Inovações que salvam vidas.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Inovações que salvam vidas."

Transcrição

1

2 Inovações que salvam vidas.

3 Baumer Baumer Mogi Mogi Mirim, Mirim, SP SP -- Brasil Brasil

4 Parque Fabril

5 Institucional Linha do Destino A Baumer nasceu pela necessidade vivenciada de seu fundador em criar uma solução local e rápida para área da saúde, especificamente em cirurgia ortopédica. Em 1950, impulsionado pelo amor e pela necessidade, Manoel Amaral Baumer, aos 22 anos, transformou a força que depositava na sua recém fundada empresa de autopeças, em determinação para fabricar os implantes e instrumentais, na época importados e de difícil obtenção, necessários para os ortopedistas brasileiros que atendiam sua esposa, vítima de um acidente de carro. O espírito empreendedor e a determinação do fundador impulsionaram a criação da Baumer que se transformou no maior fabricante de próteses da América Latina. Mais do que uma história de sucesso, uma história de vida que evoluiu para uma trajetória empresarial, tendo em seu alicerce o compromisso com a saúde, bem como oferecer soluções em prol da alegria, esperança, conquistas e realização das pessoas. Hoje, com 60 anos de atuação no Brasil e no mundo, expondo seus produtos com sucesso reconhecido, oferece um portfólio com mais de soluções.

6 Institucional Linha do Pensamento Desde sua fundação em 1952, a Baumer cresce e se desenvolve em ritmo acelerado, incorporando tecnologias, empresas, produtos, conceitos, idéias, além de investir no capital humano. Em seu parque fabril, localizado na cidade de Mogi Mirim, em São Paulo, a Baumer reúne equipamentos de última geração e uma equipe de profissionais altamente treinados e qualificados para desenvolver e produzir produtos que ofereçam segurança e benefícios a saúde. Estes esforços contínuos garantem a manutenção da liderança no Brasil, a fabricação de nossos produtos, com precisão, segurança e alta qualidade, além de uma posição de destaque em outros segmentos do mercado em que atua, como: esterilização, lavanderia, biomateriais, produtos para centro cirúrgico.

7 Institucional A BAUMER OFERECE SOLUÇÕES PARA: Ortopedia Coluna Odontologia Tratamento de Feridas Esterilização e Controle de Infecção Centro Cirúrgico Lavanderia Hospitalar, Industrial e Hoteleiro UTI

8 BIOMATERIAIS Divisão Genius Mais de 15 anos desenvolvendo biomateriais não-metálicos. Oferece materiais osteocondutores e barreiras biológicas. Alternativas para enxertia óssea, preenchimento de cavidades, reconstrução e artrodese. Destinado às áreas de: ortopedia, traumatologia, bucomaxilofacial, odontologia, plástica, neurocirurgia e oncologia. Materiais de origem bovina e sintética.

9 Grande avanço nas últimas décadas. Grande base científica mais de trabalhos realizados. Aceitação nas clínicas médicas-odontológicas. Materiais biocompatíveis. Promove a reparação do tecido ósseo com segurança.

10 Tipos de Enxerto Ósseo Autógeno: osso do próprio paciente. Alógeno: osso de outro indivíduo da mesma espécie (banco de osso). Xenógeno: osso proveniente de animais (bovino, porcino, eqüino, etc.) Aloplástico: material sintético, artificial. Do ponto de vista biológico, materiais obtidos do próprio organismo são os mais adequados, pois possuem todo o material genético do paciente.

11 Autógeno Alógeno Morbidade Controle minucioso Maior tempo operatório Proibido comercialização no Brasil Maior dor pós-operatória Disponibilidade Alto custo Compatibilidade de Idade Internação Armazenagem Perda de Sangue Alto custo Quantidade BIOMATERIAIS GENIUS melhor alternativa ao uso de enxertos Autógenos e Alógenos!

12 Definição de Biomateriais Os Biomateriais representam um poderoso instrumento auxiliar para aquele profissional que atua cirurgicamente com tecidos ósseos. São substâncias ou combinações de substâncias de origem orgânica ou sintética, que de forma geral tem como finalidade auxiliar na recuperação do tecido lesado, através de mecanismos de indução ou condução. Caracterizam-se por sua biocompatibilidade, ou seja, são inertes do ponto de vista biológico, não causando nenhum efeito nocivo ao organismo.

13 Biomateriais Biomateriais Dividem-se em materiais orgânicos e inorgânicos, sendo osteocondutores e osteoindutores, fatores de crescimento, barreiras biológicas e aglutinantes, destinados às áreas de ortopedia, traumatologia, bucomaxilofacial, periodontia e implantodontia. Vantagens do do uso uso de de osso osso bovino bovino Vantagens É uma fonte inesgotável, com custo relativamente barato, onde não existe a preocupação com doenças infectocontagiosas, além de atender a Constituição Brasileira quanto à proibição da comercialização de material de procedência humana (Capítulo II Seção II da Saúde).

14 Integração óssea óssea Integração Definição: Um implante está osseointegrado se ele está funcionando como suporte estável e aparentemente imóvel (fixo) da prótese sob carga funcionando sem dor, inflamação ou afrouxamento.

15 Osso -- composição composição Osso Mineral (HAP) Proteina* 100 % H2O Proteina estrutural = colágeno tipo I Outros colágenos, proteoglicanos glicosaminoglicanos, fatores de crescimento

16 Biomateriais Biomateriais Principais vantagens: Praticidade Biocompatibilidade Excelente relação custo / benefício Menos traumático

17 Linha de Biomateriais Genius A linha mais completa do mercado. Há mais de 15 anos promovendo a regeneração óssea com eficácia e segurança.

18

19 Linha de Biomateriais Genius Enxerto ósseo desmineralizado de origem bovina GenOx Org Enxerto ósseo desproteinizado de origem bovina GenOx Inorg Enxerto ósseo bovino composto Gen Mix Membrana biológica de origem bovina Gen Derm Membrana biológica de origem bovina Gen Derm Flex Enxerto ósseo integral de origem bovina - OrthoGen Enxerto ósseo cerâmico bifásico GenPhos HÁ TCP Enxerto ósseo cerâmico bifásico GenPhos XP

20 Bovino Bovino

21 GenOx Org Características: Matriz orgânica extraída da cortical óssea bovina. Material estéril e biocompatível para uso em processos rápidos de regeneração. Material natural e reabsorvível com a porosidade do tecido ósseo original. Aplicabilidade: Preenchimento de alvéolos e defeitos intra-ósseos. Ancoragem em implantes imediatos, e tratamentos cirúrgicos péri-implantes. Implantodontia, bucomaxilofacial, periodontia e cirurgias ósseas em geral.

22 GenOx Org Vantagens e Benefícios: Atua como elemento osteocondutor, servindo como suporte poroso para células de potencial osteogênico. Material altamente poroso que apresenta taxa de reabsorção mais rápido do que os enxertos inorgânicos. Por ser poroso, permite vascularização, proliferação e maturação celular para formação de osso novo. Apresentação: Dose: 0,5cc/ 1,0cc Peso aproximado: 0,5cc=0,3g / 1,0cc=0,5g Granulometria: 0,5mm a 1,0mm Tempo de Reabsorção: 4 a 5 meses

23 GenOx Inorg Características: Substituto ósseo com reabsorção mais lenta e maior estrutura. Matriz inorgânica de osso bovino medular esponjoso, que apresenta estrutura similar ao osso natural - hidroxiapatita natural de alta pureza. Material estéril, biocompatível, altamente poroso e resistente. Aplicabilidade: Implantodontia, bucomaxilofacial e cirurgias ósseas gerais com tempo de reparo longo. Pós-exodontias, pós-cirurgias em áreas com lesões císticas ou tumores. Recobrimento de espiras expostas, lesões de furca e defeitos ósseos de periápce.

24 GenOx Inorg Vantagens e Benefícios: Permite a manutenção do volume e arcabouço ósseo. 30% reabsorve e 70% ósseo-integra. Atua como elemento osteocondutor, conferindo resistência ao leito ósseo e suporte para proliferação de células osteogênicas à medida que é reabsorvido. Apresentação: Dose: 0,5cc/ 1,0cc Peso aproximado: 0,5cc=0,5g / 1,0cc=1,0g Granulometria: 0,5mm a 1,0mm Tempo de Reabsorção: 8 a 9 meses

25 Gen Mix Características: Enxerto ósseo composto de origem bovina. Material estéril, biocompatível para o uso em medicina e odontologia em situações onde houve perda de tecido ósseo. Proteína + Mineral + Aglutinante Natural. Aplicabilidade: Levantamento de seio maxilar. Lesões ósseas periodontais. Reconstrução de tábuas ósseas. Ancoragem em implantes imediatos, perdas ósseas peri-implantes. Implantologia, bucomaxilofacial, e cavidades ósseas em geral.

26 Gen Mix Vantagens e Benefícios: Reparo ósseo em menor tempo. Por sua composição mista, oferece melhores resultados na formação de osso novo. A presença do colágenos facilita o manuseio. A manutenção da estrutura original do tecido ósseo confere resistência e permite osteocondução. Apresentação: Dose: 0,75cc/ 1,5cc Granulometria: 0,25mm a 1,0mm Tempo de Reabsorção: 7 a 8 meses

27 GenDerm e GenDerm Flex Características: Membrana biológica reabsorvível de cortical óssea bovina. Material estéril e biocompatível. Material de fácil manipulação. Aplicabilidade: Barreira biológica para regeneração tecidual guiada. Implantodontia, periodontia, bucomaxilofacial e cirurgias ósseas em geral.

28 Gen Derm Vantagens e Benefícios: Por ser reabsorvível, evita segunda cirurgia para remoção. Sua permeabilidade permite a troca de nutrientes e impede a invasão de células não osteogênicas. Atua como barreira para o tecido mole e ao mesmo tempo estabiliza a falha permitindo que a remodelação óssea ocorra. Apresentação: Pequena aprox. 20 x 20mm Média aprox. 30 x 30mm Tempo de Reabsorção GenDerm: de 45 a 90 dias Tempo de Reabsorção GenDerm Flex: de 90 a 180 dias

29 GenPhos HA TCP Características: Material sintético, estéril e biocompatível, de alta pureza. Biomaterial composto de Hidroxiapatita e β-trifosfato de Cálcio, na proporção aproximada de 70:30%. Reabsorve e osseointegra mais lentamente. Aplicabilidade: Preenchimento de cavidades ósseas em geral, e em casos de perdas ósseas extensas que podem ser corrigidas com particulado. Defeitos ósseos de periápce. Pós-exodontias e defeitos ósseos pós-ciriurgias.

30 GenPhos HA TCP Vantagens e Benefícios: Material sintético que na medida em que é reabsorvido deixa osso novo no local (30% β trifosfato de cálcio e 70% hidroxiapatita de alta pureza). Material bifásico que associa a estabilidade da hidroxiapatita com a rápida taxa de reabsorção do β trifosfato de cálcio. Excelente estrutura osteocondutora. Apresentação: Dose: 0,5cc/ 1,0cc Granulometria: 0,5mm a 0,75mm Tempo de Reabsorção: 9 a 11 meses

31 GenPhos HA TCP

32 GenPhos XP GenPhos XP pertence a família da GenPhos HA TCP cerâmicas de fosfato de cálcio composta por Hidroxiapatita e βtrifosfato de Cálcio na proporção aproximada de 70:30%. O modelo GenPhos XP apresenta porosidade entre 20-30% e a GenPhos HA TCP apresenta de 2-4%.

33 GenPhos XP Alta porosidade Similaridade com a arquitetura óssea Maior Superfície de contato Maior interação com o organismo

34 GenPhos XP Aplicabilidade: enxertia nas áreas de periodontia, implantodontia, cirurgia periapical, cirurgia buco-maxilo-facial. Apresentação: Doses: 0,5cc/ 1,0cc/ 1,5cc Granulometria: 0,50 a 0,75mm / 0,75 a 1,0mm Tempo de Reparo: 7 a 8 meses

35 OrthoGen Características: Osso integral de origem bovina. Estrutura e composição química comparável ao osso humano. Estrutura mista, composta por uma porção orgânica (25-30% de proteínas colagenosas) e uma porção mineral (65-70% de hidroxiapatita). Livre de resíduos medulares, gordura, metais pesados, componentes celulares e agentes antigênicos. Mantém a estrutura trabeculada natural do osso. Produto esterilizado com radiação gama.

36 OrthoGen Aplicabilidade OrthoGen Bloco: Enxerto ósseo para uso ortopédico e odontológico. Em situações onde houve perda óssea, para ganho de espessura e volume. Aplicabilidade OrthoGen Particulado: Cirurgias ósseas em geral, implantodontia, bucomaxilofacial, periodontia. Levantamento de seio maxilar; Defeitos intra-ósseos; Ancoragem em implantes; e tratamentos cirúrgicos peri-implantares; Lesões ósseas periodontais, e cirurgias parendodônticas; Recobrimento de espiras expostas.

37 OrthoGen Vantagens e Benefícios: Estrutura porosa e firme facilita a deposição de células osteogênicas e formação de osso novo por osteocondução. Por sua natureza trabeculada intacta e sem resíduos, permite rápida vascularização. Processamento físico-químico comprovadamente eficaz quanto a agentes infecciosos. Produto de fácil manipulação.

38 OrthoGen Apresentação: Bloco: 5 x 15 x 15 mm 8 x 20 x 20 mm 8 x 20 x 30 mm 10 x 20 x 20 mm Particulado: Dose: 0,5cc/ 1,0cc/ 1,5cc / 3,0cc Granulometria: 0,25-0,50mm / 0,50-0,75mm / 0,75 a 1,0mm / 1,0 a 2,0mm Tempo de Reparo: 6 a 7 meses

39 Genius Biomateriais Elaborado por: Mayara Monique Alves de Almeida Firmino Data: 01/08/2014 Telefone: (19) / (19) mayara.almeida@baumer.com.br site:

40

ODONTOLOGIA. Baumer. Líder no Brasil. Forte no mundo. Enxertos Ósseos e Barreiras Biológicas LINHA DE ENXERTOS ÓSSEOS. SOLUÇÃO PARA: Odontologia

ODONTOLOGIA. Baumer. Líder no Brasil. Forte no mundo. Enxertos Ósseos e Barreiras Biológicas LINHA DE ENXERTOS ÓSSEOS. SOLUÇÃO PARA: Odontologia Enxertos Ósseos e Barreiras Biológicas SOLUÇÃO PARA: Odontologia ODONTOLOGIA TECNOLOGIA PARA: Implantodontia, Periodontia, Endodontia e Bucomaxilo. Vista Aérea - Parque Industrial Baumer - Mogi Mirim -

Leia mais

Biomateriais. Catálogo. Biomateriais. Excelência e Evolução

Biomateriais. Catálogo. Biomateriais. Excelência e Evolução Biomateriais Excelência e Evolução Catálogo Biomateriais Empresa Inovação com qualidade A Bionnovation Biomedical é uma empresa brasileira localizada no Distrito Industrial II, em Bauru interior de São

Leia mais

Apresentação clínica e histológica da utilização do substituto ósseo sintético Gen Phos ( ßTCP) em odontologia.

Apresentação clínica e histológica da utilização do substituto ósseo sintético Gen Phos ( ßTCP) em odontologia. Apresentação clínica e histológica da utilização do substituto ósseo sintético Gen Phos ( ßTCP) em odontologia. Resumo: Este estudo tem como objetivo apresentar o comportamento do substituto ósseo sintético

Leia mais

www.sinimplante.com.br 0800 770 8290 Distribuído no Brasil por: O uso clínico de CERASORB M na Cirurgia Oral Caso 1 Situação inicial: Maxila atrofiada subseqüente à perda dos dentes 25-27, densidade óssea

Leia mais

60% hidroxiapatita 40% fosfato-tricálcico 60-80% μm. Compatível com o tamanho das células humanas.

60% hidroxiapatita 40% fosfato-tricálcico 60-80% μm. Compatível com o tamanho das células humanas. Introdução Generalidades sobre a cerâmica de Fosfato de Cálcio O grande número de estudos e trabalhos publicados tanto sobre a Hidroxiapatita (HÁ) quanto sobre o fosfato tricálcico (TCP) demonstram o interesse

Leia mais

O uso do substituto ósseo xenogênico em bloco OrthoGen em procedimento de enxertia intraoral. Avaliação clínica e histológica.

O uso do substituto ósseo xenogênico em bloco OrthoGen em procedimento de enxertia intraoral. Avaliação clínica e histológica. O uso do substituto ósseo xenogênico em bloco OrthoGen em procedimento de enxertia intraoral. Avaliação clínica e histológica. Fábio Gonçalves 1 Resumo O objetivo deste estudo é apresentar um caso clínico

Leia mais

ALTERNATIVAS CIRÚRGICAS RECONSTRUTIVAS PARA ÁREAS ESTÉTICAS COM DEFICIÊNCIA TECIDUAL

ALTERNATIVAS CIRÚRGICAS RECONSTRUTIVAS PARA ÁREAS ESTÉTICAS COM DEFICIÊNCIA TECIDUAL Dr. Julio Cesar Joly Dr. Robert Carvalho da Silva Dr. Paulo Fernando Mesquita de Carvalho Duração: 3 dias Data: 12, 13 e 14 de julho de 2010 PROGRAMA DO CURSO PRIMEIRO DIA PROCEDIMENTOS RECONSTRUTIVOS

Leia mais

Como Avaliar e Escolher. O Enxerto Ósseo Ideal

Como Avaliar e Escolher. O Enxerto Ósseo Ideal Como Avaliar e Escolher O Enxerto Ósseo Ideal Índice Introdução Os Enxertos Ósseos A Solução Ideal Depoimentos 02 04 09 12 2 Introdução A Implantodontia é a especialidade que tem como finalidade tratar

Leia mais

MURILO VILA REAL SOARES BIOMATERIAIS UTILIZADOS NA PRÁTICA ODONTOLÓGICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

MURILO VILA REAL SOARES BIOMATERIAIS UTILIZADOS NA PRÁTICA ODONTOLÓGICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA 0 MURILO VILA REAL SOARES BIOMATERIAIS UTILIZADOS NA PRÁTICA ODONTOLÓGICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA Londrina 2015 1 MURILO VILA REAL SOARES BIOMATERIAIS UTILIZADOS NA PRÁTICA ODONTOLÓGICA: UMA REVISÃO

Leia mais

Biomateriais. Catálogo. Biomateriais. Excelência e Evolução

Biomateriais. Catálogo. Biomateriais. Excelência e Evolução Biomateriais Excelência e Evolução Catálogo Biomateriais Empresa Linha de Produtos Inovação com qualidade A Bionnovation é uma empresa brasileira especializada na fabricação de biomateriais, que oferece

Leia mais

ORTHOGEN. Determinações Humano (%) IC 95% Bovino (%) IC 95% Água 7,93-7,75 - Gordura 0,06 0,1 0,1 0,1. Nitrogênio 4,3 0,1 4,3 0,1

ORTHOGEN. Determinações Humano (%) IC 95% Bovino (%) IC 95% Água 7,93-7,75 - Gordura 0,06 0,1 0,1 0,1. Nitrogênio 4,3 0,1 4,3 0,1 ORTHOGEN Orthogen é um enxerto ósseo liofilizado integral, de origem bovina que mantém, em função de seu processamento, as características físico-químicas do osso in natura. É produzido pela Genius, divisão

Leia mais

Linha Regenerativa. Parafusos Kits Instrumentais. Bonefill Enxerto Bovino. Membranas. Hidroxiapatita Enxerto Sintético. Barreiras

Linha Regenerativa. Parafusos Kits Instrumentais. Bonefill Enxerto Bovino. Membranas. Hidroxiapatita Enxerto Sintético. Barreiras Linha Regenerativa CATÁLOGO PRODUTOS Bonefill Enxerto Bovino Membranas Não Absorvíveis Parafusos Kits Instrumentais Hidroxiapatita Enxerto Sintético Barreiras Não Absorvíveis ßeta TCP Enxerto Sintético

Leia mais

Instruções de Uso TCP DENTAL HP

Instruções de Uso TCP DENTAL HP Visando a praticidade e facilidade ao acesso às instruções de uso, a Ortech Medical está disponibilizando os documentos para download no site: www.ortechmedical.com.br. IMPORTANTE: Para baixar as instruções

Leia mais

THIAGO REVILLION DINATO

THIAGO REVILLION DINATO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM PRÓTESE DENTAL THIAGO REVILLION DINATO PERDA ÓSSEA MARGINAL

Leia mais

APLICADO À IMPLANTODONTIA

APLICADO À IMPLANTODONTIA Artigo 6 Copyright 2012 International Journal of Science Dentistry Available online http://www.ijosd.uff.br ENXERTO ÓSSEO PARTICULADO APLICADO À IMPLANTODONTIA Bone graft particulate applied implantology.

Leia mais

Assessoria ao Cirurgião Dentista papaizassociados.com.br. Publicação mensal interna da Papaiz edição XVII Junho de 2016

Assessoria ao Cirurgião Dentista papaizassociados.com.br. Publicação mensal interna da Papaiz edição XVII Junho de 2016 Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna da Papaiz edição XVII Junho de 2016 Dr. André Simões, radiologista da Papaiz Diagnósticos Odontológicos por Imagem 11 3894 3030 papaizassociados.com.br

Leia mais

Docente: Sheila C. Ribeiro Abril/2016

Docente: Sheila C. Ribeiro Abril/2016 Docente: Sheila C. Ribeiro Abril/2016 Introdução Função Suporte Proteção Apoio Contrações Depósito de minerais Tecido Conjuntivo Especializado Células e Matriz óssea endósteo Periósteo Osteoblastos Osteócitos

Leia mais

INFORMAÇÃO AO PACIENTE QUANDO OS IMPLANTES SE TORNAM VISÍVEIS. Enxerto ósseo menor

INFORMAÇÃO AO PACIENTE QUANDO OS IMPLANTES SE TORNAM VISÍVEIS. Enxerto ósseo menor INFORMAÇÃO AO PACIENTE QUANDO OS IMPLANTES SE TORNAM VISÍVEIS Enxerto ósseo menor OS TRATAMENTOS DENTÁRIOS SÃO UMA QUESTÃO DE CONFIANÇA NOSSA EXPERIÊNCIA E COMPE- TÊNCIA SÃO ALGO EM QUE VOCÊ PODE CONFIAR

Leia mais

Tecido Ósseo Funções:

Tecido Ósseo Funções: Tecido Ósseo Funções: Suporte e proteção; Alojamento da medula óssea; Depósito de cálcio, fosfato e outros íons. Estrutura Material extracelular Matriz óssea Células - osteócitos - osteoblastos - osteoclastos

Leia mais

Tecido cartilaginoso 1

Tecido cartilaginoso 1 Tecido cartilaginoso 1 Cartilagem Tec conjuntivo de consistência rígida Suporte de tecidos moles Reveste superfícies articulares (absorve choques, facilita o deslizamento dos ossos) Formação dos ossos

Leia mais

INFORMAÇÃO AO PACIENTE DENTE PERDIDO E DEPOIS? Alvéolos pós-extração

INFORMAÇÃO AO PACIENTE DENTE PERDIDO E DEPOIS? Alvéolos pós-extração INFORMAÇÃO AO PACIENTE DENTE PERDIDO E DEPOIS? Alvéolos pós-extração OS TRATAMENTOS DENTÁRIOS SÃO UMA QUESTÃO DE CONFIANÇA NOSSA EXPERIÊNCIA E COMPE- TÊNCIA SÃO ALGO EM QUE VOCÊ PODE CONFIAR Mais de 10

Leia mais

do alvéolo preservação

do alvéolo preservação Técnicas cirúrgicas de preservação do alvéolo Casos de reabilitação posterior Pág.2o Técnicas cirúrgicas de preservação do alvéolo em reabilitações finais com implantes Preservar o alvéolo pós-extraçào

Leia mais

TECIDO ÓSSEO TECIDO ÓSSEO. TECIDO ÓSSEO: Funções 02/11/2015

TECIDO ÓSSEO TECIDO ÓSSEO. TECIDO ÓSSEO: Funções 02/11/2015 TECIDO ÓSSEO TECIDO ÓSSEO Tipo especializado de tecido conjuntivo formado por células e material extracelular calcificado, a matriz óssea. Funções Proteção dos órgãos Sustentação e conformação do corpo

Leia mais

Reparação. Regeneração Tecidual 30/06/2010. Controlada por fatores bioquímicos Liberada em resposta a lesão celular, necrose ou trauma mecânico

Reparação. Regeneração Tecidual 30/06/2010. Controlada por fatores bioquímicos Liberada em resposta a lesão celular, necrose ou trauma mecânico UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ COORDENAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA DE PATOLOGIA VETERINÁRIA Reparação Prof. Raimundo Tostes Reparação Regeneração: reposição de um grupo de células destruídas

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DA PROTEÍNA MORFOGENÉTICA RECOMBINANTE SINTÉTICA TIPO 2 PARA RECOSNTRUÇÃO DE MAXILA ATRÓFICA. DESCRIÇÃO DA TÉCNICA E RELATO DE UM CASO

A UTILIZAÇÃO DA PROTEÍNA MORFOGENÉTICA RECOMBINANTE SINTÉTICA TIPO 2 PARA RECOSNTRUÇÃO DE MAXILA ATRÓFICA. DESCRIÇÃO DA TÉCNICA E RELATO DE UM CASO A UTILIZAÇÃO DA PROTEÍNA MORFOGENÉTICA RECOMBINANTE SINTÉTICA TIPO 2 PARA RECOSNTRUÇÃO DE MAXILA ATRÓFICA. DESCRIÇÃO DA TÉCNICA E RELATO DE UM CASO AUTORES: André Zétola Rafaela Larson Introdução A procura

Leia mais

Instruções de Uso KG BONE

Instruções de Uso KG BONE Visando a praticidade e facilidade ao acesso às instruções de uso, a Ortech Medical está disponibilizando os documentos para download no site: www.ortechmedical.com.br. IMPORTANTE: Para baixar as instruções

Leia mais

Í ndice. Surge Uma Nova Era J. Schmidseder Envelhecer: permanecer jovem Aspectos da odontologia estética Entre no caminho do futuro!

Í ndice. Surge Uma Nova Era J. Schmidseder Envelhecer: permanecer jovem Aspectos da odontologia estética Entre no caminho do futuro! Í ndice Surge Uma Nova Era J. Schmidseder Envelhecer: permanecer jovem Aspectos da odontologia estética Entre no caminho do futuro! Conceito de Beleza Beleza: essência de perfeição Bases da Odontologia

Leia mais

TECIDO ÓSSEO. Nutrição Dependente de canalículos existentes na matriz, pois não existe difusão pela matriz calcificada.

TECIDO ÓSSEO. Nutrição Dependente de canalículos existentes na matriz, pois não existe difusão pela matriz calcificada. TECIDO ÓSSEO Tipo de tecido conjuntivo especializado, formado por células e material extracelular calcificado, a matriz óssea. Principal constituinte do esqueleto. Funções - Serve de suporte para os tecidos

Leia mais

Questão 1. Considerando essa situação hipotética, redija pequenos textos, respondendo às perguntas apresentadas nos itens de I a III.

Questão 1. Considerando essa situação hipotética, redija pequenos textos, respondendo às perguntas apresentadas nos itens de I a III. Questão Um cão de rua visivelmente emaciado e faminto encontrou e ingeriu restos alimentares provenientes da dieta de humanos: um pouco de purê de batatas e um pedaço de carne com generosa camada de gordura.

Leia mais

TECIDO ÓSSEO. Prof a Cristiane Oliveira

TECIDO ÓSSEO. Prof a Cristiane Oliveira TECIDO ÓSSEO Prof a Cristiane Oliveira TECIDO ÓSSEO QUAIS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS? Componente principal do esqueleto; Caracterizado pela rigidez e dureza, mas é dinâmico, adaptando-se as demandas

Leia mais

FACULDADE DE EXCELÊNCIA EDUCACIONAL DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO: FISIOTERAPIA DISCIPLINA: HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA Prof. Dr.

FACULDADE DE EXCELÊNCIA EDUCACIONAL DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO: FISIOTERAPIA DISCIPLINA: HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA Prof. Dr. FACULDADE DE EXCELÊNCIA EDUCACIONAL DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO: FISIOTERAPIA DISCIPLINA: HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA TECIDO ÓSSEO Tipo especializado de tecido conjuntivo» Protege órgãos» Produção de células

Leia mais

ORTOBIO - INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTOS ORTOPÉDICOS LTDA.

ORTOBIO - INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTOS ORTOPÉDICOS LTDA. Visando a facilidade de acesso à informação, conforme a Instrução Normativa n 4/2012 estabelecida pela ANVISA, a empresa Ortobio Industria e Comércio de Produtos ortopédicos Ltda., passa a disponibilizar

Leia mais

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS E PRINCIPAIS TIPOS DE TECIDOS

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS E PRINCIPAIS TIPOS DE TECIDOS NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS E PRINCIPAIS TIPOS DE TECIDOS Profª MSc Monyke Lucena Átomos Compostos químicos Célula Tecidos Órgão Sistema Organismo Os animais apresentam diferentes tipos de tecidos,

Leia mais

CIRURGIA PERIODONTAL

CIRURGIA PERIODONTAL Disciplina de Periodontia 5 o período CIRURGIA PERIODONTAL Prof.Dr. Lucinei Roberto de Oliveira http://lucinei.wikispaces.com 2012 Tratamento completo do paciente com doença periodontal: FASES DA TERAPIA

Leia mais

Guoping Chen, Takashi Ushida and Tetsuya Tateishi Materials Science and Engineering C (2001)

Guoping Chen, Takashi Ushida and Tetsuya Tateishi Materials Science and Engineering C (2001) Desenvolvimento de Suportes Porosos Biodegradáveis para Engenharia de Tecidos Guoping Chen, Takashi Ushida and Tetsuya Tateishi Materials Science and Engineering C (2001) Jorge Beira, Lina Espinha e Marisa

Leia mais

CATÁLOGO DE LUVAS MÉDICAS SANRO 2016 / 2017

CATÁLOGO DE LUVAS MÉDICAS SANRO 2016 / 2017 CATÁLOGO DE LUVAS MÉDICAS SANRO 2016 / 2017 Planta Industrial de Luvas Médicas, São Roque/SP. LUVAS CIRÚRGICAS: SANRO LIS NÃO CIRÚRGIC0S: SANRO AMBI (NÃO ESTÉRIL) NÃO CIRÚRGIC0S: SANRO AMBI (ESTÉRIL) NÃO

Leia mais

Instruções de uso 2.APRESENTAÇÃO: 1. INFORMAÇÕES DE IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO:

Instruções de uso 2.APRESENTAÇÃO: 1. INFORMAÇÕES DE IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO: (BIOMATERIAIS PARA ENXERTOS E PREENCHIMENTOS) 1. INFORMAÇÕES DE IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO: O produto Hidroxiapatita Reabsorvível OsteoGen é um enxerto ósseo composto de Fosfato e Cálcio, sendo utilizado

Leia mais

BIOMECÂNICA DO CORPO HUMANO

BIOMECÂNICA DO CORPO HUMANO BIOMECÂNICA DO CORPO HUMANO António Torres Marques (DEMec/FEUP) 30 de Setembro de 2010 BIOMECÂNICA: DIAGNÓSTICO, PRÓTESES E REGENERAÇÃO APLICAÇÕES: Sistema cardiovascular; Sistema respiratório; Biomecânica

Leia mais

Introdução à ciência e engenharia dos materiais e classificação dos materiais. Profa. Daniela Becker

Introdução à ciência e engenharia dos materiais e classificação dos materiais. Profa. Daniela Becker Introdução à ciência e engenharia dos materiais e classificação dos materiais Profa. Daniela Becker Referências Callister Jr., W. D. Ciência e engenharia de materiais: Uma introdução. LTC, cap 1, 5ed.,

Leia mais

Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução integral ou parcial deste artigo.

Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução integral ou parcial deste artigo. de Queiroz SBF Aragão LBB Mota AB Smeke L de Lima VN Magro Filho O Bloco xenógeno para aumento do rebordo e colocação de implante dentário com finalidade estética na região anterior da maxila relato de

Leia mais

oc PLAN O que é? 2.4 mm Sistema Lockplan 2.4mm O Lockplan 2.4mm é um sistema de osteossíntese mandibular de fixação rígida com 62

oc PLAN O que é? 2.4 mm Sistema Lockplan 2.4mm O Lockplan 2.4mm é um sistema de osteossíntese mandibular de fixação rígida com 62 mm Sistema Lockplan 2.4mm O que é? O Lockplan 2.4mm é um sistema de osteossíntese mandibular de fixação rígida com 62 modelos de placas e 22 parafusos de titânio (2.4mm e 2.7mm), que foi desenvolvido para

Leia mais

Tema B TECIDO CONJUNTIVO

Tema B TECIDO CONJUNTIVO Tema B TECIDO CONJUNTIVO 1 Características gerais 2 Características dos principais tipos de tecido conjuntivo 2.1 Tecido conjuntivo propriamente dito 2.1.1 Laxo 2.1.2 Denso: modulado e não modulado 2.2

Leia mais

INSTRUÇÕES DE USO ENXERTO CEM-OSTETIC ENXERTO DE HIDROXIAPATITA. Informações importantes sobre o produto Favor ler antes do uso

INSTRUÇÕES DE USO ENXERTO CEM-OSTETIC ENXERTO DE HIDROXIAPATITA. Informações importantes sobre o produto Favor ler antes do uso INSTRUÇÕES DE USO ENXERTO CEM-OSTETIC ENXERTO DE HIDROXIAPATITA Informações importantes sobre o produto Favor ler antes do uso Estas instruções de uso se referem especificamente ao Enxerto Cem- Ostetic

Leia mais

Tecido Conjuntivo de Sustentação: Ósseo I

Tecido Conjuntivo de Sustentação: Ósseo I Tecido Conjuntivo de Sustentação: Ósseo I Prof. a Dr a. Sara Tatiana Moreira UTFPR Campus Santa Helena 1 Elástico 1 Tecido ósseo Características: Tecido vivo com alto grau de rigidez e resistência à pressão,

Leia mais

Baumer. Líder no Brasil. Forte no mundo.

Baumer. Líder no Brasil. Forte no mundo. SOLUÇÃO PARA: Ortopedia. FIXADORES EXTERNOS TECNOLOGIA PARA: Lesões Traumáticas e Cirúrgicas reconstrutoras do sistema músculo-esquelético. Vista Aérea - Parque Industrial Baumer - Mogi Mirim - SP - Brasil

Leia mais

Biomateriais II. Aplicações ortopédicas 1 - Próteses de anca, joelho e ombro 2 Dispositivos de fixação 3 - tendões, cartilagens e ligamentos

Biomateriais II. Aplicações ortopédicas 1 - Próteses de anca, joelho e ombro 2 Dispositivos de fixação 3 - tendões, cartilagens e ligamentos Biomateriais II Aplicações ortopédicas 1 - Próteses de anca, joelho e ombro 2 Dispositivos de fixação 3 - tendões, cartilagens e ligamentos Fátima Vaz Próteses: substituição de articulações (anca, joelho,

Leia mais

TABELA DE DESCONTOS. Anexo I. Procedimentos %

TABELA DE DESCONTOS. Anexo I. Procedimentos % Escritório Regional - MA Secretaria : Valéria Contato: 3303 5755 / 9 9618 5792 / 9 8235 1149 Email: sãoluis@vipcartao.com.br TABELA DE DESCONTOS Anexo I CARTÃO DESCONTO - MASTER * * Procedimentos % Descontos

Leia mais

BIOMATERIAIS/

BIOMATERIAIS/ BIOMATERIAIS/ Informação e vendas exclusivamente para os profissionais da saúde 800 834 062 I Após-venda 800 834 143 I Fax 00800 40 834 064 www.henryschein.pt I acesurgical@henryschein.pt acesurgical@henryschein.pt

Leia mais

Atécnica de reabilitação protética por meio de implantes

Atécnica de reabilitação protética por meio de implantes ARTIGO DE REVISÃO ISSN 00347272 Enxerto de seio maxilar com substituto ósseo bovino (Gen Mix) Maxillary sinus graft with bone substitute (Gen Mix) 228 Alexander Höhn Mestre em Implantodontia pela São Leopoldo

Leia mais

FICHA TÉCNICA DE SEGURANÇA GEISTLICH BIO-GIDE

FICHA TÉCNICA DE SEGURANÇA GEISTLICH BIO-GIDE Pág. 1 de 4 1.- IDENTIFICAÇÃO DO PREPARADO E DA SOCIEDADE OU EMPRESA Identificação da substância ou preparado: Utilização da substância ou preparado: utilização em práticas dentais. Identificação da sociedade

Leia mais

Dr. Paulo Pasquali REPORTAGEM DE CAPA

Dr. Paulo Pasquali REPORTAGEM DE CAPA Em sua trajetória de mais de 30 anos na área odontológica, Paulo Pasquali sempre buscou beneficiar as pessoas que nele confiaram profissionalmente, muitas mudanças em seus métodos de tratamento e a forma

Leia mais

Implantes. dentários.... A con ança que você precisa.

Implantes. dentários.... A con ança que você precisa. Implantes dentários....................................... A con ança que você precisa. E-Book Implantes Dentários Este guia foi criado para que você conheça um pouco mais sobre o tratamento com implantes

Leia mais

Acompanhamento da estabilidade de Implantes BEST-FIT (Longo Prazo)

Acompanhamento da estabilidade de Implantes BEST-FIT (Longo Prazo) Acompanhamento da estabilidade de Implantes BEST-FIT (Longo Prazo) Estudo retrospectivo com avaliação da capacidade de amortecimento INTRODUÇÃO Objetivo: Avaliação retrospectiva da estabilidade dos implantes

Leia mais

Introdução Conceitos Gerais. Profa. Daniela Becker

Introdução Conceitos Gerais. Profa. Daniela Becker Introdução Conceitos Gerais Profa. Daniela Becker O que são materiais? materiais são substâncias com propriedades que as tornam úteis na construção de máquinas, estruturas, dispositivos e produtos. Em

Leia mais

Bonefill. Materiais para Enxerto Ósseo Bionnovation Produtos Biomédicos LTDA INQ003 REV15 29/08/2016

Bonefill. Materiais para Enxerto Ósseo Bionnovation Produtos Biomédicos LTDA INQ003 REV15 29/08/2016 Bonefill Materiais para Enxerto Ósseo Bionnovation Produtos Biomédicos LTDA Nome Técnico do Produto: Biomateriais para Enxertos e Preenchimentos (2109250) Registro ANVISA nº: 10392710012 Responsável Técnico:

Leia mais

IMPERMEÁVEL E ABSORVENTE. O Curativo Transparente com Compressa Absorvente consiste de:

IMPERMEÁVEL E ABSORVENTE. O Curativo Transparente com Compressa Absorvente consiste de: 3BOLETIM TÉCNICO TEGADERM TM PAD Curativo transparente com compressa absorvente IMPERMEÁVEL E ABSORVENTE DESCRIÇÃO DO PRODUTO O Curativo Transparente com Compressa Absorvente consiste de: DORSO - Filme

Leia mais

Curso de Especialização em Endodontia

Curso de Especialização em Endodontia Curso de Especialização em Endodontia Associação Brasileira de Odontologia Secção Ceará Coordenador: Prof. Nilton Vivacqua EndodontiaAvancada.com OBJETIVOS DO CURSO Este curso tem como objetivos colocar

Leia mais

MASTER EM CIRURGIA AVANÇADA. Joaçaba - SC

MASTER EM CIRURGIA AVANÇADA. Joaçaba - SC MASTER EM CIRURGIA AVANÇADA Joaçaba - SC 2017 MINISTRADORES DANIEL CURY Mestre em Implantodontia Especialista em Implantodontia Especialista em Prótese Dentária Prof. Especialização Implantodontia - IPENO

Leia mais

Tecido Conjuntivo de Sustentação: Ósseo II

Tecido Conjuntivo de Sustentação: Ósseo II Tecido Conjuntivo de Sustentação: Ósseo II Prof. a Sara Tatiana Moreira, Ph.D. UTFPR Campus Santa Helena 1 Histogênese :. Formação Óssea Ossificação Intramembranosa Osso é formado a partir de um molde

Leia mais

DOSSIER. Biomateriais. Recriar a Biologia. Texto: ANA ALBERNAZ. 28 www.saudeoral.pt

DOSSIER. Biomateriais. Recriar a Biologia. Texto: ANA ALBERNAZ. 28 www.saudeoral.pt Biomateriais Recriar a Biologia Texto: ANA ALBERNAZ 28 Mesmo em época de crise económica em que o investimento em Investigação e desenvolvimento abrandou, continuam a surgir novos diária e cujo valor é

Leia mais

Capítulo 2 Aspectos Histológicos

Capítulo 2 Aspectos Histológicos 5 Capítulo 2 Aspectos Histológicos Alguns conceitos básicos sobre histologia humana, a caracterização dos tecidos, a regeneração e reparação dos mesmos em lesões e a cicatrização de feridas são aspectos

Leia mais

Histologia Animal. 1º ano 2016 Profa. Rose Lopes

Histologia Animal. 1º ano 2016 Profa. Rose Lopes Histologia Animal 1º ano 2016 Profa. Rose Lopes Os tecidos animais 4 tipos básicos: Epitelial Conjuntivo Muscular Nervoso Tecidos epiteliais Células justapostas, com pouca ou nenhuma substância extracelular.

Leia mais

Centro Clínico Champalimaud

Centro Clínico Champalimaud Centro Clínico Champalimaud O Centro Clínico Champalimaud (CCC) é uma instituição médica, científica e tecnológica de última geração, onde, a par da prestação integrada e interdisciplinar de cuidados clínicos

Leia mais

Disciplinas 13 de December de 2012 Última Atualização 04 de January de 2013

Disciplinas 13 de December de 2012 Última Atualização 04 de January de 2013 13 de December de 01 Última Atualização 04 de January de 013 e créditos 17/1/01 SISTEMA DE CRÉDITOS ADOTADOS PELO PPGO-UNIOESTE: Um (1) crédito = quinze (15) h/aulas; Número total de créditos: 44 (660

Leia mais

TABELA MEDICINA DENTÁRIA INSTITUCIONAL

TABELA MEDICINA DENTÁRIA INSTITUCIONAL TABELA MEDICINA DENTÁRIA INSTITUCIONAL TLM: 92 607 79 36 MAIL: GERAL@ORALMAIS.PT SITE: WWW.ORALMAIS.PT Clínica Domícilios Grupo: CONSULTA 15% 10% A1.01.01.01 Primeira consulta de medicina dentária 25,50

Leia mais

Trabalho de biologia. Nome: Naiheverton e wellinton. Turma:103

Trabalho de biologia. Nome: Naiheverton e wellinton. Turma:103 Trabalho de biologia Nome: Naiheverton e wellinton Turma:103 VITAMINAS São compostos orgânicos imprescindível para algumas reações metabólicas especificas,requeridos pelo corpo em quantidade minimas para

Leia mais

CONSIDERANDO os pronunciamentos contidos no Processo nº 24740, de 22/08/2007;

CONSIDERANDO os pronunciamentos contidos no Processo nº 24740, de 22/08/2007; DELIBERAÇÃO - CÂMARA DE GRADUAÇÃO Nº002/2008 Estabelece adequações curriculares para o curso de graduação em Odontologia, a vigorar a partir do ano letivo de 2008. CONSIDERANDO os pronunciamentos contidos

Leia mais

Biofilmes Bacterianos

Biofilmes Bacterianos Biofilmes Bacterianos Biofilmes Bactérias isoladas x Bactérias em associação Biofilmes: Comunidades de bactérias aderidas a superfícies sólidasou semi-sólidas, envoltas por uma matriz de polímeros extracelulares

Leia mais

REDE CREDENCIADA ATHUS BRASIL TABELA ODONTOLÓGICA - V

REDE CREDENCIADA ATHUS BRASIL TABELA ODONTOLÓGICA - V CÓDIGO GRUPO DESCRIÇÃO VALOR GARANTIA (DIAS) 81000065 CONSULTA Consulta odontológica inicial (exame clínico e plano de tratamento) R$ 22,00 90-81000111 CIRURGIA ODONTOLÓGICA Acompanhamento de tratamento/

Leia mais

Explante Ortopédico: A realidade de um hospital especializado

Explante Ortopédico: A realidade de um hospital especializado Explante Ortopédico: A realidade de um hospital especializado Idalina Brasil Rocha da Silva Diretora Técnica de Serviço CME Instituto de Ortopedia e Traumatologia - HCFMUSP O IOT Instituto dedicado ao

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA GUILHERME MAURI CORTI LEVANTAMENTO SINUSAL COM REGENERAÇÃO ÓSSEA GUIADA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA Porto Alegre 2012 GUILHERME MAURI CORTI

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCORRÊNCIA

RELATÓRIO DE CONCORRÊNCIA 23 - ENFERMAGEM ENFERMAGEM CIRÚRGICA 11 65 5,9 ENFERMAGEM EM CANCEROLOGIA 8 41 5,1 ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA 9 41 4,6 ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO 2 11 5,5 ENFERMAGEM EM EMERGÊNCIA GERAL 5 40 8,0 ENFERMAGEM

Leia mais

INSTRUÇÕES DE USO ENXERTO CEM-OSTETIC PUTTY ENXERTO DE HIDROXIAPATITA. Informações importantes sobre o produto Favor ler antes do uso

INSTRUÇÕES DE USO ENXERTO CEM-OSTETIC PUTTY ENXERTO DE HIDROXIAPATITA. Informações importantes sobre o produto Favor ler antes do uso INSTRUÇÕES DE USO ENXERTO CEM-OSTETIC PUTTY ENXERTO DE HIDROXIAPATITA Informações importantes sobre o produto Favor ler antes do uso Estas instruções de uso se referem especificamente ao Enxerto Ósseo

Leia mais

INFLAMAÇÃO & REPARO TECIDUAL

INFLAMAÇÃO & REPARO TECIDUAL UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA UnB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA MOLECULAR INFLAMAÇÃO & REPARO TECIDUAL Mestranda: Diane Oliveira Sumário 1) Inflamação 1.1- Visão geral 1.2- Inflamação Aguda Estímulos

Leia mais

Surgitime Titânio Seal

Surgitime Titânio Seal Surgitime Titânio Seal Bionnovation Produtos Biomédicos LTDA Nome Técnico do Produto: Membranas Regeneradoras (2701065) Registro ANVISA nº: 10392710035 Responsável Técnico: Bruna Vitorazo Federici CRO

Leia mais

Curso de Atualização em Cirurgia Avançada em Implantodontia. Centro de Estudos

Curso de Atualização em Cirurgia Avançada em Implantodontia. Centro de Estudos Curso de Atualização em Cirurgia Avançada em Implantodontia Centro de Estudos Manual do aluno 2013 Professores Eduardo Veras Lourenço Mestre e Doutor em Periodontia pela FOB-USP (Bauru); Professor Adjunto

Leia mais

Instruções de Uso JECTOS

Instruções de Uso JECTOS Visando a praticidade e facilidade ao acesso às instruções de uso, a Ortech Medical está disponibilizando os documentos para download no site: www.ortechmedical.com.br. IMPORTANTE: Para baixar as instruções

Leia mais

2.2 PROCESSOS DE FABRICAÇÃO: CONFORMAÇÃO

2.2 PROCESSOS DE FABRICAÇÃO: CONFORMAÇÃO SLIP CASTING SLIP CASTING SLIP CASTING Fatores Importantes Reologia - grau de defloculação da barbotina; Viscosidade; ph; Concentração de sólidos; Granulometria Vantagens Produção de componentes de forma

Leia mais

ANEXO II TABELA DO IAMESC. Valor do CHO em reais- R$0,32 CLÍNICO GERAL

ANEXO II TABELA DO IAMESC. Valor do CHO em reais- R$0,32 CLÍNICO GERAL ANEXO II TABELA DO IAMESC Valor do CHO em reais- R$0,32 CLÍNICO GERAL COD PROCEDIMENTOS CHO Valor seg. Valor inst. Valor total 01 70110000 Consulta Inicial 157 15,07 35,16 50,24 02 70115000 Profilaxia

Leia mais

Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga

Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga Unidade da Coluna Drs. Bessa da Silva, Artur Teixeira, Daniel Silva e Pedro Varanda Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga Unidade do Joelho Drs. Alberto Monteiro, Carlos Alegre, Francisco Silva e Manuel

Leia mais

Cap. 8: A arquitetura corporal dos animais. Equipe de Biologia

Cap. 8: A arquitetura corporal dos animais. Equipe de Biologia Cap. 8: A arquitetura corporal dos animais Equipe de Biologia Histologia Estuda os tecidos orgânicos. Tecido: Agrupamento de células com as mesmas características e função. Além de suas próprias células,

Leia mais

Enxerto de tecido conjuntivo com objetivo estético em prótese fixa

Enxerto de tecido conjuntivo com objetivo estético em prótese fixa Caso Selecionado Enxerto de tecido conjuntivo com objetivo estético em prótese fixa Cléverson O. Silva, Bruno César de Vasconcelos Gurgel, Fernando Rodrigues Pinto Uma vez que um dente é perdido, ocorre

Leia mais

21/03/2012. A variação molecular atua: fatores de crescimento hormônios adesão celular movimentação alterações funcionais

21/03/2012. A variação molecular atua: fatores de crescimento hormônios adesão celular movimentação alterações funcionais Tecido Conjuntivo Tecido responsável pela resposta inflamatória e por todo o processo de reparo que ocorre após a agressão. Contém vasos sangüíneos, linfáticos e líquido intersticial chamado de sistema

Leia mais

Bem vindo a Geistlich Pharma AG. Apresentação da empresa Geistlich Pharma AG

Bem vindo a Geistlich Pharma AG. Apresentação da empresa Geistlich Pharma AG Bem vindo a Geistlich Pharma AG Visão geral Visão geral da Geistlich Pharma 1851 Fundação em Zurique-Riesbach 2 Sedes na Suíça Central 100% Propriedade da família Geistlich 10 Filiais 3 Unidades de negócios

Leia mais

Total de 11 páginas 1

Total de 11 páginas 1 Tecido ósseo e introdução ao esqueleto O tecido ósseo Tecido conjuntivo com propriedades particulares: Material extracelular calcificado matriz óssea Células: Osteoblastos; Osteócitos; Osteoclastos Periósteo

Leia mais

CURSO TEÓRICO-PRATICO DE MINI-IMPLANTES ORTODÔNTICOS PROF. CARLO MARASSI

CURSO TEÓRICO-PRATICO DE MINI-IMPLANTES ORTODÔNTICOS PROF. CARLO MARASSI CURSO TEÓRICO-PRATICO DE MINI-IMPLANTES ORTODÔNTICOS PROF. CARLO MARASSI INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO: Teórico e Prático de Mini-implantes Ortodônticos P R O F. C A R L O M A R A S S I Especialista em Ortodontia

Leia mais

Relato de caso clínico. Dr. William Buelau * Dr. William de Simone ** Dra. Luciana C.R. de Simone *** Dr. Iago Buelau **** Resumo

Relato de caso clínico. Dr. William Buelau * Dr. William de Simone ** Dra. Luciana C.R. de Simone *** Dr. Iago Buelau **** Resumo Colocação de Implantes na maxila e aumento de espessura do rebordo alveolar usando a Técnica de Regeneração Óssea Guiada (R.O.G.) com utilização de Hidroxiapatita Sintética HAP-91(r) (JHS). Relato de caso

Leia mais

Ambos são tecidos conjuntivos especializados. Possuem funções em comum: suporte e proteção de partes moles

Ambos são tecidos conjuntivos especializados. Possuem funções em comum: suporte e proteção de partes moles Ambos são tecidos conjuntivos especializados Possuem funções em comum: suporte e proteção de partes moles Células parecidas com os fibroblastos do conjuntivo: secretam fibras e abundante MEC; se originam

Leia mais

Soluções, Seguras e Inovadoras Para Dentistas de Todo o Mundo. Distribuidor exclusivo:

Soluções, Seguras e Inovadoras Para Dentistas de Todo o Mundo. Distribuidor exclusivo: Soluções, Seguras e Inovadoras Para Dentistas de Todo o Mundo anestesias Scandonest / Septanest 1:100.000 / Septanest 1:200.000 3 15% Desc. 10 22,5% Desc. 20 27,5% Desc. 24,15 Septanest com adrenalina

Leia mais

Tecido conjuntivo e tecido osseo

Tecido conjuntivo e tecido osseo Tecido conjuntivo e tecido osseo Tipos de tecido conjuntivo Tecidos responsáveis por unir, ligar, nutrir, proteger e sustentar os outros tecidos Tecidos Conjuntivos Propriamente Ditos Frouxo Denso Modelado

Leia mais

CATÁLOGO DE PRODUTOS. GMReis.com.br. GMReis / Catálogo Geral de Produtos / Rev 02 / 2013

CATÁLOGO DE PRODUTOS. GMReis.com.br. GMReis / Catálogo Geral de Produtos / Rev 02 / 2013 CATÁLOGO DE PRODUTOS GMReis / Catálogo Geral de Produtos / Rev 02 / 2013 GMReis Matriz Rua Pierre Simon de Laplace, 600 / Lote 3 Quadra F/ Techno Park / CEP: 13069-310 Campinas SP Brasil / Tel.: +55 19

Leia mais

Dr. Mehdi Shahrzad E-BOOK IMPLANTES DENTÁRIOS

Dr. Mehdi Shahrzad E-BOOK IMPLANTES DENTÁRIOS Dr. Mehdi Shahrzad E-BOOK IMPLANTES DENTÁRIOS E D I T O R I A L O acesso ao conhecimento e formas de tratamento é fundamental para superar paradigmas na cultura em que vivemos, onde a beleza e a saúde

Leia mais

Antígenos e Imunoglobulinas

Antígenos e Imunoglobulinas Curso: farmácia Componente curricular: Imunologia Antígenos e Imunoglobulinas DEYSIANE OLIVEIRA BRANDÃO Antígenos (Ag) São estruturas solúveis ou particuladas reconhecidas pelo organismo como estranha

Leia mais

SISTEMA ESQUELÉTICO. O sistema esquelético é composto de ossos e cartilagens.

SISTEMA ESQUELÉTICO. O sistema esquelético é composto de ossos e cartilagens. SISTEMA ESQUELÉTICO Conceito de Sistema Esquelético O sistema esquelético é composto de ossos e cartilagens. Conceito de Ossos: Ossos são órgãos esbranquiçados, muito duros, que unindos-se aos outros,

Leia mais

INSTRUÇÃO DE USO IMPLANTE

INSTRUÇÃO DE USO IMPLANTE 1.1 Descrição do produto. Os Parafusos Implantáveis osseointegráveis IMPLALIFE são destinados para uso em tecido ósseo na área odontológica. São constituídos de material biocompatível (titânio comercialmente

Leia mais

TRABALHO DE BIOLOGIA A Química da Vida

TRABALHO DE BIOLOGIA A Química da Vida TRABALHO DE BIOLOGIA A Química da Vida Nomes: Leonardo e Samuel Turma: 103 Para iniciar o estudo das células (citologia) devemos primeiramente ter uma noção das estruturas básicas da célula ou as estruturas

Leia mais

INSTRUÇÃO DE USO Lâminas de Corte Registro ANVISA n Revisão 01

INSTRUÇÃO DE USO Lâminas de Corte Registro ANVISA n Revisão 01 Luiz Guilherme Sartori & Cia Ltda. EPP CNPJ: 04.861.623/0001-00 Estr. Municipal RCL-010 nº. 13500, Km 9 Ajapi - Rio Claro/SP - Resp. Téc.: Charles Eduardo Ceccato CREA/SP: 5062635520 Visando a praticidade

Leia mais

Nome Comercial: Estojo Autoclavável para Esterilização UNII

Nome Comercial: Estojo Autoclavável para Esterilização UNII Instruções de Uso Nome Comercial: Estojo Autoclavável para Esterilização UNII ATENÇÃO! PRODUTO NÃO ESTÉRIL. Os Estojos Autoclaváveis para esterilização são fornecidos NÃO-ESTÉREIS devendo ser esterilizados

Leia mais

Informações para o paciente referente à prótese de disco intervertebral Prodisc-L para a coluna lombar.

Informações para o paciente referente à prótese de disco intervertebral Prodisc-L para a coluna lombar. Informações para o paciente referente à prótese de disco intervertebral Prodisc-L para a coluna lombar. Tarefas e funções da coluna vertebral Estabilidade A coluna vertebral provê estabilidade para a cabeça

Leia mais