REFORMA TRABALHISTA 09/06/2017
|
|
|
- Luca Aldeia Araújo
- 8 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 REFORMA TRABALHISTA 09/06/2017
2 Principais Pontos 1) Negociação Coletiva tem prevalência sobre a lei quando, entre outros temas, dispuser sobre: jornada de trabalho Banco de Horas anual Intervalos Intrajornada Plano de cargos, salários e funções Participação nos lucros da empresa
3 Principais Pontos 2) Negociação Coletiva não tem prevalência sobre a lei quando, entre outros temas, dispuser sobre: salário mínimo Seguro-desemprego Depósito do FGTS, e multa rescisória 13º salário Salário familia
4 Principais Pontos Número de dias de férias, gozo anual, abono de 1/3 seguro contra acidentes de trabalho Direito de Greve Remuneração do Trabalho Noturno superior a diurno Licenças maternidade e paternidade Proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de 18 anos e de qualquer trabalho a menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 anos. Aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, sendo no mínimo de 30 dias.
5 1.Quitação verbas trabalhistas: Hoje a quitação das verbas trabalhistas é feito juntamente com a rescisão de contrato. Com a reforma a quitação das verbas poderá ser anual com a participação do sindicato profissional. 2.Demissão coletiva: não necessita de autorização prévia do sindicato dos trabalhadores.
6 Principais Pontos Geral 3. Rescisão contratual: Hoje, é exigido que a homologação da rescisão do contrato seja feito em sindicados da classe. A rescisão passa a ser feita na própria empresa, que pode ter a assistência do sindicato ou não, mediante ao advogado da empresa e do Empregado. A medida agiliza o acesso do funcionário a benefícios, como por exemplo, o saque do FGTS.
7 4. Férias: Hoje, as férias podem ser tiradas em dois períodos em caso de férias coletivas, desde que um deles não seja inferior a 10 dias corridos. Pela reforma, as férias poderão ser usufruídas em até três períodos, sendo que um deles não poderá ser inferior a 14 dias corridos e os demais não poderão ser menores do que 5 dias corridos, cada um. Também fica vedado o início das férias no período de dois dias que antecede feriado ou dia de repouso semanal remunerado.
8 5. Contribuição sindical: Atualmente, o pagamento da contribuição sindical é obrigatória e vale para empregados sindicalizados ou não. Uma vez ao ano, é descontado o equivalente a um dia de salário do trabalhador. Com a reforma a contribuição passará a ser opcional, desconto apenas com autorização prévia no empregado.
9 6. Regime parcial: A CLT em vigor considera trabalho em regime de tempo parcial aquele cuja duração não passe de 25 horas semanas. Pela legislação atual, é proibida a realização de hora extra no regime parcial. Com a reforma, o relator aumenta essa carga para 30horas semanas, sem a possibilidade de horas extra. Também passa a considerar o trabalho em regime de tempo parcial aquele que não passa de 26 horas por semana, com a possibilidade de 6 horas extras por semana. As horas extras serão pagas com o acréscimo de 50% sobre o salário-hora normal. Obs: As horas extras poderão ser compensadas diretamente até a semana seguinte. Caso isso não aconteça, deverão ser pagas.
10 7. Tempo de deslocamento: A CLT contabiliza como jornada de trabalho deslocamento fornecido pelo empregador para locais de difícil acesso ou não servido por transporte público. Neste caso, a empresa precisa fornecer um transporte alternativo. O tempo despendido pelo empregado até o local de trabalho e para o seu retorno, por qualquer meio de transporte, não será computado na jornada de trabalho. OBS: Também não será computado como hora extra o período que exceder a jornada normal quando o empregado, por escolha própria ficar nas dependências da empresa para exercer atividades particulares.
11 Principais Pontos Geral 8. Banco de horas: As empresas fazem acordo com os sindicatos de seus setores para prever como o banco de horas deve ser utilizado. Há algumas em que o tempo de liquidação é de três meses: ou seja, ou a companhia paga as horas do banco ao fim de um período de três meses ou o funcionário precisa tirar folga para compensar as horas trabalhadas além de sua jornada. A reforma permite que o banco de horas seja pactuado por acordo individual direto com o funcionário por escrito, desde que a compensação ocorra no período máximo de seis meses.
12 Principais Pontos Geral 9. Acordo Rescisório: Atualmente, se o trabalhador se demite, ele não tem direito aos seus recursos do FGTS, apenas se for demitido sem justa causa. O empregador tem a opção de avisar ao trabalhador sobre a demissão com 30 dias de antecedência ou pagar o salário referente ao mês sem que o funcionário precise trabalhar. Isso é válido para casos sem justa causa. O substitutivo prevê a demissão em comum acordo. Por esse mecanismo, a multa de 40% do FGTS seria reduzida a 20%, e o aviso prévio ficaria restrito a 15 dias. Além disso, o trabalhador poderia sacar 80% do Fundo, mas perderia o direito a receber o segurodesemprego.
13 Principais Pontos Geral 10. Tempo de intervalo: O trabalhador que exerce a jornada padrão de 8 horas diárias tem direito a no mínimo uma hora e a no máximo duas horas de intervalo para repouso ou alimentação. O intervalo dentro da jornada de trabalho poderá ser negociado, desde que tenha pelo menos 30 minutos. Além disso, se o empregador não conceder intervalo mínimo para almoço ou concedê-lo parcialmente, seja na área urbana ou rural, a indenização será de 50% do valor da hora normal de trabalho apenas sobre o tempo não concedido em vez de todo o tempo de intervalo devido.
14 11. Terceirização O relatório propõe uma série de salvaguardas para o trabalhador terceirizado. Em março, o presidente Michel Temer sancionou uma lei que permite a terceirização para todas as atividades de uma empresa. A reforma inclui uma espécie de quarentena, na qual o empregador não poderá demitir o trabalhador efetivo e recontratá-lo como terceirizado num período de 18 meses. A empresa que recepcionar um empregado terceirizado terá, ainda, que manter todas as condições que esse trabalhador tem na empregadora-mãe, como uso de ambulatório, alimentação e segurança.
15 12. Gravidez Hoje Mulheres grávidas ou lactantes estão proibidas de trabalhar em lugares com condições insalubres. É permitido o trabalho de mulheres grávidas em ambientes considerados insalubres, desde que a empresa apresente atestado médico que garanta que não há risco ao bebê nem à mãe.
16 13. Jornada de trabalho Hoje a jornada é limitada a 8 horas diárias, 44 horas semanais e 220 horas mensais, podendo haver até 2 horas extras por dia. A reforma regulariza jornada 12x36 para qualquer atividade. Jornada diária poderá ser de 12 horas com 36 horas de descanso, respeitando o limite de 44 horas semanais (ou 48 horas, com as 4horas extras) e 220 horas mensais.
17 14- Ações Trabalhistas contra a empresa Hoje o funcionário não arca com os custos da ação judicial que são cobertos pelo poder público, e o empregado pode faltar a até três audiências judiciais. Com a reforma o trabalhador que entra com ação conta a empresa fica responsabilizado pelo pagamento dos honorários periciais caso perca a ação. O benefício da justiça gratuita passará a ser concedido apenas aos que comprovarem insuficiência de recursos. O trabalhador também terá que pagar os custos processuais se faltar em um julgamento, salvo se comprovar, no prazo de 8 dias, que o não comparecimento ocorreu por um motivo lealmente justificável.
18 15- Má-fé em processos judiciais. O novo texto prevê punições para as pessoas que agem com má-fé em processos judiciais na área trabalhista, seja ela o reclamante, o reclamado ou interveniente. O juiz poderá dar a condenação de multa, entre 1% e 10% de causa, além de indenização para a parte contrária. Será considerada de má-fé a pessoa que alterar a verdade dos fatos, usar o processo para objetivo legal, gerar resistência injustificada ao andamento do processo, entre outros.
19 16- Multa por falta de registro O texto atual da CLT (consolidação das leis trabalhistas), estabelece multa de um saláriomínimo, por empregado não registrado, acrescido de igual valor em cada reincidência. o projeto aumenta a multa para R$ 3 mil por empregado não registrado, acrescido de igual valor em cada reincidência. No caso de Microempresa ou empresa de pequeno porte, a multa prevista é de R$ 800,00.
20 17- Trabalho remoto ou home office Atualmente, não há previsão na legislação para o trabalho home office, como quando o empregado trabalha em casa. O texto do relator inclui o trabalho em casa na legislação e estabelece regras para sua prestação. Deverá haver um contrato individual de trabalho especificando as atividades que serão realizadas pelo empregado. O contrato também deverá fixar a responsabilidade sobre aquisição, manutenção ou fornecimento dos equipamentos, além da infrainstrutora necessária, assim como ao reembolso de despesas arcadas pelo empregado. As utilidades não poderão integrar a remuneração do empregado.
21 OBRIGADA! Wanessa Verli de Oliveira.
Reforma trabalhista é aprovada no Senado
Reforma trabalhista é aprovada no Senado Confira o que muda na lei: O Senado aprovou nesta terça-feira (11) o texto da reforma trabalhista. Para virar lei, as novas regras ainda dependem da sanção do presidente
Confira os principais pontos da proposta de reforma trabalhista
Confira os principais pontos da proposta de reforma trabalhista Comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (25) o Projeto de Lei 6787/16 na versão apresentada pelo relator, deputado
Reforma Trabalhista: o que muda na vida do trabalhador?
Reforma Trabalhista: o que muda na vida do trabalhador? O presidente Michel Temer sancionou nessa quinta feira, 13.07, a proposta de reforma trabalhista que havia sido aprovada pelas duas casas do Congresso
A REFORMA TRABALHISTA
A REFORMA TRABALHISTA Fernando Baumgarten OAB/SC 30.627-B [email protected] (47) 99131-6611 NECESSIDADE DE REFORMA DAS REGRAS TRABALHISTAS A CLT não acompanha a evolução e os novos métodos de trabalho;
MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA. Lei nº , de 13 de julho de 2017
MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA Lei nº 13.467, de 13 de julho de 2017 PANORAMA ATUAL VIGÊNCIA 11 DE NOVEMBRO DE 2017 ALTERAÇÕES POR MEDIDA PROVISÓRIA Grupo de trabalho: a) Gestante em situação de insalubridade
REFORMA TRABALHISTA IMPACTOS NAS STARTUPS 22 DE AGOSTO DE 2017
IMPACTOS NAS STARTUPS 22 DE AGOSTO DE 2017 LEI 13.467/2017 - PRINCIPAIS ASPECTOS A Reforma Trabalhista altera mais de 100 artigos da CLT. Esta lei traz importantes mudanças que objetivam aprimorar as relações
JORNADA DE TRABALHO. A compensação de jornada pode ser Compensação. pode ser compensado em outro, desde
JORNADA DE TRABALHO Banco de horas Somente poderia ser instituído por negociação coletiva, desde que fosse compensado dentro de 1 ano. Autoriza a criação do banco de horas através de acordo individual
REFORMA TRABALHISTA A FECOMÉRCIO EXPLICA PRA VOCÊ. COMO FICA COM A REFORMA?
APRESENTAÇÃO A aprovação do projeto da reforma trabalhista abriu caminho para a renovação nas relações de trabalho, individuais e coletivas. Com o avanço tecnológico e o surgimento de novos tipos de contratação,
REFORMA TRABALHISTA REFLEXOS NA RELAÇÃO DE EMPREGO
LUCIANO DOS SANTOS NUNES - CONSULTORIA TRABALHISTA - PERÍCIA CONTÁBIL REFORMA TRABALHISTA REFLEXOS NA RELAÇÃO DE EMPREGO TERESINA-PI 13-9-2017 LEIS Nºs 13.134/2015 e 13.135/2015 NOVAS REGRAS DO SEGURO-
REFORMA TRABALHISTA A FECOMÉRCIO EXPLICA PARA VOCÊ. COMO FICA COM A REFORMA?
APRESENTAÇÃO A reforma trabalhista tem provocado muita polêmica no País. Muitas pessoas ainda não conhecem o seu verdadeiro conteúdo e como a reforma vai afetar a vida de trabalhadores e empregadores.
REFORMA TRABALHISTA LEI Nº , DE 13 DE JULHO DE 2017
REFORMA TRABALHISTA LEI Nº 13.467, DE 13 DE JULHO DE 2017 André Luís Saraiva Vice-Presidente de Relações do Trabalho e Sindical 1 As Relações do trabalho são reconhecidamente diferenciais para o crescimento,
fim do acerto informal novos tipos de jornadas mudanças nas jornadas que já existem fim do imposto sindical obrigatório negociado X LEGISLADO
2 índice 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 fim do acerto informal novos tipos de jornadas mudanças nas jornadas que já existem fim do imposto sindical obrigatório negociado X LEGISLADO Pausa
A MODERNIZAÇÃO DAS LEIS TRABALHISTAS TROCANDO EM MIÚDOS
A MODERNIZAÇÃO DAS LEIS TRABALHISTAS Está todo mundo falando sobre a Modernização Trabalhista! É tanta informação, que você pode até estar confuso. Por isso, trocamos em miúdos as principais mudanças para
REFORMA TRABALHISTA Panorama Atual. Luiz Fernando Alouche julho/2017
REFORMA TRABALHISTA Panorama Atual Luiz Fernando Alouche julho/2017 SUMÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO ALGUNSNÚMEROS COMPARATIVO ANTES E DEPOIS DA REFORMA ALTERAÇÕES NA QUESTÃO PROCESSUAL POSSÍVEIS MODIFICAÇÕES
Entenda 30 pontos centrais da nova lei trabalhista aprovada no Senado
Entenda 30 pontos centrais da nova lei trabalhista aprovada no Senado Novas regras devem entrar em vigor a partir de novembro. Veja como era antes e como deve ficar após a reforma Publicado em 12/07/2017
REFORMA TRABALHISTA PRINCIPAIS ALTERAÇÕES LEI Nº DE JULHO DE José Francisco Martins
REFORMA TRABALHISTA PRINCIPAIS ALTERAÇÕES LEI Nº 13.467 DE JULHO DE 2017 José Francisco Martins TEMPO À DISPOSIÇÃO NA EMPRESA OU FORA DELA Inclusão do 2º no artigo 4º: atividades que não serão mais consideradas
FIQUE POR DENTRO DA REFORMA TRABALHISTA
Ela já foi aprovada e entrará em vigor em breve. Você quer ser o último a conhecer suas mudanças? FIQUE POR DENTRO DA REFORMA TRABALHISTA Conheça as vantagens e as desvantagens de cada uma das diversas
REFORMA TRABALHISTA Prof. Antonio Daud
REFORMA TRABALHISTA Prof. Antonio Daud www.facebook.com/adaudjr @prof.antoniodaudjr VACATIO LEGIS Negociado x legislado O que pode negociar? O que não pode? Negociado x legislado Exercício Em quais dos
REFORMA TRABALHISTA. Bortolini Advogados Associados Assessoria Jurídica da ATENS/UFSM Seção Sindical Giovani Bortolini
REFORMA TRABALHISTA Bortolini Advogados Associados Assessoria Jurídica da ATENS/UFSM Seção Sindical Giovani Bortolini 1 PLC 38/2017 - Reforma Trabalhista Altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT),
Em suma, o Projeto de Lei trata dos seguintes assuntos:
INFORME N 01/2017 Projeto de Lei n. 6787/2016, que altera a Consolidação das Leis do Trabalho CLT e a Lei n. 6.019/74, para dispor sobre eleições de representantes dos trabalhadores no local de trabalho
Dr. Leandro Villela Cezimbra Analista Técnico FIERGS.
Dr. Leandro Villela Cezimbra Analista Técnico FIERGS [email protected] JORNADA A jornada de trabalho é de 8 horas diárias, acrescida de mais duas horas extras diárias (art. 59), mediante acordo
reforma trabalhista. lei nº /2017* lei nº /2017**
reforma trabalhista. lei nº 13.429/2017* lei nº 13.467/2017** principais mudanças. trabalho temporário...3 terceirização...4 relações de trabalho...5 trabalho intermitente, teletrabalho (home office) férias...6
REFORMA TRABALHISTA 1. CONVENÇÕES E ACORDOS COLETIVOS DE TRABALHO
CIRCULAR Nº 028/ 2017 São Paulo, 25 de Julho de 2017. REFORMA TRABALHISTA Foi publicada no DOU (14.7.2017) a Lei nº 13.467/2017, que alterou a CLT e as Leis nº 6.019/1974, 8.036/1990 e 8.212/1991, para
ÍNDICE CURSO DE DEPARTAMENTO PESSOAL. DEPARTAMENTO PESSOAL ONLINE
ÍNDICE INTRODUÇÃO... 008 DISPOSIÇÕES GERAIS... 009 Conceito de empregador... 009 Conceito de empregado... 009 Direitos do empregado... 010 ASSÉDIO MORAL E SEXUAL NO TRABALHO... 014 Assédio moral no trabalho...
RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO Homologação Necessidade de assistência pelo sindicato ou Ministério do Trabalho no pedido de demissão de empregados com mais de um ano de serviço. Necessidade de homologação
Mudanças da Reforma Trabalhista
E-book Mudanças da Reforma Trabalhista 2017 Audit Tax Advisory Transactions BPS Com a promulgação da Lei nº 13.467 de 13 de julho de 2017, conhecida popularmente como Reforma Trabalhista, a partir de novembro
1) O que caracteriza a utilidade com natureza salarial e a utilidade com natureza indenizatória?
CADERNO DE EXERCÍCIOS 1) O que caracteriza a utilidade com natureza salarial e a utilidade com natureza indenizatória? 2) Vale transporte pago em dinheiro, vale refeição pago em dinheiro, concessão de
Aquisição. Férias dos Funcionários: O que Pode e não Pode. Este conteúdo faz parte da série: Folha de Pagamento Ver 10 posts dessa série
Este conteúdo faz parte da série: Folha de Pagamento Ver 10 posts dessa série As férias dos funcionários é um dos temas mais corriqueiros do mundo do trabalho, mas também dos mais complexos. Tentaremos
Jornada de trabalho LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA
Jornada de trabalho 1 A jornada de trabalho normal será o espaço de tempo durante o qual o empregado deverá prestar serviço ou permanecer à disposição do empregador, com habitualidade, executadas as horas
MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA
DO QUE ESTAMOS FALANDO? MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA Lei n. 13.467/2017 Publicação Vacatio legis Entrada em vigor 13 de julho 120 dias 11 de novembro MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA ALGUNS DOS PRINCIPAIS TEMAS Como
O QUE É JOVEM APRENDIZ?
O QUE É JOVEM APRENDIZ? O programa jovem aprendiz é um projeto do governo federal criado a partir da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/00) com o objetivo de que as empresas desenvolvam programas de aprendizagem
Jornada de trabalho.
Jornada de trabalho. 1. Conceito: é uma medida de tempo no qual se inclui o labor diário. a) 1ª concepção: teoria do tempo efetivamente trabalhado, sendo o período do dia em que o empregado efetivamente
DIREITO NAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 4 JORNADA DE TRABALHO
DIREITO NAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 4 JORNADA DE TRABALHO Índice 1. Jornada de trabalho...3 2. Formas de Prorrogação da Jornada de Trabalho...4 3. Horas Extras no Caso de Força Maior...5 4. Trabalho Noturno...6
Ensaio sobre a nova Lei dos Empregados Domésticos
www.fagnersandes.com.br Preparando você para o sucesso! Ensaio sobre a nova Lei dos Empregados Domésticos Regulamentado pela Lei Complementar n. 150/15, empregado doméstico é aquele que presta serviços
REFORMA TRABALHISTA SUMÁRIO
REFORMA TRABALHISTA REFORMA TRABALHISTA SUMÁRIO 1. CONTEXTO POLÍTICO LEGISLATIVO 2. ARGUMENTOS 3. EIXOS DE BASE DA REFORMA 3. DETALHES DA LEI 13467/2017 (REFORMA TRABALHISTA) 4. REFLEXÃO IMPEACHMENT CONTEXTO
O que está em jogo na Reforma Trabalhista?
O que está em jogo na Reforma Trabalhista? O juiz do Trabalho de São Paulo, Jorge Luiz Souto Maior, especialista na área, professor da USP, escreveu artigos nos quais organizou os pontos da Reforma Trabalhista
Direito do Trabalho p/ TST Prof. Antonio Daud
Direito do Trabalho p/ TST www.facebook.com/adaudjr @prof.antoniodaudjr TERCEIRIZAÇÃO Alterações com a reforma trabalhista Serviços terceirizáveis e atividade-fim Determinados e específicos Sem obrigatoriedade
FÉRIAS COLETIVAS Fracionamento, Abono Pecuniário, Regime de Tempo Parcial, Procedimentos
FÉRIAS COLETIVAS Fracionamento, Abono Pecuniário, Regime de Tempo Parcial, Procedimentos ROTEIRO 1. INTRODUÇÃO 2. FRACIONAMENTO E PERÍODOS MÍNIMO E MÁXIMO 3. MENORES DE 18 E MAIORES DE 50 ANOS 4. MEMBROS
Sumário. Introdução, 1
S Sumário Introdução, 1 1 Folha de Pagamento, 7 1 Salário, 8 1.1 Salário-hora para 40 horas semanais: divisor 200 (duzentos), 9 1.2 Depósito de salários em conta bancária, 9 2 Horas extras, 10 2.1 Integração
70 anos da CLT: Uma história de lutas e conquistas
Boletim Econômico Edição nº 03 Setembro de 2013 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico 70 anos da CLT: Uma história de lutas e conquistas 1 A Carteira de Trabalho Em 21 de março de
GUIA PRÁTICO AM: REFORMA TRABALHISTA (LEI /2017)
GUIA PRÁTICO AM: REFORMA TRABALHISTA (LEI 13.467/2017) ÍNDICE Férias 4 Pagamento de verbas habituais 19 Grupo econômico e responsabilidade dos sócios 5 Equiparação salarial 20 Teletrabalho 6 Acordos e
SUMÁRIO. Capítulo 5 RESPONSABILIDADE DO SÓCIO RETIRANTE Capítulo 6 PRESCRIÇÃO... 41
SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO... 17 Capítulo 2 GRUPO ECONÔMICO... 21 Capítulo 3 TEMPO À DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR... 29 Capítulo 4 DIREITO COMUM E JURISPRUDÊNCIA... 31 4.1 Direito Comum como fonte subsidiária...
Compreender e aplicar os cálculos trabalhistas necessários à elaboração da folha de pagamento.
ROTINAS DE ADM. DE PESSOAL - GST1141 Título Cálculos trabalhistas - execícios propostos Objetivo Ao final da realização das atividade o aluno será capaz de: Compreender e aplicar os cálculos trabalhistas
Direito do Trabalho p/ TRT-CE Prof. Antonio Daud
Direito do Trabalho p/ TRT-CE www.facebook.com/adaudjr @prof.antoniodaudjr COMO ESTUDAR DIREITO DO TRABALHO P/ TRT-CE? REFORMA TRABALHISTA? 1 Princípios e fontes do direito do trabalho. 8.4 Culpa recíproca.
ENTENDA SEUS DIREITOS. O SINDEMED reservou este espaço para esclarecer seus direitos trabalhistas. O que é Banco de horas?
ENTENDA SEUS DIREITOS O SINDEMED reservou este espaço para esclarecer seus direitos trabalhistas. O que é Banco de horas? O chamado banco de horas é uma possibilidade admissível de controle e compensação
Curso Êxito e Prof. Bruno Creado
Curso Êxito e Prof. Bruno Creado Questões Comentadas Segue às questões da Vunesp do concurso de procurador municipal, devidamente comentada. Remuneração 1. Sobre o salário utilidade, assinale a afirmação
INSS/FGTS/IRRF -Tabela de Incidências
INSS/FGTS/IRRF -Tabela de Incidências RUBRICAS de qualquer natureza, salvo o de férias INCIDÊNCIAS INSS FGTS IR 28, I, e 1º, art. 457 da CLT Não. Abono pecuniário de férias Não. Arts. 28, 9º, e, 6 Art.
REFORMA TRABALHISTA PRINCIPAIS MUDANÇAS DÚVIDAS EMPREGADOR
REFORMA TRABALHISTA PRINCIPAIS MUDANÇAS DÚVIDAS EMPREGADOR Com a sanção da Lei nº 13.467/2017 Reforma Trabalhista entrará em vigor em 10/11/2017, portanto as empresas deverão se adaptar as novas regras.
TEXTO DOS PONTOS ACORDADOS DA REFORMA TRABALHISTA QUE CONSTARÃO EM MEDIDA PROVISÓRIA... (NR)... Art. 223-G...
TEXTO DOS PONTOS ACORDADOS DA REFORMA TRABALHISTA QUE CONSTARÃO EM MEDIDA PROVISÓRIA Jornada 12 x 36: Art. 59-A. Em exceção ao disposto no art. 59 desta Consolidação e em legislação específica, é facultado
GRATIFICAÇÕES, ADICIONAIS, AUXÍLIOS E OUTROS PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS E/OU RESULTADOS
ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2015/2016 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: MT000542/2015 DATA DE REGISTRO NO MTE: 26/08/2015 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR047856/2015 NÚMERO DO PROCESSO: 46210.001655/2015 15 DATA DO
Câmara aprova projeto que regulamenta direitos de trabalhadores domésticos
INFORME JURÍDICO 27/03/2015 473 Prezados (as) Câmara aprova projeto que regulamenta direitos de trabalhadores domésticos O Plenário da Câmara dos Deputados concluiu a votação do Projeto de Lei Complementar
DOCUMENTOS PARA FAZER HOMOLOGAÇÃO
DOCUMENTOS PARA FAZER HOMOLOGAÇÃO Conforme Instrução Normativa SRT/MTE nº 15 de 14/07/2010 1 APRESENTAR CARTA DE PREPOSTO SE FOR FUNIONÁRIO DO CARTÓRIO, COM CTPS, CRACHÁ OU FICHA DE FUNCIONÁRIO (TRAZER
Tabela de incidência de INSS, FGTS e Imposto de Renda e legislação correlata
Tabela de incidência de INSS, FGTS e Imposto de Renda e legislação correlata RUBRICAS INCIDÊNCIAS INSS FGTS IR Abono de qualquer natureza, salvo o de férias Incide Art. 28, I, Lei nº e 1º, art. 457 da
REFORMA TRABALHISTA. Reunião UGT
REFORMA TRABALHISTA Reunião UGT Aumento da multa pelo não registro de trabalhadores: CLT PL 6787/2016 O valor da multa administrativa para as empresas que não registram seus empregados é de um salário
REMUNERAÇÃO E ADICIONAIS LEGAIS
REMUNERAÇÃO E ADICIONAIS LEGAIS 1 Conceito Salário complessivo corresponde aos pagamentos efetuados diretamente pelo empregador em favor do empregado, em virtude da vigência do contrato de trabalho, bem
Aprova modelos de Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho e implanta o Sistema Homolognet.
PORTARIA n.º 1.474, de 29 de JUNHO de 2010 Aprova modelos de Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho e implanta o Sistema Homolognet. O MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO, no uso das atribuições
AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL
OUTUBRO DE 2011 NOTA TÉCNICA AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL A Lei 12.506/11, publicada no Diário Oficial da União do dia 13 de outubro de 2011, amplia o aviso prévio dos atuais 30 dias para até 90 dias. Esta
O que estudamos aula passada
O que estudamos aula passada Cessação, suspensão e interrupção dos contratos de trabalho Rescisão Contratual As formas de extinção do Contrato de Trabalho Pedido de demissão Dispensa sem justa causa Dispensa
lipping Jurídico Extraordinário
C lipping Jurídico Extraordinário 14 de julho de 2017. Reforma Trabalhista 52 tópicos das principais mudanças: 1- fim da necessidade de homologação da rescisão e demissão de empregado com mais de 1 ano;
Portaria CRMV-SC Nº 0618/2017, de 05 de maio de 2017
RESOLVE: Portaria CRMV-SC Nº 0618/2017, de 05 de maio de 2017 EMENTA: FIXA O REAJUSTE SALARIAL DOS EMPREGADOS DO CRMV-SC E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS O Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária
CONHEÇA O JURÍDICO DO SECRJ
CONHEÇA O JURÍDICO DO SECRJ Abril 2015 E saiba mais sobre assédio moral, horas extras, justa causa e outras situações em que você pode contar com o Sindicato para defender seus direitos A CARTILHA É SEU
Confira a autenticidade no endereço
ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2017/2018 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: MG003424/2017 DATA DE REGISTRO NO MTE: 09/08/2017 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR045925/2017 NÚMERO DO PROCESSO: 46211.004125/2017-81 DATA DO
ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2015/2016. Confira a autenticidade no endereço
ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2015/2016 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: PR001404/2015 DATA DE REGISTRO NO MTE: 20/04/2015 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR019141/2015 NÚMERO DO PROCESSO: 46212.005615/2015-22 DATA DO
Aviso Prévio indenizado OBS: o posicionamento do STJ não há a incidência de INSS sobre o aviso prévio indenizado, devendo o verificado o posicionament
de qualquer natureza, salvo o de férias Sim. Art. 28, I, Lei nº e 1º, art. 457 da CLT Abono Adicionais (Insalubridade, periculosidade, noturno, de função e tempo de serviço, de transferência, Horas extras)
REFORMA TRABALHISTA RESISTIR, MUDAR E AVANÇAR. XVII CONFUP Salvador, 05 de agosto de 2017
REFORMA TRABALHISTA RESISTIR, MUDAR E AVANÇAR XVII CONFUP Salvador, 05 de agosto de 2017 Contextualização Desmonte do papel social do Estado Reforma da Previdência Altera as regras de acesso e remuneração
Reforma Trabalhista: Principais Alterações e Implicações
Machado Meyer Advogados Av. Brigadeiro Faria Lima, 3144, 11º São Paulo, São Paulo, Brasil, 01451-000 +55 (11) 3150-7000 Reforma Trabalhista: Principais Alterações e Implicações Alteração do Conceito de
Entre as funções exercidas pelos funcionários do departamento pessoal temos:
Conceito O setor de departamento pessoal tem grande importância em uma empresa, podemos dizer que e um dos pilares mais importante, sem ela não temos um bom andamento da empresa, esse setor lida com assuntos
CONTABILIZAÇÃO DE FOLHA DE PAGAMENTO
CONTABILIZAÇÃO DE FOLHA DE PAGAMENTO DEFINIÇÃO DE FOLHA DE PAGAMENTO A Folha de Pagamento representa as obrigações do empregador com seus empregados, como salários, gratificações, comissões, etc., assim
Períodos de repouso.
Períodos de repouso. 1. Introdução: a) O estudo da duração do trabalho abrange não só a análise da jornada de trabalho, mas também dos períodos de repouso que são assegurados ao empregador. b) Os períodos
Escalas de Distribuição de Pessoal de Enfermagem. Profa. Dra. Ana Maria Laus
Escalas de Distribuição de Pessoal de Enfermagem Profa. Dra. Ana Maria Laus [email protected] ALGUMAS CONSIDERAÇÕES... cuidado de enfermagem prestado nas 24 horas elaboração de uma escala de trabalho
INTERVALOS / FÉRIAS / DSR
INTERVALOS / FÉRIAS / DSR INTERVALOS DE DESCANSO Os intervalos de trabalho estão intimamente ligados com a saúde do trabalhador, vez que são outorgados com o intuito de restaurar as energias do trabalhador
Modernização da Lei Trabalhista Brasileira
Modernização da Lei Trabalhista Brasileira Liberdade, Segurança Jurídica e Simplificação SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI N. 6.787 DE 2016 DEPUTADO ROGÉRIO MARINHO (PSDB/RN) RELATOR Súmulas do TST Interpretações
Acordo Coletivo de Trabalho
2017-2018 Atualizado em 28/04/2017 Clique sobre a pergunta para acessar a resposta. 1. Por que a USP e o Sindicato firmaram este acordo coletivo?... 4 2. O que é um Banco de Horas?... 4 3. Os acordos individuais
Prática em Perícia Perícia Trabalhista Conceitos e Prática
Prática em Perícia Perícia Trabalhista Conceitos e Prática Relembrar - SUJEITOS DO CONTRATO DE TRABALHO - CONTRATO INDIVIDUAL DE TRABALHO - REMUNERAÇÃO E SALÁRIO - DA DURAÇÃO DA HORA DO TRABALHO - CÁLCULO
JUNIOR DI OLIVEIRA ANALISANDO O EDITAL
JUNIOR DI OLIVEIRA ANALISANDO O EDITAL Noções de Direito do Trabalho Analista Judiciário Área Administrativa Dos princípios e fontes do Direito do Trabalho. Dos direitos constitucionais dos trabalhadores
