Perguntas e Respostas IR 2017/2018 Fundação Itaú Unibanco

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Perguntas e Respostas IR 2017/2018 Fundação Itaú Unibanco"

Transcrição

1 Perguntas e Respostas IR 2017/2018 Fundação Itaú Unibanco Como definir o modelo de declaração (simplificada ou completa)? É o participante ou assistido quem deve decidir qual a melhor opção de declaração (simplificada ou completa) para o seu perfil. Caso tenha dúvidas é importante obter as informações no site da Receita Federal: ou entrar em contato pelo telefone 146. Para que serve o Informe de Rendimento? O Informe de Rendimentos é o documento obrigatório emitido pela fonte pagadora, que contém informações necessárias para auxiliar o contribuinte no preenchimento de sua declaração do IR. A Fundação Itaú Unibanco encaminha o Comprovante de Rendimentos para os aposentados e pensionistas dos planos de previdência, referente os pagamentos dos benefícios. A Fundação emite Informativo de contribuições efetuadas para os planos de previdência? Sim, a Fundação Itaú Unibanco disponibilizou na área do participante o Informativo de contribuições dos participantes ativos (que contribuem para o plano) e autopatrocinados. Recebi meu comprovante de rendimentos, porém não constou os valores do plano de saúde e odontológico. O que devo fazer? A Fundação Itaú Unibanco não administra o plano de saúde e odontológico. Caso tenha dúvidas, os assistidos ou pensionistas deverão entrar em contato com a operadora que administra o plano: Fundação Saúde Itaú, telefone: (capitais) / (demais localidades) Central Nacional Unimed, telefone: Onde obter o número do CNPJ da Fundação Itaú Unibanco? No Comprovante de Rendimentos ou Informe de Contribuições consta o nº do CNPJ da Fundação Itaú Unibanco. CNPJ nº: / Onde obter informações sobre meu empréstimo? Para os assistidos que possuem empréstimo em dezembro/17, a Fundação encaminhou para o endereço de correspondência o Informativo de Empréstimos. Como solicitar o Comprovante de Rendimento dos assistidos e pensionistas? Para obter a segunda via do Comprovante de Rendimentos, acesse > clicar em Acesso área do participante > selecionar o plano > Digitar login (CPF, sem ponto e traço) e a senha. Tela inicial > Ver extrato > Informe de Rendimento 2017> Abrir arquivo PDF Como solicitar o Informativo de Contribuições? O participante ativo que contribui para o plano ou autopatrocinado pode obter o Informativo de contribuições no site: > clicar em Acesso à área do participante > selecionar o plano > Digitar login (CPF, sem ponto e traço) e a senha Clicar em Minha Contribuição > ver detalhes > Informe de Contribuições > Abrir arquivo PDF.

2 Não consigo emitir o Informativo de Contribuições no site, pois a página está com erro de acesso, o que devo fazer? Sugerimos verificar se a versão do seu navegador está atualizada, com os seguintes navegadores: Google Chrome, Mozilla Firefox, Internet Explorer Versão 7. Para emitir a 2ª via também é importante verificar se está instalado em seu computador o Acrobat para gerar o arquivo em PDF. Caso o erro persista, solicitamos que entre em contato com a Fundação. Posso obter a segunda via do Informe de rendimentos ou Informativo de contribuições na sede da Fundação? Sim, o participante ou assistido pode retirar os documentos pessoalmente nas regionais da Fundação. Importante: o horário de atendimento pessoal é das 10h00 às 17h00 (horário de Brasília) Confira os endereços das regionais da Fundação em: no rodapé da página inicial do site. O participante que está em BPD (Benefício Proporcional Diferido), recebe Informativo de contribuições? Participantes que se encontram no instituto BPD (Beneficio Proporcional Diferido) não recebem o Informe de Rendimentos ou Informativo de Contribuições, pois não é necessário declarar o saldo de BPD. Porém, o participante que passou para a condição de BPD em 2017, receberá Informativo de contribuições caso tenha efetuado contribuições individuais ao plano (na condição de ativo ou autopatrocinado). Analisei meu Informe de rendimentos e os valores estão divergentes. Caso você identifique que os valores estão divergentes, solicitamos que entre em contato com a Fundação Itaú Unibanco para informar a divergência. Lembramos que: O valor líquido relativo à décima terceira complementação ou abono, informado no comprovante de Rendimentos, corresponde ao rendimento bruto do Décimo terceiro menos as deduções relativas a dependentes, pensão alimentícia, contribuição complementar, parcela isenta de 65 anos se for o caso, e o respectivo valor do IRRF. O valor do IRRF sobre o Abono Anual (13ª benefício) não é somado ao total do Imposto de Renda Retido na Fonte do campo 5 do Informe de Rendimentos, por ser uma tributação exclusiva. Quais os documentos necessários para obter a isenção de imposto de renda no caso de doença grave? Os portadores de doenças graves (ou moléstias graves) tem direito a isenção do Imposto de Renda conforme a lei. A relação atualizada e completa das doenças pode ser consultada no site da receita federal. O assistido ou pensionista deverá encaminhar para Fundação Itaú Unibanco, a declaração da receita federal indicando a isenção ou laudo pericial, conforme: O inciso II do 2º do artigo 5º da IN (RFB) 15/01, dispõe que a doença deve ser comprovada através de emissão de laudo pericial, emitido por serviço médico oficial da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios. Junto ao laudo ou declaração da receita, também deverá ser enviado o formulário de alteração de dados cadastrais do assistido, disponível na área do participante no site da Fundação.

3 O laudo pericial deve conter, no mínimo, as seguintes informações: Órgão emissor; Qualificação do portador da moléstia (CPF, RG, endereço); O diagnóstico da moléstia; descrição; CID-10; elementos que o fundamentaram; data a partir da qual o paciente deve ser considerado portador da moléstia; Informação de que a moléstia seja ou não passível de controle, entendendo-se por controle da moléstia a não-apresentação de sintomas característicos desta, desde que não decorra de tratamento médico em andamento; Caso a moléstia seja passível de controle, o prazo de validade do laudo pericial, ao fim do qual o paciente provavelmente esteja assintomático; Nome completo, a assinatura e a qualificação do (s) profissional (is) responsável (is) pela emissão do laudo pericial. A equipe responsável analisará o Laudo e após efetuará a isenção a partir da data do recebimento do mesmo (somente após a data do recebimento do Laudo, será aplicado a isenção). Caso o participante questione os valores de imposto de renda descontados nos meses anteriores. Deverá informar que a Fundação isenta a partir da data do recebimento da solicitação Qual o valor dedutível para os assistidos acima de 65 anos? Esta dedução é automática a partir do mês em que completar a idade. Em 2017 o valor da dedução mensal é de R$ 1.903,98, se o participante completou 65 anos ele já passou a ter o beneficio. Um valor inferior à parcela isenta de rendimentos de aposentadoria de maior de 65 anos recebida em determinado mês pode ser compensada com valor superior à parcela isenta recebida em outro mês? Não. Caso, em determinado mês, o contribuinte maior de 65 anos tenha recebido valor inferior à parcela isenta e, em outro mês, valor superior, ele não pode compensar os valores recebidos para se beneficiar na Declaração de Ajuste Anual, pois o limite de isenção é de até R$ 1.903,98 por mês, no ano-calendário de 2017 Qual é o limite para dedução na Declaração de Ajuste Anual das contribuições efetuadas a entidades de previdência privada? A dedução relativa às contribuições para entidades de previdência privada, somadas às contribuições para o Fundo de Aposentadoria Programada Individual (Fapi), destinadas a custear benefícios complementares assemelhados aos da previdência oficial, cujo ônus tenha sido do participante em seu beneficio ou de seu dependente, está limitada a 12% do total dos rendimentos computados na base de cálculo do imposto devido. O que o assistido ou pensionista deve fazer para atualizar a quantidade de dependentes para efeito do Imposto de Renda? O assistido ou pensionista deverá encaminhar para a Fundação, o formulário de alteração de dados cadastrais disponível no site da Fundação na área do participante.

4 Sou participante ativo e não faço contribuições para o meu plano de previdência, irei receber o Informativo de contribuições? O Informativo de contribuições foi encaminhado para os participantes ativos que efetuaram contribuições individuais em Observação: O participante Ativo recebe o Informe de Rendimentos da Patrocinadora. Neste informe, poderá constar os valores das contribuições efetuadas para Plano de Previdência Complementar, porém para os planos administrados pela Fundação Itaú Unibanco deve ser considerado o Informe de Contribuições encaminhado pela entidade (Fundação). Os valores recebidos de pecúlio ou benefício por morte, devem ser declarados? O benefício por morte recebido em forma de pagamento único ou mensal (pensão), deve ser declarado uma vez que incidem imposto de renda. Como declarar os valores recebidos provenientes de revisão de benefício ou reserva após acordo judicial? O participante deverá lançar valores provenientes de pagamento de revisão de beneficio ou reserva em rendimentos tributados recebidos de PJ no momento da declaração do IR, conforme informado em seu informe de rendimentos. O participante que realizou portabilidade em 2017 recebe o Informativo de contribuições? O participante receberá o Informativo de contribuições desde que tenha contribuído para o plano ao menos uma vez durante o ano de O participante que fez resgate de suas contribuições em 2017 recebe o informativo de contribuições e informe de rendimentos? Sim, se o participante efetuou contribuições ao plano e no mesmo exercício efetuou o resgate receberá o informativo e o informe. Porém, o participante que estava na condição de BPD e pediu resgate, receberá somente o comprovante de rendimento do resgate. Os participantes ativos e os autopatrocinados devem buscar suas informações no site? A declaração disponível no site constará o valor total das contribuições feitas em Esse total deverá ser inserido no campo indicado para dedução de contribuições à previdência privada. As contribuições apresentadas no site são líquidas, já descontadas as taxas de administração, riscos e outras (quando houver), não devendo ser utilizadas para o Ajuste Anual. A transferência (Portabilidade) de reserva de contribuições previdenciárias entre entidades de previdência privada é tributável? Não, desde que não haja mudança de titularidade e que os recursos correspondentes, em nenhuma hipótese, sejam disponibilizados para o participante ou para o beneficiário do plano.

5 Qual é a diferença entre isenção e dedução? A isenção diz respeito a rendimentos que não são tributáveis (exemplo: resgate de FGTS, rendimentos de caderneta de poupança e parcela de isenção para maiores de 65 anos e portadores de doenças graves, entre outros). A dedução ocorre com despesas efetuadas que poderão ser abatidas da base de cálculo do Imposto de Renda. Os resgates de planos de previdência entram na base de cálculo do IR? Sim. Os valores resgatados são considerados Rendimentos Tributáveis e, portanto, fazem parte da base de cálculo do IR. Como é declarado o Abono Anual dos assistidos? O Abono dos assistidos deverá ser declarado pelo valor constante no Comprovante de Rendimentos Anual fornecido pela entidade. Conforme norma da Receita Federal, o valor é apresentado líquido das deduções permitidas. Como declarar os valores recebidos provenientes de revisão de benefício ou reserva após acordo judicial de exercícios anteriores RRA? O participante deverá informar os valores provenientes de pagamentos de revisão de benefício ou reserva de exercícios anteriores rendimentos tributados, no campo especifico da modalidade, no momento da declaração do IR, conforme informações que estarão disponíveis no Informe de rendimentos.

O Informe de Rendimentos emitido pelo Postalis

O Informe de Rendimentos emitido pelo Postalis 1 O Informe de Rendimentos emitido pelo Postalis O Postalis emite comprovante de rendimentos para os participantes assistidos (aposentados e pensionistas), participantes autopatrocinados, participantes

Leia mais

QUADRO 3 Rendimentos Tributáveis, Deduções e Imposto Retido na Fonte

QUADRO 3 Rendimentos Tributáveis, Deduções e Imposto Retido na Fonte Entenda o Comprovante de Rendimentos dos Assistidos Para a Declaração do IRPF exercício 2017, ano-calendário 2016, a FAPES preparou um roteiro explicando os principais campos do Comprovante de Rendimentos

Leia mais

Informações Iniciais

Informações Iniciais Guia IR 2016 1 Todos os direitos reservados para Icatu Seguros S/A - 2017. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida, arquivada ou transmitida de nenhuma forma ou por meio nenhum, sem prévia

Leia mais

MANUAL PARA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA

MANUAL PARA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA MANUAL PARA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA 2017 ESSE MANUAL FOI DESENVOLVIDO PELO PORTO SEGURO PREVIDÊNCIA PARA AJUDAR NO PREENCHIMENTO DA DECLARAÇÃO DE AJUSTE ANUAL DO IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA 2017,

Leia mais

IRPF 8. Guia. Preenchimento do IR - Ano-base 2017 MENU. Agora que você já tem o seu Informe em mãos, chegou a hora de declarar o seu Imposto de Renda.

IRPF 8. Guia. Preenchimento do IR - Ano-base 2017 MENU. Agora que você já tem o seu Informe em mãos, chegou a hora de declarar o seu Imposto de Renda. Guia IRPF 8 Preenchimento do IR - Ano-base 2017 Agora que você já tem o seu Informe em mãos, chegou a hora de declarar o seu Imposto de Renda. O Guia de Preenchimento foi feito pra te auxiliar na hora

Leia mais

2) Como localizar o Comprovante de Rendimentos? Para localizar o Comprovante de Rendimentos o servidor deve proceder da seguinte forma:

2) Como localizar o Comprovante de Rendimentos? Para localizar o Comprovante de Rendimentos o servidor deve proceder da seguinte forma: Comprovante de Rendimentos Perguntas Frequentes 1) O que é Comprovante de Rendimentos? Comprovante de Rendimentos é um documento disponibilizado ao servidor pela Secretaria de Estado da Administração contendo

Leia mais

Guia da declaração do IR Participantes ativos

Guia da declaração do IR Participantes ativos 1 Índice 03 Orientações iniciais 05 Declaração das contribuições mensais do participante ativo 06 Declaração das contribuições extras 07 Declaração das contribuições mensais do participante autopatrocinado

Leia mais

Manual para declaração do Imposto de Renda.

Manual para declaração do Imposto de Renda. Manual para do Imposto de Renda. Planeje hoje. Amanhã é com a gente. Porto Seguro Prezado(a) Cliente, Esse manual foi desenvolvido pelo Porto Seguro Vida e para ajudá-lo no preenchimento da de ajuste anual

Leia mais

Guia da declaração do IR Assistidos e pensionistas

Guia da declaração do IR Assistidos e pensionistas 1 Índice 03 Orientações iniciais 04 Declaração dos rendimentos 06 Declaração do resgate 07 Declaração das contribuições dos assistidos do Plano BD Eletrobrás 08 Declaração da pensão alimentícia 09 Declaração

Leia mais

Saúde e Previdência na Declaração do IR

Saúde e Previdência na Declaração do IR Saúde e Previdência na Declaração do IR IMPOSTO DE RENDA Declaração do IR Quem é obrigado a declarar? Rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70; Rendimentos Isentos, não tributáveis ou tributação

Leia mais

Vai declarar. Atenção às dicas! Imposto de Renda? Preparamos um manual, confira!

Vai declarar. Atenção às dicas! Imposto de Renda? Preparamos um manual, confira! Vai declarar Imposto de Renda? Atenção às dicas! O prazo para entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2016 termina no dia 29 de abril. Na hora de preparar a sua, lembre-se: o preenchimento

Leia mais

Cartilha de Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2017

Cartilha de Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2017 Cartilha de Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2017 SEJA BEM-VINDO! Esta Cartilha traz informações para você, que possui um plano de previdência, preencher corretamente a sua Declaração Anual

Leia mais

Guia Declaração Imposto de Renda Investimentos. Março de Brasil

Guia Declaração Imposto de Renda Investimentos. Março de Brasil Guia Declaração Imposto de Renda 2013 Investimentos Março de 2013 Brasil Guia de Declaração IR 2013 -Investimentos 2 O dia 30/04/2013 é último dia para entrega da declaração anual do Imposto de Renda 2013

Leia mais

CARTILHA DE DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA

CARTILHA DE DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA CARTILHA DE DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA 2018 APRESENTAÇÃO Prezado Pa icipante, Para auxiliar no preenchimento correto da sua Declaração do Imposto de Renda 2018, a equipe da JUSPREV desenvolveu a Ca

Leia mais

Saúde e Previdência na Declaração do IR

Saúde e Previdência na Declaração do IR Saúde e Previdência na Declaração do IR IMPOSTO DE RENDA Rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70; Quem é obrigado a declarar? Rendimentos Isentos, não tributáveis ou tributação exclusiva, com

Leia mais

Declaração de Imposto de Renda

Declaração de Imposto de Renda Declaração de Imposto de Renda Pessoa física Tudo o que você precisa saber para informar suas movimentações financeiras com a Cooperativa em sua declaração de Imposto de Renda Índice Clique no tópico para

Leia mais

MATERIAL EXPLICATIVO

MATERIAL EXPLICATIVO MATERIAL EXPLICATIVO Material Explicativo ABBPREV E VOCÊ! Caros Participantes, Este material explicativo tem como objetivo fornecer informações sobre um dos benefícios que as patrocinadoras ABB Ltda e

Leia mais

Fenapef orienta sindicalizados na declaração de ganhos judiciais

Fenapef orienta sindicalizados na declaração de ganhos judiciais Fenapef orienta sindicalizados na declaração de ganhos judiciais COMUNICADO Nº 001/2017-JUR/FENAPEF I PREVISÃO LEGAL O contribuinte que tenha sido beneficiado com ganhos judiciais em 2016, os quais são

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DA DECLARAÇÃO DE IR PREVIDÊNCIA

GUIA PARA ELABORAÇÃO DA DECLARAÇÃO DE IR PREVIDÊNCIA Enviamos a todos os clientes que tenham realizado no ano-calendário de 2015 contribuições para o plano de previdência, resgates ou recebido renda de aposentadoria, o INFORME DE RENDIMENTO FINANCEIRO E

Leia mais

Para acessar o Guia de Preenchimento de Declaração de Imposto de Renda, observe a modalidade do seu Plano de Previdência.

Para acessar o Guia de Preenchimento de Declaração de Imposto de Renda, observe a modalidade do seu Plano de Previdência. Caso não tenha recebido o Informe, via correios, acesse os Serviços ao Cliente, clicando no menu ao lado. Para acessar o Guia de Preenchimento de Declaração de Imposto de Renda, observe a modalidade do

Leia mais

Material Explicativo

Material Explicativo Material Explicativo ABBprev Sociedade de Previdência Privada Este material explicativo tem como objetivo fornecer informações sobre um dos benefícios que as patrocinadoras ABB Ltda e Cooperativa de Crédito

Leia mais

IRPF 2013 Imposto de Renda Pessoa Física

IRPF 2013 Imposto de Renda Pessoa Física CIRCULAR Nº 10/2013 São Paulo, 21 de Fevereiro de 2013. IRPF 2013 Imposto de Renda Pessoa Física Ano-Base 2012 Prezado cliente, No dia 19 de Fevereiro de 2013 a Receita Federal publicou a Instrução Normativa

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos - THZMPX - Dedução INSS da base de imposto de renda sobre salários e férias do empregado quando ela tiver

Parecer Consultoria Tributária Segmentos - THZMPX - Dedução INSS da base de imposto de renda sobre salários e férias do empregado quando ela tiver - THZMPX - Dedução INSS da base de imposto de renda sobre 19/02/2016 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 6 3. Análise da Legislação... 7 4. Conclusão... 9

Leia mais

Declaração de Imposto de Renda

Declaração de Imposto de Renda Declaração de Imposto de Renda Pessoa física Tudo o que você precisa saber para informar suas movimentações financeiras com a Cooperativa em sua declaração de Imposto de Renda Índice Clique no tópico para

Leia mais

IR Guia de Preenchimento. baixou declarou acabou. Ano-base Tire todas suas dúvidas.

IR Guia de Preenchimento. baixou declarou acabou. Ano-base Tire todas suas dúvidas. Guia de Preenchimento IR 2019 Ano-base 2018 Tire todas suas dúvidas. Agora que você já tem o seu Informe em mãos, chegou a hora de declarar o seu Imposto de Renda. O Guia de Preenchimento foi feito pra

Leia mais

CIRCULAR Nº 11/2017 São Paulo, 22 de fevereiro de IRPF 2017 Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda

CIRCULAR Nº 11/2017 São Paulo, 22 de fevereiro de IRPF 2017 Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda CIRCULAR Nº 11/2017 São Paulo, 22 de fevereiro de 2017. IRPF 2017 Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda Pessoa Física Ano-Base 2016 Prezado Cliente, No dia 20 de fevereiro de 2017 a Receita

Leia mais

PLANO DE BENEFÍCIOS DO CONDOMÍNIO DO EDIFÍCIO DO BNDES

PLANO DE BENEFÍCIOS DO CONDOMÍNIO DO EDIFÍCIO DO BNDES Manual do Participante do Plano EDSERJ Prev Manual do participante EDSERJ PREV Plano de BENEFÍCIOS DO CONDOMÍNIO DO EDIFÍCIO de serviços DO BNDES - rj PLANO DE BENEFÍCIOS DO CONDOMÍNIO DO EDIFÍCIO DO BNDES

Leia mais

RENDIMENTOS TRIBUTÁVEIS RECEBIDOS DE PESSOA FÍSICA E DO EXTERIOR PELOS DEPENDENTES

RENDIMENTOS TRIBUTÁVEIS RECEBIDOS DE PESSOA FÍSICA E DO EXTERIOR PELOS DEPENDENTES IDENTIFICAÇÃO DO CONTRIBUINTE Nome: BARBARA NOLLI BITTENCOURT Data de Nascimento: 16/02/1985 Título Eleitoral: 167745080256 Possui cônjuge ou companheiro(a)? Não Houve mudança de endereço? Não Um dos declarantes

Leia mais

Declaração de Imposto de Renda

Declaração de Imposto de Renda Declaração de Imposto de Renda Pessoa física Tudo o que você precisa saber para informar suas movimentações financeiras com a Cooperativa em sua declaração de Imposto de Renda. Índice Clique no tópico

Leia mais

02 O que eu preciso fazer

02 O que eu preciso fazer 01 Quais são os documentos que necessito apresentar para requerer minha aposentadoria no FusanPrev e atualizar minha situação no SaneSaúde? Cópia simples dos seguintes documentos: - Identidade e CPF do

Leia mais

IRPF Imposto sobre a Renda da Pessoa Física. Leonardo Ribeiro

IRPF Imposto sobre a Renda da Pessoa Física. Leonardo Ribeiro IRPF 2016 Imposto sobre a Renda da Pessoa Física Leonardo Ribeiro Sumário Capítulo 1. Obrigatoriedade...3 Capítulo 2. Tabela IRPF 2016... 7 Capítulo 3. Documentação necessária...9 Capítulo 4. Documentação

Leia mais

Plano CV Prevdata. Conheça mais sobre o seu Plano de Previdência Complementar

Plano CV Prevdata. Conheça mais sobre o seu Plano de Previdência Complementar Plano CV Prevdata Conheça mais sobre o seu Plano de Previdência Complementar A entidade Nossos números Patrimônio de R$ 1,1 bilhão (dez/2016) 2 planos de benefícios e plano de gestão administrativa 36

Leia mais

Fechamento Anual / Geração da DIRF

Fechamento Anual / Geração da DIRF Fechamento Anual / Geração da DIRF Fechamento Anual / Dirf Nesta versão está disponível a geração do arquivo para a entrega da Dirf 2017 (referente ao ano calendário 2016), com data de entrega até dia

Leia mais

CAFÉ CONTÁBIL PROGRAMAÇÃO

CAFÉ CONTÁBIL PROGRAMAÇÃO CAFÉ CONTÁBIL - 2019 PROGRAMAÇÃO NOVIDADES DO PROGRAMA IRPF/2019 PROBLEMAS MAIS COMUM NAS DECLARAÇÕES QUESTÕES PREVIAMENTE ENVIADAS ALUGUÉIS RENDIMENTOS COMUM DO CASAL, CAI NA MALHA. UM POR OMISSÃO DE

Leia mais

Pense no seu futuro! Plano de Contribuição Variável CV - Prevdata II

Pense no seu futuro! Plano de Contribuição Variável CV - Prevdata II Pense no seu futuro! Plano de Contribuição Variável CV - Prevdata II A Prevdata É uma Entidade Fechada de Previdência Complementar, que tem por finalidade a instituição e administração de planos de benefícios

Leia mais

GUIA COMPLETO PARA DECLARAÇÃO DE PREVIDÊNCIA NO IMPOSTO DE RENDA 2019

GUIA COMPLETO PARA DECLARAÇÃO DE PREVIDÊNCIA NO IMPOSTO DE RENDA 2019 GUIA COMPLETO PARA DECLARAÇÃO DE PREVIDÊNCIA NO IMPOSTO DE RENDA 2019 SUMÁRIO TEXTO CENÁRIO PREVIDÊNCIA PRIVADA: INVESTIMENTO E REDUÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA 1. MODALIDADES DE PREVIDÊNCIA PRINCIPAIS DIFERENÇAS

Leia mais

Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física

Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física E-BOOK Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2019 Audit Tax Advisory Transactions Introdução Este e-book tem o objetivo de esclarecer de forma simples as principais dúvidas sobre a Declaração de

Leia mais

Previdencia PREVIDÊNCIA

Previdencia PREVIDÊNCIA Cartilha 2 Previdencia PREVIDÊNCIA 3 A MAPFRE Previdência desenvolveu para os participantes dos planos de previdência complementar: PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), FGB Tradicional (Fundo Gerador

Leia mais

Tabela Progressiva para o cálculo mensal do Imposto de Renda de Pessoa Física, anocalendário

Tabela Progressiva para o cálculo mensal do Imposto de Renda de Pessoa Física, anocalendário 1) Como é o Regime de Tributação Progressiva? Sobre os benefícios previdenciais pagos pelos fundos de pensão, o cálculo do imposto de renda devido obedece ao regulamento aplicável, por exemplo, aos rendimentos

Leia mais

Atualização automática do programa Entrega sem necessidade de instalação do Receitanet Recuperação de nomes Rendimentos isentos e não tributáveis

Atualização automática do programa Entrega sem necessidade de instalação do Receitanet Recuperação de nomes Rendimentos isentos e não tributáveis Atualização automática do programa Entrega sem necessidade de instalação do Receitanet Recuperação de nomes Rendimentos isentos e não tributáveis Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva/definitiva

Leia mais

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE A INSTRUÇÃO NORMATIVA 1343 DE 5 DE ABRIL DE 2013.

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE A INSTRUÇÃO NORMATIVA 1343 DE 5 DE ABRIL DE 2013. TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE A INSTRUÇÃO NORMATIVA 1343 DE 5 DE ABRIL DE 2013. No período de 01.01.1989 a 31.12.1995, por força da legislação vigente, as contribuições efetuadas pelos participantes para a previdência

Leia mais

CARTILHA PARA UM FUTURO MAIS SEGURO

CARTILHA PARA UM FUTURO MAIS SEGURO CARTILHA PARA UM FUTURO MAIS SEGURO PrevMais Para um futuro mais seguro O PrevMais é o plano de Previdência Complementar para os ex-funcionários do BNC, atual BB, e funcionários do Economus. Ser participante

Leia mais

A MAPFRE PREVIDÊNCIA desenvolveu, para os participantes de plano de previdênciacomplementar PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), FGB Tradicional

A MAPFRE PREVIDÊNCIA desenvolveu, para os participantes de plano de previdênciacomplementar PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), FGB Tradicional 2019 1 PREVIDÊNCIA 2 A MAPFRE PREVIDÊNCIA desenvolveu, para os participantes de plano de previdênciacomplementar PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), FGB Tradicional (Fundo Gerador de Benefício) e

Leia mais

Checklist de documentos para declaração de IR

Checklist de documentos para declaração de IR Checklist de documentos para declaração de IR Olá! Chegou a hora de fazer mais uma Declaração Anual de Imposto de Renda. E para tornar esse processo mais simples, aqui está o seu Checklist de documentos

Leia mais

Atualização da DIRF 2017 referente a Previdência Privada e FAPI

Atualização da DIRF 2017 referente a Previdência Privada e FAPI Atualização da DIRF 2017 referente a Previdência Privada e FAPI Os dados a seguir foram elaborados para explicar as configurações a serem realizadas na DIRF 2017 para Contribuição à Previdência Privada

Leia mais

Cartilha de Tributação 2016

Cartilha de Tributação 2016 Cartilha de Tributação 2016 Como funciona o Imposto de Renda incidente sobre Planos de Previdência Complementar *? * Na modalidade de Contribuição Definida ou Variável Conforme a legislação tributária

Leia mais

Já posso me aposentar! E agora?

Já posso me aposentar! E agora? Já posso me aposentar! E agora? Como ficará a minha situação nas Fundações Sanepar? 1º Passo Rescisão Para solicitar a aposentadoria, o 1º passo é ter a rescisão em mãos. Entre em contato com as Fundações.

Leia mais

Material Explicativo 2018

Material Explicativo 2018 Material Explicativo 2018 ÍNDICE Introdução... 3 Sobre o Plano Previplan... 4 Adesão... 4 Benefícios do Plano... 5 Entenda o Plano... 6 Rentabilidade... 7 Veja como funciona a Tributação... 8 O que acontece

Leia mais

Material Explicativo

Material Explicativo Material Explicativo Material Explicativo Índice Introdução...4 Sobre o Plano Previplan...5 Adesão...5 Benefícios do Plano...6 Entenda o Plano...7 Rentabilidade...8 Veja como funciona a Tributação...9

Leia mais

Fizemos esse guia com objetivo de orientar você, cliente, a reunir os dados necessários

Fizemos esse guia com objetivo de orientar você, cliente, a reunir os dados necessários ESPECIAL IR 2018 ESPECIAL IMPOSTO DE RENDA 2018 Informações para a Declaração de Imposto de Renda 2018 Fizemos esse guia com objetivo de orientar você, cliente, a reunir os dados necessários para fazer

Leia mais

Janeiro-Dezembro/2014

Janeiro-Dezembro/2014 IRRF - Décimo terceiro salário 2014 - Roteiro Aqui serão analisados os aspectos gerais relacionados à retenção do Imposto de Renda incidente no pagamento do décimo terceiro salário. Introdução Os rendimentos

Leia mais

Relatório Trabalhista

Relatório Trabalhista Rotinas de Pessoal & Recursos Humanos www.sato.adm.br - sato@sato.adm.br - fone (11) 4742-6674 Desde 1987 Legislação Consultoria Assessoria Informativos Treinamento Auditoria Pesquisa Qualidade Relatório

Leia mais

Publicação: Março/Abril 2019

Publicação: Março/Abril 2019 Esta cartilha foi desenvolvida pela especialista em finanças, professora Myrian Lund. O material é uma produção exclusiva para os participantes da Previdência Associativa do Ministério Público e da Justiça

Leia mais

GUIA IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA Parceiros:

GUIA IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA Parceiros: GUIA IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA 2018 Parceiros: A hora é agora! Com a disponibilização dos programas auxiliares da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física pela Receita Federal do Brasil, chegou

Leia mais

RENDIMENTOS TRIBUTÁVEIS RECEBIDOS DE PESSOA FÍSICA E DO EXTERIOR PELOS DEPENDENTES

RENDIMENTOS TRIBUTÁVEIS RECEBIDOS DE PESSOA FÍSICA E DO EXTERIOR PELOS DEPENDENTES IDENTIFICAÇÃO DO CONTRIBUINTE Nome: JORGE BORGES QUEIROZ JUNIOR Data de Nascimento: 12/06/1979 Título Eleitoral: 0307060540132 Possui cônjuge ou companheiro(a)? Sim CPF do cônjuge ou companheiro(a): 292.398.908-23

Leia mais

ANO XXVIII ª SEMANA DE SETEMBRO DE 2017 BOLETIM INFORMARE Nº 37/2017

ANO XXVIII ª SEMANA DE SETEMBRO DE 2017 BOLETIM INFORMARE Nº 37/2017 ANO XXVIII - 2017-2ª SEMANA DE SETEMBRO DE 2017 BOLETIM INFORMARE Nº 37/2017 IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE PENSÃO ALIMENTÍCIA - TRATAMENTO FISCAL... Pág. 549 TRIBUTOS FEDERAIS CENTRALIZAÇÃO DE TRIBUTOS

Leia mais

CIRCULAR Nº 06/2019 São Paulo, 25 de fevereiro de IRPF 2019 Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda Pessoa Física Ano-Base 2018

CIRCULAR Nº 06/2019 São Paulo, 25 de fevereiro de IRPF 2019 Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda Pessoa Física Ano-Base 2018 CIRCULAR Nº 06/2019 São Paulo, 25 de fevereiro de 2019. IRPF 2019 Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda Pessoa Física Ano-Base 2018 Prezado Cliente, No dia 22 de fevereiro de 2019, a Receita

Leia mais

Modelo Caixa Econômica Federal. Modelo Banco do Brasil S/A

Modelo Caixa Econômica Federal. Modelo Banco do Brasil S/A O documento ideal para fazer a declaração de imposto de renda de 2017/2016 é o INFORME DE RENDIMENTO 2017, o associado poderá pegar junto ao Banco que pagou a ação da GOE o DIRF 2017 - Informe de Rendimento

Leia mais

ESPECIAL IMPOSTO DE RENDA PLANNER CORRETORA

ESPECIAL IMPOSTO DE RENDA PLANNER CORRETORA 2019 ESPECIAL IMPOSTO DE RENDA PLANNER CORRETORA Especial Imposto de Renda 2019 Até dia 30 de abril, pessoas físicas que moram no Brasil e receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2018

Leia mais

Plano de Benefícios CD-05

Plano de Benefícios CD-05 1/5 Plano de Benefícios CD-05 Nosso Plano é cuidar do seu futuro! 2/5 1 Apresentação A REGIUS Sociedade Civil de Previdência Privada é uma entidade fechada de previdência privada, que tem como objetivo

Leia mais

RENDIMENTOS TRIBUTÁVEIS RECEBIDOS DE PESSOA FÍSICA E DO EXTERIOR PELOS DEPENDENTES

RENDIMENTOS TRIBUTÁVEIS RECEBIDOS DE PESSOA FÍSICA E DO EXTERIOR PELOS DEPENDENTES IDENTIFICAÇÃO DO CONTRIBUINTE EXERCÍCIO 2013 Ano-Calendário 2012 Nome: ISABEL CRISTINA PEREIRA DOS SANTOS Data de Nascimento: 10/02/1966 Título Eleitoral: 0153200450167 Houve mudança de endereço? Não Um

Leia mais

Módulo 5 Planejamento Tributário

Módulo 5 Planejamento Tributário Módulo 5 Planejamento Tributário Precaver - Planejamento Completo Planejamento Tributário Incentivos Fiscais O que significa? Qual o objetivo? Conjunto de políticas econômicas que estabelecem a redução

Leia mais

Material Explicativo

Material Explicativo Material Explicativo ABBprev Sociedade de Previdência Privada Este material explicativo tem como objetivo fornecer informações sobre um dos benefícios que as patrocinadoras ABB Ltda e Cooperativa de Crédito

Leia mais

1- Apresentação: DIRF Comprovante de Rendimentos Prazo de entrega: Assistência Médica... 4

1- Apresentação: DIRF Comprovante de Rendimentos Prazo de entrega: Assistência Médica... 4 Documentação DIRF 2012 Sumário 1- Apresentação:... 3 2- DIRF... 3 3- Comprovante de Rendimentos... 3 4- Prazo de entrega:... 3 5- Assistência Médica... 4 6- Associação de assistência médica e/ ou odontológica

Leia mais

1- Apresentação: DIRF Comprovante de Rendimentos Prazo de entrega: Assistência Médica... 4

1- Apresentação: DIRF Comprovante de Rendimentos Prazo de entrega: Assistência Médica... 4 Documentação DIRF 2011 Sumário 1- Apresentação:... 3 2- DIRF... 3 3- Comprovante de Rendimentos... 3 4- Prazo de entrega:... 3 5- Assistência Médica... 4 6- Associação de assistência médica e/ ou odontológica

Leia mais

Instrução Normativa SRF nº 497, de 24 de janeiro de 2005 DOU de

Instrução Normativa SRF nº 497, de 24 de janeiro de 2005 DOU de Instrução Normativa SRF nº 497, de 24 de janeiro de 2005 DOU de 9.2.2005 Dispõe sobre plano de benefício de caráter previdenciário, Fapi e seguro de vida com cláusula de cobertura por sobrevivência e dá

Leia mais

Como identificar o seu vínculo com o instituidor do plano?

Como identificar o seu vínculo com o instituidor do plano? A H L I T R A C O R U T U F A V I V O N A L P 1 O Plano Viva Futuro foi criado para cuidar e proteger o futuro de sua família. Conheça todas as vantagens e os benefícios de seu mais novo Plano: O que é

Leia mais

Na aba "Dados do Participante", o saldo acumulado está posicionado no último dia do mês anterior ao da simulação.

Na aba Dados do Participante, o saldo acumulado está posicionado no último dia do mês anterior ao da simulação. O simulador de renda do Plano Petros-2 foi criado com o objetivo de ajudar o Participante a projetar o valor de sua renda de aposentadoria, respeitando as regras previstas no Regulamento do Plano. Esse

Leia mais

Plano de Aposentadoria SolvayPrev Incorporação Legado Cytec

Plano de Aposentadoria SolvayPrev Incorporação Legado Cytec Plano de Aposentadoria SolvayPrev Incorporação Legado Cytec Quem somos? Entidade Fechada de Previdência Complementar que administra os Planos de Previdência dos empregados do Grupo Rhodia. Plano SolvayPrev

Leia mais

MANUAL DO APOSENTADO E PENSIONISTA PLANO SGC PREV PLANO DE BENEFÍCIOS DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DA SOCIEDADE GOIANA DE CULTURA

MANUAL DO APOSENTADO E PENSIONISTA PLANO SGC PREV PLANO DE BENEFÍCIOS DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DA SOCIEDADE GOIANA DE CULTURA MANUAL DO APOSENTADO E PENSIONISTA PLANO SGC PREV PLANO DE BENEFÍCIOS DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DA SOCIEDADE GOIANA DE CULTURA SUMÁRIO Qual é o significado de aposentado e pensionista?...3 Quando é realizado

Leia mais

Rendimentos Recebidos Acumuladamente (RRA)

Rendimentos Recebidos Acumuladamente (RRA) (RRA) TRIBUTAÇÀO DOS RRA EM RELAÇÃO AO ANO-CALENDÁRIO DE RECEBIMENTO: - RRA RELATIVOS AO ANO-CALENDÁRIO DE RECEBIMENTO: Ocorrência/tipos de RRA: REGRA GERAL, JUSTIÇA FEDERAL e JUSTIÇA DO TRABALHO.

Leia mais

Para iniciar o processo de interface para DIRF, verificar as configurações abaixo:

Para iniciar o processo de interface para DIRF, verificar as configurações abaixo: Passo a Passo para interface da DIRF Para iniciar o processo de interface para DIRF, verificar as configurações abaixo: 1- Ir em opções, configurações, configurar ambiente, e verificar se o(s) eventos

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA GERAÇÃO E TRANSMISSÃO DA DIRF 2014 A DIRF2014 DEVERÁ SER GERADA NO SISTEMA DA FOLHA2015.

INSTRUÇÕES PARA GERAÇÃO E TRANSMISSÃO DA DIRF 2014 A DIRF2014 DEVERÁ SER GERADA NO SISTEMA DA FOLHA2015. Porto Feliz- 19 de Janeiro de 2015. INSTRUÇÕES PARA GERAÇÃO E TRANSMISSÃO DA DIRF 2014 A DIRF2014 DEVERÁ SER GERADA NO SISTEMA DA FOLHA2015. PARA FAZER A GERAÇÃO DA DIRF 2014 O SISTEMA DA FOLHA2015 DEVERÁ

Leia mais

Hoje iremos aprender a fazer passo a passo nossa Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física e ficarmos tranquilos (a) com o Leão!

Hoje iremos aprender a fazer passo a passo nossa Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física e ficarmos tranquilos (a) com o Leão! OLÁ! Hoje iremos aprender a fazer passo a passo nossa Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física e ficarmos tranquilos (a) com o Leão! Primeiramente, é necessário saber quem está obrigado a apresentar

Leia mais

DIRF Declaração de Imposto de Renda retido. na fonte

DIRF Declaração de Imposto de Renda retido. na fonte DIRF 2019 Declaração de Imposto de Renda retido na fonte O que é a DIRF? A declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte; É a declaração feita pela FONTE PAGADORA, com o objetivo de informar á Secretaria

Leia mais

Folha de Pagamento e-social PARAMETRIZAÇÃO DE RUBRICAS

Folha de Pagamento e-social PARAMETRIZAÇÃO DE RUBRICAS Página1 de 6 RUBRICAS ESOCIAL Dentre as tabelas que devem ser enviadas ao e-social, uma das principais e mais importante é a Tabela de Rubricas S-1010, que é conceituada com os eventos relativos aos valores

Leia mais

Manual de Navegação - Pré-Cadastro PRÉ-CADASTRO PARA FINS DE INSCRIÇÃO

Manual de Navegação - Pré-Cadastro PRÉ-CADASTRO PARA FINS DE INSCRIÇÃO Manual de Navegação - Pré-Cadastro PRÉ-CADASTRO PARA FINS DE INSCRIÇÃO 1) ACESSO CANDIDATO A realização do Pré-cadastro é destinada a docentes que queiram celebrar contrato com a Rede Estadual de Ensino

Leia mais

DECLARAÇÃO IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA WOS ASSESSORIA CONTÁBIL E RH LTDA

DECLARAÇÃO IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA WOS ASSESSORIA CONTÁBIL E RH LTDA DECLARAÇÃO IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA - 2017 Declaração - Obrigatoriedade de Apresentação Critérios Condições Renda - recebeu rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma anual

Leia mais

Caro Responsável pelo Departamento de Pessoal,

Caro Responsável pelo Departamento de Pessoal, Caro Responsável pelo Departamento de Pessoal, Seguindo os moldes de atualizações passadas, segue abaixo, orientações para os procedimentos a serem seguidos referente a DIRF 2017 (ano-base 2016) a respeito

Leia mais

Novo Portal do Participante

Novo Portal do Participante Manual Passo a Passo Novo Portal do Participante Clique e acesse o Novo Portal do Participante Como realizar o primeiro acesso ao Novo Portal do Participante 1. É possível acessar o Novo Portal do Participante

Leia mais

CARTILHA IRPF 2018 ORIENTAÇÕES GERAIS

CARTILHA IRPF 2018 ORIENTAÇÕES GERAIS CARTILHA IRPF 2018 ORIENTAÇÕES GERAIS CARTILHA IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA-2017/2018 Chegou o momento de prestar contas para o LEÃO. Não deixe para a última hora! A CONTABILIDADE GABRIEL SANTANA VIEIRA

Leia mais

RENDIMENTOS TRIBUTÁVEIS RECEBIDOS DE PESSOA FÍSICA E DO EXTERIOR PELOS DEPENDENTES

RENDIMENTOS TRIBUTÁVEIS RECEBIDOS DE PESSOA FÍSICA E DO EXTERIOR PELOS DEPENDENTES IDENTIFICAÇÃO DO CONTRIBUINTE Nome: Cristiane Foroni Barrionuevo Data de Nascimento: 17/01/1983 Título Eleitoral: 018509301945 Houve mudança de endereço? Não Um dos declarantes é pessoa com doença grave

Leia mais

Instrução Normativa SRF nº 268, de 23 de dezembro de 2002

Instrução Normativa SRF nº 268, de 23 de dezembro de 2002 Instrução Normativa SRF nº 268, de 23 de dezembro de 2002 Estabelece normas para emissão de comprovantes de rendimentos pagos ou creditados a pessoas físicas e jurídicas decorrentes de aplicações financeiras,

Leia mais

MANUAL DE ACESSO AO SISTEMA SED SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL PRÉ CADASTRO

MANUAL DE ACESSO AO SISTEMA SED SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL PRÉ CADASTRO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL CENTRO DE INGRESSO E MOVIMENTAÇÃO MANUAL DE ACESSO AO

Leia mais

Cartilha Declaração de Imposto de Renda 2017

Cartilha Declaração de Imposto de Renda 2017 CARTILHA DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA 2017 1 SUMÁRIO 1. OBRIGATORIEDADE DE APRESENTAÇÃO... 3 1.1. Pessoas obrigadas à apresentação da Declaração de Ajuste Anual IRPF 2017... 3 1.2. Pessoas dispensadas

Leia mais

Saiba mais sobre seu plano

Saiba mais sobre seu plano Saiba mais sobre seu plano Plano Funbep II 1 Índice A proteção da previdência complementar... 03 As contribuições para o plano... 04 Em caso de desligamento... 06 Na hora da aposentadoria... 08 Cuide bem

Leia mais

Cartilha do. Regime de Tributação

Cartilha do. Regime de Tributação Cartilha do Regime de Tributação Cartilha do Regimee de Tributação 2 Apresentação A Previnorte elaborou esta Cartilha com o objetivo de orientar o participante na faculdade da escolha pelo regime de tributação,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACED - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACED - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS AO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DA PÓS- GRADUAÇÃO PEC/PG 2017/2 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS)

Leia mais

Manual do Aposentado e Pensionistas

Manual do Aposentado e Pensionistas Manual do Aposentado e Pensionistas Plano de Benefícios UNOESC PREV SUMÁRIO Qual é o significado de Aposentado e Pensionista?... 3 Quando é realizado o pagamento do Benefício?... 3 Quais as formas de recebimento

Leia mais

PLANO DE FISCALIZAÇÃO

PLANO DE FISCALIZAÇÃO REALIZAÇÃO PLANO DE FISCALIZAÇÃO PRINCÍPIOS Nossos DO IRServiços PRINCÍPIO DA UNIVERSALIDADE PRINCÍPIO DA GENERALIDADE PRINCÍPIO DA PROGRESSIVIDADE PRINCÍPIO DA UNIVERSALIDADE PRINCÍPIO DA GENERALIDADE

Leia mais

Complemento: Bairro/Distrito: CHACARA Proprietário de empresa ou de firma individual ou empregador-titular CONTR. PREVID.

Complemento: Bairro/Distrito: CHACARA Proprietário de empresa ou de firma individual ou empregador-titular CONTR. PREVID. IDENTIFICAÇÃO DO CONTRIBUINTE Nome: WALQUIRIA APARECIDA MARQUES TEIXEIRA Data de Nascimento: 14/02/1981 Título Eleitoral: Possui cônjuge ou companheiro(a)? Sim CPF do cônjuge ou companheiro(a): 765.250.746-49

Leia mais

Manual do Aposentado e Pensionista EBC Prev. Plano de Benefícios da EBC Empresa Brasil de Comunicação

Manual do Aposentado e Pensionista EBC Prev. Plano de Benefícios da EBC Empresa Brasil de Comunicação Manual do Aposentado e Pensionista Prev Plano de Benefícios da Empresa Brasil de Comunicação SUMÁRIO Qual é o significado de Aposentado e Pensionista?...3 Quando é realizado o pagamento das parcelas do

Leia mais

Manual do Aposentado e Pensionista

Manual do Aposentado e Pensionista Manual do Aposentado e Pensionista Plano de Benefícios COTRIJAL PREV SUMÁRIO Qual o significado de Aposentado e Pensionista?...3 Quando são realizados os pagamentos dos Benefícios?...3 Quais as formas

Leia mais

CIRCULAR Nº 04/2018 São Paulo, 26 de fevereiro de IRPF 2018 Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda Pessoa Física Ano-Base 2017

CIRCULAR Nº 04/2018 São Paulo, 26 de fevereiro de IRPF 2018 Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda Pessoa Física Ano-Base 2017 CIRCULAR Nº 04/2018 São Paulo, 26 de fevereiro de 2018. IRPF 2018 Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda Pessoa Física Ano-Base 2017 Prezado Cliente, No dia 23 de fevereiro de 2018, a Receita

Leia mais

Saiba mais sobre seu plano

Saiba mais sobre seu plano Saiba mais sobre seu plano Plano Itaú CD 1 Índice A proteção da previdência complementar... 03 As contribuições para o plano... 04 Em caso de desligamento... 05 Na hora da aposentadoria... 07 A tributação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL ANEXO II RELAÇÃO DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS Somente será aceita cópia legível dos documentos. Os documentos do grupo familiar deverão ser entregues de forma organizada por membro do grupo familiar. Para

Leia mais

FIES INFORMAÇÕES SOBRE DOCUMENTAÇÃO

FIES INFORMAÇÕES SOBRE DOCUMENTAÇÃO FIES INFORMAÇÕES SOBRE DOCUMENTAÇÃO 1. FICHA DE INSCRIÇÃO; Acessar o site http://sisfiesportal.mec.gov.br/ e clicar em INSCREVA-SE NO FIES para preencher a ficha de inscrição. Após seguir todos os passos

Leia mais

Receita Federal envia comunicação de divergências para contribuintes pessoas físicas do Paraná e Santa Catarina

Receita Federal envia comunicação de divergências para contribuintes pessoas físicas do Paraná e Santa Catarina Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil na 9ª Região Fiscal (Paraná e Santa Catarina) Assessoria de Comunicação Informação para a imprensa nº 36, 8 de setembro de 2015 Receita Federal envia

Leia mais

Sistema NFTS-e. 01/2016 Versão EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A.

Sistema NFTS-e. 01/2016 Versão EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Sistema NFTS-e 01/2016 Versão 1.7.93 EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Para emissão da Nota Fiscal Tomador Eletrônica, o usuário deverá acessar a aplicação através do site da prefeitura

Leia mais