Palitos - 5 a série Actividade:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Palitos - 5 a série Actividade:"

Transcrição

1 Palitos - 5 a série Actividade: Disponha sete palitos da seguinte forma. 1 Agora, acrescente seis palitos e obtenha o número Utilizando 11 palitos, monte uma igualdade com símbolos romanos de forma que o resultado seja 5. Utilizando nove palitos, construa cinco triângulos equiláteros. Agora, utilizando a mesma quantidade de palitos, forme quatro triângulos equiláteros.

2 Construa a figura abaixo com quatro palitos e um pedaço de papel. Essa figura representa uma pá com lixo. Agora, desloque dois palitos e retire o lixo da pá. Observação: Após o movimento dos palitos, a pá deve ter a mesma forma inicial e o lixo não deve ser deslocado. A figura abaixo representa um peixe. Ela foi construída com oito palitos. Construa essa figura utilizando oito palitos. Depois, mude a posição de três palitos, fazendo o peixe nadar para o lado oposto.

3 Utilizando dez palitos, construa a figura a seguir. a) Quantos quadrados há na figura que você construiu? b) Mude a posição de dois palitos e forme três quadrados. Construa o triângulo abaixo utilizando seis palitos. Agora, mova dois palitos e transforme esse triângulo em dois triângulos menores.

4 Construa a figura abaixo utilizando 12 palitos. Agora, mova três palitos e forme cinco quadrados. A figura abaixo foi construída com nove palitos. a) Quantos triângulos há nessa figura? b) Construa essa figura utilizando palitos e, em seguida, retire dois palitos para obter apenas três triângulos.

5 Utilizando 15 palitos, construa a figura a seguir. a) Quantos quadrados há na figura que você construiu? b) Retire três palitos da figura que você construiu de maneira que ela fique com três quadrados. Construa a figura abaixo utilizando 13 palitos. a) Quantos triângulos há na figura que você construiu? b) Retire dois palitos da figura que você construiu e obtenha quatro triângulos.

6 Utilizando 18 palitos, construa a figura a seguir. a) Quantos triângulos há na figura que você construiu? b) Remova seis palitos da figura que você construiu de maneira que ela fique com três triângulos. Construa a figura abaixo utilizando 14 palitos. Agora, mova dois palitos e forme dois quadrados.

7 Construa os três triângulos abaixo utilizando nove palitos. Agora, mova dois palitos e forme quatro triângulos. Disponha nove palitos da seguinte forma. Agora, mude a posição de quatro palitos e obtenha o número 100.

8 Cubos e dados - 5 a série Actividade: Observe a planificação abaixo. Depois, identifique qual dos cubos abaixo pode ser obtido a partir dessa planificação.

9 Os dados abaixo foram organizados em uma sequência lógica. Descubra qual seria o próximo dado dessa sequência e desenhe o número de pontos em suas faces.

10 As figuras A, B e C representam o mesmo cubo em três posições diferentes. Observe as planificações abaixo e circule aquela que, após montada, obtém-se um cubo semelhante ao indicado acima.

11 Observe a ilustração a seguir. Qual é a menor quantidade de cortes que deve ser feita no cubo representado acima, para que se obtenha 64 cubinhos com 1 cm de aresta? Disposição - 5 a série Actividade: Observe o que Edson está dizendo. 1 Quantos carros, no mínimo, Edson está vendo?

12 Observe a fileira de baldes abaixo. Note que quatro baldes estão cheios de água e quatro estão vazios. Movendo apenas dois baldes, como é possível organizar essa fileira de forma que os baldes cheios e os baldes vazios fiquem alternados? Observe a fileira de baldes abaixo. Note que três baldes estão cheios de água e três estão vazios. Movendo apenas um balde, como é possível organizar essa fileira de forma que os baldes cheios e os baldes vazios fiquem alternados?

13 Distribua os sólidos geométricos no diagrama abaixo de acordo com as seguintes indicações. Os sólidos que rolam devem ficar imediatamente ao lado dos sólidos que não rolam. A esfera não deve ficar imediatamente ao lado da pirâmide. O cone deve ficar na extremidade oposta ao cubo.

14 Linhas - 5 a série Actividade: Desenhe a figura a seguir sem tirar o lápis do papel e sem passar mais de uma vez sobre a mesma linha.

15 Traçando três linhas rectas, separe os círculos que aparecem no quadro a seguir, de modo que cada círculo fique isolado. Observe a vista superior de alguns dados sobre uma folha de sulfite. Traçando apenas duas linhas rectas, separe os dados dessa folha em três grupos, de maneira que: a soma dos pontos dos dados de cada grupo seja um número divisível por 2; em cada grupo haja três dados.

16 Ligue os algarismos indo-arábicos com os símbolos romanos correspondentes, de forma que as linhas não se cruzem e nem ultrapassem o rectângulo.

17 Tangram - 5 a série Actividade: Observe o Tangram a seguir. 1 Para obtermos o paralelogramo (P) desse Tangram, podemos utilizar dois triângulos pequenos (Tp). Utilizando essa mesma ideia, complete as frases a seguir. a) Para obter o Q são necessários Tp. b) Com Tp podemos obter o Tm. c) Podemos obter o Tg a partir de Tp. d) Para obter o Tg são necessários Tm.

18 Utilizando as sete peças de um Tangram, construa as figuras a seguir.

19 Com as peças de um Tangram, construa um rectângulo utilizando: a) três peças b) quatro peças c) cinco peças d) seis peças e) sete peças Observação: As figuras não devem ter a forma de um quadrado.

20 Utilizando as sete peças de um Tangram, construa as figuras a seguir.

21 Com as peças de um Tangram, construa um quadrado utilizando: a) duas peças; b) três peças; c) quatro peças; d) cinco peças. O Tangram ao lado foi construído em uma malha quadriculada. Tomando como unidade de medida de área o quadrado a, complete a tabela abaixo escrevendo a área correspondente a cada peça indicada.

22 Área - 7 a série Actividade: 1 2 Uma folha de papel rectangular foi dobrada como mostram as figuras a seguir. 1 Após a dobra, qual é a área da região cinza que está visível? Na malha quadriculada a seguir, cada corresponde a uma unidade de área. Construa, nessa malha, cinco rectângulos diferentes com área igual a 36 cujas medidas de seus lados sejam números inteiros. Observe a balança e os pesos representados abaixo.

23 Sem retirar a caixa da balança, como é possível equilibrá-la utilizando alguns desses pesos? Dê a resposta por meio de uma figura.

24 Nos quadros abaixo está representada a mesma balança em três momentos diferentes. Sabendo que as caixas têm massas diferentes, complete o esquema abaixo escrevendo a letra correspondente a cada caixa de acordo com suas massas.

25 As balanças a seguir estão em equilíbrio. Sabendo que objectos iguais têm massas iguais, encontre a massa de um: caderno; livro; tubo de cola.

26 Fernanda tem 12 bolinhas de mesmo tamanho e de mesma cor. Dessas bolinhas, 11 têm a mesma massa e uma tem massa menor que as demais. Como Fernanda pode descobrir qual é a bolinha de menor massa utilizando uma balança de dois pratos e efectuando, no máximo, três pesagens? Uma estante tem cinco prateleiras com livros. Em uma das prateleiras cada livro tem g, nas outras cada livro tem g. Fazendo apenas uma pesagem em uma balança como a indicada abaixo, como é possível descobrir em qual das prateleiras estão os livros de maior massa?

27 Utilizando um balde com capacidade para 5 e outro com capacidade para 3, como é possível obter, em um deles, 4 de água? Observe os três baldes a seguir. O balde com capacidade para 13 está com apenas 3 de água e os outros baldes estão cheios. a) Que quantidade deverá ficar em cada balde se dividirmos essa água igualmente entre eles? b) Como é possível dividir igualmente, nesses baldes, essa quantidade de água? Observe os três baldes a seguir. O balde com capacidade para 3 está com 2 de água e os baldes com capacidade para 5 e 8 estão com 3 cada um. Como é possível distribuir a água desses baldes de modo que dois deles fiquem com 4 cada um?

28 Simone possui 11 elos e pretende uni-los para montar uma corrente aberta. a) Qual é a menor quantidade de elos que Simone deve cortar para montar a corrente? b) Escreva qual é a menor quantidade de elos que Simone deve cortar para montar uma corrente com: 13 elos; 15 elos; 19 elos; 25 elos.

29 Recortes - 7 a série Actividade: Uma folha de papel em forma de quadrado foi dobrada e recortada da seguinte maneira. Se essa folha for desdobrada após o corte, qual das figuras abaixo pode representar a forma obtida?

30 Uma folha de papel em forma de quadrado foi dobrada e recortada da seguinte maneira. Se essa folha for desdobrada após o corte, qual das figuras abaixo pode representar a forma obtida?

31 Palitos - 7 a série Actividade: Utilizando 12 palitos, construa nove figuras diferentes com 5 unidades de área. Observação: Nesta actividade, considere como unidade de área um quadrado cujo lado possua apenas um palito. Utilizando 18 palitos, construa um rectângulo cuja área e cujo perímetro sejam representados pelo mesmo número. Observação: Nesta actividade, considere um palito como uma unidade de medida.

32 Utilizando oito palitos, construa dois triângulos equiláteros e um quadrado. Utilizando 12 palitos, construa a figura a seguir. a) Quantos triângulos há na figura que você construiu? b) Mude a posição de quatro palitos de forma que se obtenha cinco losangos A figura abaixo foi construída com 18 palitos.

33 a) Quantos triângulos há nessa figura? b) Construa essa figura utilizando palitos e, em seguida, mova seis palitos para obter uma estrela de seis pontas. A figura abaixo foi construída com dez palitos. Construa essa figura e, em seguida, desloque quatro palitos e obtenha dois quadrados Construa a figura abaixo utilizando 16 palitos.

34 Agora, desloque dois palitos e forme quatro quadrados cujos lados possuam apenas um palito. Utilizando 12 palitos, construa a figura a seguir. a) Quantos triângulos há na figura que você construiu? b) Retire três palitos e deixe a figura com três triângulos. Utilizando 24 palitos, construa a figura a seguir.

35 a) Quantos quadrados há na figura que você construiu? b) Retire quatro palitos da figura que você construiu de maneira que se obtenha cinco quadrados. Para cada item abaixo, escreva qual é a menor quantidade de elos que devemos cortar para que todos eles fiquem soltos?

36 Recorte o quadrado abaixo. Em seguida, com apenas um corte recto, obtenha um octógono.

37 Dica: Antes de fazer o corte, dobre o quadrado. Recorte o quadrado abaixo. Em seguida, trace dois segmentos de recta nesse quadrado, sendo que cada segmento passe pelo centro O indicado. Depois, corte esse quadrado nos segmentos que você traçou e, com as partes obtidas, monte um trapézio. Recorte a figura abaixo. Em seguida, com três cortes rectos, divida-a em quatro partes de maneira que, ao encaixá-las, seja possível obter:

38 a) um quadrado e um rectângulo; b) um triângulo.

39 Tangram - 7 a série Actividade: As figuras abaixo foram construídas com algumas peças de um Tangram. Sem utilizar o transferidor, encontre a medida dos ângulos indicados. Depois, escrevaos nas etiquetas. Agora, com o auxílio de um transferidor, meça os ângulos e verifique se suas respostas estão correctas.

40 Se as tiras abaixo forem dispostas em determinada ordem, obtém-se um Tangram semelhante ao indicado ao lado. Qual deve ser a ordem dessas tiras para obter o Tangram?

41 Utilizando as sete peças de um Tangram, construa as figuras a seguir.

42 Observe as indicações no Tangram a seguir. Utilizando algumas peças desse Tangram, é possível construir uma figura com a mesma área e forma do Tg. Encontre três possibilidades para essa construção.

43 Utilizando as sete peças de um Tangram, construa as figuras a seguir.

44 Com as peças de um Tangram, construa um trapézio utilizando: a) duas peças; b) três peças; c) quatro peças; d) cinco peças; e) seis peças; f) sete peças. Na figura abaixo aparece um Tangram construído em uma malha quadriculada. Construa nessa malha dois Tangrans simétricos ao indicado, de maneira que um deles seja simétrico em relação ao eixo e e outro em relação ao eixo f.

45 Área - 8 a série Actividade: Observe os triângulos representados nas malhas quadriculadas abaixo e, sem efectuar cálculos, indique qual dos triângulos tem maior área. Agora, efectue os cálculos e verifique se sua resposta está correcta.

46 A forma geométrica espacial representada abaixo foi construída com um cubo e um prisma de base quadrada. De acordo com as indicações na figura, encontre a área da superfície dessa forma geométrica espacial.

47 Balança - 8 a série Actividade: Na balança a seguir está indicada a massa de algumas balas de mesmo tipo. 1 Quantas balas desse tipo há, aproximadamente, em um pacote de 1 kg? Em uma caixa há 15 bolinhas de mesma cor e tamanho. Dessas bolinhas, 14 têm a mesma massa e uma tem massa maior que as demais. Como é possível descobrir qual é a bolinha de maior massa utilizando uma balança de dois pratos e efectuando, no máximo, três pesagens?

48 3 Os sólidos geométricos representados ao lado possuem massas diferentes entre si. Sabe-se que: tem o dobro da massa da ; tem o quádruplo da massa da ; tem o dobro da massa do ; tem a terça parte da massa do ; tem 3 kg. De acordo com essas dicas, como é possível distribuir esses cinco sólidos em uma balança de dois pratos de forma que ela permaneça em equilíbrio? Dê a resposta por meio de uma figura. 4 Célio tem seis pacotes com bolinhas de mesma cor e tamanho. Em um dos pacotes, cada bolinha tem 110 g; nos outros cinco, cada bolinha tem 100 g. Célio deseja descobrir em qual dos pacotes estão as bolinhas de maior massa. Para isso, ele dispõe de uma balança como a indicada abaixo. Fazendo uma única pesagem, como Célio pode descobrir em qual dos pacotes estão as bolinhas de maior massa?

49 Nos quadros 1, 2 e 3 está representada a mesma balança em três momentos diferentes. Note que nos três momentos a balança está em equilíbrio. 5 Sabendo que as caixas indicadas com a mesma letra têm massas iguais, descubra qual das balanças abaixo não poderia estar em equilíbrio. Justifique sua resposta.

50 Observe abaixo a representação da mesma balança em quatro momentos diferentes. 6 Sabendo que em todos os casos a balança está em equilíbrio, encontre a massa dos pesos indicados pelas letras A, B e C. A: B: C: Capacidade - 8 a série Actividade: Observe os três baldes a seguir. 1 O balde com capacidade para 5 está com apenas 3 de água, e os baldes com capacidade para 6 e 13 estão com 6 de água cada um. Sem jogar água fora, como é possível distribuir a água desses baldes de modo que cada um fique com exactamente 5 de água?

51 2 As figuras a seguir representam 21 garrafas de água sendo que sete delas estão cheias, sete estão pela metade e sete estão vazias. garrafas cheias garrafas com metade da capacidade preenchida garrafas vazias Como podemos separar essas garrafas em três grupos de maneira que, em cada grupo fique a mesma quantidade de água e a mesma quantidade de garrafas? Utilizando um balde com capacidade para 5 e outro com capacidade para 9, como é possível obter, em um deles, 2 de água? 3

52 4 Observe os três baldes a seguir. O balde com capacidade para 8 está vazio e os outros estão cheios de água. Como é possível dividir igualmente, em dois desses baldes, essa quantidade de água? António é um pequeno produtor e comerciante de leite. Ele armazena sua produção em 4 galões como os indicados abaixo. 5 Certo dia, ao terminar suas vendas, António decidiu repartir igualmente, entre suas três irmãs, os 30 de leite que havia restado em um dos galões. a) Quantos litros de leite cada uma de suas irmãs recebeu? b) Como António repartiu esse leite, sabendo que ele usou como medida os galões que possui?

53 Correntes - 8 a série Actividade: Para cada item abaixo, escreva qual é a menor quantidade de elos que devemos cortar para que todos eles fiquem soltos?

54 2 Um viajante precisava hospedar-se sete dias em um hotel. Ao hospedar-se, verificou que não tinha dinheiro para pagar as diárias, mas possuía uma corrente de ouro com sete elos. Conversando com o dono do hotel, negociou pagar adiantado um elo dessa corrente para cada diária. De que maneira esse viajante efectuou os pagamentos, sabendo que ele cortou apenas um elo dessa corrente? Cortes em figuras - 8 a série Actividade: Recorte a figura abaixo. Em seguida, com três cortes rectos, divida-a em quatro partes de maneira que, ao encaixá-las, seja possível obter um quadrado.

55 2 Recorte o quadrado abaixo. Em seguida, trace quatro segmentos de recta nesse quadrado, de modo que cada segmento comece no ponto médio de um de seus lados e termine em um de seus vértices. Observação: Dois ou mais segmentos não podem terminar em um mesmo vértice. Agora, corte esse quadrado nos segmentos que você traçou e, com as partes obtidas, monte cinco quadrados menores.

56 Recorte a figura abaixo. Em seguida, com dois cortes rectos, divida a figura em três partes de maneira que, ao encaixá-las, seja possível obter um quadrado. 3 Observação: Os dois cortes devem passar pelo ponto indicado. Recorte a figura abaixo. Em seguida, com dois cortes rectos, divida-a em três partes de maneira que, ao encaixá-las, seja possível obter um rectângulo. 4 Observação: Os dois cortes devem passar pelo ponto indicado.

57 Cortes em malhas - 8 a série Actividade: Recorte a figura abaixo. Em seguida, divida-a em três partes iguais. 1 Recorte a figura abaixo. Em seguida, divida-a em duas partes iguais. 2

58 Recorte a figura abaixo. Em seguida, divida-a em três partes iguais. 3 Recorte a figura abaixo. Em seguida, divida-a em quatro partes iguais. 4

59 Recorte a figura abaixo. Em seguida, divida-a em quatro partes iguais. 5 Recorte a figura abaixo. Em seguida, divida-a em quatro partes iguais. 6

60 7 Recorte a figura abaixo. Em seguida, divida-a em quatro partes iguais de maneira que, ao encaixá-las, seja possível obter um quadrado. Recorte a figura abaixo. Em seguida, divida-a em três partes iguais. 8

61 Recorte a figura abaixo. Em seguida, divida-a em três partes iguais. 9 Recorte a figura abaixo. Em seguida, divida-a em duas partes iguais. 10

62 Cubos e dados - 8 a série Actividade: Observe a pilha de dados a seguir e descubra a soma dos pontos que estão nas seis faces unidas entre eles e na face que está voltada para baixo.

63 2 As figuras abaixo foram desenhadas nas faces de um cubo, sendo que uma delas foi desenhada em duas faces. Observe a seguir esse cubo em quatro posições diferentes e descubra qual é a figura que está desenhada em duas faces.

64 3 Na ilustração abaixo estão representados dois cubos que estão unidos por uma de suas faces. De acordo com a ilustração, qual é a soma dos comprimentos dos segmentos AB e BC?

65 Disposição - 8 a série Actividade: Como é possível isolar cada bolinha do quadro abaixo, fazendo apenas três circunferências? Como é possível formar, com sete pessoas, seis fileiras com três pessoas cada uma? Dê a resposta por meio de um desenho. 2

66 Vânia dispôs 16 moedas sobre os lados de um quadrado, como mostra a ilustração abaixo. 3 Note que em cada lado desse quadrado há cinco moedas. Como Vânia pode dispor novamente essas 16 moedas de forma que em cada lado desse quadrado fiquem: a) seis moedas? b) sete moedas? c) oito moedas? Dê suas respostas por meio de desenhos. Como é possível formar, com 12 moedas, seis fileiras com quatro moedas cada uma? Dê a resposta por meio de um desenho. 4

67 Linhas - 8 a série Actividade: O desenho abaixo representa uma tábua rectangular com alguns pregos. 1 Agora, traçando apenas três linhas rectas, divida essa tábua em quatro partes, de maneira que todas as partes tenham a mesma área e o mesmo número de pregos. 2 Com nove pontos dispostos conforme representação abaixo, é possível traçar oito linhas com três pontos em cada uma. Observe. Agora, disponha esses nove pontos de outra maneira, de forma que seja possível traçar dez linhas também com três pontos em cada uma.

68 Sem tirar o lápis do papel e sem passar mais de uma vez sobre a mesma linha, ligue os 25 pontos com apenas oito linhas rectas. 3 4 Partindo do ponto indicado, trace uma linha contínua por todos os caminhos do labirinto sem tirar o lápis do papel e sem passar mais de uma vez sobre a mesma linha.

69 Palitos - 8 a série Actividade: Utilizando oito palitos construa: a) um triângulo; b) um quadrilátero; c) um pentágono; d) um hexágono; e) um heptágono; f) um octógono. Utilizando 13 palitos, construa oito triângulos equiláteros. 2 3 Qual é o menor número de palitos necessário para construir: a) cinco quadrados cujos lados possuam apenas um palito? b) quatro triângulos cujos lados possuam apenas um palito? c) dois losangos cujos lados possuam apenas um palito? Agora, utilizando palitos, verifique se sua resposta está correcta.

70 Construa o quadrado abaixo utilizando 16 palitos. 4 Agora, acrescente 11 palitos a esse quadrado de maneira que ele fique dividido em quatro partes com a mesma área. Dica: As partes não precisam ter a mesma forma. 5

71 Construa a figura abaixo utilizando 24 palitos. Agora, desloque quatro palitos e forme três quadrados. Construa a figura abaixo utilizando 12 palitos. 6 Agora, mova quatro palitos e obtenha seis triângulos equiláteros. 7

72 Utilizando 12 palitos, construa a figura a seguir. Agora, mude a posição de três palitos e deixe a figura com três quadrados. Construa a figura abaixo utilizando 18 palitos. 8 Agora, desloque seis palitos e forme sete losangos. 9

73 A figura abaixo foi construída com 24 palitos. a) Quantos quadrados há nessa figura? b) Construa essa figura utilizando palitos e, em seguida, retire seis palitos para obter três quadrados. 10 Utilizando 24 palitos, construa a figura a seguir. a) Quantos quadrados há na figura que você construiu? b) Retire dois palitos da figura que você construiu de maneira que se obtenha sete quadrados cujos lados possuam apenas um palito. 11

74 Observe a sequência de palitos abaixo. a) De acordo com essa sequência, complete a seguinte tabela. b) Com a ajuda da tabela que você completou, escreva uma fórmula que permita calcular o número de palitos (y) em função do número de triângulos formados (x). c) Utilizando a fórmula que você escreveu no item anterior, encontre o número de palitos utilizados para formar: 8 triângulos 11 triângulos 25 triângulos d) De acordo com essa sequência, é possível formar 20 triângulos com 35 palitos? Justifique sua resposta. 12

75 Utilizando 24 palitos, construa a figura a seguir. a) Quantos quadrados há na figura que você construiu? b) Agora, mova três palitos e deixe a figura com o dobro de quadrados que ela já possui. 13

76 A figura abaixo foi construída com 40 palitos. a) Quantos quadrados há nessa figura? b) Qual é a menor quantidade de palitos que deve ser retirada dessa figura para que não reste nenhum quadrado? 14 Utilizando 14 palitos, construa a figura a seguir. a) Quantos triângulos há na figura que você construiu? b) Acrescente quatro palitos à figura que você construiu de maneira que ela fique com 13 triângulos. 15

77 Construa a figura abaixo utilizando seis palitos. Agora, mova três palitos e obtenha seis triângulos. Recortes - 8 a série Actividade: Uma folha de papel em forma de quadrado foi dobrada e recortada da seguinte maneira. Se essa folha for desdobrada após o corte, qual das figuras abaixo pode representar a forma obtida? 2

78 Uma folha de papel em forma de quadrado foi dobrada e recortada da seguinte maneira. Se essa folha for desdobrada após o corte, qual das figuras abaixo pode representar a forma obtida? Tangram - 8 a série Actividade:

79 Utilizando um transferidor, meça os ângulos internos do Tp, do Tm e do Tg do Tangram a seguir. 1 De acordo com as medidas que você obteve, é possível afirmar que o Tp, o Tm e o Tg são triângulos semelhantes? Justifique sua resposta. 2 A figura abaixo foi construída com as sete peças de um Tangram. Note que o contorno dessa figura lembra um triângulo e que no seu interior há um espaço correspondente a uma das peças do Tangram. Encontre outras três possibilidades de construir uma figura com essas características 3

80 Utilizando as sete peças de um Tangram, construa as figuras a seguir. 4

81 Na figura abaixo aparece um Tangram construído em um plano cartesiano. a) Quais são as coordenadas dos vértices do Tg 1, do Tm, do Tp 2 e do Q que formam esse tangram? b) Construa dois Tangrans simétricos ao representado na figura acima de maneira que um deles seja simétrico em relação ao eixo x e outro em relação ao eixo y. 5

82 Utilizando as sete peças de um Tangram, construa as figuras a seguir. 6

83 Utilizando as sete peças de um Tangram, é possível construir apenas 13 polígonos convexos. Observe a seguir a construção de um desses polígonos. Encontre as outras 12 possibilidades de construir uma figura com essa característica

84 Área - 5 a série Actividade: Sem efectuar cálculos, escreva se a superfície branca ocupa maior, menor ou igual área que a superfície cinza. Agora, efectue os cálculos e verifique se sua resposta está correcta.

85 2 Divida a figura abaixo em quatro partes que tenham a mesma forma e área, de maneira que em cada uma dessas partes fique a mesma quantidade de triângulos e círculos. Balança - 5 a série Actividade: Observe a massa de cada uma das pessoas abaixo. 1

86 Agora, escreva o nome de cada pessoa na etiqueta adequada sabendo que: André é mais leve que Lauro; Felipe é mais pesado que Sílvio; Jonas é o mais pesado; André é mais pesado que Sílvio; Felipe é mais leve que André.

87 2 Em uma mesa há seis bolinhas de mesma cor e de mesmo tamanho. Dessas bolinhas, cinco têm a mesma massa e uma tem massa maior que as demais. Utilizando uma balança de dois pratos e efectuando apenas duas pesagens, como é possível descobrir qual é a bolinha de maior massa?

88 3 Observe as balanças abaixo e, de acordo com as indicações, encontre a massa de cada livro.

89 4 As balanças a seguir estão em equilíbrio. Em uma dessas balanças a garrafa está cheia com café e na outra a garrafa está vazia. De acordo com essas balanças, responda as seguintes questões: a) Qual é a massa da garrafa vazia? b) Qual é a massa da garrafa com café? c) Qual é a massa equivalente ao líquido contido na garrafa?

90 5 Utilizando todos os pesos indicados ao lado, como é possível equilibrar cada uma das balanças a seguir? Dê a resposta por meio de uma figura.

91 Capacidade - 5 a série Actividade: Utilizando três recipientes como os indicados abaixo, como é possível obter, em um deles, 5 de água? Utilizando dois baldes como os indicados abaixo, como é possível obter, em um deles, 3 de água? 2

92 Utilizando dois baldes como os indicados abaixo, como é possível obter, em um dos baldes, 1 de água? 3 Osvaldo é vinicultor. Ele armazena sua produção de vinho tinto e vinho branco em cinco barris como os indicados a seguir. 4 Sabendo que a quantidade de vinho tinto é duas vezes maior que a de vinho branco, responda as seguintes questões. a) Qual é a quantidade de vinho tinto armazenada? E de vinho branco? b) Indique os barris que armazenam o vinho branco.

93 Correntes - 5 a série Actividade: Alguns dos elos a seguir estão presos apenas por um barbante. Se esse barbante for retirado, quantos elos ficarão soltos? Observe os pedaços de corrente representados abaixo. 2 Para que eles formem uma única corrente aberta, qual é a menor quantidade de elos que devemos cortar?

94 Cortes em figuras - 5 a série Actividade: Recorte o pentágono abaixo. Em seguida, com dois cortes rectos, divida-o em três partes de maneira que, ao encaixá-las, seja possível obter um quadrado. Observação: Os dois cortes devem passar pelo ponto indicado.

95 Recorte o círculo abaixo. Em seguida, com apenas um corte recto, divida-o em quatro partes iguais. 2 Dica: Antes de fazer o corte, dobre o círculo.

96 3 Recorte as figuras abaixo. Em seguida, com um corte recto, divida cada uma delas de maneira que seja possível montar um quadrado a partir de cada figura dividida.

97 4 Recorte os triângulos abaixo. Em seguida, divida um deles em três partes iguais e o outro em quatro partes iguais. Dica: Utilize comino referência o ponto indicado em cada um dos lados dos triângulos. Cortes em malhas - 5 a série Actividade: Recorte a figura abaixo. Em seguida, com dois cortes rectos, divida-a em três partes de maneira que, ao encaixá-las, seja possível obter um quadrado.

98 Recorte a figura abaixo. Em seguida, com um corte recto, divida-a em duas partes iguais. 2 Recorte a figura abaixo. Em seguida, com dois cortes rectos, divida-a em três partes iguais. 3

99 Recorte a figura abaixo. Em seguida, com um corte recto, divida-a em duas partes iguais. 4 Recorte o triângulo abaixo. Em seguida, com um corte recto, divida-o em duas partes de maneira que, ao encaixá-las, seja possível obter um quadrado. 5

100 Recorte a figura abaixo. Em seguida, com dois cortes rectos, divida-a em três partes iguais. 6 Recorte a figura abaixo. Em seguida, com um corte recto, divida-a em duas partes iguais de maneira que, ao encaixá-las, seja possível obter um quadrado. 7 8

101 Recorte a figura abaixo. Em seguida, divida-a em três partes iguais. Recorte a figura abaixo. Em seguida, divida-a em duas partes iguais. 9 10

102 Recorte a figura abaixo. Em seguida, divida-a em três partes iguais. Cubos e dados - 5 a série Actividade:

103 1 Observe a planificação abaixo. Depois, identifique qual dos cubos abaixo pode ser obtido a partir dessa planificação. 2

104 Os dados abaixo foram organizados em uma sequência lógica. Descubra qual seria o próximo dado dessa sequência e desenhe o número de pontos em suas faces.

105 As figuras A, B e C representam o mesmo cubo em três posições diferentes. 3 Observe as planificações abaixo e circule aquela que, após montada, obtém-se um cubo semelhante ao indicado acima. 4

106 Observe a ilustração a seguir. Qual é a menor quantidade de cortes que deve ser feita no cubo representado acima, para que se obtenha 64 cubinhos com 1 cm de aresta? Disposição - 5 a série Actividade:

107 1 Observe o que Edson está dizendo. Quantos carros, no mínimo, Edson está vendo? 2 Observe a fileira de baldes abaixo. Note que quatro baldes estão cheios de água e quatro estão vazios. Movendo apenas dois baldes, como é possível organizar essa fileira de 3

108 Observe a fileira de baldes abaixo. Note que três baldes estão cheios de água e três estão vazios. Movendo apenas um balde, como é possível organizar essa fileira de forma que os baldes cheios e os baldes vazios fiquem alternados? 4

109 Distribua os sólidos geométricos no diagrama abaixo de acordo com as seguintes indicações. Os sólidos que rolam devem ficar imediatamente ao lado dos sólidos que não rolam. A esfera não deve ficar imediatamente ao lado da pirâmide. O cone deve ficar na extremidade oposta ao cubo. Linhas - 5 a série Actividade:

110 Desenhe a figura a seguir sem tirar o lápis do papel e sem passar mais de uma vez sobre a mesma linha. 1 2 Traçando três linhas rectas, separe os círculos que aparecem no quadro a seguir, de modo que cada círculo fique isolado. Observe a vista superior de alguns dados sobre uma folha de sulfite. 3

111 Traçando apenas duas linhas rectas, separe os dados dessa folha em três grupos, de maneira que: a soma dos pontos dos dados de cada grupo seja um número divisível por 2; em cada grupo haja três dados. 4

112 Ligue os algarismos indo-arábicos com os símbolos romanos correspondentes, de forma que as linhas não se cruzem e nem ultrapassem o rectângulo. Palitos - 5 a série Actividade: Disponha sete palitos da seguinte forma. 1 Agora, acrescente seis palitos e obtenha o número Disponha nove palitos da seguinte forma. 2

113 Agora, mude a posição de quatro palitos e obtenha o número Utilizando 11 palitos, monte uma igualdade com símbolos romanos de forma que o resultado seja 5. Utilizando nove palitos, construa cinco triângulos equiláteros. 4 Agora, utilizando a mesma quantidade de palitos, forme quatro triângulos equiláteros. 5

114 Construa a figura abaixo com quatro palitos e um pedaço de papel. Essa figura representa uma pá com lixo. Agora, desloque dois palitos e retire o lixo da pá. A figura abaixo representa um peixe. Ela foi construída com oito palitos. 6 Construa essa figura utilizando oito palitos. Depois, mude a posição de três palitos, fazendo o peixe nadar para o lado oposto. 7

115 Utilizando dez palitos, construa a figura a seguir. a) Quantos quadrados há na figura que você construiu? b) Mude a posição de dois palitos e forme três quadrados. Construa o triângulo abaixo utilizando seis palitos. 8 Agora, mova dois palitos e transforme esse triângulo em dois triângulos menores. 9

116 Construa a figura abaixo utilizando 12 palitos. Agora, mova três palitos e forme cinco quadrados. 10 A figura abaixo foi construída com nove palitos. a) Quantos triângulos há nessa figura? b) Construa essa figura utilizando palitos e, em seguida, retire dois palitos para obter apenas três triângulos. 11

117 Utilizando 15 palitos, construa a figura a seguir. a) Quantos quadrados há na figura que você construiu? b) Retire três palitos da figura que você construiu de maneira que ela fique com três quadrados. 11 Utilizando 15 palitos, construa a figura a seguir. a) Quantos quadrados há na figura que você construiu? b) Retire três palitos da figura que você construiu de maneira que ela fique com três quadrados. 12

118 Construa a figura abaixo utilizando 13 palitos. a) Quantos triângulos há na figura que você construiu? b) Retire dois palitos da figura que você construiu e obtenha quatro triângulos. 13 Utilizando 18 palitos, construa a figura a seguir. a) Quantos triângulos há na figura que você construiu? b) Remova seis palitos da figura que você construiu de maneira que ela fique com três triângulos. 14

119 Construa a figura abaixo utilizando 14 palitos. Agora, mova dois palitos e forme dois quadrados. Construa os três triângulos abaixo utilizando nove palitos. 15 Agora, mova dois palitos e forme quatro triângulos. Recortes - 5 a série Actividade: 1 2

120 Uma folha de papel em forma de quadrado foi dobrada e recortada da seguinte maneira. 1 Se essa folha for desdobrada após o corte, qual das figuras abaixo pode representar a forma obtida? 2

121 Uma folha de papel em forma de quadrado foi dobrada e recortada da seguinte maneira. Se essa folha for desdobrada após o corte, qual das figuras abaixo pode representar a forma obtida? Tangeram - 5 a série Actividade:

122 1 Observe o Tangram a seguir. Para obtermos o paralelogramo (P) desse Tangram, podemos utilizar dois triângulos pequenos (Tp). Utilizando essa mesma ideia, complete as frases a seguir. a) Para obter o Q são necessários Tp. b) Com Tp podemos obter o Tm. c) Podemos obter o Tg a partir de Tp. d) Para obter o Tg são necessários Tm. Utilizando as sete peças de um Tangram, construa as figuras a seguir. 2

123 Tangram - 5 a série Actividade:

124 Com as peças de um Tangeram, construa um rectângulo utilizando: a) três peças b) quatro peças c) cinco peças d) seis peças e) sete peças Observação: As figuras não devem ter a forma de um quadrado. Utilizando as sete peças de um Tangeram, construa as figuras a seguir. 4

125 Tangram - 5 a série Atividade:

126 Com as peças de um Tangram, construa um quadrado utilizando: a) duas peças; b) três peças; c) quatro peças; d) cinco peças. 6

127 O Tangram ao lado foi construído em uma malha quadriculada. Tomando como unidade de medida de área o quadrado a, complete a tabela abaixo escrevendo a área correspondente a cada peça indicada.

128

A Geometria nas Provas de Aferição

A Geometria nas Provas de Aferição Escola E.B. 2 e 3 de Sande Ficha de Trabalho de Matemática 6.º Ano A Geometria nas Provas de Aferição Nome: N.º Turma: 1. Assinala com um x a figura em que os triângulos representados são simétricos em

Leia mais

1.ª Parte. 2. Escreve três números diferentes com três algarismos, usando para cada um deles 4, 2 e 5.

1.ª Parte. 2. Escreve três números diferentes com três algarismos, usando para cada um deles 4, 2 e 5. 3.º 1. Assinala com X o número trezentos e dois: 1.ª Parte 320 302 3002 32 2. Escreve três números diferentes com três algarismos, usando para cada um deles 4, 2 e 5. 2.1. Ordena os números que escreveste

Leia mais

Escola Secundária com 3º Ciclo D. Dinis Curso Profissional de Técnico de Informática de Gestão Teste Diagnóstico do módulo A1

Escola Secundária com 3º Ciclo D. Dinis Curso Profissional de Técnico de Informática de Gestão Teste Diagnóstico do módulo A1 Nome: Nº 10º IG 1ª Parte 1. Qual é o perímetro da estrela representada na figura ao lado, sabendo que é formada por quatro circunferências, cada uma com 5 cm de raio, um quadrado e quatro triângulos equiláteros?

Leia mais

Qual o raio de um círculo com 53,38 cm de perímetro? (considera = 3,14) Qual o diâmetro de um círculo com 37,68 cm de perímetro?

Qual o raio de um círculo com 53,38 cm de perímetro? (considera = 3,14) Qual o diâmetro de um círculo com 37,68 cm de perímetro? Qual o raio de um círculo com 53,38 cm de perímetro? (considera = 3,14) Qual o diâmetro de um círculo com 37,68 cm de perímetro? (considera = 3,14) Qual o perímetro de um círculo com 18 cm de raio? (considera

Leia mais

Prof. Drª Marília Brasil Xavier REITORA. Profª. Drª. Maria das Graças Silva VICE-REITORA

Prof. Drª Marília Brasil Xavier REITORA. Profª. Drª. Maria das Graças Silva VICE-REITORA Prof. Drª Marília Brasil Xavier REITORA Profª. Drª. Maria das Graças Silva VICE-REITORA Prof. Dr. Ruy Guilherme Castro de Almeida PRÓ-REITOR DE ENSINO E GRADUAÇÃO Profª. M.Sc. Maria José de Souza Cravo

Leia mais

Canguru Matemático sem Fronteiras 2009

Canguru Matemático sem Fronteiras 2009 Destinatários: alunos dos 7 e 8 anos de Escolaridade Nome: Turma: Duração: 1h30min Não podes usar calculadora. Há apenas uma resposta correcta em cada questão. As questões estão agrupadas em três níveis:

Leia mais

COLETÂNEA DE PROBLEMAS N O Nível I

COLETÂNEA DE PROBLEMAS N O Nível I Olimpíada Brasileira de Matemática Sociedade Brasileira de Matemática PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE COLETÂNEA DE PROBLEMAS N O 0 009 Nível I Problema

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 2º E 3º CICLOS ANSELMO DE ANDRADE 9º ANO ANO LECTIVO

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 2º E 3º CICLOS ANSELMO DE ANDRADE 9º ANO ANO LECTIVO ESCOLA SECUNDÁRIA COM 2º E 3º CICLOS ANSELMO DE ANDRADE 9º ANO ANO LECTIVO 2011-2012 Sólidos Geométricos NOME: Nº TURMA: Polígonos Um polígono é uma figura geométrica plana limitada por uma linha fechada.

Leia mais

Alfredo Volpi. Volpi morreu em 1988, em São Paulo.

Alfredo Volpi. Volpi morreu em 1988, em São Paulo. 1 nasceu em Lucca, Itália, em 1896. Chegou ao Brasil com pouco mais de um ano, fixando-se em São Paulo. Aos 15 anos começou a trabalhar como pintor/decorador de paredes e aos 18 pintou seu primeiro quadro:

Leia mais

ATIVIDADES COM POLÍGONOS

ATIVIDADES COM POLÍGONOS ATIVIDADES COM POLÍGONOS Observação. Para o desenvolvimento das seguintes Atividades, levando em conta que Polígonos é uma coleção de peças com um número elevado de elementos, utilizamos as subcoleções

Leia mais

Matemática. Prova a de Aferição de. 2.º Ciclo do Ensino Básico. A preencher pelo aluno (não escrevas o teu nome): idade sexo: F M.

Matemática. Prova a de Aferição de. 2.º Ciclo do Ensino Básico. A preencher pelo aluno (não escrevas o teu nome): idade sexo: F M. A preencher pelo aluno (não escrevas o teu nome): idade sexo: F M A preencher pelo GAVE: n.º convencional da escola 2003 Prova a de Aferição de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico A B C D E F Observações

Leia mais

Escola Secundária com 3º Ciclo D. Dinis. Ficha de Apoio nº2

Escola Secundária com 3º Ciclo D. Dinis. Ficha de Apoio nº2 Escola Secundária com 3º Ciclo D. Dinis Ano Lectivo 2008 /2009 Matemática B Ano 10º Turma D 1. Observe a figura. 1.1.Indique as coordenadas dos pontos A, B, C, A, B e C. 1.2. Descreva a transformação geométrica

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA- setembro/outubro

PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA- setembro/outubro PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA- setembro/outubro Recorda os números até 100 Estratégias de cálculo Adição e subtração Números ordinais Números pares e números ímpares Sólidos geométricos - Saber de memória

Leia mais

Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico Nível IV Fase I 2014

Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico Nível IV Fase I 2014 1 2 Questão 1 Em um edifício garagem, 5 andares são destinados para aluguem dos carros que querem estacionar nos modos semanal e mensal. Em determinada tarde foram estacionados 81 carros ao todo. Ao longo

Leia mais

Canguru sem fronteiras 2006

Canguru sem fronteiras 2006 Duração: 1h15 Destinatários: alunos dos 7º e 8º anos de Escolaridade Não podes usar calculadora. Há apenas uma resposta correcta em cada questão. Inicialmente tens 30 pontos. Por cada questão errada, és

Leia mais

01. O gráfico abaixo mostra o faturamento mensal das empresas A e B no segundo semestre de 2001:

01. O gráfico abaixo mostra o faturamento mensal das empresas A e B no segundo semestre de 2001: 3ª Série do Ensino Médio _ TD 14 01. O gráfico abaixo mostra o faturamento mensal das empresas A e B no segundo semestre de 2001: Com base nesse gráfico, podemos afirmar: (A) houve um mês em que o faturamento

Leia mais

UERJ/EsFAO/APM D.JoãoVI

UERJ/EsFAO/APM D.JoãoVI UERJ/EsFAO/APM D.JoãoVI Neste caderno você encontrará um conjunto de 32 (trinta e duas) páginas numeradas seqüencialmente, contendo 15 (quinze) questões de cada uma das seguintes disciplinas:, Química,

Leia mais

Exame Nacional de a chamada

Exame Nacional de a chamada Exame Nacional de 007. a chamada 1. O Paulo tem dois dados, um branco e um preto, ambos equilibrados e com a forma de um cubo. As faces do dado branco estão numeradas de 1 a, e as do dado preto estão numeradas

Leia mais

Data / / MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EXAME NACIONAL MATEMÁTICA 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Data / / MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EXAME NACIONAL MATEMÁTICA 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EXAME NACIONAL DE MATEMÁTICA 2007 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO A preencher pelo estudante NOME COMPLETO BILHETE DE IDENTIDADE N.º EMITIDO EM (LOCALIDADE) ASSINATURA DO ESTUDANTE Não escrevas o teu nome em

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB Planificação Anual Matemática- _ 2.º Ano /2013

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB Planificação Anual Matemática- _ 2.º Ano /2013 ANUAL 164 dias letivos Números naturais Noção de número natural Números ordinais e cardinais Relações numéricas 1. Conhecer os numerais ordinais 1. Utilizar corretamente os numerais ordinais até «vigésimo».

Leia mais

Canguru Matemático sem fronteiras 2008

Canguru Matemático sem fronteiras 2008 Destinatários: alunos do 12º ano de Escolaridade Duração: 1h30min Não podes usar calculadora. Há apenas uma resposta correcta em cada questão. Inicialmente tens 30 pontos. Por cada questão errada, és penalizado

Leia mais

Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2015/2016

Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2015/2016 Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2015/2016 1.º Período Números e Operações Conteúdos Programados Aulas Previstas Aulas Dadas Números naturais Conhecer os numerais ordinais Utilizar corretamente

Leia mais

MATEMÁTICA LISTA DE PRISMAS

MATEMÁTICA LISTA DE PRISMAS NOME: MÊS: SÉRIE:: 1 a TURMA: ENSINO: MÉDIO LISTA DE PRISMAS MATEMÁTICA 1) Observe o prisma regular hexagonal ilustrado na figura a seguir. A medida da aresta da base é 6 cm e a medida da altura é 10 cm.

Leia mais

Noções de Geometria. Professora: Gianni Leal 6º B.

Noções de Geometria. Professora: Gianni Leal 6º B. Noções de Geometria Professora: Gianni Leal 6º B. Figuras geométricas no espaço: mundo concreto e mundo abstrato Mundo concreto: é mundo no qual vivemos e realizamos nossas atividades. Mundo abstrato:

Leia mais

2 ÁREAS E VOLUME DO TETRAEDRO REGULAR 1 TETRAEDRO REGULAR. 2.1 Área lateral. 2.2 Área da base. 2.3 Área total. 2.4 Volume

2 ÁREAS E VOLUME DO TETRAEDRO REGULAR 1 TETRAEDRO REGULAR. 2.1 Área lateral. 2.2 Área da base. 2.3 Área total. 2.4 Volume Matemática Pedro Paulo GEOMETRIA ESPACIAL VI são 1 TETRAEDRO REGULAR É uma piramide regular triangular, cujas faces triângulos equiláteros de lado 2 ÁREAS E VOLUME DO TETRAEDRO REGULAR 2.1 Área lateral

Leia mais

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A Geometria no Plano e no Espaço I. Grupo I

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A Geometria no Plano e no Espaço I. Grupo I Escola Secundária com º ciclo. inis 10º no de Matemática eometria no Plano e no Espaço I 1º Teste de avaliação rupo I s cinco questões deste grupo são de escolha múltipla. Para cada uma delas são indicadas

Leia mais

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Modelo Dep-01 Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Ano 2.º Ano letivo 2013.2014 Disciplina Matemática Turmas: 2º ano Professores: todos os docentes do 2.º

Leia mais

PLANIFICAÇÃO TRIMESTRAL DE MATEMÁTICA 2.º ANO 1.º PERÍODO

PLANIFICAÇÃO TRIMESTRAL DE MATEMÁTICA 2.º ANO 1.º PERÍODO Unidade 2 -outubro Unidade 1 - setembro PLANIFICAÇÃO TRIMESTRAL DE MATEMÁTICA 2.º ANO 1.º PERÍODO Domínio Subdomínio Objetivo geral Descritores Conteúdos Organização e Tratamento de Dados Organização e

Leia mais

RaizDoito. 1. Num referencial o.m. do plano, considere a reta r de equação x = -5.

RaizDoito. 1. Num referencial o.m. do plano, considere a reta r de equação x = -5. 1. Num referencial o.m. do plano, considere a reta r de equação x = -5. Qual dos seguintes pares de pontos define uma reta perpendicular à reta r? (A) (B) ( C) (D) 2. A condição que define o domínio plano

Leia mais

Matriz Curricular 1º Ciclo. Ano Letivo: 2015 / 2016 Ano de Escolaridade: 2.º MATEMÁTICA

Matriz Curricular 1º Ciclo. Ano Letivo: 2015 / 2016 Ano de Escolaridade: 2.º MATEMÁTICA Ano Letivo: 2015 / 2016 Ano de Escolaridade: 2.º MATEMÁTICA N total de dias letivos 164 dias N de dias letivos - 1 período 64 dias - 2 período 52 dias - 3 período 48 dias N total de horas 221h N total

Leia mais

DESAFIOS: NÍVEL 4 desafios de geometria

DESAFIOS: NÍVEL 4 desafios de geometria DESFIOS: NÍVEL 4 desafios de geometria (01) Considere um quadrado inscrito num octógono regular. Os vértices do quadrado são pontos médios de quatro dos lados do octógono, como mostra a figura. Se a área

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide

Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide Domínio: NÚMEROS E OPERAÇÕES (NO2) Números Naturais (Conhecer os numerais ordinais) 1.Utilizar corretamente os numerais ordinais até vigésimo. Números Naturais ( Contar até mil) 1.Estender as regars de

Leia mais

Prof. Drª Marília Brasil Xavier REITORA. Profª. Drª. Maria das Graças Silva VICE-REITORA

Prof. Drª Marília Brasil Xavier REITORA. Profª. Drª. Maria das Graças Silva VICE-REITORA Prof. Drª Marília Brasil Xavier REITORA Profª. Drª. Maria das Graças Silva VICE-REITORA Prof. Dr. Ruy Guilherme Castro de Almeida PRÓ-REITOR DE ENSINO E GRADUAÇÃO Profª. M.Sc. Maria José de Souza Cravo

Leia mais

COLÉGIO SHALOM 8 ANO Professora: Bethânia Rodrigues 65 Geometria. Aluno(a):. Nº.

COLÉGIO SHALOM 8 ANO Professora: Bethânia Rodrigues 65 Geometria. Aluno(a):. Nº. COLÉGIO SHALOM 8 ANO Professora: Bethânia Rodrigues 65 Geometria Aluno(a):. Nº. Trabalho De Recuperação final E a receita é uma só: fazer as pazes com você mesmo, diminuir a expectativa e entender que

Leia mais

01) (OBMEP 2016 N1Q04 1ª fase) A figura foi construída com triângulos de lados 3 cm, 7 cm e 8 cm. Qual é o perímetro da figura?

01) (OBMEP 2016 N1Q04 1ª fase) A figura foi construída com triângulos de lados 3 cm, 7 cm e 8 cm. Qual é o perímetro da figura? LISTA 03 GEOMETRIA Prof: Wagner Monte Raso Braga Aluno(a): 28/06/016 01) (OBMEP 2016 N1Q04 1ª fase) A figura foi construída com triângulos de lados 3 cm, 7 cm e 8 cm. Qual é o perímetro da figura? 02)

Leia mais

ATIVIDADES COM GEOPLANO QUADRANGULAR

ATIVIDADES COM GEOPLANO QUADRANGULAR ATIVIDADES COM GEOPLANO QUADRANGULAR Observações. Os pinos do geoplano quadrangular são chamados de pontos. A distância horizontal ou vertical entre dois pontos consecutivos é estabelecida como a unidade

Leia mais

Visite o blog:

Visite o blog: ESCOLA Aluno: Data: / /2011 Professor: 5 ano Descritor 3 1. Um artista plástico está construindo um painel com ladrilhos decorados. Ele fez um esquema desse painel mostrado na figura e utilizou as formas

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 2.º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 2.º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 2.º ANO Domínios Subdomínios / Conteúdos programáticos Objetivos / Descritores de desempenho Números e Operações Números naturais Numerais ordinais até vigésimo; Números

Leia mais

Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 9º ano 2011 Assunto: Preparação para o Exame Nacional

Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 9º ano 2011 Assunto: Preparação para o Exame Nacional Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 9º ano 011 Assunto: Preparação para o Exame Nacional 1. Copia o triângulo [ ABC ] para o teu caderno. Desenha o triângulo [ A '

Leia mais

QUESTÃO 03 (OBMEP) Os quadrados abaixo tem todos o mesmo tamanho. Em qual deles a região sombreada tem a maior área?

QUESTÃO 03 (OBMEP) Os quadrados abaixo tem todos o mesmo tamanho. Em qual deles a região sombreada tem a maior área? / /017 QUESTÃO 01 A parte sombreada da malha quadriculada representa um terreno de propriedade do senhor Josias. Ele quer construir algumas casas nesse terreno. Considere que cada quadrícula da malha equivale

Leia mais

SOLUCÃO DAS ATIVIDADES COM MOSAICOS

SOLUCÃO DAS ATIVIDADES COM MOSAICOS SOLUCÃO DAS ATIVIDADES COM MOSAICOS. Medidas dos ângulos internos dos polígonos regulares convexos, em graus. Lados Ângulo interno Lados Ângulo interno 2 50 4 90 5 56 5 08 8 6 20 20 62 7 28 4 24 65 7 8

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços Planificação Anual de Matemática: 2.º Ano de Escolaridade

Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços Planificação Anual de Matemática: 2.º Ano de Escolaridade Domínio/ Subdomínio Números naturais Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços Planificação Anual de Matemática: 2.º Ano de Escolaridade - 2016-2017 Metas Programa Objetivos Gerais Descritores Conteúdos

Leia mais

2 ª Fase Exame Discursivo

2 ª Fase Exame Discursivo 02/12/2007 2 ª Fase Exame Discursivo matemática Caderno de prova Este caderno, com doze páginas numeradas seqüencialmente, contém dez questões de Matemática. Não abra o caderno antes de receber autorização.

Leia mais

Plano Geral de Trabalho da Disciplina de Matemática 2016/ º ANO Aulas previstas: 1º Período: 88 aulas 2º Período: 88 aulas 3º Período: 63 aulas

Plano Geral de Trabalho da Disciplina de Matemática 2016/ º ANO Aulas previstas: 1º Período: 88 aulas 2º Período: 88 aulas 3º Período: 63 aulas AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARQUÊS DE MARIALVA Plano Geral de Trabalho da Disciplina de Matemática 2016/ 2017 2º ANO Aulas previstas: 1º Período: 88 aulas 2º Período: 88 aulas 3º Período: 63 aulas Gestão dos

Leia mais

Canguru Matemático sem Fronteiras 2011

Canguru Matemático sem Fronteiras 2011 http://www.mat.uc.pt/canguru/ Destinatários: alunos dos 0. e. anos de escolaridade Nome: Turma: Duração: h30min Não podes usar calculadora. Há apenas uma resposta correcta em cada questão. As questões

Leia mais

MATEMÁTICA NOTA ENSINO FUNDAMENTAL II ANO: 6º TURMAS: A B C D E TIPO: U PROFESSORA: ALESSANDRA TOLEDO ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO INSTRUÇÕES

MATEMÁTICA NOTA ENSINO FUNDAMENTAL II ANO: 6º TURMAS: A B C D E TIPO: U PROFESSORA: ALESSANDRA TOLEDO ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO INSTRUÇÕES MATEMÁTICA ATIVIDADE DE NOTA ENSINO FUNDAMENTAL II ANO: 6º TURMAS: A B C D E TIPO: U PROFESSORA: ALESSANDRA TOLEDO VALOR: 3,5 PONTOS ALUNO(A): Nº: DATA: /09/2017 ASSINATURA DO RESPONSÁVEL: INSTRUÇÕES 1.

Leia mais

AUTOR: SÍLVIO CARLOS PEREIRA TODO O CONTEÚDO DESTE MATERIAL DIDÁTICO ENCONTRA-SE REGISTRADO. PROTEÇÃO AUTORAL VIDE LEI 9.610/98.

AUTOR: SÍLVIO CARLOS PEREIRA TODO O CONTEÚDO DESTE MATERIAL DIDÁTICO ENCONTRA-SE REGISTRADO. PROTEÇÃO AUTORAL VIDE LEI 9.610/98. AUTOR: SÍLVIO CARLOS PEREIRA TODO O CONTEÚDO DESTE MATERIAL DIDÁTICO ENCONTRA-SE REGISTRADO. PROTEÇÃO AUTORAL VIDE LEI 9.610/98. ÍNDICE: Estatística e conteúdos abordados na prova de 2018 1... 5 Prova

Leia mais

MATEMÁTICA. O aluno achou interessante e continuou a escrever, até a décima linha. Somando os números dessa linha, ele encontrou:

MATEMÁTICA. O aluno achou interessante e continuou a escrever, até a décima linha. Somando os números dessa linha, ele encontrou: MATEMÁTICA Passando em uma sala de aula, um aluno verificou que, no quadro-negro, o professor havia escrito os números naturais ímpares da seguinte maneira: 1 3 5 7 9 11 13 15 17 19 21 23 25 27 29 O aluno

Leia mais

Conteúdos Ideias-Chave Objectivos específicos. múltiplo de outro número, este é divisor do primeiro.

Conteúdos Ideias-Chave Objectivos específicos. múltiplo de outro número, este é divisor do primeiro. Capítulo 1 Números Naturais Múltiplos e Divisores Se um número natural é múltiplo de outro número, este é divisor do primeiro. Números primos e números compostos Decomposição de um número em factores primos

Leia mais

PLANO DE TRABALHO MATEMÁTICA 5º ANO O TANGRAN

PLANO DE TRABALHO MATEMÁTICA 5º ANO O TANGRAN PLANO DE TRABALHO MATEMÁTICA 5º ANO O TANGRAN Coordenação Pedagógica de Matemática Piraquara Junho/2016 - Noção de ângulos. - Triângulos e quadriláteros. - Paralelismo e perpendicularismo. - Simetria.

Leia mais

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO Plano da Unidade

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO Plano da Unidade Unidade de Ensino: NÚMEROS. ADIÇÃO E SUBTRACÇÃO. PERÍMETRO Tempo Previsto: 5 semanas C O M P E T Ê N C I AS E S P E C Í F I C A S : A compreensão das propriedades das operações e a aptidão para usá-las

Leia mais

9.º Ano. Escola EB 2,3 de Ribeirão (Sede) ANO LECTIVO 2009/2010

9.º Ano. Escola EB 2,3 de Ribeirão (Sede) ANO LECTIVO 2009/2010 Escola EB,3 de Ribeirão (Sede) ANO LECTIVO 009/010 Ficha Trabalho Circunferência, Trigonometria, Áreas e Volumes, Equações do º grau Maio 010 Nome: 1ª PARTE N.º: Turma: 9.º Ano 1. Observa a seguinte figura:

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Matemática2º ano Ano Letivo 2016/2017

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Matemática2º ano Ano Letivo 2016/2017 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Matemática2º ano Ano Letivo 2016/2017 1º Período Domínios Números e Operações Números naturais Numerais ordinais até vigésimo;

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL

PLANIFICAÇÃO ANUAL PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015-2016 Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira Área Disciplinar: Matemática Ano de Escolaridade: 2º Mês: setembro/outubro NÚMEROS E OPERAÇÕES Números até 200 GEOMETRIA Figuras no

Leia mais

Comentários e Exemplos sobre os Temas e seus Descritores da Matriz de Matemática de 4ª Série Fundamental

Comentários e Exemplos sobre os Temas e seus Descritores da Matriz de Matemática de 4ª Série Fundamental Comentários e Exemplos sobre os Temas e seus Descritores da Matriz de de 4ª Série Fundamental TEMA I ESPAÇO E FORMA A compreensão do espaço com suas dimensões e formas de constituição são elementos necessários

Leia mais

Poliedross. ANOTAÇÕES EM AULA Capítulo 23 Poliedros 1.5 CONEXÕES COM A MATEMÁTICA

Poliedross. ANOTAÇÕES EM AULA Capítulo 23 Poliedros 1.5 CONEXÕES COM A MATEMÁTICA Poliedross 1.5 Superfície poliédrica fechada Uma superfície poliédrica fechada é composta de um número finito (quatro ou mais) de superfícies poligonais planas, de modo que cada lado de uma dessas superfícies

Leia mais

SÓLIDOS GEOMÉTRICOS. Materiais manipulativos para o ensino de COLEÇÃO MATHEMOTECA. ORGANIZADORAS Katia Stocco Smole Maria Ignez Diniz

SÓLIDOS GEOMÉTRICOS. Materiais manipulativos para o ensino de COLEÇÃO MATHEMOTECA. ORGANIZADORAS Katia Stocco Smole Maria Ignez Diniz COLEÇÃO MATHEMOTECA ORGANIZADORAS Katia Stocco Smole Maria Ignez Diniz Anos iniciais do ensino fundamental Materiais manipulativos para o ensino de SÓLIDOS GEOMÉTRICOS ATIVIDADES 1. Faça as construções

Leia mais

Apostila de Matemática II 3º bimestre/2016. Professora : Cristiane Fernandes

Apostila de Matemática II 3º bimestre/2016. Professora : Cristiane Fernandes Apostila de Matemática II 3º bimestre/2016 Professora : Cristiane Fernandes Pirâmide A pirâmide é uma figura geométrica espacial, um poliedro composto por uma base (triangular, pentagonal, quadrada, retangular,

Leia mais

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO Plano da Unidade

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO Plano da Unidade Unidade de Ensino: OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS ABSOLUTOS (adição e subtracção). Tempo Previsto: 3 semanas O reconhecimento do conjunto dos racionais positivos, das diferentes formas de representação

Leia mais

MATEMÁTICA NESTA PROVA SERÃO UTILIZADOS OS SEGUINTES SÍMBOLOS E CONCEITOS COM OS RESPECTIVOS SIGNIFICADOS: Observe os dados do quadro a seguir.

MATEMÁTICA NESTA PROVA SERÃO UTILIZADOS OS SEGUINTES SÍMBOLOS E CONCEITOS COM OS RESPECTIVOS SIGNIFICADOS: Observe os dados do quadro a seguir. MATEMÁTICA NESTA PROVA SERÃO UTILIZADOS OS SEGUINTES SÍMBOLOS E CONCEITOS COM OS RESPECTIVOS SIGNIFICADOS: sen x : seno de x cos x : cosseno de x x : módulo de x log x : logaritmo de x na base 10 6. Um

Leia mais

Revisional 3 Bim - MARCELO

Revisional 3 Bim - MARCELO 6º Ano Revisional 3 Bim - MARCELO 1) Represente no papel quatro pontos distintos e, por eles, determine dois segmentos de reta distintos. 2) Observe os segmentos de reta na figura. Escreva quantos são

Leia mais

Matemática. Prova a de Aferição de. 2.º Ciclo do Ensino Básico. Prova de Aferição de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico. A preencher pelo Aluno

Matemática. Prova a de Aferição de. 2.º Ciclo do Ensino Básico. Prova de Aferição de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico. A preencher pelo Aluno Prova de Aferição de Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico A preencher pelo Aluno 2007 Nome: A preencher pela U.E. N.º convencional do aluno: N.º convencional da escola: N.º convencional do aluno: N.º

Leia mais

ESPAÇO E FORMA. CURSO: Pró-Letramento. TURMA: Revezamento. ÁREA: Matemática. CONTEÚDO: Espaço e Forma. TEMA: Dobradura, Tangram e Mosaicos

ESPAÇO E FORMA. CURSO: Pró-Letramento. TURMA: Revezamento. ÁREA: Matemática. CONTEÚDO: Espaço e Forma. TEMA: Dobradura, Tangram e Mosaicos ESPAÇO E FORMA CURSO: Pró-Letramento TURMA: Revezamento ÁREA: Matemática CONTEÚDO: Espaço e Forma TEMA: Dobradura, Tangram e Mosaicos DATA DO ENCONTRO: 22/08/2012 a 24/08/2012 PROFESSOR RESPONSÁVEL: Profª

Leia mais

QUESTÃO 16 A moldura de um quadro de um excêntrico pintor moderno é formada por 5 trapézios, todos com altura igual a 5 cm.

QUESTÃO 16 A moldura de um quadro de um excêntrico pintor moderno é formada por 5 trapézios, todos com altura igual a 5 cm. Nome: N.º: Endereço: Data: Telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSA A 1 a SÉRIE DO ENSINO MÉDIO EM 016 Disciplina: MATEMÁTICA Prova: DESAFIO NOTA: QUESTÃO 16 A moldura de um quadro de um excêntrico pintor

Leia mais

ATIVIDADES COM GEOTIRAS

ATIVIDADES COM GEOTIRAS ATIVIDADES COM GEOTIRAS 1. Material: Geotiras i. Represente varias retas paralelas. ii. Represente duas retas concorrentes em um ponto. 2. Material: Geotiras Represente as seguintes poligonais: i. Poligonal

Leia mais

GEOMETRIA PLANA. Segmentos congruentes: Dois segmentos ou ângulos são congruentes quando têm as mesmas medidas.

GEOMETRIA PLANA. Segmentos congruentes: Dois segmentos ou ângulos são congruentes quando têm as mesmas medidas. PARTE 01 GEOMETRIA PLANA Introdução A Geometria está apoiada sobre alguns postulados, axiomas, definições e teoremas, sendo que essas definições e postulados são usados para demonstrar a validade de cada

Leia mais

Ficha de Revisões 6º ANO EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA

Ficha de Revisões 6º ANO EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA ARRUDA DOS VINHOS Ano letivo 2017 / 18 Ficha de Revisões 6º ANO 1. Na figura, esta representado um círculo de centro O, na qual esta inscrito um hexágono regular ABCDEF. Relativamente

Leia mais

Matemática. x : módulo do número x. 29. Com base nos dados do gráfico, que fração das mulheres viviam na zona rural do Brasil em 1996?

Matemática. x : módulo do número x. 29. Com base nos dados do gráfico, que fração das mulheres viviam na zona rural do Brasil em 1996? Matemática Nesta prova serão utilizados os seguintes símbolos com seus respectivos significados: x : módulo do número x i: unidade imaginária sen x: seno de x 9. Com base nos dados do gráfico, que fração

Leia mais

ATIVIDADES COM VARETAS

ATIVIDADES COM VARETAS ATIVIDADES COM VARETAS Em todas as atividades é usado o Material: Varetas. Nos casos específicos onde o trabalho é realizado com varetas congruentes será especificado como Material: varetas do mesmo comprimento.

Leia mais

Colégio Adventista Portão EIEFM MATEMÁTICA Geometria Espacial 2º Ano APROFUNDAMENTO/REFORÇO

Colégio Adventista Portão EIEFM MATEMÁTICA Geometria Espacial 2º Ano APROFUNDAMENTO/REFORÇO Colégio Adventista Portão EIEFM MATEMÁTICA Geometria Espacial 2º Ano APROFUNDAMENTO/REFORÇO Professor: Hermes Jardim Disciplina: Matemática Lista 1 1º Bimestre 2012 Aluno(a): Número: Turma: 1) Resolva

Leia mais

A respeito da soma dos ângulos internos e da soma dos ângulos externos de um quadrilátero, temos os seguintes resultados:

A respeito da soma dos ângulos internos e da soma dos ângulos externos de um quadrilátero, temos os seguintes resultados: Quadriláteros Nesta aula vamos estudar os quadriláteros e os seus elementos: lados, ângulos internos, ângulos externos, diagonais, etc. Além disso, vamos definir e observar algumas propriedades importantes

Leia mais

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO. Plano da Unidade

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO. Plano da Unidade Unidade de Ensino: OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS ABSOLUTOS (adição e subtracção). Tempo Previsto: 3 semanas O reconhecimento do conjunto dos racionais positivos, das diferentes formas de representação

Leia mais

- Planificação Anual - 2º Ano -

- Planificação Anual - 2º Ano - - Planificação Anual - 2º Ano - Matemática Números e Operações (NO2) Números Naturais - Numerais ordinais até vigésimo; - Números naturais até 1000; - Contagens de 2 em 2, de 5 em 5, de 10 em 10 e de 100

Leia mais

UFRGS MATEMÁTICA

UFRGS MATEMÁTICA - MATEMÁTICA 6) O Estádio Nacional de Pequim, construído para a realização dos Jogos Olímpicos de 008, teve um custo de 500 milhões de dólares, o que representa 1,5% do investimento total feito pelo país

Leia mais

Grupo 1 - PIC OBMEP 2011 Módulo 2 - Geometria. Resumo do Encontro 6, 22 de setembro de Questões de geometria das provas da OBMEP

Grupo 1 - PIC OBMEP 2011 Módulo 2 - Geometria. Resumo do Encontro 6, 22 de setembro de Questões de geometria das provas da OBMEP Grupo 1 - PIC OBMEP 2011 Módulo 2 - Geometria Resumo do Encontro 6, 22 de setembro de 2012 Questões de geometria das provas da OBMEP http://www.obmep.org.br/provas.htm 1. Área: conceito e áreas do quadrado

Leia mais

Provas de Acesso ao Ensino Superior Para Maiores de 23 Anos

Provas de Acesso ao Ensino Superior Para Maiores de 23 Anos Provas de Acesso ao Ensino Superior Para Maiores de 23 Anos Candidatura de 2015 PROVA MODELO DE MATEMÁTICA Tempo para realização da prova: 2 horas Tolerância: 30 minutos Material admitido: material de

Leia mais

Professor Alexandre Assis. Lista de exercícios de Geometria

Professor Alexandre Assis. Lista de exercícios de Geometria 1. A figura representa três círculos idênticos no interior do triângulo retângulo isósceles ABC. 3. Observando a figura a seguir, determine (em cm): a) o valor de x. b) a medida do segmento AN, sabendo

Leia mais

Prova Escrita de Matemática. 3.º Ciclo do Ensino Básico. Prova 23/Época Especial. Duração da Prova: 90 minutos. Tolerância: 30 minutos.

Prova Escrita de Matemática. 3.º Ciclo do Ensino Básico. Prova 23/Época Especial. Duração da Prova: 90 minutos. Tolerância: 30 minutos. EXAME NACIONAL DO ENSINO BÁSICO Prova 23 / Época Especial / 2011 Decreto-Lei n.º 6/2001, de 18 de Janeiro A PREENCHER PELO ESTUDANTE Nome Completo Documento de Identificação BI n.º Emitido em ou CC n.º

Leia mais

37ª Olimpíada Brasileira de Matemática Nível 1 Segunda Fase

37ª Olimpíada Brasileira de Matemática Nível 1 Segunda Fase 37ª Olimpíada Brasileira de Matemática Nível 1 Segunda Fase PARTE A (ada problema vale 5 pontos) RITÉRIO DE ORREÇÃO: PARTE A Na parte A serão atribuídos 5 pontos para cada resposta correta e a pontuação

Leia mais

Tô na área! Dinâmica 6. Primeira Etapa Compartilhar ideias. Aluno. 9º Ano 4º Bimestre

Tô na área! Dinâmica 6. Primeira Etapa Compartilhar ideias. Aluno. 9º Ano 4º Bimestre Tô na área! Reforço escolar M ate mática Dinâmica 6 9º Ano 4º Bimestre DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO Matemática 9º do Ensino Fundamental Geométrico. Polígonos regulares e áreas de figuras planas Aluno

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB Planificação Anual Matemática- _ 2.º Ano /2017

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB Planificação Anual Matemática- _ 2.º Ano /2017 Números e Operações NO2 ANUAL 168 dias letivos Números naturais 1. Conhecer os numerais ordinais 1. Utilizar corretamente os numerais ordinais até «vigésimo». - Numerais ordinais até vigésimo; - Números

Leia mais

Geometria Espacial - Prismas

Geometria Espacial - Prismas Geometria Espacial - Prismas ) As três dimensões de um paralelepípedo reto retângulo de volume 05 m, são proporcionais a, e 5. A soma do comprimento de todas as arestas é: a) 08m b) 6m c) 80m d) m 7m )

Leia mais

PLANO DE TRABALHO SOBRE ESFERA. Nome: José Alves Mourão Filho Série 2ª Grupo 01 Tutor: Edeson dos Anjos Silva

PLANO DE TRABALHO SOBRE ESFERA. Nome: José Alves Mourão Filho Série 2ª Grupo 01 Tutor: Edeson dos Anjos Silva PLANO DE TRABALHO SOBRE ESFERA Nome: José Alves Mourão Filho Série 2ª Grupo 01 Tutor: Edeson dos Anjos Silva INTRODUÇÃO Este plano de trabalho será desenvolvido de modo a trabalhar em dois estágios onde

Leia mais

COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 8 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Geometria Aluno (a):. No.

COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 8 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Geometria Aluno (a):. No. COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 8 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Geometria Aluno (a):. No. Trabalho de Recuperação Data: / 12/2016 Valor: Orientações: -Responder manuscrito; -Cópias de colegas, entrega

Leia mais

Exercícios Obrigatórios

Exercícios Obrigatórios Exercícios Obrigatórios 1) (UFRGS) A figura abaixo, formada por trapézios congruentes e triângulos equiláteros, representa a planificação de um sólido. Esse sólido é um (a) tronco de pirâmide. (b) tronco

Leia mais

x Júnior lucrou R$ 4 900,00 e que o estoque por ele comprado tinha x metros, podemos afirmar que 50

x Júnior lucrou R$ 4 900,00 e que o estoque por ele comprado tinha x metros, podemos afirmar que 50 0. O Sr. Júnior, atacadista do ramo de tecidos, resolveu vender seu estoque de um determinado tecido. O estoque tinha sido comprado ao preço de R$,00 o metro. Esse tecido foi revendido no varejo às lojas

Leia mais

Revisional 1º Bim - MARCELO

Revisional 1º Bim - MARCELO 6º Ano Revisional 1º Bim - MARCELO 1) O que você te lembra (ponto, reta e plano) quando obrserva: a) uma cabeça de alfinete; b) um poste; c) um grão de areia; d) o encontro entre duas paredes; e) a capa

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA MATEMÁTICA / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Matemática 2º Ano Metas / Objetivos

CURRÍCULO DA DISCIPLINA MATEMÁTICA / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Matemática 2º Ano Metas / Objetivos de Avaliação Números e Operações Números Sistema de numeração decimal Adição e subtração Multiplicação Conhecer os numerais ordinais Contar até mil Reconhecer a paridade Descodificar o sistema de numeração

Leia mais

Com base no texto e assuntos ligados a ele, marque a alternativa correta nas questões 02 e 03.

Com base no texto e assuntos ligados a ele, marque a alternativa correta nas questões 02 e 03. 1º BIM P2 HABILIDADES LISTA DE EXERCÍCIOS MATEMÁTICA 6º ANO Aluno (a): Professor: Turma: Turno:... Data: / /2014 Unidade: ( ) Asa Norte ( ) Águas Lindas ( )Ceilândia ( ) Gama ( )Guará ( ) Pistão Norte

Leia mais

Canguru Matemático sem Fronteiras 2012

Canguru Matemático sem Fronteiras 2012 http://wwwmatucpt/canguru/ Destinatários: alunos dos 10 o e 11 o anos de escolaridade Nome: Turma: Duração: 1h 0min Não podes usar calculadora Em cada questão deves assinalar a resposta correta As questões

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Sátão Matemática 2.º ano

Agrupamento de Escolas de Sátão Matemática 2.º ano Agrupamento de Escolas de Sátão Matemática 2.º ano DOMÍNIOS/ Subdomínios NÚMEROS E OPERAÇÕES Números naturais Sistema de numeração decimal Adição e Subtração CONTEÚDOS (Programa) Numerais ordinais até

Leia mais

Proposta de Prova Final de Matemática

Proposta de Prova Final de Matemática Proposta de Prova Final de Matemática 3. o Ciclo do Ensino Básico Duração da Prova (CADERNO 1 + CADERNO ): 90 minutos Tolerância: 30 minutos Data: Caderno 1: 35 minutos. Tolerância: 10 minutos (é permitido

Leia mais