LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA: COMPARAÇÃO INTERNACIONAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA: COMPARAÇÃO INTERNACIONAL"

Transcrição

1 LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA: COMPARAÇÃO INTERNACIONAL Autores: Marcelo Obraczka, D.Sc. Ricardo A. Felix Cardoso Jr., D.Sc. Alessandra Magrini, D.Sc. Antonio Ferreira da Hora, D.Sc.

2 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO 3. AIA / LA NO BRASIL E SUA APLICAÇÃO NO SETOR ELÉTRICO 4. PLAN. DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO, A HIDROELETRICIDADE E A VARIÁVEL AMBIENTAL 5. EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAIS 6. CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES

3 INTRODUÇÃO - Brasil país com dimensões continentais - Geração apoiada na hidroeletricidade - Potência Instalada de 126 GW (2014) - Previsão de 182GW (2021) - Potencial hidrelétrico distante dos centros de consumo - Necessidade de sistemas de transmissão cada vez mais extensos - Licenciamento Ambiental de sistemas de transmissão deve ser eficaz para garantir confiabilidade ao setor elétrico e a defesa ao meio ambiente

4 OBJETIVO Contextualizar a evolução histórica do Licenciamento Ambiental brasileiro para empreendimentos de transmissão, analisando se os aspectos críticos identificados foram solucionados ou não pela atualização da regulamentação. PARA ALCANÇAR O OBJETIVO Buscou-se analisar a regulamentação relacionada ao Licenciamento Ambiental brasileiro, bem como experiências internacionais e, finalmente, identificar os seus aspectos críticos a partir do estudo de caso do Licenciamento Ambiental do sistema de transmissão do Madeira.

5 AIA / LA NO BRASIL E SUA APLICAÇÃO NO SETOR ELÉTRICO

6 AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL NO BRASIL AIA no Brasil é um instrumento da PNMA (Lei 6.938/81), regulada pela Resolução CONAMA 01/86. Resolução CONAMA 01/86 definiu: EIA/RIMA como ferramentas da AIA; Tipologias de empreendimentos passíveis de EIA/RIMA; Para empreendimentos de transmissão, deve-se realizar EIA/RIMA aqueles com tensão maior 230kV. LICENCIAMENTO AMBIENTAL NO BRASIL LA = Rito. LA no Brasil também é um instrumento da PNMA (Lei 6.938/81), regulada pela Resolução CONAMA 237/97.

7 MOMENTOS DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL CONAMA 237/97 PLANEJAMENTO IMPLANTAÇÃO OPERAÇÃO Termo de referência Aprovação IBAMA Projeto Básico Ambiental (PBA) Atendimento Empreendedor Licença de Operação Autoriza início operação Plano de Trabalho Aprovação IBAMA Licença de Instalação Autoriza inicio da obra Atendimento condicionantes LO Atendimento Empreendedor Realização do EIA / RIMA CONAMA 01/86 Atendimento condicionantes LI Atendimento Empreendedor Renovação da LO Audiência Pública CONAMA 09/87 Relatório Técnico Ambiental IBAMA Licença Prévia Viabilidade ambiental Atendimento condicionantes LP Atendimento Empreendedor

8 ATUALIZAÇÃO DO LA NO BRASIL O LA foi atualizado em 2011 pela publicação dos seguintes instrumentos legais: Lei Complementar 140/11 Definição de competências Federação, Estados e Municípios para o LA Localização do impacto como critério para competência, substitui abrangência do impacto (TRENNEPOHL, 2013) Cria duas novas formas de atuação dos entes federativos (atuação supletiva e atuação subsidiária). Portaria Interministerial 419/11 Definiu prazos e procedimentos para órgãos intervenientes se manifestarem (FUNAI, Fundação Cultural Palmares, IPHAN e Ministério da Saúde, ICMBIO). Conjunto de Portarias do MMA Ex. Portaria MMA 421/11 definiu novos procedimentos de LA para transmissão de energia.

9 NOVO PROCEDIMENTO - LA PARA TRANSMISSÃO (PORTARIA MMA 421/11) Procedimento Simplificado, Relatório Ambiental Simplificado (RAS). Procedimento Ordinário, Relatório de Avaliação Ambiental (RAA) ou Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e (RIMA). Variáveis para enquadramento do LA em função de: Passagem do traçado em comunidades tradicionais (Terras Indígenas ou Comunidades Quilombolas), ou remoção de outra comunidade que inviabilize sua existência; Extensão do empreendimento; Porcentagem de supressão de vegetação em relação à extensão da Linha de Transmissão; Passagem do traçado em unidades de conservação de proteção integral ou áreas de reprodução e descanso de aves migratórias; Intervenção em cavidades naturais. Definição de 3 Termos de Referência e prazos.

10 PROCEDIMENTO SIMPLIFICADO LA TRANSMISSÃO (PORTARIA MMA 421/11) Para qualificarem-se no procedimento simplificado, independentemente da tensão, os empreendimentos de transmissão não devem implicar em, simultaneamente: Remoção de população que implique na inviabilização da comunidade; Afetação de unidades de conservação de proteção integral; Localização em sítios de: reprodução e descanso identificados nas rotas de aves migratórias; Intervenção em terras indígenas, quilombolas; Intervenção em cavidades naturais; Supressão de vegetação nativa arbórea acima de 30% da área total da faixa de servidão definida pela DUP; Extensão superior a 750 km.

11 AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL E LICENCIAMENTO AMBIENTAL (EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAIS)

12 SISTEMAS DE TRANSMISSÃO X ESTUDOS AMBIENTAIS Países Principais Instrumentos Legais Ferramentas da AIA nos países Aplicação em empreendimentos de transmissão EUA NEPA (National Environmental Policy Act) ; Code of Federal Regulation (CFR), título 40, entre as seções 1500 e 1508 produzido pelo CEQ (Council on Environmental Quality). (i) Categorical Exclusion; (ii) Environmental Information Document; (iii) Environmental Impact Statement; (iv) Environmental Assessment; (v) Finding Of No Significant Impact Para novos empreendimentos de transmissão de energia elétrica que superem os valores de 10 milhas sem utilizar a faixa de servidão administrativa de dutos ou estradas e 20 milhas utilizando a faixa de servidão administrativa de dutos e estradas, deve-se proceder na realização de EIS. França China Lei 629/76 de Proteção da Natureza. Lei 663/76 sobre as instalações registradas para a proteção do ambiente. Decreto 1133/77, sobre instalações registradas. Decreto 1141/77 Environmental Protection Law of the People s Republic of China (EP Law) ; Law of the People s Republic of China on Environmental Impact Assessment (EIA Law) Étude d impact e Notice d impact Environmental Impact Report (EIR); Environmental Impact Form (EIF); Environmental Impacts Registration Form (EIRF). Étude d impact, onde para empreendimentos de transmissão ou distribuição de energia elétrica, independente do custo de implantação, se aplicam àqueles com tensão acima de 63kV. As atividades que são passíveis de realização de Environmental Impact Report (EIR) são: Projetos que envolvem mais de uma província. Projetos com valor de mais de 20 milhões de yuans ($ 3,3 milhões de dólares convertido em 30/12/13). União Europeia Diretiva 85/337/CCE, modificada em 1997 (Diretiva 97/11/EC), 2003 (Diretiva 2003/35/EC) e 2009 (Diretiva 2009/31/EC), em 2011 foi criada a Diretiva 2011/92/EC. Environmental Impact Statement Empreendimentos de transmissão de energia elétrica que devem ser objetos de estudos ambientais antes de sua implantação são aqueles com tensão igual ou superior a 220 kv e cuja extensão seja superior a 15 km.

13 Jurisdição Marco Legal Transmissão de Energia Elétrica Alemanha Environmental Assessment Act 2001 Requerimento de EIA para construção de linhas aéreas de transporte de eletricidade com tensão igual ou superior a 220kV e cujo comprimento seja superior a 15km. Áustria Environmental Impact Assessment Act 2000 EIA necessário para linhas de transmissão com voltagem nominal de 220kV ou mais e com comprimento de 15km ou mais. Bélgica Loi SEA 13/02/06 Não há especificação de voltagem ou extensão do empreendimento. Dinamarca Lei 936 /09 Escócia Environmental Assessment Act 2005 Construção de linhas aéreas de energia elétrica com tensão de 220kV e um comprimento de mais de 15km. Construção de linhas de transmissão aérea com voltagem acima de 220kV ou mais de 15km. Espanha Estônia França Holanda Itália Portugal Republica Tcheca Suíça Real Decreto Legislativo 01/2008 Environmental Impact Assessment Act 2005 No Anexo III do Decreto nº 1141/77 Environmental Managment Act 07/94 Decreto de normas técnicas 07/86 Decretro-Lei n 197/2005 Act N 100/2001 Coll. l'étude de l'impact sur l'environment 1988 Construção de linhas aéreas para o transporte de energia elétrica com voltagem igual ou superior a 220kV e maior ou igual a 15km de comprimento. Construção de linhas aéreas com voltagem superior a 220kV, ou mais de 15km de comprimento. Empreendimentos de transmissão de energia elétrica, independente do custo de implantação, com tensão acima de 63kV (atividades passíveis de étude d impact). Construção, alteração ou ampliação de uma linha de transmissão com tensão de 150 kv um ou mais, e 5 km de extensão ou mais em uma área sensível. Linhas aéreas para o transporte de energia elétrica com tensão nominal de trabalho superior a 150 kv e com um comprimento de caminho de 15 km. Construção de linhas aéreas de transporte de eletricidade com tensão igual ou superior a 220kV e cujo comprimento seja superior a 15km. Linhas de transmissão acima do solo com voltagem acima de 110kV e comprimento de 15km ou mais. Linhas aéreas de alta tensão e cabos enterrados a alta tensão com 220kV ou mais.

14 CONCLUSÕES / RECOMENDAÇÕES

15 COMPARAÇÃO DE CRITÉRIOS PARA ESTUDOS AMBIENTAIS Critérios no Brasil: Passagem do traçado em comunidades tradicionais; Extensão do empreendimento; Porcentagem de supressão de vegetação em relação à extensão da LT; Passagem do traçado em unidades de conservação de proteção integral ou áreas de reprodução e descanso de aves migratórias; Intervenção em cavidades naturais. Critérios nos EUA Extensão e paralelismo. Critérios na UE Tensão e extensão. Critérios na China Custo do empreendimento e travessia de mais de uma província.

16 CONCLUSÕES LA de sistemas de transmissão é objeto de acalorado debate político, incertezas. Extensa normativa legal ambiental e recentes atualizações Exigências internacionais para realização de estudos ambientais de sistemas de transmissão são basicamente tensão e extensão. No Brasil é bem mais exigente, em função de suas características bióticas e socioeconômicas específicas(comunidades, áreas protegidas). No estudo de caso(madeira), observou-se atrasos no LA que resultaram na indisponibilidade da LT por 16 meses no SIN. Regulação de alguns aspectos críticos identificados: Prazos definidos (Portaria 419/11) LA simplificado (Portaria 421/11) Contudo, o principal aspecto crítico ainda não foi regulado: Exigir a LP antes da concessão Recomendação: Analisar empreendimentos que tiveram o LA sob a nova perspectiva legal

17 OBRIGADO

Procedimentos de licenciamento ambiental para implantação de Empreendimentos Hidrelétricos no Paraná

Procedimentos de licenciamento ambiental para implantação de Empreendimentos Hidrelétricos no Paraná Procedimentos de licenciamento ambiental para implantação de Empreendimentos Hidrelétricos no Paraná Curitiba, Outubro de 2017 1 LEGISLAÇÃO APLICÁVEL Resolução Conjunta SEMA/IAP n 09 de 03 de novembro

Leia mais

AVALIAÇÃO DA ATUALIZAÇÃO DO MODELO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE RODOVIAS NO BRASIL: EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAIS

AVALIAÇÃO DA ATUALIZAÇÃO DO MODELO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE RODOVIAS NO BRASIL: EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAIS AVALIAÇÃO DA ATUALIZAÇÃO DO MODELO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE RODOVIAS NO BRASIL: EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAIS Giovanna Fernandes de Lima gflima@id.uff.br Ricardo Abranches Felix Cardoso Jr. ricofelix@gmail.com

Leia mais

Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos. Geógrafa - Mariana Torres C. de Mello

Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos. Geógrafa - Mariana Torres C. de Mello Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos Geógrafa - Mariana Torres C. de Mello mariana@ctgas.com.br CAPÍTULO 4 e Estudo de Impacto Ambiental Mariana Torres C. de Mello - mariana@ctgas.com.br : O

Leia mais

Licenciamento Ambiental para Fotovoltaica em Geração Distribuída. Palestrante: Ricardo Araújo Superintendente da SEMACE.

Licenciamento Ambiental para Fotovoltaica em Geração Distribuída. Palestrante: Ricardo Araújo Superintendente da SEMACE. Licenciamento Ambiental para Fotovoltaica em Geração Distribuída. Palestrante: Ricardo Araújo Superintendente da SEMACE. 25/10/2017 Conceitos Importantes Conforme Resolução CONAMA nº 237, de 19/12/1997:

Leia mais

Licenciamento ambiental projetos de E&P de Gás Natural no Brasil

Licenciamento ambiental projetos de E&P de Gás Natural no Brasil Licenciamento ambiental projetos de E&P de Gás Natural no Brasil 0 6.11.2017 Obrigação de licenciar CF/88 Art. 225, 1º, IV. Incumbe ao Poder Público exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou

Leia mais

Avaliação de Impacto Ambiental e Licenciamento ambiental. Ana Cristina Pasini da Costa CETESB Diretora de avaliação Ambiental

Avaliação de Impacto Ambiental e Licenciamento ambiental. Ana Cristina Pasini da Costa CETESB Diretora de avaliação Ambiental Avaliação de Impacto Ambiental e Licenciamento ambiental Ana Cristina Pasini da Costa CETESB Diretora de avaliação Ambiental Setor de aval. de Proj. de Transp. Rodoviários Setor de aval.de Proj. de Transp.

Leia mais

Licenciamento Ambiental Federal - Setor de Energia -

Licenciamento Ambiental Federal - Setor de Energia - MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental DILIC Licenciamento Ambiental Federal - Setor de Energia - 76ª

Leia mais

Avaliação de Impacto Ambiental & Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2017

Avaliação de Impacto Ambiental & Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2017 Avaliação de Impacto Ambiental & Licenciamento Ambiental Conservação da Biodiversidade 2017 O que é avaliação de impacto ambiental? Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) = processo que visa identificar

Leia mais

Licenciamento Ambiental de Grandes Empreendimentos, Povos Indígenas, Comunidades Tradicionais e Quilombolas

Licenciamento Ambiental de Grandes Empreendimentos, Povos Indígenas, Comunidades Tradicionais e Quilombolas Licenciamento Ambiental de Grandes Empreendimentos, Povos Indígenas, Comunidades Tradicionais e Quilombolas DIRETRIZES PARA POLI TICAS PU BLICAS E PRA TICAS EMPRESARIAIS PARA INSTALAC A O E OPERAC A O

Leia mais

Audiência Pública - CME

Audiência Pública - CME Audiência Pública - CME Dificuldades dos Órgãos Ambientais na Emissão de Licenças e seus Impactos nos Empreendimentos dos Setores Elétrico e Mineral do País Câmara dos Deputados Comissão de Minas e Energia

Leia mais

EMPRESA DE PLANEJAMENTO E LOGÍSTICA S.A. - EPL. JULIANA KARINA PEREIRA SILVA Gerente de Meio Ambiente

EMPRESA DE PLANEJAMENTO E LOGÍSTICA S.A. - EPL. JULIANA KARINA PEREIRA SILVA Gerente de Meio Ambiente EMPRESA DE PLANEJAMENTO E LOGÍSTICA S.A. - EPL JULIANA KARINA PEREIRA SILVA Gerente de Meio Ambiente 26 de maio de 2017 EMPRESA DE PLANEJAMENTO E LOGÍSTICA S.A. - EPL EMPRESA DE PLANEJAMENTO E LOGÍSTICA

Leia mais

Lei Estadual nº /2016 Conceituação do novo modelo de licenciamento ambiental

Lei Estadual nº /2016 Conceituação do novo modelo de licenciamento ambiental Lei Estadual nº 21.972/2016 Conceituação do novo modelo de licenciamento ambiental Diagnóstico do Licenciamento Ambiental no Brasil (IBAMA) Incertezas regulatórias; Baixa qualidade de Termos de Referência

Leia mais

PHA 3001 ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE. Prof. Dr. Theo Syrto Octavio de Souza

PHA 3001 ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE. Prof. Dr. Theo Syrto Octavio de Souza PHA 3001 ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE Prof. Dr. Theo Syrto Octavio de Souza (theos@usp.br) Art. 9 o da Lei 6.938/81 Padrões de Qualidade Ambiental Sistema Nacional de Informações sobre o Meio Ambiente Zoneamento

Leia mais

Volney Zanardi Junior Presidente do Ibama

Volney Zanardi Junior Presidente do Ibama Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Seminário sobre Licenciamento Ambiental FMASE Volney Zanardi Junior Presidente do Ibama Brasília, 18

Leia mais

LICENCIAMENTO COM AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL

LICENCIAMENTO COM AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL LICENCIAMENTO AMBIENTAL NO ESTADO DE SÃO PAULO LICENCIAMENTO COM AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL ANA CRISTINA PASINI DA COSTA Diretora de Avaliação Ambiental CONTEÚDO 1. DEFINIÇÕES E CONCEITOS AVALIAÇÃO

Leia mais

O PAPEL DO IBAMA NO LICENCIAMENTO LICENCIAMENTO AMBIENTAL FEDERAL

O PAPEL DO IBAMA NO LICENCIAMENTO LICENCIAMENTO AMBIENTAL FEDERAL O PAPEL DO IBAMA NO LICENCIAMENTO LICENCIAMENTO AMBIENTAL FEDERAL NLA-SP Núcleo de Licenciamento Ambiental da Superintendência do Ibama em São Paulo ESTRUTURA DO IBAMA ESTRUTURA REGIMENTAL DECRETO Nº 6.099,

Leia mais

Engª Agrª Alessandra Aparecida Gayoso Franco de Toledo (Drª) Analista Ambiental Environmental Analyst

Engª Agrª Alessandra Aparecida Gayoso Franco de Toledo (Drª) Analista Ambiental Environmental Analyst Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental - DILIC O planejamento da implantação do empreendimento por meio

Leia mais

Licenciamento Ambiental de Empreendimentos Hidrelétricos no Brasil: Uma Contribuição para o Debate

Licenciamento Ambiental de Empreendimentos Hidrelétricos no Brasil: Uma Contribuição para o Debate Licenciamento Ambiental de Empreendimentos Hidrelétricos no Brasil: Uma Contribuição para o Debate XIV Reunião da ARIAE Salvador, BA Abril 2010 Garo Batmanian Banco Mundial Objetivos Contribuir para o

Leia mais

Licenciamento Ambiental. Rede Municipalista

Licenciamento Ambiental. Rede Municipalista Licenciamento Ambiental Rede Municipalista Definições Licenciamento procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos

Leia mais

Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2015

Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2015 Licenciamento Ambiental Conservação da Biodiversidade 2015 O que é o licenciamento ambiental? MMA - O licenciamento ambiental é uma obrigação legal prévia à instalação de qualquer empreendimento ou atividade

Leia mais

PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E CONTROLE DE IMPACTOS AMBIENTAIS

PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E CONTROLE DE IMPACTOS AMBIENTAIS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E CONTROLE DE IMPACTOS AMBIENTAIS PROF. DR. RAFAEL COSTA FREIRIA E-MAIL: RAFAELFREIRIA@COM4.COM.BR DISCIPLINA: DIREITO AMBIENTAL Instrumentos de Avaliação de Impactos

Leia mais

O licenciamento ambiental portuário

O licenciamento ambiental portuário Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental DILIC Brasília, 18 de junho de 2015 Gabriel Magnino Analista Ambiental

Leia mais

Licenciamento Ambiental Portuário: Riscos e Emergências

Licenciamento Ambiental Portuário: Riscos e Emergências Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental DILIC Licenciamento Ambiental Portuário: Riscos e Emergências Rio

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL FEDERAL

LICENCIAMENTO AMBIENTAL FEDERAL LICENCIAMENTO AMBIENTAL FEDERAL Núcleo de Licenciamento Ambiental e Escritório Regional de Santos Superintendência do Ibama em São Paulo BASE LEGAL CONSTITUIÇÃO FEDERAL - 1988 Art. 225. Todos têm direito

Leia mais

Infraestrutura e Meio Ambiente no Brasil

Infraestrutura e Meio Ambiente no Brasil Infraestrutura e Meio Ambiente no Brasil Ronaldo Seroa da Motta (Professor da UERJ) Isaque Regis Ouverney (Mestrando da UERJ) Seminário: Gargalos e Soluções na Infraestrutura Brasileira FGV/IBRE, Rio de

Leia mais

Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF

Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF DECRETO Nº 36.992, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2015 Estabelece a nova tabela de preços cobrados pelos serviços solicitados ao Instituto do Meio

Leia mais

Disciplina de Impactos Ambientais Professor Msc. Leonardo Pivôtto Nicodemo. O ordenamento do processo de AIA

Disciplina de Impactos Ambientais Professor Msc. Leonardo Pivôtto Nicodemo. O ordenamento do processo de AIA Disciplina de Impactos Ambientais Professor Msc. Leonardo Pivôtto Nicodemo FOGLIATTI, Maria Cristina. Avaliação de impactos ambientais. Rio de Janeiro: Editora Interciência Ltda, 2004. SANCHEZ, Luis Henrique.

Leia mais

ANEXO I PORTARIA Nº 421, DE 26 DE OUTUBRO DE RELATÓRIO AMBIENTAL SIMPLIFICADO-RAS Conteúdo Mínimo

ANEXO I PORTARIA Nº 421, DE 26 DE OUTUBRO DE RELATÓRIO AMBIENTAL SIMPLIFICADO-RAS Conteúdo Mínimo ANEXO I PORTARIA Nº 421, DE 26 DE OUTUBRO DE 2011 RELATÓRIO AMBIENTAL SIMPLIFICADO-RAS Conteúdo Mínimo Este anexo apresenta o conteúdo mínimo para a elaboração do Relatório Ambiental Simplificado-RAS,

Leia mais

Legislação Ambiental / EIA RIMA Legislação

Legislação Ambiental / EIA RIMA Legislação Legislação Segundo legislação brasileira considera-se impacto ambiental: "qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente causada por qualquer forma de matéria ou energia

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL FUNDAMENTAÇÃO LEGAL:

LICENCIAMENTO AMBIENTAL FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: LICENCIAMENTO AMBIENTAL FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Lei 6938/81 (PNMA), art. 9º, inc. IV Dec. 99.274/90, art. 7, inc. I Resolução CONAMA 001/86 e 237/97 e 006/86 CF/88 art. 225 (proteção e prevenção) Art. 2º

Leia mais

Preparação para atuação profissional em meio ambiente Simone Paschoal Nogueira

Preparação para atuação profissional em meio ambiente Simone Paschoal Nogueira Preparação para atuação profissional em meio ambiente Simone Paschoal Nogueira São Paulo, 1 de agosto de 2016 ROTEIRO Instituições e Atribuições do Estado Quem faz o que? Constituição Federal Competências

Leia mais

O Licenciamento Ambiental e a Indústria de Petróleo e Gás: Perspectivas e Desafios

O Licenciamento Ambiental e a Indústria de Petróleo e Gás: Perspectivas e Desafios O Licenciamento Ambiental e a Indústria de Petróleo e Gás: Perspectivas e Desafios Alessandra Magrini PPE/COPPE-UFRJ 14º Congresso Brasileiro de Geologia e de Engenharia Ambiental Dezembro 2013 Aspectos

Leia mais

AVALIAÇÃO DE IMPACTO E LICENCIAMENTO AMBIENTAL

AVALIAÇÃO DE IMPACTO E LICENCIAMENTO AMBIENTAL AVALIAÇÃO DE IMPACTO E LICENCIAMENTO AMBIENTAL Profa. Nerilde Favaretto Notas de aula - AL 323 - Recursos Naturais Renováveis Universidade Federal do Paraná Departamento de Solos e Engenharia Agrícola

Leia mais

Licenciamento Ambiental e Meio Ambiente Ações da SGM

Licenciamento Ambiental e Meio Ambiente Ações da SGM Encontro de Mineração da ABPM Brasília, 22 de março de 2017 Licenciamento Ambiental e Meio Ambiente Ações da SGM Departamento de Desenvolvimento Sustentável na Mineração Secretaria de Geologia, Mineração

Leia mais

Licenciamento ambiental: Distribuição de competências e responsabilidades

Licenciamento ambiental: Distribuição de competências e responsabilidades Licenciamento ambiental: Distribuição de competências e responsabilidades II Seminário Setorial Legislação Ambiental para o Setor Elétrico Édis Milaré 29.08.2011 milare@milare.adv.br www.milare.adv.br

Leia mais

Discutir os problemas relacionados ao licenciamento ambiental de empreendimentos;

Discutir os problemas relacionados ao licenciamento ambiental de empreendimentos; Brasília, 12 de abril de 2011 OBJETIVOS Discutir os problemas relacionados ao licenciamento ambiental de empreendimentos; Avaliar o cumprimento dos prazos de emissão de licenças de empreendimentos de energia;

Leia mais

Resolução SMA nº 49 DE 28/05/2014 Norma Estadual - São Paulo Publicado no DOE em 29 mai 2014

Resolução SMA nº 49 DE 28/05/2014 Norma Estadual - São Paulo Publicado no DOE em 29 mai 2014 Resolução SMA nº 49 DE 28/05/2014 Norma Estadual - São Paulo Publicado no DOE em 29 mai 2014 Dispõe sobre os procedimentos para licenciamento ambiental com avaliação de impacto ambiental, no âmbito da

Leia mais

Licenciamento Ambiental Aspectos Legais e seus Impactos nos Custos de PCH s

Licenciamento Ambiental Aspectos Legais e seus Impactos nos Custos de PCH s Licenciamento Ambiental Aspectos Legais e seus Impactos nos Custos de PCH s 23.04.2008 Decio Michellis Jr. Leis Decretos Resoluções Portarias Instruções Normativas Normas Convenções TOTAL 1. Água e efluentes

Leia mais

FICHA DE CARACTERIZAÇÃO DE ATIVIDADE - FCA

FICHA DE CARACTERIZAÇÃO DE ATIVIDADE - FCA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA DIRETORIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL - DILIC SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO AMBIENTAL - SIGA

Leia mais

I Seminário Nacional de Transferência de Gestão de Perímetros Públicos de Irrigação

I Seminário Nacional de Transferência de Gestão de Perímetros Públicos de Irrigação I Seminário Nacional de Transferência de Gestão de Perímetros Públicos de Irrigação PRINCIPAIS PRODUTOS UVA MANGA BANANA MELANCIA MAMÃO GOIABA ACEROLA LIMÃO COCO MELÃO ARROZ LEITE Perímetros Públicos

Leia mais

A PROPOSTA DA INDÚSTRIA

A PROPOSTA DA INDÚSTRIA Aprimoramento do Licenciamentoi Ambiental A PROPOSTA DA INDÚSTRIA Aprimoramento do Licenciamento Ambiental Pesquisa CNI principais problemas enfrentados Pesquisa CNI Realizada com as 27 Federações de Indústria

Leia mais

Utilities Day BTG Pactual. EDP Energias do Brasil

Utilities Day BTG Pactual. EDP Energias do Brasil Utilities Day BTG Pactual EDP Energias do Brasil O que foi feito para entrada em operação antecipada das UHEs da EDP? Aplicação da metodologia do PMBOK adaptada à realidade da EDP e do projeto, com equipe

Leia mais

Energia Eólica em um Contexto Mundial

Energia Eólica em um Contexto Mundial Energia Eólica em um Contexto Mundial 1 China 91,42 2 EUA 61,09 3 Alemanha 34,25 4 Espanha 22,96 5 Índia 20,15 6 Reino Unido 10,53 7 Itália 8,55 8 França 8,25 9 Canadá 7,80 10 Dinamarca 4,77 11 Portugal

Leia mais

Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) Procedimentos de licenciamento ambiental

Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) Procedimentos de licenciamento ambiental Procedimentos de licenciamento ambiental Regulamentação da Política Nacional do Meio Ambiente Decreto 99.274 de 6 de junho de 1990 Art. 17. A construção, instalação, ampliação e funcionamento de estabelecimento

Leia mais

120 GW de capacidade de Geração GW médios de consumo. Crescimento anual de 3-5% no consumo

120 GW de capacidade de Geração GW médios de consumo. Crescimento anual de 3-5% no consumo Potencial Mineiro e Requisitos Ambientais e Legais no Processo de Implantação de Pequenas Centrais Hidrelétricas - PCHs 120 GW de capacidade de Geração 50-55 GW médios de consumo Crescimento anual de 3-5%

Leia mais

RESOLUÇÃO CONAMA Nº 237 DE 19 DE DEZEMBRO DE 1997

RESOLUÇÃO CONAMA Nº 237 DE 19 DE DEZEMBRO DE 1997 RESOLUÇÃO CONAMA Nº 237 DE 19 DE DEZEMBRO DE 1997 Revisa procedimentos e critérios utilizados no licenciamento ambiental, de forma a incorporar ao sistema de licenciamento os instrumentos de gestão ambiental

Leia mais

Propostas para o Licenciamento Ambiental Por: Julio Cesar Nery Ferreira, Eng. de Minas - Sindiextra Paula Aguiar Advogada Ambiental - FIEMG

Propostas para o Licenciamento Ambiental Por: Julio Cesar Nery Ferreira, Eng. de Minas - Sindiextra Paula Aguiar Advogada Ambiental - FIEMG Propostas para o Licenciamento Ambiental Por: Julio Cesar Nery Ferreira, Eng. de Minas - Sindiextra Paula Aguiar Advogada Ambiental - FIEMG Seminário Mineração, Energia, Petróleo e Gás Belo Horizonte 10.04.2013

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE PROJETOS SOLARES. Rio de Janeiro, 30/6 e 1/7/2016

LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE PROJETOS SOLARES. Rio de Janeiro, 30/6 e 1/7/2016 LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE PROJETOS SOLARES Rio de Janeiro, 30/6 e 1/7/2016 Meio Ambiente, Segurança Industrial e Saúde Ocupacional GESTÃO INTEGRAL ENGENHARIA CONCEITUAL E BÁSICA GESTÃO DE AUTORIZAÇÕES

Leia mais

DIRETIVA DO COPAM Nº. 02, DE 26 DE MAIO DE (publicado no dia 02/07/2009)

DIRETIVA DO COPAM Nº. 02, DE 26 DE MAIO DE (publicado no dia 02/07/2009) DIRETIVA DO COPAM Nº. 02, DE 26 DE MAIO DE 2009. (publicado no dia 02/07/2009) Estabelece diretrizes para revisão das normas regulamentares do Conselho Estadual de Política Ambiental COPAM especialmente

Leia mais

A Gestão Ambiental no Setor Ferroviário Brasileiro: Sustentabilidade, Licenciamento Ambiental Federal

A Gestão Ambiental no Setor Ferroviário Brasileiro: Sustentabilidade, Licenciamento Ambiental Federal Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental - DILIC A Gestão Ambiental no Setor Ferroviário Brasileiro: Sustentabilidade,

Leia mais

O Setor Elétrico do Brasil

O Setor Elétrico do Brasil V SISEE Seminário Internacional do Setor de Energia Elétrica Integração com Energia Renovável O Setor Elétrico do Brasil Desafios para o Século XXI José Antonio Coimbra Secretário-Executivo Rio de Janeiro,

Leia mais

A arqueologia como elemento indispensável nos processos de licenciamento ambiental. O papel da consultoria

A arqueologia como elemento indispensável nos processos de licenciamento ambiental. O papel da consultoria A arqueologia como elemento indispensável nos processos de licenciamento ambiental O papel da consultoria Arqueologia aplicada O bem arqueológico como direito difuso: Direito ao passado. Arqueologia como

Leia mais

RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMA/IAP Nº 005/2010

RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMA/IAP Nº 005/2010 RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMA/IAP Nº 005/2010 Estabelece procedimentos para licenciamentos de unidades de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica no Estadodo Paraná. O SECRETÁRIO DE ESTADO DO

Leia mais

Lei Complementar n 140/11. Competências: Licenciamento e Fiscalização

Lei Complementar n 140/11. Competências: Licenciamento e Fiscalização Lei Complementar n 140/11 Competências: Licenciamento e Fiscalização Características Iniciais Fixou normas, nos termos dos incisos III, VI e VI do caput e do parágrafo único do artigo 23 da CF. Cooperação

Leia mais

PORTARIA Nº 421, DE 26 DE OUTUBRO DE 2011

PORTARIA Nº 421, DE 26 DE OUTUBRO DE 2011 PORTARIA Nº 421, DE 26 DE OUTUBRO DE 2011 Dispõe sobre o licenciamento e a regularização ambiental federal de sistemas de transmissão de energia elétrica e dá outras providências. A MINISTRA DE ESTADO

Leia mais

Conceituação do novo modelo de licenciamento ambiental em Minas Gerais Panorama e perspectivas

Conceituação do novo modelo de licenciamento ambiental em Minas Gerais Panorama e perspectivas Conceituação do novo modelo de licenciamento ambiental em Minas Gerais Panorama e perspectivas Zuleika S. Chiacchio Torquetti Superintendente de Gestão Ambiental SEMAD/MG Novembro/2016 Diagnóstico do Licenciamento

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL. Licenciamento Ambiental ... Camila Regina Eberle

GESTÃO AMBIENTAL. Licenciamento Ambiental ... Camila Regina Eberle ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL GESTÃO AMBIENTAL Licenciamento Ambiental Camila

Leia mais

Expansão e Oportunidade de Investimentos em PCHs

Expansão e Oportunidade de Investimentos em PCHs Expansão e Oportunidade de Investimentos em PCHs Fábio Dias Diretor Executivo Belo Horizonte,, 22 de abril de 2008 Resumo Cenário Atual PCH Potencial Alternativas de Comercialização Dificuldades e Desafios

Leia mais

Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL

Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL PODER DE POLÍCIA, LICENCIAMENTO E ESTUDOS AMBIENTAIS Poder de Polícia Ambiental Competência Comum proteção do meio ambiente Limitar os dtos individuais para adequá-los

Leia mais

Deliberação Normativa COPAM n.º 58, de 28 de Novembro de (Publicação - Diário do Executivo - "Minas Gerais" - 04/12/2002)

Deliberação Normativa COPAM n.º 58, de 28 de Novembro de (Publicação - Diário do Executivo - Minas Gerais - 04/12/2002) Deliberação Normativa COPAM n.º 58, de 28 de Novembro de 2002 Estabelece normas para o licenciamento ambiental de loteamentos do solo urbano para fins exclusiva ou predominantemente residenciais, e dá

Leia mais

Aspectos Jurídicos e Ambientais das PCHs. Jason T. Ferrari

Aspectos Jurídicos e Ambientais das PCHs. Jason T. Ferrari Aspectos Jurídicos e Ambientais das PCHs Jason T. Ferrari Escopo Questões fundiárias; Casos especiais relacionados à localidade; Questões de registro e regulação; Aspectos ambientais da execução de projetos

Leia mais

Fontes de energia e desafios ambientais VIII Congresso Brasileiro de Planejamento Energético

Fontes de energia e desafios ambientais VIII Congresso Brasileiro de Planejamento Energético Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental - DILIC Fontes de energia e desafios ambientais VIII Congresso

Leia mais

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO AMBIENTAL PROF.ª ERIKA BECHARA

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO AMBIENTAL PROF.ª ERIKA BECHARA XXII EXAME DE ORDEM DIREITO AMBIENTAL PROF.ª ERIKA BECHARA Meio ambiente na CF/88 A Constituição Federal reconhece e declara: O meio ambiente ecologicamente equilibrado é essencial à sadia qualidade de

Leia mais

Considerando que as usinas de açúcar e álcool podem contemplar a atividade de co-geração de energia;

Considerando que as usinas de açúcar e álcool podem contemplar a atividade de co-geração de energia; RESOLUÇÃO SEMAC N. 009 DE 17 DE MAIO DE 2007 Disciplina sobre o procedimento de licenciamento da co-geração de energia nas Usinas de Processamento de Cana-deaçúcar e dá providências. O Secretário de Estado

Leia mais

Regulatory Compliance What is required to be done?

Regulatory Compliance What is required to be done? Regulatory Compliance What is required to be done? Setembro de 2016 Regulatory Compliance What is required to be done? According to the Environment Agency Setembro de 2016 Sumário 1. Papel da União 2.

Leia mais

Licenciamento Ambiental: Transformações no Processo de Avaliação de Impacto aos Bens Culturais Acautelados

Licenciamento Ambiental: Transformações no Processo de Avaliação de Impacto aos Bens Culturais Acautelados Licenciamento Ambiental: Transformações no Processo de Avaliação de Impacto aos Bens Culturais Acautelados Caso do NÍVEL IV Seminário Socioambiental Eólico Salvador, Bahia. Data: 06 de dezembro de 2017.

Leia mais

ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL EIA

ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL EIA ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL EIA COMPLEXO EÓLICO PIAUÍ LAGOA DO BARRO DO PIAUÍ / PI INTERESSADO: ATLANTIC ENERGIAS RENOVÁVEIS S.A. PROCESSOS SEMAR: 001854/14; 001855/14; 001856/14; 001857/14; 001858/14;

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL NA INDÚSTRIA. Renato das Chagas e Silva Engenheiro Químico Divisão de Controle da Poluição Industrial FEPAM

GESTÃO AMBIENTAL NA INDÚSTRIA. Renato das Chagas e Silva Engenheiro Químico Divisão de Controle da Poluição Industrial FEPAM GESTÃO AMBIENTAL NA INDÚSTRIA Renato das Chagas e Silva Engenheiro Químico Divisão de Controle da Poluição Industrial FEPAM LEI FEDERAL 6938/81 DECRETO FEDERAL 99274/90 BASE PARA GESTÃO AMBIENTAL obrigatoriedade

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 1, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2015

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 1, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2015 INSTRUÇÃO NORMATIVA N 1, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2015 A PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA, nomeada por Decreto de 5 de maio de 2015, publicado

Leia mais

Celeridade e qualidade do licenciamento ambiental de grandes empreendimentos

Celeridade e qualidade do licenciamento ambiental de grandes empreendimentos Seminário Licenciamento Ambiental: Realidade e Perspectivas Celeridade e qualidade do licenciamento ambiental de grandes empreendimentos Alexandre Uhlig Brasília, 5 de novembro de 2015 O conteúdo desta

Leia mais

Aspectos legais, administrativos e operacionais da Supressão vegetal

Aspectos legais, administrativos e operacionais da Supressão vegetal Aspectos legais, administrativos e operacionais da Supressão vegetal Igor Pinheiro da Rocha Engenheiro Florestal, M.Sc. Porque suprimir vegetação Desenvolvimento Porém Desmatamento Operação sem controle

Leia mais

Licenciamento Ambiental

Licenciamento Ambiental Licenciamento Ambiental - Lilian Ferreira dos Santos - Superintendente de Infra-Estrutura, Mineração, Indústria e Serviços Junho de 2010 O Estado de Mato Grosso Aproximadamente 20000 Empreendimentos cadastrados

Leia mais

INSTRUMENTOS NORMATIVOS PARA A AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS

INSTRUMENTOS NORMATIVOS PARA A AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS INSTRUMENTOS NORMATIVOS PARA A AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS Aline Siqueira Tavares de Lima 1, Laís Roberta Galdino de Oliveira 2, Betânia Maria Filha Soares Bacelar 3, Darla Maria de Medeiros 4, Taís

Leia mais

AVALIAÇÃO DE IMPACTO E LICENCIAMENTO AMBIENTAL

AVALIAÇÃO DE IMPACTO E LICENCIAMENTO AMBIENTAL AVALIAÇÃO DE IMPACTO E LICENCIAMENTO AMBIENTAL Profa. Nerilde Favaretto Notas de aula - AL 323 - Recursos Naturais Renováveis Universidade Federal do Paraná Departamento de Solos e Engenharia Agrícola

Leia mais

IMPACTOS SOCIAIS EM REGIÕES DE FLORESTAS PLANTADAS. Sergio Alvareli Júnior UFV Universidade Federal de Viçosa

IMPACTOS SOCIAIS EM REGIÕES DE FLORESTAS PLANTADAS. Sergio Alvareli Júnior UFV Universidade Federal de Viçosa IMPACTOS SOCIAIS EM REGIÕES DE FLORESTAS PLANTADAS Sergio Alvareli Júnior UFV Universidade Federal de Viçosa Sergio Alvareli Júnior Eng. Florestal, M. Sc. Ciência Florestal Doutorando em Ciência Florestal

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL

LICENCIAMENTO AMBIENTAL LICENCIAMENTO AMBIENTAL (Legislação, Órgãos Fiscalizadores e Resoluções CONAMA) Profª. Nayra Yumi Tsutsumoto ÓRGÃOS FISCALIZADORES A Lei N.º 6938/1981, com base nos incisos VI e VII do Art. 23 e no Art.

Leia mais

Instrução Normativa n º 1, de 23 de fevereiro de 2016.

Instrução Normativa n º 1, de 23 de fevereiro de 2016. Instrução Normativa n º 1, de 23 de fevereiro de 2016. Esta Instrução Normativa estabelece os procedimentos para o licenciamento e a regularização ambiental de Instalações Radiativas a serem realizados

Leia mais

Decisão de Diretoria CETESB nº 153 DE 28/05/2014 Norma Estadual - São Paulo Publicado no DOE em 29 mai 2014

Decisão de Diretoria CETESB nº 153 DE 28/05/2014 Norma Estadual - São Paulo Publicado no DOE em 29 mai 2014 Decisão de Diretoria CETESB nº 153 DE 28/05/2014 Norma Estadual - São Paulo Publicado no DOE em 29 mai 2014 Dispõe sobre os Procedimentos para o Licenciamento Ambiental com Avaliação de Impacto Ambiental

Leia mais

Art. 3º A Fundação Estadual de Meio Ambiente-Pantanal, expedirá as seguintes Licenças Ambientais:

Art. 3º A Fundação Estadual de Meio Ambiente-Pantanal, expedirá as seguintes Licenças Ambientais: Publicada no Diário Oficial nº 5.546, de 10 de julho de 2001. LEI Nº 2.257, DE 9 DE JULHO DE 2001. Dispõe sobre as diretrizes do licenciamento ambiental estadual, estabelece os prazos para a emissão de

Leia mais

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO FORUM - PERSPECTIVAS PARA O SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO DIANTE DOS PROJETOS ESTRUTURANTES INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO COMPATIBILIZAÇÃO ENTRE A POLÍTICA ENERGÉTICA E MEIO AMBIENTE VICTOR ZULAR ZVEIBIL SECRETÁRIO

Leia mais

Licenciamento Ambiental Federal Geração Hídrica na Amazônia

Licenciamento Ambiental Federal Geração Hídrica na Amazônia MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental DILIC Licenciamento Ambiental Federal Geração Hídrica na Amazônia

Leia mais

OBSTÁCULOS PARA A DIGITALIZAÇÃO

OBSTÁCULOS PARA A DIGITALIZAÇÃO OBSTÁCULOS PARA A DIGITALIZAÇÃO DAS CIDADES WORKSHOP FIESP :: RICARDO DIECKMANN :: SÃO PAULO, 18 DE AGOSTO DE 2016 Os celulares com banda larga já representam 70% do total de acessos Celulares por tecnologia

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SUDEMA Superintendência de Administração do Meio Ambiente

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SUDEMA Superintendência de Administração do Meio Ambiente RELAÇAO DE DOCUMENTOS PARA OBTENÇAÕ DE LICENCIAMENTO DE LINHAS DE TRANSMISSÃO LICENÇA PRÉVIA 1 - Requerimento 2 - Cadastro 3 - Guia de Recolhimento 4 - Cópia da Publicação do Requerimento e da concessão

Leia mais

P ORTARIA Nº. 10/2010

P ORTARIA Nº. 10/2010 P ORTARIA Nº. 10/2010 Dispõe sobre os procedimentos e requisitos para o licenciamento ambiental dos empreendimentos minerários de que tratam as Resoluções CONAMA 009/90 e 010/90. O SECRETÁRIO DE ESTADO

Leia mais

Resolução CONSEPA nº 7 DE 17/11/2015 Norma Estadual - Rondônia Publicado no DOE em 24 nov 2015

Resolução CONSEPA nº 7 DE 17/11/2015 Norma Estadual - Rondônia Publicado no DOE em 24 nov 2015 Resolução CONSEPA nº 7 DE 17/11/2015 Norma Estadual - Rondônia Publicado no DOE em 24 nov 2015 Define a tipologia das atividades que causam ou possam causar impacto ambiental de âmbito local, nos termos

Leia mais

ORIGEM E DIFUSÃO DA AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL

ORIGEM E DIFUSÃO DA AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL ORIGEM E DIFUSÃO DA AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL Prof. Eduardo Lucena C. de Amorim 1 OBJETIVOS DA POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE Compatibilizar o desenvolvimento econômico e social com a proteção

Leia mais

RELATÓRIO DE AÇÕES DE AQUISIÇÃO DE MÃO DE OBRA, PRODUTOS E SERVIÇOS NO MUNICÍPIO DE MINEIROS GO

RELATÓRIO DE AÇÕES DE AQUISIÇÃO DE MÃO DE OBRA, PRODUTOS E SERVIÇOS NO MUNICÍPIO DE MINEIROS GO RELATÓRIO DE AÇÕES DE AQUISIÇÃO DE MÃO DE OBRA, PRODUTOS E SERVIÇOS NO MUNICÍPIO DE MINEIROS GO Agosto, 2016. ÍNDICE 1. Apresentação... 3 2. Empreendedor... 3 3. Ações de aquisição de mão de obra, produtos

Leia mais

11º FIIEE Minas Gerais. Inventário do Potencial Hidrelétrico Do País

11º FIIEE Minas Gerais. Inventário do Potencial Hidrelétrico Do País 11º FIIEE Minas Gerais Inventário do Potencial Hidrelétrico Do País Modelo do Setor Elétrico do Brasil Leis 10847 e 10848 de 2004 Princípios Promover a Modicidade Tarifária Garantir a Segurança do Suprimento

Leia mais

O MEIO AMBIENTE E O RISCO DE APAGÃO NO BRASIL. Victor José Ferreira Gomes

O MEIO AMBIENTE E O RISCO DE APAGÃO NO BRASIL. Victor José Ferreira Gomes O MEIO AMBIENTE E O RISCO DE APAGÃO NO BRASIL Victor José Ferreira Gomes O MEIO AMBIENTE E O RISCO DE APAGÃO NO BRASIL Victor José Ferreira Gomes No ano de 2001, o Brasil sofreu um forte desequilíbrio

Leia mais

VULNERABILIDADE AMBIENTAL DO SISTEMA ELÉTRICO BRASILEIRO

VULNERABILIDADE AMBIENTAL DO SISTEMA ELÉTRICO BRASILEIRO VULNERABILIDADE AMBIENTAL DO SISTEMA ELÉTRICO BRASILEIRO RAFAEL VOLQUIND Diretor Técnico 18 de junho de 2015 Porto Alegre RS Brasil Impactos Ambientais Relacionados à Geração e à Transmissão 2 Hídrica

Leia mais

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL PARA O SETOR ELÉTRICO

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL PARA O SETOR ELÉTRICO Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso LEGISLAÇÃO AMBIENTAL PARA O SETOR ELÉTRICO LEGISLAÇÃO AMBIENTAL PARA O SETOR ELÉTRICO Em:

Leia mais

de PCHs e CGHs em Minas Gerais

de PCHs e CGHs em Minas Gerais Desafios do Licenciamento Ambiental Título de PCHs e CGHs em Minas Gerais Germano Luiz Gomes Vieira Secretário de Estado Adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Desafios para Licenciamento

Leia mais

Curso de Engenharia de Manutenção de Linhas de Transmissão - ENGEMAN LT (Recife Novembro de 2007) Ementas das Palestras. Dia 19/11/2007(segunda-feira)

Curso de Engenharia de Manutenção de Linhas de Transmissão - ENGEMAN LT (Recife Novembro de 2007) Ementas das Palestras. Dia 19/11/2007(segunda-feira) Curso de Engenharia de Manutenção de Linhas de Transmissão - ENGEMAN LT (Recife Novembro de 2007) Ementas das Palestras Dia 19/11/2007(segunda-feira) Fundamentos de Projeto de Linhas de Transmissão O Setor

Leia mais

DECRETO Nº bem como define prazo para regularização das atividades implantadas anteriormente à Lei 8267/98 e dá outras providências.

DECRETO Nº bem como define prazo para regularização das atividades implantadas anteriormente à Lei 8267/98 e dá outras providências. DECRETO Nº 12.789 Disciplina o licenciamento ambiental e o registro das informações decorrentes da implantação, ampliação e extensão das redes de infra-estrutura para os serviços públicos, a utilização

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA IBAMA Nº 184, DE 17 DE JULHO DE 2008 DOU

INSTRUÇÃO NORMATIVA IBAMA Nº 184, DE 17 DE JULHO DE 2008 DOU INSTRUÇÃO NORMATIVA IBAMA Nº 184, DE 17 DE JULHO DE 2008 DOU 18.07.2008 O PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA, nomeado pela Portaria Nº 383, de

Leia mais

ECOINFRA Licenciamento e Gestão Socioambiental em Projetos de Infraestrutura

ECOINFRA Licenciamento e Gestão Socioambiental em Projetos de Infraestrutura ECOINFRA 2017 Licenciamento e Gestão Socioambiental em Projetos de Infraestrutura Painel 4: A interface com a comunidade e partes interessadas no licenciamento ambiental GESTÃO SOCIAL DE EMPREENDIMENTOS

Leia mais

Complexo Eólico Fortim. Licitação de Fornecimento de Aerogeradores. Audiência Pública

Complexo Eólico Fortim. Licitação de Fornecimento de Aerogeradores. Audiência Pública Licitação de Fornecimento de Aerogeradores Audiência Pública 26 de Junho de 2017 Sociedades de Propósito Específico SPEs SPE Energia dos Ventos V Energia dos Ventos VI Energia dos Ventos VII Energia dos

Leia mais

Marcos Bragatto Superintendente de Regulação da Comercialização da Eletricidade. São Paulo SP 26 de maio de 2011

Marcos Bragatto Superintendente de Regulação da Comercialização da Eletricidade. São Paulo SP 26 de maio de 2011 Marcos Bragatto Superintendente de Regulação da Comercialização da Eletricidade São Paulo SP 26 de maio de 2011 Missão da ANEEL Proporcionar condições favoráveis para que o mercado de energia elétrica

Leia mais

Processo de Manejo Arbóreo em Empreendimentos Metroviários. Victor Bassetti Martinho 20ª AEAMESP SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA

Processo de Manejo Arbóreo em Empreendimentos Metroviários. Victor Bassetti Martinho 20ª AEAMESP SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA Processo de Manejo Arbóreo em Empreendimentos Metroviários Victor Bassetti Martinho 20ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA AEAMESP Curriculum vitae 2 Victor Bassetti Martinho Engenheiro Ambiental graduado

Leia mais