Disciplina de Impactos Ambientais Professor Msc. Leonardo Pivôtto Nicodemo. O ordenamento do processo de AIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Disciplina de Impactos Ambientais Professor Msc. Leonardo Pivôtto Nicodemo. O ordenamento do processo de AIA"

Transcrição

1 Disciplina de Impactos Ambientais Professor Msc. Leonardo Pivôtto Nicodemo FOGLIATTI, Maria Cristina. Avaliação de impactos ambientais. Rio de Janeiro: Editora Interciência Ltda, SANCHEZ, Luis Henrique. Avaliação de impacto ambiental: conceitos e métodos. São Paulo: Oficina de Textos, O ordenamento do processo de AIA

2 O ordenamento do processo de AIA Os Sistemas de AIA devem obrigatoriamente conter um número mínimo de componentes. TAREFAS OBRIGATÓRIAS O Processo do AIA é dividido em 3 etapas com diferentes atividades: 1. Etapa Inicial; 2. Etapa de Análise Detalhada; 3. Etapa pós-aprovação (se a decisão for favorável).

3 O ordenamento do processo de AIA Etapa Inicial: função de determinar se é necessário avaliar os impactos ambientais de forma detalhada. Etapa Inicial: Triagem Apresentação da proposta A proposta pode causar impactos ambientais significativos? NÃO TALVEZ SIM Licenciamento Ambiental Convencional Avaliação Ambiental Inicial Licenciamento Ambiental apoiado em EIA

4 O ordenamento do processo de AIA Análise Detalhada: é aplicado somente nos casos de atividades que tenham o potencial de causar impactos significativos. Determinação do Escopo do Estudo Análise Técnica Inicial Parecer Técnico Conclusivo Elaboração do EIA e RIMA Consulta Pública

5 O ordenamento do processo de AIA Etapa pós-aprovação: quando o empreendimento foi implantado ainda prossegue-se com medidas de gestão preconizadas no EIA e com o monitoramento dos impactos reais causados pela atividade. Reprovação Decisão Aprovação Etapa Pós-Aprovação 1. Monitoramento e Gestão Ambiental; 2. Acompanhamento

6 1) Apresentação da proposta A organização pode ser governamental, ou privada, organismo financeiro, agência privada; Descrição da iniciativa em linhas gerais incluindo a localização ou abrangência do projeto; Avaliação prévia dos impactos ambientais para iniciativas que tenham o potencial de causar impactos negativos. Documentação de Entrada Documentos Resultantes 1. Memorial Descritivo do Projeto; 2. Publicação em Jornal. 1. Parecer Técnicodefinição do nível de avaliação ambiental.

7 2) Triagem Enquadramento em três categorias: necessidade de estudos aprofundados, sem necessidade de estudos aprofundados e os projetos duvidosos quanto ao potencial poluidor ou sobre medidas de controle Documentação de Entrada 1. Avaliação Ambiental Inicial; ou 2. Estudo Preliminar- RCA. Documentos Resultantes 1. Relatório Técnico sobre o nível de avaliação e o tipo de estudo ambiental necessários.

8 3) Critérios para enquadramento da atividade: Listas positivas- Obrigatória realização de estudo detalhado; Listas negativas- Atividades cujo IA é pouco significativo; Critérios de corte- Baseado no porte do empreendimento; Localização do empreendimento- Áreas sensíveis; e Recursos ambientais potencialmente afetados- Recursos naturais que se queira proteger.

9 4) Estabelecimento do escopo do Estudo de Impacto Ambiental Determinação das condições em que o estudo será realizado, levando em consideração seus limites temporais e espaciais, seu conteúdo e a participação pública. Documentação de Entrada Documentos Resultantes 1. Plano de Trabalho. 1. Termo de Referência.

10 5) Elaboração do Estudo de Impacto Ambiental Fixa as bases para a análise da viabilidade ambiental do empreendimento consumindo mais tempo e recursos; Necessidade de profissionais de diferentes áreas na determinação da extensão e intensidade dos possíveis impactos ambientais; e Elaboração de resumo escrito com linguagem simplificada para que todos os interessados tenham acesso. Documentação de Entrada Documentos Resultantes 1. Termo de Referência. 1. EIA e RIMA.

11 6) Análise técnica do Estudo de Impacto Ambiental Realizado por uma equipe técnica do órgão governamental ou por uma equipe da instituição financeira; Tem como foco o grau de detalhamento do diagnóstico ambiental, métodos utilizados para a magnitude dos impactos e a adequação das medidas mitigadoras Documentação de Entrada Documentos Resultantes 1. EIA. 1. Parecer Técnico (Inicial).

12 7) Consulta pública É comumente realizada através de audiência pública e pode ser realizada em diversos momentos no processo de AIA. Documentação de Entrada Documentos Resultantes 1. EIA e RIMA; 2. Publicação em Jornal. 1. Atas de Audiência; e 2. Outros documentos de Consulta Pública.

13 8) Retorno à Análise Técnica Documentação de Entrada 1. EIA, Estudos Complementares; 2. Documentos de Consulta Pública. Documentos Resultantes 1. Parecer Técnico Conclusivo.

14 9) Decisão É de competência da autoridade ambiental. Existem três possíveis decisões: Não autorização; Autorização incondicional; e Autorização com condições. Documentação de Entrada 1. EIA e RIMA; 2. Pareceres Técnicos; 3. Documentos de Consulta Pública. Documentos Resultantes 1. Licença Prévia (ou denegação do pedido de licença).

15 10) Monitoramento e gestão ambiental- Etapa de Implantação e Construção A gestão ambiental corresponde todas as atividades ligadas ao planejamento ambiental buscando a implementação satisfatória do plano; O monitoramento permite comprovar se o empreendimento está atendendo as exigências legais e condições da licença ambiental para realização de ajustes. Documentação de Entrada Documentos Resultantes 1. Planos de Gestão; 2. Relatórios de Implementação do Plano de Gestão. 1. LI e LO.

16 11) Acompanhamento- Etapa de Operação Corresponde à fiscalização (governo), supervisão (empreendedor) ou auditoria (Publico ou Privada), assegurando que as condições expressas na autorização sejam cumpridas Documentação de Entrada 1. Vários Documentos. Documentos Resultantes 1. Renovação da Licença de Operação; 2. Relatórios de monitoramento e desempenho ambiental.

17 O Processo do AIA no Brasil Resolução CONAMA 001/86 primeira referência para AIA; Triagem: lista positiva (Art. 2º) Determinação do escopo: cabe ao órgão licenciador definir instruções adicionais para a preparação do AIA (Art. 6º) Elaboração do EIA e do RIMA: estabelece as diretrizes e o conteúdo mínimo dos estudos e define a responsabilidade por sua execução e a quem são imputados os custos (Art. 5º, 6º, 7º, 8º e 9º )

18 O Processo do AIA no Brasil Análise técnica do EIA: estabelece que deve haver um prazo para manifestação do órgão licenciador, mas não estipula esse prazo (Art. 10); Consulta pública: determina que o RIMA será acessível ao público e aos órgãos públicos que manifestarem interesse ou tiverem relação direta com o projeto (Art. 11); Decisão: estabelece que os processos de licenciamento deverão ser compatíveis com as etapas de planejamento e implementação dos projetos (Art. 4º); Acompanhamento e monitoramento: atividade técnica exigida para o Estudo de Impacto Ambiental (Art. 6º IV)

19 Atividade presencial Reunir em duplas para elaborar uma lista dos possíveis Impactos Ambientais gerados pelo futuro Emissário Submarino em Ponta Negra: Divida sua avaliação em três etapas: FASE 01: Estudos e Projetos. FASE 02: Implantação. FASE 03: Operação.

20 Obrigado pela Atenção!!!!!!!! Leonardo Pivôtto Nicodemo

O Processo de Avaliação de Impacto Ambiental e seus Objetivos

O Processo de Avaliação de Impacto Ambiental e seus Objetivos Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Departamento de Biologia Geral Impacto Ambiental O Processo de Avaliação de Impacto Ambiental e seus Objetivos Monaliza de Araújo Melo

Leia mais

ORIGEM E DIFUSÃO DA AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL

ORIGEM E DIFUSÃO DA AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL ORIGEM E DIFUSÃO DA AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL Prof. Eduardo Lucena C. de Amorim 1 OBJETIVOS DA POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE Compatibilizar o desenvolvimento econômico e social com a proteção

Leia mais

PHA 3001 ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE. Prof. Dr. Theo Syrto Octavio de Souza

PHA 3001 ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE. Prof. Dr. Theo Syrto Octavio de Souza PHA 3001 ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE Prof. Dr. Theo Syrto Octavio de Souza (theos@usp.br) Art. 9 o da Lei 6.938/81 Padrões de Qualidade Ambiental Sistema Nacional de Informações sobre o Meio Ambiente Zoneamento

Leia mais

Licenciamento e Compensação Ambiental em âmbito Federal. Escritório Regional de Santos IBAMA/SUPES/SP

Licenciamento e Compensação Ambiental em âmbito Federal. Escritório Regional de Santos IBAMA/SUPES/SP Licenciamento e Compensação Ambiental em âmbito Federal Escritório Regional de Santos IBAMA/SUPES/SP Conceitos - AIA: Avaliação de Impactos Ambientais Processo que visa prever os possíveis impactos causados

Leia mais

EIA = Estudo do Impacto Ambiental RIMA = Relatório de Impacto Ambiental

EIA = Estudo do Impacto Ambiental RIMA = Relatório de Impacto Ambiental Instrumento da política Nacional do Meio Ambiente Resolução CONAMA 001/86 de 23/01/1986. Para atividades que utilizam Recursos Ambientais. Antes de conceder o licenciamento ambiental é necessário: EIA

Leia mais

Disciplina de Impactos Ambientais Professor Msc. Leonardo Pivôtto Nicodemo

Disciplina de Impactos Ambientais Professor Msc. Leonardo Pivôtto Nicodemo Disciplina de Impactos Ambientais Professor Msc. Leonardo Pivôtto Nicodemo FOGLIATTI, Maria Cristina. Avaliação de impactos ambientais. Rio de Janeiro: Editora Interciência Ltda, 2004. SANCHEZ, Luis Henrique.

Leia mais

Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos. Geógrafa - Mariana Torres C. de Mello

Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos. Geógrafa - Mariana Torres C. de Mello Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos Geógrafa - Mariana Torres C. de Mello mariana@ctgas.com.br CAPÍTULO 4 e Estudo de Impacto Ambiental Mariana Torres C. de Mello - mariana@ctgas.com.br : O

Leia mais

Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2015

Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2015 Licenciamento Ambiental Conservação da Biodiversidade 2015 O que é o licenciamento ambiental? MMA - O licenciamento ambiental é uma obrigação legal prévia à instalação de qualquer empreendimento ou atividade

Leia mais

PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E CONTROLE DE IMPACTOS AMBIENTAIS

PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E CONTROLE DE IMPACTOS AMBIENTAIS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E CONTROLE DE IMPACTOS AMBIENTAIS PROF. DR. RAFAEL COSTA FREIRIA E-MAIL: RAFAELFREIRIA@COM4.COM.BR DISCIPLINA: DIREITO AMBIENTAL Instrumentos de Avaliação de Impactos

Leia mais

Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2012

Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2012 Licenciamento Ambiental Conservação da Biodiversidade 2012 Principais instrumentos de defesa do PNMA, PBHs meio ambiente no Brasil Zoneamento ambiental e macrozoneamento Criação de espaços protegidos (UCs)

Leia mais

Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2013

Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2013 Licenciamento Ambiental Conservação da Biodiversidade 2013 O que é o licenciamento ambiental? MMA - O licenciamento ambiental é uma obrigação legal prévia à instalação de qualquer empreendimento ou atividade

Leia mais

Resolução SMA nº 49 DE 28/05/2014 Norma Estadual - São Paulo Publicado no DOE em 29 mai 2014

Resolução SMA nº 49 DE 28/05/2014 Norma Estadual - São Paulo Publicado no DOE em 29 mai 2014 Resolução SMA nº 49 DE 28/05/2014 Norma Estadual - São Paulo Publicado no DOE em 29 mai 2014 Dispõe sobre os procedimentos para licenciamento ambiental com avaliação de impacto ambiental, no âmbito da

Leia mais

Avaliação de Impacto Ambiental & Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2017

Avaliação de Impacto Ambiental & Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2017 Avaliação de Impacto Ambiental & Licenciamento Ambiental Conservação da Biodiversidade 2017 O que é avaliação de impacto ambiental? Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) = processo que visa identificar

Leia mais

Legislação Ambiental / EIA RIMA Legislação

Legislação Ambiental / EIA RIMA Legislação Legislação Segundo legislação brasileira considera-se impacto ambiental: "qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente causada por qualquer forma de matéria ou energia

Leia mais

Decisão de Diretoria CETESB nº 153 DE 28/05/2014 Norma Estadual - São Paulo Publicado no DOE em 29 mai 2014

Decisão de Diretoria CETESB nº 153 DE 28/05/2014 Norma Estadual - São Paulo Publicado no DOE em 29 mai 2014 Decisão de Diretoria CETESB nº 153 DE 28/05/2014 Norma Estadual - São Paulo Publicado no DOE em 29 mai 2014 Dispõe sobre os Procedimentos para o Licenciamento Ambiental com Avaliação de Impacto Ambiental

Leia mais

CAMPUS CAMBORIÚ Impacto Ambientais

CAMPUS CAMBORIÚ Impacto Ambientais CAMPUS CAMBORIÚ Impacto Ambientais Professora: Letícia Rabelo Impacto Ambiental Definição Resolução CONAMA 01/1986, art.1 : Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente,

Leia mais

Disciplina de Impactos Ambientais Professor Msc. Leonardo Pivôtto Nicodemo

Disciplina de Impactos Ambientais Professor Msc. Leonardo Pivôtto Nicodemo Disciplina de Impactos Ambientais Professor Msc. Leonardo Pivôtto Nicodemo FOGLIATTI, Maria Cristina. Avaliação de impactos ambientais. Rio de Janeiro: Editora Interciência Ltda, 2004. SANCHEZ, Luis Henrique.

Leia mais

Lorena Abduani 1, Daniella Sette Abrantes Silveira 2

Lorena Abduani 1, Daniella Sette Abrantes Silveira 2 9 Análise das leis que definem o uso do extrativismo na Flora Brasileira e a reserva extrativista no Acre que ajuda a preservar Amazônia e manter agricultores na floresta Lorena Abduani 1, Daniella Sette

Leia mais

Usina Termoelétrica (UTE) Nossa Senhora de Fátima

Usina Termoelétrica (UTE) Nossa Senhora de Fátima Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental DILIC Audiência Pública Para Discussão do Estudo de Impacto Ambiental

Leia mais

Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF

Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF DECRETO Nº 36.992, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2015 Estabelece a nova tabela de preços cobrados pelos serviços solicitados ao Instituto do Meio

Leia mais

Dispõe sobre procedimentos para o licenciamento ambiental no âmbito da Secretaria do Meio Ambiente.

Dispõe sobre procedimentos para o licenciamento ambiental no âmbito da Secretaria do Meio Ambiente. RESOLUÇÃO Nº 49, DE 28 DE SETEMBRO DE 2004 DOE SP DE 29/09/2004 Dispõe sobre procedimentos para o licenciamento ambiental no âmbito da Secretaria do Meio Ambiente. O Secretário de Estado do Meio Ambiente,

Leia mais

Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL

Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL PODER DE POLÍCIA, LICENCIAMENTO E ESTUDOS AMBIENTAIS Poder de Polícia Ambiental Competência Comum proteção do meio ambiente Limitar os dtos individuais para adequá-los

Leia mais

IT-1302.R-1 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA REQUERIMENTO DE LICENÇAS PARA ATERROS SANITÁRIOS

IT-1302.R-1 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA REQUERIMENTO DE LICENÇAS PARA ATERROS SANITÁRIOS IT-1302.R-1 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA REQUERIMENTO DE LICENÇAS PARA ATERROS SANITÁRIOS Notas: Aprovada pela Deliberação CECA nº 3.326, de 29 de novembro de 1994 Publicada no DOERJ de 09 de dezembro de 1994

Leia mais

Procedimentos de licenciamento ambiental para implantação de Empreendimentos Hidrelétricos no Paraná

Procedimentos de licenciamento ambiental para implantação de Empreendimentos Hidrelétricos no Paraná Procedimentos de licenciamento ambiental para implantação de Empreendimentos Hidrelétricos no Paraná Curitiba, Outubro de 2017 1 LEGISLAÇÃO APLICÁVEL Resolução Conjunta SEMA/IAP n 09 de 03 de novembro

Leia mais

AGOSTO 2017 RELATÓRIO AMBIENTAL PRÉVIO - RAP

AGOSTO 2017 RELATÓRIO AMBIENTAL PRÉVIO - RAP Msc. Tiago Luis Haus Engenheiro Ambiental AGOSTO 2017 RELATÓRIO AMBIENTAL PRÉVIO - RAP Apresentação Pessoal Formação: Engenheiro Ambiental (UFPR) Mestre em Engenharia de Recursos Hídricos (UFPR) Experiência

Leia mais

Art. 3º A Fundação Estadual de Meio Ambiente-Pantanal, expedirá as seguintes Licenças Ambientais:

Art. 3º A Fundação Estadual de Meio Ambiente-Pantanal, expedirá as seguintes Licenças Ambientais: Publicada no Diário Oficial nº 5.546, de 10 de julho de 2001. LEI Nº 2.257, DE 9 DE JULHO DE 2001. Dispõe sobre as diretrizes do licenciamento ambiental estadual, estabelece os prazos para a emissão de

Leia mais

Considerando que as usinas de açúcar e álcool podem contemplar a atividade de co-geração de energia;

Considerando que as usinas de açúcar e álcool podem contemplar a atividade de co-geração de energia; RESOLUÇÃO SEMAC N. 009 DE 17 DE MAIO DE 2007 Disciplina sobre o procedimento de licenciamento da co-geração de energia nas Usinas de Processamento de Cana-deaçúcar e dá providências. O Secretário de Estado

Leia mais

Avaliação de Impactos Ambientais Aula 1. Prof. Leandro Borges de Lima Silva Especialista em Gestão Ambiental

Avaliação de Impactos Ambientais Aula 1. Prof. Leandro Borges de Lima Silva Especialista em Gestão Ambiental Avaliação de Impactos Ambientais Aula 1 Prof. Leandro Borges de Lima Silva Especialista em Gestão Ambiental lima_biologia@hotmail.com Hoje são necessários mais quatro planetas Terra para permitir que todas

Leia mais

GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS

GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS Gerenciamento de recursos hídricos Crescimento populacional 6.000 a.c. 5 M.A. 1.650 d.c. 500 M.A. (vida média de 30 anos) (c.p. 0,3% a.a.) 1.850 d.c. 1 B.A. 1.930 d.c. 2 B.A.

Leia mais

Módulo Órgãos Ambientais Competentes Procedimentos do licenciamento ambiental Exercícios.

Módulo Órgãos Ambientais Competentes Procedimentos do licenciamento ambiental Exercícios. Módulo 4 4.1. Órgãos Ambientais Competentes. 4.2. Procedimentos do licenciamento ambiental Exercícios. 4.1 Órgãos Ambientais Competentes DILIC - Diretoria de Licenciamento Ambiental Coordenação Geral de

Leia mais

Edição Número 161 de 20/08/2004 Ministério do Meio Ambiente Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA

Edição Número 161 de 20/08/2004 Ministério do Meio Ambiente Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA Resoluções Edição Número 161 de 20/08/2004 Ministério do Meio Ambiente Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA RESOLUÇÃO Nº 350, DE 6 DE JULHO DE 2004 Dispõe sobre o licenciamento ambiental específico

Leia mais

Avaliação de Impactos Ambientais Resolução Conama nº 01/1986. Prof. Esp. Leandro Borges de Lima Silva

Avaliação de Impactos Ambientais Resolução Conama nº 01/1986. Prof. Esp. Leandro Borges de Lima Silva Avaliação de Impactos Ambientais Resolução Conama nº 01/1986 Prof. Esp. Leandro Borges de Lima Silva O que significa CONAMA? CONAMA significa Conselho Nacional do Meio Ambiente. QualafunçãodoCONAMA? É

Leia mais

Luis Enrique Sánchez. 2ª edição. atualizada e ampliada

Luis Enrique Sánchez. 2ª edição. atualizada e ampliada Luis Enrique Sánchez 2ª edição atualizada e ampliada Conceitos e definições 1.1 Ambiente 1.2 Cultura e patrimônio cultural 1.3 Poluição 1.4 Degradação ambiental 1.5 Impacto ambiental 1.6 Aspecto ambiental

Leia mais

Direito Ambiental. Licenciamento Ambiental. Professora Viviane Brenner.

Direito Ambiental. Licenciamento Ambiental. Professora Viviane Brenner. Direito Ambiental Licenciamento Ambiental Professora Viviane Brenner www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Ambiental LICENCIAMENTO AMBIENTAL O licenciamento ambiental é o procedimento administrativo pelo

Leia mais

RESOLUÇÃO CONAMA Nº 470, DE

RESOLUÇÃO CONAMA Nº 470, DE RESOLUÇÃO CONAMA Nº 470, DE 27-08-2015 DOU 28-08-2015 Estabelece critérios e diretrizes para o licenciamento ambiental dos aeroportos regionais. O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - CONAMA, no uso das

Leia mais

INSTRUÇÕES TÉCNICAS PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE CAMPINA GRANDE-PB

INSTRUÇÕES TÉCNICAS PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE CAMPINA GRANDE-PB Prefeitura Municipal de Campina Grande Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente - SESUMA Coordenadoria de Meio Ambiente COMEA INSTRUÇÕES TÉCNICAS PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE CAMPINA GRANDE-PB

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL FUNDAMENTAÇÃO LEGAL:

LICENCIAMENTO AMBIENTAL FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: LICENCIAMENTO AMBIENTAL FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Lei 6938/81 (PNMA), art. 9º, inc. IV Dec. 99.274/90, art. 7, inc. I Resolução CONAMA 001/86 e 237/97 e 006/86 CF/88 art. 225 (proteção e prevenção) Art. 2º

Leia mais

Licenciamento Ambiental de Grandes Empreendimentos, Povos Indígenas, Comunidades Tradicionais e Quilombolas

Licenciamento Ambiental de Grandes Empreendimentos, Povos Indígenas, Comunidades Tradicionais e Quilombolas Licenciamento Ambiental de Grandes Empreendimentos, Povos Indígenas, Comunidades Tradicionais e Quilombolas DIRETRIZES PARA POLI TICAS PU BLICAS E PRA TICAS EMPRESARIAIS PARA INSTALAC A O E OPERAC A O

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL

LICENCIAMENTO AMBIENTAL LICENCIAMENTO AMBIENTAL EM TABELAS Carolina Abreu Silva (Aprovada na PGEMA procuradora, TJ/PA Analista, TRF5 Analista) e Kaio Silva de Mello - (aprovado na PGM/Manaus) Material revisado por André Epifanio

Leia mais

Deliberação Normativa COPAM n.º 58, de 28 de Novembro de (Publicação - Diário do Executivo - "Minas Gerais" - 04/12/2002)

Deliberação Normativa COPAM n.º 58, de 28 de Novembro de (Publicação - Diário do Executivo - Minas Gerais - 04/12/2002) Deliberação Normativa COPAM n.º 58, de 28 de Novembro de 2002 Estabelece normas para o licenciamento ambiental de loteamentos do solo urbano para fins exclusiva ou predominantemente residenciais, e dá

Leia mais

AUDIÊNCIA PÚBLICA. AUDIÊNCIA PÚBLICA CONAMA nº 09/87 ÓRGÃO LICENCIADOR MINISTÉRIO PÚBLICO AUDIÊNCIA PÚBLICA 50 OU MAIS CIDADÃOS 01/08/2016

AUDIÊNCIA PÚBLICA. AUDIÊNCIA PÚBLICA CONAMA nº 09/87 ÓRGÃO LICENCIADOR MINISTÉRIO PÚBLICO AUDIÊNCIA PÚBLICA 50 OU MAIS CIDADÃOS 01/08/2016 AUDIÊNCIA PÚBLICA Fabricio Gomes Gonçalves AUDIÊNCIA PÚBLICA CONAMA nº 09/87 ÓRGÃO LICENCIADOR MINISTÉRIO PÚBLICO AUDIÊNCIA PÚBLICA 50 OU MAIS CIDADÃOS 1 Foi originalmente prevista na Resolução CONAMA

Leia mais

AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL: Instrumento de Gestão. Ambiental

AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL: Instrumento de Gestão. Ambiental AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL: Instrumento de Gestão Ambiental O EIA/RIMA como forma de AIA (CONAMA Nº 01, 1986) Artigo 2 - Dependerá de elaboração de estudo do impacto ambiental (EIA) e respectivo relatório

Leia mais

AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL

AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL POLÍTICA NACIONAL DO MEIO-AMBIENTE Instrumentos da PNMA Art. 9º - São instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente III - a avaliação de impacto ambiental; A Lei 6.938/81

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE TRIAGEM NA AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL: ESTUDOS DE CASO DE ÓRGÃOS LICENCIADORES BRASILEIROS

PROCEDIMENTOS DE TRIAGEM NA AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL: ESTUDOS DE CASO DE ÓRGÃOS LICENCIADORES BRASILEIROS PROCEDIMENTOS DE TRIAGEM NA AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL: ESTUDOS DE CASO DE ÓRGÃOS LICENCIADORES BRASILEIROS Autoras: Márcia Maria de Sousa; Renata Fabiane Alves Dutra; Sara Vasconcelos dos Santos;

Leia mais

Estado do Rio Grande do Sul

Estado do Rio Grande do Sul LEI MUNICIPAL N 2013 Disciplina os procedimentos necessários para emissão de Licenças Ambientais e os valores referentes às Taxas de Licenciamento e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE, no

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA RELATÓRIO AMBIENTAL SIMPLIFICADO (RAS) PARA EMPREENDIMENTOS DESTINADOS À CONSTRUÇÃO DE HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL

TERMO DE REFERÊNCIA RELATÓRIO AMBIENTAL SIMPLIFICADO (RAS) PARA EMPREENDIMENTOS DESTINADOS À CONSTRUÇÃO DE HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos TERMO DE REFERÊNCIA RELATÓRIO AMBIENTAL SIMPLIFICADO (RAS) PARA EMPREENDIMENTOS DESTINADOS À CONSTRUÇÃO

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL NA INDÚSTRIA. Renato das Chagas e Silva Engenheiro Químico Divisão de Controle da Poluição Industrial FEPAM

GESTÃO AMBIENTAL NA INDÚSTRIA. Renato das Chagas e Silva Engenheiro Químico Divisão de Controle da Poluição Industrial FEPAM GESTÃO AMBIENTAL NA INDÚSTRIA Renato das Chagas e Silva Engenheiro Químico Divisão de Controle da Poluição Industrial FEPAM LEI FEDERAL 6938/81 DECRETO FEDERAL 99274/90 BASE PARA GESTÃO AMBIENTAL obrigatoriedade

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL - TENDÊNCIAS - Perspectivas para os Seguros Ambientais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL - TENDÊNCIAS - Perspectivas para os Seguros Ambientais LICENCIAMENTO AMBIENTAL - TENDÊNCIAS - Perspectivas para os Seguros Ambientais ROTEIRO 1. Problemática sobre o Licenciamento 2. Tendências sobre o licenciamento 3. Seguros ambientais: legislação 4. Conclusões

Leia mais

SEGURANÇA JURÍDICA E REGULAMENTAÇÕES AMBIENTAIS

SEGURANÇA JURÍDICA E REGULAMENTAÇÕES AMBIENTAIS SEGURANÇA JURÍDICA E REGULAMENTAÇÕES AMBIENTAIS REUNIÃO DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS DA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE LOCAL: SINDUSCON BC Balneário Camboriú SC DATA: 04 e 05 de abril de 2019

Leia mais

Curso de Formação em Licenciamento e Fiscalização Ambiental. Marconi Vieira da Silva Engenheiro Ambiental Hybsen Silva Pinheiro Engenheiro Agrônomo

Curso de Formação em Licenciamento e Fiscalização Ambiental. Marconi Vieira da Silva Engenheiro Ambiental Hybsen Silva Pinheiro Engenheiro Agrônomo Curso de Formação em Licenciamento e Fiscalização Ambiental Marconi Vieira da Silva Engenheiro Ambiental Hybsen Silva Pinheiro Engenheiro Agrônomo LICENCIAMENTO AMBIENTAL Licenciamento Ambiental Procedimento

Leia mais

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL. Daniel Freire e Almeida

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL. Daniel Freire e Almeida LEGISLAÇÃO AMBIENTAL Daniel Freire e Almeida Instrumentos mais Importantes I - Padrões de qualidade ambiental.* II -Zoneamento ambiental.* III - Avaliação de impactos ambientais (AIA). * IV - Licenciamento

Leia mais

WEDA Brazil Chapter DEZEMBRO /

WEDA Brazil Chapter DEZEMBRO / DIRETORIA DE PORTOS E COSTAS 1ª Conferência da Associação Brasileira de Dragagem (ABD) WEDA Brazil Chapter 2007 - DEZEMBRO / 2007 - DPC Lei N o 9.966/00 AS ATRIBUIÇÕES DA AUTORIDADE MARÍTIMA NA ATIVIDADE

Leia mais

Capítulo I - Apresentação

Capítulo I - Apresentação Capítulo I - Apresentação O empreendimento objeto deste, compreende a implantação e operação das infraestruturas de uso comum do Distrito Industrial de São João da Barra (DISJB), no município de São João

Leia mais

AS PEQUENAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS (PCH S) NA ESTRADA REAL (MG): CONSIDERAÇÕES SOBRE O LICENCIAMENTO AMBIENTAL

AS PEQUENAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS (PCH S) NA ESTRADA REAL (MG): CONSIDERAÇÕES SOBRE O LICENCIAMENTO AMBIENTAL AS PEQUENAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS (PCH S) NA ESTRADA REAL (MG): CONSIDERAÇÕES SOBRE O LICENCIAMENTO AMBIENTAL Igára de Castro 1 Luiz Eduardo Panisset Travassos 2 As Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH

Leia mais

AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL

AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL MESTRADO EM CIÊNCIAS DO MAR DISCIPLINA DE ECOTOXICOLOGIA AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL José Lino Costa jlcosta@fc.ul.pt 11-05-2018 Professor Auxiliar na FCUL Vice-director do MARE DEFINIÇÃO DE IMPACTO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS CUIABÁ-BELA VISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS CUIABÁ-BELA VISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS CUIABÁ-BELA VISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO PLANO DE ENSINO SEMESTRE LETIVO 2013/1 CURSO CURSO SUPERIOR DE

Leia mais

ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA)

ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA) ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA) 1 IV. Estudos de Alternativas Apresentar as alternativas tecnológicas e locacionais para implantação do empreendimento e a análise que culminou com a escolha da alternativa

Leia mais

Avaliação de Impacto Ambiental e Licenciamento ambiental. Ana Cristina Pasini da Costa CETESB Diretora de avaliação Ambiental

Avaliação de Impacto Ambiental e Licenciamento ambiental. Ana Cristina Pasini da Costa CETESB Diretora de avaliação Ambiental Avaliação de Impacto Ambiental e Licenciamento ambiental Ana Cristina Pasini da Costa CETESB Diretora de avaliação Ambiental Setor de aval. de Proj. de Transp. Rodoviários Setor de aval.de Proj. de Transp.

Leia mais

Prof: Andréa Estagiária-Docente: Nara Wanderley Pimentel

Prof: Andréa Estagiária-Docente: Nara Wanderley Pimentel Universidade Federal de Campina Grande Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Unidade Acadêmica de Engenharia Civil Área de Engenharia Sanitária e Ambiental Prof: Andréa Estagiária-Docente: Nara Wanderley

Leia mais

Avaliação de Impactos Ambientais na Arquitetura e Urbanismo. João Paulo Nardin Tavares

Avaliação de Impactos Ambientais na Arquitetura e Urbanismo. João Paulo Nardin Tavares Avaliação de Impactos Ambientais na Arquitetura e Urbanismo João Paulo Nardin Tavares Impactos ambientais USINA TERMELÉTRICA DE SANTANA Metodologias de Avaliação de Impacto Ambiental Estratégias

Leia mais

Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental DILIC

Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental DILIC Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental DILIC ACESSO À INFORMAÇÃO DO LICENCIAEMENTO AMBIENTAL FEDERAL LAF

Leia mais

Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) Procedimentos de licenciamento ambiental

Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) Procedimentos de licenciamento ambiental Procedimentos de licenciamento ambiental Regulamentação da Política Nacional do Meio Ambiente Decreto 99.274 de 6 de junho de 1990 Art. 17. A construção, instalação, ampliação e funcionamento de estabelecimento

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais. Resoluções do CONAMA Parte 1. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais. Resoluções do CONAMA Parte 1. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais Parte 1 Prof. Rodrigo Mesquita RESOLUÇÃO CONAMA Nº 237/97 Durante alguns anos, a Resolução CONAMA nº 237/1997 cumpriu o papel

Leia mais

Prefeitura Municipal de Coronel João Sá publica:

Prefeitura Municipal de Coronel João Sá publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano IX Nº 471 Prefeitura Municipal de Coronel João Sá publica: Instrução Normativa Conjunta Nº 01/2017 - Disciplina normas e procedimentos necessários para expedição de Certidão

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL: o que mudou na prática e andamento da Lei Geral do Licenciamento Ambiental

LICENCIAMENTO AMBIENTAL: o que mudou na prática e andamento da Lei Geral do Licenciamento Ambiental LICENCIAMENTO AMBIENTAL: o que mudou na prática e andamento da Lei Geral do Licenciamento Ambiental Marcos André Bruxel Saes COMPLAN 2017 Uberlândia, 16 e 17 de novembro de 2017 Mata Atlântica Áreas de

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEMA Nº 01, DE

RESOLUÇÃO CONSEMA Nº 01, DE RESOLUÇÃO CONSEMA Nº 01, DE 30-01-2018 DOE 16-02-2018 Nota do editor: Resolução republicada no DOUDF 02-03-2018, por ter saído com erro publicada no DODF 32, de 16/02/2018, páginas 24 e 27 Define parâmetros

Leia mais

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental.

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. LOTEAMENTO Sistema de Licenciamento Ambiental SISLAM Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. 1 - Procedimentos de licenciamento: 1. Os responsáveis pelas

Leia mais

Aprovação de Loteamentos e Condomínios Dificuldades do Setor e dos Órgãos Públicos. Companhia Ambiental do Estado de São Paulo CETESB

Aprovação de Loteamentos e Condomínios Dificuldades do Setor e dos Órgãos Públicos. Companhia Ambiental do Estado de São Paulo CETESB Aprovação de Loteamentos e Condomínios Dificuldades do Setor e dos Órgãos Públicos Companhia Ambiental do Estado de São Paulo CETESB CETESB Lei Estadual nº 13542, 08.05.2009 (vigor em 07.08.09) alterou

Leia mais

IV Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental

IV Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental O PROCESSO DA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS NO BRASIL E PORTUGAL: UM ESTUDO COMPARATIVO Severino Soares Agra Filho Doutorado pela UNICAMP/SP, Pós-doutorado na Universidade Nova de Lisboa, professor

Leia mais

10º ENTEC Encontro de Tecnologia: 28 de novembro a 3 de dezembro de 2016

10º ENTEC Encontro de Tecnologia: 28 de novembro a 3 de dezembro de 2016 AVALIAÇÃO DO GRAU DE SUSTENTABILIDADE NO PROCESSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE ATIVIDADES POTENCIAMENTE POLUIDORAS Maria Olívia Teixeira Gaia 1 ; Vinícius Arcanjo da Silva 2 1, 2, Universidade de Uberaba

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos NOÇÕES DE IMPACTOS AMBIENTAIS CONCEITO: IMPACTO Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades

Leia mais

Licenciamento Ambiental para Fotovoltaica em Geração Distribuída. Palestrante: Ricardo Araújo Superintendente da SEMACE.

Licenciamento Ambiental para Fotovoltaica em Geração Distribuída. Palestrante: Ricardo Araújo Superintendente da SEMACE. Licenciamento Ambiental para Fotovoltaica em Geração Distribuída. Palestrante: Ricardo Araújo Superintendente da SEMACE. 25/10/2017 Conceitos Importantes Conforme Resolução CONAMA nº 237, de 19/12/1997:

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL

LICENCIAMENTO AMBIENTAL LICENCIAMENTO AMBIENTAL INSTRUMENTOS DA POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE O LICENCIAMENTO DE ATIVIDADES EFETIVA OU POTENCIALMENTE POLUIDORAS. AS PENALIDADES ADMINISTRATIVAS. (Art. 9º, Lei n.º 6.938, de

Leia mais

Aula 10 Legislação e Licenciamento Ambiental. Legislação ambiental. Estudo de Impactos Ambientais e Licenciamento.

Aula 10 Legislação e Licenciamento Ambiental. Legislação ambiental. Estudo de Impactos Ambientais e Licenciamento. Aula 10 Legislação e Licenciamento Ambiental Legislação ambiental. Estudo de Impactos Ambientais e Licenciamento. Introdução Por muito tempo a poluição foi considerada como sinônimo de progresso; Isto

Leia mais

RESOLUÇÃO CONAMA Nº 279, DE 27 DE JUNHO DE 2001

RESOLUÇÃO CONAMA Nº 279, DE 27 DE JUNHO DE 2001 RESOLUÇÃO CONAMA Nº 279, DE 27 DE JUNHO DE 2001 O Conselho Nacional do Meio Ambiente-CONAMA, no uso das competências que lhe são conferidas pela Lei n 6.938, de 31 de agosto de 1981, regulamentada pelo

Leia mais

Povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais

Povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais Povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais Instalação e operação de grandes empreendimentos na Amazônia Isabelle Vidal Giannini Cássio Ingles de Sousa Atividades realizadas Definição de diretrizes

Leia mais

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental.

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. EDIFICAÇÕES Sistema de Licenciamento Ambiental SISLAM Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. 1 - Procedimentos de licenciamento: 1. Os responsáveis pelas

Leia mais

Licenciamento Ambiental. Rede Municipalista

Licenciamento Ambiental. Rede Municipalista Licenciamento Ambiental Rede Municipalista Definições Licenciamento procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 1, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2015

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 1, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2015 INSTRUÇÃO NORMATIVA N 1, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2015 A PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA, nomeada por Decreto de 5 de maio de 2015, publicado

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ CONSELHO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N 021/2012-CONSU/UEAP

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ CONSELHO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N 021/2012-CONSU/UEAP UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ CONSELHO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N 021/2012-CONSU/UEAP Aprova a matriz curricular do Curso de Especialização em Economia Verde. A Presidente do Conselho Superior

Leia mais

Licenciamento Ambiental no Brasil

Licenciamento Ambiental no Brasil Licenciamento Ambiental no Brasil Prof. Dra. Érica L. Romão. Departamento de Ciências Básicas e Ambientais Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo, EEL-USP O que é o Licenciamento Ambiental?

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL

APRESENTAÇÃO DO ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL APRESENTAÇÃO DO ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL Engenharia Ambiental e Sanitária Professor Eduardo Lucena C. de Amorim APRESENTAÇÃO Este gabarito tem por objetivo guiar os discentes do curso de Engenharia

Leia mais

Reflexões sobre as análises de risco e licenciamento ambiental de empreendimentos perigosos

Reflexões sobre as análises de risco e licenciamento ambiental de empreendimentos perigosos Reflexões sobre as análises de risco e licenciamento ambiental de empreendimentos perigosos Seminário sobre Segurança de Barragens de Rejeitos André Naime Analista Ambiental, PhD NLA-MG/IBAMA Professor

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE RESOLUÇÃO 02/ 2011, 21 SETEMBRO DE 2011.

SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE RESOLUÇÃO 02/ 2011, 21 SETEMBRO DE 2011. SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE RESOLUÇÃO 02/ 2011, 21 SETEMBRO DE 2011. Disciplina os procedimentos relacionados à exigência de Estudo de Impacto Ambiental (EIA- RIMA) as consultas, manifestações

Leia mais

SECRETARIA DE PORTOS

SECRETARIA DE PORTOS SECRETARIA DE PORTOS PORTARIA Nº 110, DE 2 DE AGOSTO DE 2013 Regulamenta o parágrafo único do art. 35 do Decreto nº 8.033, de 27 de junho de 2013. O MINISTRO DE ESTADO DA SECRETARIA DE PORTOS DA PRESIDÊNCIA

Leia mais

COMERCIAL DE COMBUSTIVEIS MARCOS JOSÉ ANDRADE GUERRA LTDA PARECER TÉCNICO (APROVAÇÃO DE PROJETO)

COMERCIAL DE COMBUSTIVEIS MARCOS JOSÉ ANDRADE GUERRA LTDA PARECER TÉCNICO (APROVAÇÃO DE PROJETO) COMERCIAL DE COMBUSTIVEIS MARCOS JOSÉ ANDRADE GUERRA LTDA PARECER TÉCNICO (APROVAÇÃO DE PROJETO) Timóteo Dezembro de 2007 COMERCIAL DE COMBUSTIVEIS MARCOS JOSÉ ANDRADE GUERRA LTDA PARECER TÉCNICO (APROVAÇÃO

Leia mais

MÓDULO 8: INAPLICABILIDADE DAS REGRAS DE LICITAÇÃO E DE CONTRATAÇÃO DIRETA

MÓDULO 8: INAPLICABILIDADE DAS REGRAS DE LICITAÇÃO E DE CONTRATAÇÃO DIRETA VIG: 20.10.2017 1 MÓDULO 8: INAPLICABILIDADE DAS REGRAS DE LICITAÇÃO E DE CONTRATAÇÃO DIRETA CAPÍTULO 3: CONTRATAÇÕES DAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO (ART.28, 3º, INCISO II, DA LEI 13.303/16) ANEXO: 1 - Fluxo

Leia mais

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental.

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. INDÚSTRIA MÉDIO PORTE Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. 1 - Procedimentos de licenciamento: 1. Os responsáveis pelas atividades a licenciar, instituído

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N º 1, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2016.

INSTRUÇÃO NORMATIVA N º 1, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2016. INSTRUÇÃO NORMATIVA N º 1, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2016. Esta Instrução Normativa estabelece os procedimentos para o licenciamento e a regularização ambiental de Instalações Radiativas a serem realizados

Leia mais

Correlações: Artigo 4 e Anexo II alterados pela Resolução CONAMA nº 381/06

Correlações: Artigo 4 e Anexo II alterados pela Resolução CONAMA nº 381/06 RESOLUÇÃO CONAMA nº 306, de 5 de julho de 2002 Publicada no DOU n o 138, de 19 de julho de 2002, Seção 1, páginas 75-76 Correlações: Artigo 4 e Anexo II alterados pela Resolução CONAMA nº 381/06 Estabelece

Leia mais

P ORTARIA Nº. 10/2010

P ORTARIA Nº. 10/2010 P ORTARIA Nº. 10/2010 Dispõe sobre os procedimentos e requisitos para o licenciamento ambiental dos empreendimentos minerários de que tratam as Resoluções CONAMA 009/90 e 010/90. O SECRETÁRIO DE ESTADO

Leia mais

Emissões Atmosféricas de Poluentes da Indústria Brasileira

Emissões Atmosféricas de Poluentes da Indústria Brasileira MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental Departamento de Qualidade Ambiental Emissões Atmosféricas de Poluentes da Indústria Brasileira Letícia Reis de Carvalho

Leia mais

RESOLUÇÃO CONAM Nº 09, DE

RESOLUÇÃO CONAM Nº 09, DE RESOLUÇÃO CONAM Nº 09, DE 20-12-2017 DOE 28-12-2017 Disciplina, no âmbito do Distrito Federal, as normas para emissão de autorização ambiental. O CONSELHO DE MEIO AMBIENTE DO DISTRITO FEDERAL, em sua 66ª

Leia mais

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: Estratégias para mensurar e analisar as dimensões relacionadas ao empreendimento

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: Estratégias para mensurar e analisar as dimensões relacionadas ao empreendimento INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: Estratégias para mensurar e analisar as dimensões relacionadas ao empreendimento GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA GAI Estratégias do Ciclo de Planejamento: Políticas,

Leia mais

REQUERIMENTOS LEGAIS E AMBIENTAIS PARA PROJECTOS EM ANGOLA

REQUERIMENTOS LEGAIS E AMBIENTAIS PARA PROJECTOS EM ANGOLA REQUERIMENTOS LEGAIS E AMBIENTAIS PARA PROJECTOS EM ANGOLA Angola Resources Consultants Lda (ARC) Luanda, 15 de Setembro de 2011 Conteúdo Enquadramento institucional. Enquadramento Legal da AIA. Legislação

Leia mais

Instrução Normativa n º 1, de 23 de fevereiro de 2016.

Instrução Normativa n º 1, de 23 de fevereiro de 2016. Instrução Normativa n º 1, de 23 de fevereiro de 2016. Esta Instrução Normativa estabelece os procedimentos para o licenciamento e a regularização ambiental de Instalações Radiativas a serem realizados

Leia mais

Simulações de triagem de projetos no licenciamento ambiental: uma análise comparativa dos sistemas estaduais no sudeste brasileiro

Simulações de triagem de projetos no licenciamento ambiental: uma análise comparativa dos sistemas estaduais no sudeste brasileiro Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Programa de pós-graduação em Engenharia Ambiental Mestrado em Engenharia Ambiental Simulações de triagem de projetos no licenciamento ambiental: uma análise comparativa

Leia mais

Dispõe sobre Procedimentos para o Controle de Efluentes Líquidos Provenientes de Fontes de Poluição Licenciáveis pela CETESB, na UGRHI 6 Alto Tietê.

Dispõe sobre Procedimentos para o Controle de Efluentes Líquidos Provenientes de Fontes de Poluição Licenciáveis pela CETESB, na UGRHI 6 Alto Tietê. DECISÃO CETESB Nº 53, de 24/03/2009 Dispõe sobre Procedimentos para o Controle de Efluentes Líquidos Provenientes de Fontes de Poluição Licenciáveis pela CETESB, na UGRHI 6 Alto Tietê. A Diretoria Plena

Leia mais