Relatório Anual Rede

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Relatório Anual Rede"

Transcrição

1 Relatório Anual Rede

2 APRESENTAÇÃO 2 APRESENTAÇÃO Este relatório tem por finalidade apresentar os resultados obtidos no atendimento a crianças e adolescentes atendidos na Rede Aica Rede de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescentes, além de dar transparência as ações e atividades realizadas no ano de Apresentaremos neste relatório, os Projetos que integram a Rede, a Metodologia de trabalho e abordagem junto aos atendidos, dados estatísticos do período e o registro de algumas das atividades realizadas ao longo do período.

3 SUMÁRIO 3 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 2 SUMÁRIO... 3 REDE AICA... 5 Projeto Cidadão... 6 Projeto Curumim... 6 Projeto Legal... 6 Projeto Meninos e Meninas do Mestre... 6 Projeto Semente... 7 Projeto Casa Lar Pe. Rafael Dimiccoli... 7 Projetos Casa Lar Luca Fossati... 7 Projeto Casa Sol Nascente LAC/PSC... 7 ProJovem em Ação... 8 Espaço Shekinah... 8 OBJETIVOS... 9 Objetivo Principal... 9 Objetivos específicos... 9 PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS Presença Diálogo Educação solidária Espírito crítico Criatividade Participação Espiritualidade DADOS ESTATÍSTICOS Atendimentos por Unidade: Meta, Beneficiários Diretos e Indiretos Total Geral de Atendimentos: Beneficiários Diretos e Indiretos Famílias e Familiares Atendidos: Beneficiários Indiretos Renda Familiar do Público Atendido: Beneficiários Diretos Público Atendido por Raça/Etnia: Beneficiários Diretos Público Atendido por Faixa Etária: Beneficiários Diretos Público Atendido por Gênero: Beneficiários Diretos Público Atendido por Nível de Escolaridade: Beneficiários Diretos REGISTRO DE ATIVIDADES Diversão, Socialização e Aprendizado Arte na Confeitaria e Preparo de Bem-Casado Banco de Talentos Curso de Cabeleireiro Banco de Talentos Designer de Sobrancelhas Banco de Talentos... 32

4 SUMÁRIO 4 Manicure Banco de Talentos Confecção de Pirulitos Parceria SENAC Banco de Talentos Aulas de Violão Casa Lar Visita ao Convento da Penha (Pontos Históricos do ES) Casa Lar Aulas de Judô Casa Lar Passeio no Município de Santa Teresa Gincana e Comemoração do Estatuto da Criança e do Adolescente Integração entre os Projetos Atividades Diversas Visita ao Tribunal de Justiça Casa Sol Nascente Café da Tarde com os pais e responsáveis Casa Sol Nascente Oficina de Musicalização: Radio Sol Nascente Construção de Horta Comunitária Casa Sol Nascente Passeio ao Sesc de Aracruz Casa Sol Nascente º Fórum dos Direitos Passeio AEST Curso em Parceria com SENAC - Projovem Festa de Aniversário Projovem Dia da Família - Projovem Dia da Consciência Negra Visita a Reserva Ecológica RECRIPAM Oficina de Corte e Costura Confraternização entre Projetos Passeio ao Boliche EQUIPE DE COLABORADORES PARCEIROS DA REDE AICA Financeiros Sociais Articulação para Execução do Serviço e Parcerias DIRETORIA CONSIDERAÇÕES FINAIS... 59

5 REDE AICA 5 REDE AICA Valores de justiça, paz, solidariedade e partilha A Rede AICA denomina-se um programa de Atendimento Integrado a Criança e ao Adolescente, ligado a Pastoral do Menor, criado em É um trabalho social, em rede, desenvolvido nos municípios de Serra e Santa Teresa, com ações dirigidas para a defesa e promoção da vida de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social. De inspiração cristã, o projeto vivencia e difunde os valores de justiça, paz, solidariedade e partilha. Visa contribuir aos jovens e suas famílias o exercício pleno da cidadania, rejeitando qualquer tipo de paternalismo e assistencialismo. Tem como desafio a conscientização e mobilização da sociedade, na busca por uma resposta transformadora, global, unitária e integrada à situação da criança e do adolescente em situação de vulnerabilidade social. A cada ano, são atendidas mais de mil crianças, adolescentes e jovens nos projetos da Rede AICA, contribuindo para o seu desenvolvimento humano, social, cultural e psicológico. As atividades são estendidas às famílias das crianças e dos adolescentes, através de cursos e orientação profissional, atendimento psicossocial, palestras e momentos de formação para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Articulada com a Rede de Proteção e com o Sistema de Garantia dos Direitos, a Rede AICA contribui para a efetivação da prioridade absoluta, para a efetiva implantação da política da proteção integral, para o fortalecimento e o empoderamento das famílias e para a universalização do acesso aos direitos humanos. Mantêm participação efetiva nos Conselhos de Direito no município (CONCASE e COMASSE) e estadual (CRIAD). A Rede AICA está como Focal do Estado do Espírito Santo, compondo o GT Nacional de discussão e proposição, intitulado como Movimento Nacional Pró Convivência Familiar e Comunitária. O Movimento Nacional CFC surge como parte do projeto Fórum Nacional de Convivência Familiar e Comunitária idealizado pela Associação Brasileira Terra dos Homens, com apoio da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos (PR SDH) e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA). Ele dá continuidade ao trabalho iniciado pelo Grupo de Trabalho Nacional Pró Convivência Familiar e Comunitária (GT Nacional), criado em novembro de 2005, por iniciativa da Terra dos Homens e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Esta entidade intitulada OSC (Organização de Sociedade Civil) e denominada Rede de Atendimento Integrada à Criança e ao Adolescente é composta pelos seguintes projetos:

6 REDE AICA 6 Projeto Cidadão (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) Localizada no bairro Novo Horizonte, atende crianças e adolescentes no tempo livre da escola com alimentação, atividades pedagógicas, culturais, artísticas e esportivas, curso profissionalizantes e de artesanato. Meta de atendimento: 200 crianças e adolescentes Projeto Curumim (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) Localizado no bairro José de Anchieta, atende crianças e adolescentes no tempo livre da escola com alimentação, atividades pedagógicas, culturais, artísticas e esportivas e de artesanato. Meta de atendimento: 100 crianças e adolescentes. Projeto Legal (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) Localizado no Bairro Central Carapina, atende crianças e adolescentes no tempo livre da escola com alimentação, atividades pedagógicas, culturais, artísticas e esportivas, cursos profissionalizantes e de artesanato. Meta de atendimento: 200 crianças e adolescentes. Projeto Meninos e Meninas do Mestre (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) Localizado no bairro Planalto Serrano, atende crianças e adolescentes no tempo livre da escola com alimentação, atividades pedagógicos, culturais, artísticas e esportivas, cursos profissionalizantes e artesanato. Meta de atendimento: 200 crianças e adolescentes.

7 REDE AICA 7 Projeto Semente (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) Localizado no bairro Residencial Jacaraipe, atende 200 crianças e adolescentes no contra turno da escola com alimentação, oficinas de cidadania, culturais, artísticas e esportivas. Projeto Casa Lar Pe. Rafael Dimiccoli (Acolhimento Institucional) Localizado no bairro Chácara Parreiral, é destinado à crianças e adolescentes com os vínculos familiares fragilizados e negligências. O período de sua permanência depende do retorno à família de origem, da colocação em família substituta ou da conquista da autonomia. Meta de atendimento: 10 crianças e adolescentes. Projetos Casa Lar Luca Fossati (Acolhimento Institucional) Localizada no município de Santa Teresa, é destinada à crianças e adolescentes com os vínculos familiares fragilizados e negligências. O período de sua permanência depende do retorno à família de origem, da colocação em família substituta ou da conquista da autonomia. Meta de atendimento: 10 crianças e adolescentes. Projeto Casa Sol Nascente LAC/PSC (Liberdade Assistida Comunitária)) Localizada no bairro Manoel Plaza no município de Serra, atende adolescentes e jovens em cumprimento das medidas socioeducativas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço Comunitário, oferecendo atendimento psicossocial individual e em grupos, apoio às famílias, cursos profissionalizantes, atividades esportivas, culturais e artísticas. Meta de Atendimento: 250 adolescentes.

8 REDE AICA 8 ProJovem em Ação (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) Uma parceria com o CRAS, atende em 6 núcleos, adolescentes e jovens do município de Serra, no contra turno da escola. Visa contribuir para a ampliação do universo informacional dos adolescentes e jovens, bem como estimular o desenvolvimento suas expectativas para o futuro profissional, com ofertas de cursos, oficinas direcionadas, palestras, conhecimento e reconhecimento das potencialidades do mercado de trabalho local, encaminhamentos para estágio e primeiro emprego, atendimento psicossocial, dentre outros. Meta de atendimento: 300 adolescentes e jovens. Espaço Shekinah Localizado em Santa Tereza, o Espaço Shekinah é destinado a realização de ações programadas e direcionadas de convivência, lazer, formação humana e ambiental para as crianças, adolescentes e jovens da Rede AICA, realizadas no decorrer do ano.

9 OBJETIVOS 9 OBJETIVOS Objetivo Principal Contribuir para a assimilação de valores éticos e noções de cidadania de crianças, adolescentes, jovens e familiares, visando à convivência e o fortalecimento dos vínculos, de acordo com os princípios básicos valorizando a autonomia e a participação efetiva. Objetivos específicos Complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais; Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo; Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã; Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo; Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional. Desenvolver potencialidades e estimular aptidões e talentos, promovendo a autoestima, a autodeterminação e a autonomia dos jovens. Estimular a reflexão sobre a relação ser humano e natureza, contribuindo para a construção de uma visão crítica e proativa sobre a proteção ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Promover a apropriação de conhecimentos sobre o mundo do trabalho, com visão crítica e atitude proativa na perspectiva do desenvolvimento de habilidades e conhecimentos necessários à vida laboral. Orientar os jovens na busca pelo reconhecimento de suas aptidões e interesses para a construção de um projeto pessoal e/ou coletivo de desenvolvimento profissional. Promover a inclusão no mundo digital e das novas tecnologias, desenvolvendo suas competências comunicativas e capacidades cognitivas, afetivas e de sensibilidades éticas e estéticas. Ampliar as referências sobre valores éticos e humanos e sobre direitos e deveres de cidadania dos adolescentes atendidos. Estimular a participação social, cultural e política dos jovens na vida pública e seu potencial de transformar a realidade em que vivem. Contribuir para que os jovens qualifiquem a sua relação com os múltiplos espaços sociais em que transitam no seu cotidiano, valorizando as redes de sociabilidades juvenis.

10 PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS 10 PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS Fundamentos Sócios Pedagógicos desenvolvidos ao longo da caminhada: Presença Opção metodológica: estar presente A presença do educador no processo socioeducativo A presença da família A presença do estado A presença da criança e adolescente na comunidade Diálogo Metodologia do diálogo: uma vivência que transforma No processo socioeducativo Na interação com a comunidade Na interação com o estado Nas interações sociais (grupos) Diálogo e família Na mediação de conflitos Educação solidária Metodologia comunitária: um projeto de educação solidária "Para você me educar precisa conhecer o meu mundo Limites, potencialidades e possibilidades Fortalecimento da identidade cultural das crianças e adolescentes Integração do grupo Valorização da pluralidade e singularidade Espírito crítico Dimensão crítica por uma participação transformadora Crítica da realidade social do mundo contemporâneo Conhecer valores na comunidade Compreender e ressignificar a realidade Ética nas relações Significado paradoxo

11 PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS 11 Criatividade Metodologia criativa: a arte de gerar a vida Comunicação e expressão Estímulo à criatividade Criatividade e resiliência Criticidade e solidariedade Participação Dimensão crítica por uma participação transformadora Vivência de grupos Organização social e participação na construção Mobilização Fortalecimento e extensão da cidadania Formação e participação política Corresponsabilidade Espiritualidade Espiritualidade na concretude da vida. Celebração da vida Gestos de solidariedade Acolher e servir Espiritualidade e dignidade humana Respeito à pluraridade e diversidade de crenças Religião e sociedade

12 DADOS ESTATÍSTICOS 12 DADOS ESTATÍSTICOS Atendimentos por Unidade: Meta, Beneficiários Diretos e Indiretos PROJETO Casa Lar Pe. Rafael Dimiccoli META 10 Casa Lar Luca Fossati 10 BENEFICIÁRIOS DIRETOS BENEFICIÁRIOS INDIRETOS Projeto Cidadão Projeto Legal Projeto Meninos e Meninas do Mestre Projeto Curumim Projeto Semente Projovem Adolescente Casa Sol Nascente Banco de Talentos* *Foram oferecidos no 2º semestre os cursos: Cabeleireiro Manicure Pirulitos Mecânico de Máq. de Costura Ponto Corrente e Overlock Designer de Sobrancelhas Aprov. Integral de Alimentos Téc. Vendas Mini-Bolos decorados Cupcakes Téc. de Salgadeiro A arte na confeitaria-preparo de bem-casado Auto Maquiagem Oratória: Técnicas, Didática e Apresentação em Público Empregabilidade e Postura Profissional Qualidade no Atendimento ao Cliente. Quantitativo de Atendimento por Unidade Meta e Beneficiários Diretos BANCO DE TALENTOS CASAS LARES PROJETO CURUMIM CASA SOL NASCENTE PROJOVEM EM AÇÃO PROJETO SEMENTE PROJETO 3MS PROJETO LEGAL PROJETO CIDADÃO BENEFICIÁRIOS DIRETOS META

13 DADOS ESTATÍSTICOS 13 Total Geral de Atendimentos: Beneficiários Diretos e Indiretos Em 2017 atendemos o total de beneficiários, sendo diretos e indiretos. TIPO Beneficiários Diretos Beneficiários Indiretos QUANTIDADE TOTAL BENEFICIÁRIOS DIRETOS BENEFICIÁRIOS INDIRETOS Famílias e Familiares atendidos: Beneficiários Indiretos TIPO QUANTIDADE Famílias Familiares TOTAL FAMÍLIAS FAMILIARES Renda Familiar do Público Atendido: Beneficiários Diretos FAIXA SALARIAL QUANTIDADE 0 a 01 salário De 1 a 3 salários Mais de 3 salários Não informado TOTAL a 01 salário Acima de 1 até 3 salários Mais de 3 salários Não Informado

14 DADOS ESTATÍSTICOS 14 Público Atendido por Raça/Etnia: Beneficiários Diretos RAÇA/ETNIA QUANTIDADE Brancos 363 Negros 744 Outros 1734 TOTAL Brancos Negros Outros Brancos Negros Outros Público Atendido por Faixa Etária: Beneficiários Diretos FAIXA ETÁRIA QUANTIDADE Crianças de 06 a 11 anos 683 Adolescentes de 12 a 17 anos Jovens/Adultos Acima de 18 anos 575 TOTAL Público atendido por Faixa Etária Beneficiários Diretos Crianças de 06 a 11 anos Adolescentes de 12 a 17 anos Jovens/Adultos - acima de 18 anos 575

15 DADOS ESTATÍSTICOS 15 Público Atendido por Gênero: Beneficiários Diretos GÊNERO QUANTIDADE 1500 Feminino Masculino 1782 TOTAL Feminino Masculino Feminino Masculino Público Atendido por Nível de Escolaridade: Beneficiários Diretos NÍVEL QUANTIDADE Educação Infantil 8 Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) Ensino Médio 299 Ensino superior 00 Outros 26 TOTAL Nível Escolar do Público Atendido Beneficiários Diretos Educação Infantil Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) Ensino Médio Ensino superior Outros

16 16 REGISTRO DE ATIVIDADES Diversão, Socialização e Aprendizado

17 17

18 18

19 19

20 20

21 21

22 22

23 23

24 24

25 25

26 26

27 27

28 28

29 29

30 30 Arte na Confeitaria e Preparo de Bem-Casado Banco de Talentos

31 31 Curso de Cabeleireiro Banco de Talentos

32 32 Designer de Sobrancelhas Banco de Talentos

33 33 Manicure Banco de Talentos

34 34 Confecção de Pirulitos Parceria SENAC Banco de Talentos

35 35 Aulas de Violão Casa Lar Visita ao Convento da Penha (Pontos Históricos do ES) Casa Lar

36 36 Aulas de Judô Casa Lar Passeio no Município de Santa Teresa Gincana e Comemoração do Estatuto da Criança e do Adolescente

37 37 Integração entre os Projetos

38 38 Atividades Diversas

39 39

40 40

41 41

42 42

43 43

44 44

45 45

46 46

47 47 Visita ao Tribunal de Justiça Casa Sol Nascente Café da Tarde com os pais e responsáveis Casa Sol Nascente Oficina de Musicalização: Radio Sol Nascente

48 48 Construção de Horta Comunitária Casa Sol Nascente Passeio ao Sesc de Aracruz Casa Sol Nascente 1º Fórum dos Direitos

49 49 Passeio AEST

50 50 Curso em Parceria com SENAC - Projovem Festa de Aniversário Projovem

51 51 Dia da Família - Projovem Dia da Consciência Negra

52 52 Visita a Reserva Ecológica

53 53 RECRIPAM 2016

54 54 Oficina de Corte e Costura Confraternização entre Projetos

55 55 Passeio ao Boliche

56 EQUIPE DE COLABORADORES 56 EQUIPE DE COLABORADORES Articulada com a Pastoral do Menor, a Rede Aica é hoje um conjunto de Oficinas de gente onde dedicado grupo de colaboradores dão uma mão cuidadosa e carinhosa à crianças, adolescentes, jovens e familiares, em situação de vulnerabilidade e risco social para que se fortaleçam e, empoderando-se de seu papel, deem à luz a identidade, a riqueza e a beleza de seus atendidos, assumidos como filhos e reconhecidos pela sociedade com cidadãos. Nossa equipe e formada pelos seguintes profissionais: Assist, Adm Assistentes Sociais Aux. Adm Auxiliar de Serviços Gerais Coordenação Geral Coordenadores Cozinheiras Educadores Residentes Educadores Sociais Instrutores Motoristas Oficial de Manutenção Oficineiros Pedagogos Psicólogos Técnico de Referência Trabalhador Rural Voluntários e estagiários

57 PARCEIROS DA REDE AICA 57 PARCEIROS DA REDE AICA Financeiros Fundação Danilo e Luca Fossati Prefeitura Municipal de Serra Vale Sociais Paróquias São José Operário de Carapina Paróquia Nossa Senhora da Penha Jd. Limoeiro Paróquias São Pedro Jacaraípe VEPEMA (Vara de Execuções de Penas Alternativas) Grupo-S10 da CESAN Clínica OdontoFix Programa Mesa Brasil Articulação para Execução do Serviço e Parcerias Fundo Municipal da Criança e do Adolescente - FIA Conselho Municipal da Criança e do Adolescente CONCASE Conselho Municipal de Assistência Social COMASSE Centro de Defesa dos Direitos Humanos CDDH Conselho Estadual da Criança e do Adolescente - CRIAD CREAS Centro de Referencia Especial as Assistência Social CRAS Centro de Referência da Assistência Social Escolas, Unidades de Saúde, Paróquias e outros Movimento Nacional Pró Convivência Familiar e Comunitária

58 DIRETORIA 58 DIRETORIA Diretor Presidente Celésio Piontkovsky 1ª Secretária Maria de Lourdes Nunes Piontkovsky 2ª Secretária Cristina Isabel Coan Tesoureiro Eliandro Rosa dos Reis Conselho Fiscal Efetivo Pedro Siqueira de Almeida Francisca Lopes Guerra Adriana Pereira Rosa Conselho Fiscal Suplente Sidnei Lopes Da Silva Jesus Alves Bezerra Gerlis Prata Surlo

59 CONSIDERAÇÕES FINAIS 59 CONSIDERAÇÕES FINAIS Atuar na promoção e oferta do Serviço para Crianças, Adolescentes e jovens significa possibilitar a estes um desenvolvimento singular contextualizado dentro de seu ambiente social, mediante a convivência familiar e comunitária. Significa compreender o sujeito como um ser construído socioculturalmente e como produtor do lugar social que ocupa. Nesse sentido, as estratégias da Rede AICA apresentadas neste relatório, visam o desenvolvimento de atividades que possam promover proteção integral à criança, ao adolescente e ao jovem, e suas famílias, por meio do exercício da cidadania, do reconhecimento da sua autonomia e de suas habilidades sociais, com a finalidade de fortalecer os vínculos familiares e comunitários, por meio de aportes e subsídios técnicos para a oferta com qualidade dos Serviços. A Rede AICA responsabiliza-se pela constituição de espaços de formação para a participação e cidadania, e o desenvolvimento do protagonismo de seus beneficiários. As ações aqui descritas são efetivadas com a participação e o engajamento da Rede AICA, o poder público e privado e da sociedade civil, de forma articulada. Servindo como ponto de partida para atuarmos na prevenção e proteção, além de contribuir na ampliação da rede de proteção por meio da inclusão de articulações, participação nos espaços de discussões e proposições de políticas públicas para crianças e adolescentes. Desta forma, concluímos e avaliamos como satisfatória as atividades previstas para o ano. As estratégias empregadas para o desenvolvimento das ações facilitaram o envolvimento, a aceitação e a participação dos usuários.

Informativo. Mundo do Trabalho. Rede AICA. Percurso: Abril 2017

Informativo. Mundo do Trabalho. Rede AICA. Percurso: Abril 2017 Informativo Rede de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente Rede AICA Abril 2017 www.redeaica.org.br facebook/redeaica (27) 3338-5575 Percurso: Mundo do Trabalho O conhecimento sobre o mundo do

Leia mais

Informativo. Meio Ambiente. Rede AICA. Percurso: Junho 2017

Informativo. Meio Ambiente. Rede AICA. Percurso: Junho 2017 Informativo Rede de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente Rede AICA Junho 2017 www.redeaica.org.br facebook/redeaica (27) 3338-5575 Percurso: Meio Ambiente C om o tema: Meio Ambiente, o percurso

Leia mais

Percurso: Mês da Família

Percurso: Mês da Família Rede de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente Julho 2017 www.redeaica.org.br facebook/redeaica (27) 3338-5575 Percurso: Mês da Família Neste percurso foi realizado o Mês da Família, onde as

Leia mais

CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIO 2019/2020 ASSOCIAÇÃO SANTA LUZIA

CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIO 2019/2020 ASSOCIAÇÃO SANTA LUZIA Projeto: Pensando no Amanhã CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIO 2019/2020 ASSOCIAÇÃO SANTA LUZIA QUEM SOMOS A Associação de Amigos e Moradores do Bairro Jardim Santa Luzia é uma entidade sem fins lucrativos, atuando

Leia mais

Boletim Informativo. Março. Carnaval na Rede AICA, minha gente! Rede Aica participa da Abertura da Campanha da Fraternidade 2019

Boletim Informativo. Março. Carnaval na Rede AICA, minha gente! Rede Aica participa da Abertura da Campanha da Fraternidade 2019 Boletim Informativo Março Carnaval na Rede AICA, minha gente! Jeremias vence mais uma etapa e vai para semifinal do The Voice Kids Jeremias se apresentou com a música Apenas mais uma de amor, do cantor

Leia mais

Informativo. Direitos Humanos. Rede AICA. Percurso: Maio 2017

Informativo. Direitos Humanos. Rede AICA. Percurso: Maio 2017 Informativo Rede de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente Rede AICA Maio 2017 www.redeaica.org.br facebook/redeaica (27) 3338-5575 Percurso: Direitos Humanos I niciamos o percurso do mês de

Leia mais

APOIO AO MENOR ESPERANÇA AME

APOIO AO MENOR ESPERANÇA AME 1. TÍTULO Atividade PARADA DE NATAL Um Reino Encantado e Cantatas de Natal RECURSO MUNICIPAL 2. IDENTIFICAÇÃO 2.1 ENTIDADE PROPONENTE Proponente: AME APOIOO AO MENOR : 57741100/0001-96 ESPERANÇA E.A: Estadual

Leia mais

VIA SACRA PELAS RUAS DO CENTRO

VIA SACRA PELAS RUAS DO CENTRO Informativo da Rede Aica VIA SACRA PELAS RUAS DO CENTRO M omento de grande comunhão entre todos os programas da Pastoral do Menor no Espírito Santo, a 16ª Edição da Via Sacra da PAMEN aconteceu no dia

Leia mais

Programa LBV Criança: Futuro no presente! Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente)

Programa LBV Criança: Futuro no presente! Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente) Programa LBV Criança: Futuro no presente! Mostra Local de: Londrina Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente) Nome da Instituição/Empresa: Legião da Boa Vontade (LBV)

Leia mais

Relatório de Atividades

Relatório de Atividades P á g i n a 1 2016 Relatório de Atividades Fundação Comunidade da Graça CCA Espaço da Comunidade I 31/12/2016 P á g i n a 2 Sumário Relatório Anual de Atividades... 3 Apresentação da Fundação Comunidade

Leia mais

Plano de Trabalho e Relatório de atividades. Justificativa:

Plano de Trabalho e Relatório de atividades. Justificativa: Plano de Trabalho e Relatório de atividades Justificativa: Nova Campinas é uma comunidade carente de infraestrutura e de serviços como a pratica de esporte, lazer, cultura, cursos, etc. A Fundação Jesus

Leia mais

Oficinas de Qualificação Profissional e Geração de Renda

Oficinas de Qualificação Profissional e Geração de Renda Oficinas de Qualificação Profissional e Geração de Renda IDENTIFICAÇÃO Nome: INSTITUTO DE FORMAÇÃO E AÇÃO POLÍTICA Endereço: RUA GENERAL LAMARTINE, 2G V. MATILDE SÃO PAULO/SP. CEP: 03541-110 Telefone/Fax:

Leia mais

É A BASE DA SOCIEDADE

É A BASE DA SOCIEDADE A C R E D I T A M O S Q U E A F A M Í L I A É A BASE DA SOCIEDADE e é por ela que lutamos todos os dias. Pr. Rubens de Castro SOMOS UMA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL (OSC) SEM FINS LUCRATIVOS QUE ATUA

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGO CENTRO DE REFERÊNCIA ASSISTÊNCIA SOCIAL VILA ROSA - PALMEIRA - PR

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGO CENTRO DE REFERÊNCIA ASSISTÊNCIA SOCIAL VILA ROSA - PALMEIRA - PR VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL GARCIA, Andressa de Oliveira 1. TRENTINI, Fabiana Vosgerau 2. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGO CENTRO DE REFERÊNCIA ASSISTÊNCIA SOCIAL VILA ROSA - PALMEIRA -

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES C C A

RELATÓRIO DE ATIVIDADES C C A RELATÓRIO DE ATIVIDADES C C A 2017 RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES O relatório de atividades do CCA 2017 traz um balanço com os resultados e realizações durante o ano. Os dados apresentados incluem a participação

Leia mais

Informativo. Dia Internacional da Mulher. Rede AICA. Março 2017

Informativo. Dia Internacional da Mulher. Rede AICA. Março 2017 Informativo Rede de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente Rede AICA Março 2017 www.redeaica.org.br facebook/redeaica (27) 3338-5575 Dia Internacional da Mulher B uscando promover uma aproximação

Leia mais

Um nome que reflete LUZ. YACAMIM na linguagem tupiguarani MUITAS ESTRELAS.

Um nome que reflete LUZ. YACAMIM na linguagem tupiguarani MUITAS ESTRELAS. Um nome que reflete LUZ. YACAMIM na linguagem tupiguarani significa PAI DE MUITAS ESTRELAS. O que é o PROGRAMA YACAMIM? Como iniciou o Projeto do PROGRAMA YACAMIM? Objetivo geral: Congregar ações, com

Leia mais

Relatório Mensal do mês de Maio.

Relatório Mensal do mês de Maio. Relatório Mensal do mês de Maio. Instituição: Casa Betânia de Guaratinguetá Serviço: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/ Proteção Social Básica Edital/Termo de Colaboração: 003/2017 Período

Leia mais

Relatório Anual. Conselho Comunitário de Aririú da Formiga. Conselho Comunitário de Aririú da Formiga

Relatório Anual. Conselho Comunitário de Aririú da Formiga. Conselho Comunitário de Aririú da Formiga Resumo da ONG No ano de 2012 atendemos: 78 crianças de 2 a 6 anos a maioria em período integral oferecendo-lhes alimentação, educação, saúde, lazer etc. 46 Idosos desenvolvendo atividades como: trabalhos

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PROJETO PROVIDÊNCIA

ASSOCIAÇÃO PROJETO PROVIDÊNCIA ASSOCIAÇÃO PROJETO PROVIDÊNCIA A Associação Projeto Providência é uma associação civil, de cunho filantrópico, de natureza educacional, cultural e assistencial, fundada em 1988, por Pe. Mário Pozzoli,

Leia mais

1 A Prefeitura Municipal de Gavião, Estado Da Bahia, Visando a Transparência dos Seus Atos Vem PUBLICAR.

1 A Prefeitura Municipal de Gavião, Estado Da Bahia, Visando a Transparência dos Seus Atos Vem PUBLICAR. ANO. 2013 DO MUNICÍPIO DE GAVIÃO - BAHIA 1 A Prefeitura Municipal de Gavião, Estado Da Bahia, Visando a Transparência dos Seus Atos Vem PUBLICAR. Este documento foi assinado digitalmente por certificação

Leia mais

Centro Salesiano Desenvolvimento Social e Profissional São Luiz CNPJ: / Rua Cel. José Vicente, 623 Centro Lorena/SP CEP: 12.

Centro Salesiano Desenvolvimento Social e Profissional São Luiz CNPJ: / Rua Cel. José Vicente, 623 Centro Lorena/SP CEP: 12. 1 PLANO DE TRABALHO 2 1. Identificação 1.1. Identificação da Proposta: Nome da Proposta: A Garantia dos Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens como centralidade do Serviço de Convivência e Fortalecimento

Leia mais

Centro Salesiano Desenvolvimento Social e Profissional São Luiz CNPJ: / Rua Cel. José Vicente, 623 Centro Lorena/SP CEP: 12.

Centro Salesiano Desenvolvimento Social e Profissional São Luiz CNPJ: / Rua Cel. José Vicente, 623 Centro Lorena/SP CEP: 12. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES ATIVIDADE AÇÃO META RESULTADO Realização da Matricula Procura voluntária, encaminhamentos e busca ativa. 300 Foram realizadas as matriculas nos meses de Janeiro e

Leia mais

1. Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) Convênio PMSP / SMADS. 146 pessoas concluíram os cursos de:

1. Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) Convênio PMSP / SMADS. 146 pessoas concluíram os cursos de: Relatório Despertar 2017 2 Apoiada na crença de que é possível contribuir para o desenvolvimento humano na totalidade dos seus potenciais, a Associação Comunitária Despertar, realiza anualmente ações que

Leia mais

Centro - Dia de Referência para Pessoa com Deficiência e suas Famílias

Centro - Dia de Referência para Pessoa com Deficiência e suas Famílias Centro - Dia de Referência para Pessoa com Deficiência e suas Famílias PLANO VIVER SEM LIMITE O Plano está organizado em quatro eixos: Acesso à Educação; Atenção à Saúde; Inclusão Social e Acessibilidade;

Leia mais

EDUCADOR SOCIAL SITE: FACEBOOK: CARITAS ARQUIDIOCESANA DE PORTO ALEGRE SAS FACEBOOK: MENSAGEIRO DA CARIDADE

EDUCADOR SOCIAL SITE:  FACEBOOK: CARITAS ARQUIDIOCESANA DE PORTO ALEGRE SAS FACEBOOK: MENSAGEIRO DA CARIDADE EDUCADOR SOCIAL SITE: WWW.CARITASPORTOALEGRE.ORG FACEBOOK: CARITAS ARQUIDIOCESANA DE PORTO ALEGRE SAS FACEBOOK: MENSAGEIRO DA CARIDADE ATUAÇÃO PROFISSIONAL CRIANÇAS ADOLESCENTES ADULTOS IDOSOS ÁREAS DE

Leia mais

CENTRO DE CONVIVÊNCIA DA CRIANÇA, DO ADOLESCENTE E DO IDOSO

CENTRO DE CONVIVÊNCIA DA CRIANÇA, DO ADOLESCENTE E DO IDOSO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DA CRIANÇA, DO ADOLESCENTE E DO IDOSO MARÇO 2018 COMPOSIÇÃO DA COMUNIDADE EDUCATIVA Presidente da Associação Santa Terezinha Irmã Benedita Maria de Jesus ir_benedita@santaterezinha.org.br

Leia mais

Relatório Anual Estação Conhecimento de Marabá. Responsável: Vera Lucia da Cunha 31/12/2018

Relatório Anual Estação Conhecimento de Marabá. Responsável: Vera Lucia da Cunha 31/12/2018 Relatório Anual 2018 Estação Conhecimento de Marabá Responsável: Vera Lucia da Cunha 31/12/2018 NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO ECONÔMICO DE MARABÁ MODELO URBANO Quem somos A Estação Conhecimento de Marabá

Leia mais

QUEM SOMOS A OCA ESTÁ LOCALIZADA EM CARAPICUÍBA, DENTRO DE UM IMPORTANTE PATRIMÔNIO HISTÓRICO: A ALDEIA DE CARAPICUÍBA.

QUEM SOMOS A OCA ESTÁ LOCALIZADA EM CARAPICUÍBA, DENTRO DE UM IMPORTANTE PATRIMÔNIO HISTÓRICO: A ALDEIA DE CARAPICUÍBA. OCA Escola Cultural QUEM SOMOS Criada em 1996, o projeto OCA - Escola Cultural, fundamenta seu objetivo no contato com a população de origem agrária, que traz consigo saberes atuantes na formação cultural

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PORTO ALEGRE RESOLUÇÃO 283/2018

CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PORTO ALEGRE RESOLUÇÃO 283/2018 CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PORTO ALEGRE RESOLUÇÃO 283/2018 Dispõe sobre a caracterização da oferta de Programa de Aprendizagem Profissional no Âmbito da Assistência Social no Município

Leia mais

e produtivo (CEDES 1. Centro de Desenv envolvimento Social ESP) Conv nvênio 260 pessoas frequentaram os cursos de:

e produtivo (CEDES 1. Centro de Desenv envolvimento Social ESP) Conv nvênio 260 pessoas frequentaram os cursos de: Relatório Despertar 2016 2 Apoiada na crença de que é possível contribuir para o desenvolvimento humano na totalidade dos seus potenciais, a Associação Comunitária Despertar, realiza anualmente ações que

Leia mais

MATER DEI CAM Praça Papa João Paulo II, 65 Atibaia Jardim Atibaia SP Brasil .br (11) 4413.

MATER DEI CAM Praça Papa João Paulo II, 65 Atibaia Jardim Atibaia SP Brasil  .br (11) 4413. PLANO DE AÇÃO 2017 0 www.materdeicam.org.br direcao@materdeicam.org.br (11) 4413.2938 2017 ano do Salto Quântico Desde 2014 quando assumimos a gestão da Mater Dei Cam temos exercitado todo conhecimento

Leia mais

Programa de Voluntariado do Centro de Convivência do CRI Norte

Programa de Voluntariado do Centro de Convivência do CRI Norte Programa de Voluntariado do Centro de Convivência do CRI Norte O Centro de Referência do Idoso da Zona Norte de São Paulo é um ambulatório especializado no atendimento à pessoa idosa do Sistema Único de

Leia mais

Relatório Mensal de Setembro

Relatório Mensal de Setembro Relatório Mensal de Setembro Instituição: Casa Betânia de Guaratinguetá Serviço: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/ Proteção Social Básica Edital/Termo de Colaboração: 003/2017 Período

Leia mais

Responsabilidade Social

Responsabilidade Social Responsabilidade Social Ao assumir conceitos de promoção da saúde e do desenvolvimento social, da difusão do conhecimento científico e tecnológico e, ainda, ser um agente da cidadania, a Fiocruz se caracteriza

Leia mais

Centro de Convivência da Pessoa Idosa

Centro de Convivência da Pessoa Idosa Centro de Convivência da Pessoa Idosa Deve-se basear numa concepção de cuidado para um envelhecimento ativo, que privilegie a reintegração sócio-política cultural da pessoa idosa, em conformidade com a

Leia mais

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Considerações Iniciais As orientações iniciais para a oferta com qualidade do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos têm como foco o contexto atual

Leia mais

Aldeias Infantis SOS Brasil

Aldeias Infantis SOS Brasil 1) Dados organizacionais 1.1. Entidade Proponente Aldeias Infantis SOS Brasil 1.2. CNPJ 35.797.364/0002-00 1.3. Endereço Avenida Nossa Senhora de Lourdes, 85, Jardim Débora, CEP. 08566-600 Poá/SP. Telefones

Leia mais

O Programa. Funcionamento do Programa

O Programa. Funcionamento do Programa O Programa O que é? Quem participa? Público de interesse Princípios Principais marcos legais Objetivo Objetivos específicos Prática pedagógica Macrocampos do conhecimento Estrutura da AABB Equipe AABB

Leia mais

MISSÃO. de famílias e indivíduos em situação de risco e. Coordenar e implementar a política de assistência social no município para a proteção

MISSÃO. de famílias e indivíduos em situação de risco e. Coordenar e implementar a política de assistência social no município para a proteção MISSÃO Coordenar e implementar a política de assistência social no município para a proteção de famílias e indivíduos em situação de risco e vulnerabilidade social. DIRETRIZES Atuação integrada, com gestão

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE CRICIÚMA

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE CRICIÚMA LUZES CÂMERA AÇÃO FIA 1 IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO: NOME DO PROJETO: Luzes Câmera Ação PROPONENTE: Associação Beneficente ABADEUS CNPJ: 83.852.764/0001-32 Endereço: Maria Salete de Oliveira, 422 Bairro:

Leia mais

pelo Departamento de Assistência Social aditamento de prazo e valor Prazo: 30/04/2017

pelo Departamento de Assistência Social aditamento de prazo e valor Prazo: 30/04/2017 RELAÇÃO DE EXTRATOS DAS PARCERIAS FIRMADAS ENTRE AS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL E O DEPARTAMENTO DE ASSISTENCIA SOCIAL PARA O EXERCÍCIO DO ANO 2017 EXTRATO ADITAMENTO CONVÊNIO nº 02/2016 ADITAMENTO

Leia mais

2. OBJETIVOS 2.1. Objetivo Geral

2. OBJETIVOS 2.1. Objetivo Geral 1. INTRODUÇÃO A Prefeitura Municipal de São João Batista, consciente de sua responsabilidade social e em concórdia com a Lei N 8.069, de 13 de julho de 1990, do ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE em

Leia mais

CRAS III PLANALTINA. Localizado na rua Delmar Sitone, 385, no Bairro Planaltina, junto ao Centro Social Urbano.

CRAS III PLANALTINA. Localizado na rua Delmar Sitone, 385, no Bairro Planaltina, junto ao Centro Social Urbano. CRAS III PLANALTINA Localizado na rua Delmar Sitone, 385, no Bairro Planaltina, junto ao Centro Social Urbano. O Centro de Referência da Assistência Social- CRAS é uma unidade pública estatal de base territorial

Leia mais

OFICINA DE FUTEBOL MASCULINO E FEMININO TRABALHANDO MENTES E FORMANDO CIDADÃOS ATRAVÉS DO ESPORTE

OFICINA DE FUTEBOL MASCULINO E FEMININO TRABALHANDO MENTES E FORMANDO CIDADÃOS ATRAVÉS DO ESPORTE OFICINA DE FUTEBOL MASCULINO E FEMININO TRABALHANDO MENTES E FORMANDO CIDADÃOS ATRAVÉS DO ESPORTE É sabido que através da prática esportiva, o indivíduo pode ser norteado a caminhos contrários a violência,

Leia mais

MATUR IDADES. Rita de Cássia Martins Enéas Moura

MATUR IDADES. Rita de Cássia Martins Enéas Moura MATUR IDADES Rita de Cássia Martins Enéas Moura Resumo: Experiência desenvolvida no âmbito da Proteção Social Básica sob a gestão da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social em articulação com a

Leia mais

Plano de Trabalho 2018 Casa do Puríssimo Coração de Maria CEMARI Centro Social Maria Rita Perrillier

Plano de Trabalho 2018 Casa do Puríssimo Coração de Maria CEMARI Centro Social Maria Rita Perrillier Plano de Trabalho 2018 Casa do Puríssimo Coração de Maria CEMARI Centro Social Maria Rita Perrillier 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1. Identificação do Projeto: Nome do Projeto: Brincando e Aprendendo Abrangência

Leia mais

QUEM SOMOS A OCA ESTÁ LOCALIZADA EM CARAPICUÍBA, DENTRO DE UM IMPORTANTE PATRIMÔNIO HISTÓRICO: A ALDEIA DE CARAPICUÍBA.

QUEM SOMOS A OCA ESTÁ LOCALIZADA EM CARAPICUÍBA, DENTRO DE UM IMPORTANTE PATRIMÔNIO HISTÓRICO: A ALDEIA DE CARAPICUÍBA. OCA Escola Cultural QUEM SOMOS Criada em 1996, o projeto OCA - Escola Cultural, fundamenta seu objetivo no contato com a população de origem agrária, que traz consigo saberes atuantes na formação cultural

Leia mais

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA 2012 PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA POLÍTICAS DE PROTEÇÃO POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL/ PROTEÇÃO ESPECIAL META: COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

Leia mais

CRAS. Rua São Caetano 822 Jardim Alvorada - Fone Programa de Atenção Integral á família - PAIF

CRAS. Rua São Caetano 822 Jardim Alvorada - Fone Programa de Atenção Integral á família - PAIF CRAS O Centro de Referência da Assistência Social é uma unidade publica estatal que atende em áreas específicas com maior vulnerabilidade social. Oferece serviços destinados á família, dentre eles, o Programa

Leia mais

Brincando e Recriando

Brincando e Recriando Rede de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente Janeiro e Fevereiro 2017 www.redeaica.org.br facebook/redeaica (27) 3338-5575 Colônia de Férias: Brincando e Recriando Uma possibilidade de resgate

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMOEIRO ESTRUTURA ORGANIZACIONAL LEI Nº LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO SECRETARIA HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMOEIRO ESTRUTURA ORGANIZACIONAL LEI Nº LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO SECRETARIA HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL SECRETARIA HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL I- Promover a universalização do direito dos cidadãos e cidadãs à proteção e à inclusão social; II- acompanhar a praticar as normas e diretrizes da Política Nacional

Leia mais

Relatório de Atividades

Relatório de Atividades P á g i n a 1 2016 Relatório de Atividades Fundação Comunidade da Graça Casa Abrigo 31/12/2016 P á g i n a 2 Sumário Relatório Anual de Atividades... 3 Apresentação da Fundação Comunidade da Graça... 3

Leia mais

IX JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL A PRÁTICA DO SERVIÇO SOCIAL NO DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL DO MUNICIPIO DE CARAMBEÍ PR

IX JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL A PRÁTICA DO SERVIÇO SOCIAL NO DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL DO MUNICIPIO DE CARAMBEÍ PR IX JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL A PRÁTICA DO SERVIÇO SOCIAL NO DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL DO MUNICIPIO DE CARAMBEÍ PR LUZ, Luana Cristina. (estágio I) luana_luuh28@hotmail.com SOUZA,

Leia mais

A Associação Pela Família - ASPF é uma instituição sem fins lucrativos, formada por pessoas que acreditam na educação como elemento fundamental para

A Associação Pela Família - ASPF é uma instituição sem fins lucrativos, formada por pessoas que acreditam na educação como elemento fundamental para A Associação Pela Família - ASPF é uma instituição sem fins lucrativos, formada por pessoas que acreditam na educação como elemento fundamental para a criação de um mundo justo, pacífico e solidário. A

Leia mais

INSTITUTO BOLA PRA FRENTE: POR UM PLACAR SOCIAL JUSTO

INSTITUTO BOLA PRA FRENTE: POR UM PLACAR SOCIAL JUSTO INSTITUTO BOLA PRA FRENTE: POR UM PLACAR SOCIAL JUSTO O Instituto Bola Pra Frente, iniciativa do tetracampeão mundial de futebol Jorginho, foi inaugurado em 29 de junho de 2000. Situado em uma área de

Leia mais

PROJETO: ESPORTE E CIDADANIA

PROJETO: ESPORTE E CIDADANIA PROJETO: ESPORTE E CIDADANIA - 2019 OBJETO Oferta de atividades para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos e seus familiares que se encontram em situação de vulnerabilidade social. LOCALIZAÇÃO E ABRANGÊNCIA

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES 2018 DEZEMBRO

RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES 2018 DEZEMBRO RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES 2018 DEZEMBRO Carolina Miranda Tetzner Pelusse Assistente Social CRESS 45067 1. IDENTIFICAÇÃO Associação de Assistência Social e Proteção à Comunidade de Iracemápolis - AAPCI

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA EDITAL/UFU/PROEXC/ N 110/2017 ANEXO II PLANO DE TRABALHO ATIVIDADES DO BOLSISTA DE EXTENSÃO INTRODUÇÃO: As ações previstas neste Plano de Trabalho possuem como articuladores comuns a efetivação de forma

Leia mais

O PROJETO Escola Construindo Saber Instituto Morena Rosa

O PROJETO Escola Construindo Saber Instituto Morena Rosa O PROJETO O Projeto Escola Construindo Saber é um Centro de Educação Infantil criado para atender as necessidades de mães trabalhadoras da indústria e da comunidade carente do município de Cianorte. Foi

Leia mais

Seleção para OFICINEIROS/2017 ESPAÇO CRIANÇA ESPERANÇA DE JABOATÃO

Seleção para OFICINEIROS/2017 ESPAÇO CRIANÇA ESPERANÇA DE JABOATÃO Seleção para OFICINEIROS/2017 ESPAÇO CRIANÇA ESPERANÇA DE JABOATÃO O Espaço Criança Esperança de Jaboatão (ECEJ) abre a seleção 2017 para Oficineiros habilitados a desenvolverem atividades de: Pedagogia

Leia mais

PASSAGEM DA TOCHA OLÍMPICA

PASSAGEM DA TOCHA OLÍMPICA Informativo da Rede Aica PASSAGEM DA TOCHA OLÍMPICA N o deu início o revezamento, que passou pelo Parque da Cidade e foi concluído na região histórica de Serra Sede. dia 18 de maio o município de Serra

Leia mais

RELATORIO DE ATIVIDADE 2016

RELATORIO DE ATIVIDADE 2016 RELATORIO DE ATIVIDADE 2016 OBJETIVOS E METAS 2016 O QUE FOI CONQUISTADO? 1. Implantar o Núcleo de Assistência Social operando projetos próprios e cooperando em projetos de terceiros, que atendam às demandas

Leia mais

PLANO DE TRABALHO (Art. 116 da Lei n 8.666/93) Serviço de Proteção Social Básica

PLANO DE TRABALHO (Art. 116 da Lei n 8.666/93) Serviço de Proteção Social Básica PLANO DE TRABALHO (Art. 116 da Lei n 8.666/93) Serviço de Proteção Social Básica I DADOS CADASTRAIS: Órgão / Entidade Proponente: Associação Amigos Do Projeto Guri CNPJ: 01.891.025/0001-95 Endereço: Av.

Leia mais

Eleita 103ª 5ª. melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil. Ranking 500 NGOs Global Geneva

Eleita 103ª 5ª. melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil. Ranking 500 NGOs Global Geneva Eleita 103ª 5ª melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil Ranking 500 NGOs Global Geneva AM MA GO onde estamos Elaboração, execução e avaliação de programas e projetos sociais; Desenvolvimento

Leia mais

04 Federações Integrantes: Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos #juntossomosmaisfortes

04 Federações Integrantes: Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos #juntossomosmaisfortes 04 Federações Integrantes: Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos #juntossomosmaisfortes Resolução 01/2015 do CONAD de 28/08/2016: Principais Tópicos MUDANÇAS DE NOMENCLATURAS: Diferenciar de

Leia mais

Relatório Circunstanciado Mensal das Atividades Desenvolvidas

Relatório Circunstanciado Mensal das Atividades Desenvolvidas Relatório Circunstanciado Mensal das Atividades Desenvolvidas Mês de Referência: Janeiro de 2019 01 - DADOS CADASTRAIS Entidade Proponente Casa Puríssimo Coração de Maria Obra Salesiana de Apoio Fraterno

Leia mais

Agradecimento e Fotos das Atividades de Oficinas Culturais e Educacionais do Projeto Juventude Luzes do Amanhã

Agradecimento e Fotos das Atividades de Oficinas Culturais e Educacionais do Projeto Juventude Luzes do Amanhã Agradecimento e Fotos das Atividades de 2016 Oficinas Culturais e Educacionais do Projeto Juventude Luzes do Amanhã Artes Visuais Capoeira Musicalização Teatro Valores Humanos Informática Violão Balé Canto

Leia mais

04 Federações Integrantes: Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos #juntossomosmaisfortes. Resolução 01/2015 do CONAD de 28/08/2016:

04 Federações Integrantes: Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos #juntossomosmaisfortes. Resolução 01/2015 do CONAD de 28/08/2016: 04 Federações Integrantes: Suspensa Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos #juntossomosmaisfortes Resolução 01/2015 do CONAD de 28/08/2016: Principais Tópicos MUDANÇAS DE NOMENCLATURAS: Diferenciar

Leia mais

Relatório Anual. Associaçao Crista de Osasco-Centro Social Carisma

Relatório Anual. Associaçao Crista de Osasco-Centro Social Carisma Resumo da ONG Os projetos do Centro Social têm como fundamento e importância o desenvolvimento de ações no campo da prevenção. Nossa atuação é orientada no sentido de promover a articulação entre as famílias

Leia mais

RELATÓRIO TRIMESTRAL DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Projeto Educando para a Vida MÊS DE ABRIL A JUNHO UNIDADE I - TIJUCO PRETO

RELATÓRIO TRIMESTRAL DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Projeto Educando para a Vida MÊS DE ABRIL A JUNHO UNIDADE I - TIJUCO PRETO RELATÓRIO TRIMESTRAL DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Projeto Educando para a Vida MÊS DE ABRIL A JUNHO - 2018 UNIDADE I - TIJUCO PRETO I DADOS CADASTRAIS Dados Da Executora - Matriz Razão Social CNPJ 71.731.459/0001-03

Leia mais

A C R E D I T A M O S Q U E A F A M Í L I A É A BASE DA SOCIEDADE

A C R E D I T A M O S Q U E A F A M Í L I A É A BASE DA SOCIEDADE A C R E D I T A M O S Q U E A F A M Í L I A É A BASE DA SOCIEDADE e é por ela que lutamos todos os dias. Somos a CENTRAL INTEGRADA DE APOIO FAMILIAR Pr. Rubens de Castro Contribuimos para o progresso da

Leia mais

Precisamos manter o foco naquilo que queremos conquistar, precisamos manter o foco no que é bom, no que nos fortalece, no que nos estimula a

Precisamos manter o foco naquilo que queremos conquistar, precisamos manter o foco no que é bom, no que nos fortalece, no que nos estimula a Precisamos manter o foco naquilo que queremos conquistar, precisamos manter o foco no que é bom, no que nos fortalece, no que nos estimula a continuar caminhando, mesmo quando achamos que já não somos

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DE EXECUÇÃO DO SERVIÇO EXERCÍCIO 2017

RELATÓRIO ANUAL DE EXECUÇÃO DO SERVIÇO EXERCÍCIO 2017 RELATÓRIO ANUAL DE EXECUÇÃO DO SERVIÇO EXERCÍCIO 2017 1 ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL Nome: Instituto De Incentivo À Vida Casa De Acolhida Isabel Soler CNPJ: 03.608.862/0001-90 Endereço: Rua Amaro Branco

Leia mais

Programa Vivências Culturais

Programa Vivências Culturais Programa Vivências Culturais IDENTIFICAÇÃO Nome: INSTITUTO DE FORMAÇÃO E AÇÃO POLÍTICA Endereço: RUA GENERAL LAMARTINE, 2G V. MATILDE SÃO PAULO/SP. CEP: 03541-110 Telefone/Fax: (11) 2684-0980 Site/E-mail:

Leia mais

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA 2013 PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA 1- POLÍTICAS DE PROTEÇÃO POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL/ PROTEÇÃO ESPECIAL 1.1- META: COMBATE AO TRABALHO

Leia mais

CANDIDATOS DA MICRORREGIÃO 7

CANDIDATOS DA MICRORREGIÃO 7 CANDIDATOS DA MICRORREGIÃO 7 Nome de urna: Chayenne Silva Número: 7005 - Coordenadora de projetos sociais na Associação Comunitária Núcleo Esperança; - Conselheira Tutelar suplente 2011-2015 -Professora

Leia mais

AUDIÊNCIA PÚBLICA. Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência/CD Comissão de Seguridade Social e Família/

AUDIÊNCIA PÚBLICA. Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência/CD Comissão de Seguridade Social e Família/ AUDIÊNCIA PÚBLICA Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência/CD Comissão de Seguridade Social e Família/ Brasília, 13 de maio de 2015 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Leia mais

A Ação Social no Contexto Salesiano

A Ação Social no Contexto Salesiano A Ação Social no Contexto Salesiano A ação social é a gênese da obra salesiana. Dom Bosco, o fundador da Família Salesiana, começou seus trabalhos no século XIX em Valdocco (Itália), acolhendo e educando

Leia mais

IX JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL A PRÁTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS PALMEIRA¹ / PR.

IX JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL A PRÁTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS PALMEIRA¹ / PR. IX JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL A PRÁTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS PALMEIRA¹ / PR. MARTINS, Mayara Lucia (Estágio I), e-mail: mayamartins1993@hotmail.com.

Leia mais

A Relevância da Causa

A Relevância da Causa Relatório 2010 Partindo-se do princípio de que toda criança tem o direito de ser respeitada como tal e assistida pela sua família e a sociedade como um todo, fundamentamos nossas ações por meio de atividades

Leia mais

Diretora do Sesc/Sergipe reúne-se com a equipe do Caravana da Esperança

Diretora do Sesc/Sergipe reúne-se com a equipe do Caravana da Esperança Diretora do Sesc/Sergipe reúne-se com a equipe do Caravana da Esperança A diretora regional do Sesc, Excelsa Machado, reuniu-se na manhã de hoje, 05/02, com os professores e estagiários que irão atuar

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2011

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2011 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2011 A MISSÃO do Movimento Nós Podemos Ibema: Contribuir e integrar, articulando ações sustentáveis para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. VALORES a que devemos

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DAS SENHORAS DE ENTRE RIOS CNPJ: / PROJEÇÃO Projeto Jovens em Ação. Projeto Projeção 2017/2018

ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DAS SENHORAS DE ENTRE RIOS CNPJ: / PROJEÇÃO Projeto Jovens em Ação. Projeto Projeção 2017/2018 Projeto Projeção 2017/ 01 IDENTIFICAÇÃO ENTIDADE MANTENEDORA ENTIDADE: ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DAS ENDEREÇO: Av. Michael Moor, S/N CEP: 85139-400 TELEFONE: 3625-2283 / 3625 2053 EMAIL: projecao@abser.org.br

Leia mais

IBGE: HABITANTES URBANA: RURAL: AREA 350 KM² 56 comunidades 8 bairros

IBGE: HABITANTES URBANA: RURAL: AREA 350 KM² 56 comunidades 8 bairros IBGE: 2010 16.034 HABITANTES URBANA: 9.871 RURAL:6.150 AREA 350 KM² 56 comunidades 8 bairros Nº Famílias referenciadas: 540 famílias Nº Famílias acompanhadas em grupos: 190 famílias. 1 Coordenadora: 40

Leia mais

Elaborado pela equipe do DPSE/SNAS/MDS CNAS CONANDA MDS

Elaborado pela equipe do DPSE/SNAS/MDS CNAS CONANDA MDS CONANDA Elaborado pela equipe do DPSE/SNAS/MDS MDS 1 CNAS A Atuação do Psicólogo nos Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes Elaborado pela equipe do DPSE/SNAS/MDS 2 Introdução Os serviços

Leia mais

ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA GIRASSOIS. Mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pedreira

ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA GIRASSOIS. Mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pedreira ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA GIRASSOIS RELATÓRIO DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS E DAS METAS ATINGIDAS Assinale o Período de Avaliação a que se refere este relatório: ( X ) Janeiro a Abril ( ) Maio a Agosto

Leia mais

NASF e PAIF/CRAS: a contribuição de cada serviço para a garantia dos direitos. Débora Martini

NASF e PAIF/CRAS: a contribuição de cada serviço para a garantia dos direitos. Débora Martini NASF e PAIF/CRAS: a contribuição de cada serviço para a garantia dos direitos Débora Martini Saúde Direito de todos Núcleo de Apoio a Saúde da Família - NASF Atenção Primária à Saúde Centros de Saúde Assistência

Leia mais

Envelhecimento e lazer: um direito garantido.

Envelhecimento e lazer: um direito garantido. ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( X) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO 1 Envelhecimento e lazer: um direito garantido.

Leia mais

ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE CAPOEIRA OS BAMBAS DO SOL NASCENTE DE SALVADOR CNPJ: /

ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE CAPOEIRA OS BAMBAS DO SOL NASCENTE DE SALVADOR CNPJ: / ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE CAPOEIRA OS BAMBAS DO SOL NASCENTE DE SALVADOR CNPJ: 05.544.365/0001-09 INTRODUÇÃO: O Projeto Sou Bamba na Capoeira nas Drogas dou Rasteira estimula, através da arte da capoeira,

Leia mais

Dados dos Acolhimentos Institucionais da Região da AMFRI

Dados dos Acolhimentos Institucionais da Região da AMFRI Período: abril a julho de 2010 1.0 Identificação Dados dos Acolhimentos Institucionais da Região da AMFRI Municípios Nome do Acolhimento Institucional Público Alvo Capacidade Balneário Camboriú Lar do

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOVO HORIZONTE, CARAMBEÍ PR

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOVO HORIZONTE, CARAMBEÍ PR VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOVO HORIZONTE, CARAMBEÍ PR RUPPEL. ANGELA MARIA 1 PEREIRA. TÁSSIA² SOUZA. C. D. S³ Resumo: Este trabalho pretende apresentar

Leia mais

PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL. 1. Centro de Referência Especializado de Assistência Social CREAS

PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL. 1. Centro de Referência Especializado de Assistência Social CREAS PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL 1. Centro de Referência Especializado de Assistência Social CREAS Coordenadora: Vera Lúcia Rodrigues Renó Endereço: Rua José Hamilcar congro Bastos 235 Santo André-Três Lagoas/MS

Leia mais

NOSSA COMUNICAÇÃO COM COMUNIDADE

NOSSA COMUNICAÇÃO COM COMUNIDADE NOSSA COMUNICAÇÃO COM COMUNIDADE APRESENTAÇÃO: Aos 21 dias do mês de abril de 1949, foi instituído o Instituto Machado de Assis, sociedade civil comunitária, com a finalidade de manter cursos Comerciais

Leia mais

Mostra de Projetos "Programa A União Faz a Vida no município de Turvo"

Mostra de Projetos Programa A União Faz a Vida no município de Turvo Mostra de Projetos 2011 "Programa A União Faz a Vida no município de Turvo" Mostra Local de: Guarapuava Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Cooperativa de Crédito Rural

Leia mais

O programa Escola de Tempo Integral de São Paulo. Angélica de Almeida Merli Abril/2018

O programa Escola de Tempo Integral de São Paulo. Angélica de Almeida Merli Abril/2018 O programa Escola de Tempo Integral de São Paulo Angélica de Almeida Merli Abril/2018 1 Objetivo Apresentar o programa de escola de tempo integral de São Paulo. 2 - Dezembro de 2005 Histórico - Rede Estadual

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. Deliberação n.º 1.245/2017 ASDH/CMDCA

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. Deliberação n.º 1.245/2017 ASDH/CMDCA CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Deliberação n.º 1.245/2017 ASDH/CMDCA Dispõe sobre a aprovação da Política Municipal de Ações de Apoio Socioeducativo em Meio Aberto a Crianças

Leia mais

CURRICULO CULTURAL DO CECOM

CURRICULO CULTURAL DO CECOM CURRICULO CULTURAL DO CECOM O CECOM - CENTRO COMUNITÁRIO DE BREJO SANTO é uma sociedade civil, organização não-governamental, filantrópica e sem fins lucrativos com abrangência em todo o município, sede

Leia mais

INTER-GERAÇÕES: Compartilhando Experiências

INTER-GERAÇÕES: Compartilhando Experiências 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG INTER-GERAÇÕES: Compartilhando Experiências Lorena T. B. REIS 1 ; Márcio

Leia mais

ATIVIDADES EXTRACLASSE ATIVIDADES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Nível 1, Nível 2 e Nível 3

ATIVIDADES EXTRACLASSE ATIVIDADES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Nível 1, Nível 2 e Nível 3 EXTRACLASSE ATIVIDADES EXTRACLASSE ATIVIDADES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Nível 1, Nível 2 e Nível 3 Dança No Marista São Francisco, o estudante desenvolve habilidades dentro e fora da sala de aula, com atividades

Leia mais