Diagramas de Casos de Uso

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Diagramas de Casos de Uso"

Transcrição

1 Diagramas de Casos de Uso Não diga pouco em muitas palavras, mas sim, muito em poucas. Pitágoras

2 Casos de uso O modelo de casos de uso modela os requisitos funcionais do sistema. É uma técnica de modelagem idealizada por Ivar Jacobson, na década de 70. Mais tarde a notação de casos de uso foi adicionada à UML. O diagrama da UML utilizado na modelagem de casos de uso é o diagrama de casos de uso.

3 Casos de Uso Um caso de uso descreve um conjunto de funcionalidades do sistema modelando o diálogo que ocorre entre algo que está fora do sistema, uma entidade externa chamada de ator e o sistema.

4 Casos de Uso Um caso de uso especifica o comportamento de um sistema ou parte dele. É uma descrição do conjunto de passos que o sistema executará para desempenhar suas funções Um caso de uso é baseado em um cenário que descreve como o ator interage com o sistema. Ele identifica eventos que podem ser solicitados e descreve a resposta do sistema para esses eventos

5 Diagrama de Casos de Uso O diagrama de casos de uso representa todas as formas de uso do sistema. Todas as funcionalidades. Casos de uso fornecem uma visão do sistema focada nas funcionalidade. Deixamos claro em que CASOS podemos USAR o sistema.

6 Diagrama de Casos de Uso Além das funcionalidades definimos como o software interage com o usuário para prover esse tipo de serviço. Podemos definir quem tem acesso ao que no contexto do sistema.

7 Diagrama de Casos de Uso Possibilitam um formato de apresentação compreensível que pode ser utilizado para aprimorar a comunicação, especialmente entre os projetistas da aplicação e os clientes. Também são úteis para outras fases, ajudando na quantificação, identificação de objetos e desenvolvimento de estratégias de teste (principalmente pelas descrições dos casos de uso)

8 Diagrama de Casos de Uso Objetivos: Delimitação do contexto de um sistema Documentação e o entendimento dos requisitos Descrição dos requisitos funcionais Principal saída da etapa de especificação de requisitos Principal entrada da etapa de análise Facilitam a comunicação entre os stakeholders São a base para a definição do cronograma Auxiliam na elaboração dos casos de teste

9 Casos de Uso Análise Tradicional O que o sistema deve fazer? Análise por Casos de Uso O que o sistema deve fazer... E para quem?

10 Atores São entidades do meio ambiente (externas ao sistema) que interagem com o sistema para solicitar algo ou informar algo. Atores podem dar inicio a eventos ou interagir com o sistema em decorrência do resultado de eventos ocorridos.

11 Categorias de atores: Atores Pessoas (Empregado, cliente, gerente, aluno, professor); Organizações ( Empresa Fornecedora, Administradora de cartões); Outros Sistemas ( Sistema de estoque, Sistema de cobrança); Equipamentos (Leitora de cartões, Sensores, Alarmes);

12 Atores Um ator corresponde a um papel representado em relação ao sistema O mesmo indivíduo pode ser o cliente que efetua compras na loja e pode ser o vendedor que processa vendas; Uma pessoa pode representar o papel de Funcionário de um banco, mas também pode ser Cliente do banco. O nome dado a um ator deve lembrar o seu papel.

13 Atores Atores se comunicam com o sistema por muitas razões, incluindo: Iniciar um caso de uso. Os casos de uso sempre são iniciados por atores. Pedir alguns dados armazenados no sistema, os quais então o caso do uso apresenta ao ator. Mudar os dados armazenados no sistema por meio de um dialogo com o sistema. Informar que ocorreu algo que o sistema deve estar ciente.

14 Atores Um ator inicia um caso de uso. Entretanto, depois que o caso de uso começou, ele pode se comunicar com vários outros atores. Considera-se às vezes, erradamente, que a associação de comunicação representa o fluxo de dados. Não é isso. A associação de comunicação representa um diálogo entre o ator e o sistema, um tipo de canal de comunicação sobre o qual podem fluir dados em ambas as direções durante o diálogo.

15 Casos de Uso Caso de uso é um requisito que será automatizado. É usado para representar as funcionalidades de um sistema. Representa o que o sistema faz (não como). O como está associado à descrição do caso de uso. À partir dessa descrição partimos para as atividades de projeto. Cadastrar produto

16 Casos de Uso Casos de uso se comunicam com atores por muitos motivos: Se algo especial aconteceu no sistema, um ator pode ter de ser informado. Um caso de uso pode necessitar da ajuda de um ator para tomar uma decisão. Um caso de uso pode delegar responsabilidade a um ator.

17 Conectando atores e casos de uso: Os atores e os casos de uso com os quais eles interagem são ligados pela associação de comunicação. A seta é opcional, mas, quando usada, ela indica qual elemento começa a interação. Para entender plenamente o papel definido para um ator, você deve saber em que casos de uso o ator está envolvido. Para entender plenamente o alcance de um caso de uso, você deve saber os atores com os quais ele se comunica.

18 Diagrama de Casos de Uso Associação entre ator e caso de uso Descrição de um conjunto de passos que é o detalhamento do caso de uso

19 Exemplo Cliente de banco pode usar um caixa automático para: Sacar dinheiro Transferir dinheiro Consultar saldo

20 Exemplo

21 Relacionamentos Os relacionamentos que ocorrem com mais freqüência quando trabalhamos com casos de uso são: Extend Include

22 Extensão É um tipo de relacionamento que só pode ocorrer entre casos de uso. Não existe um relacionamento de extensão entre um ator e um caso de uso. Define uma extensão de um relacionamento para um caso de uso a partir de outro caso de uso e essa extensão é opcional, ou seja é um comportamento que poderá ou não ser usado pelo caso de uso de origem.

23 Extensão Nesse relacionamento de extensão estou definindo que ao acessar a funcionalidade encerrar conta pode ser necessário ou não sacar dinheiro (Se a conta tem saldo positivo, vou sacar dinheiro) mas essa funcionalidade não é obrigatória, caso a conta tem saldo igual a zero não ocorrerá a funcionalidade de sacar dinheiro.é opcional. De forma semelhante, ao acessar a funcionalidade encerrar conta pode ser necessário ou não depositar dinheiro (Se a conta tem saldo negativo vou depositar dinheiro) mas essa funcionalidade não é obrigatória, caso a conta tem saldo positivo ou igual a zero não ocorrerá a funcionalidade de depositar dinheiro.

24 Extensão Pode ser usada para: Simplificar fluxos de eventos complexos Representar comportamentos opcionais Lidar com exceções Por exemplo, em uma descrição de um caso de uso temos fluxos básicos e fluxos alternativos, quando um fluxo alternativo é complexo e opcional podemos modelá-lo como um caso de uso, ligando-o ao caso de uso de origem por um relacionamento de extensão.

25 Extensão As seguintes situações podem dar margem à utilização do extend: Descrições de características que são opcionais ao comportamento básico do sistema, por exemplo, características que podem ser adquiridas ou não. Descrições complexas de erros ou tratamentos de exceções que, de outra forma, iriam obscurecer o comportamento primário do sistema. Exemplos disso são fluxos alternativos de tamanho significativo, especialmente aqueles cujo tamanho é maior do que o do fluxo principal.

26 Extensão Mais situações que podem dar margem à utilização do extend: Customização do modelo de requisitos para atender a necessidades específicas do usuário. Exemplos disso são fluxos alternativos que especificam como usuários específicos tratam diferentes condições que ocorrem dentro de um mesmo caso de uso. Gerência de escopo e versão. Um exemplo disso são características que não serão introduzidas até as últimas versões.

27 Extensão Podemos concluir então que o relacionamento de extensão me permite definir relações entre casos de uso onde existe uma adição de comportamentos opcionais ao caso de uso que está sendo estendido.

28 Inclusão Também é um tipo de relacionamento que só pode ocorrer entre casos de uso. Não existe um relacionamento de inclusão entre um ator e um caso de uso. Defini a inclusão de comportamentos presentes em outro caso de uso e essa inclusão será obrigatória. Sempre irá utilizar essas funcionalidades presentes no caso de uso incluído ao caso de uso de origem

29 Inclusão Identificar usuário é uma funcionalidade que poderia ser interna de sacar dinheiro e de depositar dinheiro mas sendo comum a vários casos de uso, é mais interessante modelar identificar usuário em um caso de uso que permita o reuso do mesmo. Assim, todos os casos de uso que necessitem identificar usuário de forma obrigatória é ligado ao caso de uso Identificar usuário através do relacionamento de inclusão.

30 Inclusão Pode ser usada para: Representar comportamentos reutilizáveis Simplificar fluxos de eventos complexos Quando existe uma dada função dentro do sistema que aparece em vários casos de uso, ou seja ela é utilizada por várias funcionalidades, podemos modelar essa função em um caso de uso uma única vez e ligá-la a todos os casos de uso que incluem essa função comum, dizendo que essa função é usada em diferentes partes do meu software.

31 Especialização Um caso de uso pode especializar outro caso de uso: Adicionando o fluxo de eventos original Refinando o fluxo de eventos original Especialização permite modelar comportamento diferenciado entre um caso de uso base e casos de uso filhos. Pouco utilizado. Pode existir entre atores também

32 Generalização de casos de uso Quando o usuário acessar a funcionalidade consultar saldo, essa funcionalidade vai se dar de uma maneira específica: ou consultar saldo na tela ou consultar saldo impresso.

33 Relacionamentos Relação Função Notação Associação O caminho de comunicação entre um ator e o(s) caso(s) de uso em que participa Inclusão Generalização Extensão A inserção de um comportamento adicional em um caso de uso base que explicitamente descreve a inserção Um relacionamento entre um caso de uso geral e um mais específico que herda e adiciona propriedades à aquele A inserção de um comportamento adicional em um caso de uso base que não sabe sobre o comportamento adicional

34 Sentido da seta Na inclusão partimos do caso de uso base para o caso de uso que será incluído Sacar dinheiro <<include>> Identificar usuário

35 Sentido da seta Na extensão parte do caso de uso opcional para o caso de uso base Inscrever Aluno <<extend>> Atualizar cadastro Secretária

36 Regras Não existe ligação entre atores. Atores são entidades externas do sistema, portanto a comunicação entre eles está fora do escopo do sistema, não devendo ser modelada no diagrama de caso de uso, um vez que ele modela apenas as funcionalidades do sistema.

37 Herança de Atores Alguns casos de uso são utilizados por vários atores, para simplificar o diagrama e diminuir o número de associações, cria-se um ator genérico. Além disso alguns casos de uso são exclusivos de apenas um ou alguns atores, mas não de todos. Generalização pode simplificar a representação gráfica do sistema.

38 Sem Generalização x Com Generalização

39 Exemplo

40 Estudo de Caso Locadora de Veículos O diagrama de caso de uso é criado com base em um cenário descrito a partir da especificação de requisitos. Assim, vamos construir o diagrama de caso de uso para a locadora de veículos descrita no cenário a seguir. É importante ressaltar que a partir de um conjunto de requisitos definidos podemos ter diferentes diagramas de casos de uso modelados pois estes diagramas refletem a solução que cada analista dá para o problema.

41 Cenário Locadora de Veículos Uma locadora de veículos deseja um sistema para facilitar o atendimento a seus clientes. O processo de aluguel de carros atual é confuso e está gerando insatisfação entre os clientes. A locadora é composta basicamente pelos seus funcionários e carros para aluguel. Os funcionários são identificados por cpf, nome, endereço, telefone. Já os carros estão divididos em diversos tipos: popular, luxo, utilitário, etc. As informações importantes sobre os carros a serem armazenadas são: código (placa do carro), tipo, modelo, ano, cor, chassis, km e valor do aluguel (diárias e semanais).

42 Cenário Locadora de Veículos Os funcionários serão responsáveis pelo cadastro dos clientes e dos carros adquiridos pela locadora, por efetuar o aluguel de um carro para o cliente e dar baixa no aluguel. Existem clientes especiais e clientes comuns. Os especiais possuem uma taxa de desconto e um quilometragem extra para seus aluguéis. Qualquer cliente é identificado por rg, nome, cpf, telefone, endereço, cidade. Desta forma, o cliente poderá solicitar o aluguel de carros a um funcionário da locadora.

43 Funcionalidades do Sistema Alugar Carro: cliente deve solicitar ao funcionário o aluguel do carro. O sistema verifica se o carro solicitado pelo cliente está disponível. Caso esteja, o processo de locação é concluído e o carro passa a estar indisponível. A data de aluguel deve ser guardada para calculo do valor do aluguel na devolução. Dar Baixa: cliente faz devolução do carro para o funcionário e solicita nota fiscal (recibo) com a quilometragem percorrida e o valor do aluguel. O funcionário coloca o status do carro novamente como disponível, solicita ao sistema para calcular o valor a ser pago e emite o recibo para o cliente. Cadastrar Cliente: cliente solicita ao funcionário que o cadastre na locadora. O funcionário recebe os dados e cadastra-o. Cadastrar Carro: funcionário cadastra o carro adquirido.

44 Funcionalidades do Sistema Na funcionalidade Alugar Carro temos descrito um conjunto de passos que serão executados no contexto desta funcionalidade. Essa descrição de passos servirá para descrever o caso de uso e não gerar outros casos de uso. Assim, solicitar aluguel, verificar disponibilidade do carro, alterar disponibilidade etc não serão casos de uso, mas passos que serão executados dentro do caso de uso Alugar Carro. O mesmo ocorre para Dar baixa, Cadastrar Cliente e Cadastrar Carro

45 Solução - Locadora de Veículos

46 Estudo de Caso II Sistema de reserva de passagem aérea Para esse estudo de caso trabalharemos com a lista de requisitos definidos durante a engenharia de requisitos. Importante deixar claro que nem todo requisito listado será um caso de uso. Ele pode ser simplesmente um passo interno de algum caso de uso que represente uma funcionalidade mais abrangente.

47 RF1 RF2 RF3 RF4 RF5 RF6 RF7 RF8 RF9 RF10 RF11 RF12 RF13 RF14 RF15 RF16 RF17 RF18 Sistema deve permitir o cadastro do usuário Sistema deve permitir que o usuário se identifique Sistema deve consultar a classe vôo Sistema deve consultar o trecho da viagem Sistema deve permitir consulta aos aeroportos Sistema deve permitir consulta as datas disponíveis de ida e volta Sistema deve permitir que usuário consulte as formas de pagamento Sistema deve enviar para os usuários cadastrados s promocionais Sistema deve permitir que o usuário consulte CEP no sistema dos correios Sistema deve permitir que o usuário solicite a reserva on-line Sistema deve gerar código de reserva Sistema deve emitir ao usuário confirmando a reserva com dados Sistema deve permitir que usuário cancele a reserva Sistema deve permitir que administrador emita relatório de reservas confirmadas Sistema deve permitir que administrador emita relatório de reservas canceladas Sistema deve validar o pagamento junto com a operadora de cartão Sistema deve permitir que o administrador emita relatório de usuários cadastrados Sistema deve permitir que usuário edite seus dados pessoais

48 RF1 RF2 RF3 RF4 RF5 RF6 RF7 RF8 Sistema deve permitir o cadastro do usuário Sistema deve permitir que o usuário se identifique Sistema deve consultar a classe vôo Sistema deve consultar o trecho da viagem Sistema deve permitir consulta aos aeroportos Sistema deve permitir consulta as datas disponíveis de ida e volta Sistema deve permitir que usuário consulte as formas de pagamento Sistema deve enviar para os usuários cadastrados s promocionais O RF1 será modelado como caso de uso. Importante percebermos que os RF de 2 até o 7 são passos internos da funcionalidade mais abrangente efetuar reserva, portanto eles não se tornarão casos de uso. Essas funcionalidades farão parte da descrição do caso de uso efetuar reserva. O RF8 será um caso de uso, uma vez que representa uma funcionalidade específica do sistema.

49 RF1 RF2 RF3 RF4 RF5 RF6 RF7 RF8 RF9 RF10 RF11 RF12 Sistema deve permitir o cadastro do usuário Sistema deve permitir que o usuário se identifique Sistema deve consultar a classe vôo Sistema deve consultar o trecho da viagem Sistema deve permitir consulta aos aeroportos Sistema deve permitir consulta as datas disponíveis de ida e volta Sistema deve permitir que usuário consulte as formas de pagamento Sistema deve enviar para os usuários cadastrados s promocionais Sistema deve permitir que o usuário consulte CEP no sistema dos correios Sistema deve permitir que o usuário solicite a reserva on-line Sistema deve gerar código de reserva Sistema deve emitir ao usuário confirmando a reserva com dados Os RFs 9, 11 e 12 também são passos internos da funcionalidade mais abrangente efetuar reserva, portanto eles não se tornarão casos de uso. Já o RF10 é exatamente a funcionalidade efetuar reserva, que engloba todos estes outros RFs citados, assim ele será um caso de uso.

50 RF13 RF14 RF15 Sistema deve permitir que usuário cancele a reserva Sistema deve permitir que administrador emita relatório de reservas confirmadas Sistema deve permitir que administrador emita relatório de reservas canceladas O RF 13 será modelado como um caso de uso, visto que cancelar reserva é um ato a parte do sistema onde o usuário vai solicitar cancelamento da reserva, o sistema exibe as reservas desse usuário para que ele possa selecionar aquela que ele deseja cancelar. O RF14 e o RF15 serão modelados como um caso de uso emitir relatório de reservas, já que o que muda é apenas o status da reserva que será incluída no relatório. Essa diferença pode ser interna ao caso de uso, detalhada na descrição.

51 RF16 RF17 RF18 Sistema deve validar o pagamento junto com a operadora de cartão Sistema deve permitir que o administrador emita relatório de usuários cadastrados Sistema deve permitir que usuário edite seus dados pessoais O RF 16 também é um passo interno da funcionalidade mais abrangente efetuar reserva, portanto não se tornará caso de uso. O RF17 será caso de uso novo pois embora seja um relatório, este é totalmente diferente dos outros (RF14 e RF15). O RF18 será modelado como um caso de uso pois a edição dos dados do usuário será desvinculada do efetuar cadastro. Para edição ele tem que efetuar o login, abrir sua ficha cadastral já existente para então fazer a alteração. São ação desvinculadas do ponto de vista do usuário. Não estamos modelando um manter usuário nesse sistema on-line.

52 Casos de uso definidos Cadastrar Usuário Enviar promocional Efetuar reserva Cancelar reserva Emitir relatório de reservas Emitir relatório de usuários cadastrados Atualizar dados pessoais.

53 Definição de Atores Os RF14, RF15 e RF17 são efetuados pelo administrador do sistema. Os RF2, 7, 8, 10, 12, 13 e 18 citam um ator usuário O RF9 diz que haverá interação com um sistema externo (Sistema dos correios), como um sistema externo que troca informação com o sistema é considerado um ator, teremos o ator Sistema do Correio. Da mesma forma que o RF16 cita interação com a operadora de cartão, definindo assim o ator Operadora de Cartão

54 RF1 RF2 RF3 RF4 RF5 RF6 RF7 RF8 RF9 RF10 RF11 RF12 RF13 RF14 RF15 RF16 RF17 RF18 Sistema deve permitir o cadastro do usuário Sistema deve permitir que o usuário se identifique Sistema deve consultar a classe vôo Sistema deve consultar o trecho da viagem Sistema deve permitir consulta aos aeroportos Sistema deve permitir consulta as datas disponíveis de ida e volta Sistema deve permitir que usuário consulte as formas de pagamento Sistema deve enviar para os usuários cadastrados s promocionais Sistema deve permitir que o usuário consulte CEP no sistema dos correios Sistema deve permitir que o usuário solicite a reserva on-line Sistema deve gerar código de reserva Sistema deve emitir ao usuário confirmando a reserva com dados Sistema deve permitir que usuário cancele a reserva Sistema deve permitir que administrador emita relatório de reservas confirmadas Sistema deve permitir que administrador emita relatório de reservas canceladas Sistema deve validar o pagamento junto com a operadora de cartão Sistema deve permitir que o administrador emita relatório de usuários cadastrados Sistema deve permitir que usuário edite seus dados pessoais

55 Funcionalidades do Administrador

56 Funcionalidades do Usuário Podemos perceber que o usuário (internauta) pode se cadastrar mas que para Efetuar reserva, Cancelar reserva e Atualizar dados pessoais, ele tem que ser um usuário logado, ou seja um tipo especial de usuário que vamos chamar de cliente.

57 Ator Correio O sistema de correios é consultado durante o cadastro do usuário, para consultar o CEP, assim esse ator está ligado ao caso de uso Cadastrar usuário

58 Ator Operadora do Cartão A operadora do cartão é um sistema externo que será acessado durante a validação do pagamento que ocorre durante o caso de uso Efetuar reserva

59 Diagrama de caso de uso finalizado

60 Módulo de Gestão de Usuário RF1 O software deve ident. e validar todos os usuários que desejarem acessá-lo, identificando seu perfil RF2 RF3 RF4 RF5 RF6 RF7 RF8 RF9 O software deve disp. ao usuário identificado as func. associadas ao seu perfil e ao seu papel no sist. (coordenador, bolsista, etc). As func. de acesso restrito e as func. de acesso público. O software deve disp. ao usuário não identificado somente as func. Públicas. O software deve permitir ao usuário recuperar a sua senha, caso esqueça O software deve permitir que o adm. inclua, altere ou exclua usuários O software deve permitir que o adm. inclua, altere ou exclua perfis de acesso O software deve permitir que o adm. associe as func. disponíveis nos módulos aos perfis cadastrados ou exclua dos perfis as funcionalidades previamente associadas. O software deve permitir que o adm. associe um usuário a um único perfil de acesso O software deve permitir ao adm. consultar as funcionalidades associadas a um perfil RF10 O software deve permitir ao adm. consultar os usuários associados a um determinado perfil RF11 O software deve permitir ao adm. indicar se um determinado usuário pode administrar seus substitutos ou não RF12 O software deve permitir que os usuários devidamente autorizados designem um ou mais substitutos com os respectivos períodos de substituição (data inicial e final) e selecionem um subconjunto das suas funcionalidades as quais os substitutos terão acesso.

61 Módulo de Gestão de Usuário RF13 O software deve permitir que todos os usuários façam a manutenção de seus dados pessoais: , localização, senha e telçefones. RF14 O software deve permitir que os administradores reenviem a senha de qualquer usuário e que os usuários reenviem a própria senha RF15 O software deve gerar senhas temporárias, válidas somente no primeiro login, quando as senhas forem reenviadas pelos administradores ou pelos próprios usuários RF16 O software deve solicitar a troca de senha, após o login, para todas as senhas que já expiraram RF17 O software deve, caso o usuário corrente seja um substituto, apresentar a lista de usuários que ele está substituindo na data corrente. RF18 O software deve, caso o usuário corrente seja um substituto, permitir que ele selecione o usuário com o qual vai atuar, caso ele seja substituto de mais de um usuário.

62 Estudando cada RF RF1- O software deve identificar e validar todos os usuários que desejarem acessá-lo, identificando seu perfil Caso de Uso: Autenticar Usuário Ator: Usuário RF2- O software deve disponibilizar ao usuário identificado as funcionalidades associadas ao seu perfil e ao seu papel no sistema (coordenador, bolsista, etc). As funcionalidades de acesso restrito e as funcionalidades de acesso público. Passo que ocorre dentro do autenticar usuário RF3- O software deve disponibilizar ao usuário não identificado somente as funcionalidades de acesso público. Passo que ocorre dentro de autenticar usuário, podendo ser modelada como um fluxo alternativo. RF4- O software deve permitir ao usuário recuperar a sua senha, caso esqueça Se quiséssemos modelar a possibilidade de recuperação de senha a qualquer momento através de um menu daí seria um caso de uso, mas neste caso vamos optar por só poder recuperar senha dentro do efetuar login, então essa funcionalidade será um fluxo alternativo de efetuar login.

63 Estudando cada RF RF5- O software deve permitir que o administrador inclua, altere ou exclua usuários Caso de uso: Administrar usuário Ator: Administrador RF6- O software deve permitir que o administrador inclua, altere ou exclua perfis de acesso Caso de uso: Administrar perfis de acesso Ator: Administrador RF7- O software deve permitir que o administrador associe as funcionalidades disponíveis nos módulos aos perfis cadastrados ou exclua dos perfis as funcionalidades previamente associadas. Passo da funcionalidade Administrar perfil de acesso. RF8- O software deve permitir que o administrador associe um usuário a um único perfil de acesso Passo da funcionalidade Administrar perfil de acesso.

64 Estudando cada RF RF9- O software deve permitir ao administrador consultar as funcionalidades associadas a um perfil Passo da funcionalidade Administrar perfil de acesso RF10- O software deve permitir ao administrador consultar os usuários associados a um determinado perfil Passo da funcionalidade Administrar perfil de acesso RF11- O software deve permitir ao administrador indicar se um determinado usuário pode administrar seus substitutos ou não Passo da funcionalidade Administrar usuário RF12- O software deve permitir que os usuários devidamente autorizados designem um ou mais substitutos com os respectivos períodos de substituição (data inicial e final) e selecionem um subconjunto das suas funcionalidades as quais os substitutos terão acesso. Caso de uso: Administrar substitutos Ator: usuário autenticado

65 Estudando cada RF RF13- O software deve permitir que todos os usuários façam a manutenção de seus dados pessoais: , localização, senha e telefones. Caso de uso: Manter dados pessoais Ator: usuário autenticado RF14- O software deve permitir que os administradores reenviem a senha de qualquer usuário e que os usuários reenviem a própria senha Passo presente em administrar usuário e em administrar perfil RF15- O software deve gerar senhas temporárias, válidas somente no primeiro login, quando as senhas forem reenviadas pelos administradores ou pelos próprios usuários Passo presente em casos de uso do sistema RF16- O software deve solicitar a troca de senha, após o login, para todas as senhas que já expiraram Regras associadas a autenticar usuário

66 Estudando cada RF RF17- O software deve, caso o usuário corrente seja um substituto, apresentar a lista de usuários que ele está substituindo na data corrente. Regra interna ao autenticar usuário RF18- O software deve, caso o usuário corrente seja um substituto, permitir que ele selecione o usuário com o qual vai atuar, caso ele seja substituto de mais de um usuário. Caso de uso: Selecionar perfil de uso Ator: Usuário autenticado

67 Solução - Caso de Uso

68 Descrição Casos de Uso UC1 Nome do Caso de Uso Objetivo: Breve descrição do que o caso de uso deverá fazer Requisitos: A qual RF do doc de requisitos ele se refere Atores: Quem acessa esse caso de uso Prioridade: É prioritário ou não (cliente define) Pré-condições: quais as condições necessárias antes de disparar o caso de uso Freqüência de uso: a frequencia me dá idéia de criticalidade (risco) Criticalidade (risco): importância do caso de uso Condição de entrada: o que dispara esse caso de uso Fluxo Principal: descrever ações normais que ocorrem Fluxo Alternativo: desvios do cenário principal Extensões: descrevem os extends Pós Condições: o que deve ser verdade depois de executado o caso de uso Regras de Negócio: que pode ser definido agora ou em doc à parte.

69 Prioridade e Risco Devemos considerar os casos de uso mais importantes primeiramente. Para identificar os mais importantes verificamos os parâmetros: risco de desenvolvimento(criticalidade) e prioridade estabelecidas pelo usuário. Dessa forma, cada caso de uso se encaixa em uma das categorias a seguir: 1. Risco alto e prioridade alta: casos de uso nesta categoria são os mais críticos. Devem ser considerados o quanto antes. 2. Risco alto e prioridade baixa: embora os casos de uso nesta categoria tenham risco alto, é necessário, antes de começar a considerá-los, negociar com o cliente em relação a sua verdadeira necessidade. 3. Risco baixo e prioridade alta: embora os casos de uso tenham prioridade alta, é necessário ter em mente que os casos de uso de mais alto risco devem ser considerados primeiro. 4. Risco baixo e prioridade baixa: em situações em que o desenvolvimento do sistema está atrasado, estes casos de uso são os primeiros a serem "cortados".

70 Exemplo de descrição UC1 Consultar Clientes Objetivo: O sistema deve permitir que o setor de atendimento ao cliente consulte clientes cadastrados Requisitos: RF1 Atores: Setor de atendimento ao cliente Prioridade: - Pré-condições: - Freqüência de uso: diária Criticalidade: - Condição de entrada: o ator seleciona a opção consultar cliente

71 Fluxo Principal: 1. O sistema apresenta tela de busca de clientes contendo as informações: - Nome (campo editável) - Status (lista contendo os itens: Em dia, Inadimplente) - As opções: * Buscar * Cancelar 2. O ator informa dados de busca e seleciona a opção Buscar [A1] 3. O sistema apresenta tela com informações dos Clientes de acordo com o filtro especificado: - Nome (somente leitura) - Status (somente leitura) - CPF (somente leitura) - Data de Nascimento (somente leitura) - A opção Detalhar 4. O sistema apresenta ao final a opção Voltar

72 Fluxo Principal: 5. O ator seleciona a opção Detalhar [A2] 6. O sistema apresenta tela de detalhes para o cliente contendo as informações: - Nome (somente leitura) - CPF (somente leitura) - Status (somente leitura) - Data de Nascimento (somente leitura) - Endereço (somente leitura) - Motivo [RN1] (somente leitura) - A opção Ok 7. O ator seleciona a opção ok 8. O sistema retorna ao passo 3 do fluxo principal. Se o cliente estiver com status em dia não aparece, se estiver em atraso, mostra o motivo de acordo com regra negócio 1

73 Fluxo Alternativo: Fluxo Alternativo: [A1] O ator selecionou a opção Cancelar 1. Sistema retorna para a tela inicial. 2. O caso de uso é encerrado. [A2] O ator selecionou a opção Voltar 1. Sistema retorna ao passo 1 do fluxo principal. Extensões: - Pós Condições: - Regras de Negócio: [RN1] O campo Motivo será apresentado apenas se o Status do cliente for inadimplente

74 Descrições independentes de Interface Alteração na Interface alteração descrição Considere a situação de uma parte da interface estar sendo continuamente modificada, por alguma razão. O fato da interface ser modificada possivelmente resultará na modificação da descrição do caso de uso. Assim, casos de uso devem ser independentes do desenho da interface pelo fato de que os requisitos do sistema não devem estar associados a detalhes de interface. A atenção deve estar na essência das interações entre atores e o sistema, em vez de como cada interação é realizada fisicamente. Por exemplo, usar o termo "envia uma requisição" ao invés de "duplo clique sobre o botão de envio de requisições".

75 Caso de Uso Incluir Cliente UC1 Incluir Clientes Objetivo: O sistema deve permitir que o administrador efetue o cadastrado de cliente Requisitos: RF2 Atores: Administrador Prioridade: - Pré-condições: - Freqüência de uso: - Criticalidade: - Condição de entrada: o ator seleciona a opção incluir cliente

76 Fluxo Principal: 1. O sistema apresenta tela de cadastro de clientes contendo as informações: (Dados Pessoais) - Nome (campo editável) - CPF(campo editável) - RG (campo editável) -Data de Nascimento (campo editável) -Sexo (lista contendo as opções feminino e masculino) (Informações de Contato) - Endereço (campo editável) - Telefone de contato (campo editável) - (campo editável) - As opções: * Incluir Cliente * Cancelar

77 2. O ator informa os dados do cliente e seleciona a opção incluir Cliente [A1] 3. O sistema valida os dados informados [RN1] 4. O sistema efetua o cadastro do cliente [RN2] 5. O sistema exibe a mensagem Cliente cadastrado com sucesso com a opção OK no final. 6. O ator seleciona OK Fluxo Principal: 7. O sistema retorna para a tela inicial 8. O caso de uso é encerrado.

78 Fluxo Alternativo Fluxo Alternativo: [A1] O ator seleciona a opção Cancelar 1. Sistema retorna para a tela inicial. 2. O caso de uso é encerrado. [A2] Dados para cadastro do cliente inválidos 1. O sistema exibe mensagem de erro Existem informações obrigatórias que não foram preenchidas com a opção OK no final. 2. O ator seleciona a opção 3. O sistema retorna ao passo 1 do fluxo principal. Extensões: - Pós Condições: - Regras de Negócio: [RN1] Todos os campos do cadastro de clientes são obrigatórios. [RN2] Ao efetuar o cadastro do cliente, um número de matrícula deve ser gerado para o cliente.

79 Extensão ou Fluxo Alternativo Conceitualmente, o mecanismo de extensão é idêntico aquele dos fluxos alternativos. Um caso de uso de extensão, assim como um fluxo alternativo, insere a si próprio no fluxo do caso de uso que ele estende. Somente o caso de uso de extensão conhece o ponto no caso de uso base onde o comportamento será inserido. Em conseqüência, freqüentemente um caso de uso de extensão começa sua vida como um fluxo alternativo.

80 Extensão ou Fluxo Alternativo Nem todo fluxo alternativo deve virar um caso de uso de extensão. As regras para os fluxos alternativos são mais frouxas do que aquelas para os casos de uso de extensão. Devido ao fato de que os fluxos alternativos são parte do caso de uso, eles podem explorar seu conhecimento do estado do caso de uso, suas pré-condições, e outros fluxos de eventos para terminar o caso de uso ou para continuar o fluxo do caso de uso em pontos de extensão diferentes daquele onde eles assumiram o controle. Tudo o que os casos de uso de extensão conhecem a respeito do caso de uso original é o ponto de extensão onde eles introduziram a si próprios no fluxo de eventos do caso de uso estendido.

Curso de Licenciatura em Informática

Curso de Licenciatura em Informática Curso de Licenciatura em Informática Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas Professor: Rafael Vargas Mesquita EXERCÍCIOS SOBRE MODELAGEM DE CASOS DE USO Exercício 1: construa um Diagrama de Casos de

Leia mais

Resolução da lista de exercícios de casos de uso

Resolução da lista de exercícios de casos de uso Resolução da lista de exercícios de casos de uso 1. Explique quando são criados e utilizados os diagramas de casos de uso no processo de desenvolvimento incremental e iterativo. Na fase de concepção se

Leia mais

Engenharia de Software III

Engenharia de Software III Engenharia de Software III Casos de uso http://dl.dropbox.com/u/3025380/es3/aula6.pdf (flavio.ceci@unisul.br) 09/09/2010 O que são casos de uso? Um caso de uso procura documentar as ações necessárias,

Leia mais

Modelagem de Sistemas Prof. Marcos Roberto e Silva

Modelagem de Sistemas Prof. Marcos Roberto e Silva Modelagem de Sistemas Prof. Marcos Roberto e Silva Diagrama de Casos de Uso Demonstra o comportamento externo do sistema, através de uma linguagem simples. Apresentando o sistema sobre a perspectiva do

Leia mais

2 Diagrama de Caso de Uso

2 Diagrama de Caso de Uso Unified Modeling Language (UML) Universidade Federal do Maranhão UFMA Pós Graduação de Engenharia de Eletricidade Grupo de Computação Assunto: Diagrama de Caso de Uso (Use Case) Autoria:Aristófanes Corrêa

Leia mais

Histórico da Revisão. Data Versão Descrição Autor

Histórico da Revisão. Data Versão Descrição Autor Sistema de Gerenciamento de Loja - SIGEL Documento de Visão Versão 1.0.0 Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor 13/01/2011 0.1 Versão preliminar do levantamento de requisitos funcionais e não

Leia mais

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo em sua oficina. O sistema foi desenvolvido para ser utilizado

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

UML & Padrões Aula 3. UML e Padrões - Profª Kelly Christine C. Silva

UML & Padrões Aula 3. UML e Padrões - Profª Kelly Christine C. Silva UML & Padrões Aula 3 UML e Padrões - Profª Kelly Christine C. Silva 1 UML & Padrões Aula 3 Diagrama de Casos de Uso Profª Kelly Christine C. Silva O que vamos tratar: Modelos de Caso de Uso Diagrama de

Leia mais

Elaborado por SIGA-EPT. Projeto SIGA-EPT: Manual do Usuário Almoxarifado

Elaborado por SIGA-EPT. Projeto SIGA-EPT: Manual do Usuário Almoxarifado Elaborado por SIGA-EPT Projeto SIGA-EPT: Manual do Usuário Almoxarifado Versão Dezembro - 2009 Sumário 1 Introdução 5 1.1 Entrando no sistema e repassando as opções................... 5 1.2 Administração......................................

Leia mais

Perguntas e Respostas NOVO SITE PEDIDOSONLINE HERBALIFE NO MYHERBALIFE.COM.BR BRASIL, 2013.

Perguntas e Respostas NOVO SITE PEDIDOSONLINE HERBALIFE NO MYHERBALIFE.COM.BR BRASIL, 2013. Geral Como posso pedir produtos em outros países? Como eu coloco Pedidos através do myherbalife.com.br? Como eu pago a Taxa de Processamento Anual? Esse mês tem fechamento duplo. Eu terei a possibilidade

Leia mais

Manual do usuário. v1.0

Manual do usuário. v1.0 Manual do usuário v1.0 1 Iniciando com o Vivo Gestão 1. como fazer login a. 1º acesso b. como recuperar a senha c. escolher uma conta ou grupo (hierarquia de contas) 2. como consultar... de uma linha a.

Leia mais

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MANUAL

Leia mais

TOTVS Série 1 Varejo (Simples) - Módulo e-commerce

TOTVS Série 1 Varejo (Simples) - Módulo e-commerce Novo Módulo disponível no TOTVS S1 Varejo: permissão de utilização através de licença específica. Mesmo não adquirindo a licença de uso do módulo ele continuará presente na tela do usuário. 1 Na opção

Leia mais

Casos de Uso - definições

Casos de Uso - definições Casos de Uso - definições Um caso de uso é uma descrição narrativa de uma seqüência de eventos que ocorre quando um ator (agente externo) usa um sistema para realizar uma tarefa [Jacobson 92] Um caso de

Leia mais

Modelagem de Casos de Uso (Parte 1)

Modelagem de Casos de Uso (Parte 1) Modelagem de Casos de Uso (Parte 1) Roteiro Introdução Descrição: Sistema de Ponto de Vendas Casos de Usos Atores Fluxo de Eventos Cenários Formato de Documentação de Casos de Uso Diagramas de Casos de

Leia mais

Levantamento de Requisitos

Levantamento de Requisitos Levantamento de Requisitos 1 Segurança No início do programa, a primeira tela a aprecer será uma tela denominada Login. Só terá acesso ao sistema da locadora quem estiver logado e cadastrado no sistema

Leia mais

Engenharia de Requisitos Estudo de Caso

Engenharia de Requisitos Estudo de Caso Engenharia de Requisitos Estudo de Caso Auxiliadora Freire Fonte: Engenharia de Software 8º Edição / Ian Sommerville 2007 Slide 1 Engenharia de Requisitos Exemplo 1 Reserva de Hotel 1. INTRODUÇÃO Este

Leia mais

Especificação de Requisitos

Especificação de Requisitos Projeto/Versão: Versão 11.80 Melhoria Requisito/Módulo: 000552 / Conector Sub-Requisito/Função: Multas Tarefa/Chamado: 01.08.01 País: Brasil Data Especificação: 13/05/13 Rotinas Envolvidas Rotina Tipo

Leia mais

Cenários do CEL. Acessar ao sistema

Cenários do CEL. Acessar ao sistema Cenários do CEL Acessar ao sistema Permitir que o usuário acesse ao Sistema de Léxicos e Cenários nas seguintes condições: logando-se, quando já estiver cadastrado; ou incluindo usuário independente, quando

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

Manual do sistema SMARsa Web

Manual do sistema SMARsa Web Manual do sistema SMARsa Web Módulo Gestão de atividades RS/OS Requisição de serviço/ordem de serviço 1 Sumário INTRODUÇÃO...3 OBJETIVO...3 Bem-vindo ao sistema SMARsa WEB: Módulo gestão de atividades...4

Leia mais

SuperStore Sistema para Automação de Óticas

SuperStore Sistema para Automação de Óticas SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Administrador) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 ACESSANDO O SISTEMA PELA

Leia mais

Manual NOV - PDV. Versão 1.0

Manual NOV - PDV. Versão 1.0 Manual NOV - PDV Versão 1.0 Sumário 01 Captura de Nota Fiscal...3 02 Remessa de Entrada...6 03 Remessa de Saída......9 04 Pedido Normal...12 05 Pedido Especial...16 06 Nota Fiscal Avulsa...18 07 Controle

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 Atendente... 3 1. Abrindo uma nova Solicitação... 3 1. Consultando Solicitações... 5 2. Fazendo uma Consulta Avançada... 6 3. Alterando dados da

Leia mais

Guia de Especificação de Caso de Uso Metodologia CELEPAR

Guia de Especificação de Caso de Uso Metodologia CELEPAR Guia de Especificação de Caso de Uso Metodologia CELEPAR Agosto 2009 Sumário de Informações do Documento Documento: guiaespecificacaocasouso.odt Número de páginas: 10 Versão Data Mudanças Autor 1.0 09/10/2007

Leia mais

Curso Básico Sistema EMBI

Curso Básico Sistema EMBI Curso Básico Sistema EMBI Módulo Atendentes e Administradores Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste trabalho pode ser reproduzida em qualquer forma por qualquer meio gráfico, eletrônico ou

Leia mais

Treinamento de. Linx Pos

Treinamento de. Linx Pos Treinamento de caixa Linx Pos Será instalados no terminal da loja, o ícone, conforme imagem abaixo: Linx POS ÍNDICE Abertura de caixa e leitura X Lançamentos Cancelamento de itens Consulta preços no ato

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE TRIBUTAÇÃO M A N U A L D A NOTA FISCAL AVULSA ÍNDICE 1. Acesso ao Portal do Sistema...6 2. Requerimento de Acesso para os novos usuários...6 2.1 Tipo

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1 MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento Toledo PR Página 1 INDICE 1. O QUE É O SORE...3 2. COMO ACESSAR O SORE... 4 2.1. Obtendo um Usuário e Senha... 4 2.2. Acessando o SORE pelo

Leia mais

Realizando Vendas no site do Cartão BNDES

Realizando Vendas no site do Cartão BNDES Realizando Vendas no site do Cartão BNDES Fornecedor Atualizado em 16/07/2013 Pág.: 1/23 Introdução Este manual destina-se a orientar os fornecedores que irão registrar as vendas no site do Cartão BNDES,

Leia mais

Controle de Almoxarifado

Controle de Almoxarifado Controle de Almoxarifado Introdução O módulo de Controle de Almoxarifado traz as opções para que a empresa efetue os cadastros necessários referentes a ferramentas de almoxarifado, além do controle de

Leia mais

Projeto SIGA-EPT. Manual do usuário Módulo Requisição de Almoxarifado SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA

Projeto SIGA-EPT. Manual do usuário Módulo Requisição de Almoxarifado SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA Projeto SIGA-EPT Manual do usuário Módulo Requisição de Almoxarifado SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA Versão setembro/2010 Requisição de Almoxarifado Introdução Requisição é uma solicitação feita

Leia mais

Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013

Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013 Principais Novidades Abril/2013 a Junho/2013 Sumário 1. Ambiente Group Shopping... 3 2. Alteração na Tela de Contratos e Controle de Edições... 7 3. Propagação de Contratos... 10 4. Configuração de Impressora

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO Módulo de operação Ativo Bem vindo à Vorage CRM! Nas próximas paginas apresentaremos o funcionamento da plataforma e ensinaremos como iniciar uma operação básica através do nosso sistema,

Leia mais

Ricardo Roberto de Lima UNIPÊ 2008.1 APS-I. Históricos e Modelagem Orientada a Objetos

Ricardo Roberto de Lima UNIPÊ 2008.1 APS-I. Históricos e Modelagem Orientada a Objetos Históricos e Modelagem Orientada a Objetos Histórico Diversas metodologias e métodos surgiram para apoiar OO. Evolução a partir de linguagens C++ e SmallTalk. Anos 80 Anos 80-90: diversidade de autores.

Leia mais

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar.

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar. Índice 1) Acesso ao sistema 2) Recepção do paciente 3) Envio do atendimento para faturamento: consulta médica ou procedimentos simples 4) Envio do atendimento para faturamento: procedimentos previamente

Leia mais

Modelos de Sistemas Casos de Uso

Modelos de Sistemas Casos de Uso Modelos de Sistemas Casos de Uso Auxiliadora Freire Fonte: Engenharia de Software 8º Edição / Ian Sommerville 2000 Slide 1 Modelagem de Sistema UML Unified Modeling Language (Linguagem de Modelagem Unificada)

Leia mais

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174 Versão Liberada A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível. A atualização da versão

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MASTER VENDAS

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MASTER VENDAS MANUAL DE UTILIZAÇÃO MASTER VENDAS 1. CONCEITO Master Vendas não é somente um sistema, e sim, um novo conceito de gestão para sua empresa. Foi desenvolvido por profissionais de informática juntamente com

Leia mais

Manual da Nota Fiscal Eletrônica

Manual da Nota Fiscal Eletrônica Manual da Nota Fiscal Eletrônica Memory Informática Tabela de Conteúdos Meu Usuário Meu Perfil --------------------------------------------------------- 4 Minha Empresa Configurar Minha Empresa -------------------------------------

Leia mais

Sistema Ativo de Segurança Automotiva Manual de Utilização

Sistema Ativo de Segurança Automotiva Manual de Utilização Sistema Ativo de Segurança Automotiva Manual de Utilização Versão: 2 (05/12/2005) Sistema Ativo de Segurança Automotiva Índice Título Observações Veículos Grupos Páginas 1 2 Rastrear 3 Monitoramento Alerta

Leia mais

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM Manual do Almoxarifado SIGA-ADM DIRETORIA DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO(DGTI) MARÇO/2012 Requisição de Almoxarifado Requisições O sistema retornará a tela do menu de Administração. Nela selecione

Leia mais

Especificações de Casos de Uso UC04 Cadastro de Funcionários

Especificações de Casos de Uso UC04 Cadastro de Funcionários Especificações de Casos de Uso UC04 Cadastro de Funcionários Sistema Gerenciador de Locadora Documento de Caso de Uso UC04 Versão 1.1 Responsável: Gustavo Teles UC04 Cadastro de Funcionários Página 1 de

Leia mais

MÓDULO 5 Movimentações

MÓDULO 5 Movimentações MÓDULO 5 Movimentações Bem-vindo(a) ao quinto módulo do curso. Agora que você já conhece as entradas no HÓRUS, aprenderá como são feitas as movimentações. As movimentações do HÓRUS são: Requisição ao Almoxarifado:

Leia mais

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Sumário 1. Acesso ao sistema... 3 2. Funcionalidades do sistema... 5 3. Como tratar manifestações... 14 3.1 Detalhar...

Leia mais

Manual Solicitante Dezembro de 2014. Treinamento e Implantação. Manual do usuário

Manual Solicitante Dezembro de 2014. Treinamento e Implantação. Manual do usuário Manual Solicitante Dezembro de 2014 Manual do usuário Manual Solicitante Dezembro de 2014 Sumário 1. Introdução... 3 2. Acessando o sistema... 3 2.1 Endereços de acesso:... 3 2.2 Primeiro Acesso:... 3

Leia mais

ÍNDICE 1. SEJA BEM-VINDO... 2 SOBRE O SISTEMA... 3 2. FUNCIONALIDADES DO SISTEMA... 4

ÍNDICE 1. SEJA BEM-VINDO... 2 SOBRE O SISTEMA... 3 2. FUNCIONALIDADES DO SISTEMA... 4 ÍNDICE 1. SEJA BEM-VINDO... 2 1.1 Seja Bem-Vindo!... 2 SOBRE O SISTEMA... 3 1.2 Sobre o sistema... 3 1.3 Navegação... 3 2. FUNCIONALIDADES DO SISTEMA... 4 2.1 Efetuar Login Internet... 4 2.1.1 Efetuar

Leia mais

MANUAL ESCOLA FLEX. Revisado em 09/07/2008. Sistema Flex www.sistemaflex.com

MANUAL ESCOLA FLEX. Revisado em 09/07/2008. Sistema Flex www.sistemaflex.com MANUAL ESCOLA FLEX Revisado em 09/07/2008 Sistema Flex www.sistemaflex.com Índice Manual Escola Flex Índice... 2 Tela de Abertura (Splash Screen)... 3 Login... 4 Seleção de Empresas... 5 Tela Principal...

Leia mais

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios Portal Sindical Manual Operacional Empresas/Escritórios Acesso ao Portal Inicialmente, para conseguir acesso ao Portal Sindical, nos controles administrativos, é necessário acessar a página principal da

Leia mais

Histórico de Revisão Data Versão Descrição Autor

Histórico de Revisão Data Versão Descrição Autor H6Projetos Documento de Requisitos Versão 1.3 Histórico de Revisão Data Versão Descrição Autor 05/09/2013 1.0 Preenchimento do Capítulo 2 Requisitos Funcionais Evilson Montenegro 26/09/2013 1.1 Preenchimento

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

3.000.000 de registros de candidatos e respondentes de pesquisa, número que continua crescendo.

3.000.000 de registros de candidatos e respondentes de pesquisa, número que continua crescendo. SUMÁRIO 1 1 - Conceitos Gerais O CRQ é um sistema de controle de qualidade utilizado na etapa de recrutamento de estudos de natureza qualitativa. Ele é um banco de dados que tem como principal objetivo

Leia mais

Sistema de Prestação de Contas Siprec

Sistema de Prestação de Contas Siprec Sistema de Prestação de Contas Siprec Manual de Utilização Perfil Beneficiário Versão 1.3.4 Agosto de 2013 1 SUMÁRIO Manual do Usuário... 3 1. Objetivo do manual... 3 2. Sobre o sistema... 3 3. Quem deve

Leia mais

MANUAL C R M ÍNDICE. Sobre o módulo de CRM... 2. 1 Definindo a Campanha... 3

MANUAL C R M ÍNDICE. Sobre o módulo de CRM... 2. 1 Definindo a Campanha... 3 ÍNDICE Sobre o módulo de CRM... 2 1 Definindo a Campanha... 3 1.1 Incluir uma campanha... 3 1.2 Alterar uma campanha... 4 1.3 Excluir... 4 1.4 Procurar... 4 2 Definindo os clientes para a campanha... 4

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

Módulo SAC Atendimento ao Cliente

Módulo SAC Atendimento ao Cliente Módulo SAC Atendimento ao Cliente Objetivo O Módulo SAC ou Serviço de Atendimento ao Cliente é uma ferramenta que gerencia, cria e administra informações num canal de comunicação informatizado entre a

Leia mais

Manual Geral do OASIS

Manual Geral do OASIS Manual Geral do OASIS SISTEMA DE GESTÃO DE DEMANDA, PROJETO E SERVIÇO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO OASIS Introdução Esse manual tem como objetivo auxiliar aos usuários nos procedimentos de execução do sistema

Leia mais

ViajarFácil Sistema de Reserva de Viagens

ViajarFácil Sistema de Reserva de Viagens ViajarFácil Sistema de Reserva de Viagens Modelagem Estática UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas Especialização Engenharia de Software - INF318/2011 Equipe Aline Gomes André Rodrigues Fonseca Diego

Leia mais

InfoMix Tecnologia. Soluções em Tecnologia da Informação. SYSFARM Sistema de Gerenciamento de Farmácias. Documento Requisitos Versão 1.

InfoMix Tecnologia. Soluções em Tecnologia da Informação. SYSFARM Sistema de Gerenciamento de Farmácias. Documento Requisitos Versão 1. SYSFARM Sistema de Gerenciamento de Farmácias Documento Requisitos Versão 1.1 Histórico de Revisão Data Versão Descrição Autor 06/09/2009 1.0 Elaboração da para análise da 1º versão Marcos Silva do documento

Leia mais

A Linguagem de Modelagem Unificada (UML)

A Linguagem de Modelagem Unificada (UML) Aécio Costa A Linguagem de Modelagem Unificada (UML) Percebeu-se a necessidade de um padrão para a modelagem de sistemas, que fosse aceito e utilizado amplamente. Surge a UML (Unified Modeling Language)

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 1.0 18/01/2013 Sempre consulte por atualizações deste manual em nossa página. O Cotação Web está em constante desenvolvimento, podendo ter novas funcionalidades adicionadas

Leia mais

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New 1 Roteiro passo a passo Módulo Vendas Balcão Sistema Gestor New Instruções para configuração e utilização do módulo Vendas balcão com uso de Impressora fiscal (ECF) 2 ÍNDICE 1. Cadastro da empresa......3

Leia mais

Dell Premier. Guia de Compras e Pedidos. Fazendo Login na sua Página Premier. Três formas de comprar

Dell Premier. Guia de Compras e Pedidos. Fazendo Login na sua Página Premier. Três formas de comprar Dell Premier Guia de Compras e Pedidos A Dell Premier é o seu próprio site de suporte e compras seguro e personalizado, que permite um processo de compra fácil, eficiente e econômico. Examine este Guia

Leia mais

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Página 1 de 9 Este é um dos principais módulos do SIGLA Digital. Utilizado para dar entrada de produtos no estoque, essa ferramenta segue a seguinte

Leia mais

Casos de Uso. Prof. Clayton Vieira Fraga Filho site: www.claytonfraga.pro.br e-mail: claytonfraga@gmail.com ENG10015 Engenharia de Software

Casos de Uso. Prof. Clayton Vieira Fraga Filho site: www.claytonfraga.pro.br e-mail: claytonfraga@gmail.com ENG10015 Engenharia de Software Prof. Clayton Vieira Fraga Filho site: www.claytonfraga.pro.br e-mail: claytonfraga@gmail.com ENG10015 Engenharia de Software Um caso de uso descreve o que seu sistema faz para atingir determinado objetivo

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES 1. MEUS PEDIDOS

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES 1. MEUS PEDIDOS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES 1. MEUS PEDIDOS Consigo rastrear o minha Compra? Sim. As informações mais atualizadas sobre sua Compra e a situação de entrega de sua Compra estão disponíveis em Meus pedidos.

Leia mais

Notas de Aula 05: Aplicação de um caso de uso

Notas de Aula 05: Aplicação de um caso de uso Notas de Aula 05: Aplicação de um caso de uso Objetivos da aula: Aprender a aplicar a técnica de casos de uso em um pequeno problema real Identificar as variáveis relevantes a serem consideradas Modelar

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Estamos definitivamente na era digital. Era da velocidade cada vez maior da informação. Era da otimização do tempo. O novo Sistema Integrado de Saúde Amil, SiSAmil, mostra toda a evolução da empresa nesse

Leia mais

Manual do Programa de Caixa1

Manual do Programa de Caixa1 Manual do Programa de Caixa1 Para abrir o sistema de Caixa basta cliclar no ícone do programa. Que abrirá a tela conforme imagem abaixo: Como se pode notar, no menu superior as únicas opções ativas são

Leia mais

Introdução Diagramas de Casos de Uso Diagramas de Classes Estoque Fácil

Introdução Diagramas de Casos de Uso Diagramas de Classes Estoque Fácil UFCG Introdução Diagramas de Casos de Uso Diagramas de Classes Estoque Fácil Arthur Silva Freire Caio César Meira Paes Carlos Artur Nascimento Vieira Matheus de Araújo Maciel Tiago Brasileiro Araújo Engenharia

Leia mais

Manual de Utilização Autorizador

Manual de Utilização Autorizador 1) Acessando: 1-1) Antes de iniciar a Implantação do GSS, lembre-se de verificar os componentes de software instalados no computador do prestador de serviço: a) Sistema Operacional: nosso treinamento está

Leia mais

Sistema de de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PDV

Sistema de de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PDV Sistema de de Eletrônica SETRANSP DOTFLEX MANUAL MÓDULO PDV REGIÃO MANUAL METROPOLITANA MÓDULO PESSOA Revisão JURÍDICA 02 / Setembro SBE de 2008 - DOTFLEX Revisão 00 / Março de 2009 MANUAL MÓDULO EMPRESA

Leia mais

Manual de Utilização Sisamil - Sistema Integrado de Saúde Amil Manual de Utilização 1 54

Manual de Utilização Sisamil - Sistema Integrado de Saúde Amil Manual de Utilização 1 54 Manual de Utilização 1 54 Estamos definitivamente na era digital. Era da velocidade cada vez maior da informação. Era da otimização do tempo. O novo Sistema Integrado de Saúde Amil, SiSAmil, mostra toda

Leia mais

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio Fundap Fundação do Desenvolvimento Administrativo Programa de Estágio Programa de Estágio Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio Plano de Estágio Julho de 2008 SABE - Sistema

Leia mais

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email]

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL COTAÇAO WEB [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Materiais Autor: Equipe

Leia mais

Documentação de visão: Sistema de Controle de ponto eletrônico para empresas. Documentados por: Halison Miguel e Edvan Pontes

Documentação de visão: Sistema de Controle de ponto eletrônico para empresas. Documentados por: Halison Miguel e Edvan Pontes Documentação de visão: Sistema de Controle de ponto eletrônico para empresas Documentados por: Halison Miguel e Edvan Pontes Versão do documento: 1.4 Data de atualização: 04 de Fevereiro de 2012 Histórico

Leia mais

Manual de digitação de contas Portal AFPERGS

Manual de digitação de contas Portal AFPERGS Manual de digitação de contas Portal AFPERGS 1 Sumário Acesso à função digitação de contas... 3 O que é a Função digitação de contas (DC)... 4 Como proceder na função digitação de conta médica (DC)...

Leia mais

Processo de Controle das Reposições da loja

Processo de Controle das Reposições da loja Processo de Controle das Reposições da loja Getway 2015 Processo de Reposição de Mercadorias Manual Processo de Reposição de Mercadorias. O processo de reposição de mercadorias para o Profit foi definido

Leia mais

Manual Passo a Passo

Manual Passo a Passo Manual Passo a Passo 2015 ACESSO SELEÇÃO DE RA SELEÇÃO DO PRODUTO CARRINHO DE COMPRAS FECHAR PEDIDO ENDEREÇO DE ENTREGA TIPO DE FRETE INFORMAÇÃO DE PAGAMENTO PAGAMENTO CARTÃO DE CRÉDITO PAGAMENTO BOLETO

Leia mais

MODELAGEM DE SISTEMAS

MODELAGEM DE SISTEMAS MODELAGEM DE SISTEMAS Diagramas de Casos de Uso Profa. Rosemary Melo Diagrama de Casos de Uso Modelagem de Sistemas Apresenta uma visão externa geral das funções ou serviços que o sistema deverá oferecer

Leia mais

MANUAL TISS Versão 3.02.00

MANUAL TISS Versão 3.02.00 MANUAL TISS Versão 3.02.00 1 INTRODUÇÃO Esse manual tem como objetivo oferecer todas as informações na nova ferramenta SAP que será utilizada pelo prestador Mediplan, a mesma será responsável para atender

Leia mais

Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado. Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel

Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado. Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel Acesso para cadastramento da empresa 2 Caso já tenha se

Leia mais

Portal nddcargo 4.1.5.0 Manual de Utilização Call Center Visão Administrador

Portal nddcargo 4.1.5.0 Manual de Utilização Call Center Visão Administrador Portal nddcargo 4.1.5.0 Manual de Utilização Call Center Visão Administrador Histórico de alterações Data Versão Autor Descrição 23/11/2012 1 Criação do documento. 2 1. Introdução... 4 2. Funcionalidades

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: PROPOSTAS VERSÃO 1.1 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 10/11/2011 1.0 Criação do documento. Aline Oliveira - MINC 07/01/2013 1.1 Atualização do

Leia mais

Manual de Cobrança. Código Nome De Até 1 Jose da Silva a Jz 2 Ana Maria k Pz 3 Marcelo q zz

Manual de Cobrança. Código Nome De Até 1 Jose da Silva a Jz 2 Ana Maria k Pz 3 Marcelo q zz Manual de Cobrança Cadastrando um Funcionário Entre no programa e no menu principal entre na opção: Cadastros / Cadastros de Funcionários e Acionador. Será apresentada a tela abaixo: Nesta tela deverão

Leia mais

Manual do Módulo SAC

Manual do Módulo SAC 1 Manual do Módulo SAC Índice ÍNDICE 1 OBJETIVO 4 INICIO 4 SAC 7 ASSOCIADO 9 COBRANÇA 10 CUSTO MÉDICO 10 ATENDIMENTOS 11 GUIAS 12 CREDENCIADO 13 LIVRETO 14 BUSCA POR RECURSO 15 CORPO CLÍNICO 16 MENU ARQUIVO

Leia mais

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet Manual do Usuário Copyright 2014 - ControleNaNet Conteúdo A Ficha de Vendas...3 Os Recibos...6 Como imprimir?...7 As Listagens...9 Clientes... 10 Consulta... 11 Inclusão... 13 Alteração... 14 Exclusão...

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Compra Direta - Guia do Fornecedor PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Página As informações contidas neste documento, incluindo quaisquer URLs e outras possíveis referências a web sites, estão sujeitas

Leia mais

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet www.controlenanet.com.br Copyright 2015 - ControleNaNet Conteúdo Tela Principal... 3 Como imprimir?... 4 As Listagens nas Telas... 7 Clientes... 8 Consulta... 9 Inclusão... 11 Alteração... 13 Exclusão...

Leia mais

GUIA DE USUÁRIO - GU-

GUIA DE USUÁRIO - GU- 1/22 Revisão 00 de 20//12 1. OBJETIVO Orientar o usuário para a pesquisa e visualização detalhada de todas as ordens de compra emitidas, emitir confirmações de aceite, submeter solicitação de alteração,

Leia mais

Assim que o usuário entrar nesta ferramenta do sistema a seguinte tela será exibida:

Assim que o usuário entrar nesta ferramenta do sistema a seguinte tela será exibida: O que é o TDMax Web Commerce? O TDMax Web Commerce é uma ferramenta complementar no sistemas de Bilhetagem Eletrônica, tem como principal objetivo proporcionar maior conforto as empresas compradoras de

Leia mais