclusiva (Facol) Mestranda em Agronomia/Produção Vegetal (Unoeste) Controle de Qualidade

Leia mais

CUIDADOS COM O UNIFORME

CUIDADOS COM O UNIFORME CUIDADOS COM O UNIFORME APRESENTAÇÃO Este é seu uniforme. Ele foi especialmente desenvolvido para você, com matérias-primas rigorosamente testadas pelos fabricantes. Para manter seu uniforme sempre em

Leia mais

REANIMAÇÃO DO RN 34 SEMANAS EM SALA DE PARTO - Direitos autorais SBP PRÉ E PÓS-TESTE. Local (Hospital e cidade)

REANIMAÇÃO DO RN 34 SEMANAS EM SALA DE PARTO  - Direitos autorais SBP PRÉ E PÓS-TESTE. Local (Hospital e cidade) PRÉ E PÓS-TESTE Data / / PRÉ-TESTE PÓS-TESTE Curso Médico Curso Profissional de Saúde Local (Hospital e cidade) Nome do aluno 01. Quais situações abaixo indicam maior possibilidade de o recém-nascido (RN)

Leia mais

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Como cuidar do sorriso de seus filhos

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Como cuidar do sorriso de seus filhos ODONTOLOGIA PREVENTIVA Saúde Bucal Como cuidar do sorriso de seus filhos A criança que aprende a tratar dos dentes (e da boca) desde cedo, vai manter este hábito por toda a vida. Para fazer o jovem levar

Leia mais

nistatina + óxido de zinco

nistatina + óxido de zinco nistatina + óxido de zinco Pharlab Indústria Farmacêutica S.A. Pomada dermatológica 100.000 U.I./g de nistatina + 200mg/g óxido de zinco NISTATINA + ÓXIDO DE ZINCO Medicamento genérico Lei nº 9.787, de

Leia mais

CATÁLOGO DE PRODUTOS

CATÁLOGO DE PRODUTOS CATÁLOGO DE PRODUTOS Shampoos 03 Condicionadores 04 Sabonete em Barra 05 Sabonete Líquido 06 Creme Contra Assaduras 07 Toalhas Umedecidas 08 Talco Infantil 09 Colônias 10 Óleo de Amêndoas 11 Gel Dental

Leia mais

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO RECÉM-NASCIDO NA SALA DE PARTO

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO RECÉM-NASCIDO NA SALA DE PARTO ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO ENFERMAGEM RECÉM-NASCIDO NA SALA DE PARTO Rotinas Assistenciais da Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro Define-se como a assistência de enfermagem a

Leia mais

DICAS PARA A HORA DO BANHO

DICAS PARA A HORA DO BANHO BANHO E TOSA DICAS PARA A HORA DO BANHO Algumas pessoas, por motivo de economia, costume ou praticidade, preferem dar banho em seus animais de estimação em casa. Cuidados profissionais de confiança trazem

Leia mais

Pratiderm. (Nistatina + Óxido de zinco) Prati-Donaduzzi Pomada dermatológica UI/g mg/g. Pratiderm_bula_paciente

Pratiderm. (Nistatina + Óxido de zinco) Prati-Donaduzzi Pomada dermatológica UI/g mg/g. Pratiderm_bula_paciente Pratiderm (Nistatina + Óxido de zinco) Prati-Donaduzzi Pomada dermatológica 100.000 UI/g + 200 mg/g Pratiderm_bula_paciente INFORMAÇÕES AO PACIENTE Pratiderm nistatina + óxido de zinco APRESENTAÇÕES Pomada

Leia mais

Seu bebê chegou, conte com a gente. 1º mês de vida do recém-nascido.

Seu bebê chegou, conte com a gente. 1º mês de vida do recém-nascido. Seu bebê chegou, conte com a gente. 1º mês de vida do recém-nascido. A Fundação Fiat, por meio do Programa Vida Nova, elaborou este material com o intuito de relembrar para as mamães e papais as informações

Leia mais

nistatina + óxido de zinco

nistatina + óxido de zinco nistatina + óxido de zinco Medley Farmacêutica Ltda. pomada dermatológica mg/g nistatina + óxido de zinco Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÃO Pomada dermatológica de mg/g: embalagem

Leia mais

NISTATINA + ÓXIDO DE ZINCO

NISTATINA + ÓXIDO DE ZINCO NISTATINA + ÓXIDO DE ZINCO Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Pomada 100.000UI/g + 200mg/g I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO NISTATINA + ÓXIDO DE ZINCO Medicamento genérico Lei nº 9.787, de

Leia mais

DERMODEX TRATAMENTO BULA DO PACIENTE

DERMODEX TRATAMENTO BULA DO PACIENTE DERMODEX TRATAMENTO BULA DO PACIENTE Takeda Pharma Ltda. Pomada: Bisnaga de 60 g Nistatina 100.000 U.I./g + óxido de zinco 200mg/g DERMODEX TRATAMENTO nistatina + óxido de zinco APRESENTAÇÃO DERMODEX TRATAMENTO

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO 1. Título: BANHO NO LEITO 2. Definição: Higienização corporal realizado em cliente acamado. 3. Objetivos: Remover sujidades, odores corporais, células mortas e microorganismos; Estimular a circulação;

Leia mais

MANUAL LAVAR E PASSAR

MANUAL LAVAR E PASSAR MANUAL LAVAR E PASSAR Ana Afonso Sumário Apresentação... 4 LAVAR... 5 Como se organizar para lavar roupas... 6 Procedimentos: Pré-lavagem e Molho... 6 Organização da Lavanderia... 8 Produtos para cuidar

Leia mais

Saiba porque a higiene pessoal contribui para a sua saúde e para que você se sinta confortável na busca pelo emprego e no ambiente de trabalho.

Saiba porque a higiene pessoal contribui para a sua saúde e para que você se sinta confortável na busca pelo emprego e no ambiente de trabalho. Saiba porque a higiene pessoal contribui para a sua saúde e para que você se sinta confortável na busca pelo emprego e no ambiente de trabalho. Os cuidados com a higiene pessoal demonstram que a pessoa

Leia mais

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO EM RECÉM- NASCIDOS PRÉ-TERMOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO EM RECÉM- NASCIDOS PRÉ-TERMOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO EM RECÉM- NASCIDOS PRÉ-TERMOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL 1 Jaiana Kevilin Gubert²; Cláudia Silveira Viera³; Silvana Delatore 4 INTRODUÇÃO A

Leia mais

JOÃO PAULO BATISTA LOLLOBRIGIDA DE SOUZA. Gorro

JOÃO PAULO BATISTA LOLLOBRIGIDA DE SOUZA. Gorro JOÃO PAULO BATISTA LOLLOBRIGIDA DE SOUZA Gorro Tipos de gorro Gorro descartável Gorro pano Recomendações Prender o cabelo sem deixar mechas pendentes Recobrir todo o cabelo e orelhas Ao retirar o gorro,

Leia mais

As técnicas: Permanente e coloração de cílios. Cílios curvados e tingidos por até 60 dias é o resultado desse procedimento. Lista de materiais:

As técnicas: Permanente e coloração de cílios. Cílios curvados e tingidos por até 60 dias é o resultado desse procedimento. Lista de materiais: Um olhar poderoso, realçado e sensual é o sonho de muitas mulheres. O mercado hoje oferece técnicas que, se bem aplicadas, podem realizar esse desejo feminino. Mas para isso é fundamental sabermos utilizar

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE ENFERMAGEM PARA ALTA HOSPITALAR

ORIENTAÇÕES DE ENFERMAGEM PARA ALTA HOSPITALAR ORIENTAÇÕES DE ENFERMAGEM PARA ALTA HOSPITALAR CUIDADOS COM A SONDA ALIMENTAR Nome do usuário Responsável pela orientação: Enfermeiro(a): Carimbo com COREN/SC HC ( ) HRO ( ) HNSS ( ) Data da orientação:

Leia mais

Orientações domiciliares para paciente com. Nutrição Enteral

Orientações domiciliares para paciente com. Nutrição Enteral Orientações domiciliares para paciente com Nutrição Enteral Comissão de Suporte Nutricional Serviço de Nutrologia Serviço de Nutrição e Dietética Serviço de Enfermagem Programa de Apoio à Família do Seped

Leia mais

Informe sobre INFLUENZA A / H1N1

Informe sobre INFLUENZA A / H1N1 Informe sobre INFLUENZA A / H1N1 Por que estamos fazendo este informativo? A gripe é uma doença contagiosa causada pelo vírus influenza, que costuma aumentar nos meses mais frios do ano. Este material

Leia mais

Pele é o órgão mais extenso do corpo humano

Pele é o órgão mais extenso do corpo humano Queimaduras Pele Pele é o órgão mais extenso do corpo humano Funções: Imunológica Equilíbrio da água Regulação da temperatura Órgão sensorial 1 Queimadura é uma lesão produzida no tecido de revestimento

Leia mais

nistatina óxido de zinco Pomada Dermatológica UI/g + 200mg/g

nistatina óxido de zinco Pomada Dermatológica UI/g + 200mg/g nistatina óxido de zinco Pomada Dermatológica 100.000UI/g + 200mg/g MODELO DE BULA COM INFORMAÇÕES AO PACIENTE nistatina óxido de zinco Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999. APRESENTAÇÃO Pomada Dermatológica

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM 1 - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Unidade: Campus Jataí - UFG Curso: Enfermagem Disciplina: Enfermagem pediátrica e neonatológica II Código: 8740

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES INTIMATE RING

MANUAL DE INSTRUÇÕES INTIMATE RING 1 MANUAL DE INSTRUÇÕES INTIMATE RING RM-Ml008 2 Sumário 1. CUIDADOS... 3 2. LIMPEZA... 3 3. MODO DE USAR... 4 4. DETALHES DO PRODUTO... 4 5. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS... 4 6. TERMOS DE GARANTIA... 5 3 Apresentação:

Leia mais

Modelos Anatômicos Coleman Manequim Bebê COL 2430 Manual de Instalação e Operação.

Modelos Anatômicos Coleman Manequim Bebê COL 2430 Manual de Instalação e Operação. Modelos Anatômicos Coleman Manequim Bebê COL 2430 Manual de Instalação e Operação. MANEQUIM BISSEXUAL COM ÓRGÃOS INTERNOS BEBÊ COL 2430 PARA TREINO DE ENFERMAGEM O manequim é um simulador de técnicas de

Leia mais

SEJAM BEM-VINDOS AO UNIVERSO DAS ROUPINHAS INFANTIS.

SEJAM BEM-VINDOS AO UNIVERSO DAS ROUPINHAS INFANTIS. Conheça a pele do bebê SEJAM BEM-VINDOS AO UNIVERSO DAS ROUPINHAS INFANTIS. Este material foi elaborado com muito carinho para ajudar as mamães e papais na hora de lavar e organizar as roupinhas do bebê.

Leia mais

Orientações aos pais sobre Refluxo Gastroesofágico

Orientações aos pais sobre Refluxo Gastroesofágico Orientações aos pais sobre Refluxo Gastroesofágico 1 - O que é Refluxo Gastroesofágico (RGE)? R: Refluxo Gastroesofágico é a volta do conteúdo do estômago para o esôfago devido ao mau funcionamento de

Leia mais

11/03/2011. Elaboração de Alimentos. Ministério da Agricultura

11/03/2011. Elaboração de Alimentos. Ministério da Agricultura Regulamentação Boas Práticas de Fabricação Ministério da Agricultura Portaria Nº 368 4 de Setembro de 1997 Regulamento técnico sobre as condições higiênico-sanitárias e de boas práticas de elaboração para

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Obrigado por adquirir a escova elétrica facial D-Clean Mini. Este manual deve ser guardado para consultas futuras.

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Obrigado por adquirir a escova elétrica facial D-Clean Mini. Este manual deve ser guardado para consultas futuras. MANUAL DE INSTRUÇÕES Obrigado por adquirir a escova elétrica facial D-Clean Mini. Este manual deve ser guardado para consultas futuras. 2 Esse produto contém: Aparelho 1 escova Manual de instrução Adaptador

Leia mais

Externas: A principal norma brasileira que regulamenta os dispositivos sobre EPI é a NR 06, do MTE. Internas: Existe, na Panasonic, uma I.A.

Externas: A principal norma brasileira que regulamenta os dispositivos sobre EPI é a NR 06, do MTE. Internas: Existe, na Panasonic, uma I.A. Introdução Por que você está aqui? Legislação Modo de usar Conclusão Por que você está aqui? Em inspeções rotineiras de segurança, vários funcionários apresentaram dúvidas relativas aos EPI s utilizados

Leia mais

Orientações domiciliares para paciente com. Nutrição Enteral

Orientações domiciliares para paciente com. Nutrição Enteral Orientações domiciliares para paciente com Nutrição Enteral Comissão de Suporte Nutricional Serviço de Nutrologia Serviço de Nutrição e Dietética Serviço de Enfermagem Programa de Apoio à Família do Seped

Leia mais

Fotografia Newborn: posicionamento e manipulação do bebê. Com Simone Silvério

Fotografia Newborn: posicionamento e manipulação do bebê. Com Simone Silvério Fotografia Newborn: posicionamento e manipulação do bebê Com Simone Silvério Dia 1 O bebê, os cuidados e primeiras poses Dia 2 A iluminação e a prática de poses Dia 3 Posando com a família e outras poses

Leia mais

COMO LIMPAR VIDROS E ESPELHOS SEM DEIXAR MANCHAS

COMO LIMPAR VIDROS E ESPELHOS SEM DEIXAR MANCHAS LIMPADOR DE VIDROS COMO LIMPAR VIDROS E ESPELHOS SEM DEIXAR MANCHAS O velho truque caseiro de usar para limpar os vidros pode até surtir algum efeito nas primeiras vezes, mas segundo especialistas, com

Leia mais

2. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES:

2. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES: 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome do Produto: FORTH Condicionador Gramados Código interno de identificação do produto: 153-4 Nome da empresa: EVERALDO JUNIOR ELLER Endereço: Rod Antonio Romano

Leia mais

III ENCONTRO DA SUCF CA FF PROTOCOLOS DE ATUAÇÃO AVALIAÇÃO INICIAL

III ENCONTRO DA SUCF CA FF PROTOCOLOS DE ATUAÇÃO AVALIAÇÃO INICIAL III ENCONTRO DA SUCF CA FF PROTOCOLOS DE ATUAÇÃO 26 DE OUTUBRO DE 2012 UCF Materno-Neonatal BM2 CONSULTA DE ENFERMAGEM - TÓPICOS DE REFERÊNCIA AVALIAÇÃO INICIAL Identificação da utente; - Altura (cm) -

Leia mais

Manual de Orientações para o. Paciente Lesado Medular. Reeducação vesical. Cateterismo Feminino

Manual de Orientações para o. Paciente Lesado Medular. Reeducação vesical. Cateterismo Feminino Manual de Orientações para o Paciente Lesado Medular Reeducação vesical Cateterismo Feminino REEDUCAÇÃO VESICAL A Lesão Medular consiste em trauma ou doença, que altera a função da medula e produz como

Leia mais

CUIDADOS AO RECÉM-NASCIDO GUIA HOSPITAL

CUIDADOS AO RECÉM-NASCIDO GUIA HOSPITAL CUIDADOS AO RECÉM-NASCIDO GUIA HOSPITAL INTRODUÇÃO Cuidar de um bebê pode parecer, à primeira vista, uma tarefa difícil e complicada. Afinal, o bebê é uma criatura frágil e delicada e requer muito cuidado,

Leia mais

Cuidados pós-operatórios para pacientes operados

Cuidados pós-operatórios para pacientes operados Cuidados pós-operatórios para pacientes operados queiloplastia rinoplastia palatoplastia O QUE É QUEILOPLASTIA E PALATOPLASTIA? A cirurgia para corrigir o lábio recebe o nome de QUEILOPLASTIA, que é feita

Leia mais

01- Escreva o nome de cada parte da planta de acordo com sua função. raiz caule folha flor fruto

01- Escreva o nome de cada parte da planta de acordo com sua função. raiz caule folha flor fruto PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ================================================================= 01- Escreva o nome de cada parte da planta de acordo

Leia mais

Lista de Enxoval para Meu Bebê

Lista de Enxoval para Meu Bebê Apresenta Lista de Enxoval para Meu Bebê pg. 1 Blog Primeiros Passos http://blogprimeirospassos.com.br Roupas 6 Pares de meias 2 Toucas 2 Pares de luvas (recém-nascido) 6 Body manga longa RN 6 Body manga

Leia mais

Medidas de precaução

Medidas de precaução Medidas de precaução INFLUENZA A (H1N1) GGTES - Gerência-Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde Medidas de Precaução Precauções Padrão Precauções Baseadas na Transmissão: contato gotículas aerossóis

Leia mais

Passo 1 Abertura das Cutículas

Passo 1 Abertura das Cutículas ESCOVA PROGRESSIVA A escova progressiva é um sistema de alinhamento capilar à base de óleo de cálamo. Sua fórmula hidrata os fios, reduz o volume e o frizz, deixando o cabelo com um movimento natural.

Leia mais

Dicas para conservação do saxofone e acessórios

Dicas para conservação do saxofone e acessórios Dicas para conservação do saxofone e acessórios PALHETA 1. Lave a palheta em água corrente após cada uso esfregando com o indicador e polegar da parte grossa para a parte fina (ponta) da palheta. Seque

Leia mais

GUIA DA HIGIENE ÍNTIMA

GUIA DA HIGIENE ÍNTIMA higiene e protecção GUIA DA HIGIENE ÍNTIMA HIGIENE ÍNTIMA A mulher moderna sofreu nestes últimos anos, uma série de modificações no seu estilo de vida. A vida moderna trouxe, por sua vez, várias mudanças

Leia mais

Massagem Shantala Método de massagem para o bebé

Massagem Shantala Método de massagem para o bebé Massagem Shantala Método de massagem para o bebé Preparativos Para a massagem você vai precisar de: - um produto emoliente (como óleo), de uso exclusivo infantil e dermatologicamente testado pode ser óleo

Leia mais

Tema 3 Cuidados imediatos prestados ao recém-nascido 17

Tema 3 Cuidados imediatos prestados ao recém-nascido 17 Tema 3 Cuidados imediatos prestados ao recém-nascido Objetivo geral do tema Instrumentalizar o aluno para conhecer os cuidados imediatos com o recém-nascido. Objetivos específicos voltados para o conteúdo

Leia mais

ATENÇÃO INTEGRADA, COMPONENTE FAMILIAR E COMUNITÁRIO PARA MULHER GRÁVIDA E NO PÓS PARTO

ATENÇÃO INTEGRADA, COMPONENTE FAMILIAR E COMUNITÁRIO PARA MULHER GRÁVIDA E NO PÓS PARTO ATENÇÃO INTEGRADA, COMPONENTE FAMILIAR E COMUNITÁRIO PARA MULHER GRÁVIDA E NO PÓS PARTO Febre ou aquecimento do corpo. Perda de sangue ou outros líquidos através da vagina. Ataques, desmaios ou convulsões.

Leia mais

EDITAL DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº 22/2016

EDITAL DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº 22/2016 Página 1 de 14 Tipo de Julgamento: Menor Preço por 1 68,00 Un SABÃO EM PÓ 2KG Valor de Referência: 19,50000 2 2.516,00 UN PAPEL HIGIÊNICO FOLHA SIMPLES 60 METROS DE BOA QUALIDADE PACOTE COM 4 ROLOS Valor

Leia mais

AIDPI. Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância

AIDPI. Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância AIDPI Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância AIDPI (OPAS/OMS/UNICEF) Objetivos redução da mortalidade de crianças menores de 5 anos de idade diminuição da incidência e gravidade dos casos

Leia mais

Manual de uso dos Móveis

Manual de uso dos Móveis Manual de uso dos Móveis 1 LIMPEZA E CONSERVAÇÃO 1.1 Armários, portas e tampos Utilizar um pano limpo e macio umedecido com água morna, secando logo em seguida. Para manchas mais resistentes, use pano

Leia mais

Fonoaudiologia Neonatal

Fonoaudiologia Neonatal Fonoaudiologia Neonatal Rotina de UTI Neonatal Conceituações Específicas Intervenção Global M.Sc. Prof.ª Viviane Marques Fonoaudióloga, Neurofisiologista e Mestre em Fonoaudiologia Coordenadora da Pós-graduação

Leia mais

PREVENÇÃO DE INFECÇÃO HOSPITALAR ASSOCIADA A CATETER VESICAL

PREVENÇÃO DE INFECÇÃO HOSPITALAR ASSOCIADA A CATETER VESICAL PREVENÇÃO ASSOCIADA A CATETER VESICAL INSTALAÇÃO DO CATETER VESICAL 1. Realizar primeiramente rigorosa higiene da genitália externa com água e sabão, utilizando luvas de procedimento. Higiene feminina:

Leia mais

Aleitamento Materno. Mais benefícios para mamãe e bebê.

Aleitamento Materno. Mais benefícios para mamãe e bebê. Aleitamento Materno Mais benefícios para mamãe e bebê. aleitamento materno O leite materno é o melhor e o mais indicado alimento para o bebê. A OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Ministério da Saúde

Leia mais

.: Curso de Preparação para o Nascimento e Parentalidade

.: Curso de Preparação para o Nascimento e Parentalidade .: Curso de Preparação para o Nascimento e Parentalidade O nascimento é um acontecimento único na vida de um casal, trazendo consigo o desafio da Parentalidade e uma nova fase do ciclo de vida familiar.

Leia mais

ADEGA DE VINHOS VCL-720

ADEGA DE VINHOS VCL-720 Manual de Instruções ADEGA DE VINHOS VCL-720 Leia atentamente as informações contidas neste manual antes de usar o aparelho. INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA: Antes de utilizar a adega, leia atentamente às instruções

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Mon Bijou Amaciante de Roupas

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Mon Bijou Amaciante de Roupas Página 1 de 5 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome: Códigos interno: Pureza: 4021 (500 ml) / 4022 (1L) / 19255 (2 L) / 19256 (5 L) Harmonia: 4023 (500 ml) / 4024 (1L) / 19257 (2 L) Magia: 4025

Leia mais

SUGESTÕES DE COMO MONTAR A LISTA PERFEITA DO ENXOVAL DO SEU BEBÊ

SUGESTÕES DE COMO MONTAR A LISTA PERFEITA DO ENXOVAL DO SEU BEBÊ SUGESTÕES DE COMO MONTAR A LISTA PERFEITA DO ENXOVAL DO SEU BEBÊ Toda roupa deve ser de algodão, de preferência, devendo ser lavadas sem exceção, com sabão neutro ou sabão de coco, não colocar nada no

Leia mais

Têm duração aproximada de 3 a 5 minutos.

Têm duração aproximada de 3 a 5 minutos. e Convulsões são contrações musculares involuntárias de parte ou de todo o corpo, decorrentes do funcionamento anormal do cérebro. Têm duração aproximada de 3 a 5 minutos. 1 Fase Tônica Manifesta-se pela

Leia mais

Como é o bebê de 2 e 3 meses

Como é o bebê de 2 e 3 meses de 2 e 3 meses Como é o bebê Faça o melhor que puder hoje e estará construindo e organizando o futuro. Cada bebê é diferente do outro, mas, em cada fase do desenvolvimento, eles têm algumas características

Leia mais

Manual do bebê. tudo que os pais de primeira viagem precisam saber

Manual do bebê. tudo que os pais de primeira viagem precisam saber Manual do bebê tudo que os pais de primeira viagem precisam saber ÍNDICE Orientações à mãe... 04 Cuidados com o bebê... 06 Crescimento saudável... 09 Anotações... 10 Parabéns Mamãe e Papai! Durante semanas

Leia mais

FORNO ELÉTRICO EPV-8009

FORNO ELÉTRICO EPV-8009 Manual de Instruções FORNO ELÉTRICO EPV-8009 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO Leia atentamente as informações contidas neste manual antes de usar o aparelho. INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA: 1. Antes de utilizar o

Leia mais

É a aspiração de líquido não corporal causada por submersão ou imersão.

É a aspiração de líquido não corporal causada por submersão ou imersão. É a aspiração de líquido não corporal causada por submersão ou imersão. Sinais e sintomas: Em um quadro geral pode haver hipotermia, náuseas, vômito, distensão abdominal, tremores, cefaléia, mal estar,

Leia mais

Dicas Importantes para a sua

Dicas Importantes para a sua SAÚDE É VIDA Dicas Importantes para a sua Saúde É do conhecimento de todos que uma alimentação saudável aliada a exercícios cios físicos são atitudes importantes para uma qualidade de vida melhor. Além

Leia mais

Para pensares em grande.

Para pensares em grande. PEQUENO LIVRO SAÚDE 24 Para pensares em grande. Conselhos de Saúde Telefones úteis Livro 12x17,5cm.indd 1 09/02/20 17:14:21 Autocolantes Saúde 24 Vais encontrar dentro do livro uma folha com autocolantes.

Leia mais

CATÁLOGO DE MATERIAL DIDÁCTICO

CATÁLOGO DE MATERIAL DIDÁCTICO B001209 FAMÍLIA EUROPEIA C/8 Desenvolver o respeito pela diversidade..." Estas famílias permitem que as crianças se familiarizem com etnias diferentes e enriqueçam os seus conhecimentos sobre o mundo ao

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO DE LENTES DE CONTATO HIDROFÍLICAS (GELATINOSAS) DESCARTÁVEIS OU DE TROCA ANUAL

MANUAL DO USUÁRIO DE LENTES DE CONTATO HIDROFÍLICAS (GELATINOSAS) DESCARTÁVEIS OU DE TROCA ANUAL MANUAL DO USUÁRIO DE LENTES DE CONTATO HIDROFÍLICAS (GELATINOSAS) DESCARTÁVEIS OU DE TROCA ANUAL As lentes gelatinosas descartáveis ou de troca anual são fabricadas em grande diversidade de tipos. Em função

Leia mais

ORIENTAÇÕES ENSAIO NEWBORN

ORIENTAÇÕES ENSAIO NEWBORN ORIENTAÇÕES ENSAIO NEWBORN Seu bebê acaba de nascer e o dia da sessão newborn se aproxima, aqui neste manual encontram-se todas as informações sobre o dia das fotos, é MUITO IMPORTANTE seguir todos os

Leia mais

Como Estudar Saúde da Criança para a prova de Enfermagem PROF. HYGOR ELIAS

Como Estudar Saúde da Criança para a prova de Enfermagem PROF. HYGOR ELIAS Como Estudar Saúde da Criança para a prova de Enfermagem PROF. HYGOR ELIAS MORTALIDADE INFANTIL ALEITAMENTO MATERNO INTRODUÇÃO DE NOVOS ALIMENTOS ACOMPANHAMENTO DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO CALENDÁRIO

Leia mais

manual produtos conservação e limpeza

manual produtos conservação e limpeza manual produtos conservação e limpeza indústria + arte índice 3 limpeza e conservação geral 4 ferragens puxadores dobradiças 5 oslo e cube alumínio 6 MDF 7 cezanne pintura gofratto italiano 8 madeira lâmina

Leia mais

INFORMAÇÕES AOS PAIS UTI NEONATAL E PEDIÁTRICA

INFORMAÇÕES AOS PAIS UTI NEONATAL E PEDIÁTRICA INFORMAÇÕES AOS PAIS UTI NEONATAL E PEDIÁTRICA A UTI Neonatal e Pediátrica do Hospital São Paulo - Unimed é uma unidade de internação destinada aos bebês desde o primeiro dia de vida até crianças com 12

Leia mais

3 Dados Técnicos Página 1 de 6 Protetores Auditivos com Haste Modelo 1310

3 Dados Técnicos Página 1 de 6 Protetores Auditivos com Haste Modelo 1310 3 Dados Técnicos Página 1 de 6 Protetores Auditivos com Haste Modelo 1310 C.A.: 8670 DESCRIÇÃO E APLICAÇÕES DO PRODUTO Protetor auditivo do tipo capa de canal, de espuma com haste. A haste é confeccionada

Leia mais

Aumento da Temperatura Corporal / Febre

Aumento da Temperatura Corporal / Febre Aumento da Temperatura Corporal / Febre FAQ s (Questões mais frequentes) O que é febre? É o aumento da temperatura corporal Considera-se febre - temperatura axilar superior ou igual a 38ºC É um importante

Leia mais

FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO

FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Página 1 de 6 FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Em conformidade com NBR 14725-4/2012 FISPQ n : 111/13 Data: 15/04/13 Revisão: 1 Data Rev.: 03/02/14 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO

Leia mais

18/11/2013. Com Simone Silvério. Aula 1. O Bebê

18/11/2013. Com Simone Silvério. Aula 1. O Bebê Com Simone Silvério Aula 1 O Bebê 1 Recém-Nascidos 5 a 15 dias Têm sono profundo, dormem mais tempo, são mais flexíveis e ainda não tem cólicas. Recém-Nascidos 15 a 30 dias A partir do 15º dia começam

Leia mais

Cartilha. Doenças e. Complicações de Verão. Queimaduras solares. Desconforto Micoses. Coceira. Desidratação. Fungos. Infecções. Ardência. Manchas.

Cartilha. Doenças e. Complicações de Verão. Queimaduras solares. Desconforto Micoses. Coceira. Desidratação. Fungos. Infecções. Ardência. Manchas. Cartilha Doenças e Complicações de Verão Queimaduras solares. Desconforto Micoses. Coceira. Desidratação. Fungos. Infecções. Ardência. Manchas. Devido às condições climáticas, diversas são as doenças e

Leia mais

Limpeza e Desinfecção de Unidade, arrumação do leito, banho e transporte. EnfªMS Célia Alves de Souza. Semiologia e Semiotécnica 2018

Limpeza e Desinfecção de Unidade, arrumação do leito, banho e transporte. EnfªMS Célia Alves de Souza. Semiologia e Semiotécnica 2018 Limpeza e Desinfecção de Unidade, arrumação do leito, banho e transporte. EnfªMS Célia Alves de Souza Semiologia e Semiotécnica 2018 Plano de aula Objetivos Conhecer os princípios fundamentais da técnica

Leia mais

09/ REV.1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO. Prancha. Manual de Instruções

09/ REV.1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO. Prancha. Manual de Instruções 09/13 1009-09-05 789786 REV.1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO Prancha Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de mais um produto de nossa linha. Para garantir o melhor desempenho de seu produto,

Leia mais

ALIMENTAÇÃO DA CRIANÇA

ALIMENTAÇÃO DA CRIANÇA Universidade Federal do Ceará Núcleo de Ensino, Assistência e Pesquisa da Infância Cesar Victora ALIMENTAÇÃO DA CRIANÇA Prof. João Amaral Fortaleza, 2007 Conteúdo Situação no mundo e Brasil Alimentação

Leia mais

Apresentação. Tá na hora! O momento é de felicidade. Tudo indica que seu bebê está para nascer! É tempo de cuidados mais que especiais.

Apresentação. Tá na hora! O momento é de felicidade. Tudo indica que seu bebê está para nascer! É tempo de cuidados mais que especiais. Apresentação Tá na hora! O momento é de felicidade. Tudo indica que seu bebê está para nascer! É tempo de cuidados mais que especiais. A gravidez dura 280 dias ou 40 semanas, de acordo com os médicos,

Leia mais

Ana Cardoso Interna de Medicina Geral e Familiar, 4º Ano. Orientadora Dra. Elsa Melo. USF Eborae Centro de Saúde de Évora

Ana Cardoso Interna de Medicina Geral e Familiar, 4º Ano. Orientadora Dra. Elsa Melo. USF Eborae Centro de Saúde de Évora 11 de Abril de 2012 USF Eborae Centro de Saúde de Évora Coordenador Dr. Rogério Costa Ana Cardoso Interna de Medicina Geral e Familiar, 4º Ano Orientadora Dra. Elsa Melo Asfixia Conjunto de situações em

Leia mais

PISO LAMINADO EUCAFLOOR MANUAL DE CONSERVAÇÃO E LIMPEZA

PISO LAMINADO EUCAFLOOR MANUAL DE CONSERVAÇÃO E LIMPEZA PISO LAMINADO EUCAFLOOR MANUAL DE CONSERVAÇÃO E LIMPEZA O PISO LAMINADO EUCAFLOOR TRANSFORMA A SUA CASA PARA MELHOR! Sua família merece o melhor piso laminado do mercado, por isso ao escolher o Eucafloor

Leia mais

PLANO DE MATERNIDADE

PLANO DE MATERNIDADE PLANO DE MATERNIDADE PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO INSTRUÇÕES GERAIS Este Plano deverá ser preenchido no momento da decisão de ser tornar mãe. Ele é irrevogável. Responda com mente e coração bem abertos. Responda

Leia mais

Frio Intenso. Autoprotecção

Frio Intenso. Autoprotecção Qualidade Vida C Â M A R A M U N I C I P A L Frio Intenso Autoprotecção Frio Intenso AUTOPROTECÇÃO Reduções significativas da temperatura, por vezes repentinas, podem afectar a saúde de qualquer pessoa,

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) ÓLEO PARA MÓVEIS Q BRILHO

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) ÓLEO PARA MÓVEIS Q BRILHO Página 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: ÓLEO PARA MÓVEIS Q BRILHO Códigos internos: 12/200 ml: 7570 Aplicação: Proteger, dar brilho e revitalizar a madeira. Empresa: BOMBRIL

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES LEG COMFORT RM-FM811

MANUAL DE INSTRUÇÕES LEG COMFORT RM-FM811 1 MANUAL DE INSTRUÇÕES LEG COMFORT RM-FM811 2 Índice 1. CUIDADOS...4 2. LIMPEZA...5 3. MODO DE USAR...5 4. DETALHES DO PRODUTO...6 5. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS...7 6. TERMOS DE GARANTIA...7 3 Apresentação:

Leia mais

Manual de Instruções. Esfoliador Eletrônico para os Pés Feet Plus. Leia atentamente antes de usar. Professional AT2000

Manual de Instruções. Esfoliador Eletrônico para os Pés Feet Plus. Leia atentamente antes de usar. Professional AT2000 Manual de Instruções Esfoliador Eletrônico para os Pés Feet Plus Professional AT2000 Leia atentamente antes de usar www.lizz.com.br 11 3181 2244 2 Manual de Instruções Manual de Instruções (Leia atentamente

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 7 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Código interno: 12010 (250ml) e 12009 (100ml) Empresa: BOMBRIL S/A TELEFONE DE EMERGÊNCIA: 0800 014 8110 2 - COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES

Leia mais

MODULO II LINHA BOTANICAL + DICAS DE VENDAS

MODULO II LINHA BOTANICAL + DICAS DE VENDAS MODULO II LINHA BOTANICAL + DICAS DE VENDAS Linha Botanical Effects O dia a dia é sempre corrido, mas a sua cliente precisa de uma pausa para relaxar e recarregar as energias. Por isso, a Linha Botanical

Leia mais

APARELHOS DE ULTRASSOM. CUIDADOS BÁSICOS

APARELHOS DE ULTRASSOM. CUIDADOS BÁSICOS APARELHOS DE ULTRASSOM CUIDADOS BÁSICOS www.eurp.edu.br Aparelhos de ultrassom são caros e sensíveis, cujo o qual a vida útil depende da sua limpeza, manutenção e conservação EXEMPLOS SONDA CONVEXA - PHILIPS

Leia mais

HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA AO RECÉM-NASCIDO EM CENTRO DE PARTO NORMAL

HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA AO RECÉM-NASCIDO EM CENTRO DE PARTO NORMAL HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA AO RECÉM-NASCIDO EM CENTRO DE PARTO NORMAL Ana Lucia de Araújo Jacqueline Luiza da Silva Floriano Rosana Rosa de Oliveira Muniz Introdução: A motivação para realizar este trabalho

Leia mais

Travesseiro e comer demais a noite influenciam no sono Sáb, 09 de Junho de :19 - Última atualização Sáb, 09 de Junho de :36

Travesseiro e comer demais a noite influenciam no sono Sáb, 09 de Junho de :19 - Última atualização Sáb, 09 de Junho de :36 Dormir bem é fundamental para realizar as atividades do dia a dia com mais ânimo e prazer. Mas ter uma boa noite de sono não depende só da gente, principalmente quando se trata de mulheres grávidas ou

Leia mais

Cláudio Antônio da Silva claudiosilva.wordpress.com

Cláudio Antônio da Silva claudiosilva.wordpress.com Cláudio Antônio da Silva claudiosilva.wordpress.com claudiosilva@tche.com Indicações de Uso do Vinagre de Maçã Senhor Viccino Tome uma colher das de sopa em um copo de água de 300ml três vezes ao dia (antes

Leia mais